Frias Salazar - Salazar de Lemos

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Cargos | Regiões | Hispânia

Frias Salazar - Salazar de Lemos

#53047 | Vasco Jácome | 03 dez 2003 19:57

Segundo um manuscrito que tenho João de Salazar de Lemos, aqui em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=221507

seria filho do Licenciado João de Salazar, abade de S.ta Maria de Arnoso (Famalicão) e de D. Ana de Lemos, filha do Abade de Arnoso João de Lacerna (?), o qual era espanhol e foi confessor da Rainha D. Catarina m.er de D. João III.

Este Abade João de Salazar seria filho de Tomás de Frias Salazar, natural de Burgos, que com seu irmão Ventura de Frias Salazar veio para Portugal em 1543.
Será que alguém tem alguma coisa sobre esta gente? Isto parece estar próximo do que é dito numa mensagem de outro tópico:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=53006#lista

Obrigado pela atenção,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Frias Salazar - Salazar de Lemos

#53052 | FAmaral | 03 dez 2003 22:46 | Em resposta a: #53047

Caro Vasco Jácome

Do que pesquisei, relativamente aos Salazares Moscosos, parece-me que esses seus elementos terão algo de verdadeiro e algo de errado.
Vieram efectivamente para Portugal (Lisboa), em meados do séc. XVI dois irmãos Frias Salazar. Pelos meus elementos, porém, um deles era Ventura e o outro Iñigo. Ambos foram, aqui, fidalgos de cota de armas.
Não me consta que tivessem qualquer irmão Tomás.
Tomás de Frias Salazar seria, sim, o pai de ambos que, no entanto, me não consta que se tenha deslocado para Portugal.
Há um seu neto João de Salazar frade, qualificador do Santo Ofício. Será ele o pai do João Salazar de Lemos? Não me parece provável, pois não acerta bem com a qualidade de licenciado, abade em Famalicão e pai de um filho. No entanto não é impossível.

Baseado sobretudo em genealógicos - com toda a falibilidade do recurso a tal fonte - disponho em resumo do seguinte elenco dos iniciais Frias Salazares.

I – RODRIGO AFONSO DE SALAZAR
Segundo Acciaiuoli, que admite que ele fosse filho de Tristão e não de Jorge, teria sido senhor da casa e solar de Salazar. Duvido. Admito, contudo, que fosse da geração dos Salazares, que em Castela eram “fidalgos de solar conhecido”, como se diz na carta de armas de seus bisnetos Iñigo e Ventura.
Terá casado com D. MARIA ALONSO DE ZORRILLA E RIBAMARTÍN.
Filho:

II - RODRIGO DE FRIAS SALAZAR
Foi sepultado na capela dos Salazares em S.to Estêvão de Burgos (mandada construir pelo neto Ventura). Casou com D. MARIA ORTIZ DE LA COSTANA, que parece era irmã de D. Francisco Ortiz de la Costana, cavaleiro da Ordem de Santiago, Comendador de Biedma, Embaixador a França.
Filho (entre outros):

III – TOMÁS DE FRIAS SALAZAR
Os seus descendentes disseram-no senhor da casa de Quintana. Sobre ele e sua mulher diz Luis de Salazar y Castro «de cuya sucession se formaron en Burgos, Canaria, y Portugal nobilissimas lineas».
Foi sepultado na referida capela de Burgos.
Casou com D. ANA DE CASTILLO, filha de ALONSO GONZALEZ DE CASTILLO e de sua mulher D. CONSTANÇA DE VASCONCELOS, portuguesa, Dama da Rainha D. Isabel, e neta paterna de PEDRO GONZALEZ DE CASTILLO e de D. BRITES BONIFAZ.
Filhos:

1(IV) - FRANCISCO DE FRIAS SALAZAR
Casou com sua prima co-irmã D. MARIA DE CASTILLO, filha de JOÃO ALONSO DE CASTILLO.
Filhos:

1(V) - D. FRANCISCO DE SALAZAR
Foi maltês.

2(V) - ANTÓNIO DE FRIAS SALAZAR
Morreu nas guerras de França, solteiro.

3(V) - D. MARIANA DE SALAZAR
Casou com D. FRANCISCO FERNÁNDEZ DE CASTRO, natural de Burgos.
Com geração.


2(IV) - D. BERNARDINO DE SALAZAR FRIAS
Herdou a casa.
Casou com D. MARIA DE ENSINAS LEIVA, descendente da casa do Vale de Valdeviesso.
Filhos:

1(V) - D. SEBASTIÃO SALAZAR
Foi Senhor da casa da Quintana de Martín Galindes junto à cidade de Frias.
Casou com D. CASILDA MANRIQUE DE SALAZAR, filha herdeira de D. ÁLVARO MANRIQUE
Filho:

VI - D. FRANCISCO DE SALAZAR MANRIQUE Y AYALA
Sucessor na casa e também na administração do morgado instituído por seu tio Alonso.

2(V) - D. LUÍS DE SALAZAR DE FRIAS
Viveu em Burgos.

3(V) - D. FRANCISCO DE SALAZAR DE FRIAS
Serviu na Índia de Portugal, onde morreu.

4(V) - D. ALONSO DE SALAZAR DE FRIAS
Foi Cónego de Jaen, Inquisidor de Madrid.

5(V) - TOMÁS DE SALAZAR
Foi Padre da Companhia de Jesus

6(V) - D. JULIANA DE SALAZAR
Freira no mosteiro real de S. Felises da Ordem de Calatrava.

7(V) - D. ISABEL DE SALAZAR
Freira no mesmo mosteiro.


3(IV) - ANTÓNIO DE SALAZAR CASTILLO
Foi Regedor de Burgos e dos 13 fidalgos da Confraria de S. Garcia, da mesma cidade. Foi Familiar do Santo Ofício.
Filhos:

1(V) - D. BALTAZAR DE SALAZAR
Foi Cónego de Oviedo.

2(V) - JOÃO DE SALAZAR
Foi Frade trino, Ministro da Casa de Valladolid e Qualificador do Santo Ofício.


4(IV) – VENTURA DE FRIAS SALAZAR
Veio para Lisboa. Foi Fidalgo de cota de armas em 1577. Casou, com geração, entre a qual o Desembargador do Paço João de Frias Salazar, a quem já me referi neste tópico do forum.

5(IV) – IÑIGO SALAZAR DE FRIAS
Morou em Lisboa.
Foi Fidalgo de Cota de Armas em 15 de Abril de 1575, com armas de Salazares.

6(IV) – DIOGO DE FRIAS SALAZAR
Serviu na Índia. Em 1581 achava-se em Cochim, tendo enviado a seu irmão Ventura umas letras.
Casou com D. FRANCISCA ……..
Filhas:

1(V) - D. VIOLANTE DE CASTILHO
Casou com LEONEL DE BRITO COUTINHO

2(V) – D. ANA DE CASTILHO
Casou com MANUEL DE LACERDA PEREIRA, Capitão de Chaul.
Deste casal descendem os Lemos Pereira de Lacerda morgados do Vale Formoso, nos Olivais, e Viscondes de Juromenha e, por essa via, Pereiras Coutinhos dos Marqueses de Soidos, Azevedos Coutinhos de Soure, Infantes de Lacerda e os últimos morgados de Vilar de Perdizes.

7(IV) - BERNARDIM SALAZAR DE FRIAS
Viveu em Burgos.

Fico à sua disposição para quaisquer desenvolvimentos.
Muitos cumprimentos do
Augusto Ferreira do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Frias Salazar - Salazar de Lemos

#53125 | Vasco Jácome | 04 dez 2003 21:08 | Em resposta a: #53052

Caro Augusto Ferreira do Amaral

Começo por lhe agradecer o seu interesse e informações fornecidas.
Suponho que o “meu” Tomás de Frias Salazar deve ser o referido por si em III e que deve haver erro ao dizer que veio para Portugal e que Ventura de Frias Salazar era seu irmão. Este Ventura deve ser filho como diz na sua mensagem.

Será que o João Salazar, abade de Arnoso, é mais um irmão de Ventura e Iñigo? No tal manuscrito, ele é dito bacharel em Teologia no ano de 1561, por bula de Pio IV. Pela cronologia, podia ser irmão dos armigerados.

Resta-me esperar futuros desenvolvimentos nestes Salazares.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Frias Salazar - Salazar de Lemos

#53127 | jobe00 | 04 dez 2003 21:45 | Em resposta a: #53047

Caro Vasco
Para ajudar à confusão assinalo qu nas genealogias da ilha de S. Jorge nos Açores aparece um Sebastião Dias Salazar casado com Senhorinha Gonçalves Dama do Paço. Estabeleceram-se em 1484 primeiramente na Terceira depois em S.Jorge. Tiveram um filho de nome João Dias Homem, ouvidor do donatário em 1543. Desconheço a ascendência de ambos.
Saudades ao Salazar da casa da Pereira!
João Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Frias Salazar - Salazar de Lemos

#53130 | FAmaral | 04 dez 2003 22:44 | Em resposta a: #53125

Caro Vasco Jácome

A sua hipótese parece acertada.
Se eu vier a encontrar mais elementos para se adquirirem certezas, tratarei de lhos fazer chegar.
Muito cumprimentos
Augusto Ferreira do Amaral

Resposta

Link directo:

Salazar dos Açores

#53148 | Vasco Jácome | 05 dez 2003 09:38 | Em resposta a: #53127

Caro João Bettencourt

Pela cronologia, não estarão directamente relacionados com os meus, pois aparecem em território português em data anterior. Talvez possam ter origem comum, mas serão “fenómeno migratório” diferente. De qualquer modo, muito obrigado pelas suas informações.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Frias Salazar - Salazar de Lemos

#59674 | Carmen | 06 mar 2004 03:32 | Em resposta a: #53047

Hola:Poseo la genealogía de la casa Salazar de Frías,(así se llama en Canarias),teniendo encuenta que esta más desarrollada la rama dea esta isla.Si deseaís algún dato os lo pasare encantada.
Sobre Tomás de Frías Salazar ,hijo de Rodrigo y María Ortiz, entre otras cosas dice que caso con Ana del Castillo y tuvo por hijos a:Francisco , Bernardino, Ventura,Iñigo,Antonio,Luis, Diego,e Isabel.
De Ventura dice que nacio en 1522 ,paso a Portugal con su primo Luis Samiento de Mendoza,caso en Valladolid con María Miranda Becerril, murio en Lisboa en 1599 tuvieron 13 hijos.(uno de ellos Ventura fue el primero en relacionarse con estas islas).
De Iñigo de Frías tengo que caso en Baeza con María del Castillo Benavibes y por 2ª vez en Lisboa con Beatriz de Barrera,hijos. 1ºmatrimonio Fray Francisco,y del 2º matrimonio Francisco y Juan.esto es un esquema, muy cortito,pues la casa de Salazar de Frías se compone de 137 folios.
Sobre el apellido Díaz Salazar ,aparece en la casa de los señores de la Cerca y es con Pedro Díaz Salazar hijo de García González Salazar,También lo llevo Martín Díaz de Salazar hijo de Ochoa de Salazar y María Díaz de Mena mitad del siglo xv.

Resposta

Link directo:

RE: Frias Salazar - Salazar de Lemos

#59778 | Vasco Jácome | 07 mar 2004 19:08 | Em resposta a: #59674

Cara Carmen

Começo por lhe agradecer a sua mensagem.
Nessa genealogia há algum João Salazar, clérigo, que tenha ficado em Portugal?
Agradeço a sua disponibilidade, mas antes de me envolver muito com estes Salazares, tenho de me certificar que estes meus antepassados ligam a esses. Para isso, era importante verificar qual o parentesco entre este João Salazar e Tomás Frias Salazar.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Frias Salazar - Salazar de Lemos

#59877 | Carmen | 08 mar 2004 21:26 | Em resposta a: #59778

En la genealogía que poseo esta formada por casas todas ellas de la gran casa Salazar -Frias.
1 señores dela casa de Quintana de martín Galindez
2 Señores de la Cerca
3Señores de la Casa de San Martín de Somorrostro
4 Señores de Estremíana
5 Casa Salazar
6Casa de los Condes del Valle de Salazar, Marqueses de Estremiana(Tenerife)
7Casa de Salazar de Frías y Polier, (Tenerife)
Aparte de estas cada una de ellas tiene una serie de anotaciones con distintas referencias a ramas de los Zalazar, (Francia, Italia), leere todo y le escribiré todo aquello que sea relacionado con Portugal.
por ejemplo se que D. Juan de Frías y Salazar nacio en Lisboa en 1577, oidor y chanciller mayor de indias en el reino de Portugal...
Fray Francisco de frías Salazar
y D. Juan de Frías y Salazar(de este no aporta nada)es hijo de Iñigo de Frías y Beatriz de Barrera de Lisboa. Iñigo es hijo de Tomás de Frías Salazar y de Ana del Castillo hija de Alonso González del Castillo.
Podría oriertarme más, aportando más datos.

Resposta

Link directo:

RE: Frias Salazar - Salazar de Lemos

#59987 | Vasco Jácome | 09 mar 2004 19:25 | Em resposta a: #59877

Cara Carmen

Infelizmente não tenho muito mais que possa dizer para além do que está na 1ª mensagem deste tópico.
Acrescento que João Salazar de Lemos c. c. Maria de Sousa da Cunha a 31-12-1597, pelo que deve ter nascido entre 1560 – 1570.

Repetindo os meus agradecimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Frias Salazar - Salazar de Lemos

#123201 | vsalazarsoares | 20 jul 2006 15:24 | Em resposta a: #59987

Caro Jácome,


Esse tal seu antepassado João de Salazar andou por Famalicão, terra onde por volta de 1600 chegaram uns Salazares oriundos do Porto, filhos de um tal Lourenço Roiz (nomeadamente a filha Luisa de MEsquita Carvalho Salazar, mãe de um abade João Salazr) de Salazar, cujo pai João Roiz de Salazar morou em Bragança e foi feito Cavaleiro por merecimento na tomada da cidade de Azamor em 1513. Este João Roiz de Salazar tinha um irmão João de Salazar que tomou Or. Men. na cidade de BRaga aos 4 dias de Abril de 1530. Este seria primo re Pedro de Salazar.
João Roiz de Salazar era filho de Melchior Roiz de Salazar residente em Santa Maria de Bragança.

Fernão Roiz de SAlazar, moço de capela de El Rei D. João III, foi armado cavaleiro em Mazagão no ano de 1541 pelo cap. daquela praça Luís Loureiro. O Alv. de Cav. foi confirmado por c. do Rei D. João III, passada em Lisboa em 1541. Supõe-se que dadas as similitudes dos apelidos, o dito Fernão Roiz de Salazar seja familiar próximo de João Roiz de Salazar.

É tudo o que sei...


um abraço
Vasco Salazar Soares

Resposta

Link directo:

Frias Salazar - Salazar de Lemos

#123207 | Lourval | 20 jul 2006 16:37 | Em resposta a: #123201

Caro Vasco,
O Sr. Vasco Jácome não está mais entre nós.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Frias Salazar - Salazar de Lemos

#124640 | vsalazarsoares | 10 ago 2006 00:46 | Em resposta a: #123207

Caro Augusto Ferreira do Amaral,

Desconhecia que infelizmente o Vasco Jácome já não está entre nós.

Não sei se me poderá ajudar na minha dúvida:

1 - Segundo um levantamento de um familiar, além do tal Tomás de Frias Salazar, terá passado a Portugal por volta de 1500, um tal Melchior Roiz de Salazar, o qual tendo residido em Bragança com Joana da Paz, teve dois filhos, sendo um deles o padre João de Salazar (1530 Or. Men. cidade de Braga) e João Roiz de Salazar (que segue e tem descendentes com geração, Lourenço Roiz de Salazar e depois Luisa de Mesquita Salazar que passou a residir na vila de Guimarães e mais tarde em Santa Maria de Ayrão, aí tendo deixado descendência conhecida até hoje).

2 - Supõe-se que um tal de Fernão Roiz de Salazar, moço de capela de El Rei D. João III, armado Cav. em Mazagão no ano de 1541, tendo sido confirmado por El Rei D. João III, passada em Lisboa a 1/8/1541, fosse familiar próximo de João de Roiz de Salazar.

Dúvida: Será possível com os seus vastos conhecimentos demonstrados sobre os Frias Salazar, relacionar estes ramos. Da investigação que fiz ainda não consegui ter essa informação. Tenho uma teoria de que um Tal Alonso Ruiz de Frias terá tido influência na escolha dos nomes dos filhos dos bisnetos, já que Álvaro Gonzáles de Salazar, casado com a bisneta de Alonso (Maria Sanches de Frias Salazar), deu a um dos filhos o nome de Rodrigo Alonso de Salazar estimando que outro poderia ter-se chamado ....Ruiz de Salazar, talvez Fernão e Melchior, já que teria sido por volta do início do século XV....mas é apenas uma teoria...


Se me puder ajudar agradeço já que apesar de não ser historiador (na verdade estou mais ligado aos números da economia), tenho um fraquinho por este tipo de pesquisa e estou a fazer uma pesquisa com mais alguns familiares para completar os dados que já se conseguiram reunir.

Atenciosamente
Vasco Salazar Soares

Resposta

Link directo:

Frias Salazar - Salazar de Lemos

#124645 | Lourval | 10 ago 2006 03:34 | Em resposta a: #53130

O confrade passou para mim equivocadamente pois a mensagem é obviamente para você. Eu a copio aqui:


"Caro Augusto Ferreira do Amaral,

Desconhecia que infelizmente o Vasco Jácome já não está entre nós.

Não sei se me poderá ajudar na minha dúvida:

1 - Segundo um levantamento de um familiar, além do tal Tomás de Frias Salazar, terá passado a Portugal por volta de 1500, um tal Melchior Roiz de Salazar, o qual tendo residido em Bragança com Joana da Paz, teve dois filhos, sendo um deles o padre João de Salazar (1530 Or. Men. cidade de Braga) e João Roiz de Salazar (que segue e tem descendentes com geração, Lourenço Roiz de Salazar e depois Luisa de Mesquita Salazar que passou a residir na vila de Guimarães e mais tarde em Santa Maria de Ayrão, aí tendo deixado descendência conhecida até hoje).

2 - Supõe-se que um tal de Fernão Roiz de Salazar, moço de capela de El Rei D. João III, armado Cav. em Mazagão no ano de 1541, tendo sido confirmado por El Rei D. João III, passada em Lisboa a 1/8/1541, fosse familiar próximo de João de Roiz de Salazar.

Dúvida: Será possível com os seus vastos conhecimentos demonstrados sobre os Frias Salazar, relacionar estes ramos. Da investigação que fiz ainda não consegui ter essa informação. Tenho uma teoria de que um Tal Alonso Ruiz de Frias terá tido influência na escolha dos nomes dos filhos dos bisnetos, já que Álvaro Gonzáles de Salazar, casado com a bisneta de Alonso (Maria Sanches de Frias Salazar), deu a um dos filhos o nome de Rodrigo Alonso de Salazar estimando que outro poderia ter-se chamado ....Ruiz de Salazar, talvez Fernão e Melchior, já que teria sido por volta do início do século XV....mas é apenas uma teoria...


Se me puder ajudar agradeço já que apesar de não ser historiador (na verdade estou mais ligado aos números da economia), tenho um fraquinho por este tipo de pesquisa e estou a fazer uma pesquisa com mais alguns familiares para completar os dados que já se conseguiram reunir.

Atenciosamente
Vasco Salazar Soares"

Resposta

Link directo:

Frias Salazar e Salazar de Vasconcelos

#195910 | salen | 09 mai 2008 22:27 | Em resposta a: #59674

Cara Carmen,
Dei com esta discussão sobre os Frias Salazar e parece que descobri na sua mensagem uma pista para perceber de onde vieram os que me interessam.
Em cerca de 1640-50 viveram na India um Diogo de Salazar de Vasconcelos e o seu irmão João de Salazar de Vasconcelos. Ambos militares, ambos Fidalgos da Casa Real (o Vasconcelos explicar-se-ia pelos ancestrais maternos do 1º Ventura).
Ora, dizem os documentos que ambos eram filhos de Ventura de Frias Salazar.
Não me parecia que fosse do que nasceu em 1522. Mas a Carmen diz que um dos seus 13 filhos tinha o mesmo nome.
Terá algum dado no texto sobre os 'Zalazares' que esclareça se o seu Ventura-filho será o mesmo que o meu Ventura-pai do Diogo e do João?
Pelo princípio de seiscentos com o mesmo rei e dois reinos teria sido perfeitamente possível 'escolher' locais de vida no espaço dos dois reinos. Se é o mesmo Ventura, isso explica bem o pai ter ido para as Canárias e os filhos para a India.
Consegue confirmar alguma coisa desses parentescos?
Muito grato, aguardo a sua resposta.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 07:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen