Condes da Abuxarda

Este tópico está classificado nas salas: Títulos

Condes da Abuxarda

#53233 | FLV | 05 dez 2003 20:04

Existe este título?
Julgo que não...mas já o ouvi....é inexistente na "Nobreza de Portugal e do Brasil!

Resposta

Link directo:

RE: Condes da Abuxarda

#53262 | AMFA | 06 dez 2003 20:57 | Em resposta a: #53233

Sem querer abusar da
Cortesia devida:
Um Conde d'Abuxarda!?
Honra tão mal sabida
Não será atoarda
Ou piada atrevida?

Desculpe a bojarda.

Gil Vicentino

Resposta

Link directo:

RE: Condes da Abuxarda

#53263 | LCM | 06 dez 2003 21:32 | Em resposta a: #53262

Caro Tio Augusto,

Não o sabia inspirado Poeta! Pelos visto herdou do avoengo Gil Vicente.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Condes da Abuxarda

#53352 | FLV | 09 dez 2003 10:47 | Em resposta a: #53262

Exacto..é uma dúvida...piada, atoarda, pretensão ou frustação....mas é alguém que goatria de pertencer à "alta"!
Vi num convite e não queria acreditar...
Mas quem se assim se intitula desfaçatez não lha falta!

Resposta

Link directo:

Penha de França

#54648 | jliberato | 02 jan 2004 15:01 | Em resposta a: #53262

Meu caro dr. Augusto Ferreira do Amaral,
Após o nosso encontro do último dia de 2003, lembrei-me de lhe pedir conselho sobre uma questão ao ver uma pessoa de Mazagão usar o nome de Penha de França.
Encontro numa das minhas antepassadas (vou abrir um tópico sobre ela) e tenho encontrado em várias outras situações, pessoas que, sem razões plausíveis, utilizam este nome que logo desaparece na geração posterior. Como apelido e como nome próprio. E sem relação necessariamente com o conhecido bairro de Lisboa.
Haverá uma motivação religiosa? Haverá uma ligação com algum lugar, por exemplo em Espanha?
Peço desculp+a de o incomodar e de utilizar um tópico que nada tem com o tema.
Um bom ano de 2004
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Penha de França

#54663 | FAmaral | 02 jan 2004 18:33 | Em resposta a: #54648

Meu Caro Dr. José Liberato

Foi um grande prazer tê-lo reencontrado na TT. Para mais, quando andávamos a "genealogiar", como viciados que somos, a poucas horas de entrar novo Ano!
Penso que a inclusão do nome "da Penha de França" será frequentemente alusivo ao culto a Nossa Senhora da Penha de França, porventura localizado em alguma igreja ou capela local.
Em Mazagão havia efectivamente uma ermida da Penha de França, onde tinha sede uma pequena comunidade de Jesuitas, que se dedicavam ao ensino.
Vários moradores adoptaram então o nome "da Penha de França", talvez para significarem a especial protecção da respectiva Nossa Senhora. Foi o caso, p. ex. do meu antepassado José Ferreira da Penha de França. Mas tal nome não foi, tanto quanto sei, herdado. O que, aliás, em Mazagão, nem choca, pois lá os apelidos variavam bastante de geração em geração. O dito José Ferreira da Penha de França foi pai dum Ferreira do Amaral, era filho dum Francisco Rodrigues Cabral e neto paterno dum Salvador do Amaral; tinha um irmão Salvador do Amaral e outro Manuel Rodrigues de Morais.
E esta oscilação dava-se com grande número de famílias daquela praça.
Ali, tanto quanto julgo interpretar a onomástica local, a razão do "da Penha de França" seria análoga ao "da Ressurreição" ou "do Nascimento". E nem sequer se fixou como apelido de certa família.
Aqui, na metrópole, não tenho notícia de que haja, pelo menos até o séc. XIX, apelidos "da Penha de França" fixados.
Sei, sim, dessa expressão como componente de nome de senhora (Maria da Penha de França), usado com alguma frequência da família dos Perestrelos de Torres Vedras.
Mas, se estiver enganado, desdiga-me, pois permaneço curioso sobre o assunto.
Um abraço amigo do
Augusto Ferreira do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Penha de França

#54667 | jliberato | 02 jan 2004 19:05 | Em resposta a: #54663

Meu caro dr. Ferreira do Amaral,
A minha Penha de França é a que consta do tópico que lancei hoje. Como a mãe era espanhola e o pai é um mistério talvez pudesse dar uma pista. O mistério do pai (Eusébio Ribeiro Machado) deriva do desastre do terramoto e das destruições dos paroquiais. Felizmente consegui, talvez inesperadamente, encontrar o fio da meada por parte da mãe em Zafra (entre Sevilha e Badajoz). Os paroquiais de Zafra mencionam frequentemente dois nomes próprios pelo que consegui identificar a minha Isabel Jacinta, da família Mayoral.
Muito obrigado pela sua explicação que "bate certo" com a minha própria experiência.
Fica-me a dúvida da origem da Nossa Senhora da Penha de França.
Mas isso deverá constar das enciclopédias e do Pinho Leal.
Muito grato.
Um grande abraço do
JLiberato

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 02:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen