Famílias de Setúbal (Galvões e Viegas)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Famílias de Setúbal (Galvões e Viegas)

#54349 | rgc | 26 dez 2003 17:06

A continuação de um Bom Natal para todos.

Gostaria de saber da existência de famílias -GALVÃO e também- VIEGAS,da região de Setúbal.

Evidentemente que poderá haver muitos e sem ligação familiar. Refiro aqueles que, por ventura, tenham sido já estudados ou dos que me possam dar-me informação para efeitos de pesquisa genealógica.
Depois deste primeiro contacto,no aspecto geral,caso se justifique, entrarei no particular que aqui me traz.

Com os melhores cumprimentos.
Octávio Guerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de SETÚBAL(Galvões e Viegas)

#54351 | rgc | 26 dez 2003 17:27 | Em resposta a: #54349

E também sobre -RODRIGUES e SOBRAL.

Do apelido Sobral sei da sua existência nos concelhos de Grândola e de Santiago do Cacém.

Renovo os meus agradecimentos.

R.C

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de SETÚBAL(Galvões e Viegas)

#54352 | jflfl | 26 dez 2003 18:03 | Em resposta a: #54351

E já agora, alguém sabe porventura algo sobre um tal José Xavier Falcão que viveu em Setúbal cerca de 1800?
Obrigado
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de SETÚBAL(Galvões e Viegas)

#151742 | JoãoGaspar | 08 abr 2007 22:34 | Em resposta a: #54351

Caros Confrades,

No distrito de Setubal encontra-se varios Galvões e Cottas Falcões ligados entre si, mas sem datas e nomes não posso saber se tem algo haver com os que os senhores procuram!

Quais os dados dos Galvões que procura?

Cumprimentos

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de SETÚBAL(Galvões e Viegas)

#151743 | JoãoGaspar | 08 abr 2007 22:38 | Em resposta a: #54352

Caro senhor Joaquim,

so tem esses dados sobre Joaquim Xavier Falcão?

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de SETÚBAL(Galvões e Viegas)

#151753 | jflfl | 08 abr 2007 23:33 | Em resposta a: #151742

Caro João da Silva Gaspar
Interessa-me tudo o que diga respeito a "Falcões" de quem descendo. Sei que o meu ramo Falcão estava em Setúbal e arredores (Azeitão e Sesimbra) nos anos de 1600 a 1650. Caso tenha dados que me permitam melhor conhecer esta gente fico muito grato.
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de SETÚBAL(Galvões e Viegas)

#151773 | JoãoGaspar | 09 abr 2007 01:41 | Em resposta a: #151753

Caro Joaquim Falcão de Lima,

Eu ainda não sei que Familia Falcão o senhor procura, mas vamos por partes e quem sabe não nos ajudamos mutuamente?
Começando, o senhor sabe que os seus Falcões são de Azeitão, Sesimbra (freguesias da Vila de Setubal no Seculo XVII.)
A Margem Sul nessa época era muito diferente do que é hoje, tinhamos menos freguesias e concelhos, menos casas, mais Quintas, Solares e Morgadios.
Provavelmente os "seus", são os mesmo que os Falcões de Alcochete, Cotta Falcão que eu falo em mensagens anteriores, isto porque os Concelhos eram os seguintes ( Sabonha - Alcochete , Samouco e Montijo, Alhos Vedros - Lavradio, Moita,Palhais, Coina e Barreiro, Palmela , Setubal - Azeitão e Sesimbra, Almada - Seixal, Amora e Caparica) Agora dentro deste concelhos vizinhos que tantas vezes trocaram e dançaram as freguesias , cruzavam se tambem as familias entre si. Veja por exemplo os Tavoras da bacalhoa e morgado de Caparica ou os Patos de Alhos Vedros, Moita e Alcochete depois em Azeitão tambem.!!

Eu tenho António Cota Falcão de Coruche que possivelmente é parente dos seus Falcões de Sesimbra e Azeitão, ja que estes Falcão de Coruche espalham se pela margem sul e lisboa. :
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=186813

este Antonio Cota Falcão tem uma filha que casa com um antepassado colateral meu de seu nome Luis Pereira Pato e têm um filho que não se conhece descendencia de seu nome : Antonio Cota Pereira Pato : "Guarda-roupa do Rei D. José ,1º capitão-mór do Ribatejo ,Mestre de Campo dos auxiliares de Setúbal ", entre outros filhos!
Tem um outro Pedro Cota Falcão, que tambem nada mais sabemos...por acaso não reconhece estes nomes?
esta a ver onde quero chegar?

Tem de conseguir ver todos os registos de sesimbra e azeitão ( são simão e são lourenço) casamentos, obitos e baptismo e ver se nesse rastreio nao encontra mais falcões que se consiga entroncar com estes Ribatejanos.

Sinceros Cumprimentos

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de SETÚBAL(Galvões e Viegas)

#151857 | jflfl | 09 abr 2007 22:07 | Em resposta a: #151773

Caro João da Silva Gaspar
Obrigado pela sua resposta que irei procurar comentar.
Admito que a sua tese de que "os meus" Falcão são provalmente os mesmos que "os seus" se confirme. Os meus são "Murzelos Falcão" que sei terem existido em 1575 (e creio que antes até) em Azeitão (Jacome Murzelo Falcão) e posteriormente em Setubal. Tenho nota de outros Murzelos e Falcões em Vila Franca e em Benavente (creio...) pelo que admito possa existir uma ligação aos Cota Falcão de que fala. Admito que essa ligação se faça mais para trás do seu Antonio Cota Falcão que creio ser de 1632.
Nos "meus" Falcão surgem por vezes "Freitas Falcão" e "Teixeira Falcão". Sei ainda que estes Murzelo Falcão dão origem aos "Frota Falcão".
Não sei se ajudei, mas...
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de SETÚBAL(Galvões e Viegas)

#151861 | JoãoGaspar | 09 abr 2007 22:54 | Em resposta a: #151857

Caro Joaquim Falcão de Lima,

Esta semana vou a TT de Setubal e vou ver se encontro mais pistas.
Realmente o facto de ter Falcões em Benavente e Vila Franca, so vem confirmar as minhas "pseudo teses" e sim possivelmente e infelismente são anteriores aos registos paroquiais.
Nos Nobiliarios e Obras de Genealogia não se enctra nada sobre os Falcões?

Cumprimentos

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 05:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen