Cap. Afonso Anes Ruivo - Portimão - Algarve

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões

Cap. Afonso Anes Ruivo - Portimão - Algarve

#53298 | jvaldeira | 07 dez 2003 19:35

O Cap. Afonso Anes Ruivo viveu na primeira metade do séc. XVII, possivelmente em Portimão, onde tem descendência (netos nascidos em 1680). Por acaso algum dos confrades já "tropeçou" nele, ou nalguns possíveis familiares?
Cumprimentos,
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: Cap. Afonso Anes Ruivo - Portimão - Algarve

#54858 | jvaldeira | 07 jan 2004 00:58 | Em resposta a: #53298

Renovação de pedido e correcção/delimitação do período temporal:
O Cap. Afonso Anes Ruivo nasceu antes de 1665 e morreu depois de 1735, embora não muito distante de qualquer destas datas - por uma questão de longevidade!
Além de Portimão/Alvôr, também poderá ter morado em Lagos.
Agradeço quaquer informação que me possam diponibilizar.
Cumprimentos,
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: Cap. Afonso Anes Ruivo - Portimão - Algarve

#54877 | rgc | 07 jan 2004 13:55 | Em resposta a: #54858

Caro JCaldeira

Não satisfará,certamente,o que procura. Mas como tenho por norma,independentemente de ser ou não ser do maior interesse pontual,creio ser útil darmos informação a propósito, que embora possa não servir a quem é dirigida, poderá, eventualmente,ter utilidade para outros confrades que consultem este tópico, embora não participem, mas que seria muito útil colaborarem pelos conhecimentos e cultura que possuem.
É mania minha, desculpe estas considerações de ordem didáctica a quem sabe mais do que eu.
Conheci e conheço pessoas de apelido- Ruivo - de São Bartolomeu de Messines, meus parentes por afinidade, embora esteja há muitos anos afastado desse convívio.
Como curiosidae,ocorre-me o nome de um Senhor que exerceu altos cargos governamentais e também na àrea das pescas que foi o Dr. Mário Ruivo.
Com os melhores cumprimentos.
Rafael Guerreiro
Conheço

Resposta

Link directo:

RE: Cap. Afonso Anes Ruivo - Portimão - Algarve

#54878 | rgc | 07 jan 2004 13:58 | Em resposta a: #54877

Bem: lá foi um "apelido"(desconheço) que não me pertence. Descuido meu :-)
R.C.

Resposta

Link directo:

RE: Cap. Afonso Anes Ruivo - Portimão - Algarve

#107089 | melisa | 08 dez 2005 23:03 | Em resposta a: #54858

Caro Jorge Valdeira

Julgo que o Capitão Afonso Annes Ruivo será dos Annes de Monte Ruivo- Odiáxere.

Baseia-se esta minha convicção no facto de para além dos Annes que encontrei nesta freguesia, sua filha ANA FRANCA (minha antepassada) e filha do seu 1º casamento com SEBASTIANA DOS REIS, ter aí vivido depois de casada em Lagos -S.Sebastião aos 12/8/1698 com Gregório Vicente , natural da Mexilhoeira Grande, e filho de Vicente Francisco e Inês Álvares.

De facto aí nascem alguns filhos entre 1700 e 1704.
O último filho deste casamento nasce, já depois do marido falecido, em 1705 e na Mexilhoeira Grande.
Casou 2º vez com Mateus Soares , de Alvor, onde passou a viver.

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Cap. Afonso Anes Ruivo - Portimão - Algarve

#107146 | jvaldeira | 10 dez 2005 19:07 | Em resposta a: #107089

Cara M.Elisa,

Acho a hipótese muito interessante. Afonso Anes Ruivo tem algumas ligações conhecidas a Odiáxere, uma vez que foi padrinho de casamento dos pais de Catarina Maria e Inês Maria (António Luis e Antónia Vieira, em 1705-06-08 Odiáxere - consaguinidade 2º e 3º gau).

Mas mais do que apadrinhar é bem possível que ele seja familiar desta gente de Odiáxere porque têm descendentes que vêm a casar com nota de consanguinidade:

Manuel Pais Sousa cas. Alvor com Ana Costa (1771-8-25 Cons.3º grau).
-Ele é filho de Inês de Sousa e portanto neto de Afonso Anes Ruivo.
-Ela é filha de Inês Maria e portanto neta de António Luís/Antónia Vieira.
Naturalmente que a consanguinidade pode vir por via paterna e não pela materna … ou cruzamento de ambas. Para o averiguar é preciso descobrir os nomes dos avós de Sebastião Costa Varela (os de Inês são sabidos) e o dos pais e sogros de Afonso Anes Ruivo.
Infelizmente não tive tempo ainda de voltar a pegar em Odiáxere e quanto a Lagos ainda pior porque é um verdadeiro “palheiro”. Mas espero vir a esclarecer o assunto, um dia!.

Gostava era de lhe pedir mais alguma informação sobre estes Anes do Monte Ruivo que desconheço em absoluto. Também não entendi muito bem quem era a Sebastiana dos Reis...

Por outro lado se souber algo mais sobre o Monte Ruivo também agradeço, uma vez que tenho um Custódia Maria e uma Elvira Maria que lá viveram na segunda metade do séc. XIX. Trata-se de uma propriedade um de uma pequena povoação? Sabe se por lá existiu uma família de apelido Maior?

Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Cap. Afonso Anes Ruivo - Portimão - Algarve

#107148 | josemariaferreira | 10 dez 2005 19:22 | Em resposta a: #54858

Caro Jvaldeira

Tendo agora na minha mão uma escritura do ano de 1886, por coincidência subsescrita pelo tabelião de notas Manuel António Ruivo de Odemira. Ainda terá alguma ligação à família em causa.
Por curiosidade também existe um Monte e Herdade do Ruivo na freguesia de Panóias, mas esta denominação já é anterior à era de 1500.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Cap. Afonso Anes Ruivo - Portimão - Algarve

#107161 | melisa | 10 dez 2005 22:41 | Em resposta a: #107146

Caro Jorge Valdeira

Monte Ruivo fica entre Odeáxere e a barragem da Bravura, muito próximo de onde passa a via do Infante, no mesmo meridiano de Odeáxere. Relativamente a Bensafrim situa-se a noroeste. É um sítio de povoado disperso com muito poucas casas.
Julgo que nos séculos XVII e XVIII seria pouco mais do que duas ou três quintas.

Relativamente a Sebastiana dos Reis teria sido a 1ª mulher do Capitão Afonso Annes Ruivo, mas ainda não encontrei este seu casamento. Encontrei no entanto a seguinte filha:

- ANA FRANCA ( a minha antepassada) que casou em Lagos-S.Sebastião em 12/8/1698 com Gregório Vicente , natural da Mexilhoeira Grande, filho de Vicente Francisco e de Inês Álvares.

Encontrei como filhos do capitão Afonso Annes Ruivo com Maria de S.João:


- MARIA FRANCA que casou também em S.Sebastião -Lagos (13/7/1716) com José Ribeiro da Costa , filho do Capitão Gaspar Ribeiro da Costa e de Isabel de Oliveira.

- MICAELA MARIA cc Tenente Francisco Vaz Montes (fª de Bartolomeu Afonso Montes e de Francisca Simões.

- ISABEL DE S.JOÃO (ou de Sousa) que fez doação de um foro a uma sua sobrinha, filha de sua irmã Inês de Sousa.

- JOÂO RUIVO que casa em S.Sebastião Lagos com ? - filha de Domingos Gonçalves e Isabel Esteves.

- AFONSO ANNES RUIVO ( O MOÇO) que casa na Mexilhoeira Grande em Abril de 1717 com Maria Guisada, viúva de Manuel Freire Neto (?)
e claro
-INÊS DE SOUSA cc capitão Manuel Pais de Sousa ( em SS- Lagos 21/5/1715).

Relativamente aos Annes do Monte Ruivo, como comprei o microfilme de Odeáxere, estou a tentar entroncá-los.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Odeáxere

#107246 | melisa | 12 dez 2005 16:53 | Em resposta a: #107161

Caro Jorge Valdeira

Encontrei, até agora, como filhos de Manuel Rodrigues cc Inês Rodrigues para além do seu António Luis,

-MICAELA MARIA cc (29/12/1716- Odeáxere) com Francisco Sermenho Dorta ( fº de Manuel Sermenho dOrta e de Joana Evangelista).

-INÊS RODRIGUES cc Manuel Borges , sargento e que em 1710 era ajudante (este casal tem uma história interessante, dado ter tido dois filhos antes de casados aparentemente por aguardarem dispensa de consanguinidade)

-MARIA JOSEFA LUÍS cc ( Odeáxere 17/2/1711) Alferes Pedro Dias Fagundo, natural dos Montes de Alvor, filho de Domingos Lourenço Pacheco e de Maria Portel.

Agora vejamos outras ligações destes com o Capitão Afonso Annes Ruivo.:

Um filho de Maria Josefa Luís e do Alferes Pedro Dias Fagundo,João Fagundo de seu nome, casou em Alvor com Beatriz Duarte Franca ,filha do 2º casamento de Ana Franca com Mateus Soares, sendo portanto neta de do Cap.A.A.Ruivo.

Ainda Alferes (tal como em 1698 no casamento da filha Ana Franca) o Capitão Afonso Annes Ruivo apadrinha em Odéaxere em 1701 um filho de MANUEL RODRIGUES cc Maria da Conceição.

Apadrinha em 1703 uma filha de Vicente Francisco [o mesmo nome do sogro de Ana Franca (1º cas) ] e de Catarina Dias.

Apadrinha com sua mulher Maria de S.João em 1702 o neto Manuel (filho de Ana Franca).


Hipóteses a averiguar:

Há um casal João Álvares cc Margarida Luís ( do Vale da Lama) que são pais em 1633 de um ANTÓNIO que poderá ser o António Luís cc Maria Luís e pais por sua vez de Inês Rodrigues cc Manuel Rodrigues , referidos acima.

Há um AFONSO, nascido em 11/3/1662 , filho de Fernando Álvares e Maria das Candeias, neto paterno de Diogo Martins cc Isabel Gomes, moradores na Torre e neto materno de Afonso Lourenço cc Isabel Braba, moradores em Bensafrim.

Cumprimentos
M.Elisa

Nota:
Encontrei também outro filho de António Luís e Maria Luís, e portanto irmão de Inês Rodrigues. Trata-se de LUÍS ÁLVARES, morador na Torre, que casa em 29/7/1686 com Isabel Dias , filha de Domingos Vicente cc Maria Dias, neta paterna de André Luís cc Brazia Luís e neta materna de Bartolomeu Dias cc Helena Jorge.

A sua Antónia Vieira é filha do CAPITÃO AFONSO DUARTE cc Catarina Gomes. cargo com que aparece em vários baptismos em que quer ele, quer os filhos , nomeadamente a Antónia Vieira apadrinham( 1697e 1700) Outro filho do Cap Afonso Duarte é Vicente Gomes.

O que encontrei sugerem ligações muito interessantes para estas famílias. A ver vamos.

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Odeáxere

#107258 | melisa | 12 dez 2005 18:39 | Em resposta a: #107246

continuação
Manuel Borges era também filho do Capitão Afonso Duarte e irmão de Antónia Vieira.
Outros filhos do Capitão Afoso Duarte ( ainda alferes em 1689) :

- Isabel Gomes

- Vicente gomes

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Odeáxere

#107272 | melisa | 12 dez 2005 21:14 | Em resposta a: #107258

(continuação)

No baptismo de Francisco, em 19/10/1698, filho de Francisco Mendes e de sua segunda mulher Maria da Luz é referido como madrinha Inês Rodrigues mulher de SEU TIO Manuel Rodrigues morador na Torre.

Ora o casal pais do neófito tem outro filho ,( casado com Antónia Nunes em 20/4/1716), Vicente ANNES Mendes . Este e seu filho Vicente Annes são moradores no Monte Ruivo.

Relativamente a Francisco Mendes não encontrei ainda onde era morador.

De qualquer forma encontramos aqui um indício de que Francisco Rodrigues pertenceria aos Annes, resta saber se estes Annes viriam por Francisco Mendes (pai) ou por Andreza Vicente.

Continuo a procurar convicta de que estará por aqui a origem do Cap A.A.Ruivo.

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Odeáxere

#108150 | jvaldeira | 28 dez 2005 02:52 | Em resposta a: #107272

Cara M.Elisa,

Antes de mais muito obrigado e as minhas desculpas pela resposta tardia.
Se entendi correctamente, Manuel Rodrigues é irmão ou de Francisco Mendes ou de Maria da Luz que têm um filho Vicente Anes Mendes morador no Monte Ruivo.
Não se sabe se o Anes vem do pai ou da mãe como também se não sabe de qual deles é que Manuel Rodrigues é irmão, embora se suponha que seja do pai, Francisco Mendes, por ser homónimo do pai de Manuel Rodrigues. É assim? A mim parecem-me altamente promissores… se lhe surgir algo mais em Odiáxere p.f. diga!
Eu peguei hoje nos paroquais de Lagos e espero aí conseguir alguma coisa destes Anes Ruivo. Se tal suceder deixo nota.
Chegou a obter alguma informação nova sobre os antepassados de Sebastião Costa Varela?
Se não voltarmos a falar entretanto aproveito para lhe desejar um Bom Ano Novo!
Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Cap. Afonso Anes Ruivo - Portimão - Algarve

#108151 | jvaldeira | 28 dez 2005 02:57 | Em resposta a: #107148

Caro José Maria Ferreira,

A ver vamos... por enquanto não sei muito sobre este Afonso Anes Ruivo e parece que existem diveras famílias Ruivo e diversos Montes Ruivos (creio que em Monchique há outro).

Um abraço e votos de Bom Ano Novo!,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Odeáxere

#108380 | melisa | 30 dez 2005 19:18 | Em resposta a: #108150

Caro Jorge Valdeira
Realmente Manuel Rodrigues, tem os seguintes irmãos confirmados:

- Francisco Mendes (o mosso) que casa em 17/2/1760 com Isabel Gonçalves e em (II) 4/10/1695 com Maria da Luz, filha de João Minhos e de Catarina dos Reis.

- Gregório Mendes que casa em 26/1/1665 com Violante Correia

Resposta

Link directo:

RE: Odiáxere

#108393 | melisa | 30 dez 2005 20:04 | Em resposta a: #108380

(continuação)

.... Violante Correia , do Barao de S.Miguel, filha de Afonso Lourenço cc Maria Correia.

Os pais de M.R., Francisco Mendes e Andreza Vicente, tiveram ainda outros filhos de que encontramos os baptismos mas ainda não encontramos os casamentos.

Digo encontramos, pois esta semana tenho vindo a fazer esta pesquisa em conjunto com o Roberto Lopes, que como sabe é também um descendente destas famílias.

Outros filhos do casal acima referido:

-Vicente nascido em 7/6/1648

- Inês nascida em 24/1/1656

- As gémeas Inês e Maria, nascidas em 24/1/1658

-Maria nascida em 18/9/1662

- Manuel Rodrigues por sua vez nasceu em 8/1/1653

- e Francisco Mendes em 8/1653.

Até agora ainda não encontramos o casamento dos pais em Odiáxere pelo que poderá ter ocorrido em outra freguesia.

Embora sem certezas tudo aponta para que Francisco Mendes, pai, seja

descendente de MEM RODRIGUES e de sua mulher ISABEL VAZ, moradores na

Mexilhoeira Grande, mas com o filho GREGÓRIO MENDES a casar em Odiáxere em

4/8/1613 com MADANELA (sic) ESTEVES, filha de DOMINGUES VICENTE e
DOMINGAS LUÍS, moradores na Torre ,

neta paterna de VICENTE ANNES eMADANELA ESTEVES, moradores em Budens e
neta materna de LUÍS GONÇALVES e CATARINA MENDES, moradores na Torre.

Dê notícias do que encontrar em Lagos.

Os meus cumprimentos e um Bom Novo Ano para si e todos os seus

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Odiáxere

#109042 | jvaldeira | 08 jan 2006 01:16 | Em resposta a: #108393

Cara M.Elisa,
Obrigado pelas novidades. Por enquanto ainda não tenho nada de Lagos. Estou a ver todos os casamentos das duas paróquias urbanas (S.Sebastião e S.Maria) devido a um outro ramo, por isso tenho muito com que me entreter... e estou ainda no início do sec. XIX.
Mas lá chegarei aos Anes Ruivo e quiçá Jaques de Paiva... entretanto se tiver alguma coisa que queira que eu "espreite" em Lagos, diga!
Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Cap. Afonso Anes Ruivo - Algarve

#110444 | melisa | 23 jan 2006 22:35 | Em resposta a: #53298

Caro Jorge Valdeira
Estive a consultar várias escrituras de Lagos e por volta de 1700 encontrei o Cap.Afonso Annes Ruivo a intrevir em várias.

Assim:

Tabelião André Correia de Vivaldo ,cota 1729 ou 30 pag 111 vº aos 11/7/17..

Perdão que dão Afonso Annes Ruivo e seu mosso João Gonçalves a Phelipe Rodrigues.
Trata de uma desavença havida .

A escritura de perdão é assinada no sítio da Meia Praia na QUINTA do Alferes Afonso Annes Ruivo.

João Gonçalves deveria ser empregado de A.A.Ruivo, pois enquanto este assina o outro não sabe assinar.

Provavelmente seria a morada de AAR, senão durante todo o ano pelo menos durante o Verão, como ainda não há muito tempo era uso nesta região os proprietários deslocarem-se para as suas fazendas durante o período das colheitas. A Meia Praia pertence a S.Sebastião como sabe.

A minha dúvida sobre se seria a sua habitação permanente deve-se a ter encontrado outra escritura (5/7/1709, pag. 54 vº) em que nas "CASAS DE MORADA do Capitão Afonso Annes Ruivo" ele e sua mulher Maria de S.João
vendem a João Lourenço, moleiro do moinho do "Diáxere" metade de umas casas térreas" situadas naquela localidade tudo pelo preço de 10000 réis.

Não compreendi bem se a referida metade fazia parte de uma casa que foi de Brás Annes ou se apenas confrontava com aquela.

Noutra escritura ( 7/1/1703) arrenda por nove anos e em conjunto com Manuel de Lima (que assina da Manuel de Lima da Silveira) um moinho que"está na quinta da Roxa" a António Martins Ferro, morador em Alvor mas com bens em Aljezur, no sítio das lezirias do Landeiro e que apresenta como garantia.
(Julgo que Ant.Martins Ferro também será antepassado meu por outro ramo).

Agora quem será este Manuel de Lima da Silveira com quem possui bens em conjunto? Qual a sua relação?

Como vão as suas pesquizas em Lagos?

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Cap. Afonso Anes Ruivo - Algarve

#110445 | melisa | 23 jan 2006 22:37 | Em resposta a: #110444

ressalvo: pesquisas

Resposta

Link directo:

RE: Cap. Afonso Anes Ruivo - Algarve

#110465 | jvaldeira | 24 jan 2006 02:47 | Em resposta a: #110444

Cara M.Elisa,

São dados fantásticos! Os notariais são realmente de uma grande riqueza biográfica.
Quanto ao Manuel de Lima da Silveira: os casos mais mais óbvios de bens comuns com alguém com apelidos totalmente diferentes é o de dois cunhados ou mesmo primos direitos... talvez fosse o caso.
A parte do Brás Anes pode indicar algum parentesco. Se tiver cópia da escritura e ma puder passar digitalizada, gostava de dar uma vista de olhos.
Lagos avança (muito) lentamente devido à grande quantidade de registos e à minha falta de tempo.
Cumprimentos e obrigado,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Cap. Afonso Anes Ruivo - Algarve

#110526 | melisa | 25 jan 2006 01:27 | Em resposta a: #110465

Caro Jorge Valdeira

Não tenho cópia dessa escritura, apenas tirei os dados e as cotas pelo que poderei posteriormente pedir uma fotocópia.

Tenho no entanto cópia de outra escritura (1701) entre Manuel de Lima da Silveira e Afonso Annes Ruivo que se quizer lhe poderei enviar. Só que não tenho meios para digitalizá-la, só se fôr pelo correio.

Trata-se de "escritura de arrendamento dos meucos (?) ou meuços (?) da Serra que Manuel de Lima da Silveira dá de arrendamento a Afonso Annes Ruivo"

No corpo da mesma refere que :

"... Manuel de Lima da Silveira havia tomado de arrendamento o almoxarifado desta cidade (Lagos) e seu termo pertencentes à renda da mitra (?) e cabido deste reino do Algarve e como principal rendeiro que é da dita renda disse ... que arendava e dava de renda ...a Afonso Annes Ruivo ... por quatro anos que principiarão a correr neste presente ano (1701)... oelo preço de trinta e cinco mil reis por cada um ano e a todos os quatro fazem soma e q.ta de cento e quarenta mil reis ...."

Não consigo entender o que de facto é arrendado. O que não tenho duvida é que a 1ª letra é um M, seguido do que me parece um E (talvez um A ou um O), segue-se um U ( o tabelião tem os Ns bem diferentes)seguido do que me parece um C, que num dois casos parece ter cedilha. Seguem-se um O (ou menos provavelmente um A) seguido de um S.

Mas não faço ideia do que seja.

Comparativamente umas casas de morada e quintal com cavalariça e palheiro custavam na altura em Odiáxere 20 000 reis.

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Cap. Afonso Anes Ruivo - Algarve

#110712 | roberto lopes | 27 jan 2006 12:15 | Em resposta a: #110526

Cara Melisa e Jorge Valdeira:

Reuni todos os filhos do Cap. Lourenço de Arez ate agora encontrados pela Melisa e por mim. O antonio Luis intriga-me muito...

1. Domingos Martins cc (c. 1600) Constança de Arez. Tiveram:
2. Lourenço de Arez, Capitão, que segue

3. Lourenço de Arez, Capitão cc (c. 1630) Inês Rodrigues. Tiveram:
4. Domingos Marreiro de Arez, Capitão, que segue
4. Constança de Arez, que segue
4. António Luís, que segue
4. Isabel Jorge, que segue
4. Maria Rodrigues Jorge, que segue

4. Domingos Marreiro de Arez, Capitão cc Isabel Jorge

4. Constança de Arez cc (Odiáxere 09.01.1651) António Velho da Costa, natural da
Mexilhoeira Grande , filho de Vicente Velho da Costa e de Isabel Vaz Canelas, já
defuntos moradores que foram na Mexilhoeira Grande, neto paterno de Jorge Dias
Canelas e de Inês Álvares e neto materno de António Velho e Maria Pacheca.

4. António Luís cc (Odiáxere 16.10.1656) Helena da Costa, f.ª de Diogo Teixeira e de
Branca Mendes.

4. Isabel Jorge cc (Odiáxere 20.04.1659) António Fernandes Vieira, de Lagos, f.º de Braz
Vieira e de Maria Fernandes, da Mexilhoeira Grande.

4. Maria Rodrigues Jorge cc (Portimão 30.07.1663) Manuel Dias Barão, nome assinalado
na toponímia de Portimão, natural de Alte, f.º de Barão Dias e de Constança Vaz,
naturais de Alte.

Atenciosamente,
Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Lourenço de Arez

#110739 | melisa | 27 jan 2006 16:12 | Em resposta a: #110712

Caro Roberto Lopes

Também eu tenho continuado a andar à volta do capitão Lourenço de Arez, até porque o julgo muito próximo do António Luís cc Maria Luís.

Será este António Luís num segundo casamento o filho do capitão Lourenço de Arez?
De qualquer modo julgo que a Maria Luís não será natural de Odiáxere, talvez de Monchique... onde possívelmente teriam casado.

Por outro lado permita-me algumas correccões e acrescentos nos filhos do cap. Lourenço de Arez:

Os avós de Vicento Velho da Costa ( casado com Constança de Arez) estão trocados os paternos com os maternos como é fácil de verificar.

O Capitão DOMINGOS MARREIRO DE AREZ não é filho do Cap. Lourenço de Arez, pois casou ,já viúvo , em Odiáxere aos 21/2/1661 com ISABEL JORGE, filha do Capitão Clemente Martins Serrão e de Isabel Gonçalves , já defunta, e moradores na TORRE, sendo ele filho de JOÃO DIAS CINTRA e de s.m.er MARIA MARREIRA, moradores que foram na aldeia do Bispo.

É neto paterno de Domingos da Silva cc Catarina Rodrigues e materno de Domingos Marreiros de Arez e de s.mer Catarina Vaz, e irmão de Manuel Marreiro de Arez morador na Raposeira.

O Capitão LOURENÇO DE AREZ e s.m.er INÊS RODRIGUES são ainda pais de Francisco b. em 25/7/1634 e que poderá ser o Padre Francisco Rodrigues de Arez que é testemunha do casamento de sua irmã Isabel Jorge.

Relativamente à filiação de Cap. Lourenço de Arez em DOMINGOS MARTINS cc CONSTANÇA DE AREZ, ainda que não confirmada será possível, o que julgo é que será anterior a 1600, pois Lourenço de Arez (ainda não capitão) aparece a apadrinhar em 23/10/1611 um filho de Luís Martins e Catarina Cordovil (servos de Vicente Martins Serrão que será certamente familiar, avô? tio?).

Cronologicamente é possível esta filiação pois Domingos Martins e s.mer Constança de Arez foram pais de MARIA b. em 15/2/1581.

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Lourenço de Arez

#110873 | melisa | 29 jan 2006 17:56 | Em resposta a: #110739

Caro Roberto

Em 9/10/1650 apadrinha DOMINGOS MARTINS , filho do CAPITÃO LOURENÇO DE AREZ ,morador na Torre.

Está assim encontrado mais um filho do dito capitão e que ainda por cima vem reforçar a hipótese da sua filiação em Domingos Martins cc Constança de Arez.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Lourenço de Arez

#111803 | jcteixeira | 11 fev 2006 01:34 | Em resposta a: #110873

Cara Maria Elisa,

Ando a investigar o meu ramo materno em Castro-Marim e tenho nos meus registos a família Ruivo do Azinhal. Tenho nos meus registos uma prima Maria Barbosa Ruivo (1917). Esta família entronca com a que procura no outro extremo do Algarve?.

Melhores cumprimentos,
José Carlos Teixeira.

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Lourenço de Arez

#111839 | melisa | 11 fev 2006 17:46 | Em resposta a: #111803

Caro José Carlos Teixeira

Ao que sei dos filhos do capitão Afonso Annes Ruivo apenas dois usaram o apelido Ruivo :
- Afonso Annes Ruivo "o mosso" que casou na Mexilhoeira Grande em 11/1/1722 com Isabel Guizada viúva de Manuel Freire Neto, moradora que fora em Serpa.

- João Ruivo casado em Lagos (S.Sebastião) em Abril de 1717 com ? , filha de Domingos Gonçalves e de Isabel Esteves.

Deste dois filhos desconheço a descendência.

Relativamente às filhas :

-Ana Franca (minha antepassada) conheço, ao que julgo, todos os seus descendentes durante o século XVIII,e o meu ramo até à actualidade e nenhum destes usou o apelido Ruivo, dando sim origem aos Francos dos Montes de Alvor, um ramo usou Nunes, outro Lourenço, outro Alves Barbudo, outro Duarte e outro ramo usou ainda Varela.

Da filha Inês de Sousa de que maioritariamente conheço a descendência durante o séc XVIII, sei que usaram maioritariamente Pais de Sousa, Pais Antão, Luís Antão, também não usando nenhum deles o apelido Ruivo.

Relativamente à filha Micaela Maria os descendentes que conheço usaram Vaz Montez.
Da filha Maria Franca não conheço descendência.

Entre os últimos Ruivos que conheço e a sua medeiam dois séculos pelo que nada garante que não haja ligações.

Por outro lado como já disse anteriormente estou convencida que este apelido Ruivo seria de origem toponímica resultante da existência de um Monte Ruivo na freguesia de Odiáxere.

Como se conhecem outros locais no Algarve com o mesmo nome poderiam eles também terem dado origem as famílias Ruivo sem qualquer ligação entre elas.

De qualquer modo só pesquisando para trás poderá averiguar das ligações familiares dessas pessoas.

Boa pesquisa

Renovados cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Afonso Annes Ruivo

#117869 | melisa | 02 mai 2006 18:25 | Em resposta a: #111839

Caros Jorge Valdeira e Roberto Lopes

Julgo ter encontrado em Santa Maria Lagos um avô do Capitão Afonso Annes Ruivo .

Trata-se de AFONSO ANNES RUIVO casado primeiro com Leonor Vicente e depois com Maria Franca.
Encontro registos de baptismo de filhos do 2º casamento a partir de 1592 e teria já falecido em 1640.


Julgo que o nosso cap. Afonso Annes Ruivo seria descendente deste 2º casamento, pois como se sabe foi pai com a sua 1ª m.er Sebastiana dos Reis da minha Ana Franca.
Foi também pai, com a sua 2ª mulher Maria de S.João, de Maria Franca que casou em 13/7/1716 com Jose Ribeiro da Costa ( fª do Capitão Gaspar Ribeiro da Costa e Isabel de Oliveira

Agora falta a ligação entre os dois Afonso Annes Ruivo.

Os meus cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Afonso Annes Ruivo

#120097 | jvaldeira | 05 jun 2006 00:43 | Em resposta a: #117869

Cara M.Elisa,

Obrigado. Apesar de não ter logo respondido, não deixei de tomar nota. Espero conseguir fazer a ligação, só não sei quando. Ando por volta de 1760...

A confirmar-se que é o avô, é interessante a manutenção do Ruivo - que "cheira" a alcunha mas que parece ter-se consolidado como apelido e permanecido como tal durante várias gerações.

Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Afonso Annes Ruivo

#120153 | melisa | 05 jun 2006 23:57 | Em resposta a: #120097

Caro Jorge Valdeira

Não me parece que o Ruivo seja alcunha, pelo menos nesta geração. pois em Santa Maria encontram-se nos finais do século VXI e inícios do século XVII vários indivíduos com este apelido.

Julgo mesmo que seria de seu nome completo Afonso Annes Ruivo Cabeceiras.

Existe também um João Ruivo Cabeceiras ( conforme se lê na assinatura) que apadrinha em 25/11/1596 um filho de Afonso Annes Ruivo.

Provavelmente o mesmo que é testemunha do casamento de Catarina Vicente (filha do 1ª casamento de Afonso Annes Ruivo com Leonor Vicente) em Sta Maria aos 28/2/1606 com António Dias, fº de Diogo Dias e de Constança RUIVA.

Talvez esta Constança Ruiva seja a mesma que em Sta Maria aos 14/12/1606 casa com João Guterres, naural de Segóvia nascido cerca de 1572 e fº de Francisco Guterres e de Isabel de Morral.

Esta Constança Ruiva seria pessoa já com alguma idade pois o casamente ocorreu em SUA casa.

Era filha de Bartolomeu Dias Raposo e de Maria Galega.

Na mesma época aparece um Vicente Ruivo já viúvo de Maria Ribeira em cuja casa ocorre o casamento de sua filha Leonor Ribeira (Sta Maria 20/5/1607) com Francisco Fernandes ( fº de Pero Fernandes e Maria Vaz). O noivo teve como seu procurador no casamento, Vicente Vaz de Moura.

Há ainda uma Catarina Ruivo casada com Rodrigo Alvares, pais em 1599 e 1600 e que amadrinha o filho João do 2º casamento de Afonso Annes Ruivo em Fevereiro de 1602.

Temos ainda Francisco Ruivo (fº de João Vaz e Brites Cordovil) que casou em St Mª aos 6/11/1596 com Isabel Cordovil , filha de Manuel Rodrigues e Brites Cordovil.

Os meus cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Afonso Annes Ruivo

#120286 | melisa | 07 jun 2006 15:31 | Em resposta a: #120153

Caro Jorge Valdeira

Tenho estado a ver estes Ruivos e as ligações familiares são deveras interessantes.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Afonso Annes Ruivo

#120901 | melisa | 16 jun 2006 16:32 | Em resposta a: #120286

Caros Jorge Valdeira e Roberto Lopes

Encontrei o óbito de Sebastiana dos Reis (1ª Mulher de Afonso Annes Ruivo) em S.Sebastião Lagos aos 5/1/1696.

Como sabemos que sua filha Maria Franca nasceu em 12/10/1698 (S.Sebastião) o casamento com Maria de S.João terá ocorrido entre estas datas.

Já procurei em S.Sebastião e não o encontrei, pelo dever-se-ia ter realizado noutro local, provavelmente no local de naturalidade de Maria de S.João.

Também não encontrei até agora o seu casamento com Sebastiana dos Reis.

Cumprimentos

M.Elisa

Caro Roberto

Vi os seus mails, mas por razões várias, nomeadamente um problema com o envio de mails ainda não lhe respondi. Logo que solucione o problema vou enviar-lhe as tais páginas scanarizadas.

Um abraço

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Afonso Annes Ruivo

#124469 | jvaldeira | 07 ago 2006 18:40 | Em resposta a: #120901

Cara M.Elisa e restantes interessados:

O Cap.Afonso Anes Ruivo morreu em 11-8-1738 em Lagos - S. Sebastião, com todos os Sacramentos sendo sepultado na Matriz. Fez testamento, sendo testamenteiro o Cap. Gonçalo Dias Teixeira, creio que é referida uma relação mas a abreviatura usada não é muito explícita (talvez “seu tio” mas não afianço…embora genro ou filho fizesse mais sentido).

Partindo do princípio que este Cap. AAR é o mesmo que foi casado quer com Sebastiana Reis quer com Isabel de S.João (já não recordo se temos nomes de avós em paroquiais relativos a à descendência de Sebastiana), então ele teria seguramente mais de 70 anos à data da morte pois o seu nascimento teria ocorrido forçosamente antes de 1668 (30 anos antes do casamento da filha Ana Franca). Se o baptismo tiver ocorrido em Lagos (SM ou SS) os respectivos paroquiais (baptismos) deverão ser suficientes… mas primeiro “convinha saber o nome dos pais!

Para lá chegar precisamos de encontrar o casamento com Maria de S.João (o de Sebastiana Reis é anterior a 1684 e portanto ao início dos casamentos em S.Sebastião, embora pense que até possa estar nos mistos de S.Maria).

Ora o casamento com Maria de S.João ocorreu forçosamente entre 1696 e 1698 como diz, uma vez que Sebastiana Reis morreu em 1696; resta saber onde ocorreu o segundo casamento. Irei também ver SM logo que possível mas penso que poderá estar noutras paróquias da região, esperemos que numa em que existam registos para esta data! Se tiver tido oportunidade de “espreitar” nos seus microfilmes diga-me que paróquias já viu, p.f.

Outras duas vias de pesquisa são o testamento (se for localizável no AD de Faro) e este Cap. Gonçalo Dias Teixeira que terá de ser alguém muito próximo.

Os baptismos dos filhos de AAR com Maria de S.João (posteriores a 1697 e certamente ocorrendo em Lagos-SS) poderão até dar-nos algum avô.

Outro dado interessante é que o óbito de Sebastiana dá AAR como lavrador (sem referir qualquer posto militar) o que não surpreende mas que penso não estava ainda documentado; em 1698 era alferes e em 1733 (pelo menos) era capitão, certamente de ordenanças.

Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Afonso Annes Ruivo

#124594 | jvaldeira | 09 ago 2006 13:52 | Em resposta a: #120153

Cara M.Elisa.

Também creio que este AAR (1º) será avô do outro AAR (2º).
Uma possível ligação será através de um João Ruivo, filho de Afonso Anes e Maria Franca que casa em S. Maria em 8-4-1612 com Maria do Espírito Santo, filha de António Fernandes e Maria do Vale.
No caso deste João Ruivo ser pai de AAR-2º teríamos duas transmissões na íntegra do nome de avós para o de netos (uma vez que AAR-2º teve um filho João Ruivo), o que não prova nada mas indicia alguma coisa. Familiares serão de certeza mas também podem haver por aqui tios…
Não encontrei o casamento de AAR-1º com Ana Franca nos mistos de S.Maria.
Também não encontrei o baptismo de nenhum filho de AAR-2º com Isabel de S.João em S.M. entre 1696 e 1710. Penso que a M.Elisa também já viu em S.Sebastião e Odiáxere e também não há nada, correcto?
Portanto penso que o melhor caminho é começar a procurar o casamento AAR+ISJ em todas as paroquiais da zona uma vez que o período de pesquisa é de apenas dois ou três anos. Já vi Sra. Do Verde e não consta nada.

Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Afonso Annes Ruivo

#127301 | melisa | 03 set 2006 13:58 | Em resposta a: #124594

Caro Jorge Valdeira

Desculpe o atraso na resposta, mas tenho estado de férias.

Embora ainda não o tivesse dito, também eu suspeito que será por João Annes (cujo casamento ocorre em 8/4/1652 e não 1612) que o cap.Afonso Annes Ruivo descende do 1º Afonso Annes Ruivo.
Entretanto encontro vários filhos de João Annes com Maria do Espírito Santo, ou seja:
-Maria * 3/4/1656 St Maria

-Maria Franca * 7/8/1658 (sta Maria) cc (St Maria, 6/5/1686) Sebastião Soares, fº de Domingos Soares e Antonia Sermenha.
Esta Maria faleceu em 15/11/1686 sendo enterrada ewm S.Sebastião.

- António * St Maria 26/6/1661

- Pedro * St maria 7/1/1665.

João Ruivo faleceu.em 24/8/1669 sendo enterrado em S.Sebastião. Foi meirinho dos Cléricos.

Ora tendo ocorrido o seu casamento em 1652 deverá ter tido outro filho antes de 1656, talvez por 1653. Ora neste período há uma quebra nos baptismos de S.Maria.
Será esta data que aponto para o nascimento de Afonso Annes Ruivo (2º).

Relativamente ao 1ª Afonso Annes Ruivo julgo que ele ou a mulher Maria Franca seriam da família dos Cabeceiras, dado que uma das suas filhas, Beatriz Cabeceiras casa em St Maria aos 6/8/1647 com Gonçalo Viegas fº de Cristóvão vaz cc Violante Vaz.

Por outro lado o padrinho de seu fº Diogo b. em st maria em 25/11/1596 é João Ruivo que na assinatura é João Ruivo Cabeceiras, o que reforça a hipótese de que realmente seja por Afonso Annes Ruivo a ligação aos Cabeceiras.

Cumprimentos
M.elisa

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Afonso Annes Ruivo

#127302 | melisa | 03 set 2006 14:04 | Em resposta a: #127301

ressalvo: meirinho dos clérigos

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Afonso Annes Ruivo

#235733 | Leote | 05 ago 2009 01:44 | Em resposta a: #120153

Cara Melisa,
Relativamente a este tópico só posso acrescentar este raciocínio….
Assumidamente, a MINHA Constança Ruiva é filha de Bartolomeu Dias Raposo e de Maria Gallega.
A mesma Constança Ruiva casada (a 14 Dez 1606, Lagos (SM)) com João Guterres, teve uma filha chamada Maria dos Reis de Morais. Esta houve (pelo menos!) duas irmãs, filhas dos mesmos pais, chamadas Luísa da Trindade e Maria da Conceição que entraram em clausura … penso… (assumindo assim ter sido a mais velha…) Não deve ter havido filhos porque o genro de João Guterres herda o cargo do sogro que “habitualmente” seria “gozado” pelo filho!
Constança Ruiva morre em Lagos em 1625.
Maria dos Reis de Morais, filhas dos anteriores, “emigra” para Tanger, e, entre outros filhos, tem a uma Constança Ruiva, a uma Maria dos Reis e a o João Guterres dos quais não sei o destino. A repetição dos nomes próprios faz agonia! Estes três petizes devem ter nascido entre os anos 1620 e 1645.

Como é que a CONSTANÇA RUIVA acima referida se relaciona com Afonso Annes Ruivo e Sebastiana dos Reis?
Tem que haver parentesco uma vez que a “dança dos apelidos” se verifica. Mas as datas não me parecem ser as apropriadas.
O Cap. Afonso Annes Ruivo (n. antes de 1665) falece em 11 de Agosto de 1737 em Lagos, (SS) tendo sido casado antes de 1684 com a sua primeira mulher, Sebastiana dos Reis (f. Lagos (SS) em 5/1/1696).
Será que estes dois eram primos? A tal de consanguinidade repetida até mais não?

Será que a minha Constança Ruiva não será IRMÃ do primeiro Afonso Annes Ruivo casado com Leonor Vicente (em primeiras) e Maria Franca (em segundas)?
Tenho a cabeça às voltas...
Cumprimentos,
João Luís

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Afonso Annes Ruivo

#252873 | jvaldeira | 08 abr 2010 23:58 | Em resposta a: #235733

Caro João Luís

Estive a rever este tópico e fiquei com curiosidade de saber se descobriu algo mais sobre os Ruivos de Lagos.

Cumprimentos,

J.Valdeira

Resposta

Link directo:

Cap. Afonso Anes Ruivo - Portimão - Algarve

#414070 | ebreis | 21 abr 2019 23:17 | Em resposta a: #53298

“Em Mariana, Minas Gerais, Brasil, no processo de genere et moribus
do padre Luis Jose de Freitas Belo,
consta os nomes de Manuel Francisco Belo e Isabel Dias, pais de Antônio Francisco Belo.
E de Manuel João Ruivo e Maria Domingues, pais de Mariana Domingues.
Antes de virem para o Brasil os irmãos Luís Alves de Freitas Belo e Alexandre Alves Batista Belo quiseram se ordenar, e esses dados são das respectivas inquirições de genere.

Resposta

Link directo:

Cap. Afonso Anes Ruivo - Portimão - Algarve

#423137 | ebreis | 12 abr 2020 19:52 | Em resposta a: #107148

Tambem estou procurando ligaçoes destes sobrenomes em minha familia. Tenho aqui em meus registros, podem até ser os mesmos, Manuel João Ruivo casado com e Maria Domingues, foram pais de Mariana Domingues Alves (1728), sendo esta casada com Manuel Francisco Bello. Do ramo Bello, vieram para o Brasil após o Grande Terramoto que ocorreu em Lisboa e região em 1755. Será que teriam parentesco Manoel João Ruivo com Manuel Antonio Ruivo?

Resposta

Link directo:

Cap. Afonso Anes Ruivo - Portimão - Algarve

#431424 | almacor | 21 fev 2021 21:23 | Em resposta a: #53298

Boa noite

Sou descendente da filha do Capitão Afonso Anes Ruivo (2º), Ana Franca e curiosamente por via dos seus dois matrimónios. Descendo de Manuel Franco, do matrimónio com Gregório Vicente e André Lourenço do matrimónio com Mateus Soares.

Nas minha buscas encontrei uma Constança Ruiva, filha de Afonso Anes Ruivo (1º) e Maria Franca, que casa com João Dias Veiga em Santa Maria em 23-01-1640 (PT-ADLSB-PRQ-PLGS05-002-C2_m0039_derivada). Nada têm a ver com a Constança Ruiva já nomeada neste tópico, mas indicia que deve haver relação entre essa Constança Ruiva e Afonso Anes Ruivo.

Das diversas intervenções neste tópico, fiquei sem saber se se confirmou hipótese de Afonso Anes Ruivo (2º) ser neto do Afonso Anes Ruivo (1º). Algum dos confrades que se tem dedicado a este tópico conseguiu obter novos dados?

Cumprimentos

Álvaro Cordeiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 18:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen