Hino de D. João VI - Hino do Príncipe

Este tópico está classificado nas salas: Património

Hino de D. João VI - Hino do Príncipe

#53325 | fsmunoz | 08 dez 2003 18:45

Caros confrades,

Estou à procura de uma peça de Marcos Portugal chamada "La Speranza o sia L'Augurio Felice"; esta foi feita e dedicada a D. João VI e a parte final foi, segundo sei, o Hino Nacional até 1831 (onde foi rendido pelo "Hino da Carta").

Esta minha curiosidade prende-se com o facto deste ser o primeiro Hino Nacional, e para mais em vigor antes da grande divisão existente em Portugal com a Guerra Civil. Desconheço por completo a sua qualidade musical enquanto hino (porque, para mim, mais do que ser uma peça musicalmente "boa" tem de ser adequada à sua função) mas creio que teria todo o interesse em ser conhecido.

Se alguém tiver alguma informação sobre esta rogo que a partilhe; não tive até agora grande sorte.

Com os melhores cumprimentos,

Frederico Muñoz

Resposta

Link directo:

RE: Hino de D. João VI - Hino do Príncipe

#53330 | Almendra | 08 dez 2003 20:05 | Em resposta a: #53325

Caro Frederico Muñoz

Encontra na U.Católica, na Biblioteca Universitária João Paulo II as seguintes publicações:

______________________________________

TÍTULO/ RESP. Hymno patriotico que à Junta do Supremo Governo offerece M. J. C. P. M. em 15 de Setembro de 1820
. Hino patriótico que á Junta do Supremo Governo oferece M. J. C. P. M. em 15 de Setembro de 1820

PUBLICAÇÃO Coimbra : Real Imprensa da Universidade, 1820

DESCR. FÍSICA 6 p. ; 16 cm

CDU 398.81(469)

COTA MC-6333

Nº REGISTO 159590

________________________________________

TÍTULO/ RESP. Hymno patriotico / que à junta do supremo governo do reino offerece M. J. C. P. S. M. em 15 de Setembro de 1820
. Hino patriótico

PUBLICAÇÃO Lisboa : Typographia Rollandiana, 1820

DESCR. FÍSICA 14 p. ; 14 cm

CDU 869.0-1

COTA MC-3948

Nº REGISTO 165690

_____________________________________________

TÍTULO/ RESP. Hymno patriotico : para ser cantado pelo fausto motivo de recobrar-se o feliz Governo de Sua Magestade Fidelissima o Senhor D. João VI
. Hino patriótico

PUBLICAÇÃO Porto : Typ. a Praça de S. Thereza n. 13, 1823

DESCR. FÍSICA 1 p. ; 21 cm

CDU 398.81(469)

COTA MC-8185

Nº REGISTO 160112

_______________________________________


Não sei se o conteúdo destas publicações contém a letra e a musica dessa obra e se corresponde ao hino que menciona. No entanto, se existe nesta biblioteca, provavelmente também existirá noutras.

Devo dizer que tenho dúvidas se estas obras se não referem ao hino patriótico publicado por Almeida Garret em 1920, no Porto.

Com os melhores cumprimentos,

António Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Hino de D. João VI - Hino do Príncipe

#53331 | Almendra | 08 dez 2003 20:11 | Em resposta a: #53325

Caro Frederico Muñoz

Encontra na U.Católica, na Biblioteca Universitária João Paulo II as seguintes publicações:

______________________________________

TÍTULO/ RESP. Hymno patriotico que à Junta do Supremo Governo offerece M. J. C. P. M. em 15 de Setembro de 1820
. Hino patriótico que á Junta do Supremo Governo oferece M. J. C. P. M. em 15 de Setembro de 1820

PUBLICAÇÃO Coimbra : Real Imprensa da Universidade, 1820

DESCR. FÍSICA 6 p. ; 16 cm

CDU 398.81(469)

COTA MC-6333

Nº REGISTO 159590

________________________________________

TÍTULO/ RESP. Hymno patriotico / que à junta do supremo governo do reino offerece M. J. C. P. S. M. em 15 de Setembro de 1820
. Hino patriótico

PUBLICAÇÃO Lisboa : Typographia Rollandiana, 1820

DESCR. FÍSICA 14 p. ; 14 cm

CDU 869.0-1

COTA MC-3948

Nº REGISTO 165690

_____________________________________________

TÍTULO/ RESP. Hymno patriotico : para ser cantado pelo fausto motivo de recobrar-se o feliz Governo de Sua Magestade Fidelissima o Senhor D. João VI
. Hino patriótico

PUBLICAÇÃO Porto : Typ. a Praça de S. Thereza n. 13, 1823

DESCR. FÍSICA 1 p. ; 21 cm

CDU 398.81(469)

COTA MC-8185

Nº REGISTO 160112

_______________________________________


Não sei se o conteúdo destas publicações contém a letra e a musica dessa obra e se corresponde ao hino que menciona. No entanto, se existe nesta biblioteca, provavelmente também existirá noutras.

Devo dizer que tenho dúvidas se estas obras se não referem ao hino patriótico publicado por Almeida Garret em 1920, no Porto.

Com os melhores cumprimentos,

António Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Hino de D. João VI - Hino do Príncipe

#53332 | fsmunoz | 08 dez 2003 20:31 | Em resposta a: #53330

Caro António Almeida,

Muito grato lhe estou pelos dados que forneceu; partilho consigo a dúvida sobre se não serão relativos ao "Hymno Patriótico" de Garrett, que é, como diz, de 1820. Seja como fôr parece-me suficiente para merecer uma investigação que permita esclarecer a sua origem.

Sabe-me dizer se a biblioteca da Universidade Católica permite consultas por parte de quem não seja aluno da instituição?

Aproveito e vou também voltar à Biblioteca Nacional, munido com a informação que me deu.

Com os melhores cumprimentos,

Frederico Muñoz

Resposta

Link directo:

RE: Hino de D. João VI - Hino do Príncipe

#53333 | Almendra | 08 dez 2003 20:34 | Em resposta a: #53325

Caro Confrade,

Lamento a anterior duplicação da minha resposta à sua mensagem inicial - descuido meu ao navegar entre janelas do Internet explorer. :).

Encontrei no índice Biblioteca Nacional a seguinte publicação que deverá ter os hinos que menciona.

__________________________________

AUTORES Portugal, Marcos, 1762-1830

TÍTULO/RESP. Collecção de Hymnos Música manuscrita Para Piano-Forte de Riego Do S.r M.cos Portugal ; Por C. Coccia

PUBLICAÇÃO [Entre 1820 e 1830]

DESC. FÍS. Partitura [6 f.] ; 223x291 mm

CONTÉM Hymno Inglez. God save the King . - Hymno Constitucional de Riego . - Hymno Patriotico. Do S.r M.cos Portugal . - Hymno Constitucional de 1820. Por C. Coccia . - Hymno de S. Mag.de Fidellissima a S.ra D. Maria 2.da (outras cópias em 341//7 e 8) . - Hymno Constitucional do S.r D. Pedro 4.

TÍT. UNIF. Colecção de Hinos para Piano . Hinos
Hino Inglês God save the King . Hinos pf Dó Maior
Hino Constitucional . Hinos pf Dó Maior
Hino Patriótico . Hinos pf Si b Maior
Hino Constitucional . Hinos 1820 pf Sol Maior
Hino de D. Maria II . Hinos pf Sol Maior
Hino Constitucional de D.Pedro IV . Hinos pf Mi b Maior

FONTE PT BN

NCB 1153877

Exemplares
Local Colecção Vol. Fasc. Estado Cota Notas
BIBLIOTECA NACIONAL Música Newly Acquired M.M. 341//11


___________________________________


Com os melhores cumprimentos,

António Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Hino de D. João VI - Hino do Príncipe

#53334 | fsmunoz | 08 dez 2003 20:42 | Em resposta a: #53333

Caro António Almeida,

Mais uma vez lhe agradeço a gentileza e a ajuda preciosa que me deu. Esta última informação em especial parece-me adequadíssima e creio com ela poder ficar a saber como era esse hino. Tenho pena que não exista uma gravação com o mesmo, mas pelo menos com as notas posso ficar a saber como era (maravilhas da informática).

Caso lhe possa ser útil em algo por favor não hesite em contactar-me.

Com os melhores cumprimentos estou,

ao seu dispôr,

Frederico Muñoz

Resposta

Link directo:

RE: Hino de D. João VI - Hino do Príncipe

#53340 | aburma | 08 dez 2003 23:15 | Em resposta a: #53330

Caro António Almeida,

Peço desculpa por me intrometer, mas é também assunto que me interessa.

Uma das referências que faz parece-me sem dúvida o hino que o nosso caro confrade Francisco Muñoz procura.

Quanto àquele da autoria de Almeida Garrett, se é o que eu penso, não foi feito para receber D. Maria II, e como tal depois de 1820?

Já agora, quanto ao Hino da Carta, saberá dizer-me onde o poderei encontrar?

Muito obrigado pela possível ajuda.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Hino de D. João VI - Hino do Príncipe

#53341 | fsmunoz | 08 dez 2003 23:33 | Em resposta a: #53340

Caro Alexandre Burmester,

O Hino da Carta está disponível na secção "Hinos" da Real Associação de Lisboa (cujo endereço não posso colocar no Genea mas que sem dúvida encontrará facilmente).

O "Hymno Patriótico" de Garrett foi escrito de facto em 1820 (para ser usado com música de J. A. Ribas). Foi segundo sei o seu primeiro poema impresso. Todos os fac-simili que vi têm escrito "Porto - 1820".

Quanto ao "Hymno Patriótico" de Marcos Portugal estou com bastante fé nas dicas dadas pelo nosso caríssimo confrade. Mal tenha tempo vou à BN e tiro cópias. Caso haja interesse posso fazer "scan" das mesmas e enviar-lhe (ou até cópias em papel).

Com os melhores cumprimentos,

Frederico Muñoz

Resposta

Link directo:

RE: Hino de D. João VI - Hino do Príncipe

#53401 | abribas | 09 dez 2003 19:05 | Em resposta a: #53341

Caro Frederico Muñoz,

Quanto ao "Hymno Patriótico" de Garret, será que me poderia esclarecer se, em alguma das copias que viu, estava presente a musica de J. A. Ribas?

É que de acordo com a BN digital na biografia de Almeida Garret, esse folheto impresso é dado como perdido:
"Folheto impresso perdido, para música de J. A. Ribas, Porto 1820, recuperado pela 1ª vez por Teófilo Braga, de que se transcreve...."

João António Ribas era meu tetravô, e por essa altura era 1º violino e chefe da copisteria do Real Teatro de S. João.

Grato por qualquer informação,
cumprimentos

António Bessa Ribas

Resposta

Link directo:

RE: Hino de D. João VI - Hino do Príncipe

#53425 | fsmunoz | 10 dez 2003 08:41 | Em resposta a: #53401

Caro António Ribas,

Sinto, mas nunca encontrei nenhuma cópia da música, apenas sei que ela existe pela nota que acabou de indicar.

Seja como fôr eu vou à BN este Sábado, não me custar tentar vêr se, na lista que tenho de "Hymnos Patrióticos", exista alguma que possa ser a de J.A. Ribas.

Com os melhores cumprimentos,

fsmunoz

Resposta

Link directo:

RE: Hino de D. João VI - Hino do Príncipe

#53441 | abribas | 10 dez 2003 12:19 | Em resposta a: #53425

Caro Frederico Muñoz,

Obrigado pela informação e disponibilidade.

Cumprimentos

António Ribas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 04:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen