Famílias de Olhão e Sines (apelido - do Ó)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Famílias de Olhão e Sines (apelido - do Ó)

#54350 | rgc | 26 dez 2003 17:19

Com os votos de continuação de Boas Festas desejo informação no que respeita a famílias :

de Olhão e de Sines, de apelido -do Ó.

Sei que também existe ou existiu,uma família, com o apelido -do Ó - na freg. de Azinheira de Barros-Grândola.

Agradeço toda a informação que me possam disponibilizar para iniciar esta pesquisa genealógica, no que se refere a minha neta.
Também no tópico anterior sobre a região de Setúbal é para o mesmo fim.

Cumprimentos.
Rafael Guerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Olhão e Sines (apelido - do Ó)

#54371 | rgc | 27 dez 2003 14:37 | Em resposta a: #54350

Caros Confrades

Acerca da informação pedida sobre tais apelidos bastaria consultar a lista telefónica e,se fosse insensato, fazer um ou outro telefonema que seria difícil ser aceite, sem desconfiança,por não me conhecerem e desconhecerem a finalidade.
Mas tenciono, antes de começar esta investigação saber da existência de trabalhos e obras publicadas que se refiram a gente de tais apelidos e das regiões que mencionei.
Foi o motivo das minhas mensagens/pedidos de informação.
Vou usar uma metodologia, que não é habitual fazer, ou fazer-se; mas,circunstâncias peculiares levam-me a usar tal processo de abordagem genealógica, como princípio da pesquisa que irei fazer.
Da minha neta ainda só estão colocados os dados da ascendência do pai (meu filho António José);daminha nora, por enquanto, só até aos pais.
Já consultei o Gayo,a Enc. Port. e Brasileira, a Monografia de Olhão,o n.º 13- de RAIZES & MEMÓRIAS -Out. 1997- pág. 159 (rodapé)do valioso art. Fam.ªArêde Soveral-do nosso confrade Arq.º Luís Soveral Varella e mais.
Foi pelo motivo explicado que pedi bibliografia, ou outras fontes, como proc.ºs do Santo Ofício, etc. que se refiram a gente dos apelidos e regiões que mencionei,neste e no tópico -Famílias de Setúbal (Galvões, Viegas,Rodrigues e Sobral)

Os meus melhores cumprimentos.
Rafael Guerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Olhão e Sines (apelido - do Ó)

#54376 | joaquimreis | 27 dez 2003 20:00 | Em resposta a: #54371

Só para dizer que em Silves e Faro também existem familias com este apelido. Os de Silves ao que parece são originários de Olhão. Se entretanto eu souber mais alguma coisa, lhe direi. Votos de umas Boas Festas.
Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Olhão e Sines (apelido - do Ó)

#54378 | rgc | 27 dez 2003 20:34 | Em resposta a: #54376

Caro Joaquim Reis

De facto é notável a sua boa vontade, a ombrear com muitos dos nossos confrades que estão sempre prontos a dar a mão como ajuda, quando vem a propósito.

Aceite um abraço amigo e a continuação de Boas Festas, para si e sua família.

Tenho estado a ler a Monografia de Olhão,da autoria do meu primo que foi Ataíde de Oliveira e que tinha emprestado ( isto é foi"emprestadada", pois nunca mais veio parar-me às mãos, mas como ficou em pessoa muito amiga, de Olhão, talvez o fizesse por amizade :-) e não levei a mal e nem falei nunca mais nisso e já lá vão uns anos. Claro, que comprei uma outra, embora a edição que tinha era antiga e de mais valor. E esta tarde ,sem paciência de arrumação ao procurar uma Revista, desarrumei de tal modo que cairam livros por todo o lado,muito aborrecido fiquei, mas com bom resultado: então não é que apareceu no chão a famigerada Monografia !?!:-)cuja leitura e informação me tem preenchido agradavelmente a tarde. E nela recolho nomes de pessoas com tal apelido que engrandeceram Olhão e foram de notável valor, coragem e patriotismo que me comovem. Sentir-me-ia deveras orgulhoso se a minha Ana Leonor descendesse de tais heróis que honraram não só Olhão, o Algarve,mas também Portugal.
Bom Ano Novo !
Rafael Guerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Olhão e Sines (apelido - do Ó)

#55066 | FLV | 09 jan 2004 16:25 | Em resposta a: #54350

Existe uma familia (numerosa)do Ó em Santiago do Cacém

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Olhão e Sines (apelido - do Ó)

#55075 | rgc | 09 jan 2004 17:06 | Em resposta a: #55066

Caro/a FLV

Agradeço-lhe a informação. Normalmente, esqueço, por princípio, a lista telefónica, por razões óbvias.
Porém, para os devidos efeitos, se me disser mais alguma coisa acerca desta gente de Santiago do Cacém,por mail,de modo que me seja possível entrar em contacto directo com alguém desta família, ficar-lhe-ia muito agradecido.

Com os melhores cumprimentos.
Rafael Guerreiro
octaviocarvalhoarrobanetcabopontopt

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Olhão e Sines (apelido - do Ó)

#120217 | Fingolfin | 06 jun 2006 18:30 | Em resposta a: #55075

Como Olhanense e apaixonado por história e genealogia, posso acrescentar que as familias do Ó têm origem em Olhão. Depois da Viagem do caíque bom sucesso ao Brasil para dar a noticia da libertação do Algarve, o rei criou uma medalha que consistia num O enorme de Olhão e autorizou alguns dos envolvidos na revolta a usá-la. Acabaram por ficar conhecidos pelos " do Ó" pela medalha que usavam. Espero ter contribuído em algo para esta conversa.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Olhão e Sines (apelido - do Ó)

#120230 | rafael | 06 jun 2006 21:40 | Em resposta a: #120217

Caro Fingolfin
O apelido do "Ó"deve-se a Nossa Senhora do Ó, quando esperava o SEU DIVINO FILHO.
Estou a lembrar-me que na sé de Évora existe uma linda imagem desta invocação talvez dos princípios da Baixa Idade Média.
Não devo contradizê-lo no que afirma tanto mais que é possível a existência deste apelido como explica.Tenho uma neta que pela mãe tem antepassados deste apelido c/origem de Olhão e poderá ser assim.
O apelido do -Ó- foi usado muito antes da época que refere e a título de ex. ainda hoje ao consultar na Internet o link da Torre do Tombo que o nosso confrade Rui Pereira deu a conhecer no tópico resp.º, vi lá :uma MARIA do Ó ,de Faro acusada de bigamia cuja data é do séc.XVII (proc. de 24-5- 1 6 7 5).e tb. em Olhão existiu tal apelido na principalidade da terra em tempos mais antigos.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Olhão e Sines (apelido - do Ó)

#120231 | rafael | 06 jun 2006 21:41 | Em resposta a: #120230

Desculpe a minha indelicadeza por não ter assinado

Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Ó de Olhão

#120237 | rmfrp | 06 jun 2006 23:03 | Em resposta a: #120217

Caro Fingolfin:

Como já foi referido pelo colega Rafael Carvalho, a existência do apelido Ó em Olhão, já como apelido consolidado e não como nome de devoção, é claramente anterior à viagem do caíque "Bom Sucesso". Posso citar, a título de exemplo, um registo de casamento do ano de 1805, celebrado na Sé de Faro entre Miguel do Ó, de Olhão, e D. Maria Libânia de Macedo, de Faro. O citado Miguel do Ó, que veio mais tarde a ser Capitão-Mor de Olhão, era filho de outro Miguel do Ó.

Aliás, o próprio caíque "Bom Sucesso" era propriedade de Miguel do Ó (pai, suponho) segundo informa a "História Breve da Vila de Olhão da Restauração" de Antero Nobre.

O apelido Ó já existia em Faro no século XVII, mas não sei se existirá ligação entre os Ó de Faro e Olhão.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 22:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen