Parada, Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Regiões | Pessoas

Parada, Portugal

#53365 | Martins Marques | 09 dez 2003 13:18

oi!no documento do meu bisavô esta escrito que ele nasceu em parada ,Portugal. Procurando pelo nome da familia que é Vaz, a origem fica no Alto Ninho Distrito de Viana do castelo - conselho de Paredes de Coura - Freguesia de parada. Estou certa no meu raciocinio? O nome completo dele é Manuel Augusto Vaz. Se puderem me ajudar, agradeçerei! Dani.

Resposta

Link directo:

RE: Parada, Portugal

#53370 | NISGM | 09 dez 2003 14:19 | Em resposta a: #53365

Com alguma sorte estará certo. mas mesmo assim duvido muito. Vaz é um patronímico, quer dizer que é um apelido (sobrenome) resultante do nome do pai do indivíduo que a partir de determinada fase passou a ser usado como nome de família. quer dizer que por alturas da idade média alguém que se chamasse vasco ao ter um filho dar-lhe-ia o nome «qualquer coisa Vaz». como quem se chamasse Fernando chamaria ao filho Fernandes e por aí fora. isto faz com que o nome de família Vaz tenha surgido em quase todos os sítios onde um Vasco teve filhos. Vaz quer apenas dizer filho de Vasco, como Gonçalves quer dizer filho de Gonçalo, Antunes filho de António, Henriques filho de Henriques. Lembro-lhe que na freguesia de Atei, concelho de Mondim de Basto existe um lugar de nome Parada e que se se entretiver a dar uma volta pela página da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) encontrará muito mais localidades chamadas «Parada»

Resposta

Link directo:

RE: Parada, Portugal

#53371 | NISGM | 09 dez 2003 14:24 | Em resposta a: #53365

já agora: Martins e Marques sofrem do mesmo problema, querem dizer que um seu qualquer longínquo avô se chamava Martim (que na forma erudita derivada do latim era Martinho) e outro se chamava Marcos. quanto à identificação de uma origem geográfica a coisa fia bem mais fina.

Resposta

Link directo:

RE: Parada, Portugal

#53379 | nspina | 09 dez 2003 16:04 | Em resposta a: #53365

Caro Martim Marques,
De acordo com o que já foi referido pelo comfrade NISGM, o nome de freguesia 'Parada' é bastante comum, sendo que só no distrito de Viana do Castelo existem Parada do Monte, S. Mamede (conc. Melgaço), Parada, S. João Batista (Arcos de Valdevez) e Parada, S. Martinho (Monção), para além de Parada, orago S. Pedro de Fins (Paredes de Coura). Alargando a outros distritos do norte, temos mais 3 em Braga, 3 em Vila Real e 1 no Porto.
Poder-se-ia dar a (feliz) coincidência da "sua" Parada ser efectivamente em Paredes de Coura, mas não mais do que isso, a não ser que o documento que refere seja mais esclarecedor.
Cumprimentos,
Nuno de Sousa Pina

Resposta

Link directo:

RE: Parada, Portugal

#53382 | victória | 09 dez 2003 16:29 | Em resposta a: #53379

Caro Nuno

Se for S. Martinho de Parada, Monção, tenho alguns dados.

Cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Parada, Portugal

#53384 | António Forjó | 09 dez 2003 16:53 | Em resposta a: #53365

Caro Colega

Junto Parada de Ester, concelho de Castro Daire, distrito de Viseu, às outras Paradas já enunciadas.
Cumprimentos

António Forjó

Resposta

Link directo:

RE: Parada, Portugal

#53385 | Martins Marques | 09 dez 2003 16:53 | Em resposta a: #53379

No documento diz somente Parada, PORTANTO ACREDITO QUE SEJA esta Parada , pois é a unica que não acompanha outro nome. As outras Paradas acompanham outro nome e a que ele nasceu é so um nome. Que coincide com a unica Parada no Conselho de Paredes.

Resposta

Link directo:

RE: Parada, Portugal

#53398 | nspina | 09 dez 2003 18:27 | Em resposta a: #53365

Caro Martins Marques,
(as minhas desculpas por ter trocado antes o nome)
Sem querer, de forma alguma, entrar em polémica, o que se quer dizer é que Parada - lugar e/ou freguesia - é, por si só, vago demais para se determinar exactamente a localização.
Acresce que, como viu, há muitas Parada que não têm associada outra designação, para além do orago; aliás, a falta de indicação deste (corrijam-me por favor os confrades mais entendidos, mas creio ser raro em paroquiais portugueses) ainda dificulta mais a identificação.
Em todo o caso, pode sempre pedir uma pesquisa ao A.D. Viana Castelo, para o intervalo provável do nascimento e Parada - Paredes Coura.
Melhores cumprimentos,
Nuno de Sousa Pina

Resposta

Link directo:

RE: Parada, Portugal

#53452 | NISGM | 10 dez 2003 13:21 | Em resposta a: #53385

Parada, em Mondim de Basto, chama-se só Parada, sem mais designação nenhuma. A de Viana de Castelo, não será portanto a única. Digo-lhe também o que dispersa o mapa que Vaz é também bastante comum, por exwmplo, na zona do Fundão, na Beira.

Resposta

Link directo:

RE: Parada, Portugal

#140525 | RSolange | 17 jan 2007 20:38 | Em resposta a: #53365

Caro Martins,

Minha bisavó Tereza de Jesus Vaz nasceu em Parada - Bragança. Talvez tenhamos algum parentesco, por ser o sobrenome Vaz e pela localidade Parada.

Resposta

Link directo:

RE: Parada, Portugal

#311602 | denicp1955 | 09 ago 2012 16:32 | Em resposta a: #53365

Dani.

Não sei se ainda está à procura, mas há um Manuel Augusto vaz, nascido em Vimioso, em 24/06/1923 e que consta nas fichas de imigração do Family Search, no Rio, em 1953 com o nome do filho, José. Seus pais são José Manuel Vaz e Ana Maria Fernandes.
Em Vimioso há o lugar Ponte de Parada.
Boa sorte!
Denise

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 21:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen