Marco de Canaveses

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Marco de Canaveses

#53360 | cris | 09 dez 2003 11:57

Procuro informacoes sobre familias desta terra, particularmente Matos, Mendes, Reis, Assis (quinta là de dentro) e Pinto.

Agradeço todo tipo de informacao.

Cris

Resposta

Link directo:

RE: Marco de Canaveses

#53361 | cris | 09 dez 2003 12:05 | Em resposta a: #53360

Acrescento que Belmiro de Azevedo (eng.) descendente dos Mendes é primo de minha avo paterna. (Tuias)

Os Assis esses sao familiares por parte de meu avô materno (S. Martinho da Aliviada).

Mais uma vez os meus agradecimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Marco de Canaveses

#53407 | joseantonioreis | 09 dez 2003 21:27 | Em resposta a: #53361

Cara amiga,

Já tinha sido solicitado pelo meu primo Conde, de forma a dar-lhe uma ajuda na sua árvore de costados.
Como deve compreender e assim á primeira vista a sua genealogia anda muito á volta do Marco de Canaveses e Amarante, o que dá para se "fazer" bem á vontade umas 10 gerações e isso "leva" muitas horas de trabalho.
Como pesquiso muitas veses freguesias do Marco de Canaveses, se vir gente da sua familia digo-lhe.
Por favor, tem informação sobre os pais e avós de :
José Carlos de Matos
Margarida da conceição Mendes
Luís dos Reis
Maria da Piedade Pinto?
cumprimentos

José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Marco de Canaveses

#53426 | cris | 10 dez 2003 09:01 | Em resposta a: #53360

Caro Senhor,

Desde jà os meus sinceros agradecimentos.
As informacoes que obtenho sao as seguintes :
José Carlos De Matos n. 26.09.1920 freguesia de Tuias no Marco, trabalhou no «Grémio» mais de 30 anos onde livrava com o tractor produtos aos agricultores pelas freguesias do Marco fora e também era barbeiro em Tuias assim como no hospital, seu pai chamava-se José Matos (hà quem diga que também se chamava De Almeida) e sua mae Maria dos Prazeres n. em 1900 freguesia de Tuias. Faleceu em 1990. Margarida da Conceicao Mendes n. 20.01.1926 freguesia de Tuias, filha de agricultores em Tuias numa quinta na « Porta Nova »; filha de José Mendes (irmao da mae do Eng. Belmiro de Azevedo) e mae Maria da Conceicao (talvez Vieira mas por enquanto nome desconhecido).
Luis Dos Reis n. 27.09.1922 freguesia S. Martinho da Aliviada, trabahou numa fabrica de metalizacao na Sra da Ora e mais tarde abriu a sua propria fabrica « Prometalis », seu pai Arnaldo era maquinista em Marco de Canaveses nos caminhos de ferro e sua mae chamava-se Adelaide (avôs do politico Francisco de Assis em Amarante pois sua mae Ana Assis era irma de Luis Dos Reis). Faleceu em Novembro 1970. Maria da Piedade Pinto n. 14.08.1923 freguesia S. Martinho da Aliviada filha de Rodrigo Pinto e de Natevidade (Monteiro ?)
Desta forma espero o ter ajudado para receber en troca igualmente a sua ajuda.

Cristina DE MATOS
cristinadm@bluemail.ch

Resposta

Link directo:

RE: Marco de Canaveses

#53461 | macp | 10 dez 2003 15:34 | Em resposta a: #53407

Caro José António Reis
Por acaso, nas suas pesquisas, pelo Marco de Canavezes, encontrou o apelido Alvarenga ( José Alvarenga e Maria Alvarenga), de Campos, Santa Maria de Penha Longa lá por 1800 ou 1790? Foram pais de João Teixeira Alvarenga e avós de António Alvarenga ( que aparece ainda com os nomes de Pinto Alvarenga e Pinto de Magalhães Alvarenga)-Pinto e Magalhães por parte materna.Este casou em 1840 mas já na Granja, S. Tomé de Covelas, concelho de Baião.
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Marco de Canaveses

#53465 | Conde | 10 dez 2003 16:58 | Em resposta a: #53461

Exmª Senhora:
Eu tenho muita coisa de Alvarengas de Penhalonga.São Pinto da Cruz Alvarenga e derivados.Qual é a linha que quer?
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Marco de Canaveses

#53478 | joseantonioreis | 10 dez 2003 19:38 | Em resposta a: #53461

Cara amiga,

Ainda não, no entanto vou dar uma olhadela a este assunto pois eu e o meu primo "Conde", descendemos de Leonor de Alvarenga, mas três ou quatro gerações antes e o nome perdeu-se com os casamentos.
De qualquer modo os prazos do Convento de Alpendurada, na freguesia de Penhalonga são:

João Martins e mulher Antónia André
Francisco Ribeiro, solteiro
Matias Fernandes Pires e mulher Margarida Pires
Antónia Fernandes, solteira
Manuel Aranha e mulher Ana Vieira
Jorge Moutinho e mulher Ana Vieira
Pedro Moreira e mulher Antónia Pinto
Belchior Rodrigues e sua mulher e Belchior do Amaral
João Aranha e mulher Ana dos Banhos
Gaspar Pinheiro e mulher Angela Aranha
Domingos Francisco e mulher Maria Alvares
Catarina e sua irmã Pascoa, solteiros, filhos que ficaram de Catarina Antónia
Francisco Pinto e mulher Catarina Cardosa
Maria Ana, solteira, neta de Francisco Alvares e Victória Vieira
António Pinheiro e sua mulher Maria Carneira
Clemente Aranha e mulher Isabel Vieira
João Ferreira e mulher Agueda Ferreira
António Pinheiro e mulher Maria Carneira
Gonçalo Pinheiro e mulher Catarina Carneira
Manuel Carneiro e mulher Ana Carneira
António Aranha, viuvo da cidade do Porto
João Aranha, viuvo
Ana Carneiro, viuva de Agostinho Leitão e seu filho Agostinho
António Pinto e mulher Isabel Aranha
Jorge Moutinho e sua irmã, Ana Vieira Cabral
Manuel Aranha Coutinho e seus irmãos e irmãs, todos filhos de João Aranha Coutinho, viúvo
Manuel Teixeira e mulher Mariana Carneiro
João da Fonseca e seus irmãos e irmãs, todos solteiros, filhos do Capitão Manuel Aranha de Pedrosa
Manuel Leitão Carneiro, viúvo
Gonçalo do Couto e mulher Águeda Vieira do Souto
Ignácia da Costa, solteira
Manuel Leitão Carneiro e mulher Maria Carneiro Barbosa
Manuel Pinto de Azevedo e mulher Theodora Maria Guilherme, da cidade do Porto
Manuel Alvares Barbosa e mulher D. Luísa Marcelina Osório Pereira
Manuel Correia de Vasconcelos e mulher Maria Pinto de Andrade
Manuel de Sousa Delgado e mulher Josefa Maria
Silvério Valente Coutinho, solteiro
Silvério Valente Coutinho, solteiro
Antónia Maria e marido Gonçalo Carneiro
António de Barros e mulher Maria Jorge
Gaspar Vieira de Vasconcelos e mulher Clara Camela
Diogo Leitão e mulher Joana teixeira
Belchior Moreira Aranha, solteiro
André Vieira de Freitas e mulher Antónia Aranha
João Barbosa Reimão e mulher
Jacinto Vieira e mulher Antónia dos Banhos
João Pires e mulher Catarina Fernandes
António Rodrigues e mulher Maria Pinto
Melchior Aranha e mulher Ventura Velha
José Vieira e mulher Maria Coutinho
Francisco Pinto e seus irmãos e irmãs, solteiros
Maria de Vasconcelos, viúva de Manuel Soares
Manuel Vieira Correia e mulher Antónia Barbosa
Manuel Pinto de Azevedo e mulher Joana da Costa, da cidade do Porto
Melchior aranha e mulher Ventura Velha
Manuel Vieira Aranha, viúvo de Maria Alvares Pereira e sua filha Maria Aranha
Gonçalo Carneiro Barbosa e mulher Antónia Maria de Jesus
Maria Antónia, viúva de Cristóvão Rodrigues
Sebastião Rodrigues e irmã Catarina Rodrigues, solteiros
Manuel Ribeiro Aranha, viúvo da cidade do Porto
Miguel Pinto e mulher Isabel do Couto
Gaspar Correia de Vasconcelos
Capitão Luís Correia de Vasconcelos, solteiro
Leonor Nunes de Andrade, viúva
Theotónio Correia de Vasconcelos e mulher Ana Joaquina Vieira de Pedrosa
José Nunes
Manuel Nunes e mulher Maria Angélica Carneiro
Victória Rodrigues, viúva e Marcos Rodrigues e sua mulher
Abade Nuno Pereira
Rafael Correia e mulher Clara Carneira
Manuel Freire Pinto e mulher Páscoa Maria
Bento José Leite Cabral e mulher D. Antónia Micaela da Silva Pereira
Serafina da Cruz, solteira
Manuel Silva de Almeida e mulher Catarina de Andrade
Francisco Pinto e mulher Maria de Andrade
Manuel Correia de Vasconcelos e mulher Maria Pinta de Andrade
João Aranha de Azevedo, solteiro
Silvério Valente Coutinho, solteiro
Lourenço Vieira e mulher Ângela Vieira
Félix de Queiroz Sarmento e mulher D. Maria Coutinha
Licenciado Manuel Silveira da Mota e mulher D. Isabel Maria de Queiróz
Mateus Pinto de Araújo
Capitão José Pinto da Fonseca

Pode ser que o nosso mestre de genelogias do Marco, o primo "Conde", possa ver se nos prazos do Mosteiro de Vila Boa do Bispo há alguma referência a Alvarengas.
Mas vou estar atento e se descobrir algo...mas algo de muito....relato
Cumprimentos
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Marco de Canaveses

#53508 | macp | 11 dez 2003 13:35 | Em resposta a: #53465

Caro Conde
Eu seguia bastante calmamente os antepassadas da minha avó materna, de Outeiro, S. Tomé de Covelas, até que me surgiu António Alvarenga que, como disse, aparece sucessivamente com os outros apelidos. Tendo tido dificuldade em encontrar o seu assento de baptismo, pedi o de casamento: casou, em S. Tomé de Covelas com Francisca da Luz de Mello Brandão, do lugar do Outeiro, em de Agosto de 1840. Ele, filho de João Teixeira Alvarenga, do lugar da Granja, neto paterno de José Alvarenga e Maria Alvarenga, do lugar de Campos, freguesia de Sta Maria de Penha Longa, bispado do Porto. Enfim, é por esta altura apenas que encontro um elo com Alvarenga e Penha Longa. Os apelidos por parte dos meus avós maternos são, por coincidência, Fonseca, uns de S. Tomé de Covelas, outros de Santa Cruz do Douro, do mesmo concelho de Baião. O apelido Alvarenga surge nos antepassados da minha bisavó.
Se tiver alguma pista, por mais pequenina...já sabe, fico-lhe muito grata.
Os meus cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Marco de Canaveses

#53990 | Conde | 17 dez 2003 18:05 | Em resposta a: #53508

Agradeço que veja resposta em tópico de Alvarengas que abri.
Feliz Natal.Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: para JoséAntonioReis

#58093 | cris | 16 fev 2004 12:06 | Em resposta a: #53407

Caro José,

Para informacao

Cristina DE MATOS (02.09.1975)"minha pessoa"
2 José Mendes De Matos (31.01.1951)
3 Rosa Maria Pinto Dos Reis (09.02.1953)

4 José Carlos De Matos n.26.09.1920 Tuias
5 Margarida da Conceiçao Mendes n.26.09.1920 Tuias
6 Luis Dos Reis n.27.09.1922 Aliviada,
7 Maria da Piedade Pinto n.14.08.1922 Aliviada
8 José Matos De Almeida n.1895 Fornos
9 Maria Dos Prazeres n.07.1900 Tuias
10 José Mendes n.1891 Tuias
11 Maria Da Conceicao n.1891 Tuias
12 Arnaldo Dos Reis n.1890 Aliviada,
13 Maria Adelaide n.1889 Varzea de Ovelha
14 Rodrigo Pinto n.1890 Aliviada, MC
15 Maria da Natevidade n.1891 Varzea de Ovelha
16 José De Matos De Almeida
17 Ana De Jesus
18 Icôgnito
19 Maria Mendes
20 Manuel Mendes
21 Ana da Conceiçao
22 Joaoa Vieira
23 Francisca De Jesus
24 Victorino Dos Reis
25 Eufémia Monteiro
26 José Moreira
27 Ana Moreira
28 Antonio Pinto
29 Ana Monteiro
30 José Maria Monteiro
31 Maria da Conceiçao

Sengundo informacoes recolhidas, os senhores Manuel Magalhaes e Conde talvez tenham pesquisa feita em relaçao à minha familia.

Três irmaos de minha avo paterna (MENDES) viagaram para o Brasil por volta de 1930-35. De là nunca mais vieram e sei que actualmente têm uma grande cadeia de padarias !

Se por acaso ouvio falar ...

Aqui ficam os meus agradecimentos.

Cristina
cristinadm@bluemail.ch

Resposta

Link directo:

RE: para JoséAntonioReis

#58097 | Conde | 16 fev 2004 12:45 | Em resposta a: #58093

Cara Cris;
Compre o último volume publicado agora pelo EngºMoura Bessa do Porto,onde tem a genealogia completa dos Alvarengas de Penhalonga.
Cumprimentos.
ASL

Resposta

Link directo:

RE: Marco de Canaveses

#58120 | quintadoloureiro | 16 fev 2004 18:53 | Em resposta a: #53407

Caro confrade José António Reis

Por acaso nas suas pesquisas em Marco de Canavezes não terá encontrado o apelido Castro?
O meu trisavô José Joaquim de Castro nasceu em Alpendurada, Marco de Canavezes, possivelmente no 2º quartel do séc. XIX.
Agradeço-lhe desde já.
Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Marco de Canaveses

#58122 | magalp | 16 fev 2004 19:44 | Em resposta a: #53478

Caríssimo Zé António

Fico a saber que conheci muito bem um vosso parente Dr. Alvarenga de Andrade, distinto médico otorrino, apaixonado do xadrez, que tinha casa de praia em Francelos.
Não sei se deixou descendência.
Era igualmente parente do "Morgado de Moínhos", em Unhão, Dr. Amaral q. foi o último Correio-mor da Monarquia. Este, se fosse vivo teria já mais de 130 anos! Ainda o conheci sempre em grande aflição com a dentadura que se lhe fugia pela boca fora.
Manel

Resposta

Link directo:

RE: para JoséAntonioReis

#58138 | cris | 17 fev 2004 08:00 | Em resposta a: #58097

Caro Conde,

Agradeço sua ajuda mas penso que se engana de sujeito. Creio que a genealogia dos Alvarengas de Penhalonga nao diga respeito à minha familia. Pena ...

Cumprimentos,

Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Marco de Canaveses

#58154 | joseantonioreis | 17 fev 2004 11:53 | Em resposta a: #58120

Caro José de Castro Canelas,

Já encontrei em várias freguesias de Bemviver, "Castros"
Pode dar mais alguma informação? filhos, casamento pais, datas mais precisas?
Cumprimenta
José antónio Reis

Resposta

Link directo:

RE: Marco de Canaveses

#58155 | cris | 17 fev 2004 12:00 | Em resposta a: #58154

Caro Joseantonioreis,

Aproveito de o encontrar por ca para lhe perguntar se os Alvarengas de Penhalonga têm alguma ligaçao com os Pinto ou Mendes ?!?

Obrigada

(a proposito dos pais e avos de meus avos deixei neste topico uma lista).

Cristina
cristinadm@bluemail.ch

Resposta

Link directo:

RE: Marco de Canaveses

#58160 | quintadoloureiro | 17 fev 2004 13:50 | Em resposta a: #58154

Caro José António Reis

Agradeço-lhe a sua resposta.
Tenho poucas informações sobre este meu antepassado, nomeadamente no que se refere a datas. O seu nome é José Joaquim de Castro Jr, nasceu em São Jão de Alpendurada, Marco de Canavezes e morreu no Porto em 7.3.1906, filho de José Joaquim de Castro e Anna Joaquina de Castro.
Casou com Emília Henriqueta de Sá Castro, falecida a 27.11.1882 no Porto.
Tiveram filhos:
-Augusto José de Castro (*4.12.1865, Rio de Janeiro)
- Amélia Emília de Castro (*1868, Rio de Janeiro)
- Alfredo de Castro
- Elisa de Castro
Teve os seguintes irmãos:
- João de Castro
- Maria de Castro
- Margarida de Castro

Agradeço e cumprimento,

J C Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Marco de Canaveses

#73551 | Alves dos Santos | 21 set 2004 16:03 | Em resposta a: #53407

Caro José António Reis,

Tenho andado a investigar as origens da minha familia que, basicamente, viveu nas zonas de Gondomar e Caminha. Naturalmente, conforme conseguimos ir mais fundo, existem ramos que tem origem noutros locais.
Ao ler as mensagens que colocou neste tópico, venho solicitar-lhe se possui alguma informação sobre este meu antepassado:

ANTONIO PINTO, nascido no dia 15 de Julho de 1825 em Vila Boa do Bispo (Marco de Canaveses); filho de António Pinto (Pinheiro - Marco de Canaveses) e Eufrazia Maria (Lidrais - Marco de Canaveses).
Era neto paterno de Custódio José e Antónia Maria e materno de Manuel Nogueira e Ana Maria.

Estes são os dados que possuo de momento. Como me encontro na Belgica, tenho recorrido aos mormons, de qualquer forma, qualquer pista será muito bem vinda.

Respeitosamente,

Alves dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Marco de Canaveses

#73586 | joseantonioreis | 21 set 2004 21:00 | Em resposta a: #73551

Caro amigo,

Não tenho mais informação, para já.
Vou ver melhor!

Cumprimentos
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Marco de Canaveses

#130548 | tintin | 09 out 2006 12:30 | Em resposta a: #53407

Meu caro Sr. José António Reis é a 1ª que entro neste Forum no entanto já li quase todos os tópicos, mas o que me leva a esta participação é uma duvida que eu tenho sobre uma Familia Chamada Nogueira Soares, eu sou de Vila Meã extinto Concelho de Santa Cruz de Riba Tamega e nas minhas buscas por informação encontrei no Minho Pitoresco uma referencia á Casa da Ponte em Vila Meã pertença do Coronel e Deputado Nogueira Soares mais tarde soube que o brasão da dita Casa da Ponte foi trasladado para a Casa Grande de Manhuncelos na qual descobri dois donos Duarte Gustavo Nogueira Soares e seu irmão Joaquim Nogueira Soares Vieira igualmente donos da Casa das Chousas em Fridão - Amarante mas em 1855 a qundo da extição do concelho de Santa Cruz de Riba Tamega um dos deputados e menbro da comissão era o Dr. Rodrigo Nogueira Soares deputado por Amarante e procurador por Canaveses e esta é a minha duvida qual a relação entre estas ilustres figuras.agradeço uma resposta pois é muita importante, desde já os meus agradecimentos.

A. Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Marco de Canaveses

#130660 | joseantonioreis | 10 out 2006 01:41 | Em resposta a: #130548

Caro A. Tomaz,

Não lhe sei responder!
Como de momento estou com muito trabalho com outras genealogias talvez o nosso confrade Conde lhe possa valer ou outra pessoa que se dedique a esta região
Cumprimentos
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Marco de Canaveses

#130670 | mtt | 10 out 2006 04:19 | Em resposta a: #130548

Caro A. Tomaz
Duarte Gustavo Nogueira Soares (1831-1901) foi jurista formado pela Universidade de Coimbra, tendo feito carreira sobretudo na política.
Escreveu n'A Revolução de Setembro, foi redactor político d'O Nacional por volta de 1860, e deputado, tendo trabalhado, depois, muito na proximidade de Fontes Pereira de Melo. No auge da carreira, em finais da déc. de 80 do séc. XIX, foi nosso Embaixador no Rio de Janeiro.
É novidade para mim que Duarte Gustavo Nogueira Soares tenha tido um irmão Joaquim, mas conheço-lhe um outro irmão que até aparece na base de dados, Adolfo Soares Cardoso (1830-1895), que foi pai do 1.º visconde do Marco, Carlos Alberto Soares Cardoso. O 2.º visconde do Marco, quase homónimo do tio, chamou-se Duarte Gustavo Nogueira Soares Cardoso, o que talvez possa estar na orígem das suas dúvidas. Infelizmente, no registo sobre Adolfo Soares Cardoso, não consta informação sobre os progenitores. Penso que estes dois irmãos eram primos do magistrado que prendeu o José do Telhado e chegou a juiz do Supremo, Adriano José de Carvalho e Melo, embora já tenha visto, na imprensa da época, uma referência dando Duarte Gustavo como sendo irmão de Adriano José. Penso que se trata de um erro. Deste Adriano José apenas aparece, na base de dados, o nome e a qualidade de deputado.
Cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Marco de Canaveses

#130678 | tintin | 10 out 2006 09:35 | Em resposta a: #130670

Meu Caro Manuel
Em relação ao irmão do Dr. Gustavo Nogueira Soares tirei essa Informação da Casa das Chousas em Fridão e descobri que a comarca de Felgueiras teve como juiz em 1864 o Dr. Joaquim Nogueira Soares Vieira referenciado como dono da Casa das Chousas juntamente com o seu irmão Duarte Guatavo Nogueira Soares, mas no livro da Comarca de Felgueiras á referencia a um Dr. Rodrigo Nogueira Soares Deputado por Amarante e Procurador por Canaveses menbro da Comissão que criou as Comarcas de Felgueiras e Lousada e onde foi extinto o Concelho de Santa Cruz de Riba Tamega, igualmente no Minho Pitoresco á referencia ao Coronel e Deputado Nogueira Soares dono da Casa da Ponte em Vila Meã ao que depois vim a saber o brasão da casa atras referida foi demolido e transportado em carros de bois para Manhuncelos para a Casa Grande de Manhuncelos, a minha duvida é saber se estamos a falar de familiares ou se estamos a falar de duas familias diferentes com o mesmo apelido, isto é o Dr. Rodrigo Nogueira Soares tem algum parentesco com os outros Nogueira Soares de Manhuncelos.

A. Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Marco de Canaveses

#130689 | Metalbrain | 10 out 2006 11:59 | Em resposta a: #73551

Caro Alves do Santos,

As minhas raizes também são quase todas de Marco de Canaveses, com maior crescente na zona sul do concelho.

Tanto Pinheiro como Lidrais, pertencem a Vila Boa do Bispo, não sei se tinha essa informação.

Quanto aos nomes que indicou não constam na minha árvore mas poderão haver alguns ramos que se cruzem entre as nossas familias passadas, pois também tenho alguns "Pintos" de Vila Boa do Bispo e de fregusias á volta!

Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: Marco de Canaveses

#130693 | Metalbrain | 10 out 2006 12:10 | Em resposta a: #53360

Cara Cris,

N a minha árvore existem varios Mendes e Pinto, mas todos eles se situam na zona sul do concelho, havendo muitos Mendes em Avessadas.
No Freixo também tenho alguns Mota, Monteiro, Sousa, Vieira, Silva, Fonseca...
Das freguesias que indicou apenas tenho em Varzea de Ovelha e Aliviada:

Dionísio Pinto casado com Izabel Pereira moravam no lugar de Burgos.
Tiveram como filha Roza Maria que casou com Salvador José Monteiro e foram morar para o Freixo.

Atenciosamente,

Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: Marco de Canaveses

#130694 | Metalbrain | 10 out 2006 12:15 | Em resposta a: #53360

Esqueci-me de indicar uma coisa, para se poder situar em relação ás pessoas de Várzea do Douro e Aliviada que indiquei.
Apenas tenho uma data de casamento da filha de Roza Maria, ou seja neta de Dionísio Pinto e de Izabel Pereira, ela casou em 1806.
Depois como estavam no Freixo, o resto já pertence ao freixo.

Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: Marco de Canaveses

#130740 | mtt | 10 out 2006 17:33 | Em resposta a: #130678

Caro A. Tomaz
Corrigindo o que escrevi, acabo de confirmar que Adriano José de Carvalho e Melo era, de facto, irmão de Duarte Gustavo Nogueira Soares.
Adolfo Soares Cardoso, embora fosse mais conhecido por este nome, também assinava Adolfo Cardoso Nogueira Soares Vieira da Mota. Nasceu no Porto, em 15 de Agosto de 1830, e morreu, na mesma cidade, em 18 de Agosto de 1895.
Duarte Gustavo nasceu na Casa de Santa Ana da Picota, Marco de Canavezes, em 22 de Março de 1831, e foi Conselheiro e Embaixador, na Suissa e no Brasil.
É curioso que estes irmãos tenham adoptado apelidos tão diferentes, Nogueira Soares, Soares Cardoso e Carvalho e Melo, mas não era coisa muito invulgar, em época em que os apelidos eram escolhidos pelos próprios, na adolescência ou até mais tarde, e se podia mudar de apelidos sem suscitar problemas burocráticos.
Rodrigo Nogueira Soares não era irmão, mas, sim, primo de Duarte Gustavo. Dele sei apenas que foi deputado, e morreu, em Lisboa, em 12 de Setembro de 1863.
Cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Marco de Canaveses

#130742 | tintin | 10 out 2006 17:51 | Em resposta a: #130740

Meu Caro Manel desde já muito obrigado por essas informações preciosas no entanto gostaria de saber se existe alguma genealogia destes Nogueira Soares pois no genea não encontro nada.

Obrigado

A. Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Marco de Canaveses

#130746 | tintin | 10 out 2006 18:37 | Em resposta a: #130742

Meus caros Confrades peritos nesta zona do país sabem me dizer se o Visconde do Banho era do banho por ser da freguesia de banho( Santa Eulália de Banho) Marco de Canaveses e já agora como é que a casa da Quintã em Constance pertença dos Viscondes da Azenha depois Condes aparece mais tarde na posse dos Condes de Samodães. Obrigado

A. Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Marco de Canaveses

#130752 | mtt | 10 out 2006 19:17 | Em resposta a: #130742

Caro A. Tomaz
Não sou o que se chama um genealogista encartado; aliás, nem sequer um genealogista curioso. Disponho apenas da normal curiosidade que qualquer ser humano tem por estes assuntos. Tenho procurado informação, de índole biográfica, neste Fórum, entendendo, naturalmente, dever contribuir com reciprocidade e na medida dos limitados conhecimentos que possuo.
Infelizmente, as questões que coloquei não suscitaram qualquer resposta, mas não me queixo, pois aprendi muitas coisas interessantes e obtive até alguns preciosos esclarecimentos que, à partida, não esperava recolher aqui, ou seja, versando questões que não tive a iniciativa de colocar.
Não sei, pois, se existe ou não algo publicado sobre a genealogia dos Nogueira Soares.
Sugiro-lhe, por pensar que é ainda mais recentemente iniciado nestas coisas do que eu, que inaugure um tópico novo, Família Nogueira Soares ou Ascendentes do visconde do Marco, por exemplo, o que, por se tratar de gente que teve grande visibilidade no país, decerto suscitará mais atenção do que um tópico nomeado Marco de Canavezes.
Cumprimentos,
Manuel.
PS: Na BD encontrará a informação que lhe referi noutra mensagem. Procure em visconde do Marco, que descende desta família, e verá que lá constam alguns dados, não muitos, infelizmente, sobre a ascendência dele.

Resposta

Link directo:

RE: Marco de Canaveses

#130797 | tintin | 11 out 2006 09:17 | Em resposta a: #130752

Meu Caro Manuel é sempre bom encontrar pessoas da indole do senhor muito obrigado por tudo e sempre que nescessiatar estarei sempre ao seu dispor.

Comprimentos

A. Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Marco de Canaveses

#214351 | RMMacedo | 29 nov 2008 19:57 | Em resposta a: #53465

Exmo. Senhor Conde,

Será que me pode ajudar? Procuro informações sobre uma "Quinta da Repoupa", que terá existido em Santa Cristina de Toutosa (onde averiguei existir uma localidade com tal nome) no Sec. XVII , assim como de Domingos Dias e esposa, Ana Teixeira, que ali terão vivido.

Obrigado

R. Macedo

Resposta

Link directo:

RE: para JoséAntonioReis

#218366 | mtfrada | 14 jan 2009 03:13 | Em resposta a: #58097

Caro confrade:

Na pesquisa de antepassados meus, e muito inexperiente que sou, encontrei referência a um prazo foreiro a Vila Boa do Bispo, no lugar das Areiras, Teixeira Baião. (referência num testamento de 1801).
Gostaria de obter informações acerca deste prazo. Será que me poderia ajudar?

Cumprimentos
M Frada

Resposta

Link directo:

RE: Marco de Canaveses

#218367 | mtfrada | 14 jan 2009 03:17 | Em resposta a: #130694

Caros confrades:

Na pesquisa de antepassados meus, e muito inexperiente que sou, encontrei referência a um prazo foreiro a Vila Boa do Bispo, no lugar das Areiras, Teixeira Baião. (referência num testamento de 1801).
Gostaria de obter informações acerca deste prazo. Será que me poderiam ajudar?

Cumprimentos
M Frada

Resposta

Link directo:

RE: Marco de Canaveses

#218509 | Metalbrain | 15 jan 2009 16:33 | Em resposta a: #218367

Boa tarde cara M Frada,

Em relação ao Prazo Foreiro que consta no testamento não tenho qualquer informação.
Mas em relação á freguesia, tenho uma coisinha a lhe dizer. Vila Boa do Bispo é uma freguesia do concelho de Marco de Canaveses e Teixeira é uma freguesia do concelho de Baião. Em primeiro poderá ser melhor verificar correctamente em que freguesia se encontra o dito Prazo Foreiro, e se o lugar das areias fica em Vila Boa do Bispo ou em Teixeira!

Atenciosamente,

Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: Marco de Canaveses

#218519 | mtfrada | 15 jan 2009 18:38 | Em resposta a: #218509

Caro confrade:

Desde já agradeço.
O prezo a que me refiro, situa-se no lugar da Areiras, na Teixeira, Baião e é foreiro a Vila Boa do Bispo.

Cumprimentos,
M Frada

Resposta

Link directo:

RE: Marco de Canaveses

#259234 | mayermendes | 24 jul 2010 02:25 | Em resposta a: #218519

tenho um antepassado que veio para o Brasil, Rio de Janeiro. Sua origem era de marco de canaveses. Seu nome era José Moreira Mendes, seu irmao que veio com ele era Antonio .... Moreira Mendes.
Meu bisavô José veio a falecer em 1957, e seu ano de nascimento tenho a informação de ser de 1906.
Soube da informação que seu pai tb se chamava antonio.
Veio para o Brasil por volta dos 1920, solteiro ele e seu irmao que parece que era o mais velho. Tinham grandes poderes financeiros devido a fortuna da familia, e que qdo faleceu seus filhos ainda tinham muitas terras a receber ai na regiao de canaveses.
Casou-se aqui no Brasil com uma Italiana Constantina de Nigris.
Saõ essas informações que colhi com minha avó portuguesa do Porto que era sua Nora.
No mais tenho revirados os arquivos da familia nada tenho achado espero que alguem me ajude a encontrar meus patricios e terminar minha arvore

Resposta

Link directo:

Marco de Canaveses

#378163 | APAzevedo | 28 fev 2017 13:54 | Em resposta a: #53426

Caro José António dos Reis
Sei que temos muito sangue entrelaçado e, supondo que os "Correia de Vasconcelos" de Penhalonga sejam da sua estirpe, solicito, caso tenha dados, informação sobre esta família, sobre a ascendência do casal formado por MANUEL CORREIA DE VASCONCELOS e ISABEL MOREIRA, pais de um outro Manuel Correia de Vasconcelos casado com Maria Pinto de Andrade, bem como a ascendência de Francisco Fernandes casado com Maria Pinto (de Sande), ambos meus avós em 9º grau.
O meu muitíssimo obrigado
Com muita estima
Alfredo Pinto de Azevedo

Resposta

Link directo:

Marco de Canaveses

#432328 | jviana66 | 28 mar 2021 05:06 | Em resposta a: #53360

Prezados colegas,

Estou procurando um antepassado : Manoel Vieira Feitosa, nascido em Favões, Marco de Canaveses... A única informação que tenho dele é que uma filha nasceu no Brasil ( Cabo Frio - Rio de Janeiro) em 1740. Qualquer informação me ajuda....Desde já agradeço

José Viana

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 16:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen