Florença da Madeira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Florença da Madeira

#54497 | JBdeS | 30 dez 2003 12:23

Caros Confrades,

Gostaria de saber mais sobre a descendência de Giovanni Salviati que passou à Madeira e cuja descendência passou a usar o nome "de Florença". No Genea existem alguns dados, mas penso que a descendência se encontra incompleta.
Com os meus cumprimentos

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Florença da Madeira

#54498 | camisao65 | 30 dez 2003 12:28 | Em resposta a: #54497

Caro Zé,

Existe uma Senhora de nome Chaterina Francesca Salviati, nascida em 28 Março de 1459, em Florença, filha de um Giovanni Salviati.
Aliás, existem muitos Salviati, nascidos em Firenze, que como sabes quer dizer Florença, daí talvez a adaptação do apelido.

Um abraço

Luis

Resposta

Link directo:

RE: Florença da Madeira

#54505 | camisao65 | 30 dez 2003 13:38 | Em resposta a: #54497

Caro Zé,

Também existe um Bernardo Salviati, nascido em Firenze, Itália, em 12.08.1453, mas este filho de Francescho Dalamanno Salviati.

Pelo menos, são estas as informações no site dos mormons.

A meu ver, estes Salviati, são um pouco como os "meus" Camisões... Têm muitos nomes iguais!

Mas cada vez mais me convenço de que o apelido da Senhora, Florença, vem da cidade de nascimento do pai Giovanni Salvati.

Renovado abraço

Luis

Resposta

Link directo:

RE: Florença da Madeira

#54507 | LCM | 30 dez 2003 14:38 | Em resposta a: #54497

Caro José,

Há um trabalho sobre esses Salviatis da Madeira, da autoria de Pedro Paes de Vasconcelos. Tenho ideia de ser um livrinho pequeno ou separata.
Existe também um trabalho sobre os Barjona de Freitas, da autoria de António Gudes Barjona de Freitas, onde vem esta gente.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Florença da Madeira

#54508 | JBdeS | 30 dez 2003 14:50 | Em resposta a: #54498

Caro Luis,

Obrigado pela dica. Vem no Genea a origem do Giovanni Salviati e os ramos colaterais, o problema começa a ser na Madeira. Num registo de baptimos de um antepassado dos "meus" Mendonça chamado Manuel Dias vem escrito a seguir dos de Florença. Até aqui tudo bem, mas o problema é a falta de elementos na Madeira anteriores a 1600. Não há certidões de baptismo, por exemplo.
Mas é interessante começar a pesquisar isto.

Obrigado pela "morada".
Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Florença da Madeira

#54509 | JBdeS | 30 dez 2003 14:56 | Em resposta a: #54507

Caro Lourenço,

Obrigado pela informação preciosa. Conheço o Pedro Paes de Vasconcellos de quem ainda sou parente pelos Couceiro de Pereira do Campo, ele descende pelos Barjona, eu pelos Varennes, e é fácil contactá-lo.
Sempre simpático.

Estou em falta consigo, mas tem sido difícil conseguir um retrato da sua Tia Emília. O único que tenho dela é no casamento dos meus Pais e não se vê muito bem. É por isso que ainda não lhe mandei o email há tanto tempo prometido. Mas, se encontrar outro melhor, mando-lhe depois.

Agora que o apanho, vai mais uma pergunta:-)

O meu Tio António Madureira Ramos Chaves tem uma carta de armas inédita do tetravô Barão de Palma de que ele é o representante. Acha que interessará para futuras publicações?

Desculpe o abuso e um grande abraço

Resposta

Link directo:

RE: Florença da Madeira

#54511 | LCM | 30 dez 2003 16:00 | Em resposta a: #54509

Caro Zé,

Não tem nada que agradecer. Quanto à Tia Emília Arrobas não há pressa.
A CBA de armas só teria interesse se fosse inédita, o que não é o caso, ou se fosse acompanhada de novos e relevantes dados sobre a família do armigerado, ascendência e descendência, o que aconteceria caso alguém tivesse estudado aprofundadamente a mesma.

Abraço e Bom Ano,
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Florença da Madeira

#54537 | filipejardim | 30 dez 2003 22:54 | Em resposta a: #54511

Caros,

Esta informação encontra-se no elucidario madeirense do padre Fernando Augusto da Silva


"Salviati. Este apelido de família, diz o anotador das Saudades da Terra, «procede de João Salviati, natural de Florença, o qual, por implicado em conspiração contra os Medicis, se homiziou na ilha da Madeira por 1478; aqui tomou por mulher Isabel Alvares de Abreu, e teve terras de sesmaria em Câmara de Lobos sôbre a ribeira dos Socorridos, junto ao mar. Os seus descendentes ficaram-se apelidando Florenças."

Os estudos que existem, que seja do meu conhecimento, resumem-se a pequenos estudos onde são estudadas outras famílias, bem como, ligações desentroncadas com outras famílias...

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Florença da Madeira

#54701 | LCM | 03 jan 2004 21:22 | Em resposta a: #54497

Caro Zé,

Desculpe contactá-lo por aqui mas não tenho o seu e-mail.
Estou mesmo a acabar o meu trabalho sobre Pinas e precisava do contacto de algum Madureira, de preferência de um descendente do 2º casamento de Maria José Madureira com António de Pina Osório, para pedir algumas informações, fotografias, etc. Se não tiver, "contento-me" com alguém do ramo Madureira Borges de Carvalho :-)

Um abraço e Bom Ano
Lourenço

correiadematos (arroba) mail (ponto) telepac (ponto) pt

Resposta

Link directo:

RE: Florença da Madeira

#331729 | jpro | 30 jun 2013 20:11 | Em resposta a: #54508

Caro José Berquó de Seabra
Pesquisando aqui no forum informações sobre os de Florença da ilha da Madeira encontrei o seu post.
Consegui chegar ao casamento de Manuel Dias com Beatriz de Florença em 1664 na freguesia do Arco da Calheta.
Como o seu post já tem alguns anos, se porventura tiver mais informações sobre esta familia e que esteja disposto a partilhar, ficaria agradecido.
com os meus cumprimentos
José Rocha de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Florença da Madeira

#336119 | Vilma | 01 out 2013 21:33 | Em resposta a: #331729

Boa noite. Chamo-me Vilma Florença Martins.
Interesso-me por genealogia e em 2006 completei o meu ramo na descendência de Giovanni Salviati que chegou à Madeira em 1478 após a conjura dos Pazzi e cá casou com Isabel Álvares de Abreu. Era comum a mudança de apelido para a cidade de onde eram originários, também por uma questão de manter a clandestinidade (no caso de Giovanni Salviati passou a chamar-se João de Florença). É possível aceder às certidões de casamento e baptismo no Arquivo Regional da Madeira, desde cerca de 1520 (está disponível a base de dados online que permite fazer uma busca a partir de casa).
Quem precisar de orientação deixe mensagem no fórum.
Obrigada.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 03:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen