Familia Castella em Lagos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Castella em Lagos

#52810 | Castela | 29 nov 2003 23:59

Gostaria de saber se alguém tem informações sobre a familia Castella na zona de Lagos, Algarve, no final do Século XIX.

Obrigado,

Castela

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castella em Lagos

#60158 | melisa | 11 mar 2004 03:46 | Em resposta a: #52810

caro confrade
Sobre Castellas de Lagos nada tenho.
No entanto do referido período em Alvor (que se localiza entre Portimão e Lagos)
tenho apenas um assento de casamento de
Joaquim José Castella de 26 anos,com Maria Catarina Rosa de 17 anos, em 1.7.1884, em Alvor.
Ele natural e batizado em Alvor,morador no sitio de Vale dos Montes desta freguesia filho legitimo de Jose Freire de Andrade Rio,natural da freguesia da Mexilhoeira Grande e de Teresa Castella natural de Portimão.
Ela tambem natural e baptizada em Alvor, moradora nos Montes de Alvor, filha legitima de Jerónimo Dias e de Catarina Duarte naturais desta mesma freguesia.

Foram testemunhas José Gaspar e João Duarte.
Não sei se o ajudei em alguma coisa.
Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castella em Lagos

#60464 | Castela | 14 mar 2004 23:35 | Em resposta a: #60158

Cara M. Elisa,

Muito obrigado pela informação. O nome que tenho é José Ribeiro Castella, natural de Lagos. Deve ser da mesma geração que o Joaquim José Castella que indica, o que significa que a Teresa Castella pode ser uma prima ou tia.

José Ribeiro Castella casou-se com Maria do Carmo da família Sant'Ana (tb de Lagos) e mudou-se para Cascais algures na passagem do século.

Segundo parece José Ribeiro Castella era filho de outro José Ribeiro Castella e de Ana Rosado.

Se por acaso tiver mais alguma informação sobre estas pessoas, ficaria muito grato.

Cumprimentos,

Castela

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castella em Lagos

#60467 | melisa | 15 mar 2004 00:13 | Em resposta a: #60464

Caro Castela
De momento não tenho mais nada.
Só tirei o apontamento deste assento de casamento por curiosidade, dado o meu pai ter tido um grande amigo de infância com este apelido.
Mas como vou amanhã ao Arquivo Distrital de Faro, e sei o ano do seu nascimento vou tentar saber pelo seu assento de baptismo, o nome e origem dos seus avós.
Quanto ao seu antepassado, se por acaso tiver a data de nascimento, mesmo provável, tentarei localizá-lo, e ver se obtenho o nome dos avós.
cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castella em Lagos

#60470 | jvaldeira | 15 mar 2004 00:55 | Em resposta a: #60464

Caro Castela,
Tenho visto numerosos registos de casamento de espanhóis, sobretudo andaluzes, no Algarve e muito particularmente em Lagos. Mesmo no sec XVII, Castela era um termo frequentemente usado para designar o reino de Espanha.
É possível que não um mas até vários desses imigrantes andaluzes tenham passado a ser conhecidos como Castela, logo não me espantaria que existisse até mais de uma família com esse apelido.
O contrário também é possível, conheço um caso em Lagos em que o apelido Hespanha surgiu com alcunha de alguém que por lá viveu algum tempo no sec XIX.
Cumprimentos,
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castella em Lagos

#60480 | Castela | 15 mar 2004 10:07 | Em resposta a: #60467

Cara M.Elisa,

O meu bisavô, José Ribeiro Castella, é natural da freguesia de S.Sebastião, Lagos. A data do seu nascimento deve ser próxima de 1870.

Com os meus maiores agradecimentos pela sua oferta,

Castela

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castella em Lagos

#60519 | melisa | 15 mar 2004 19:52 | Em resposta a: #60470

Caro Castela
Acabei de chegar do Arq.Dist.de Faro,e já tenho mais dados em relação ao "meu" Castela.
Acertamos em cheio!
Joaquim Jose Castela natural dos Montes Freguesia de Alvor nascido em 30.6.1858, filho do 1º casamento de Jose Freire de Andrade Rio (da Mexilhoeira Grande) e do 2º casamento de s/mãe, Teresa de Jesus Castela natural de Portimão é neto materno de Antonio RIBEIRO CASTELA (de Lagos) e Inês Maria (de Portimão).
Os apelidos são assim os mesmos dos seus avós.
Pelas datas poderão ser até parentes muito próximos.
Teresa Castela tem este filho de um 2º casamento e tem ainda outro filho ( José), de que também encontrei o assento de baptismo em 1868. Não terá assim mais de 45 anos em 1868 e terá pelo menos 35 anos, o que situará o seu ano de nascimento entre 1823 e 1833. Se retirarmos cerca de 25 anos para o nascimento de seu pai, este teria nascido entre 1795 e 1805, podendo portanto ser avõ de José Ribeiro Castela que casou com Maria do Carmo, e pai do outro José Ribeiro Castela.
Como só agora vi a sua mensagem não pesquisei nada sobre o seu antepassado.

Da próxima vez que vá ao Arq.Dist. de Faro (o que já não será esta semana), vou procurar o nascimento do seu antepassado na freguesia de S.Sebastião em Lagos.
Vamos ver se se confirmam estas hipóteses.
Cumprimentos.
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castella em Lagos

#60541 | Alfa49 | 15 mar 2004 23:58 | Em resposta a: #60470

Caro jvaldeira,
Permita-me que lhe fale sobre um Castela, apenas e só com um "l" e não com dois "ll".
Este Castela é natural da Freguesia de Monsanto, concelho de Alcanena, de momento é o que lhe posso dizer, todavia, poderei indagar sobre a origem dos seus ascendentes.
Cumprimentos
João Barreto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castella em Lagos

#60543 | melisa | 16 mar 2004 00:10 | Em resposta a: #60541

Caro Confrade

Castela com dois ll, não era mais do que a grafia antiga de Castela.É evidente que o apelido Castella, dos referenciados neste tópico veio a dar origem aos actuais Castela.
Sobre o seu Castela sabe a data de nascimento e nome dos pais e de onde são?
Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castella em Lagos

#60962 | Castela | 23 mar 2004 00:47 | Em resposta a: #60519

Cara M.Elisa

Peço desculpa de só agora responder, mas o email de notificação deve ter ficado perdido junto com o junk mail. Muito interessante o que descobriu. Assim, efectivamente o pai de Teresa de Jesus Castela poderia ser irmão ou mais provavelmente pai do meu trisavô.

Por favor, envie-me as novidades que descobrir.

Cumprimentos,
Castela

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castella em Lagos

#60967 | melisa | 23 mar 2004 03:36 | Em resposta a: #60962

Caro Castela
Vou ao Arquivo D.Faro na próxima semana e tentarei ver o assento de baptismo do seu Bisavô , com sorte terá o nome dos avós.

Como curiosidade tenho a cópia de uma escritura de compra e venda, de uma quinta nas Delgadas (na zona de Portimão) que um meu 5º avô - Alferes Remualdo José Guerreiro vende, em 15.10.1831, a António Castella, de Portimão, mas penso que deverá ser outro Antonio, pois na escritura não consta o apelido Ribeiro.A ser seu familiar será mais afastado. Como não tenho outros dados não poderei pesquisar por aí.
Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castella em Lagos

#61556 | melisa | 30 mar 2004 21:10 | Em resposta a: #60967

Caro Castela
Estive hoje no Arq. D. Faro, mas só me foi possível ver assentos de baptismo relativos a 1870, e aí nada encontrei (terei de pesquisar nos anos próximos).
Entretanto encontrei outros Ribeiro Castella.
Assim, na freguesia de S. Sebastião de Lagos em óbitos :
Joaquim Ribeiro Castella cc Maria do Carmo, faleceu em 9.7.1845 sem testamento.
João Ribeiro Castella cc Anna Maria , faleceu em 19.8.1847 era morador na Trav. do Matadouro e não fez testamento.
Infelizmente nesta freguesia não era habito por a idade do falecido.
Em assentos de baptismo encontrei:

Joaquim, nascido em 19.10.1847 filho de António Ribeiro Castella e de Maria Isabel, neto paterno de Manuel Ribeiro Castella e Mariana Victoria , neto materno de José Joaquim Viegas e Maria Bárbara.(Todos de Lagos)

Francisca, nascida em 14.6.1848 filho de Francisco Ribeiro Castella e de Teresa do Espírito Santo, neta paterna de João Ribeiro Castella e Maria Quitéria , neta materna de Valentim José ( de Bensafrim)e Leocádia da Glória.(os restantes de Lagos)

António, nascido em 28.10.1848 filho de José Maria Bandeira e de Maria do Carmo, neto paterno de António Gomes Bandeira e Leonor de S.José , neto materno de Joaquim Ribeiro Castella e de Catarina Rita .(Todos de Lagos)

Ana, nascida em 17.08.1849, filha de João de deus Salgueiro e de Teresa Luisa, neta paterna de José Gonçalves Salgueiro (natural de Viana do Minho) e de Maria Teresa , neta materna de João Ribeiro Castella e de Maria Quitéria.(os restantes de Lagos).

Também encontrei outros com apelido de Castella isolado, mas não tirei apontamentos.
Lamento que por agora não tenha melhores notícias.
Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castella em Lagos

#61957 | Castela | 05 abr 2004 00:16 | Em resposta a: #61556

Cara M.Elisa,

Muito obrigado pela informação. Parecem existirem muitos mais Castellas no sec XIX que eu imaginava... Resta tentar perceber se se trata de uma única familia, o que me parece provável.

Relativamente à data de nascimento de José Ribeiro Castella, depois de uma conversa com uma pessoa de familia, penso que posso ser mais preciso. A sua esposa, Maria do Carmo Santana, tinha 49 anos em Junho de 1914 (data de nascimento da última filha). Isso dá um ano de nascimento algures entre Junho de 1864 e Junho de 1865.

Segundo parece o marido, José Ribeiro Castella, teria aproximadamente a mesma idade da mulher, logo a sua data de nascimento deve situar-se entre 1863 e 1866.

Esperando que estas informações possam ajudar na nossa busca, os meus cumprimentos

Castela

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 jun 2024, 02:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen