Familia Lagarto

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Familia Lagarto

#52919 | jaboo | 01 dez 2003 17:57

Caros amigos,

durante a minha pesquisa, encontrei um 8o avo chamado Manuel Goncalves Lagarto. O apelido Goncalves e provavelmente um dos mais distribuidos em Portugal mas qual sera a situacao para o apelido "Lagarto"? Sera que ha alguem neste forum que tambem pertence a familia "Lagarto"?

Esse meu antepassado era natural de Almeida, Guarda e tera nascido cerca de 1670.

Cordiais cumprimentos
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lagarto

#112141 | a.lopes | 15 fev 2006 21:15 | Em resposta a: #52919

Eu tenho uma Leonor da Conceição Lagarto casada com Joaquim Parello, na Freguesia de São Vicente em Elvas. Tiveram pelo menos um filho de nome António Joaquim Parente nascido em 1895 e natural da mesma freguesia.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lagarto

#112168 | RCR | 16 fev 2006 07:57 | Em resposta a: #52919

Caro João

Ainda hoje existe pelo menos uma familia Lagarto em Estremoz.
Cumprimentos,
Rita

Resposta

Link directo:

Familia Lagarto

#218663 | Lourval | 17 jan 2009 05:29 | Em resposta a: #52919

Caro João,

Encontrei um antepassado de nome António Fernandes Lagarto, natural do Souto da Casa, casado com Domingas Vaz, de São Vicente da Beira. Tiveram um filho António Fernandes Lagarto, nascido no Souto da Casa, cerca de 1704.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lagarto

#218664 | jaboo | 17 jan 2009 05:41 | Em resposta a: #218663

Caro parente Lourval,

Já passaram muitos anos desde essa minha mensagem mas mesmo assim não consegui encontrar nada de novo acerca desse meu ramo Lagarto de Almeida. Penso que "Lagarto" seria alcunha.

Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lagarto

#218740 | safira | 17 jan 2009 23:42 | Em resposta a: #218664

Boa noite
Sou natural de Pontével, uma freguesia do concelho do Cartaxo, e existe um lugar, desta freguesia, Casais Lagartos, onde há famílias de apelido Lagarto, apelido esse que já existia no séc. XVIII
Se necessitar, posso dar-lhe nomes concretos, pois a minha bisavó chamava-se
Carolina Lagarto.
Cumprimentos
Safira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lagarto

#218742 | jaboo | 17 jan 2009 23:48 | Em resposta a: #218740

Cara Safira,

Obrigado pelo interesse mas os meus Lagartos eram de Almeida, distrito da Guarda por isso não deve haver ligação com os seus.
Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lagarto

#218745 | safira | 18 jan 2009 00:23 | Em resposta a: #218742

João
Eu continuo a não ter uma ideia formada à cerca da origem destes Lagartos, se por um lado consta, por tradição oral, que estes Lagartos derivam de um hoste francesa do tempo das Invasões, por outro, eu encontro no cemitério do Cartaxo, Lagartos, já no séc. XVlll, portando numa época anterior às Invasões.
Lembrei-me agora, que os Gaivéus, trabalhadores beirões, vinham trabalhar para os campos do Ribatejo, nomeadamente para Valada do Ribatejo, que dista cerca de 4 klm dos Casais Lagartos. Haverá alguma relaçõa?
Cumprimentos
Safira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lagarto

#218756 | JAVSO | 18 jan 2009 06:45 | Em resposta a: #218745

Caros Confrades

Também conheço Lagartos na Ilha de S. Miguel, Açores.

Cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lagarto

#237587 | Aluf | 27 ago 2009 13:38 | Em resposta a: #218756

Boa Tarde !

Procurando algo sobre a Família Lagarto, cheguei até vocês, meu bissavô é da Família Lagarto de Beja e veio para o Brasil por volta de 1889, tenho seu passaporte, gostaria de ter notícias sobre está família.

Meus contatos:

aluf@bol.com.br

55 21 9930-0190

Ouvi muitas istórias desta jente e do lugar. Gostaria de conhece-los.

Marcio Pereira.

Brasil - Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lagarto

#237588 | Aluf | 27 ago 2009 13:40 | Em resposta a: #52919

Boa Tarde !

Procurando algo sobre a Família Lagarto, cheguei até vocês, meu bissavô é da Família Lagarto de Beja e veio para o Brasil por volta de 1889, tenho seu passaporte, gostaria de ter notícias sobre está família.

Meus contatos:

aluf@bol.com.br

55 21 9930-0190

Ouvi muitas istórias desta jente e do lugar. Gostaria de conhece-los.

Marcio Pereira.

Brasil - Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lagarto

#258568 | Jose Lagarto | 13 jul 2010 19:29 | Em resposta a: #52919

Um Salve a Todos,

Meu nome é José Carlos Lagarto e a minha familia, bem a do meu pai, vem de Fornos de Algodres onde os Lagartos tinham um madereira, e na frente do estabelecimento havia um grande Lagarto enfeitando a fachada.
Meu avô veio para o Brasil no ano 40 com parte da familia, meu pai veio depois com uma outra tia.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lagarto

#258740 | fino trindade | 16 jul 2010 03:02 | Em resposta a: #258568

O padrasto do meu pai se chamava JOÃO LOPES LAGARTO, casado com minha avó Maria da Glória, vieram de Portugal nos anos de 1910, no navio Desna, trazendo os filhos Emília e José Maria Ferreira de Abreu Trindade. Aqui nasceu o filho do casal, Júlio Lopes Lagarto, que morou na Rua Fábio Luz no Meyer e casou com uma vizinha de nome ELZA. dos filhos deste casal nasceram o Julinho - que trabalha/trabalhou no Banco do Brasil/Banco Central, a Leila e mais um do qual não recordo o nome. Tio Júlio foi alfaiate e o último bairro que tenho informação de que ele morava era Bonsucesso. A origem da família é Lamego dos Ferreiras, emFornos de Algodres, em Portugal. Outros sobrenomes .da família, todos de Fornos: Gomes, Alencastro. Seríamos parentes?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lagarto (Souto da Casa)

#258867 | Jotri | 18 jul 2010 17:04 | Em resposta a: #218663

Caro LOURVAL
Acrescento ainda o meu conhecimento destes Lagartos do Souto da Casa - Fundão:

2. JOSÉ AGOSTINHO DE OLIVEIRA LEITÃO (n. 1770), nasc. no Souto da Casa, Fundão, proprietário e Juiz de Vintena (1826).
Casou a 20-IV-1791, no Souto da Casa, com sua prima EUGÉNIA MARIA DA TRINDADE DOS SANTOS LAGARTO (n. ?), nascida no Souto da Casa, filha de JOSÉ FERNANDES LAGARTO e de MARIA DOS SANTOS , ambos moradores no Souto da Casa. Para casarem foram dispensados “em terceiro e quarto grau de consanguinidade, cujo lhes provinha do pai da contrahente ser consanguineo da mai do contrahente José Agostinho”.
Filhos:
3.1. BARTOLOMEU DE OLIVEIRA LEITÃO (1800-1883), filho primogénito, que segue abaixo.
3.2. DANIEL DE OLIVEIRA LEITÃO .
3.3. ÂNGELA BENEDITA DE OLIVEIRA LEITÃO (f. 1848), falec. a 16-VIII-1848, no Souto da Casa, solteira, s. g.
3.4. MARIA DE OLIVEIRA LEITÃO (1788-1858), falec. a 3-VIII-1858 no Souto da Casa, solteira, s. g.
3.5. EUGÉNIA EMÍLIA DE OLIVEIRA LEITÃO (n. ?), falec. no Souto da Casa, solteira, s. g.
3.6. ANA ROSA DE OLIVEIRA LEITÃO (n. ?), casada 26-II-1824, no Souto da Casa, com ANTÓNIO LEONARDO DUARTE BORGES, filho de Dâmaso António Duarte Borges, da freg. do Castelejo, e de Rosário Dias Gomes, da freg. do Freixial, ambas no conc. do Fundão.
3.7. DÂMASO ANTÓNIO DE OLIVEIRA LEITÃO (n. ?), proprietário agrícola na freguesia do Souto da Casa, seguiu a vida religiosa e foi pároco nas freguesias de Escarigo, conc. do Fundão, e na Aldeia de João Pires, conc. de Penamacor (1881-1900?).
---------------------

JOSÉ FERNANDES LAGARTO e MARIA DOS SANTOS, tiveram, entre outros: 1. EUGÉNIA MARIA DA TRINDADE LAGARTO DOS SANTOS, já mensionada; 2. JOANA BAPTISTA, casada a 2-VII-1787 com Custódio Antunes; 3. LUÍSA DOS SANTOS, casada a 18-XII0-1798, no Souto da Casa, nas segundas núpcias de José Victor Leitão; 4. RAFAEL FERNANDES LAGARTO, casado com Maria do Rosário, da qual teve José, Laura e Joaquim (n. 9-III-1819).

Jotri

Resposta

Link directo:

Familia Lagarto (Souto da Casa)

#258869 | Lourval | 18 jul 2010 17:52 | Em resposta a: #258867

Caro Jotri,

Sem dúvida estes Fernandes Lagarto estão ligados aos meus. Os meus porém são mais antigos. O mais recente é António Fernandes Lagarto nascido no Souto da Casa cerca de 1705. Filho e neto de outros dois António Fernandes Lagarto. O filho do mais novo deles, José Marques dos Reis, que adotou o apelido da mãe, casou-se na Mata em 1756.

O mais velho, António Fernandes Lagarto, casou-se com Maria Pires no Souto da Casa cerca de 1660. Acredito que posso ainda avançar.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lagarto

#259083 | fino trindade | 22 jul 2010 07:10 | Em resposta a: #52919

O padrasto do meu pai se chamava JOÃO LOPES LAGARTO, casado com minha avó Maria da Glória, vieram de Portugal nos anos de 1910, no navio Desna, trazendo os filhos Emília e José Maria Ferreira de Abreu Trindade. Aqui nasceu o filho do casal, Júlio Lopes Lagarto, que morou na Rua Fábio Luz no Meyer e casou com uma vizinha de nome ELZA. dos filhos deste casal nasceram o Julinho - que trabalha/trabalhou no Banco do Brasil/Banco Central, a Leila e mais um do qual não recordo o nome. Tio Júlio foi alfaiate e o último bairro que tenho informação de que ele morava era Bonsucesso. A origem da família é Lamego dos Ferreiras, emFornos de Algodres, em Portugal. Outros sobrenomes .da família, todos de Fornos: Gomes, Alencastro. Seríamos parentes?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lagarto

#303305 | alagarto1963 | 18 abr 2012 15:03 | Em resposta a: #52919

Prezados senhores

Procuro o Brazão da Família Lagarto, seria possivel alguém me fornecer este dado e imagem ?

Antonio Lagarto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lagarto

#303307 | aeiou2 | 18 abr 2012 15:09 | Em resposta a: #303305

De prata , 3 lagartos de verde, picados de ouro, passantes, uns sobre os outros.

Timbre :um dos lagartos do escudo

Saudações genealógicas
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lagarto

#303412 | Jú Lagarto | 19 abr 2012 03:19 | Em resposta a: #258740

Meus avós são Júlio Lopes Lagarto e Elza Rosa Baleixo Lagarto. Tenho dois tios que se chamam Leila e João e o meu pai é o Júlio Cesar Lopes Lagarto (Julinho) as informações contidas no texto batem em exato com a família de meu pai ! Hoje moramos em Rio Bonito uma cidade no interior do Rio de Janeiro próximo a região dos lagos.
seriamos parentes ? haha

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lagarto

#303911 | fino trindade | 24 abr 2012 00:37 | Em resposta a: #303412

Antonio Ferreira de Abreu Trindade, casado com Maria da Glória, tiveram 2 filhos: Emília e José Maria
João Lopes Lagarto, casado com Maria da Glória, tiveram 1 filho: Júlio Lopes Lagarto.
Emília casou com Carlos Rodrigues e tiveram 3 filhos: Antonio Carlos(falecido) e as gêmeas Conceição(falecida) e Glória
José Maria, casado com Maria Augusta Pereira Trindade, tiveram 6 filhos: José, Antonio Carlos, Paulo(falecido), Rosa Maria(falecida), Luiz Augusto e Roberto
Júlio casou com Elza R B Lagarto e tiveram 3 filhos: João, Leila e Júlio.
Eu sou o Antonio (Tuninho) Carlos, filho do José Maria e da Maria Augusta. Nasci no Rio de Janeiro (Alto da Boa Vista) e moro em Curitiba. Trabalhei no Banco do Brasil e estou aposentado. Casei com Leila Beatriz e temos 3 filhos e 3 netos.
Pelos dados que me forneceu sou sobrinho dos teus avós.
Apreciaria muito receber maiores informações sobre vocês. Perdi o contato com a Gloria também depois que ela se mudou do Andaraí. Segue meu e.mail: fino.trindade@gmail.com
Estou feliz por encontrá-los. Também localizei uma prima em Lisboa. Depois, por e.mail, passo mais detalhes.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lagarto

#313849 | franklinmonteiro | 18 set 2012 14:05 | Em resposta a: #52919

Prezados(as),

sou historiador de uma cidade do interior do Estado de Sergipe, chamada Lagarto, Brasil. Seu sesmeiro foi Antônio Gonçalves de Santomé que recebeu as terras da Sesmaria em 1596. Ele veio para o Brasil com o conquistador de Sergipe, Cristóvão de Barros, antes de 1590. Um pesquisador sergipano, em 1951, afirma ter sido Antonio Gonçalves de Santomé ser filho de Cristovam Lagarto e Dona Leonor Soares. Sendo de origem da Família dos Lagartos, de Portugal, quero saber se a informação procede? Alguém poderia me indicar fontes e referências a respeito?

Grato

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 07:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen