Conservação de Documentos

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Formação

Conservação de Documentos

#53250 | Lagarto | 06 dez 2003 16:13

Caros,

Gostaria de saber se alguém me pode informar como posso preservar documentos, obtidos nas conservatórias/arquivos, e que dada a uma idade, podem começar a deteriorar-se.

Já agora tenho um documento de 1840 quase ilegível. Será que alguém me pode informar se existe algum processo de o tornar legível.

Obrigado
Martinho

Resposta

Link directo:

RE: Conservação de Documentos Gráficos

#53414 | A. Varela Remígio | 09 dez 2003 22:16 | Em resposta a: #53250

Ex.mo Senhor Martinho

Como Conservador-restaurador de bens culturais, cumpre-me o dever de aconselhá-lo a procurar apenas Conservadores-restauradores especializados em Documentos Gráficos e devidamente qualificados que lhe esclarecerão as suas dúvidas e lhe tratarão convenientemente do que fôr necessário.

Acredito que a melhor forma será dirigir-se à Associação Profissional de Conservadores-restauradores de Portugal que lhe poderá fornecer alguns contactos. Nesta associação apenas são sócios os profissionais com formação académica de nível superior.

http://www.arp.org.pt/

Embora os Documentos Gráficos não sejam a minha especialidade, posso adiantar-lhe que poderá haver alguns métodos de exame para tornar visível alguma informação que seja invisível à luz natural e a olho nu, mas a taxa de sucesso é muito reduzida.

Apresento-lhe a minha inteira disponibilidade para qualquer ajuda ou esclarecimento complementar e despeço-me com os meus melhores cumprimentos

André Varela Remígio

a.v.remigio@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Conservação de Documentos

#53436 | mbp | 10 dez 2003 11:35 | Em resposta a: #53250

Martinho

Veja neste fórum em "tratamento e conservação de documentos"

Cumprimentos Mbp

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 01:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen