Araujos de Santiago de Casteloes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Araujos de Santiago de Casteloes

#54386 | Carlos Silva | 28 dez 2003 11:28

Caro Miguel Pimenta, e demais colegas interessados,

Dos meus apontamentos nos registos mais antigos da paroquia de Casteloes tiro o seguinte, no que diz respeito a Santiago e aos Araujos.

1631 : n. de Ambrosio, de Domingos Joào e Domingas de Araujo, de Santiago (nào sei se nào serà, passados 15 anos, o Ambrosio Estudante, de Casteloes).
Padrinho : Padre Boaventura da Costa, de S. Mateus de Oliveira e Domingas de Araujo, dos Pombais (Casteloes)
= ligaçào entre Araujos de Santiago e a casa dos Pombais ?
Passados poucos anos n. outra filha Maria
Padrinho : Francisco de Araujo, de Avidos
= ligaçào entre Araujos de Santiago e os de Avidos?

1631 : n. de Margarida, de Pero Glz e Maria de Araujo, de Santiago
Padrinhos : Comendador Estevào da Cunha, de Fonte de Eguas, e Maria de Azevedo, filha de Pero de Azevedo

1632 : n. de Jeronima, de Mateus Glz e Domingas de Araujo
Madrinha : Maria de Araujo, de S. Martinho de Jamal (Tamel ?)
Passados poucos anos n. outro filho Antonio
Padrinho : Melchior da Fonseca de Requiào

1638 : n. Manuel, de Gonçalo da Silva e Maria de Azevedo, das Curugeiras
Padrinhos : Manuel Glz dos Pombais e Domingas de Araujo de Santiago

1641 : n. Ana, de Gonçalo da Silva
Padrinhos : Aleixo da Fonseca o novo, filho de Aleixo da Fonseca e catarina Correia, e madrinha Ana de Araujo, filha de Agostinho Joào e Catarina de Araujo

1643 : n. Domingos, de Mateus Glz dos Pombais
Padrinho : Inacio Carneiro, filho de Inacio do Rego, de Requiào (no Alào de Moraes e no Felgueiras Gaio), dos Araujos de Requiào pelo lado materno. Os Araujos de Requiào tiveram, julgo eu, forte ligaçào com Vila do Conde.

Em Santiago viviam na decada de 1630 outra familia que nào Araujo :
Em 1638 é madrinha Maria de Azevedo de Santiago, com Pascoal de Azevedo (na base de dados GP) de Valmelhorado (Casteloes).
Esta faleceu em 1647, sendo seu testamenteiro o dito Pascoal de Azevedo
Pouco antes de falecer tambem foi testamenteira de Catarina da Costa, de Santiago (1647)
Em 1636 foi padrinho Melchior Afonso (marido de Maria de Azevedo) com Gracia Correia de Delàes.


Esses apontamentos tiveram em conta todas os registos com apelido tradicional, e entre eles Araujo.
Para periodos mais tardios nào posso dizer mais porque tive de me especializar (em Azevedos, o quejà nào é tarefa tào leve).


No que diz respeito aos Araujos :
Nota-se que os Araujos jà nào eram poucos em Casteloes quando aparecem registos. Estào presentes entào em varios lugares, com homonimos, o que é significativo.
Nào transcrevi todas as referencias "Araujo" dispersas da mesma epoca.
Como se pode ver, muita referencia a Araujos e parentes de terras mais ou menos distantes.

No que diz respeito a Santiago :
Dois agregados familiares em Santiago no segundo quartel do sec. 17, à primeira vista :
1) Araujos
2) Azevedos e Costas (que eu estudei bastante)
que poderiam corresponder à diferença (ulterior suponho eu) Casa de Santiago / Quinta do Ribeiro, que deviam pertencer ao mesmo lugar, senào ao mesmo patrimonio, se nào é que nào se trate de ramos da mesma familia.

Infelizmente nunca consegui o tombo dos bens da Igreja de Casteloes que penso ser do sec. 16, que julgo poderia ser precioso para o estudo das primeiras familias ou primeiros apelidos em Casteloes.
Por exemplo ao determinar, nem que seja por mera referencia indirecta os bens do mosteiro de Oliveira, cujo comendatario era Sixto da Cunha (que vivia e teve muitos filhos com uma Araujo, que se supoe ser dos da conega em Braga).

Ora tenho ideia que as familias principais de Casteloes nos sec. 16 e 17 deviam muito à influencia dos comendatarios de Oliveira, que tinham um peso consideravel em Casteloes.

Talvez o Miguel e/ou outros talentosos colegas tenham mais sorte do que eu, se houver oportunidade e paciencia (e acesso ao ADB).

Caso consiga algum dado nào se esqueça de mim.

Abraço

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Araujos de Santiago de Casteloes

#54404 | A.Godinho | 28 dez 2003 18:00 | Em resposta a: #54386

Caro Carlos Silva

É certo que a região è vasta e populosa e que Franciscos de Araújo há muitos, mas a proximidade geográfica, relativa embora, leva-me a deixar este apontamento destes meus ascendentes Araújos.Se souber algo...
Francisco de Araújo, viveu na Rua Cham, no Porto em meados do séc.XVII. Teve ilegítimo, de Domingas Francisca, de Guidões (concº de Santo Tirso e hoje penso que do concelho da Trofa)a João Francisco que casou em Guidões a 17.08.1676 com Maria Gonçalves, fª de José Gonçalves e Domingas Francisca, da Aldeia do Outeiro, fregº de Guidões. Ao tempo deste casamento já Frco. de Araújo tinha falecido .c.g.

Cumprimentos e o desejo de um óptimo Ano de 2004
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Araujos de Santiago de Casteloes

#54539 | mbp | 30 dez 2003 23:24 | Em resposta a: #54386

Caro Carlos Silva

Do jornal de Castelões e a propósito da casa de Santiago "

Resposta

Link directo:

RE: Araujos de Santiago de Casteloes

#54540 | mbp | 30 dez 2003 23:31 | Em resposta a: #54539

Caro Carlos Silva

Por qualquer motivo a mensagem não chegou completa.Vou ter que saír.Enviar-lhe-ei a mensagem posteriormente.

Um abraço e Bom ano de 2004

Miguel Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Araujos de Santiago de Casteloes

#54626 | mbp | 02 jan 2004 10:10 | Em resposta a: #54386

Caro Carlos Silva

Do jornal de Castelões, de Agosto de 2003:"A origem da casa(de Santiago) remonta á idade Média, século XIV.O documento mais antigo a que se refere aquela propriedade é o Tombo Velho do Mosteiro de Santa Maria da Oliveira e data de 1504.Contudo, foi no reinado de D. João V, que a Quinta de Santiago recebeu a feição actual, onde se destaca o portão nobre com fachadas de aparato, voltadas tanto para o exterior da propriedade como para o seu jardim. Desta estrutura destacam-se ainda duas escadarias de cerimónia, no pátio interior e na fachada sul".
Talvez através do mencionado Tombo se consiga saber um pouco mais sobre esta casa.
Se um dia vier á Quinta de Santiago poderá também observar o belo aqueduto da mesma época com 130 metros de extensão e 17 arcos de volta inteira. Como disse todo o conjunto ,casa e aqueduto, foi classificado.

Um abraço

Miguel Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Araujos de Santiago de Casteloes

#54627 | mbp | 02 jan 2004 10:30 | Em resposta a: #54386

Caro Carlos Silva

Os dados que tenho sobre Araújos são de época posterior.
Teresa Francisca (de Requião) filha de Pedro Francisco e de Francisca de Araújo casada a 5 de Setembro de 1708 com Domingos Francisco (do lugar da Igreja de Castelões)filho de João Francisco e de Luzia (ou Luisa) de Araujo.
São os pais de Maria de Sá e Araújo casada com o tal capitão Custódio Braga.
Teresa Francisca teve os seguintes irmãos:João,casado com Mariana Dias do Porto (1735);Custódia que casou com Pedro Afonso Marques de Stª Maria do Telhado e que tiveram os seguintes filhos,Padre Gabriel Francisco Araújo Vale, Francisco Araújo Ribeiro,João Araújo Leão (entroncou na casa da Breia de Vermoim e vem no Felgueiras Gayo),Joana (solteira),Frei Teodósio e ainda Maria,Custódia e Mariana todas freiras em Guimarães.
Julgo que a casa de Santiago vinha através do casal João Francisco e Luzia de Araújo, mas não tenho a certeza.
Como disse tenho poucos dados todos de um tio avô.
Um abraço

Miguel Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Araujos de Santiago de Casteloes

#54836 | Carlos Silva | 06 jan 2004 18:05 | Em resposta a: #54626

Caro Miguel Pimenta,

Muito interessante. Muito obrigado.
Conheço um pouco a casa de Santiago, mas nunca a visitei por dentro.
Os anteriores proprietarios, herdeiros dos Fonsecas Castros eram meus parentes (nào muito chegados) mas creio nào ter ligaçào com os Fonsecas Castros.
Em contrapartida tenho là agradaveis lembranças de (bem poucas)horas passadas nos verdes e frescos prados (costas viradas à nova via ràpida, claro, e sem licença do novo dono, confesso, mas sem prejuizo).

abraço

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Araujos de Santiago de Casteloes

#82644 | Matilde Souto Pires | 24 jan 2005 21:58 | Em resposta a: #54627

Senhor Miguel Pimenta
Posso dar algumas informações de Teresa Francisca (de Requião).Era neta paterna de Francisco Simões eMaria Francisca. Êle do lugar de Moínhos, de S. Martinho do Valle. Ela de S.Silvestre de Requião.Neta materna de Manuel de Araújo e Isabel Antónia Êle nat. de Prazins freguesia de Avidos.Ela de Requião.Sua irmã Custódia Francisca de Araújo nasceu a 25 e foi baptizada a 26 deOutubro de1679,casou com Pedro Affonso Marques,do lugar de Sobrado,em santa Maria de Telhado em 7 Outubro 1697.Êle baptizado em 5 Setembro 1683 .Ele só com 14 anos .Está confirmado!O filho mais velho Francisco de Araújo Ribeiro nasceu em 1700 Gabriel Francisco de araújo Valle em1703 ,João de Araújo Leão em 1705 Poderá informar-me qual dos seus filhos (12) foi entroncar no lugar de Breia em Vermoim?Talvez nas suas pesquisas tenha encontrado um seu bisneto Manuel Ludovice de Araújo Leão ,que nasceu em 1827+ou-Tenho algumas informações sobre esta família de João de araújo Leão,sargento-mor, cavaleiro professo na Ordem de Cristo,e comboeiro de pretos e fazendas próprias para o Brasil.Cumprimentos MSP

Resposta

Link directo:

RE: Araujos de Santiago de Casteloes

#83121 | mbp | 30 jan 2005 23:30 | Em resposta a: #82644

Cara Matilde Souto Pires

Eu descendo de Teresa Francisca e segui apenas esta linha. Sei que sua irmã Custódia casou com Pedro afonso Marques e que deste casamento nasceram vários filhos. Tudo isto vem num pequeno bloco de apontamentos de um tio avô que se dedicava á genealogia e que eu vim a confirmar através dos paroquias. Sei também que João de Araújo Leão foi casar á Casa da Breia em Vermoim, Famalicão, e que desta casa existe muita descendência. Infelizmente a casa da Breia ardeu totalmente em finais do século XIX e com ela toda a documentação que ali existia. Hoje é uma casa recuperada, existindo um livro, publicado pelo Dr Fernando Aguiar-Branco (que descende da Casa), onde aparecem alguns dados sobre a sua história.
Qual o seu interesse por esta casa?
Cumprimentos
Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Araujos de Santiago de Casteloes

#83191 | Matilde Souto Pires | 31 jan 2005 18:51 | Em resposta a: #83121

Sr.Miguel Brandão Pimenta
Sou descendente de Custódia Francisca de Araújo e de Pedro Afonso Marques ,pelo seu filho João de Araújo Leão ,Sargento -Mor,cavaleiro professo na Ordem de Cristo nascido no lugar do Sobrado na freguesia de Santa Maria de Telhado ,termo de Barcelos,nessa época,em 9-12 -1705.Casou no Porto com D. Ana Eusébia Marcellina De Figueiredo em 30-5-1755 indo viver para a casa solar do Sobrado aonde nasceram 11 filhos,só uma nasceu no Porto êle aí faleceu em 29-8-1781 e sua mulher tambem aí faleceu em6-8-1797.Os filhos casaram em Telhado .Tenho muita documentação relativa a este casal seus ascendentes e descendentes ,extraíddos no A.D.B.-ANTT-Arquivo Histórico Militar,realmente nunca li qualquer menção á casa da Breia em Vermoim O tio materno e seu padrinho tinha o mesmo nome .Tambem houve um poeta e um individuo de viseu com o mesmo nome Teria havido um casamento anterior?No entanto no assento do casamento de 1755 não consta que fosse viúvo.Quererá dar-me algumas informações mais?Estou á disposição para algo que lhe possa interessar.Cumprimentos Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Araujos de Santiago de Casteloes

#83222 | mbp | 01 fev 2005 01:04 | Em resposta a: #83191

Cara Matilde Souto Pires

Tudo isto é muito estranho! E no entanto os apontamentos que tenho (o manuscrito do meu tio avô) dizem que João de Araújo Leão foi casar á Breia. Encontrei algures no Felgueiras Gayo o mesmo João de Araújo Leão ligado a essa casa. Seria o mesmo?Penso que sim.Vou averiguar melhor.
Cumprimentos
Mbp

Resposta

Link directo:

RE: Araujos de Santiago de Casteloes

#83265 | Matilde Souto Pires | 01 fev 2005 17:59 | Em resposta a: #83222

Sr. Miguel Brandão Pimenta
Envio-lhe o assento de baptismo de João de Araújo Leão(cópia do assento de baptismo extraída do processo de nobreza de seu filho Joaõ theodózio de Araújo Leão )Livro de baptismo da freguesia de Santa Maria de Telhado,a folhas 13 verso

Aos quatorse dias do mez de Dezembro do anno de mil e setecentos e cinco,baptizei a João,filho legítimo de Pedro Marques e de sua Mulher Custódia de Araújo,do lugar do Sobrado ,o qual nasceu aos nove do mesmo mez e anno,foram padrinhos João,solteiro,filho de Pedro Francisco e Francisca de Araújo,mulher do mesmo Pedro Francisco,ambos da freguesia de Requião.Padre Pedro domingues da Silva
Certidão de casamento extraída na freguesia da Sé do Porto

Aos tinta dias do mez de Maio de 1755 por ordem do reverendo Doutor Provisor e outra do reverendo Doutor Juiz dos casamentos deste bispado ,no Oratório das casas do doutor Reverendo Francisco Xavier,na rua das Flores ,desta freguesia na forma do Sagrado ConcílioTeredentino,constituição deste Bispado,e sem impe dimento algum,que me constasse,se receberam por palavras de presente ,na minha presença ,oSargente-MorJoaõ de Araújo Leão natural da freguesia de santa Maria de Telhado,arcebispado de Braga, filho legítimo de Pedro Affonso Marques e Custódia Francisca de Araújoda dita freguesia,neto paterno de António Marques e Mónica Mendes ambos da dita freguesia e pela materna de Pedro Francisco e de Francisca de Araújo da freguesia de S. Silvestre de Requiaõ,arcebispado de Braga e Donna Anna Eusébia Marcellina ,por seu Procurador o sobredito Doutor Francisco Xavier de Araújoe ela contraente moradora na rua dos Cannosdesta freguesia da Sé,filha legítima de Manuel Rodrigues de Figueiredo e de Maria do Espiritto Santo da dita rua neta a paterna de Jerónimo de Figueiredo e de Antónia Rodrigues e pela materna de Dâmaso de Freitas e Rosa da Silva (Isabel Rosa da Silva)da rua Nova do Muro,freguesia de Nossa Senhora da Oliveira da vila de Guimarães ;e como assisti ao seu recebimento que me apresentaram a dita ordem passada pelo escrivão Luiz da Silva Guimarães e assinada pelo reverndo Dr. Juiz dos casamentos constava serem banhos correntes desta cidade e tambem na naturalidade do contraente em forma e tudo o mais necessário cujos papeís estão em seu (ou meu poder?).........e seguem-se as tes temunhas e as res pectivas assinaturas
Óbito (do livro deObitos número 1 a folhas 93 verso que pertenceu à freguesia de Telhado,Santa maria ,concelho de Famalicão.ADBraga)Aos 29 de agosto do presente anno de 1781,faleceu de vida presente ,com todos os sacramentos João de Araújo Leão,cabaleiro professo na ordem de Cristo,marido de D.Anna Eusébia Marcellina do lugar do Sobrado desta freguesia de Santa Maria de Telhado,Arcebispado de Braga Primaz ,fez testamento..............,foi bestido com o hábito de cabaleiro professo e enterrado dentro da Igreja Matriz no dia 31 do mesmo mez e anno etc.....



Não quero de modo algum entrar em polémica Poderá ser outra pessoa ...Como só tenho computador há um mez esta mensagem serve-me para treinar,alem de gosto de repartir o pouco que sei.Se por acaso descobrir algo sobre Manuel Ludovice de Araújo Leão ,nascido +ou-em 1827,reparta o que souber.Esta família tambem se ligou aos Abreus e Lima da Quinta dos Pombais em Gimarães
Cumprimentos Matide Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Araujos de Santiago de Casteloes

#83389 | mbp | 03 fev 2005 01:21 | Em resposta a: #83265

Cara Matilde Souto Pires

Não tenho dúvidas quanto aos seus dados. Ainda não estudei este ramo e apenas tenho por base um velho
apontamento que diz:
Pedro Francisco , natural de Requião,Famalicão: casou com Francisca de Araújo da mesma freguesia havendo os seguintes filhos: João, Custódia, António e Teresa.
E acrescenta: João casou com Mariana Dias no Porto (1735); filhos Reverendo Francisco Xavier de Araújo.
Custódia casou com Pedro Afonso Marques de Santa Maria do Telhado e tiveram os seguintees filhos: Padre Gabriel Francisco araújo Valle, Reitor de Requião, Francisco Araújo Ribeiro, solteiro, João Araújo Leão, tronco do Morgadio dos Aguiar da Breia, Maria freira em Guimarães, Joana ,solteira, Frei Teodósio (Ordem de S. Domingos), Custódia, freira em Guimarães, Mariana etc.etc.
Sem dúvida que são as mesmas pessoas. Como lhe disse investiguei apenas a linha que me diz respeito (Teresa) e o meu tio avô pode ter-se enganado no que diz respeito a João de Araújo Leão. No entanto creio que li algo sobre a mesma pessoa no Felgueiras Gaio. Dar-lhe-ei noticias.

Cumprimentos
Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Araujos de Santiago de Casteloes

#83562 | Matilde Souto Pires | 05 fev 2005 15:02 | Em resposta a: #83389

Sr. Miguel B. Pimenta
Para tentar descobrir o mistério do tronco do Morgadio dos Aguiar da Breia ainda posso informar que uma filha de João de Araújo Leão terá casado com um Sr. Aguiar Pimenta Carneiro ,visto que o seu filho se chamava Joaquim José de Aguiar Pimenta Carneiro da freguesia de Santa Maria de Vermoim.Penso que se chamava Joana Maria de Araújo Leão,mas é só uma suposição, pois J. A. Leão teve mais filhas.Gostaria que me informasse o que diz o Felgueiras Gayo sobre João de Araújo Leão .Naõ é de excluir a hipotese de ter havido um primeiro casamento visto que este tinha já 49 anos quando casou com D. Eusébia Marcellina de Figueiredo e assim as informaçoes que tem estarão certas.



Cumprimentos Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Araujos de Santiago de Casteloes

#83577 | Carlos Silva | 05 fev 2005 18:18 | Em resposta a: #83562

Caros colegas,

Nas inquiriçoes de genere do ADB aparecem varios individuos descendentes da referida familia Aguiar Pimenta Carneiro. Nao sei se ajuda.

Melhores cumprimentos
Carlos Silva

----------------------------------------------------------------------
Inacio Jose Aguiar Pimenta Carneiro
Processo 1724
1778-03-16
BARCELOS-SANTA MARIA MAIOR
Filho de :
Manuel Custodio Aguiar Pimenta Carneiro
Custodia Maria Silva

e irmaos

Manuel Jose Aguiar
Processo 10698
1770-01-18
BARCELOS-SANTA MARIA MAIOR

Francisco Jose Aguiar Pimenta Carneiro
Processo 29956
1778-03-18
BARCELOS-SANTA MARIA MAIOR

-----------------------------------------------------------------------------
Joaquim Aguiar Pimenta Carneiro
Processo 26213
1827-06-06
VERMOIM,SANTA MARINHA
Filho de :
Joaquim Aguiar Pimenta Carneiro
Quiteria Leonor Faria Salgado

e irmao

Joao Inacio Aguiar
26210
1846-09-16
VERMOIM,SANTA MARINHA

----------------------------------------------------------------------------------
Felix Maria Magalhaes Aguiar
Processo 19309
1880-06-09
VERMOIM,SANTA MARINHA
Filho de :
Francisco Inacio Aguiar Pimenta Carneiro
Maria Gloria Magalhaes

Resposta

Link directo:

RE: Araujos de Santiago de Casteloes

#83602 | mbp | 06 fev 2005 02:25 | Em resposta a: #83562

Caros Matilde Sousa Pires e Carlos Silva

Precisamente. A casa da Breia, o belíssimo solar de Vermoim, era dos Aguiar Pimenta Carneiro. Em meados do século XIX pertencia a Francisco Inácio de Aguiar Pimenta Carneiro, ajudante do general Mac Donell nas revoltas populares da Maria da Fonte. Nasceu em 1816 e casou em 1862 na capela dos viscondes de Santa Luzia com Maria da Glória Pereira de Magalhães. A casa ardeu no final desse século e a família foi viver durante algum tempo para a casa da Florida. Sei isto porque uma minha trisavó, da quinta dos Pombais, em Castelões,quando ficou viúva, foi viver com os Aguiar Pimenta Carneiro, que eram parentes chegados.
Quanto ao Felgueiras Gayo terei que o consultar em casa de um amigo, talvez amanhã.
Cumprimentos
MBP

Resposta

Link directo:

RE: Araujos de Santiago de Casteloes

#83677 | Matilde Souto Pires | 07 fev 2005 14:43 | Em resposta a: #83602

Srs. Miguel B. Pimenta e Carlos Silva
Muito obrigada pela vossa ajuda.Naõ me atrevo a pesquisar os colaterais dos meus antepassados do Minho,pois nasci e vivo a mais de 300 km. do A.D.Braga.No entanto tenho alguns assentos paroquiais e processos ,alem de I de Genere relativas a esta família de Araujo Leão.Assim sei que oSargento-Mor,Cavaleiro Professo do Ordem de Cristo teve 7 filhas:2 faleceram de tenra idade.Sobram 5.

Joana, que nasceu em 12-5-1756
Margarida = em 19-4-1759
Gertrudes Angélica em 15-11-1760
Helena Clara em3-5-1763
Teresa Delfina Cândida,foi baptizada no Porto,talvez em1766 ou 1744,e casou em1805 Neste assento de casamento consta que seu sobrinho Joaquim José de Aguiar Pimenta Carneiro da freguesia de Santa Maria de Vermoim foi seu procurador.Foi por isso que deduzi que uma das 4 irmãs terá casado com um Aguiar Pimenta Carneiro .Não tenho a fotocópia deste assento ,copiei-os à pressa mas estão no A.D.Braga na freguesia de telhado =3-5-1805 com José Bento Lopes Pacheco de Guimarães .Casaram no Sobrado
Agradeço todas as informações que tenham desta família araújo Leão estou especialmente interessada em Manuel Ludovice de Araújo Leão

Cumprimentos Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Araujos de Santiago de Casteloes

#83679 | Matilde Souto Pires | 07 fev 2005 15:31 | Em resposta a: #83677

Srs. Miguel Pimenta e Carlos Silva


Onde está 1744 quero corrigir para 1774,se bem que seja só uma hipótese,visto que a Mãe nesta data tinha 41 anos

Matilde souto pires

Resposta

Link directo:

RE: Araujos de Santiago de Casteloes

#83687 | mbp | 07 fev 2005 17:37 | Em resposta a: #83677

Encontrei João de Araújo Leão no Felgueiras Gaio (volume XI, pág 502) em Aguiares Pimentas Carneiros. Talvez eu tenha interpretado mal as palavras do meu tio-avô que diz apenas "João de Araújo Leão tronco do morgadio dos Aguiar da Breia". O Felgueiras Gaio também o liga aos Aguiares da Breia mas através do casamento (segundo percebo) de uma sua filha Ana Cazemira de Araújo com João António de Aguiar Pimenta Carneiro, "Escrivão Proprietário do Off' de Escrivão dos Orfans de Vermoim, Aguiar e Faria,sr do Vincullo q fez o Padre Amador de Aguiar o Velho em 1608." No Gayo aparecem também, como ascendentes de João de Araújo Leão, os nomes Pedro Francisco e Francisca de Araújo e Pedro Afonso Marques e Custódia Francisca de Araújo. Em conclusão: os seus dados estão certos mas também é certo que existe a tal ligação áBreia, embora não pelo casamento de João de Araújo Leão, mas apenas por uma das filhas.
cumprimentos

mbp

Resposta

Link directo:

RE: Aguiar Pimenta Carneiro

#99808 | Carlos Silva | 08 set 2005 11:02 | Em resposta a: #83687

Caro Miguel Pimenta,

Uma pequena achega para o seu vasto conhecimento sobre essa interessante familia da casa da Breia :

Joaquim Aguiar Pimenta Carneiro, juiz, major, faleceu a 21/9/1917. Està sepultado no cemitério militar português de Richebourg (França) - Talhao C - Fila 10 - Coval 15 - Unidade do Corpo Exp. : T.G.C.

cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Araujos de Santiago de Casteloes

#100315 | luikebr | 13 set 2005 06:53 | Em resposta a: #54386

prezado carlos, muito obrigado pela ajuda que jah me deu, como a espercan eh a ultima que morre, ogstaria de saber se os r teria alguma dica amae dar no caso de meu bisavo Bernardino de Araujo, filho de Leonrad e Augusta, nascido c.1887 no Minho(fregeusia deconhecida posk os documentos que consegui no Brasil so se refere a Portugal). Sei que eh uam misao dificl, mas gostaria muitod e saber se existe alguma chance de pesquisar esta origem.
antecipadamente agrdeco, luis

Resposta

Link directo:

RE: Araujos

#100317 | Carlos Silva | 13 set 2005 07:55 | Em resposta a: #100315

Caro Luis,

Veja o topico 7200 fafenses no Brasil :

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=85361

Pode ser que consiga algo se o seu antepassado era oriundo do concelho de Fafe.
Contudo o Minho é uma area densamente povoada, e os elementos de que dispoe muito insuficientes.

Mas explorando o sitio do Museu da emigraçào de Fafe irà certamente conhecer melhor a questào da emigraçào para o Brasil, e por via de consequências, as possibilidades de pesquisa.

cumprimentos
C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Araujos de Santiago de Casteloes

#102511 | JFonseca | 08 out 2005 11:58 | Em resposta a: #83191

Cara Matilde Souto Pires


Uma das minhas antepassadas, Maria Marques, irmã de Pedro Afonso Marques, é filha de António Marques e de Mónica Mendes, do Lugar do Sobrado, Telhado, Famalicão.
A Maria Marques nasceu em 1/6/1687.

Existe no ADB um processo de inquirição de génere, com o nº. 27536, sobre Gabriel Francisco Araújo Vale, filho de Pedro Afonso Marques e Custódia Francisca de Araújo.

A irmã de Custódia Francisca de Araújo, Teresa Francisca Araújo, é igualmente minha antepassada.
São ambas filhas de Pedro Francisco e Francisca de Araújo, casados em 6/2/1667, em Requião.

O Pedro Francisco é filho de Francisco Simões e de Maria Francisca. A Francisca de Araújo é filha de Manuel de Araújo e de Isabel Antónia.


Tem alguns dados sobre a ascendência do casal António Marques e Mónica Mendes?
Bem como sobre os casais Francisco Simões e Maria Francisca, e Manuel de Araújo e Isabel Antónia?


Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Araujos de Santiago de Casteloes

#102513 | Samuel C O Castro | 08 out 2005 12:17 | Em resposta a: #54836

Estimado Carlos Silva e demais colegas,

Como referiste aos Fonseca e Castro, por acaso sabe informar a ascendência do José de Castro Sampaio abaixo descrito:

Avelino Augusto Pereira de Castro Guimarães – N-14.4.1906, na V. do Conde
Esposa: D. Maria Vitória de Almeida Garrett Corrêa de Freitas. Primos ???
(ou Vitória de Castro Garrett Corrêa) – N- 21.3.1906, na Freguesia de Santa Maria Madalena de Santo Tirso, onde foi B-28.5.1906 – C-12.11.1929, na Capela da Quinta do Penedo - OAFSTSD, pg. 179.
(Filha de D. Maria Antônia Andrade da Fonseca e Castro e de Álvaro de Almeida Garrett Corrêa de Freitas), neta de Maria Amélia Andrade e de Francisco Manuel da Fonseca e Castro, N-11.5.1811, Santiago de Castelões, Vila N. de Famalicão - OAFSTSD, pg. 157, bisneta do Capitão mor Custódio Fonseca de Araújo e de D. Custódia Joaquina de Castro, moradores em vossa Casa e Quinta de São Tiago de Castelões, trineto de Francisca Maria e de José de Castro Sampaio, da Freg. de Sta. Eulália, Fafe).

Antecipo agradecimentos. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Araujos de Santiago de Casteloes

#102525 | Carlos Silva | 08 out 2005 15:13 | Em resposta a: #102513

Caro Samuel de Castro,

Infelzmente nao tenho a competência dos nossos excelentes colegas Jose Luiz Texeira de Melo e Joao Fonseca Pinheiro que sao certamente neste forum os melhores especialistas da referida familia.

Se por sorte tiverem algum dado de interesse para acrescentar nao duvido que venham a dar conhecimento.

A proposito dos Castros de S. Eulalia de Fafe proponho-lhe que veja o site do Neps (Núcleo de Estudos de População e Sociedade, da universidade do Minho) nas genealogias, e dentro das genealogias, as do concelho de Fafe, e mais precisamente a base da dados online de S. Eulalia.

Alias, no seu trabalho de recolha de dados sobre Castros tomo a liberdade de apontar para a utilidade para si de fazer uso daquelas bases, se é que nao as usa ja, o que é bem provavel.

Melhores cumprimentos
C. silva

P.S. : Pode achar informaçoes sobre as bases genealogicas do site do Neps em varios topicos deste forum

Resposta

Link directo:

RE: Araujos de Santiago de Casteloes

#102550 | Matilde Souto Pires | 08 out 2005 21:53 | Em resposta a: #102511

Caro Senhor
António marques,filho de Pedro Affonso ,do lugar do Sobrado-Santa Maria de Telhado,e de Angela Marques de S. Marinho da Portela, no lugar do Paço
Pedro Affonso era lavrador com jornaleiros e criados
Mónica Mendes ,filha de Santos Mendes do lugar de Balberde(Valverde?)e de sua mulher Maria Gomes do lugar de Real da freguesia de Santiago Dantas (Antas?)
Mónica Mendes era irmã de Maria Mendes casada com Estêvão da Costa e foi madrinha de Pedro Affonso Marques


Francisco Simões ,filho de Simões Pires e de Isabel Antónia, era naturaldo lugar de Moínhos( Grito de Moínhos ?), freguesia de S.Martinho do Vale mas morador em S. Silvestre de Requião
Maria Francisca,moradora em Requião,filha de Aleixo Gonçalves e Catarina Francisca.Um dos seus filhos Francisco de Araújo foi Familiar do Santo Ofício ,era mercador no Porto .Carta de Familiar em 20-7-1676 ,nesta data era solteiro



Manuel de Araújo,do lugar de Prazins,freguesia de Avidos,de alcunha« O Fiandeiro»
Filho de pai incógnito, um tal Araújo e de mãe solteirade alcunha «A Matrones»,morador na aldeia Espadaneira,vizinha de Requião,mas natural de Prazins
Isabel Antónia,natural de Avidos -Moradora em Requião.



Estas informaçõea retirei-as do processo para Familiar do Santo Ofício de Pedro Affonso Marques principiada em 1705 e terminada em1707.E´um processo muito vasto e repetitivo.Não tem assentos paroquiais , mas sim informações sobre os pais ,avós paternos e maternos ,todos cristãos velhos .
Tenciono verificar melhor este processo ,pois como não moro em Lisboa o tempo que estou na Torre do Tombo é escasso para procurar tudo o que quero e terei que escolher as páginas mais interessantes para fotocopiar
Francisco Simões teve ainda 2 irmmãos = Agostinho Simões e António Simões
Tenho a fotocópia do processo de Inquirição de Gabriel Francisco de Araújo Vale
Tenho tambem a fotocópia do manuscrito , em resposta ás preguntas sobre a freguesia do Mosteiro de S. Silvestre de Requião onde era o seu reitor
Não tenho o seu assento de óbito.
Por acaso o Senhor não terá o assento de Casamento de Ana Casemira de Araújo com João António de Aguiar Pimenta Carneiro? Talvez em Telhado Estou interessada em saber se era filha de João de Araújo Leão Deve ter casado depois de 1780.
Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Araujos de Santiago de Casteloes

#102576 | JFonseca | 09 out 2005 00:38 | Em resposta a: #102513

Caro Samuel

Custódia Joaquina de Castro é filha de João (e não de José) de Castro e São Payo e de Francisca Maria de Araújo.
João de Castro e São Payo é filho de Bentura de Castro e de Perpétua da Costa e São Payo, todos do Lugar da Feira, Stª. Eulália de Fafe. Neto pela parte paterna de João de Castro e de Maria de Barros. Neto pela parte materna de Bento da Costa e de Páscoa de Sampaio.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Araujos de Santiago de Casteloes

#102592 | Samuel C O Castro | 09 out 2005 13:01 | Em resposta a: #102525

Estimado Carlos Silva,

Os dados a que me referi dos Castros, foram extraídos do livro “Da Origem de Algumas Famílias de Santo Tirso e sua Descendência”, de autoria do ilustre colega e primo José Luiz Teixeira Coelho de Melo.

Vou voltar a pesquisar no site da Neps, que já fiz uso tempos atrás. Com a intervenção do colega João Fonseca Pinheiro, já foi possível retroagir um pouco mais.

Muitíssimo obrigado pelas dicas. Fico a disposição. Um forte abraço.

Samuel de Castro – Olímpia – SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Araujos de Santiago de Casteloes

#102593 | Samuel C O Castro | 09 out 2005 13:06 | Em resposta a: #102576

Estimado João Fonseca Pinheiro,

Os dados a que me referi dos Castros, foram extraídos do livro “Da Origem de Algumas Famílias de Santo Tirso e sua Descendência”, de autoria do ilustre colega e primo José Luiz Teixeira Coelho de Melo, que na transcrição da pág. 158 e no translado da 159, considerou como José de Castro Sampaio. Vendo a cópia do Baptismo ali reproduzida de seu neto Francisco Manuel da Fonseca e Castro e, olhando com uma lente, nota-se, realmente, que está mais para João do que José.

Muito obrigado pela correção e pelos ascendentes informados, que infelizmente ainda não entroncam com os demais de minha Grande Base exclusiva sobre os Castros.

Caso você não tiver os ascendentes de João de Castro e Maria de Barros, por sugestão do colega Carlos Silva, vou voltar a pesquisar no site da Neps, que já fiz uso tempos atrás e ver se consigo os ascendentes deles e possível entroncamento com os demais.

Para eu ver se entronca na base, você teria o nome de algum Castro mais antigo de Fafe, que chega no tronco a que estamos tratando, que pudesse me informar ?

Se você tiver algum estudo que envolva algum ramo dos Castros e puder me disponibilizar, poderá ser de extrema utilidade, atualmente, ou futuramente, para inclusção na referida base, o que lhe ficaria muito grato.

Tenho um Arquivo no word, com 603 Castros que têm IG no ADB e outro com 1980 Castros que casaram na Ilha da Madeira, se tiver interesse, responda ao meu contato que estou lhe solicitando e na resposta envio os mesmos.

Muitíssimo obrigado por tudo. Fico a disposição. Um forte abraço.

Samuel de Castro – Olímpia – SP – Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Araujos de Santiago de Casteloes

#114379 | Matilde Souto Pires | 17 mar 2006 19:03 | Em resposta a: #102576

Senhores J. Fonseca e Miguel Brandão Pimenta
Como sei que são descendentes de Teresa Francisca de Araújo e de Domingos Francisco,este de S. Tiago de Castelões informo que existe uma Inquirição de Genere no A D B de Gabriel António de Araújo --Processo 27712--Pasta 1261 de 1760--Freguesia de S.Tiago de Castelõe
Filho do Capitão Custódio Francisco Braga e Maria de Sá e Araújo
Irmão de Manuel António Araújo

Esta Maria de Sá e Araújo era filha de Domingos Francisco ede Teresa Francisca de Araújo e neta Paterna de João Francisco e Luzia de Araújo do lugar da Igreja de Castelões
É bem possivel que já tenham esta informação
Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Araujos de Santiago de Casteloes

#121022 | 2570 | 18 jun 2006 20:31 | Em resposta a: #54386

Caro Carlos Silva
Continuo na procura dos Araújos, e os nome s que possuo como meus ascendentes, e retirados ba base do neps, relativos à freguesia de Avidos são:
-SENHORINHA ARÁUJO, nascida em Avidos, filha de DOMINGOS FRANCISCO e de CATARINA ARÚJO (naturais de:)
-JOSÉ ARAUJO, nascido em Avidos,m filho de: GABRIEL ARAUJO e de DOMINGAS FERREIRA, naturais de :
Caso tenha informações, agradeço
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Araujos de Santiago de Casteloes

#121075 | Carlos Silva | 19 jun 2006 13:36 | Em resposta a: #121022

Caro colega,

De momento nào tenho acesso à minha base de dados, de forma que nào sei dizer nada de interesse por enquanto.

cordialmente
C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Araujos de Santiago de Casteloes

#268996 | HenriqueSousaAzevedo | 21 jan 2011 21:26 | Em resposta a: #83121

Caro Miguel Brandão Pimenta,

Só agora vi este seu repto, também sou descendente dos Azevedos da Breia, que por sua vez descendem da linha primogénita dos senhores de S. João de Rei. Não sabia qua a casa tinha ardido, nem que havia um livro sobre a sua história. Agradecia se me dissesse qual é o título.

Acrescento que um participante do fórum, o Sr. Carlos Silva, deixou várias mensagens num tópico intitulado "Famílias de Famalicão" em que conta grande parte da história dos Azevedo Costa, por várias vezes cavaleiros da Ordem de Cristo e Fidalgos da Casa Real, originários de Valmelhorado (onde também tinham solar).

Encontrei uma imagem da Casa na internet, parecia muito bem conservada. Se quiser, envio-lhe o link.

Com os melhores cumprimentos,

Henrique Sousa de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Araujos de Santiago de Casteloes

#295487 | mtavares | 23 jan 2012 21:36 | Em resposta a: #121022

Caro Martins:
Também tenho como meus ascendentes Domingos Frº e Cna de Araújo. Pela leitura de livro de baptismod de Avidos esta será filha de Pedro Luis e Catarina de Araújo
cumprimentos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Araujos de Santiago de Casteloes

#327621 | aalmartins | 18 abr 2013 23:47 | Em resposta a: #83677

Boa noite Matilde,

Eu tenho os seguintes filhos de João de Araújo Leão:

Resposta

Link directo:

RE: Araujos de Santiago de Casteloes

#327624 | aalmartins | 19 abr 2013 00:22 | Em resposta a: #83677

Boa noite Matilde,

Deste nosso antepassado (João de Araújo Leão) tenho os seguintes filhos:

12.05.1756 Joana de Araújo Leão
19.01.1758 Francisco Manuel de Araújo Leão (minha linha)
19.04.1759 Margarida de Araújo Leão
15.11.1760 Gertrudes Angélica de Araújo Leão
17.11.1761 Ana Angélica de Araújo Leão
03.05.1763 Helena Clara de Araújo Leão
21.12.1764 Gabriel de Araújo Leão
18.08.1767 João Teodósio de Araújo Leão (Abade de S.M. Telhado)
04.05.1769 José Vicente de Araújo Leão
06.02.1771 Menino Araújo Leão (Falecido à nascença)
13.02.1763 Joaquina de Araújo Leão (Falecida à nascença)

Tenho também o casamento de José Vicente de Araújo Leão, assim como o casamento de José António de Aguiar Pinto Carneiro (Casa da Breia) com Ana Casimira de Araújo Leão.

Para o caso de querer tenho também fotografias tiradas este fim de semana passado na belíssima casa do Sobrado, Telhado, casa destes nossos antepassados.


Cumprimentos,
António Leão Martins

Resposta

Link directo:

RE: Araujos de Santiago de Casteloes

#327680 | mariapires | 19 abr 2013 17:27 | Em resposta a: #327624

Senhor Leão Martins

Já há muito tempo que não tenho pesquizado este meu ramo dos Araújo Leão. Agradeço a lista que me enviou que é coincidente com a minha
No entanto tenho mais uma filha de João de Araujo Leão:
Teresa Deifina Cândida de Araújo leão, que não nasceu na quinta do Sobrado, mas foi babtizada na Sé do Porto, segundo consta num averbamento no assento de baptismo da irmã Helena Clara.
talvez tenha nascido em 1766.
casou em 3-5--1805 com José bento Lopes Pacheco , da freguesia de Santa Maria da Oliveira ,freguez da desobriga da Real Colegiada da vila de Guimarães .Este filho de bento Lopes Pacheco ,professo na Ordem de Cristo e D. Custódia Maria de Abreu. Casou por procuração na quinta do Ssbrado, lugar da sua residência .
O procurador foi Joaquim José de Aguiar Pimenta Carneiro,de Vermoim, seu sobrinho .Naõ sei de quem era filho.
Esta Teresa Delfina Cândida foi madrinha de baptismo de José Ludovice de araujo leão em 1795, filho de seu irmão José vicente de Araújo Leão de quem sou descendente e também foi madrinha de baptismo de João Teodózio de araujo Leão em 9-2-1800, filho do seu irmão Francisco Manuel de Araújo Leão

José vicente de Araújo Leão casou duas vezes só teve filhos do 1º casamento

Agradeço muito o envio do casamento de Ana Casimira de Araújo Leão ,já a tinha detectado mas não sei a sua filiação
Gostaria muito de ter as fotos da casa do Sobrado,há muitos anos era de um Senhor Cónego que teve a simpatia de me mostrar o interior da casa até á Capela .Foi tão inesperado que depois não tive coragem de tirar fotografias do exterior da casa.
O moderador pode dar-lhe o meu endereço eletrónico

Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Araujos de Santiago de Casteloes

#327922 | aalmartins | 24 abr 2013 00:23 | Em resposta a: #327680

Boa noite Matilde,

Já requeri ao moderador o seu endereço eletrónico mas até ao momento ainda não o recebi não se é ou não normal. Desde já lhe deixo o meu aaalmartins arroba gmail.com



Os meus cumprimentos,
António Leão Martins

Resposta

Link directo:

Araujos de Santiago de Casteloes

#371099 | DSD | 24 jun 2016 18:15 | Em resposta a: #327680

Prezada Matilde Souto Pires
Encontrei um assento de batismo, na Póvoa de Varzim, no Livro de 1852-1857,de uma filha de António Luís da Rocha Peixoto, nascida em 22/6/1855, em que interveio com procuração do padrinho Dom Miguel de Bragança o Doutor João Teodósio de Araújo Leão.
Pelo que li neste Forum este Doutor João Teodósio era Abade de S. M. do Telhado.
Muito lhe agradecia, se tivesse disponibilidade para tanto, quaisquer elementos referentes à atividade política do mesmo Abade, que foi Presidente da Camara de Braga em 1846.
Com os meus agradecimentos e melhores cumprimentos,
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

Araujos de Santiago de Casteloes

#441529 | aferreira | 16 jun 2022 20:18 | Em resposta a: #83562

Matilde Souto Pires
Li com interesse este tópico e constatei que também tenho um ramo da minha família, natural de vila real, mais concretamente na freguesia de Favaios que usavam os apelidos Araújo Leão, e, que por mera coincidência também era João de Araújo Leão e casado com Apolónia Moutinho de Macedo Taveira. deste casal descende João de Araújo Leão, com o mesmo nome do avo materno, que casou com Esperança Mendes de Abreu, na freguesia de Pousa, Barcelos. deste casamento nasceram vários filhos que casaram e constituíram famílias pelo Minho. Não serão os araújo leão de que fala neste tópico um ramo desta mesma família.

Cumprimentos José Ferreira

Resposta

Link directo:

Araujos de Santiago de Casteloes

#449937 | LuísCardosoMenezes | 11 set 2023 16:22 | Em resposta a: #54386

Caros confrades há alguma confusão com o nome João Teodósio de Araújo Leão, já que existem (pelo menos) duas pessoas com o mesmo nome sendo que são tio e sobrinho.

Abade João Teodósio de Araújo Leão, filho de João de Araújo Leão, Sargento-mor, e de sua mulher Dona Ana Isabel Marcelina de Figueiredo, senhores da Casa de Sobrado em Santa Maria de Telhado, onde ele nasceu a 18 de Agosto de 1767 (1), sendo baptizado na Igreja Paroquial de Santa Maria de Telhado em 27 do mesmo mês (1). Fez a sua Inquirição de Genere em 1781 (2), foi nomeado abade de Santa Maria de Telhado em 14 de Dezembro de 1789 (3), em 1810 (4) obtém Demissoria da paróquia de Telhado para se poder ausentar para o Brasil. Em 1812 obtém Justificação de Nobreza para uso de Brasão de Armas (5), em 18 de Abril deste ano é-lhe concedida Carta de Brasão de Armas (escudo oval) para Leões, Marques, Araújos e Figueiredos (6), e em 9 de Dezembro seguinte tem nova concessão de Carta de Brasão de Armas (escudo oval) para Leões, Freitas, Araújos e Figueiredos (7), fixou residência em Braga quer na Rua Nova de Sousa, quer na antiga Rua dos Pelames (hoje designada Rua de São Geraldo), onde viria a falecer em 3 de Maio de 1835 (8), sendo sepultado no interior da Sé de Braga junto à entrada da Capela de São Pedro de Rates (8), foi Cónego Penitenciário e Fabriqueiro na Sé Primaz.

[1] tombo.pt/Braga/Vila Nova de Famalicão/Telhado/Baptismos/1727-1777/imagem 155.

[2] Arquivo Distrital de Braga- Inquirições de Genere, Pasta 23326, Inquirição de genere de João Teodósio Araújo Leão.
http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1371641&ht=Jo%c3%a3o%7cTeod%c3%b3sio%7cde%7cAra%c3%bajo%7cLe%c3%a3o

[3] Arquivo Distrital de Braga - Registo Geral, Livro 194, fls. 240-249.
http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1293712&ht=Jo%c3%a3o%7cTeod%c3%b3sio

[4] Arquivo Distrital de Braga - Registo Geral, Livro 235, folha 179.
http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1309632&ht=Jo%c3%a3o%7cTeod%c3%b3sio%7cde%7cAra%c3%bajo%7cLe%c3%a3o
http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1414244&FileID=1163823 imagem 182

[5] ANTT - Casa Real, Cartório da Nobreza, mç. 45, n.º 4
https://digitarq.arquivos.pt/details?id=7827635

[6] ANTT - Casa Real, Cartório da Nobreza, Registo de brasões, Livro 7, fls. 247v
https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4162398 imagens m0407 a m0410

[7] ANTT - Casa Real, Cartório da Nobreza, Registo de brasões, Livro 7, fls. 263v.
https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4162398 imagens m0436 a m0438

[8] tombo.pt/Braga/Braga/Braga (Sé)/Óbitos/1813-1841/imagem 78.


Dr. João Teodósio de Araújo Leão, filho de Francisco Manuel de Araújo Leão (irmão inteiro do abade João Teodósio de Araújo Leão) e de sua mulher Dona Mariana Teresa Correia de Faria (descendente das casa de Real e das Quintães em Santiago de Gavião), nasceu na Casa de Sobrado em Santa Maria de Telhado em 9-2-1800 (1), sendo baptizado na Igreja Paroquial desta freguesia em 11 de Fevereiro seguinte (1), fez a sua Inquirição de Genere em 26-4-1812 (2), em 25.10.1817 matriculou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (3), concluindo o 4.º ano e Grau de Bacharel em 09.07.1821 (3), no ano de 1824 faz o seu Processo de Leitura de Bacharel (4), casou a 22-12-1829 na Igreja Paroquial de São Salvador de Joane (5) com Dona Helena Rosa Requião, filha de José Custódio Requião e de sua mulher Maria Teresa, em 2-7-1855 é procurador do Rei Dom Miguel I no baptismo de Adelaide Sofia Priscila da Conceição, filha de António Luís da Rocha Peixoto (6). Quando o seu filho José nasce em 1831 é morador na Rua de Mata Diabos, freguesia de São Paio da Vila de Guimarães. Foi Presidente da Câmara Municipal de Braga em 1846.

[1] tombo.pt/Braga/Vila Nova de Famalicão/Telhado/Baptismos/1778-1820/imagem 106.

[2] Arquivo Distrital de Braga – Inquirições de Genere, Pasta 25224, Inquirição de Genere de João Teodósio de Araújo Leão, ano de 1812.
http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1373539&ht=Jo%c3%a3o%7cTeod%c3%b3sio%7c

[3] https://pesquisa.auc.uc.pt/details?id=200214&detailsType=Description&ht=jo%c3%a3o%7cteod%c3%b3sio%7cara%c3%bajo%7cle%c3%a3o

[4] https://digitarq.arquivos.pt/details?id=7696435
Ver PT-TT-DP-A-A-5-3-9-79-26 imagens m0001 a m0056

[5] tombo.pt/Braga/Vila Nova de Famalicão/Joane/Casamentos/1780-1872/imagem 72.

[6] tombo.pt/Porto/Póvoa de Varzim/Póvoa de Varzim/Baptismos/1852-1857/imagem m00115.

Resposta

Link directo:

Araujos de Santiago de Casteloes

#449938 | LuísCardosoMenezes | 11 set 2023 16:28 | Em resposta a: #54386

O Dr. João Teodósio de Araújo Leão foi também Juiz dos Órfãos de Guimarães.

vide: https://archeevo.amap.pt/details?id=313989&ht=jo%c3%a3o%7cteod%c3%b3sio%7cara%c3%bajo%7cle%c3%a3o&detailsType=Description

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 21:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen