Cap.Lanzarote Rodrigues e Isabel Fogaça - Odeceixe

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Cargos | Arquivos

Cap.Lanzarote Rodrigues e Isabel Fogaça - Odeceixe

#53660 | jvaldeira | 13 dez 2003 19:22

Procuro a descendência do Capitão Lançarote Rodrigues Velho que casou com Isabel Fogaça, sobretudo um possível filho homónimo.
Sei que este casal teve outros filhos em Odeceixe (em 1683 e 1687)e penso que Isabel Fogaça seja parente próxima de Àlvaro de Oliveira Fogaça e sua irmã Inês Oliveira Fogaça, ambos filhos do Capitão-mor ...Rodrigues Duarte.
Os apelidos Oliveira e Fogaça deverão ligá-los aos Oliveira Fogaça de Odemira mas os RP de Odeceixe não vão suficientemente longe para poder os entroncar.
Algum dos confrades tem por acaso alguma informação adicional?
Cumprimentos,
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: Cap.Lanzarote Rodrigues e Isabel Fogaça - Odeceixe

#187194 | Pedro Fogaça | 06 mar 2008 19:20 | Em resposta a: #53660

Sei da existência da família Fogaça em Aljezur ainda hoje.




Com os melhores cumprimentos



Pedro Fogaça

Resposta

Link directo:

RE: Cap.Lanzarote Rodrigues e Isabel Fogaça - Odeceixe

#187460 | josemssantos | 08 mar 2008 20:48 | Em resposta a: #53660

Caro Jorge Valdeira

Lançarote Roiz Velho é filho do 2º casamento de Manuel Velho Marreiros, de Portimão, com Antónia Raposo de Oliveira, de Odemira, em Sta.Maria/Odemira a 18.5.1650.É irmão de João Velho Fogaça, Cap. Mor em Odemira, e aí bapt. a 17.7.1664, vindo a casar em Odeceixe com Guiomar Varela de Oliveira, a 29.10.1687.
Admito que Lançarote Roiz Velho casou duas vezes. A primeira com Isabel Fogaça, sua parente, com certeza, que não tenho entroncada, e em data que desconheço, e a segunda em 1700, com Feliciana Coelho de Melo, em S.Salvador/Odemira . Deste segundo casamento houve geração: Margarida Antónia de Melo que casou em Évora com Diogo Afonso Eira de Campos, tendo nascido, pelo menos, um filho de nome Francisco José Coelho de Melo, eclesiástico em Évora, com Hab.Génere em 11.8.1758.

Já há muito que não pego nos Fogaça de Odemira, mas foi o que encontrei aqui nas minhas notas. Espero que ajude.

Cumprimentos

José Maria Simões dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Cap.Lanzarote Rodrigues e Isabel Fogaça - Odeceixe

#187584 | jvaldeira | 09 mar 2008 21:47 | Em resposta a: #187460

Caros José Maria S.Santos e Pedro Fogaça,

Obrigado pelas vossas notas. Este tópico é muito antigo, na altura o assunto foi continuado no tópico dos Fogaças de Odemira onde se pode encontrar muita e boa informação sobre esta gente: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=120838

O que nunca consegui obter foi a comprovação da ascendência da mãe de Antónia Raposo de Oliveira, Leonor Oliveira Fogaça cc Lanzarote Rodrigues Duarte em S.Maria de Odemira em 1630-7-7.

Na altura fiquei com a nota de que esta Leonor Oliveira Fogaça seria filha de André Fernandes de Barbuda e Inês Neves de Novais de acordo com uma hab. de FSO (se não me engano a de José Bernardo de Aboím Fogaça) que na altura pesquisei sem conseguir encontrar este dado.
Se por acaso tiver mais informações, muito lhe agradeço!

Cumprimentos a ambos
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Cap.Lanzarote Rodrigues e Isabel Fogaça - Odeceixe

#187743 | Pedro Fogaça | 10 mar 2008 21:41 | Em resposta a: #187584

Meu caro,

J.Valdeira


Por acaso resido em Odemira.

Se necessitar de qualquer coisa em possa ajudar já sabe. Diga!




Cumprimentos

Pedro Fogaça

Resposta

Link directo:

RE: Cap.Lanzarote Rodrigues e Isabel Fogaça - Odeceixe

#187766 | josemssantos | 11 mar 2008 01:54 | Em resposta a: #187584

Caro Jorge Valdeira

Confirmo o que diz quanto aos pais de Leonor O. Fogaça, aliás amplamente discutido no tópico que refere.Discutiu-se incl. se a avó Brites Gomes cc Gonçalo Barbudo, seria a mesma que cc Lopo do Carvalhal.
Passados 2 anos nada tenho a acrescentar.

Cumprimentos

José Maria Simões dos Santos

Resposta

Link directo:

Cap.Lanzarote Rodrigues e Isabel Fogaça - Odeceixe

#375439 | josemariaferreira | 20 nov 2016 13:27 | Em resposta a: #53660

Caro JValdeira

Tenho um Lançarote Rodrigues casado com Isabel Gomes [Fogaça?], dos quais eu descendo, que faleceu em Panoias no dia 19/8/1705. " Faleceu Lançarote Rodrigues, da Ferraria, com todos os sacramentos e se sepultou na Igreja Matriz em cova da fábrica". Foi morador nas Herdades do Brejo, Fontarrata e Ferraria de Baixo e faleceu nesta última.

No dia 7/1/1691 então moradores no Brejo, baptizaram na Igreja Matriz de Panoias a sua filha Maria Colaço. Foram padrinhos [o capitão] Manuel Bocarro Varela e Maria Rodrigues.

No dia 12/1/1705. Baptismo de Domingas, filha de Domingas escrava do [alferes] João Dias Penedo morador na herdade das Ferrarias de Baixo. Foram padrinhos Afonso Estevens da Ouroana e Maria Colaço filha de Lançarote Rodrigues e sua mulher Isabel Gomes moradores nas mesmas Ferrarias.

O alferes da Ordenança da vila de Panoias João Dias Penedo foi depois casado com Isabel Raposo Fogaça. Pelo que expus este meu ascendente Lançarote Rodrigues deixa antever uma certa ligação aos Fogaças.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 13:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen