Aquinos, de São Tomás de Aquino

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas | Títulos

Aquinos, de São Tomás de Aquino

#53152 | LCM | 05 dez 2003 09:58

Caríssimos,

Vitória de Cardaillac c. com D. Luís de Lima Brito Nogueira, 1º Conde dos Arcos, com vastíssima descendência através de sua filha D. Madalena c. com D. Tomás de Noronha, 3º Conde dos Arcos.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=20204

Vitória era filha de Gilbert François de Cardaillac, Baron de la Chapelle Marival, e de sua mulher Madalena de Bourbon (do ramo Bourbon-Malause)http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=20206

Por seu pai era neta de Victória de Aquino (afilhada de Catarina de Medicis), filha de António de Aquino e de Isabel Caracciolo. Este António era filho de Ladislau de Aquino, Duque de Briscella, e neto de Gaspar de Aquino.
São estes Aquino que me interessam pois serão os mesmos de São Tomas de Aquino.
Alguém sabe alguma coisa desta família?

Muito obrigado.
Cumprimentos,
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Aquinos, de São Tomás de Aquino

#53157 | sampaio | 05 dez 2003 10:25 | Em resposta a: #53152

Caro Lourenço Correia de Matos

Tenho alguns apontamentos sobre esta familia, dado que entroncam por duas vezes com São Payos, através de casamentos com duas Avintes (Francisco de São Payo e Manuel António de São Payo).
Poderei durante o fim de semana ver o que tenho, e na terça feira dizer-lhe.

Cumprimentos

João de São Payo

Resposta

Link directo:

RE: Aquinos, de São Tomás de Aquino

#53161 | LCM | 05 dez 2003 10:31 | Em resposta a: #53157

Caro João,

Muito obrigado. Sobre Bourbons e Cardaillac tenho qualquer coisa mas sobre Aquinos só sei aquilo que escrevi e achava curioso ver a ligação a S. Tomás.
Descendo desta gente precisamente através de uma irmã do 1º Conde de São Payo casada com o 1º Visconde de Mesquitela.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Aquinos, de São Tomás de Aquino

#53165 | sampaio | 05 dez 2003 10:58 | Em resposta a: #53161

Caro Lourenço

Em tempos um primo meu (nosso) e eu, levamos a cabo, precisamente um estudo deste ramo, não me lembro até quanto recuamos (pois foi realizado nos anos 80).
Provavelmente já saberá, senão aqui fica a dica, que pode interessar, do existencia do trabalho que está a ser realizado pelo Galvão Telles, sobre a biografia do 1º Conde de São Payo, penso que será ediado durante Dezembro.
Em paralelo está também a realizar (o Galvão Telles), a descendência dos 1ºs marqueses de Pombal, que apanha todos os São Payos, descendentes do 1º Conde (tive oportunidade de ver parte do estudo, e se não me falha a memoria tinha perto de 800 folhas a4, com descendentes e biografias).
Seria interessante, compilar todos os estudos que existem sobre os São Payo, e são muitos (Mello Vaz de São Payo, Mello de São Payo, Sampaio e Mello, condes e marqueses de São Payo, ....) e quase todos actualizados e editar a descendência de Vasco Pires de são Payo (1º Senhor de Vila Flor)!. Penso que não seria tão grande como os "Carvalhos de Basto", mas a maior parte do trabalho esta feito!, fica o repto e a minha disponibilidade.

Abraço

João

Resposta

Link directo:

RE: Aquinos, de São Tomás de Aquino

#53169 | LCM | 05 dez 2003 11:11 | Em resposta a: #53165

Caro João,

Sou amigo do João Bernardo Galvão Telles e estou muito curioso de ver a biografia do 1º Conde que sairá na revista "Tabardo" n.º 2 do Centro Lusíada de Estudos Genealógicos e Heráldicos. Também tenho lá um artigo pequeno, mas não garanto que saia ainda este mês...
A descendência do Pombal é um trabalho colossal em que o João tem empregue o seu talento e a sua dedicação. Para se ter uma ideia, confirmou todas as datas referidas na 1º Edição da obra e/ou por Canedo!! Estou curioso com o livro pois embora não descenda de Pombal "apanho-o" duas vezes ao lado: a 1º com sua filha a Condessa de São Payo (cunhada de uma antepassada) e a 2ª com a Condessa de Mesquitela, Rio Maior de nascimento (cunhada da minha 5ª avó Ana Joaquina c. com o Morgado do Hespanhol).
Quanto a São Payos gostava de ver o famoso livro iluminado que o 3º Marquês D. António Pedro mandou fazer e que penso tenha ido com o Arquivo para Bragança.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Aquinos, de São Tomás de Aquino

#53170 | MSPAGraça | 05 dez 2003 11:12 | Em resposta a: #53165

Caro João São Payo

Da minha parte desde já me ofereço para ajudar. Sou descendente de Vasco Pires, pelo ramo Teixeira/Pereira de Sampayo, instalado Água Revez, depois em Favaios, mais tarde em Casal de Loivos, casa que se mantém na Família (sobre este ramo veja o Júlio Teixeira, o ANP, os Nomes de Portugal, etc., etc. e encontrará os Sampayo Pimentel, nomes que herdei de minha Mãe).

Tenho já muitos dados compilados, numa tentativa de realizar precisamente esse trabalho.

Caso esteja interessado, contacte-me para o meu email: manuelspagraca arroba hotmail ponto com.

Um abraço

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Aquinos, de São Tomás de Aquino

#53172 | MSPAGraça | 05 dez 2003 11:16 | Em resposta a: #53169

Caro Confrade,

Quanto aos Aquinos, não me parece errar muito no seguinte tiro:

Adenolfo I (Gastaldo) d' Aquino

Filho:
Rodiperto d' Aquino (m. 949)
Casou Megalu di Gaeta Aquino (m. 949), filha de Docibilis I, Duca di Gaeta

Filho:
Siconolfo I d' Aquino (m. antes de 949)

Filho:
Adenolfo II d' Aquino (m. c. 980)
Casou Maria Aquino

Filho:
Adenolfo III (Summucula) d' Aquino

Filho:
Adelolfo IV d' Aquino (m. 1042)

Filho:
Landone II d' Aquino
Casou Sichelgaita di Capua, filha de Pandulfo II, Duca di Capua

Filho:
Landone III d' Aquino

Filho:
Landone IV d' Aquino (m. depois de 1130)

Filhos:
Pandolfo I d’Aquino, q. s.
Rinaldo I d’Aquino (m. c. 1160). Casou com N... di Medania Aquino, filha de Roberto di Medania, Conti di Acerra. Com geração

Pandolfo I

Filho:
Landolfo I d' Aquino

Filho:
Adenolfo II d' Aquino
Casou Ottolina dell Isola Aquino

Filho:
Tomasso I d' Aquino, Conti d’Acerra
Casou Margherita di Ogento Aquino

Filho:
Adenolfo III d' Aquino
Casou Gubitosa de Laurito Aquino

Filho:
Tomasso II Aquino, Conti d’Acerra1 (m. pouco depois de 23.VIII.1268)
Casou com Margherita of Swabia, filha do Sacro-Imperador Romano-Germânico Frederico II e de Bianca di Lancia

Filhos:
Landulfo, Conti d’Aquino, Signor di Loretto i Belcastro, q. s.
Joana d' Aquina Ruffo, casada com Pietro II de Ruffo, Conti di Catanzario, com geração.

Landulfo, Conti d’Aquino, Signor di Loretto i Belcastro
Casou Theodora, filha do Conti di Theate.

Filho:
São Tomás de Aquino


Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Aquinos, de São Tomás de Aquino

#53175 | LCM | 05 dez 2003 11:32 | Em resposta a: #53172

Caro Manel,

Muito obrigado pelas informações. Sabe por acaso a ligação entre S. Tomás e os Aquino que referi na 1ª mensagem, antepassados de tantos portugueses?

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Aquinos, de São Tomás de Aquino

#53179 | MSPAGraça | 05 dez 2003 12:02 | Em resposta a: #53175

Caro Lourenço

Confesso que ainda não... mas procura-se...

Um abraço

Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Aquinos, de São Tomás de Aquino

#53193 | alcal | 05 dez 2003 13:29 | Em resposta a: #53157

Caro João de São Payo,

Como pode ver na base de dados da Genea o casamento do 5ºConde de São Payo, D.António Pedro com D.Francisca Bernarda da Silva Pessanha reforça esta ligação aos Aquinos( via Condes de Peniche e de Paraty).

Cumprimentos

Alexandre Callado

Resposta

Link directo:

RE: Aquinos, de São Tomás de Aquino

#53247 | AMFA | 06 dez 2003 15:03 | Em resposta a: #53175

Meu Caro Lourenço

Do que tenho pesquisado, obtive os seguintes dados sobre a
ASCENDÊNCIA DE VICTORIA DE AQUINO, AVÓ PATERNA DE D. VICTÓRIA DE BOURBON, 1ª CONDESSA DOS ARCOS

1 - VICTORIA DE AQUINO
Casou com ANTOINE GILBERT DE CARDAILLAC, Barão de la Chapelle-Marival, Governador de Quercy, Gentil-homem ordinário da Câmara do Rei de França, Cavaleiro da Ordem de Saint Michel.em 1572.

2 - ANTÓNIO D' AQUINO
2º Marquês de Quarate
Passou a França, pois tomou o partido francês
Cavaleiro da Ordem de
Casou com
3 - ELISABETH CARACCIOLA

4 - LADISLAO D' AQUINO
1º Marquês de Quarate
Senhor da Grotta Manarda
Casou com
5 - FELICIANA CARRAFA

6 - GIANI CARACCIOLI
Príncipe de Melfe, Duque de Venouse e de Ascoli, Grande Senescal de Nápoles, Marechal de França.
Cavaleiro da Ordem de Saint Michel em 1501
Casou a 1ª vez com
7 - LEONORA SANSEVERINA

8 - GASPARRO D’ AQUINO
irmão primogénito do Bispo de Gravina, que adquiriu muitas riquezas, com as quais pôde comprar Quarate, que, com o título de Marquês, veio a pertencer ao citado Ladislao (nº 4), filho deste Gasparro
Senhor da Grotta Manarda
Casou com
9 - MARIA FILOMARINA DI MINERBINO

10 - FABRIZIO CARRAFA
Duque de Andria, 2º Conde de Rouve
Casou com
11 - PORCINA CARRAFA
Condessa de la Groteria

12 - TRAJAN CARACCIOLI
Príncipe de Melfe
Casou com
13 - MARIA CALDORA

14 - PIERO ANTONIO DE SANSEVERINO
Casou com
15 - JULIA ORSINA

16 – LADISLAO D’ AQUINO
Senhor da Grotta, Manarda em tempo do Rei Afonso em 1444
Casou com
17 – FUMMIA FRANCESCA DEL BALZO


32 – MATTEO D’ AQUINO
Senhor da Grotta Manarda em 1411
Casou com
33 – FRANCESCA DI SANFRAMONDO

34 – JACOBO DEL BALZO


64 – ANTONIO D’ AQUINO
Foi emancipado pelo pai em 1375, quando tinha cerca de 20 anos.
Senhor da Grotta Manarda
Gentilhomem e em 1483 obteve do Rei Carlos III que pudesse suceder em todos os bens de Siligaita Figliomarino
Casou com
65 – RUBERTA GAETANA


128 – NICCOLO D’ AQUINO
Senhor da Grotta Manarda
Na guerra do Rei da Hungria sofreu muitos danos ao serviço de Rainha Joana, pelo que obteve por remuneração e recompensa desses trabalhos todos os bens que foram de Niccolo de Molini, ou seja Sant’Angelo di Scala, Crapiglia e metade da Grotta Castagnana no Principado.
Casou (1ª vez) com
129 – CATERINA DE CABANI

131 - ……….. FIGLAMARINA


256 – LANDOLFO D’ AQUINO
Senhor da Grotta Manarda em 1332.
Fez testamento em Nocera , a 9 de Fevereiro de 1344

258 – RUBERTO, CONDE DE IEVOLI
Grande Senescal do Reino


263 – SILIGAITA FIGLIOMARINO


512 – LUCA D’ AQUINO
Senhor da Grotta Manarda em 1292
Cavaleiro
Casou, conforme contrato de 1283-09-16, com
513 – GIGLIA DELLA MARRA


1024 – TOMMASO D’ AQUINO
Senhor da Grotta Manarda em 1259, em que sucedeu a seu irmão Andrea, que sucedera ao irmão primogénito Adinolfo

1026 – RISONE DA BARLETTA
Foi Senhor de Serino


2048 – LANDOLFO D’ AQUINO
Senhor da Grotta Manarda em 1229


4096 – ANDREA D’ AQUINO


8192 – LANDOLFO D’ AQUINO
Senhor de Alveto


16384 – PANDOLFO D’ AQUINO
Deve ser o 5º Conde de Aquino. Seria irmão do pai de S. Tomás, Renaldo d’ Aquino. Seria também avô ou bisavô de Tommaso d’Aquino, 1º Conde de Acerra em 1221

Como se vê, esta minha versão difere da de Manuel de Azevedo Graça quanto à ascendência e entroncamento de S. Tomás, a qual me parece cronologicamente difícil de aceitar, já que S. Tomás nasceu em 1224-5. No entanto, quanto a esse ponto, não estou nada convicto com a minha versão.

Gostava de apurar a consistência desta minha versão e, por isso, mantenho-me atento e aberto às correcções dos confrades.
Um abraço

Augusto Ferreira do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Aquinos, de São Tomás de Aquino

#53255 | LCM | 06 dez 2003 17:00 | Em resposta a: #53247

Caro Tio Augusto,

Muito obrigado pelas suas magnificas informações. Abri este tópico para satisfazer a curiosidade quando me disseram que o Aquino dos Cardaillac era o mesmo de São Tomás.

Um abraço amigo do
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Aquinos, de São Tomás de Aquino

#53351 | sampaio | 09 dez 2003 10:42 | Em resposta a: #53255

Caro Lourenço

A ascendência que possuo é a mesma que a enviada pelo Augusto Ferreira do Amaral. Tenho também a ascendência, normalmente até aos bisavós, das respectivas mulheres dos Aquinos.
Abraço
João

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 19:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen