Colégio dos Inglesinhos em Lisboa

Este tópico está classificado nas salas: Regiões | Arquivos | Património

Colégio dos Inglesinhos em Lisboa

#53740 | JCALD | 14 dez 2003 18:20

Caros Confrades:
Em assentos paroquiais de meados do século dezanove, encontrei referências a Ingleses baptizados de pé no Colégio dos Inglesinhos, para se poderem casar catolicamente.
Procurei em vão esses registos na freguesia respectiva da Encarnação.
Alguém poderá informar-me onde se encontra actualmente o cartório desse Colégio, mais correctamente o «English College» (Seminário de S. Pedro e S. Paulo)?
Antecipadamente grato,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Colégio dos Inglesinhos em Lisboa

#53745 | amtf | 14 dez 2003 19:18 | Em resposta a: #53740

Caro José Caldeira,

Curiosamente, faz agora um ano coloquei identica questão ao Fórum: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=32086
Infelizmente não obtive resposta esclarecedora do paradeiro dos registos e, diga-se em abono da verdade, também nada fiz entretanto para os encontrar.
Faço sinceros (e interessados) votos que seja melhor sucedido.
Melhores cumprimentos

António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Colégio dos Inglesinhos em Lisboa

#53747 | GML | 14 dez 2003 19:26 | Em resposta a: #53740

Caros José Caldeira e António Maria Fevereiro,

Não sei responder à vossa pergunta sobre o "English College", mas sugiro que contactem a British Historical Society in Portugal que publica (ou publicava) uma revista contendo alguns artigos sobre a história da comunidade britânica em Portugal. Não sei quem dirige esta associação actualmente mas lembro-me que uma pessoa bastante ligada a ela era o Dr. Paulo Lowndes Marques.
Espero ter ajudado.

Com os melhores cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Colégio dos Inglesinhos em Lisboa

#53787 | amtf | 15 dez 2003 12:29 | Em resposta a: #53747

Caro Gui Maia de Loureiro,

Muito obrigado pela sua pista.
Já me puz em campo e amanhã entrarei em contacto com a British Historical Society, que funciona nas instalações do St. Julian's School, em Carcavelos.

Os melhores cumprimentos do
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Colégio dos Inglesinhos em Lisboa

#53873 | JCALD | 16 dez 2003 10:45 | Em resposta a: #53745

Caro António Maria Fevereiro:
Muito obrigado pela sua resposta.
Antes de lançar este tópico, fiz uma breve consulta no Forum, mas não consegui encontrar nada sobre o tema. Afinal havia o seu tópico, que não tinha localizado.
Parece, portanto, que não será fácil encontrar os registos dos Inglesinhos. Recordo-me de ter encontrado, mais ou menos pela mesma época, baptismos de adultos estrangeiros na freguesia de S. Vicente, onde então se sediava o Patriarcado, mas não de Ingleses.
Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Colégio dos Inglesinhos em Lisboa

#53874 | JCALD | 16 dez 2003 10:53 | Em resposta a: #53747

Caro Gui Maia de Loureiro:
Muito obrigado pela sua sugestão, que me parece muito interessante.
Ficarei aguardando notícias da diligência do confrade António Maria Fevereiro.
Melhores cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Colégio dos Inglesinhos em Lisboa

#53883 | amtf | 16 dez 2003 13:30 | Em resposta a: #53874

Caro José Caldeira,

Falei esta manhã com a Senior Librarian da BHS, Miss Jane Flower, que me informou ser essa associação depositária de registos do Convento dos Inglesinhos desde o séc. XVII ao séc. XIX. Esta documentação está em papel e não está catalogada.
Não será a totalidade do cartório uma vez que alguma documentação terá em tempos sido enviada para Inglaterra, estando à guarda de um colégio situado no Yorkshire. Quero realçar a grande simpatia de Miss Flower que manifestou o maior acolhimento para a pesquisa destes fundos e para estabelecer contacto com o dito colégio, caso não encontre ali o que procuro.
Agradeço imenso ao confrade Gui Maia de Loureiro pela valiosa informação que aqui deixou.

Os melhores cumprimentos a ambos
António Maria Fevereiro

P.S.: A biblioteca e arquivo da BHS funciona nas instalações da St. Julian's School, em Carcavelos (telef. geral: 21 4585350), e está aberta todas as terças-feiras entre as 10.00 e as 14.00 hrs. A bibliotecária não fala português.

Resposta

Link directo:

RE: Colégio dos Inglesinhos em Lisboa

#53957 | JCALD | 17 dez 2003 10:54 | Em resposta a: #53883

Caro António Maria Fevereiro:

Parece que temos o nosso problema resolvido, graças à excelente sugestão de Gui Maia de Loureiro e à sua rápida diligência.
E estou certo que outros frequentadores do Forum irão beneficiar com esta informção.
Bem hajam e Boas Festas.

José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Colégio dos Inglesinhos em Lisboa

#54822 | amtf | 06 jan 2004 16:10 | Em resposta a: #53957

Caro José Caldeira,

Infelizmente não será tão simples a resolução do problema.
Só hoje arranjei tempo (pouco) para visitar a British Historical Society. Acontece que a documentação ali existente resume-se a umas 30 caixas de arquivo contendo papéis respeitantes a actos administrativos, sobretudo compra de bens, pagamento de serviços e documentos de dívidas para com o Colégio, ordenados cronologicamente. Estive a consultar os anos de 1795 a 1802 na esperança de encontrar algum nome dos que procuro em alguma doação ao Convento ou nalguma dívida contraída mas nada encontrei.
Relativamente à documentação do Convento em tempos enviada para Inglaterra só terei o contacto do local onde se encontra na próxima semana.
Há, no entanto, outra pista a explorar. Consultando uma pasta com documentos avulsos sobre o Convento encontrei uma espécie de inventário dactilografado em máquina de escrever antiga onde se mencionava o envio de documentos de baptismos, casamentos e óbitos para a Igreja de S. Jorge , no Cemitério Inglês em Lisboa, em data não especificada. Miss Jane Flower nada sabia do assunto mas fez-me o favor de dar o contacto do Capelão que talvez me possa adiantar algo.
Assim que souber mais alguma coisa comunicarei para aqui.

Melhores cumprimentos do
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Colégio dos Inglesinhos em Lisboa

#54865 | JCALD | 07 jan 2004 10:55 | Em resposta a: #54822

Caro António Maria Fevereiro:

Muito agradeço a sua amável informação.
Não tenho tido disponibilidade para prosseguir a minha investigação e, com a sua mensagem, evito a deslocação a Carcavelos.
Faço votos de bom êxito na sua nova diligência junto do Capelão da Igreja de S. Jorge.
Cumprimentos e renovados agradecimentos,

José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Colégio dos Inglesinhos em Lisboa

#54919 | amtf | 07 jan 2004 19:32 | Em resposta a: #54865

Caro José Caldeira,

Se se quiser dar ao incómodo de ir ao "Rossio", foi aberto um tópico que trata este assunto.
Melhores cumprimentos,

António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Colégio dos Inglesinhos em Lisboa

#54947 | JCALD | 08 jan 2004 11:24 | Em resposta a: #54919

Caro António Maria Fevereiro:

Obrigado pela informação. Já vou a caminho do Rossio.
Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Colégio dos Inglesinhos em Lisboa

#55059 | FLV | 09 jan 2004 16:06 | Em resposta a: #53740

O colégio dos Inglesinhos em Lisboa vai ser trasformado(destruído) em mais um condomínio de luxo...onde a capela será o Clube(!) do condomínio.
Continuamos a assitir à destruição e desvirtuamento do nosso património...e sempre pelos mesmos: Grupo Amorim e CM Lisboa.
Esperemos que a investigação e acompanhamento arqueológico esteja salvaguardo.
Temos de estar atentos a esta obra...

Resposta

Link directo:

Colégio dos Inglesinhos em Lisboa

#347881 | Luis K. W. | 02 jul 2014 22:22 | Em resposta a: #53740

Preparava-me, como o JCald, procurar os registos de batismo do «Colégio dos Inglesinhos» na paróquia da Encarnação, Lisboa.
Em boa hora resolvi passar por aqui e dei com este tópico.
Fiquei a saber que grande parte dos documentos estão (estavam) no St Julians em Carcavelos, e que os registos de baptismo poderiam estar no cemitério dos ingleses - o que duvido... Estive há anos neste cemitério e custa-me a crer que a quase centenária guardiã tivesse à sua guarda tais documentos.
Afinal, descobriram onde param esses registos?
Como vou ao «Rossio»?
Luis K. W.
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

Colégio dos Inglesinhos em Lisboa

#347888 | aeiou2 | 03 jul 2014 08:43 | Em resposta a: #53740

Os da Igreja Inglesa, estão lá à guarda do Capelão e são de religião Anglicana.
Os de St Julians's são Católicos. O contacto para os Anglicanos: Mr Andrews 966019003
Cumprimentos

Maria Oom

Resposta

Link directo:

Colégio dos Inglesinhos em Lisboa

#347895 | Luis K. W. | 03 jul 2014 11:44 | Em resposta a: #53740

«Os da Igreja Inglesa, estão lá à guarda do Capelão e são de religião Anglicana. Os de St Julians's são Católicos.»
Bom dia Maria Oom,
Fiquei baralhado.
O que eu procuro é o registo de baptismo do Colégio (ou Igreja?) dos Inglesinhos.
Não faço ideia se a baptizada era católica ou anglicana.
Apenas sei que ela casou em 1861 com um alfacinha de gema, e que - tirando os apelidos ingleses - o registo de casamento não assinala nada de especial ("...natural desta cidade, baptisada no Collegio dos Inglesinhos...").
Por isto, supus que a senhora fosse católica...
O que me recomenda fazer?
Luís K W
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

Colégio dos Inglesinhos em Lisboa

#347896 | aeiou2 | 03 jul 2014 11:54 | Em resposta a: #53740

Para casar nos Inglesinhos, era católica e por isso a procura deve ser feita no S. Julians's.
Cumprimentos

Maria Oom

Resposta

Link directo:

Colégio dos Inglesinhos em Lisboa

#347900 | aeiou2 | 03 jul 2014 18:10 | Em resposta a: #53740

O baptismo deve ser procurado no S Julians's-Carcavelos

Cumprimentos
Maria Oom

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 21:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen