Dr. Orlando Guerreiro de Castro - Ajuda no ANTT

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Brasil | Arquivos

Dr. Orlando Guerreiro de Castro - Ajuda no ANTT

#54574 | Samuel de Castro | 31 dez 2003 16:51

O Dr. Orlando Guerreiro de Castro - N-29.3.1892 Salvador - BA - C-30.9.1930 RJ - F-15.6.1966 RJ
Esposa: Annita Pedroso de Lima - N-5.11.1898 - F-3.2.1997 Rio de Janeiro - RJ. O casal não teve filhos.
Ele fez seus primeiros estudos na Bahia e, posteriormente, no Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (RJ). Em dezembro de 1914, formou-se advogado pela Faculdade Livre de Direito da Bahia. Em junho de 1918, foi nomeado para servir no Ministério das Relações Exteriores, sendo logo designado para membro da Comissão de Censura Internacional Telegráfica, serviço de guerra e de grande responsabilidade, lá ficou até maio de 1919. Diplomata, entrou para a Secretaria de Estado, em 1918, como adido serviu na Casa Civil do Presidente Epitácio Pessoa, a quem acompanhou em Haya, na Corte Permanente de Justiça Internacional. Participou de comissões diplomáticas na Europa. Em 4.6.1919 foi nomeado Auxiliar e, em novembro de 1920, galgou a função de Oficial do Gabinete da Presidência da República. Durante a visita dos Soberanos Belgas ao Brasil entre setembro / outubro de 1920, foi escolhido para servir adido à pessoa de Sua Alteza Real, o Príncipe Leopoldo, herdeiro do trono da Bélgica.
Em 1928 foi diplomado pela Academia de Direito Internacional de Haya. Desempenhou diversas atividades em comissões na Europa, alcançando o posto de Ministro Conselheiro, Cavaleiro da Ordem Soberana de Malta, condecorado pelos governos da Bélgica, França, Portugal, Itália, China e Cuba. Membro honorário da Sociedade Acadêmica de História Internacional da França e do Colégio Heráldico de Roma, e especializou-se nos estudos sobre heráldica, tendo contribuído para a confecção das insígnias da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul e da Ordem do Mérito Naval Reuniu materiais para a Exposição de Numismática, realizada em 1935, no Rio de Janeiro. Ele doou todo o sei vasto acervo literário, sobre genealogia e heráldica, para o Colégio Brasileiro de Genealogia, do Rio de Janeiro.
Quando Ministro Conselheiro na embaixada do Brasil, em Lisboa, Portugal, o Dr. Orlando Guerreiro de Castro contratou um genealogista para pesquisar os ancestrais de Joaquim Pereira de Castro, seu trisavô, originário de Monção - PT, tendo deixado um manuscrito resumido dessa ascendência. Gostaria de pedir a especial gentileza dos colega do Fórum, que tiverem condições, que consultem no ANTT, nas “Genealogias Manuscritas”, e ver se ele deixou algum manuscrito a respeito de seus ancestrais portugueses, que possa conter melhores e mais ricos detalhes. Como também , verificar se ele chegou a publicar alguma obra em Portugal. Serei muito agradecido aos que se dispuserem a auxiliar-me.

Samuel de Castro – Olímpia – SP - BRASIL

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Orlando Guerreiro de Castro - Ajuda no ANT

#65837 | Samuel de Castro | 25 mai 2004 14:21 | Em resposta a: #54574

A ajuda que necessito, sobre alguma obra publicada, que retrata a pesquisa genealógica dos ancestrais do Dr. Orlando Guerreiro de Castro, ou possível manuscrito deixado por ele, poderá ser tentada a localização, também, no IHGB / Colégio Brasileiro de Genealogia, do Rio de Janeiro. Aguadeço aos que puderem auxiliar-me. Um abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Orlando Guerreiro de Castro - Ajuda no ANT

#65915 | Gilson Nazareth | 26 mai 2004 00:58 | Em resposta a: #65837

Samuel
Parte dos trabalhos do Guerreiro de Castro estão no Arquivo Nacional.
Abraço
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Orlando Guerreiro de Castro - Ajuda no ANT

#65922 | Cau Barata | 26 mai 2004 06:22 | Em resposta a: #65915

Rio de Janero / 26.05.2004 / 2:00 da manhã

Prezado Samuel

Somente venho confirmar a contribuição do ilustre genealogista, pesquisador, museólogo e amigo Gilson Caldwell do Couto Nazareth, ou, Gilson Nazareth, a quem muito devo quando engantinhava nas minhas pesquisas genealógicas. Passados alguns anos de dedicação, ainda jovem, e isto lá se vai quase 30 anos, foi quando conheci o Gilson, que me deu um bom empurrão na metodologia de pesquisa que seria bom eu trilhar, além de me franquerar seu valioso arquivo pessoal.

Realmente, o Arquivo Nacional, estatuído pela Constituição Imperial de 1824, funcionando, hoje, na rua Azeredo Coutinho, 77 - Centro do Rio de Janeiro (me parece que está em fase de mudança), e possui um valioso acervo que remonta ao ano de 1527, com pouco mais de 19 mil metros lineares, 15 mil mapas, plantas e atlas, 38 mil fotografias e cartões-postais, 230 gravuras, 80 cartazes, 610 mil negativos, 7 mil dicos, 500 fitas audiomagnéticas, 2500 filmes e 210 fitas videomagnéticas.

Dentro de todo este manancial de documentos, constam alguns fundos privados, entre eles, alguns dedicados a genealogia, que pertenceram, como era de se esperar, aos "velhos" genealogistas.

Aproveitando a dica do amigo Gilson, para informar que o acervo do Dr.Orlando Guerreiro de Castro, do Arquivo Nacional, abrange uma documentação que tem por datas limites: 1733 a 1971, portanto, um período menor do que a parte que ficou depositada no IHGB (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro).

Ainda, entre os importantes fundos de cunho genealógicos, entre outros, fazem parte do acervo do AN (Arquvo Nacional):

1. Fundo privado de Antonio Henrique Leal, com datas limites de 1858 a 1881, de maior importância para as famílias de origem maranhense;

2.Fundo privado do Coronel Carlos Sayão Dantas, com datas limites de 1884 a 1960, grandepesquisador o campo da genealogia, sobre quem falei há poucos dias na Sala das "Primeiras Famílias Lusitanasno Rio de Janeiro", respondendo ao amigo Ricardo;

3. Fundo privado da família Bernardo de Luque y Munana, com datas limites de 1649 a 1859;

4. Fundo privado da família Bicalho, com datas limites de 1780 a 1947;

5. Fundo privado da família Cavalcanti de Albuqeurque, com datas limites de 1826 a 1904;

6. Fundo privado da família Drummond, datado de 1662.

7. Fundo privado da família Werneck, com datas limites de 1816 a 1941.

E tantos outros, que durante anos fui procurando e catalogando, para compor um trabalho sobre antigos Manuscritos e Nobiliários Portugueses, Brasileiros e Espanhóis, sobre o qual falei ainda hoje, quando abri um novo tema para a GENEAL, relacionando alguns destes nobiliários, existentes em bibliotecas brasileiras.

Assim, apenas queria agradecer a lembrança do velho amigo Gilson, e acrescentar estes outros esclarecimentos.

Abraços

Carlos Barata

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Orlando Guerreiro de Castro - Ajuda no ANT

#65962 | Samuel de Castro | 26 mai 2004 14:43 | Em resposta a: #65915

Estimado Gilson Nazareth, e demais colegas

Agradeço imensamente essa importante informação.
Tenho em minhas mãos, um manuscrito (resumido) de uma pesquisa genealógica feita pelo Dr. Orlando Guerreiro de Castro, cujo ramo dele, entronca em minha pesquisa já publicada. Como ele era um exímio pesquisador, deve ter publicado ou deixado algum manuscrito mais completo de sua pesquisa familiar. Há mais de 7 anos procuro esse complemento, que poderá ser-me extremamente útil. Peço a Você e, aos demais colegas, quando forem ao AN, o especial favor de verificar, se ali consta o que tanto procuro. Muitíssimo obrigado. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Orlando Guerreiro de Castro - Ajuda no ANT

#66118 | Samuel de Castro | 28 mai 2004 14:39 | Em resposta a: #65922

Estimado Carlos Barata,

Agradeço muitíssimo sua excelente contribuição de exclarecimentos adicionais.
O período inicial do acervo (1733), no AN-RJ, do Dr. Orlando, coincide com o de chegada de meu pentavô Joaquim Pereira de Castro, em Livramento-BA (1765). Como estou a 700 quilômestros do RJ, continuo a solicitar ajuda dos colegas, no sentido de verificarem no AN-RJ, se consta alguma obra publicada ou manuscrito de autoria do Dr. Orlando Guerreiro de Castro, que retrate os ancestrais dele. Agradeço a todos pelo contributo.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Orlando Guerreiro de Castro - Ajuda no ANT

#66322 | Cau Barata | 01 jun 2004 07:16 | Em resposta a: #66118

Rio de Janeiro / 01.06.2004 / 03:18 manhã

Prezado Samuel de Castro,

Pouco tenho ido ao Arquivo Nacional. Talvez o Gilson Nazareth, que bem nos lembrou daquele Arquivo, possa ajudá-lo, embora eu saiba o quanto o tempo é de curto para ele, um investigador nato.

Quanto ao acervo do IHGB, estive lá quarta-feira, e é muita ficha porém, quase tudo de obra impressa, embora tenho a certeza de ter visto manuscritos da lavra do velho Orlando. Mesmo assim, tive esta semana uma notícia de que a lista do acervo do IHGB, já lhe foi enviada por outra genealogista. Que ótimo.

Em outra ocasião já lhe informei, aqui na SAPO: já entrou em contato com o genealogista Jorge Ricardo, da Bahia ??? Acho ele excelente pesquisador, além de ser um grande amigo.

Enfim, se eu aventurar-me numa ida ao Arquivo Nacional, tentarei consultar os documentos.

Abraços
Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Orlando Guerreiro de Castro - Ajuda no ANT

#66351 | Samuel de Castro | 01 jun 2004 14:08 | Em resposta a: #66322

Estimado Carlos Barata,

Sim, recebi de uma amiga, daí do RJ, uma relação manuscrita, do que consta sobre a coleção do Dr. Orlando no IHGB. Não estou localizando entre os mais de 2.000 envelopes de cartas que recebi, mas está guardada.
Já no AN-RJ, resta conhecer o que ali contém e se tem algo do que tanto procuro.
No mesmo tópico, que me informaste sobre o Jorge Ricardo da Fonseca, lhe respondi que ele já adquiriu 1 exemplar de meu livro e que a pesquisa dele, entronca com meus Pereira de Castro, que têm ligações com o tronco Silva Castro, do poeta CASTRO ALVES.
Caso for ao AN-RJ, e puder dar uma olhadela, sua ajuda me será extremamente útil. Muito obrigado. Um forte abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Orlando Guerreiro de Castro - Ajuda no ANT

#66884 | Cau Barata | 08 jun 2004 08:30 | Em resposta a: #66351

Rio de Janeiro / 08.06.2004 / 04:31 manhã

Prezado Samuel de Castro,

Assim que puder ir ao AN ? o que deve demorar ? com toda a certeza, não deixarei de dar a ?olhadela?, e desvendar estas notas do velho Guerreiro de Castro.

Abraços
Barata

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Orlando Guerreiro de Castro - Ajuda no ANT

#66946 | vbriteiros | 08 jun 2004 16:59 | Em resposta a: #66351

Estimado Samuel de Castro.
Só umas linhas para lhe dizer que o seu pedido de pesquisa na Biblioteca Municipal do Porto não está esquecido. Espero poder fazê-la no fim deste mês.
Tenho estdo em contacto com meu primo do RJ, que até já me passou uma foto do Dr. Orlando.
Um abraço
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Orlando Guerreiro de Castro - Ajuda no ANT

#66963 | Samuel de Castro | 08 jun 2004 19:00 | Em resposta a: #66946

Estimado Vasco Briteiros,

Continuarei aguardando o resultado de sua pesquisa na Biblioteca Municipal do Porto. Muito grato. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 16:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen