Família Amado do Algarve

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Amado do Algarve

#5320 | rmfrp | 26 mai 2001 02:50

Boa noite.

Ao pesquisar um ramo de antepassados de Portimão cheguei a várias pessoas de apelido Amado, todas daquela (então) vila, das quais o mais antigo é João Luís Amado, marido de Maria Duarte (esta natural da Mexilhoeira Grande). Estes são pais de Constança Martins (cc José Neto, Portimão 05.08.1723), e avós maternos de outro João Luís Amado (filho de Constança e José). O casamento de João Luís Amado e Maria Duarte não aparece em Portimão, pelo que deverá ter sido realizado na Mexilhoeira Grande, onde não há registos para a época em questão.

Sei no entanto que há genealogia feita sobre os Amados do Algarve (Felgueiras Gayo tem um costado "Amados de Faro", cujos nomes não me são até agora familiares). Alguém sabe de quem descendem os referidos João Luís Amado e Maria Duarte?

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Amado do Algarve

#7625 | LAV | 30 jul 2001 13:42 | Em resposta a: #5320

Apenas lhe posso dizer que a minha Mãe é Amado, apelido que lhe vem de seu avô materno que era natural de Olhão. Não disponho agora de documentos onde possa consultar, mas sei mais qualquer coisa sobre estes Amados do sotavento algarvio.

De qualquer maneiro registo que o Felgueiras Gayo trata deles, o que desconhecia.

Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Família Amado do Algarve

#7648 | PMEQAAT | 31 jul 2001 18:11 | Em resposta a: #5320

Caro Rui Pereira

Chamo-lhe atenção para o casamento do já falado trisavô do Eça,Pedro Antº Galego Soromenho que casou com uma Senhora Amado(dos do Algarve).Como diz, e muito bem, Luiz de Albuquerque Veloso,estes Amados constam do Felgueiras Gayo.

Um abraço,

Pedro Ahrens Teixeira

Resposta

Link directo:

"Amado" da Beira

#260490 | JCA | 14 ago 2010 13:34 | Em resposta a: #7648

Bom Dia

Em relação a este apelido, que existe em algumas zonas da Beira, Trancoso, Meda, Aguiar da Beira, Sernancelhe, há alguma referência no Felgueiras Gayo?

Há um autor local que cita uma obra "O meu apelido e a minha terra" de Adrião martinz Amado que filia a ascendência de uma pessoa desses ramos, nascido em Casteição - Meda, em Sueiro Pais Amado, parente de Egas Moniz e companheiro de armas de D. Afonso Henriques.
Depois há ainda referência a Gonçalo Mendes Amado - Alcaide mor de Penedono (sec. XIV) e Pero Amado, de Fonte Arcada - Sernancelhe, que foi focado pro Gil Vicente na farsa "O Juíz da Beira".

Não possuo a obra nem tenho fácil acesso á mesma e pedia uma ajuda para possível estudo desta família na Beira.

Melhores cumprimentos,

José Manuel Correia Alves

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 10:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen