Capitão Filipe Marques da Silva (Brasil)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões

Capitão Filipe Marques da Silva (Brasil)

#54200 | Luís_MCS_Froes | 22 dez 2003 14:47

Caros Senhores,

Venho, por este meio, solicitar informações relativas ao Capitão Filipe Marques da Silva que, tendo casado com Inácia Maria Freire Belford, era filho do Sargento-Mór António Gomes de Sousa e de sua mulher Dona Maria Ana Neves Marques da Silva (filha de outro Capitão Filipe Marques da Silva e de sua mulher Dona Rosa Maria do Espírito Santo).
Procuro, pois, dados que digam respeito tanto à sua ascendência paterna (Gomes de Sousa), como ao seu lado materno (Marques da Silva).

Melhores cumprimentos, aliados de votos de um Santo Natal para todos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Filipe Marques da Silva (Brasil)

#54208 | Samuel de Castro | 22 dez 2003 17:39 | Em resposta a: #54200

Estimado Luís Froes,

Infelizmente não tenho a informação que procuras, mas facilitaria a todos, se Você informasse a cidade e o Estado brasileiro em que eles residiram, período ou datas. Ok. Um abraço. Igualmente votos de um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Filipe Marques da Silva (Brasil)

#54222 | Luís_MCS_Froes | 23 dez 2003 01:33 | Em resposta a: #54208

Caríssimo Samuel de Castro,

Quanto a locais e datas, posso adiantar os seguintes dados:

- os pais de Dona Inácia Maria Freire Belford, (nascida em São Luiz do Maranhão e aí baptizada na igreja da Sé, a 28.8.1758) Joaquim da Serra Freire e Dona Maria Madalena Belford, casaram na dita Sé, reguesia de Nossa Senhora da Victoria do Maranhão, a 13.5.1754;

- o capitão Filipe Marques da Silva, Cavaleiro-Fidalgo da Casa Real, filho do Sargento-Mór António Gomes de Sousa e de Dona Mariana das Neves Marques da Silva - sobre os quais solicitei dados genealógicos -, casou na referida cidade do Maranhão, freguesia de Nossa Senhora da Victoria do Maranhão, a 28.4.1776.

Assim, posso concluir que todas estas personagens terão vivido em inícios, meados e finais do século XVIII, aproximadamente, e residido em São Luiz do Maranhão.

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Filipe Marques da Silva (Brasil)

#184503 | carolnvf | 11 fev 2008 15:10 | Em resposta a: #54200

Prezado Luís Fróes, apesar do atraso de quatro anos - só hoje li sua mensagem - gostaria de saber se você já tem os dados genealógicos do Mestre de Campo Antonio Gomes de Sousa e de Dona Marianna das Neves? Eles são meus 7o avós.
Dele, sei apenas que era filho de Antonio de Sousa, natural do Porto, e de Dona Joana Gomes, natural do Maranhão.
Dela, sei que era filha do Phillipe e da Rosa Maria, como cita em sua mensagem, e que era neta de João Francisco da Silva e Marianna das Neves, e bisneta de Manoel Marques e Marianna das Neves.

Os dados obtidos são do também descendente John Wilson da Costa em sua Genealogia Maranhense, que não tenho. Obtive as informações por um primo.

No Family Search há um Manoel Marques casado com Marianna das Neves e pais de outra do mesmo nome... casada, entretanto, com um André Martins - e o marido dela era João Francisco da Silva. As datas coincidem, é possível que fosse um 2o casamento. Todos de Elvas... como o Capitão Phillipe Marques da Silva era da extinta freguesia de São Julião, se não me engano do mesmo concelho de Elvas, é bem capaz que sejam os antepassados que procuramos.
Abraço
Anamaria Nunes Vieira Ferreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 10:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen