Hierárquia da Administração Pública na Monarquia
Este tópico está classificado nas salas: Direito
Hierárquia da Administração Pública na Monarquia
Caros confrades
Procuro informações sobre a composição e hierárquia dos diversos graus da Administração Pública (civil) no tempo da Monarquia.
Obrigado.
FPN
Link directo:
RE: Hierárquia da Administração Pública na Monarquia
Caro Francisco
Li não sei onde que a Republica não teria revolucionado muito a hierarquia de Estado em relação à que vigorava na Monarquia Constitucional, limitando-se a substituir o Rei pelo PR e a Câmara Alta, ou Câmara dos Pares pelo Senado, este de curta duração.
Assim teríamos o Rei, Presidente da Câmara dos Pares, Presidente do Parlamento, Presidente do Supremo Tribunal de Justiça e Administrativo, Governo; este tinha a sua própria hierarquia, com o Ministério do Reyno à cabeça.
Mas, na consulta de Decretos Reais, encontramos muita vez o Ministro da Guerra a firmar em 1º lugar e noutros, o Secretário de Estado dos Negócios do Reyno, o que terá algum significado na questão de precedências protocolares.
No antigo regímen era bastante mais complicada, creio eu, a hierarquia de Estado, pois metia a Igreja, as muitas Reais Mezas disto e naquilo, e mesmo (coisa bonita!) deputações do Povo, nas Artes e Ofícios.
Mas esperemos que o António Bivar clarifique, já que o "menino dos anos" de hoje (LVF - que há muito por aqui não aparece e a quem mando um abraço de parabéns), não quererá partilhar connosco o seu muito saber nesta matéria...
Grande abraço
Manuel Maria
Link directo:
RE: Hierárquia da Administração Pública na Monarquia
Caro Manuel
Antes de mais muito obrigado pela sua muito amável intervenção. A minha pergunta não era tanto a nível político dos orgãos de soberania mas sim a nível técnico, ou seja, da hierárquia dos funcionários do Estado e outras entidades públicas. Sei que havia os oficiais- maiores, os oficiais-menores, os oficiais de primeira classe, etc. mas não sei quantas catogorias eram e qual a sua estrutura hierárquica.
Um outro grande abraço,
Francisco
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 nov 2024, 01:39