Famílias de Alvaiázere e Pussos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Famílias de Alvaiázere e Pussos

#532 | Francisca | 15 out 2000 21:18

Caro Primo Paulo,
cá me encontro, finalmente, para partilhar, também, todas as informações que tenho sobre as famílias de Alvaiázere, Pussos, Maças D.Maria, etc...
Muitos parabéns pela ideia do fórum.
Para os outros listeiros:
encontro-me ao vosso dispôr com informações sobre as famílias Godinho, Bráz, Baptista, Frazão, Silveira, Furtado, Carvalhos, Cruz e outras.
Saudações,
Inês Alves Guerra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#562 | so1 | 17 out 2000 18:44 | Em resposta a: #532

Vi a suamensagem dirigida a um primo seu.
Curiosamente a familia dos meus bisavós é essencialmente da area de Pussos/Feiteiras, Pemá,Maças de D.Maria,etc. Por falta de livros de registo, isto é assentos de baptismo e casamento, tenho dificuldades em seguir essa linha.A minha bisavó é sem a menor duvida, Maria do Rosário
da Silva Gomes Lopes de Carvalho Fernandes Mendes.Na ascendencia do meu bisavô e de accordo com elementos muito grageis de que disponho constam nomes como da cruz silveira ribeiro de souza, godinho e carvalho. tudo muito solto.se lhe for possivel fornecer-me dados sobre os nomes referidos e outras informações, ficar-lhe ia muito agradecido.
Souza Otto. Cumprimentos e obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#563 | Francisca | 17 out 2000 21:51 | Em resposta a: #562

Caro Souza Otto,
terei muito gosto em ajudar em tudo aquilo que precisar, no entanto assim é um bocadinho difícil. Será mais fácil para mim se me der alguns nomes e eu comparo com aqueles que tenho. Pode ser?
Fico, então, à espera.
Com os melhores cumprimentos,
Inês

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#578 | so1 | 18 out 2000 19:09 | Em resposta a: #563

Cara Amiga cibernética.
Obrgádo mais uma vez pela sua colaboração.A minha avó era de Almofala mas tinha propriedades em Maças de D. Maria, onde vivia, e em Maças de Caminho.Foi professora em Alvaiazere e recentemente, colectivamente, foi homenageada pela Camara Municipal.A linha que para já me interessa é a do meu avô.Manuel
Miguel Gomes Carvalho Mendes, natural de Feiteira/Pussos 04.12.1878.A sua ascend~encia é confusa e dificil de seguir por falta de assentos de baptismo e casamento desde 1829 a 1951 e em pelmá des 1767 a 1811.Os assentos de que disponho são incompletos donde tenho apenas inform~ção oral pois o pouco de que dipunha desapareceu num contentor em leixões em 1975. Do meu avô Manuel, sei que seu pai, meu bisavô, de Feiteira, teria nascido em em 1844 e era proprietário o que é muito vago.Seu nome no assento de nascimento do filho é apenas, como o meu trisavô, António Miguel, tambem proprietario.Cntudo sei que meu bisavô usava o nome de Ribeiro de Souza, mas havia outros nomes e entre eles, Silveira, aparece tambem godinho e Gouveia, o Furtado tambem, mas não consigoencaixa-los nem sei se não seria uma via feminina.Sei que aminha bisav´o é Gomes de Carvalho Mendes,que a trisavó seria Maria Catharina.Pelo lado da minha bisavó, Mendes, já cheguei a 1730, sem grande dificuldade."Ecco" o que lhe posso dizer mas gostaria de descobrir muito mais para o livro que estou a escrever, "contos para os meus netos" que já são 12.Sei que pelo menos desde 1878 usamos o apelido de Souza Otto, isto é já la vão cinco gerações.Pelo lado da minha mãe já me passeio por 1440 com Pinto Lemos Gomes do Amaral.
Mais não sei se me der alguma iformação talvez consiga faser um matching.
Renovo os meus agradecimento.

A M de Souza Otto

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#625 | Paulo | 20 out 2000 23:07 | Em resposta a: #578

Cara Ines,
Desculpa não te ter escrito anteriormente mas ando ocupadissimo com a conclusão da "Colectânea". Por esse motivo tb ainda não tenho notícias pra ti. Li atentamente os elementos do Souza Otto e acho que poderemos prestar-Lhe auxílio no entanto é necessário que nos indique o nome dos pais (tal como constam da certidão de nascimento) de Manuel Miguel Gomes de Carvalho e dos avós paternos e maternos. Como tem a data de nascimento presumo que tenha tb certidão, se não tiver liga-se pró Sr.P.J.
beijocas pra ti.

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#698 | domconde | 28 out 2000 00:34 | Em resposta a: #625

Fiquei muito agradado com este vosso topico.
Pois sou descendente de Maçãs de D.Maria, bem como de Vendas. Já fui a Alvaiazere fazer umas pequenas buscas, bem como a Leiria. Infelizmente, como aliás já deveis saber existe uma falha muito grande de livros dessa região o que dificulta grandemente o trabalho de investigação que se queira fazer sobre esses locais.
O meu apelido è de um BRAZ que se casa uma Teixeira e desse modo invertem os apelidos para Braz Teixeira, ao invés de Teixeira Braz como devería ser ( de acordo com a tradição )
Já tenho alguma pesquiza feita, e peço-vos para verem no meu site www.geocities.com/Heartland/Village/5807 e verifiquem se a dedução (ões) que fui fazendo com óbitos e casamentos pode estar válida ou não.
Até lá
cumprimentos primos!

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#702 | so1 | 28 out 2000 18:01 | Em resposta a: #625

Cara Inês caro Paulo
Obrigado pela oferta de colaboração.Pedi apoio ao Sr,António Miranda de Carvalho, presidente da Junta de freguesia de Pussos mas até agora sem successo. O meu avô é Manoel Miguel gomes de Carvalho Mendes de Souza Otto, nascido 04.12.1878, filho de António Miguel, de Feiteira,nascido aem 1844, e de Maria do Roário Gomes de Carvalho Mendes, tambeém de feiteira, 1849.12.14.A asccendência dela tenho-a toda até finais de 1695.Meu bisavô aparece tambem só como, António Miguel, proprietário, casado com Maria Catharina.É o que consta das certidões.
No entanto quer o meu avô quer o bisavô identificavam-se pelo menos com Ribeiro de Souza, por vzes com Furtado ou com Silva.A confusão é total.
Agradeço qualquer auxilio que me prestarem.
cumprimentos
amso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#704 | so1 | 28 out 2000 20:11 | Em resposta a: #625

Cara Inês e Paulo
complemento de informação.
A minha avó Maria Benedicta da Conceição Soares de Souza Santiágo, viveu em Maçãs de D.Maria onde nasceramos meus tios AnTonio Miguel de Souza Otto, Amadeu e Judithe esta casado com o dr, Aniceto Fereira Pinto, de Niza.Foi professora muitoa anos em Alveiazere.
A minha tia, da quintq da Boa Vista, Idalina Serras Pereira.tambem vivia em Maçãs.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#716 | aps | 30 out 2000 20:58 | Em resposta a: #532

Francisca
Li no fórum/genealogia/sapo a v/ disponibilidade para informarem s/famílias originárias de Alvaiázere.Tenho feito
pesquisa s/ meus familiares, porém não consegui avançar por falta de dados nos registos que consultei,muito embora não me tenha ainda deslocado a essa localidade.Tendo em conta a vossa oferta, agradeço desde já os dados que me puderem enviar. Assim, os dados são:
-José Luciano da Silveira, nasc.25AGO 1870 em Alvaiázere,bapt.em 12SET1870 na Igreja Paroq.Sta Maria Madalena ,filho de Luciano José da Silveira e de Emilia da Conceição,julgo que ambos naturais da mesma localidade.Desconheço,pois,dados sobre nascimento dos pais,irmãos,mais familiares,etc.
Meus cumprimentos APS

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#727 | linhagens | 31 out 2000 15:37 | Em resposta a: #716

Mensagem apagada - Publicidade não autorizada

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#741 | so1 | 01 nov 2000 17:20 | Em resposta a: #698

estou destinado a cruzar-me consigo. cumprimentos e até breve amso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#772 | smenin | 05 nov 2000 04:44 | Em resposta a: #727

Prezado Jacinto Bettencourt,
Essa empresa fez-me idêntico oferecimento em outro tópico.
Mandei diversas mensagens para o endereço mencionado mas, infelizmente, não obtive sucesso.
Muitas dessas mensagens foram repetidas diversas vezes, igualmente sem êxito.
O assunto deixou de ter interesse para essa empresa?
Agradeceria uma resposta
Sérgio Menin Teixeira de Souza

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#3007 | Francisca | 28 mar 2001 15:59 | Em resposta a: #716

Caro APS,

Tenho alguns SILVEIRA na minha base de dados, no entanto nenhum com o nome e nas datas que fornece.
Tem mais informações (filhos, primos, etc)?
Se não tiver posso, na mesma, indicar-lhe o que tenho.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#19440 | Curado | 08 abr 2002 15:36 | Em resposta a: #532

Cara Francisca,
Hoje mesmo tinha colocado no forum uma mensagem a pedir informações sobre uma família que está na origem dos Curados da Gama de Maçãs de D. Maria. O desaparecimento de grande parte dos assentos de baptismo do século XIX fez, neste concelho de Alvaiázere, alguns estragos em termos de memória local...
Aqui vai o que sei (e que espero poder completar com o que possa acrescentar):
Seraphim Curado da Gama, primeiro farmacêutico da vila de Maçãs, era descendente do juiz Calisto Curado, com casa brazonada no lugar do Caneiro.
Calisto Curado morreu com 77 anos em 1907. Era filho de Tereza Mendes (de Vale de Tábuas) e de Bernardo Curado (da Aguda).
Sua mulher, Ludovina, era filha de João Ferreira (do casal de Agostinho Alves) e de Genoveva da Conceição.
De acordo com a tradição, a família descende de Vasco da Gama.
No século XVII, Martim Borges de Azevedo e Ângela de Sousa Miranda (que casaram) eram cavaleiro e dama do paço de D.João IV.
Possui informações sobre as gerações intermédias?
Os papéis referentes a elas parecem ter desaparecido em Alvaiázere e em Coimbra.
Obrigado.
Aproveito para também informar que possuo cópia da página em que está a certidão de óbito (do dia 11-1-1905) de João José, do Lugar do Casal (Maçãs de D. Maria), casado com FRANCISCA DIAS.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#19457 | Paulo | 08 abr 2002 21:40 | Em resposta a: #19440

Caro Curado,

Permita-me que lhe faça um reparo, os livros referentes às gerações intermédias que julgo referidos por si, de facto não se encontram em Alvaiázere e muito menos em Coimbra, apesar de Alvaiázere pertencer ao Bispado de Coimbra, mas sim no Arquivo Distrital de Leiria.

Já agora acrescento-lhe tb que no Arquivo Distrital de Coimbra existem diversos processos de ordenações sacerdotais de ordenandos com o apelido Curado.
Espero poder ser-lhe útil.

Um abraço

Paulo Alcobias Neves
jpan@clix.pt

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#19534 | jptfaria | 10 abr 2002 14:52 | Em resposta a: #532

Procuro ascendencia de José Miguel natural da freg. de Santo Estevão de Pussos concelho de Alvaiázere,filho de António Miguel e de sua mulher Teresa Maria;casou em Lisboa com Maria das Dores Teixeira e tiveram entre vários filhos Cipriano Miguel Teixeira que nasceu em Lisboa em 26-09-1871.
Cumprimentos.

.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#19667 | domconde | 14 abr 2002 18:05 | Em resposta a: #19534

Pode dizer quem é que eram os pais desta Maria das Dores Teixeira?

Cumps
Francisco Braz Teixeira
Fbteixeira@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#19672 | jptfaria | 14 abr 2002 20:44 | Em resposta a: #19667

Maria das Dores Teixeira n. na freg. de Nossa Senhora de Arazede concelho de Montemor-o-Velho, filha de José Teixeira Velho e de sua mulher Maria Ferreira.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#20196 | gafanhoto | 28 abr 2002 22:57 | Em resposta a: #532

Olá o meu nome é V Gaspar, e sou um iniciado em
genealogia.

Como diz na sua msg que tem informações sobre famílias de Alvaiázere fiquei curioso em saber
se alguma dirá respeito a Pelmá, Alvaiázere ou
Almoster, Alvaiázere em que constem os apelidos
Vicente ou Gaspar.

Muito obrigado

V Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#31643 | MENDES | 05 dez 2002 01:11 | Em resposta a: #532

Será que me poderá dar informações sobre a família de meu bisavô de nome Adriano Alves Baptista (S. Maria da Madalena-Alvaiazere)Casado com Francelina Amália Da Silva da Perucha e irmã de Guilhermina da Silva Frazão.Ficaria desde já muito grato por qualquer informação


Almeida Mendes

email-Novog@clix.pt

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#31654 | Fonseca74 | 05 dez 2002 10:10 | Em resposta a: #19667

Caro DomConde,
Tendo investigado familias de Alvaiázere, gostaria de lhe perguntar se encontrou alguma familia que usasse o titulo de Barão de Alvaiázere.Eu sou de Colmeias, freguesia do concelho de Leiria e esse familia tinha uma exploração mineira nesta freguesia.Vem exemplificado no livro "Contributos para a história de Colmeias e Memória"pg 235.É que este titulo não aparece aqui no Génea Portugal.
Cumprimentos,
Daniel da Fonseca Monteiro.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#32024 | epossolo | 12 dez 2002 17:14 | Em resposta a: #31643

Caros amigos,
Das poucas informações de que disponho meu bisavô Augusto Germack Possolo casou com na Igreja de S.Roque em Lisboa com D.Tereza de Jesus,minha bisavó, natural Maçâs de Caminho, concelho de Alváizere filha de Gregório Alexandre e de Maria de Jesus da Conceição.
Agradecia muito informações sobre a ascendência da minha bisavó.
Cumprimentos
Ernesto Possolo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#41301 | ATM | 09 mai 2003 09:51 | Em resposta a: #31654

Cara Ines
Li no forum a sua disponibilidade para informacoes sobre familias de Alvaiazere.
Procuro ascendencia de Antonio Pimentel de Abreu e de Maria Martins Teixeira, por volta de 1670.

Antonio de Abreu casou c/ Joana Simoes Biguina de onde nasceu Domingues Alvares Simoes Pimentel.

Maria Teixeira casou c/ Dominguos Rodrigues de onde nasceu Luzia da Nazareth Teixeira.

Do casamento de Domingues Pimentel c/ Luzia Teixeira nasceu Jose Antonio Alvares Pimentel Teixeira, que foi Capitao Mor da comarca das Cinco Vilas e da de Figueiro dos Vinhos.

Agradeco qualquer informacao

Cumprimentos

Antonio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#41402 | luis262 | 11 mai 2003 10:46 | Em resposta a: #704

Caro AM de Souza Otto:

Um 6º avô meu, José António Álvares Pimentel Teixeira, ja referido neste tópico ,para além de ter o solar da família em Maçãs de D.Maria, agora em ruínas, possuía uma Quinta da Boa Vista, nas imediações, igualmente com as armas dos Pimentéis Teixeiras. Em meados do século passado, eram propriedade, de José Venâncio Pimentel Teixeira, que foi Capitão das Milícias da Lousã e faleceu em 1850. Foram sucessivamente herdeiros delas,seu sobrinho José Maria Pimentel Teixeira,e por morte deste, a viúva. Esta senhora ,cujo nome não tenho presente, veio a casar com um primo do marido, José Gaudencio Freire de Andrade e viveu na Quinta da Boa Vista. Será a mesma quinta que refere? Tinha curiosidade em saber.
Aproveito para renovar os pedidos de informação, sobre os ascendentes de António Pimentel de Abreu c.c. Joana Simões Biguina e sobres os restantes deixados aqui ,pelo meu caro primo António Mendes,a quem envio um abraço.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#41407 | luis262 | 11 mai 2003 15:37 | Em resposta a: #41402

Cara Inês:
Tenho, por parte da minha mãe, família originária de Maçãs de D.Maria , que à época fêz parte do concelho de Figueiró dos Vinhos, sofrendo aliás, como sabe, diversas alterações a organização dos cocelhos na zona.Enviei uma anterior mensagem que dizia respeito, especificamente à Quinta da Boa Vista. Queria agora colaborar com alguns dados que disponho sobre familiares esperando também que me possam ajudar a completar as muitas lacunas que ainda tenho nos meus dados.Um meu bisavô , Materno (pai do meu avô materno), Emídio Augusto Pimentel de Figueiredo,era natural do Avelar,então c. de F.dos Vinhos, nasc. a 01/01/1859, filho de Joaquim José Simões e de Maria Roza Pimentel Teixeira, moradores no logar da Rascoia,neto paterno de Francisco de Sousa,natural de Vendas de Maria,freguesia de Maçãs de D.Maria e de Aurélia Maria da Silva,n. de Almofala de Baixo,freguesia da Aguda e neto materno de Francisco Maria Teixeira Pimentel,nascido em Maçãs de D.Maria , batizado na capela de casa de seus pais, 13/02/1798 e de Maria Roza de Maçãs de D. Maria. Sei pelos respectivos assentos ,que Francisco Maria Teixeira Pimentel era filho de José Teixeira Pimentel de Figueiredo e Sequeira e de Inácia Delfina de Paiva Manso Freire e Andrade,da Quinta da Tróia, Miranda do Corvo, casados a 22/10/1780, na capela de N.Sª do Amparo , da casa do primeiro, em Maçãs de D. Maria, neto Paterno de José António Álvares Pimentel Teixeira, Capitão Mor da Comarca das Cinco Vilas e da de Figueiró dos Vinhos e de Francisca Joaquina de Figueiredo e Sequeira, n. de Maçãs de D.Maria e neto materno de Vicente António de Paiva Manso, Capitão Mor de Miranda do Corvo, da Quinta da Troia. e de Maria Roza Xavier Freire e Andrade.
Voltando atrás, sei também que Maria Rosa (casada c. Francisco T.P., era filha do Capitão Mnuel Bernardes de Faria, e de Josefa Joa quina , ambos de Relvas ,Maçãs de D. Maria,neta pat. de José Bernardes e de Maria de Faria ,ambos de Relvas e mat. de Manuel de Sousa Ribeiro e de Maria Joaquina,ambos de chão de Couçe.
Sei igualmente os nomes dos pais e avós de J.A.A de Pimentel Teixeira, q já constam noutro lugar deste tópico .Porém pouco seisobre os ascendentes pelo lado paterno dmeu bisavô Emídio Augusto. Se´alguem tiver mais elementos agradecia que os disponibilizassem. Sobre a Família Bráz, sei que uma irmã do meu avô materno, Maria da Conçeição Simões Pinho Freire de Figueiredo, nascida em 1903 em Moçamedes, casou, penso que em Lisboa , com um primo ,José Bráz Simões,cuja família é da região, mas sem sucessores.

Melhores Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#41408 | luis262 | 11 mai 2003 15:44 | Em resposta a: #41402

Desculpe as "gralhas".
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#41943 | luis262 | 20 mai 2003 00:15 | Em resposta a: #41301

Caro António:

Até à data não me foi possível ainda ir até Leiria, ao Arquivo, pois talvez assim consiga,com paciência ,descobrir alguma coisa sobre os ascendentes, quer dos Pimentéis quer dos Teixeiras, que referes. Como deves ter reparado ,no Genealogia, já editaram a mãe e avós maternos de José António Álvares Pimentel Teixeira,há bastante tempo, mas ainda não editaram o pai nem os avós paternos, o que me admira ,uma vez que enviei os dados na mesma ocasião e citando a mesma fonte, a CBA. Atenção que o nome do pai é Domingos Álvares Simões Pimentel,e não Domingues ,como escreves neste tópico... Aliás há tempos estive na Torre e pude confirmar isso, pois estive a ler o microfilme da dita CBA.
Um abraço !

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#63321 | prpr | 23 abr 2004 18:52 | Em resposta a: #32024

As minhas raízes paternas estão em Alvaiázere, Almoster, Ansião, sendo o nome do meu pai Gastão Furtado Pereira dos Reis, e tanto quanto sei, tinha familia numerosa na zona sobre a qual estou completamente em branco. Os meus avô e bisavô chamavam-se Mateus e Afonso e viveram no Sec. XIX.

Se algum dos participantes no fórum tiver informações, ficaria muito grato, pois falta-me o tempo para ir investigar.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#85893 | henrdias | 09 mar 2005 23:17 | Em resposta a: #19457

Caro Curado,

dado que esta sua mensagem já tem algum tempo, gostaria de lhe perguntar se já fez progressos na sua investigação. É que também eu estou interessado nos Curados desta região (Maçãs, Aguda, etc.), como pode verificar pela minha intervenção de 26/09/2004, no tópico de «Cernache do Bonjardim» de C. Teixeira - Índice.

E já agora, se me permite, queria fazer também um pequenino reparo, pois tanto quanto julgo saber, a farmácia de Seraphim Curado Borges da Gama nasceu em Maçãs de D. Maria em 1898, e sei, também, atravéz da "Topografia Médica das Cinco Vilas e Arega", pag. 14, que o sogro do Dr. Joaquim Augusto da Costa Simões de Aguda, Figueiró dos Vinhos, era o pharmaceutico da Villa de Maçãs de D. Maria, o sr. Manuel da Costa Soares, falecido em 31/12/1856, cuja Botica não se tornou a abrir (pelo menos até 1860, data em que foi publicada a referida obra).

Sem outro assunto de momento, com os melhores cumprimentos

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#92547 | 2570 | 03 jun 2005 19:47 | Em resposta a: #532

Apesar de se terem passados uns anos depois da sua oferta, será que me pode ajudar na pesquisa de antepassados da minha esposa?
A saber, familia Morgado e Familia Ferreira entre outras, naturais de Pussos
Permita-me desde já enunciar algumas dessas pessoas:
-Francisco Correia Morgado(1926), filho de Antonio Gomes Morgado e de Maria da Conceição Correia.
-José Ferreira(1913), filho de Manuel Simões e de Rasaria Maria
-Maria de Jesus(1894?) filha de Alvaro Francisco e de Maria de Jesus
Desde já fico grato por todas as informações que me possa fornecer

Martins

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#160478 | Augusto Tavares | 22 jun 2007 09:39 | Em resposta a: #92547

EX.mo Senhor,

Também encontrei nas minhas investigações uma família Morgado de Pussos.
Será que tem alguma informação sobre:

António Marques Morgado c.c. Maria Simões. Filha:

Maria Marques Morgado, natural do lugar da Loureira, Pussos, onde casou c.c. José Ferreira Besteiro +/- entre 1900/1910

Ficaria muito grato se me pudesse ajudar.

Cumprimentos

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#160541 | 2570 | 22 jun 2007 19:38 | Em resposta a: #160478

Caro Augusto Tavares
As únicas informações que possuo relativamente aos "Morgado", são as que coloquei anteriormente, pois devido à distância e falta de tempo não pude ainda aprofundar este ramo familiar.
De qualquer forma caso encontre algo relativamente ao que necessiat entrarei em contacto consigo atrvés deste forum.
Fico agradecido caso possa também comunicar-me os avanços nas suas investigações, relativamente a este assunto, para um futuro cruzamento de dados.
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#169502 | nuno.melo | 07 out 2007 03:51 | Em resposta a: #3007

Carissima Francisca,


Tem alguma referência aos seguintes nomes, naturais de Maçãs de Dona Maria?

- Manoel da Silveira e Maria Fernandes da Charneca, MDM
- Francisca Nunes e João Nunes Borges Capitão do Caneiro, MDM
- Manoel de Faria e Teresa Maria do Carvalhal pais de António de Faria, MDM

Todos eles estão nas datas 1700-1850 (ainda não tenho os assentos pelo que não posso evidenciar as datas correcta) e são meus ascendentes.


Cumprimentos,

Nuno Martins

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#174528 | MENDES | 28 nov 2007 01:14 | Em resposta a: #532

Caros Confrades:

Se possível gostaria que me dessem informações acerca deste casal:
Dr.José da Silva Ribeiro de Oliveira (morreu em 1829) da Freixianda e D. Luisa Maria de Barros de Almoster,tiveram uma filha D. Maria Isabel de Barros da Silva Ribeiro casada com Manuel Gonçalves dos Santos
Desde já os meus agradecimentos a quem me possa dar informações sobre esta família

João Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#178194 | nunomelomartins | 30 dez 2007 02:32 | Em resposta a: #169502

renovo o topico

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#178195 | nunomelomartins | 30 dez 2007 02:33 | Em resposta a: #169502

Caros confrades,

Alguém tem alguma pista relativamente aos seguintes nomes, naturais de Maçãs de Dona Maria?

- Manoel da Silveira e Maria Fernandes da Charneca, MDM
- Francisca Nunes e João Nunes Borges Capitão do Caneiro, MDM
- Manoel de Faria e Teresa Maria do Carvalhal pais de António de Faria, MDM

Todos eles estão nas datas 1700-1850 (ainda não tenho os assentos pelo que não posso evidenciar as datas correcta) e são meus ascendentes.

Cumprimentos,

Nuno Martins

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#178214 | henrdias | 30 dez 2007 12:00 | Em resposta a: #174528

Caro João Mendes,

que tipo de informações pretende, ascendentes ou descendentes ?

Acontece que tenho em meus apontamentos um Dr.José da Silva Ribeiro de Oliveira mas não morreu em 1829, antes casou na Freixianda em 26-01-1829 com D. Luisa Maria de Barros de Almoster, e a filha que refere foi aí baptizada em 21-02-1833.
Peço-lhe que veja o tópico das "Famílias de Maçãs de D.Maria", onde lhe deixei informações, pois a D. Luisa Maria de Barros é irmã da Perpétua Maria de Barros, cuja descendência desconheço.

Um bom ano repleto de descobertas genealógicas...

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#221636 | wipe | 19 fev 2009 16:07 | Em resposta a: #19440

Caro Curado,

Queria também obter mais informações sobre a familia Curado. Depois um ano e meio moro numa casa no Caneiro. No livro de dr Alfredo Rodrigues "História, lendas e contos à sombra da "ribereinha"' vi um foto de nossa casa com o titulo "Caneiro-Maçãs (Casa do Alferes Curado da Gama)". Também o nome da rua chama-se Rua do Alferes Curado. Agora duvido se a informação em cima sobre a casa brasonada no lugar Caneiro é sobre a mesma casa. Nossa casa tem uma pedra de brasão em cima do portão.
Sou muito curiosa para a história e mais dados deste casa.
Desculpe para os eventuais erros de ortografia, más sou holandesa e sou só uma principiante da lingua portuguesa.

Melhores cumprimentos
Wilma

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#221647 | Curado | 19 fev 2009 17:23 | Em resposta a: #221636

Olá e bem-vinda!

Não sabia que a casa do Alferes Curado tinha sido vendida. Há poucos anos (10 ou 12) ainda estava na posse de um filho dele, já idoso.
O Alferes Curado foi um nome importante nas Campanhas Africanas do século XIX quando, após o Ultimatum da Inglaterra em 1890, Portugal teve de começar a povoar os seus teritórios africanos, enviando com os colonos vários regimentos que assentavam praça no local, para proteger os civis. O Alferes Curado trabalhou bastante em Angola e foi ferido duas vezes, tendo recebido várias medalhas de mérito militar. Foi referido na primeira página de vários jornais de grande circulação no sécuo XIX (como «O Século», «A Mala da Euopa», etc.). Conhecia pessoalmente Mouzinho de Albuquerque.
Firmino Curado nasceu em Maçãs e era filho do Juiz Calisto Curado (que tem o nome de outra rua na vila), sendo irmão de João Curado da Gama (Chefe das Alfândegas do Porto) e de Serafim Curado da Gama (primeiro farmacêutico e grande benemérito de Maçãs de D. Maria, injustamente esquecido na toponímia da vila).
A «Casa do Caneiro» pertenceu ao pai, Juiz Calisto Curado, desde, pelo menos, 1855. A família Curado é originária de um dos ramos de Martim Borges de Azevedo e Ângela de Sousa Miranda, cavaleiro e dama do Paço de D. João IV em 1640.
Tem, portanto, uma casa cheia de história, que já funcionou, inclusivamente, como tribunal (cerca de 1857, se a memória me não falha).
Parabéns pelo seu bom-gosto!
Maçãs é maravilhosa em termos de natureza e de casas com história.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#221653 | fantoniosj | 19 fev 2009 18:19 | Em resposta a: #532

Alguém tem informações sobre os antepassados desta família de Pussos que passou a Olalhas (Tomar)?
I Luís Maria dos Santos (*1807, lugar do Carvalhal, freguesia de Pussos, concelho de Alvaiazere, † 25.05.1887, no Alqueidão, nas Olalhas, v., com 80 anos, “na casa de seu genro João Martinho”), casou com Maria da Conceição (*Carvalhal, Pussos, Alvaiazere).
II Rosaura Maria (* 1850, Carvalhal, Pussos, Alvaiazere † 22. 05. 1893, v., com 43 anos, Olalhas) casou com João Martinho Rosa (* 1822, Alqueidão, Olalhas / † 07.10.1892, Olalhas, c., com 70 anos).

Com os melhores cumprimentos
Fernando António

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#221714 | wipe | 20 fev 2009 13:35 | Em resposta a: #221647

Caro Curado,

Muito obrigada para suas informações. Nos achámos nossa casa um foto de um homen militar. No lado detrás é escrito: "Alferes, Firmino Curado oferece a seu filho Elisio Rodrigues. Maçãs de Dona Maria 28 de Outobro 1934." Temos dúvidos o que Alferes Curado é o pai de Elisio Rodrigues. Em caso ele é, eu não percebo porque Elisio não porte o nome Curado.
Claro é que Elisio Rodrigues foi casado com Palmira Maria Rosa, e sendo o pai de duas filhas, Silvina Maria Rodrigues e Benilde Simões Rodrigues. Nos comprámos a casa destas irmas e os maridos deles.

Queria saber também se vôces sabe a significação da pedra em cima do portão. E um brasão? Pode ser uma relação com o funcionamento do tribunal?

Melhores cumprimentos,
Wilma

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#222565 | henrdias | 01 mar 2009 20:35 | Em resposta a: #221714

Cara Wilma,

faço minhas as palavras do confrade "Curado", dando-lhe os parabéns pela aquisição de uma casa com história, e também pelo bom-gosto usado na sua recuperação.
Apreciei também o seu interesse em conhecer a história dessa casa, e ainda mais pelo facto de não ser natural dessa terra, nem deste país.

Sou natural de Maçãs, mas vim com tenra idade (meses, apenas) para Lisboa, onde resido, e raramente aí me deslocava. Passei a ir mais vezes a Maçãs, após a reforma dos meus pais, que sempre aqui viveram como estrangeiros, com vontade de regressar ás origens.
Apesar de não ter sido criado na minha terra natal, e de conhecer aí pouca gente para além da família, sinto como que uma espécie de dívida para com essa terra, onde no fundo tenho as minhas raízes.

Quando comecei a estudar a genealogia da minha família, com origem em Maçãs, esse estudo depressa se estendeu às freguesias vizinhas onde também tenho ascendentes, e logo mais o gosto por esta matéria se alargou a outras famílias da região outrora designada como as "Cinco Vilas", hoje englobada nos concelhos de Ansião, Figueiró e Alvaiázere. E por fim, veio também o interesse por toda a história local desta vasta região.
Julgo ser esta a forma de pagar a dívida para com a terra que me viu nascer.

Portanto, e apesar de continuar a ser um leigo na matéria, estou hoje em dia na posse de alguns elemento que posso partilhar com quem neles tiver interesse.

Posso, desde já, confirmar o que o confrade "Curado" afirmou: "A família Curado é originária de um dos ramos de Martim Borges de Azevedo e Ângela de Sousa Miranda, cavaleiro e dama do Paço de D. João IV em 1640", como pode verificar aqui na base de dados do GeneAll.net, onde constam já os pais de Calisto Curado, o professor primário e Juiz da Paz de Maçãs de D. Maria.
Assim, Bernardo Curado (pai de Calisto Curado) era filho de Manuel Curado e de Maria Madalena, e esta era filha de José Lourenço e de Maria de Jesus, como pode verificar em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1042971

Quanto aos avós paternos de Bernardo Curado, segundo os meus apontamentos seriam o José Lourenço e a Mariana de Jesus, mas dada a enorme semelhança com os nomes dos avós maternos, isto levou-me a crer que me terei enganado a copiar o assento, ou até quem sabe, o Pároco ao escrevê-lo. Portanto será um caso a esclarecer, e por essa razão ainda não o mandei para publicação no Geneall.

Quanto aos filhos de Bernardo Curado, a saber:

- Calisto Curado * 1831 +1907
- Manuel Curado
- Maria Joaquina da Conceição

Já os havia enviado para publicação no final do ano passado, e como tardavam a colocá-los, voltei a envia-los hoje. E agora, só depois destes lá constarem, poderei enviar os respectivos cônjuges e a sua descendência. Embora deva dizer que em relação a descendentes, pouco mais sei, pelo que desde já agradeço qualquer contribuição neste sentido.

No entanto em relação à ascendência que o confrade "Curado" referia, da ligação do Calisto Curado ao Martim Borges de Azevedo, (Cavaleiro da corte de D. João IV, e primeiro proprietário do Ofício de Escrivão dos Órfãos das Cinco Vilas, morador que foi na Qt. de Cima em Chão de Couce), é através da sua mãe, Teresa Maria de Jesus, e de sua avó Josefa Teresa de Jesus, (e apesar da minha base de dados ter algumas diferenças em relação ao que consta no Geneall), vai-se dar ao Manuel de Sousa Ribeiro, neto do dito Martim, (ou Martinho) Borges de Azevedo.

Como pode verificar, nesta grande base, já começa a haver qualquer coisa relacionada com as famílias que de certa forma estiveram ligadas à história dessa casa. E eu também estou bastante empenhado em decifrar a ascendência desses Curados, pois também tenho Curados na minha ascendência, e até à data, ainda não os consegui entroncar com esses.

Sabe, fiquei eufórico, quando soube que tinha uma foto do Alferes Firmino Curado. E mais eufórico ficaria, se tivesse possibilidade de a digitalizar e enviar por e-mail…é que eu ando a tentar arranjar os retratos das pessoas mais antigas de Maçãs, e já tenho algumas, inclusive a do Calisto Curado. Só que foi uma fotografia que tirei na Biblioteca de Alvaiázere a uma fotocópia de um jornal antigo, e está em muito mau estado. Por essa razão não irei envia-la para o Geneall, embora dê para ter uma ideia como era a pessoa. Mas a do Firmino, se você estivesse de acordo, quando eu envia-se o nome dele para publicação, poderíamos também enviar a referida foto.
É que neste País é habitual dizer-se que uma imagem vale mais do que mil palavras…

Bom, hoje tenho mesmo de parar por aqui, mas prometo voltar, e até lá receba os melhores cumprimentos de,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#222576 | 2570 | 01 mar 2009 22:01 | Em resposta a: #222565

Caro Henrique dias
A minha esposa tem ascendentes em Alvaiazere, mais propriamente em Pussos.
Caso tenha informações que possa partilhar agradeço que me contacte através deste forum.
Mas............O que me leva também a comunicar consigo refere-se à fotografia de que fala.
Não que eu tenha interesse directo no assunto, mas durante a minha ocupação profissional passei por um fotografo de Lisboa, que tinha na montra exemplos de fotografias antigas, e o resultado após melhoramentos com novas tecnologias.
Os resultados apresentados (na montra), eram muito bons, e pode ser quer seja do seu interesse passar por lá, visto que mora em Lisboa.
Não sei de cor da porta, mas fica na avenida general Roçadas, perto do nº 70.
Quem vem da Praça Paiva Couceiro em direcção a Sapadores, entrando pela avenida, são mais ou menos 50 mts. (do lado esquerdo)
Cumprimentos
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#222665 | henrdias | 02 mar 2009 21:47 | Em resposta a: #222576

Caro Martins,

agradeço a dica em relação à fotografia, que teria o seu interesse caso se trata-se de um retrato feito em papel fotográfico, o que não é o caso. E sabe como são as fotos de jornal, constituidas por aqueles pontinhos... e ainda para mais um jornal antigo que foi fotocopiado e depois fotografado. Só mesmo um milagre, pois estamos muito longe do retrato original, e em todos estes processos foi-se perdendo qualidade.

Quanto aos ascendentes da sua esposa eu sei que tem alguns elementos dispersos por outros tópicos, por isso convidava-o a concentrá-los aqui neste tópico.
Como por certo já se apercebeu, há imensos confrades com ascendência nesta freguesia (que até gerou gente com algum valor), mas que curiosamente continua a ser pouco estudada.

Pessoalmente nunca senti necessidade de consultar os paroquiais de Pussos, por isso não poderei ser de grande ajuda, mas acontece, por vezes, nas freguesias vizinhas cruzar-me com pessoas daí, como é o caso, p. ex.:

António Gomes Morgado, filho de Manuel Gomes e de Isabel Inácia naturais dos Jordões, S. Pedro do Rego da Murta que veio casar em Maçãs de D. Maria com Florência Maria da Conceição filha de José Rebelo de Carvalho, de Dornes, F.Zêzere e de Maria Josefa de M.D.M. Este casal teve uma filha, Maria da Conceição nascida em 1870.

Tenho também alguns Correia de Pussos, mas julgo que já são do seu conhecimento. No entanto, conheço um senhor que é empresário, cuja firma estás sediada em Sacavém, mas com residência sazonal em M.D.M., com tem apelido Correia e ao que parece é natural de Pussos. Quando tiver oportunidade, posso tentar indagar as suas origens...

Também sei que está para ser publicado (e já à alguns anos anunciada), mais uma obra do Pe. Jacinto Nunes sobre esta freguesia, mas que tarda em aparecer.

Também à pouco estava a ler o último número do jornal "O Alvaiazerense", onde referia que estava a decorrer a colocação das placas com o nome das ruas nesta Freguesia.
Dizia também que "o estudo que levou à proposta de Toponímia da Freguesia de Pussos, aprovado pela C.M. de Alvaiázere, foi um trabalho meticuloso que se arrastou por alguns anos, e agora concluído". Dizia ainda que "Foram tidas em conta as referências históricas da freguesia, bem como as pessoas mais ilustres ou que mais relevo tiveram para a mesma e, em caso de dúvida, foram auscultados alguns residentes locais".

Seria interessante ter acesso a esse estudo, pois é natural que tenham feito o levantamento da biografia das pessoas que mais se destacaram.

Mas por vezes, infelizmente, esses "estudos" deixam muito a desejar, pois além de serem feitos "em cima do joelho", acabam por ficar "no segredo dos deuses", como parece ter acontecido com o de Maçãs de D. Maria, perdendo-se desta forma, uma oportunidade de divulgar a história local.

Bom, por hoje é tudo, receba os melhores cumprimentos de,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#222875 | henrdias | 04 mar 2009 23:52 | Em resposta a: #221714

Cara Wilma,

verifiquei hoje que o Calisto Curado já consta na base de dados. Por essa razão já enviei para publicação o nome da sua mulher: Maria Ludovina da Conceição (* 1833 + 1905), bem como dos filhos que são do meu conhecimento, a saber:

- Inácia Ludovina da Conceição Curado e Sousa (* 1860 + 1878)
- João Curado da Gama (Chefe das Alfândegas do Porto)
- Serafim Curado Borges da Gama (Farmacêutico)
- Firmino Curado (Alferes) (* 1864 + 1937)

Como pode verificar, o Professor Calisto Curado, e juiz das Cinco Vilas e Arega em meados do séc. XIX, perdeu a sua filha Inácia Ludovina com dezoito anos de idade, por motivos de doença (tuberculose), e construiu-lhe o melhor mausoléu (daquela época) no Cemitério Velho de Maçãs, junto da igreja paroquial. O mesmo onde hoje repousam ele próprio, a mulher, os seus filhos João e Serafim.

Quanto ao filho Serafim Curado da Gama, o seu grande sonho foi fundar a primeira farmácia da terra (na altura chamava-se botica), num tempo em que ocorriam dezenas de mortes por ano, devido à total ausência de cuidados médicos (era o apogeu do então fatídico jogo do pau). A farmácia nasceu em 1898, quando os medicamentos eram misturas feitas em almofarizes de pedra. Até à pouco tempo, manteve o seu nome. Diz-se que Serafim Curado da Gama salvou dezenas de vidas.

Bem, e por hoje é tudo, espero sinceramente que estas informações acerca das pessoas que habitaram essa casa, possam ser do seu agrado.

Atenciosamente,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#225395 | henrdias | 02 abr 2009 21:02 | Em resposta a: #221714

Caros Confrades,

por acaso, alguém tem conhecimento se Higino Curado dos Santos, pertence a estes Curados que temos aqui referido?

H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#226084 | henrdias | 10 abr 2009 16:15 | Em resposta a: #225395

Caros Confrades,

sei que este Higino Curado foi comerciante em S. Tomé e tinha residência em M.D.M. cerca de 1970 na vivenda Otilina, creio que junto aos Correios.

Gostava de saber se pertencia à família de Calisto Curado.

atenciosamente,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#226086 | chartri | 10 abr 2009 16:31 | Em resposta a: #226084

Caro Hienrique Dias

Tem de ir a Maças. A vivenda ainda existe ao pé dos Correios e é viva a Mulher dele, chamada Otilina, mas ele já morreu há muito.

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#232052 | saranunes24 | 16 jun 2009 19:03 | Em resposta a: #221653

Olá!

Não sei se me poderiam ajudar... procuro ascendentes nascidos em Alvaiázere, os dados que disponho são os seguintes:

Maria Rosa Nunes (avó materna) - nasceu a 1919 e cujos pais eram Angelina da Conceição e António Nunes Pedro.

Para mim, parece-me um pouco estranho, mas nenhum dos filhos tem o sobrenome Pedro, aliás outros filhos, além do Nunes, têm como sobrenome, Braz Nunes. Por outro lado, a minha bisavó materna também tinha irmãos com o sobrenome Gomes.

Obrigada,

Sara Nunes Dias

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#235832 | Curado | 06 ago 2009 14:42 | Em resposta a: #222565

Acabo de acrescentar fotografias de Calisto Curado e de todos os seus filhos ao Genea. Espero que gostem.
As informações entretanto dadas são as que possuo, restando-me acrescentar que os irmãos de Firmino Curado recuperaram para a família o apelido Borges (de Martim Borges de Azevedo), assim como o apelido «da Gama« (pela ascendência que remete os Azevedos para a família de Vasco da Gama).
A morte da filha foi um desgosto do qual o juiz Curado nunca se recompôs totalmente. isto de acordo com a tradição familiar.
Além dos supracitados, estão também enterrados no jazigo da família, no cemitério histórico, a nora de Calisto Curado (Paulina Barcelos Barbosa Gaspar da Gama, falecida em 1964) e a sua filha Alda (falecida em 1957 e minha avó).

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#235859 | henrdias | 06 ago 2009 19:29 | Em resposta a: #235832

Caro Curado,

pela parte que me cabe, devo dizer que gostei, ou antes, adorei. E agora fico aguardando impacientemente pela sua publicação, que como sabe, ainda irá demorar alguns dias. Mas se por acaso não acha-se impertinência da minha parte, até me atreveria a pedir o envio das referidas fotos para henrdias(arroba)gmail.com.

Sabe, o meu interesse nestes Curados (para além do meu interesse genérico nas famílias de Maçãs), tem a ver com o facto de ter Curados na minha ascendência, embora com predominãncia na vizinha freguesia de Aguda. Todavia, até à data, ainda não consegui encontrar qualquer ligação entre estes e os meus, mas nunca se sabe.

Eu aos poucos, tenho enviado os dados desta família e que são do meu conhecimento para a BD do Geneall. Hoje mesmo enviei a data de casamento de Calisto Curado e os pais da Maria Ludovina, sua mulher, cujos ascendentes, num dos ramos, tenho identificados até aos trisavós. No entanto da descendência de Calisto Curado, não conheço praticamente nada, por isso se me pudesse revelar quem eram as noras e respectiva descendência, ficar-lhe-ia imensamente grato.
Agradeço também que me corrija, caso encontre alguma incorrecção nestes dados que estou enviando.

Por hoje é tudo,
com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#236099 | henrdias | 09 ago 2009 17:40 | Em resposta a: #235832

Caro Curado,

quero agradecer-lhe pelo envio das fotografias, e aproveito para chamar a sua atenção para o tópico "• Famílias de Maçãs de D.Maria" e o sub-tópico "• Toponímia de Maçãs de D. Maria", onde coloquei algumas informações biográficas retiradas de um trabalho da C.M. de Alvaiázere.

Devo dizer que acho este trabalho muito pobrezinho no que respeita aos seus ascendentes Curados. Dá a entender que estão pouco informados, talvez porque não lêem ente fórum. Tive o cuidado de estabelecer ligações às pessoas que já se encontram na BD do Geneall, para que os interessados possam ter acesso a mais informação.

Também concordo plenamente com aquilo que afirmou aqui em Fevereiro passado: "Serafim Curado da Gama, farmacêutico e grande benemérito de Maçãs de D. Maria, injustamente esquecido na toponímia da vila".
Com efeito, é uma falha grave.

Aproveito para lhe dizer que nestas férias, tive oportunidade de passar pelo Arquivo de Leiria e de consultar o Fundo referente às Irmandades e Confrarias. Como sabe M.D.M. tem duas Confrarias, a das Almas e a do Santíssimo Sacramento. E foi numa acta para a eleição da Confraria do S. Sacramento, realizada em Maçãs em 05.06.1910 que encontrei o "nosso" Seraphim Curado Borges da Gama. A confraria tinha nessa altura 109 Confrades e ele era um dos 66 que estiveram presentes nessa reunião.

Aproveito, ainda, para lhe perguntar se sabe a data de nascimento e óbito deste Serafim, e despeço-me com os melhores cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#236146 | aeiou2 | 10 ago 2009 07:57 | Em resposta a: #236099

Caro H Dias,

Peço desculpa pela minha intromisão ,nesta discução, mas estou a estudar uma família com poucos dados, e num registo de Baptismo da Igreja do Loreto(Italiana) , Lisboa encontrei um registo de Bapisto Manoel Gomes Mora, *23.11.1817, B.7.12.1817,filho de João Baptista Mora, *S.Bras , Génova, lugar de Polcevera e de Maria Joaquina Gomes, * Alvaiazere, Coimbra.

Como tem estudado famílias desta zona terá por acaso conhecimento destes Gomes? Haverá alguma família Damas nessa região?
Desde já agradeço a sua atenção
Cumprimentos

Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#236236 | henrdias | 11 ago 2009 12:46 | Em resposta a: #236146

Cara Maria Oom,

não tem de pedir desculpa, pois é para isso que estamos aqui no fórum. Para dar e receber.

Quanto a Alvaiázere, tenho alguma informação, mas essencialmente da freguesia de Maçãs de D. Maria.
E quanto aos apelidos, Mora e Damas, devo dizer que nunca os registei aqui por estas bandas.
Já em relação aos Gomes, não se pode dizer o mesmo, pois à por aqui uma grande abundância deles. Eu próprio tenho vários na minha ascendência, embora não sejam da vila de Alvaiázere. Quem tem Gomes nessa freguesia é o Confrade Luís Calhau, embora ainda não tenha este ramo devidamente estudado, como pode verificar em:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=235962#lista

O Pe. Jacinto Gomes Nunes, (também ele Gomes) escreveu vários livros acerca deste Conselho de onde é natural. Eu possuo todos estes livros que podem ser adquiridos, contactando a Biblioteca Municipal, e um deles pode até ser adquirido aqui mesmo, através do GUARDA-MOR:

http://www.guardamor.com.pt/livro.php?id=407

Num desses livros que intitula: "Alvaiázere - parte do meu contributo para a sua Monografia", pode ler-se na página 65 que um tal Gaspar Adão e sua mulher Catarina Gomes, originário da Venda das Figueiras, fundaram uma Capela dedicada a São Tiago, para assim fazer calar os rumores de Judaísmo que havia acerca deles.
Na página 111, diz.nos que o Padre Baltazar da Silveira, filho de Luis Silveiro e de Brites Gomes, ambos de Alvaiázere, teve Provisão de Comissário do Santo Ofício em 27.17.1762 (M 2-Diligência 56).
E na pág. 116, temos um Manuel Gomes, Capitão de ordenanças e Escrivão, filho de Manuel Fernandes, Escrivão, e de Catarina Gomes, que teve Carta de Familiar em 27.05.1692 (M 44-Diligência 958).
Por fim, nas páginas 120 a 122, no capítulo respeitante às invasões Francesas, refere vários nomes, a saber:
Bernardino Gomes, António Gomes, Manuel Gomes, e António Gomes de Pina.

E é tudo o que me apraz dizer por agora.
Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#236241 | aeiou2 | 11 ago 2009 13:30 | Em resposta a: #236236

Caro Henrique Dias,

Muito obrigada pelas informações.
Tenho uma senhora Joaquina Gomes, ou Maria Joaquina Gomes, de Alvaiázere que casa com um Mora(genovês).
Estou à espera deste assento de casamento,para depois poder continuar.
Ando um pouco no, um, dó, li, tó,pois não sei se pertencem à família que estou tentando estudar, pois os dados são muito parcos.
Amanhã irei ao AHda F Medicina,de Lisboa e espero trazer mais dados que me vão permitir saber mais, pelo menos nas origens e quem sabe nos ascendentes mais próximos.

Melhores cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#236252 | henrdias | 11 ago 2009 14:19 | Em resposta a: #236241

Cara Maria Oom,

tudo bem. Espero que possa partilhar connosco aquilo que descobrir respeitante a Alvaiázere, O.K.?

Os melhores cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#236271 | aeiou2 | 11 ago 2009 17:39 | Em resposta a: #236252

carpH Dias,

Claro o que encontrar vou publicar.
Fica a promessa, para eu não faltar à palavra.
Melhores cumprimentos
MOOM

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#236372 | aeiou2 | 13 ago 2009 09:29 | Em resposta a: #236252

Caro H.Dias,

Peço desculpa de na última mensagem o Caro ter tomado outra forma!!!!

Encontrei nesta altura pessoas de Rio de Minhos,apelido Dama e na freguesia de S,Vicente Mártir , Abrantes, o apelido Móra. isto nos anos 1879.
Até 1900 o apelido passou a Dama Mora e em 1900 passram a escrever Damas Mora.
Da Gomes de Alvaiázere ainda não me chegou o assento.Ontem fui ao A da F de Medicina e Lisboa e foi aí que consegui estes dados.

Cumprimentos
Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#236383 | henrdias | 13 ago 2009 14:28 | Em resposta a: #236372

Cara Maria Oom,

quanto ao "Caro", não há nenhum problema, mas já que estamos em matéria de reparos, julgo que Rio de Minhos será Rio de Moinhos em Abrantes, ou não?
Quanto aos Damas Mora, verifico que já se encontram alguns na base do GeneAll.
E agora só uma curiosidade minha: que tipo de dados se podem encontrar no Arq. da Fac. de Medicina?
Perdoe a minha ignorância, mas tem a ver com óbitos?
Cumprimentos,

H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#236388 | aeiou2 | 13 ago 2009 15:40 | Em resposta a: #236383

Caro H Dias,
Pois é Moinhos , estou disléxica de todo.
Olhe , eu encontrei o certificado de baptismo, de um deles , o que me facultou imensa informação, como, freguesias, nomes doa pais e respectivos avós.
Pois as pessoas ao matricularem-se, e isto antes da República , entregavam o registo de nascimento que era o assento de baptismo.
O resto é o historial da sua vida académica, que nos dois casos que procurei estavam,muito incompletos, mas que poderá interessar noutros casos.
Os Damas Mora que estão no Geneall estão um bocado "pendurados" pois quase não tem informação.
Cumprimentos
maria

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#236389 | henrdias | 13 ago 2009 16:00 | Em resposta a: #236388

Cara Maria Oom,

estou esclarecido.
Obrigada e boas pesquisas.
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#265880 | tcerejeirafontes | 26 nov 2010 16:18 | Em resposta a: #532

Cara D. Inês Alves Guerra,

Eu estou a atrabalhar nalguns Frazão que foram para Lisboa no século XVIII. O nome que tenho em mente é o de Manuel Frazão cujos filhos nascem por volta de 1720 1730 na freguesia de S. Nicolau. Este Manuel Frazão é natural de Alvaiázere na altura bispado de Coimbra. Eu gostaria de saber informações acerca desta família em Alvaiázere. Que tipo de família era. Quais as suas origens, e em que universo flutuava. Peço-lhe que me possa esclarecer. Dado que em Lisboa os registos em relação a esta família são extraordinariamente silenciosos. Desde Já grato pela sua atenção.

Atenciosamente e com os meus maiores cumprimentos,

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#276380 | san1 | 14 mai 2011 22:29 | Em resposta a: #532

Bom dia,

Tenho uma antepassada de Pussos :
Eugenia Maria (nasc c1700 em Pussos, casou em 1721 em Santa Eufémia, Penela)
filha de Mathias Manço e Luisa Curada

Se alguém deparar com estes nomes seria-lhe imensamente grata por me informar...
Cumprimentos

Sandra Carvalho
França

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere e Pussos

#279305 | fantoniosj | 22 jun 2011 20:27 | Em resposta a: #532

Caros confrades,

Partilho as informações que até agora consegui encontrar sobre antepassados de Pussos e Alvaiázere.

Trata-se da ascendência de LUÍS MARIA DOS SANTOS e da sua esposa MARIA DA CONCEIÇÃO (OU MARIA DE JESUS), pais de ROSARIA MARIA, b. em Pussos (Alvaiázere) a 19-11-1849, f. em Alqueidão (Olalhas-Tomar) a 22-05-1893. Casou com JOÃO MARTINHO ROSA, b. em Olalhas (Tomar) a 26-09-1822, f. a 07-10-1892, filho de José Martinho Rosa e de sua mulher Joaquina Maria, neto paterno de António da Rosa e de sua mulher Antónia Maria, do Alqueidão, Olalhas (Tomar), neto materno de Estêvão José Nunes, de Infestinos, Pias (Ferreira do Zêzere) e de Maria Pinheiro, do Alqueidão, Olalhas (Tomar). Viveram em Alqueidão (Olalhas-Tomar).

Pode ser que interesse a alguém, e pode ser que alguém tenha outras informações.

Antepassados de Luís Maria dos Santos:

I Rodrigo dos Santos (Relvas, Maçãs de Caminho, Alvaiázere) ∞ Maria Silveira (Relvas, Maçãs de Caminho, Alvaiázere).

II João dos Santos (o Moço), (Relvas, Maçãs de Caminho, Alvaiázere) ∞ Maria da Silveira (Maçãs de Caminho, Alvaiázere), filha de Domingos João (Casais, Maçãs de Caminho, Alvaiázere) e de Mariana Silveira (Casais, Maçãs de Caminho, Alvaiázere).

III Francisco dos Santos (*19.12.1775, Relvas, Maçãs de Caminho, Alvaiázere) ∞ 27.11.1798 (na Capela de NªSrª do Rosário do Carvalhal, Pussos, Alvaiázere) Joana Maria (*Carvalhal (ou Sobreira do Carvalhal), Pussos, Alvaiázere), filha natural Teodósio Vaz da Silveira (Arega, Figueiró-dos-Vinhos ou Carvalhal ou Sobreira do Carvalhal, Pussos, Alvaiázere), solteiro, e de Teresa Maria (Venda do Henrique, Arega, Figueiró-dos-Vinhos), Solteira.

IV Luís Maria dos Santos (B. Pussos a 15.04.1806, Carvalhal, Pussos, Alvaiázere/ † 25.05.1887, no Alqueidão, Olalhas, PP. de Bap.: Luís de Magalhães Mexia Macedo Bulhões e NªSrª do Rosário)


Antepassados de Rosaura Maria:

I Manuel Alves (Seia) ∞ 31-12-1724 em Seia Maria Rebelo da Trindade (ou Maria Rebela) (b. em Seia a 01-12-1703). (tenho mais dados sobre a genealogia destes antepassados de Seia)

II Bernardo Alves da Trindade (ou Bernardo Alvares) (Bap. 07-11-1741Seia, Seia, † 19.05.1802) ∞ Joana Maria (Bap. 11.07.1734, Pombaria, Alvaiázere, Alvaiázere, † 27.08.1806), filha de Manuel Alvares (Bispos, Pussos, Alvaiázere) e de Joana Maria (Bap. 16.02.1707, Pombaria, Alvaiázere), neta paterna de Domingos Álvares e de Maria João (Moradores em Bispos, Pussos, Alvaiázere), neta materna de João Fernandes e de Isabel Luís (Moradores em Pombaria, Alvaiázere).

III António Alves (ou Alvares) (*10.04.1775, Pombaria, Alvaiázere) ∞ Joana Maria (ou Joana Madalena de Carvalho) (*Carvalhal, Pussos, Alvaiázere), filha de José Carvalho (Horta do Barbas/Bispos/Carvalhal, Pussos, Alvaiázere) e de Maria Madalena, neta paterna de Leonardo Gomes de Carvalho e de Mariana Josefa (moradores em Casal Novo, Pussos, Alvaiázere), neta materna de Manuel Alves e de Maria Antunes (moradores em Bispos, Pussos, Alvaiázere).

IV Maria da Conceição (ou Maria de Jesus) (*16.11.1817 (B.25.11.1817), Carvalhal, Pussos, Alvaiazere).

A identidade dos pais de Joana Maria, esposa de Francisco dos Santos, continua um mistério.

Os diferentes registos dão diferentes informações sobre a naturalidade do pai natural de Joana Maria, Teodósio Vaz da Silveira, solteiro, que aparece como sendo da Arega, Figueiró-dos-Vinhos, ou do Carvalhal ou Sobreira do Carvalhal, Pussos, Alvaiázere, o que dificulta uma investigação segura. Nesta zona a combinação “Vaz da Silveira” não é raríssima, e pessoas com o nome de Teodósio Vaz da Silveira também podem existir várias. A mãe, Teresa Maria, também solteira, aparece como sendo natural da Venda do Henrique, Arega, Figueiró-dos-Vinhos, mas ainda não tive oportunidade de estudar os registos desta paróquia.

Destas pessoas descendem hoje certamente todas ou quase todas as pessoas da freguesia de Olalhas que usam o apelido Martinho Rosa, ou simplesmente Martinho, já que João Martinho Rosa e Rosaura Maria tiveram 8 filhos… e pelos antepassados de Seia, descendem de Rebelos, Fragosos, Tinocos, Figueiredos, etc., tudo gente da Serra da Estrela e das suas cercanias…

Cumprimentos

Fernando António

Resposta

Link directo:

Famílias de Alvaiázere e Pussos

#389619 | genealogia80 | 27 fev 2018 16:23 | Em resposta a: #532

Boa tarde Inês Alves Guerra,


Procuro informações sobre as seguintes pessoas:


§ 1
CARVALHO, FREITAS e SÃO MIGUEL
Pussos, Alvaiázere


I- MANUEL DE CARVALHO, nat. do lugar de Carvalhal, freg.ª de Pussos, concelho de Alvaiázere, distrito de Leiria, f.º de Álvaro Carvalho e de Maria Silveira, ambos da freg.ª de Pussos. Casou, no dia 8 de Janeiro de 1711, no lugar de Carvalhal, com ISABEL DE FREITAS, que foi bapt. 25 de Novembro de 1685, nat. do lugar de Carvalhal, a qual era f.ª de Manuel Lopes e de Catarina de Freitas, casados no dia 15 de Agosto de 1673, na dita freg.ª de Pussos.
Tiveram, pelo menos:
--II- ANTÓNIO LOPES DE CARVALHO, que segue:


--II- ANTÓNIO LOPES DE CARVALHO , nat. do lugar de Carvalhal, foi bapt. 30 de Outubro de 1711. Casou, no lugar de Feteiras, freg.ª de Pussos, no dia 2 de Outubro de 1736, com BERNARDA DE SÃO MIGUEL, nat. de Feteiras onde foi bapt. 27 de Agosto de 1719, f.ª de Álvaro de Carvalho e de Teresa de São Miguel , casados no lugar de Feteiras, Pussos, no dia 27 de Outubro de 1718. Neta pat. de Fabião de Carvalho e de Maria Silveira – casados no dia 25 de Fevereiro de 1666, em Pussos – e neta mat. de Baltazar Antunes, nat. do lugar de Jordões (freg.ª de Pussos) e de Maria de São Miguel, de Feteiras – casados no dia 13 de Agosto de 1679, na freg.ª de Pussos, Alvaiázere.
Tiveram, pelo menos, os seguintes filhos e todos naturais de Pussos:
---III- MANUEL, bapt. 15 de Setembro de 1737, s.m.n.
---III- MARIA, bapt. 6 de Dezembro de 1739, s.m.n.
---III- FRANCISCA, bapt. 19 de Setembro de 1742, s.m.n.
---III- ANTÓNIO, bapt. 1 de Fevereiro de 1745, s.m.n.
---III- JOSÉ ANTÓNIO LOPES DE CARVALHO.
---III- ANTÓNIO, bapt. 21 de Novembro de 1749, s.m.n.



Obrigado e cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Famílias de Alvaiázere e Pussos

#389620 | genealogia80 | 27 fev 2018 16:24 | Em resposta a: #562

Boa tarde caro Souza Otto,


Procuro informações sobre as seguintes pessoas:


§ 1
CARVALHO, FREITAS e SÃO MIGUEL
Pussos, Alvaiázere


I- MANUEL DE CARVALHO, nat. do lugar de Carvalhal, freg.ª de Pussos, concelho de Alvaiázere, distrito de Leiria, f.º de Álvaro Carvalho e de Maria Silveira, ambos da freg.ª de Pussos. Casou, no dia 8 de Janeiro de 1711, no lugar de Carvalhal, com ISABEL DE FREITAS, que foi bapt. 25 de Novembro de 1685, nat. do lugar de Carvalhal, a qual era f.ª de Manuel Lopes e de Catarina de Freitas, casados no dia 15 de Agosto de 1673, na dita freg.ª de Pussos.
Tiveram, pelo menos:
--II- ANTÓNIO LOPES DE CARVALHO, que segue:


--II- ANTÓNIO LOPES DE CARVALHO , nat. do lugar de Carvalhal, foi bapt. 30 de Outubro de 1711. Casou, no lugar de Feteiras, freg.ª de Pussos, no dia 2 de Outubro de 1736, com BERNARDA DE SÃO MIGUEL, nat. de Feteiras onde foi bapt. 27 de Agosto de 1719, f.ª de Álvaro de Carvalho e de Teresa de São Miguel , casados no lugar de Feteiras, Pussos, no dia 27 de Outubro de 1718. Neta pat. de Fabião de Carvalho e de Maria Silveira – casados no dia 25 de Fevereiro de 1666, em Pussos – e neta mat. de Baltazar Antunes, nat. do lugar de Jordões (freg.ª de Pussos) e de Maria de São Miguel, de Feteiras – casados no dia 13 de Agosto de 1679, na freg.ª de Pussos, Alvaiázere.
Tiveram, pelo menos, os seguintes filhos e todos naturais de Pussos:
---III- MANUEL, bapt. 15 de Setembro de 1737, s.m.n.
---III- MARIA, bapt. 6 de Dezembro de 1739, s.m.n.
---III- FRANCISCA, bapt. 19 de Setembro de 1742, s.m.n.
---III- ANTÓNIO, bapt. 1 de Fevereiro de 1745, s.m.n.
---III- JOSÉ ANTÓNIO LOPES DE CARVALHO.
---III- ANTÓNIO, bapt. 21 de Novembro de 1749, s.m.n.



Obrigado e cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Famílias de Alvaiázere e Pussos

#389622 | genealogia80 | 27 fev 2018 16:26 | Em resposta a: #19457

Boa tarde caro Paulo Alcobias Neves,


Procuro informações sobre as seguintes pessoas:


§ 1
CARVALHO, FREITAS e SÃO MIGUEL
Pussos, Alvaiázere


I- MANUEL DE CARVALHO, nat. do lugar de Carvalhal, freg.ª de Pussos, concelho de Alvaiázere, distrito de Leiria, f.º de Álvaro Carvalho e de Maria Silveira, ambos da freg.ª de Pussos. Casou, no dia 8 de Janeiro de 1711, no lugar de Carvalhal, com ISABEL DE FREITAS, que foi bapt. 25 de Novembro de 1685, nat. do lugar de Carvalhal, a qual era f.ª de Manuel Lopes e de Catarina de Freitas, casados no dia 15 de Agosto de 1673, na dita freg.ª de Pussos.
Tiveram, pelo menos:
--II- ANTÓNIO LOPES DE CARVALHO, que segue:


--II- ANTÓNIO LOPES DE CARVALHO , nat. do lugar de Carvalhal, foi bapt. 30 de Outubro de 1711. Casou, no lugar de Feteiras, freg.ª de Pussos, no dia 2 de Outubro de 1736, com BERNARDA DE SÃO MIGUEL, nat. de Feteiras onde foi bapt. 27 de Agosto de 1719, f.ª de Álvaro de Carvalho e de Teresa de São Miguel , casados no lugar de Feteiras, Pussos, no dia 27 de Outubro de 1718. Neta pat. de Fabião de Carvalho e de Maria Silveira – casados no dia 25 de Fevereiro de 1666, em Pussos – e neta mat. de Baltazar Antunes, nat. do lugar de Jordões (freg.ª de Pussos) e de Maria de São Miguel, de Feteiras – casados no dia 13 de Agosto de 1679, na freg.ª de Pussos, Alvaiázere.
Tiveram, pelo menos, os seguintes filhos e todos naturais de Pussos:
---III- MANUEL, bapt. 15 de Setembro de 1737, s.m.n.
---III- MARIA, bapt. 6 de Dezembro de 1739, s.m.n.
---III- FRANCISCA, bapt. 19 de Setembro de 1742, s.m.n.
---III- ANTÓNIO, bapt. 1 de Fevereiro de 1745, s.m.n.
---III- JOSÉ ANTÓNIO LOPES DE CARVALHO.
---III- ANTÓNIO, bapt. 21 de Novembro de 1749, s.m.n.



Obrigado e cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Famílias de Alvaiázere e Pussos

#389623 | genealogia80 | 27 fev 2018 16:29 | Em resposta a: #236236

Boa tarde caro Henrique Dias,


Procuro informações sobre as seguintes pessoas:


§ 1
CARVALHO, FREITAS e SÃO MIGUEL
Pussos, Alvaiázere


I- MANUEL DE CARVALHO, nat. do lugar de Carvalhal, freg.ª de Pussos, concelho de Alvaiázere, distrito de Leiria, f.º de Álvaro Carvalho e de Maria Silveira, ambos da freg.ª de Pussos. Casou, no dia 8 de Janeiro de 1711, no lugar de Carvalhal, com ISABEL DE FREITAS, que foi bapt. 25 de Novembro de 1685, nat. do lugar de Carvalhal, a qual era f.ª de Manuel Lopes e de Catarina de Freitas, casados no dia 15 de Agosto de 1673, na dita freg.ª de Pussos.
Tiveram, pelo menos:
--II- ANTÓNIO LOPES DE CARVALHO, que segue:


--II- ANTÓNIO LOPES DE CARVALHO , nat. do lugar de Carvalhal, foi bapt. 30 de Outubro de 1711. Casou, no lugar de Feteiras, freg.ª de Pussos, no dia 2 de Outubro de 1736, com BERNARDA DE SÃO MIGUEL, nat. de Feteiras onde foi bapt. 27 de Agosto de 1719, f.ª de Álvaro de Carvalho e de Teresa de São Miguel , casados no lugar de Feteiras, Pussos, no dia 27 de Outubro de 1718. Neta pat. de Fabião de Carvalho e de Maria Silveira – casados no dia 25 de Fevereiro de 1666, em Pussos – e neta mat. de Baltazar Antunes, nat. do lugar de Jordões (freg.ª de Pussos) e de Maria de São Miguel, de Feteiras – casados no dia 13 de Agosto de 1679, na freg.ª de Pussos, Alvaiázere.
Tiveram, pelo menos, os seguintes filhos e todos naturais de Pussos:
---III- MANUEL, bapt. 15 de Setembro de 1737, s.m.n.
---III- MARIA, bapt. 6 de Dezembro de 1739, s.m.n.
---III- FRANCISCA, bapt. 19 de Setembro de 1742, s.m.n.
---III- ANTÓNIO, bapt. 1 de Fevereiro de 1745, s.m.n.
---III- JOSÉ ANTÓNIO LOPES DE CARVALHO.
---III- ANTÓNIO, bapt. 21 de Novembro de 1749, s.m.n.



Obrigado e cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Famílias de Alvaiázere e Pussos

#389624 | genealogia80 | 27 fev 2018 16:33 | Em resposta a: #236372

Cara Senhora D. Maria Oom Oliveira Martins, boa tarde


Procuro informações sobre as seguintes pessoas:


§ 1
CARVALHO, FREITAS e SÃO MIGUEL
Pussos, Alvaiázere


I- MANUEL DE CARVALHO, nat. do lugar de Carvalhal, freg.ª de Pussos, concelho de Alvaiázere, distrito de Leiria, f.º de Álvaro Carvalho e de Maria Silveira, ambos da freg.ª de Pussos. Casou, no dia 8 de Janeiro de 1711, no lugar de Carvalhal, com ISABEL DE FREITAS, que foi bapt. 25 de Novembro de 1685, nat. do lugar de Carvalhal, a qual era f.ª de Manuel Lopes e de Catarina de Freitas, casados no dia 15 de Agosto de 1673, na dita freg.ª de Pussos.
Tiveram, pelo menos:
--II- ANTÓNIO LOPES DE CARVALHO, que segue:


--II- ANTÓNIO LOPES DE CARVALHO , nat. do lugar de Carvalhal, foi bapt. 30 de Outubro de 1711. Casou, no lugar de Feteiras, freg.ª de Pussos, no dia 2 de Outubro de 1736, com BERNARDA DE SÃO MIGUEL, nat. de Feteiras onde foi bapt. 27 de Agosto de 1719, f.ª de Álvaro de Carvalho e de Teresa de São Miguel , casados no lugar de Feteiras, Pussos, no dia 27 de Outubro de 1718. Neta pat. de Fabião de Carvalho e de Maria Silveira – casados no dia 25 de Fevereiro de 1666, em Pussos – e neta mat. de Baltazar Antunes, nat. do lugar de Jordões (freg.ª de Pussos) e de Maria de São Miguel, de Feteiras – casados no dia 13 de Agosto de 1679, na freg.ª de Pussos, Alvaiázere.
Tiveram, pelo menos, os seguintes filhos e todos naturais de Pussos:
---III- MANUEL, bapt. 15 de Setembro de 1737, s.m.n.
---III- MARIA, bapt. 6 de Dezembro de 1739, s.m.n.
---III- FRANCISCA, bapt. 19 de Setembro de 1742, s.m.n.
---III- ANTÓNIO, bapt. 1 de Fevereiro de 1745, s.m.n.
---III- JOSÉ ANTÓNIO LOPES DE CARVALHO.
---III- ANTÓNIO, bapt. 21 de Novembro de 1749, s.m.n.



Obrigado e cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 15:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen