Casquinha, de Lagos

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Famílias

Casquinha, de Lagos

#53936 | jvaldeira | 16 dez 2003 23:07

Maria da Glória Casquinha nasceu em Lagos (S.Sebastião?) cerca de 1845, filha de Francisco José Casquinha e Maria Jesus (ou José), neta paterna de Joaquim José Casquinha e Ana de Jesus, de Lagos e materna de Francisco José das Neves e Josefa Maria de Odiáxere.
Por acaso alguém "tropeçou" nalguma destas famílias?
Obrigado,
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: Casquinha, de Lagos

#99040 | kiduxa | 01 set 2005 00:26 | Em resposta a: #53936

Olá jvaldeira, o meu nome também é Casquinha e gostaria de saber mais informações acerca dele.
Pode ajudar-me?

Resposta

Link directo:

RE: Casquinha, de Lagos

#99220 | jvaldeira | 02 set 2005 22:09 | Em resposta a: #99040

Cara "kiduxa",

Infelizmente não. Também eu procurava informações de alguém que já tivesse estudado esta família porque ainda não tive oportunidade de "pegar" nos paroquiais de Lagos. Se entretanto souber algo, darei conta.

Sei, de ouvir dizer, que o apelido ainda existe lá por Lagos na actualidade; numa consulta rápida ao 118 da PT pode-se concluir que é um apelido indiscutivelmente do Sul, com grande distribuição também no Alentejo e Ribatejo (e naturalmente grande Lisboa).

De onde vem o seu Casquinha?

J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Casquinha, de Lagos

#100359 | kiduxa | 13 set 2005 17:13 | Em resposta a: #99220

O "meu" Casquinha vem de Alverca (Arcena) e moro actualmente em Samora Correia onde há vários Casquinha's, todos da minha familia.
Há também Casquinha's em Vila Franca de Xira, que não conheço pessoalmente, mas sei que estão ligados á criação de cavalos e touros e consequentemente á Tauromaquia.

Resposta

Link directo:

RE: Casquinha, de Lagos

#123039 | pmpm | 18 jul 2006 10:37 | Em resposta a: #100359

Cara "Kiduxa"

Tenho estudado alguns Casquinhas de Arcena - Alverca, pois também eu descendo desta família. Este estudo está ainda longe de estar completo, pois requeria uma análise muito cuidadosa dos registos paroquiais, devido a esta família ser muito numerosa e utilizar muitos nomes iguais ou semelhantes. No entanto parece-me que todos descendem de um único casal:

Luiz José, n. 1.12.1755 na Sertã, filho de António José e Maria Josefa, ambos da Sertã, casou com Maria Ritta, n.? de Arcena, filha de Manoel Nunes (n.1737) e Ignes Maria (n.1739), ambos de Arcena -Alverca.
Tiveram pelo menos 4 filhos:

Manoel Luiz Casquinha (n.?) c/ descendência documentada
Maria (n.24.09.1803)
José Luiz Casquinha (n.6.02.1805) c/ descendência documentada
José (n.2.07.1807)
Todos de Arcena, freguesia de S. Pedro de Alverca

A origem do nome é desconhecida, sendo sugerida por José do Carmo Pacheco (meu tio) no livro "Monografia de Alverca", que deriva de um termo agrícola - "Semear à casquinha": semear de modo a que a semente fique à flor da terra.

Esta família esteve muito ligada à agricultura e à pastorícia de ovinos, do qual se fazia o queijo de Alverca. Ainda hoje existem Casquinhas em Arcena com esta actividade (embora já residual).

É curioso descobrir que já existiam Casquinhas em Lagos em 1845, até é possivel que derivem destes, ou não ...

Se quiser saber mais sobre a sua família Casquinha, diga-me os nomes dos seus antepassados conhecidos e pode ser que eu consiga ligar às informações por mim recolhidas.
Se descende dos Casquinha de Arcena o mais certo é ser minha "prima".

Cumprimentos

Pedro Pacheco Marques

Resposta

Link directo:

RE: Casquinha, de Lagos

#123093 | jvaldeira | 19 jul 2006 01:37 | Em resposta a: #123039

Caro Pedro Pacheco Marques,

Acabei por apurar que estes Casquinha muito possivelmente adoptaram o apelido de um padrinho, Francisco Carvalho Casquinho, uma vez que para trás dos baptismos por ele apadrinhados não existe menção a este apelido na família de que falo.

Creio que Francisco não era de Lagos até porque para já não encontrei mais ninguém com o mesmo apelido. Não me surpreenderia que esta família, com diversos almocreves, fosse "buscar padrinho" a terras relativamente distantes.

No entanto Casquinho também poderia ser alcunha deste Francisco e nesse caso ele podia perfeitamente ser de Lagos e ter o "Casquinho" omitido em alguns registos.

Aproveito para o desafiar a participar nos tópicos relativos à Sertã, uma vez que também por lá tem antepassados!

Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Casquinha, de Lagos

#123112 | kiduxa | 19 jul 2006 10:11 | Em resposta a: #123039

Caro Pacheco Marques,

O meu nome é Luis Casquinha (peço desculpa se o meu Username o induziu em erro) e sou descendente proximo dos Casquinha's de Alverca, visto o meu pai ser de lá perto (Ádmourão ou Á-de-Mourão) e o meu avô ainda hoje viver em Arcena, Alverca.

Tenho alguma pesquisa relativa aos meus antepassados, sem ter ainda saido de Alverca e segundo essa pesquisa, José Luiz Casquinha é meu Tetravô em linha directa.
Terei todo o prazer em cerder-lhe informação nesse sentido através de ficheiro PAF ou até mesmo algumas cópias de certidões de nascimento e de documentos paroquiais recolhidos por mim na Torre do Tombo.
Para tal gostaria de me comunicar consigo via Email e desde já aqui deixo o meu contacto:

luiscasquinha@gmail.com

Obrigado pela atenção e aguardo o seu contacto

Luis Casquinha

Resposta

Link directo:

RE: Casquinha, de Lagos

#123113 | kiduxa | 19 jul 2006 10:12 | Em resposta a: #123039

Caro Pacheco Marques,

O meu nome é Luis Casquinha (peço desculpa se o meu Username o induziu em erro) e sou descendente proximo dos Casquinha's de Alverca, visto o meu pai ser de lá perto (Ádmourão ou Á-de-Mourão) e o meu avô ainda hoje viver em Arcena, Alverca.

Tenho alguma pesquisa relativa aos meus antepassados, sem ter ainda saido de Alverca e segundo essa pesquisa, José Luiz Casquinha é meu Tetravô em linha directa.
Terei todo o prazer em cerder-lhe informação nesse sentido através de ficheiro PAF ou até mesmo algumas cópias de certidões de nascimento e de documentos paroquiais recolhidos por mim na Torre do Tombo.
Para tal gostaria de me comunicar consigo via Email e desde já aqui deixo o meu contacto:

luiscasquinha@gmail.com

Obrigado pela atenção e aguardo o seu contacto

Luis Casquinha

Resposta

Link directo:

RE: Casquinha, de Lagos

#123114 | pmpm | 19 jul 2006 10:16 | Em resposta a: #123093

Caro J. Valdeira,

Obrigado pelo desafio, mas a minha única ligação à Sertã faz-se pelos antepassados que referi anteriormente e ainda não tive oportunidade de investigar mais profundamente esta linha ( o tempo não dá para tudo). Porém quando o fizer terei muito prazer em participar, no entanto estarei atento a estes tópicos!

Cumprimentos
Pedro Pacheco Marques

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 04:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen