Família Sancho, de S. Brás de Alportel

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Sancho, de S. Brás de Alportel

#54469 | FLV | 29 dez 2003 17:58

Caros amigos
Alguém me pode fornecer indicações sobre esta família?
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Sancho, de S. Brás de Alportel

#60709 | EMHSB | 18 mar 2004 22:46 | Em resposta a: #54469

caro(a) Confrade
gostaria de ajudar fornecendo indicações, mas esta familia apresenta uma vasta descendencia que se torna dificil começar.
disponho de algumas informações mas por onde pretende começar.
cumprimentos
Miguel Beltrão

Resposta

Link directo:

RE: Família Sancho, de S. Brás de Alportel

#60738 | FLV | 19 mar 2004 09:41 | Em resposta a: #60709

Obrigado pela sua resposta.
O meu interesse por esta família é por ser uma das origens famíliares da minha mulher.
Sei que um elemento foi para Lagos no início século ( é é daí que eu tenho mais conhecimento) e que esta família Sancho teve um Banco em S. Brás, que faliu em 1929, etc.
De qualquer modo vou tentar arranjar alguns nomes para ver se dão uma ajuda
Cumprimentos
Francisco Lobo de Vasconcellos

Resposta

Link directo:

RE: Família Sancho, de S. Brás de Alportel

#60780 | EMHSB | 19 mar 2004 20:01 | Em resposta a: #60738

Ora bem, penso que o Elemento de que fala seja Maria de Lurdes Uva Sancho Pestana casada com Duval Estrella Pestana.
Deste casal existem dois filhos Carlos .... Sancho Pestana e Dúval António Sancho Pestana.
Este ultimo vive ao pé da Praia da Luz.
Será isto?
se for tenho elementos que lhe posso fornecer, uma vez que Maria de Lurdes era irmã da minha avó.
cumprimentos
Miguel Beltrão

Resposta

Link directo:

RE: Família Sancho, de S. Brás de Alportel

#61149 | FLV | 25 mar 2004 18:09 | Em resposta a: #60780

Caro amigo
Lamentávelmente não...o que consegui apurar é o seguinte:
Quem foi para lagos foi Joaquim Sancho Panasqueira (cerca de 1930), e era originário de S. Romão, próximo de S. Bráz c.c.Maria Pinto Barros, de Vilarinhos (tb próx. de S. Bráz)
Curiosamente o meu sogro (neto deste senhor) e Carlos Sancho pestana foram colegas de Escola em Lagos.
Poderá haver alguma ligação?
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Sancho, de S. Brás de Alportel

#61211 | EMHSB | 26 mar 2004 14:09 | Em resposta a: #61149

Boa Tarde
Bom o ramo não é aquele que eu pensava, mas a familia é sem duvida a mesma, pois tambem tenho a referncia de Manuel Dias Sancho, que de facto foi banqueiro em S. Bráz.
O nome do seu sogro deve fazer parte de um ramo do qual não pussuo informações, mas que gostaria a redescubrir a origem a fim de completar informações.
Mas irei ver se descubro alguma coisa.
Para alem disto o que lhe posso adiantar é que ao que consta o apelido Sancho vem de um cidadão de nacionalidade Belga que se fixou em S. Brás de Alportel.
Dos descendentes resultaram os Sanchos de Loulé, os Sanchos de S. Brás e os Sanchos de Cachopo, Faro e Olhão. Não obstante poderem existir Sanchos em outros locais, aqueles ramos de alguma forma se tornaram preponderantes no meio.
Curiosamente verificamos um certo distanciamento do ramo de Loulé relativamente aos restantes, os quais conservam o cordão umbilical ligado a S. Brás de Alportel servindo-se muitas vezes de tal como referência comum.
Tendo-se em mente a grande importancia de S. Brás de Alportel, nos finais do século XIX / princípios do século XX, como centro corticeiro torna-se compreensível que as famílias mais numerosas da região tivessem por via de alguns dos seus elementos ligação a negócios com cortiça investindo os seus lucros em terras a que se juntaram outras pelo casamento entre famílias abastadas ou ainda por heranças.
Deste modo, alguns ramos Sancho evoluiram e dispersaram-se pelo país, chegando aos nossos dias.
Aguardo noticias
Miguel Beltrão

Resposta

Link directo:

RE: Família Sancho, de S. Brás de Alportel

#61224 | A.Godinho | 26 mar 2004 16:58 | Em resposta a: #54469

Caro FLV

Uns Sousa Sancho passaram , creio que de S.Brás de Alportel, para Ponte de Sôr talvez no 2º quartel do sec.xx.

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Sancho, de S. Brás de Alportel

#61236 | EMHSB | 26 mar 2004 19:47 | Em resposta a: #61224

Caro António Godinho de Carvalho
Não serão uns Sousa Uva Sancho?
Cumprimentos
Miguel Beltrão

Resposta

Link directo:

RE: Família Sancho, de S. Brás de Alportel

#61376 | A.Godinho | 28 mar 2004 16:56 | Em resposta a: #61236

Caro Miguel Beltrão

Não creio que sejam Sousa Uva Sancho, pois aquele que primeiro aqui se radicou, já falecido, e que conheci, chamava-se Américo Sousa Sancho.

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Sancho, de S. Brás de Alportel

#61532 | EMHSB | 30 mar 2004 17:20 | Em resposta a: #54469

Boas Tardes
Gostava de saber qual a ligação existente do seu sogro a Antonio Martins Sancho que foi Presidente da Camara de S. Braz.
cumprimentos
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Família Sancho, de S. Brás de Alportel

#61538 | FLV | 30 mar 2004 18:30 | Em resposta a: #61211

Caro Miguel Beltrão
Essa informação da origem belga já sabia por via oral, gostaria de documentar isso.
Um tio do meu sogro julgo que tinha essa informação...terei de apurar.
Em relação ao Manuel Dias Sancho, banqueiro em S. Bráz, era primo direito do Joaquim Sancho Panasqueira que lhe referi.
Esse Joaquim Sancho (como era conhecido) esteve duas vezes nos USA e estabeleceu-se em Lagos onde teve umas salinas julgo eu.
Teve três filhos: Joaquim Pinto Sancho cc Inês Nobre da Silva, de Monte Judeu, perto de Lagos, uma Maria Pinto Sancho cc ? e com uma filha em Olhão (acho eu) e Maria da Glória Pinto Sancho cc Joaquim (?) Correia (ambos ainda vivem em S Brás e tem mais informação nomeadamente sobre essa origem belga), que tem uma filha Maria de Lurdes cc ? Tavares que tem uma filha tb.
O Joaquim cc Inês teve três filhos: José Nobre Pinto Sancho CC Maria Fernanda Elias do Nascimento Pinto Sancho que tiveram três filhas:Raquel do Nascimento Pinto Sancho Lobo de Vasconcellos cc Francisco Miguel de Castello Branco Lobo de Vasconcellos, Filipa cc Filipe Tappenbeck Machaz e Inês cc João Miguel Pereira. Tiveram ainda um filho António (morreu no ultramar) e Maria Fátima cc Manuel Guerreiro com dois filhos.
Espero que tenha sido de alguma ajuda.
Se souber de mais informação sobre os ascendentes envio-lhe...ou vice versa
Cumprimentos
FLV

Resposta

Link directo:

RE: Família Sancho, de S. Brás de Alportel

#61727 | EMHSB | 01 abr 2004 20:15 | Em resposta a: #54469

Caro Francisco
Permita-me que assim o trate.
Gostaria que me desse o seu email para poder enviar informações que tenho.
Cumprimrntos
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Família Sancho, de S. Brás de Alportel

#61812 | FLV | 02 abr 2004 20:47 | Em resposta a: #61727

Olá
O meu mail é o seguinte
francisco.loggia@mail.telepac.pt
As informações que eu tenho são mt escassas...mas espero poder acrescentar alguma coisa.
Desde já obrigado!
Um abraços

Resposta

Link directo:

RE: Família Sancho, de S. Brás de Alportel

#107173 | Sancho | 11 dez 2005 04:51 | Em resposta a: #54469

Caro Confrade,

Manuel Dias Sancho possuiu uma casa bancária que mais tarde se chamaria Banco do Algarve.
Casou com uma tia minha (irmã do meu bisavô) e sua prima.

O meu visavô chamava-se António Martins Sancho Júnior e licenciou-se em engenharia na Alemanha numa altura próxima à primeira grande guerra.

Teve quatro irmãs cujos primeiros nomes, de momento, não sei exactamente. Contudo, o seu sobrenome era Brito Sancho, ao contrário do irmão que levava somente o nome do pai por ser "Júnior".

O meu bisavô casou com a minha bisavó, Maria Amélia de Almeida Fernandes, nascida na Luz de Lagos. A minha bisavó era 23 anos mais nova que ele e eu conheci-a perfeitamente, visto ter morrido quando eu tinha 18 anos.

Das suas quatro irmãs, duas casaram-se com primos direitos, sendo que uma ficou Brito Sancho e Brito da Mana; a outra Brito Sancho e Sancho. As restantes casaram com um Nobre, de uma familia de Faro e com um Sousa Uva. Muitos Sanchos e Sousa Uva se unem por matrimónio.

De qualquer forma, das irmãs que lhe referi como se tendo casado com primos direitos, importa ter em atenção a que ficou ? Sancho e Sancho, já que o seu marido foi Manuel Dias Sancho, dono do Banco do Algarve.

Sei, também, que o meu bisavô foi parente muito próximo do Embaixador Rocheta, embora não lhe possa dar informações mais detalhadas no momento.

O meu avô materno, António José Henrique de Mora Féria Frade, é natural de SBA, pelo que, caso queira, pode aqui deixar algumas perguntas concretas que, com todo o gosto, lhas colocarei.

Sancho

Resposta

Link directo:

RE: Família Sancho, de S. Brás de Alportel

#107174 | Sancho | 11 dez 2005 04:52 | Em resposta a: #54469

Caro Confrade,

Manuel Dias Sancho possuiu uma casa bancária que mais tarde se chamaria Banco do Algarve.
Casou com uma tia minha (irmã do meu bisavô) e sua prima.

O meu visavô chamava-se António Martins Sancho Júnior e licenciou-se em engenharia na Alemanha numa altura próxima à primeira grande guerra.

Teve quatro irmãs cujos primeiros nomes, de momento, não sei exactamente. Contudo, o seu sobrenome era Brito Sancho, ao contrário do irmão que levava somente o nome do pai por ser "Júnior".

O meu bisavô casou com a minha bisavó, Maria Amélia de Almeida Fernandes, nascida na Luz de Lagos. A minha bisavó era 23 anos mais nova que ele e eu conheci-a perfeitamente, visto ter morrido quando eu tinha 18 anos.

Das suas quatro irmãs, duas casaram-se com primos direitos, sendo que uma ficou Brito Sancho e Brito da Mana; a outra Brito Sancho e Sancho. As restantes casaram com um Nobre, de uma familia de Faro e com um Sousa Uva. Muitos Sanchos e Sousa Uva se unem por matrimónio.

De qualquer forma, das irmãs que lhe referi como se tendo casado com primos direitos, importa ter em atenção a que ficou ? Sancho e Sancho, já que o seu marido foi Manuel Dias Sancho, dono do Banco do Algarve.

Sei, também, que o meu bisavô foi parente muito próximo do Embaixador Rocheta, embora não lhe possa dar informações mais detalhadas no momento.

O meu avô materno, António José Henrique de Mora Féria Frade, é natural de SBA, pelo que, caso queira, pode aqui deixar algumas perguntas concretas que, com todo o gosto, lhas colocarei.

Sancho

Resposta

Link directo:

RE: Família Sancho, de S. Brás de Alportel

#107175 | Sancho | 11 dez 2005 04:56 | Em resposta a: #61532

Caro Confrade,

António Martins Sancho foi meu trisavô.

Resposta

Link directo:

RE: Família Sancho, de S. Brás de Alportel

#107240 | FLV | 12 dez 2005 14:55 | Em resposta a: #107174

Caro amigo
Obrigado pela informação, que irei transmitir ao pai da minha mulher, que é Nobre Pinto Sancho de apelido.
EM relação à informação que aqui colocou, e que agradeço, apenas gostaria de acrescentar o seguinte: o avô da minha mulher, Joaquim Sancho, casou cum uma senhora Nobre de Lagos e sei que o pai dele era de S Brás de Alportel.
Assim que soluber mais alguma coisa comunico-lhe.
Cumprimentos
Francisco Lobo de Vasconcellos
francisco.loggia@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: Família Sancho, de S. Brás de Alportel

#107245 | jliberato | 12 dez 2005 16:44 | Em resposta a: #107240

Caro Francisco Lobo de Vasconcelos,
Chamo a sua atenção para o tópico sobre São Brás de Alportel
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=38506
Convido-o a vê-lo e, eventualmente, a intervir.
Cumprimentos
JLiberato
Estrasburgo

Resposta

Link directo:

RE: Família Sancho, de S. Brás de Alportel

#107250 | FLV | 12 dez 2005 17:10 | Em resposta a: #107245

Caro amigo
Obrigado pelo convite e se tiver alguma coisa de interessante certamente intervirei...
Este interesse em S Brás resulta do facto de ser de lá parte da familia da minha muher e de momento estou a tentar organizar alguma informação de modo a completar os ascendentes do meu filho...
De qualquer modo é da troca de informação que se evolui nos resultados e espero que alguma coisa possa ajudar e vice versa.
Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Família Sancho, de S. Brás de Alportel

#107290 | Sancho | 13 dez 2005 03:24 | Em resposta a: #107240

Caro Francisco,

Se, como referiu, Joaquim Sancho Panasqueira era primo direito de Manuel Dias Sancho, então, será também meu primo, já que Manuel Dias Sancho era meu tio-bisavô e, em simultâneo, primo direito da minha tia com quem se casou.

Entretanto, a minha avó informou-me que as minhas quatro tias, irmãs do meu bisavô, chamaram-se: Genoveva Brito de Sancho, Maria Brito de Sancho, Rosa Brito de Sancho. Quanto à última, amanhã já lhe saberei informar concerteza.

Contudo, posso assegurar-lhe que Manuel Dias Sancho não teve qualquer filho do seu casamento. Pelo que os seus descendentes serão somente sobrinhos.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Sancho, de S. Brás de Alportel

#107291 | Sancho | 13 dez 2005 03:30 | Em resposta a: #107240

Caro Francisco,

Posso-lhe dizer que os Nobre que lhe referi são primos direitos da minha avó e que o último deles faleceu há pouco tempo. Existem, contudo, vários filhos e netos de todos eles que, na sua maioria, habitam em Faro, Lagos e no estrangeiro. Contudo, eles (os primos de minha avó) eram Sancho Nobre, em vez de Nobre P. Sancho. Poderá, contudo, tratar-se das mesmas familias que, ja anteriormente, se houvessem unido, como muitas vezes acontece.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Sancho, de S. Brás de Alportel

#154819 | EMHSB | 03 mai 2007 15:50 | Em resposta a: #107250

Caro Sancho
Gostaria de saber o seu nome completo, pois Antonio Martins Sancho é meu bisavo.
um abraço.
Miguel

Resposta

Link directo:

Família Sancho, de S. Brás de Alportel

#366094 | Frade33 | 13 fev 2016 03:24 | Em resposta a: #154819

Caro EMHSB, com quase 10 anos de atraso lhe respondo. Sou o anterior Sancho. O meu nome é Pedro Frade Dias.

Refere que o seu bisavô é António Martins Sancho. O Seu bisavô será portanto filho de Manuel Martins Sancho e neto de Francisco Martins Sancho.

Ora, o meu bisavô, que se chama António Martins Sancho Júnior é filho de António Martins Sancho (Presidente da Câmara Municipal de Loulé entre 1914 e 1917), irmão do seu trisavô Martins Sancho, sendo ambos filhos de Francisco Martins Sancho.Os nossos bisavós são, portanto, primos direitos.

Um abraço,

Pedro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 mai 2024, 20:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen