Mais evidências p/ o parentesco a Maomé

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Mais evidências p/ o parentesco a Maomé

#52837 | doria_gen | 30 nov 2003 14:49

Na verdade, resolvi tirar isso a limpo de vez. O que temos é:

- Na segunda metade do século IX existiu em Lorvão um Idris - e esse nome só aparece na família alida do Marrocos. (DC 3, de data 911, corrigida pelo Prof. Ruy de Azevedo - tenho o facsímile e é clara a adulteração da data).

- Zahadon, do DC 39, de 933, era Zahadon ibn Halafi. Sua mulher Aragunte era filha de um Fromarico, muito provavelmente Fromarico `Cendoniz' [Tedoniz?], que creio da família de Vímara Peres.

- Um dos netos de Zahadon era muçulmano: compra terras pagando com um escravo cristão.

Isso tudo vem de longas discussões com Marshall Kirk e Nat Taylor. O que de mais próximo achamos de identificável ao senhor da Maia, Abunazar Lovesendes, é um Nasrum ibn Leodesindo ibn Firhi [Fikhri, provavelmente}, que - pensamos - era um idríssida.

A questão religiosa é mais fácil de se resolver do que parece a princípio. Meu amigo e consultor o Prof. Dr. Mohammed El-Hajj contou-me de uma família cristã iraquiana, al-Husaini, descendente do Profeta. Por que? Um ancestral casou com uma cristã, repudiou-a, e a mulher levou consigo os filhos, educando-os na sua religião.

Penso que Fikhri pode ter casado com uma senhora da família de Mendo Guterres, pela onomástica dos da Maia, que teria sido quem educou os futuros maiatas.

fa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 00:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen