Lançamento do 1º Dicionário Sefaradi de Sobrenomes

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias

Lançamento do 1º Dicionário Sefaradi de Sobrenomes

#53060 | mcc | 04 dez 2003 01:48

A todos os frequentadores e participantes deste Forum

Acabei de receber uma mensagem do nosso colaborador e confrade Paulo Valadares onde me anuncia o lançamento do tão desejado Dicionário Sefaradi de Sobrenomes, agendado para o dia 15 deste mês, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (SP)- Brasil.
De acordo com as informações recebidas, trata-se de um estudo inédito sobre a trajectória dos judeus e cristãos-novos.
No livro, são referenciados 16.914 diferentes nomes, apresentados em 11.831 verbetes.Um dos aspectos interessantes deste estudo é que revela poder haver ascendência judaica em grande parte dos sobrenomes brasileiros e portugueses. É um trabalho de grande monta, levado a cabo por três igualmente grandes nomes da cultura brasileira: Guilherme Faiguenboim, Anna Rosa Campagnano e o nosso queridíssimo Paulo Valadares.Em síntese, o corolário de uma investigação que levou 8 anos de intensas pesquisas.
Estou curiosa por ver e desejosa de ter a obra na nossa TT! O conjunto de informações históricas, religiosas e culturais nela contidas vai, decerto,preencher algumas lacunas do nosso conhecimento sobre a Diáspora e satisfazer a natural curiosidade de muitos de nós quanto às nossas raízes judaico-cristãs.
Muita coisa há, ainda, a dizer sobre este acontecimento literário mas deixarei para mais tarde. Neste momento, apenas me interessa partilhar com todos vós a alegria que sinto por ver um amigo a realizar um dos seus sonhos: a edição deste Dicionário.
Para os autores da obra, em especial para o Paulo Valadares que muito tem contribuído, neste forum, com os seus conhecimentos sobre algumas questões aqui levantadas, para o aprofundamento das mesmas, desejo as maiores felicidades, pessoais e profissionais. Que este Dicionário seja uma das muitas obras que possam sair das suas mãos para nos tornar mais ricos no conhecimento da nossa ancestralidade.
Um grande abraço de Portugal, Paulo Valadares, para si e para essa equipa maravilhosa de quem já vi trabalhos editados no Gerações/Brasil.Que o próximo dia 15 vos encha de alegria e de entusiasmo para novas aventuras literárias!
Shalom

mcc

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento do 1º Dicionário Sefaradi de Sobrenomes

#53067 | kiki | 04 dez 2003 09:34 | Em resposta a: #53060

Acabei de ler a menssagem sobre o lançamento do Dicionário Sefaradi de Sobrenomes. Será que o mesmo irá ser posteriormente editado em Portugal? Dado pertencer a uma familia judaica, sefaradi, muito me interessaria aprofundar este assunto. Haverá alguma maneira de saber quando ou se, se fará um lançamento em Portugal?. Dada a enorme variade de nomes de ascendência judaica em Portugal, seria do maior interesse.
Melhores cumprimentos,
Cristina Cohen

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento do 1º Dicionário Sefaradi de Sobrenomes

#53077 | António Forjó | 04 dez 2003 10:45 | Em resposta a: #53060

Prima

Não a tenho visto cá pela "avenida" e estava a ficar preocupado.
Dê-me notícias por e.mail; mais uma vez perdi o seu endereço!!!
Um abraço

AF

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento do 1º Dicionário Sefaradi de Sobrenomes

#53091 | mcc | 04 dez 2003 13:30 | Em resposta a: #53067

Minha cara Cristina

A questão que levantou já eu própria a coloquei.Seria muito interessante podermos contar com um lançamento dessa importante obra no nosso país. Pelo meu lado, estou a tentar alguns contactos, a nível das entidades que, à partida, poderiam tomar parte nessa iniciativa. Mas as coisas nem sempre correm com a facilidade e a rapidez desejáveis. Neste momento, vou aguardar mais informações do próprio Paulo Valadares sobre os editores brasileiros para que possa haver alguma articulação com Portugal.
Por uma questão de justiça, deveriam vir a esse lançamento luso todos os autores do referido Dicionário, para além da grande perita em questões sefarditas, Profª Drª Annita Novinsky que tive o privilégio de conhecer na sua última visita a Portugal, onde fez o lançamento de algumas obras e proferiu uma interessantíssima conferência sobre Espinosa.
Vamos aguardar algum tempo para ver o que poderá ser feito. O interessante era tentarmos todos conjugar os esforços necessários para que possamos ter entre nós, ainda que por pouco tempo, esses autores. Seria muito interessante concretizar um encontro, à semelhança do realizado em Palmela, onde se faria uma confraternização cultural e genealógica com todos eles. Porque não vamos pensar no assunto? Se as entidades próprias não puderem, quem sabe, a nível de particulares, não conseguiremos patrocinar essa vinda a Portugal dos autores?
Com os melhores cumprimentos
mcc

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento do 1º Dicionário Sefaradi de Sobrenomes

#53093 | kiki | 04 dez 2003 13:45 | Em resposta a: #53091

Cara mcc,
Gostei imenso da sua proposta,e dou-lhe o meu apoio e ajuda (no que eu puder) . Só após a morte do meu Pai, é que achei que deveria fazer algo pelos assuntos ligados á minha familia, até pela falta de tempo que dispunha com a doença dele. Penso que pouco ou nada deve existir na Torre do Tombo, como em tempos a Drª Leonor Buescu (falecida há bem pouco tempo e grande amiga da minha familia)fez umas tantas pesquisas. Quem sabe, através desta edição eu não descubra o que há tanto procuro, a minha familia, perdida durante a 2ª guerra entre a Roménia, França, Auswitz e Israel.
Muito grata lhe ficaria, se,caso se concretize algo de positivo, me informe. Deixo-lhe aqui o meu email de casa e do emprego.
Mais uma vez obrigada por tudo.
Casa: cricohenarrobanetivsaopontopt
Emprego:cristina.cohenarrobavaapontopt

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento do 1º Dicionário Sefaradi de Sobrenomes

#53094 | artur41 | 04 dez 2003 14:22 | Em resposta a: #53077

Caros confrades,


Estou contente pela iniciativa. Aguardo desenvolvimentos.


Os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento do 1º Dicionário Sefaradi de Sobrenomes

#53456 | valadares | 10 dez 2003 14:22 | Em resposta a: #53094

Caros confrades e confreiras:
Saudações ! Agradeço as palavras gentis e fraternas de MCC. Deus a abençoe, sempre. Agradeço também ao amigo Camisão. Espero estar em Portugal, terra de todos os meus ancestrais conhecidos logo. Não apenas para apresentar este trabalho como também para conhecer os amigos. Aproveito para colocar-me a disposição da srª Cohen para algum esclarecimento.

Paulo Valadares
faiguen@terra.com.br
Cx. postal nº 1025
Campinas, SP, Brasil
13001-970

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento do 1º Dicionário Sefaradi de Sobrenomes

#53476 | artur41 | 10 dez 2003 18:39 | Em resposta a: #53456

Meu caro Paulo,


Não tem que me agradecer: aquilo que digo é sentido.

Fico muito contente em saber que vem a Portugal. Temos que combinar um encontro: tenho coisas que lhe quero mostrar. Gostaria, também, que me fizesse o obséquio de me aconselhar em determinadas matérias.


Um abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento do 1º Dicionário Sefaradi de Sobrenomes

#53477 | kiki | 10 dez 2003 18:53 | Em resposta a: #53456

Caro Sr. Paulo Valadares,
Em primeiro lugar, queria felicitá-lo e desejar os maiores sucessos, para o proximo dia 15, aquando do lançamento do seu livro.
Em segundo lugar, agradecer-lhe a sua disposição em ajudar-me nas minhas "pesquisas". Realmente, tudo o que possuo, é pouco, a maior parte em romeno e ainda por traduzir ,uma tarefa um tanto ou quanto árdua, mas não impossível, bem como um acordo de casamento celebrado em Israel. Mas caso, surja a hipótese, teria o maior prazer em mostrar-lhe o que possuo, quem sabe de alguma maneira, tentar descobrir algo mais.
Felicidades para o próximo dia 15.
Cumprimentos,
Cristina Cohen

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento do 1º Dicionário Sefaradi de Sobrenomes

#53489 | jflfl | 11 dez 2003 00:06 | Em resposta a: #53060

Minha Querida Prima
Que boas noticias aqui trazes. Já agora uma ideia: porque não sugeres ao GENEA que organize a vinda do Paulo Valadares para uma conferência em Portugal? Bem sei que há a questão dos custos... Mas estou certo que não faltarão interessados a ponto de se conseguir o financiamento necessário. E com jeito até se conseguem algumas instituições a patrocinar!...
Já agora pedia-te o favor de me mandares um mail para jfalcaolima arroba mail ponto telepac ponto pt. É que não sei que fiz ao teu endereço!
Quim

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento do 1º Dicionário Sefaradi de Sobrenomes

#53610 | mcc | 12 dez 2003 22:50 | Em resposta a: #53476

Caro Artur

Perdi o seu contacto que em tempos colocou na net. Gostaria de entrar em contacto consigo, a propósito da possível vinda do nosso queridíssimo Paulo Valadares a Portugal.Pode entrar em contacto comigo?
Aqui lhe deixo um endereço:
mcsde02@yahoo.com.br

Os meus respeitosos cumprimentos para si e sua mãe, que espero rever em breve.
mcc

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento do 1º Dicionário Sefaradi de Sobrenomes

#53626 | artur41 | 13 dez 2003 11:16 | Em resposta a: #53610

Minha cara Maria,


Tenho o maior prazer em retomar o contacto consigo.

O meu e-mail é: arturcamisaoarrobanetcabopontopt


Os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento do 1º Dicionário Sefaradi de Sobrenomes

#53709 | Ricardo de Oliveira | 14 dez 2003 13:28 | Em resposta a: #53060

Excelente !

Parabenizo os autores, especialmente o meu primo Paulo Valadares, que em muito tem contribuido com a genealogia brasileira. Pretendo adquirir logo a obra, mais um volume essencial para a genealogia portuguesa e brasileira.

Abraços
Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE:Vozes da Diáspora

#53717 | rgc | 14 dez 2003 14:50 | Em resposta a: #53709

Caras/os Confrades

Acabo de ler num Semanário, sob o título "VOZES DA DIÁSPORA " que Harm Den Boer, investigador da Universidade de Amesterdão acaba de publicar em CD-Rom "SPANISH AND PORTUGUESE printing im the Netherlands 1584.1825. E também o link de ligação que suponho não poder colocar aqui.
Um bom Domingo.
Rafael Guerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento do 1º Dicionário Sefaradi de Sobrenomes

#54167 | mcc | 21 dez 2003 17:39 | Em resposta a: #53077

Primo Forjó

Já tentei hoje enviar-lhe uma mensagem e vem o retorno dizendo que a sua direcção não existe. Tem a caixa cheia ou mudou de endereço?
Por favor, mande-me uma mensagem com o seu endereço actual.
Para o caso de não falarmos antes, desejo-lhe um feliz Natal,cheio de coisas boas: saúde, paz, alegria! O resto que vier, é sempre bem vindo!
Um abraço par si e Maria Alexandra.
mcc

Resposta

Link directo:

RE:Vozes da Diáspora

#60308 | Luiz Paulo | 12 mar 2004 17:26 | Em resposta a: #53717

Caro rgc, tenho muito interesse neste trabalho em CD-Rom favor enviar o link para businespaul@uol.com.br

Obrigado
Luiz Paulo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 02:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen