Prémio Valmor

Este tópico está classificado nas salas: Património

Prémio Valmor

#53199 | MSPAGraça | 05 dez 2003 14:14

Caros Confrades

É do conhecimento geral que o Prémio Valmor foi um dos mais prestigiados prémios da Arquitectura em Portugal.

Será possível que fosse apenas atribuído a prédios de Lisboa?

Ainda é atribuido? Por quem?

Existe alguma fundação ou afim, dedicada ao Prémio Valmor?

Desde já agradeço qualquer resposta.

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Prémio Valmor

#53204 | aeiou2 | 05 dez 2003 14:32 | Em resposta a: #53199

Olá,
O prémio Valmor foi instituído,por disposição testamentaria do 2ºvisconde de Vamor,Fausto de Queiroz Guedes em 1903,para os autores do melhor e mais artístico prédio,construído em Lisboa.Só nos anos entre 1997 e 2003,é que não foi atribuído,mas irá ser atribuído em 2004,pela C.M. de Lisboa.
Com os melhores cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Prémio Valmor

#53205 | fsmunoz | 05 dez 2003 14:32 | Em resposta a: #53199

Caro Manuel Graça,

Não tenho muita informação sobre o assunto, mas lembro-me de uma notícia recente que referia que a CML iria voltar a atribuir o Prémio Valmor(creio que houve uma interrupção em 1997/8 na sua atribuição)

Ora, se o prémio é competência - como aparenta ser - da CML decorre naturalmente que apenas prédios de Lisboa (Concelho) sejam contemplados.

De resto desconheço a existência de qualquer fundação, bem como os moldes em que o dito Prémio é atribuído. Nem sei se sempre teve envolvimento da CML ou se esta assumiu as responsabilidades na sua atribuição numa data posterior à sua criação.

Com os melhores cumprimentos,

Frederico Muñoz

Resposta

Link directo:

RE: Prémio Valmor

#53206 | MSPAGraça | 05 dez 2003 14:40 | Em resposta a: #53205

Caro Frederico Muñoz

Muito obrigado pela resposta rápida.

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Prémio Valmor

#53208 | MSPAGraça | 05 dez 2003 14:59 | Em resposta a: #53204

Cara Maria

Agradeço-lhe muito a resposta e a prontidão.

As minhas perguntas seguem-se a uma conversa do almoço de hoje. Trabalho e estudo com uma amiga, cujo tema de mestrado é um dos melhores arquitectos portugueses da 1.º met. do séc. XX, duas vezes Prémio Valmor. Ela é detentora de um riquíssimo espólio do arquitecto, composto de desenhos, academias, projectos de edifícios e de urbanismo, fotografias, cartas, postais, etc., etc., etc.... Mostra algum interesse em expôr aqueles documentos, o que iria ter imenso interesse para a História de Lisboa (são maioritariamente projectos realizados e/ou pensados para Lisboa) e para a História da Arquitectura Portuguesa (uma vez que fazem a passagem das Beaux-Arts, de influência parisiense, para a problemática da Casa Portuguesa, de que Ventura Terra e Raúl Lino serão, anos mais tarde, grandes mestres). Assim sendo, deverá essa minha amiga dirigir-se à C. M. de Lisboa? Ou a que outra entidade?

Mais uma vez obrigado e os meus melhores cumprimentos.

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Prémio Valmor

#53216 | aeiou2 | 05 dez 2003 16:28 | Em resposta a: #53208

Caro Manuel Azevedo Graça,
Diga à sua amiga que escreva no motor de busca do Sapo-Prémio Valmor e clica no primeiro,e claro nos outros que se lhe seguem se assim o desejar.No primeiro encontra o nome do respectivo vereador da CMLisboa que está tratando do assunto.As melhores felicidades para as teses.
Sem mais,com os melhores cumprimentos
Maria
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Prémio Valmor

#53346 | MSPAGraça | 09 dez 2003 08:36 | Em resposta a: #53216

Cara Maria

Com um fim-de-semana prolongado de atraso, venho agradecer toda a ajuda - e foi enorme - que deu...

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 07:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen