Souza Gomes

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos

Souza Gomes

#53893 | Carlos Silva | 16 dez 2003 14:26

Caros colegas,

Um amigo do Brasil enviou a seguinte mensagem, que transcrevo para saber se algum colega pode ajudar.

-----------------------------------------
Genealogia e história da família Souza

Estou a procura de qualquer informação sobre Miguel Maria de Souza Gomes (meu trisavô), casado em primeiras núpcias com Anna Maria de Jesus.
Consta que eram da Freguesia de Santo Ildefonso, do Reino de Portugal.

Miguel era Capitão de Engenheiros do Batalhão Porta Machado e havia um tio que se chamava Tenente Coronel José Ignácio Bernardino. Este morreu no Brasil. Havia duas irmãs de Miguel chamadas Josepha de Souza e Josephina de Souza.

Miguel teve 2 filhos com Anna Maria, um dos quais chamava-se Antônio Maria de Souza (meu bisavô), nascido em 15 de agosto de 1853. Este estudou no Colégio de Padres, da Rua do Bom Jardim, e residia na província de Vila Real, cidade do Porto.

Em 1865, aos 11 anos, Antônio Maria foi enviado para o Brasil com um dos irmãos menores, chamado José, de 8 anos de idade, no navio Barca Monteiro, tendo atracado no Rio de Janeiro. Mais tarde, Anna Maria de Jesus veio para o Brasil ver os filhos, mas morreu na viagem.

Miguel Maria de Souza Gomes casou-se em segundas núpcias com uma fidalga de nome desconhecido.

Agradeço antecipadamente qualquer informação. Atenciosamente,

Francisco de Assis Souza
--------------------------------------------

Agradeço qualquer ajuda

Carlos Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Souza Gomes

#53908 | FASOUZA | 16 dez 2003 16:34 | Em resposta a: #53893

Prezado Carlos Paulo,

Recebi as instruções e me cadastrei no forum deste site.
Agradeço por estar me ajudando neste desafio de encontrar os ancestrais de minha família.
Conheci sua irmã Izabel aqui no Brasil, em Curitiba.
Ela visitou minha casa e jantou na companhia de minha família. Depois conversamos muito sobre nossas experiências profissionais e familiares.
Aproveito para desejar-lhes um feliz natal e um ótimo 2004.
Saudações,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Souza Gomes

#53915 | vbriteiros | 16 dez 2003 18:58 | Em resposta a: #53893

Caro Carlos Paulo.
Como deve saber a Rua do Bonjardim pertencia e ainda pertence à freguesia de Santo Ildefonso.
Todavia algumas ruas desta freguesia e não longe do Bonjardim passaram a fazer parte da freguesia do Bonfim, quando esta foi criada a 29 de Dezembro de 1841.
Por coincidência faço por vezes investigação nestas duas freguesias, procurando uma familia Guimarães-Ribeiro que se estabeleceu em Braga na Rua Nova do Sousa (1775-1837) e distante umas dezenas de metros viveu uma familia Sousa-Gomes. Será coincidência? Há brasileiros com sorte! Se eu "tropeçar" nesses Sousa Gomes comunico-lhe a boa nova.
Entretanto aproveito para lhe desejar Boas Festas.
Um abraço
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Souza Gomes

#53949 | Carlos Silva | 17 dez 2003 08:28 | Em resposta a: #53915

Caro Vasco,

obrigado.
Pode ser que da sorte, mas antes de mais da boa vontade, resulte algum beneficio para o nosso amigo.
Sabemos, nos tambem, da dificuldade da pesquisa genealogica "ultramarina".
Boas festas
e um abraço

Carlos Paulo Silva

Resposta

Link directo:

RE: Souza Gomes

#53951 | Carlos Silva | 17 dez 2003 09:06 | Em resposta a: #53908

Prezado Francisco,

Tenha a certeza que a minha irmà deu todo o valor ao encontro com a sua familia, até porque nas viagens, mesmo que profissionais, "il n'y a de richesse que d'hommes" como dizia o velho Jean Bodin.

Mas deixando esse aparte, julgo que neste forum, e no site, vai estar mesmo em bom lugar para progredir na materia que nos interessa.

Boas festas e muito exito na pesquisa

Carlos Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Souza Gomes

#53974 | jorge a soirefmann | 17 dez 2003 15:05 | Em resposta a: #53893

Existe uma família Souza Gomes em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Podem ter parentesco com a de seu amigo. Deve ser fácil localizá-los pela lista telefônica via internet. Saudações.

Resposta

Link directo:

RE: Souza Gomes

#54273 | vbriteiros | 24 dez 2003 00:16 | Em resposta a: #53893

Caro Carlos Paulo
Hoje de manhã fiz uma primeira busca em Stº Ildefonso em 1853 e não encontrei nenhum destes apelidos.Tentarei novamente em Janeiro.
Votos de um Santo Natal.
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Souza Gomes

#54277 | Carlos Silva | 24 dez 2003 10:24 | Em resposta a: #54273

Caro Vasco,

Mais uma vez obrigado.
Para si tambem, votos de um Santo Natal.

Carlos Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Souza Gomes

#200780 | Marilda S.Gomes | 18 jun 2008 00:48 | Em resposta a: #53915

Olá, gostaria de obter informações sobre a família "souza gomes", estou também pesquisando. Interessa-me esse sobrenome composto. Ainda pesquisa? As freguesias que você menciona aonde estão lozalizadas?
atenciosamente,
Marilda

Resposta

Link directo:

RE: Souza Gomes

#200821 | vbriteiros | 18 jun 2008 11:54 | Em resposta a: #200780

Olá Marilda,
Neste momento as minhas pesquisas sobre Sousa-Gomes pararam. As freguesias mencionadas ainda existem. Existiu e ainda existe essa família em Braga ( existe uma farmácia que hoje não pertence à familia), Porto, Coimbra ( existiu um Prof na UC ) e Lisboa.
Procure aqui na BD as familias Braga da Cruz, Leite Perry, Alarcão e encontrará ligações com os apelidos que procura.
Cumprimentos
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Souza Gomes

#200995 | diamante | 19 jun 2008 23:39 | Em resposta a: #54277

Boa Noite, comecei há bem pouco tempo a pesquisar sobre a minha família. Algum do meu tempo tem sido dedicado a entrar nos fóruns e considerei interessante o aparecimento deste nome Trabalhei durante muito tempo com um Sousa Gomes de Portalegre que tem duas irmãs. Talvez esta informação já não tenha muito interesse porém sei que quase toda a família do lado do pai estva nas forças armadas e a mãe era médica...Com os melhores cumprimentos DR

Resposta

Link directo:

RE: Souza Gomes

#201010 | Marilda S.Gomes | 20 jun 2008 03:11 | Em resposta a: #200995

Oi, boa noite! Na verdade fiz meu cadastro recentemente, a pesquisa já faz dois anos. Sei que existe famílias souza gomes em Porto Alegre, mas até agora não descobri nenhuma ligação com a minha família. Agradeço a informação.

Resposta

Link directo:

RE: Souza Gomes

#201033 | diamante | 20 jun 2008 12:20 | Em resposta a: #201010

Bom dia, penso que houve um engano porque não é Porto Alegre mas sim Portalegre, cidade do Alto Alentejo em Portugal. Com os melhores cumprimentos DR

Resposta

Link directo:

RE: Souza Gomes

#257922 | Paveto | 05 jul 2010 04:53 | Em resposta a: #201033

Sou o Álvaro Souza Gomes Neto, natural de Porto Alegre. Meu avô era Álvaro Souza Gomes e minha avó Ester Marini Souza Gomes. Infelizmente só tenho a genealogia da minha avó, mas posso garantir quea família é de Portugal e, embora já tenham falecido muitos membros, continua sendo bem numerosa. Um abraço a todos.

Resposta

Link directo:

Souza Gomes

#418387 | elainejardin | 01 out 2019 21:04 | Em resposta a: #257922

Olá, Alvaro! Seu avô era filho de José de Souza Gomes do Rio Grande?

Resposta

Link directo:

Souza Gomes

#418388 | elainejardin | 01 out 2019 21:07 | Em resposta a: #200780

Olá!

Minha família é Souza Gomes do Rio Grande. Seria a mesma?

Resposta

Link directo:

Souza Gomes

#418421 | elainejardin | 03 out 2019 15:16 | Em resposta a: #200821

Marilda, tenho muitos documentos da família! Gostaria de compartilhar com você.

Elaine.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 16:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen