Luís Cândido Cordeiro Pinheiro Furtado

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Património

Luís Cândido Cordeiro Pinheiro Furtado

#54118 | vbriteiros | 19 dez 2003 23:13

Caros Confrades
Precisava de saber os filhos deste Marechal e Cartógrafo para identificar a mulher do Dr. Tomás Leite Pereira de Melo Cardoso e Vasconcelos da Casa de Ossais, Resende.
Aqui na BD só aparece um descendente.
Desde já grato pelas informações que me possam dar.
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Luís Cândido Cordeiro Pinheiro Furtado

#261824 | chartri | 09 set 2010 20:26 | Em resposta a: #54118

Só agora vi a sua mensagem.

era filho de Francisco Xavier Magro Pinheiro Furtado e que teve os seguintes descendentes:
• D. Henriqueta Cândida de Lemos Furtado
• José Maria Cândido, Alferes do regimento de Infantaria nº 14, que por problemas de ordem disciplinar, levou seu pai a pedir que o enviassem para Moçambique para corrigir a sua conduta
• Luis Cândido Cordeiro Pinheiro Furtado que também foi engenheiro militar. Nasceu em Luanda, em 1777, e morreu, em Lisboa, a 18.10.1861. Filho do marechal de campo Luís Cândido Cordeiro Pinheiro Furtado, fez carreira, primeiro na Marinha, de 1790 a 1801, e seguidamente no Exército, até à data da reforma, em 1857. Liberalista, esteve na Terceira tendo sido encarregue da fortificação da ilha. Em 1842, como brigadeiro, comandou o Castelo de S. Jorge. Data deste período a sua grande invenção: a calçada portuguesa, também conhecida por mosaico português, técnica depois utilizada como revestimento dos passeios lisboetas, entradas de palácio, praças públicas, zonas pedonais e igualmente adoptada em vários outros países, nomeadamente nas antigas colónias portuguesas. São duas as versões sobre esta criação: uma, segundo a qual vendo os homens do batalhão inactivos, mandou-os revestir a parada com pedrinhas pretas e brancas; outra, segundo a qual utilizou a mão de obra dos presidiários para empedrar uma calçada com um motivo simples, o que teve imenso sucesso. Na sequência, foi-lhe imediatamente pedido que revestisse os 8.712 metros quadrados da zona do Rossio. Esta arte fez tradição e os artífices passaram a ser chamados de mestres calceteiros. Merece ainda ser dito que, em 1986, foi criada oficialmente uma escola e, em Dezembro de 2006, inaugurado um monumento ao calceteiro, na Rua da Vitória, entre as Ruas da Prata e Douradores, defronte da Igreja de São Nicolau, da autoria de Sérgio Stichin


Assenta praça com 18 anos de idade. Em 1769 é nomeado Ajudante de Infantaria com o exercício de engenheiro e no ano seguinte serve em Angola como Sargento-Mor de infantaria, exercendo a actividade de engenheiro devido aos seus estudos, onde se mantém até 1779. Nomeado Coronel dois anos depois, é Brigadeiro em 1797, reformando-se em 1812 como Marechal de Campo. Foi Comandante do Real Corpo de Engenheiros durante 15 anos, Inspector do Real Arquivo Militar e Inspector de defesa da capital

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Luís Cândido Cordeiro Pinheiro Furtado

#262056 | vbriteiros | 13 set 2010 03:42 | Em resposta a: #261824

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,
Muito obrigado pela sua infomação. Foi o bisavô do Dr José Leite de Vasconcelos , patrono do MNA e cuja genealogia estou a estudar e permita-me que acrescente a sua informação em roda-pé do meu texto. Foi casado com D. Ana Joaquina Catela de Lemos, tendo uma filha D. Ana Cândida.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Luís Cândido Cordeiro Pinheiro Furtado

#262067 | chartri | 13 set 2010 11:11 | Em resposta a: #262056

Caro Vasco Briteiros
Claro, mas a maioria do que coloquei descobri-o no Arquivo Histórico Militar. Não me lembro agora do nº da Caixa, mas poderei saber no caso de lhe interessar referir.

Como vê este forum é importantíssimo, pois mesmo com atrasos de 7 anos chega-nos sempre informação. Eu como estava a fazer uma publicação sobre um levantamento realizado com vista a determinar o local de passagem da estrada real Lisboa Porto, nomeadamente na zona de Rio Maior a Leiria, coloquei o nome neste Forum. Nada obtive para o meu estudo, mas forneci o que tinha e agora tenho o retorno: dá-me o nome da mulher.
Cumprimentos amigos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Luís Cândido Cordeiro Pinheiro Furtado

#262074 | chartri | 13 set 2010 11:42 | Em resposta a: #262056

Caro Vasco Briteiros
Obtive o seguinte:

"Os oficiais que fizeram o levantamento do terreno, em 1791, pertenciam ao corpo de engenheiros. O mais graduado é o Coronel Luís Cândido Cordeiro Pinheiro Furtado (1750- 1822). Parece que é o único que não encontramos ligações com Leiria, pois nasce em Matriz, Serpa, e morre em Lisboa. Casa-se com Ana Maria Joaquina Catela de Lemos. Assenta praça com 18 anos de idade. Em 1769 é nomeado Ajudante de Infantaria com o exercício de engenheiro e no ano seguinte serve em Angola como Sargento-Mor de infantaria, exercendo a actividade de engenheiro devido aos seus estudos, onde se mantém até 1779. Promovido a Tenente-coronel em 1779 é Coronel dois anos depois, e Brigadeiro em 1797, reformando-se em 1812 como Marechal de Campo ( ver Arquivo Histórico Militar, Caixa nº 524) . Foi Comandante do Real Corpo de Engenheiros durante 15 anos, Inspector do Real Arquivo Militar e Inspector de defesa da capital. Numa breve pesquisa nos arquivos cartográficos (Instituto Geográfico e Cadastral) descobrimos inúmeras cartas topográficas elaboradas sobre a sua orientação."
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

PS: a única diferença é que eu tenho "Maria" no nome da mulher dele

Resposta

Link directo:

RE: Luís Cândido Cordeiro Pinheiro Furtado

#262077 | vbriteiros | 13 set 2010 12:09 | Em resposta a: #262074

Caro Ricardo Charters de Azevedo,

A falta da "Maria" é minha, pois nos meus dados tenho efectivamente Ana Maria Joaquina Catela de Lemos.
Mais uma vez muito obrigado pelas suas preciosas informações.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

Luís Cândido Cordeiro Pinheiro Furtado

#410738 | mayaferreira | 26 dez 2018 13:56 | Em resposta a: #54118

Encontrei outra filha do Brigadeiro Luís Cândido Cordeiro Pinheiro Furtado. Trata-se de Francisca Felizarda Rosa de Lemos, que se casou no dia 8 de maio de 1799 (assento na Igreja de São José, Lisboa) com Francisco Hilário de Vilhena, filho de Francisco Xavier da Costa de Vilhena e Francisca Teresa Xavier Bischofer (esta última filha de Francisco Matheus Bischofer, Armeiro da Rainha Maria Ana de Áustria e Capitão das Ordenanças da Vila de Sintra).

O casamento de Francisca Felizarda Rosa de Lemos com Francisco Hilário de Vilhena realizou-se na casa do Brigadeiro Luís Cândido Cordeiro Pinheiro Furtado.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 22:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen