Maria Vicência da Penha de França

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Hispânia

Maria Vicência da Penha de França

#54654 | jliberato | 02 jan 2004 15:48

Caros confrades,
Para começar o ano, queria aqui deixar elementos sobre a minha antepassada Maria Vicência da Penha de França nascida aos 06-10-1734 em São Sebastião da Pedreira em Lisboa. Casou aos 05-02-1751 em São Julião, Lisboa, com Luís Gomes Castelão (conferir respectivo tópico). Era filha de Eusébio Ribeiro Machado e Isabel Jacinta Maoral.
Eusébio Ribeiro Machado é uma das maiores incógnitas da minha genealogia. Isabel Jacinta Maoral era espanhola de Zafra.
Alguém sabe algo sobre esta minha Maria Vicência?
E alguém sabe a lógica de alguém adoptar o nome Penha de França?
Cumprimentos e um bom ano para todos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Maria Vicência da Penha de França

#84413 | FS | 16 fev 2005 07:49 | Em resposta a: #54654

Bons Dias JLiberato

Ao consultar os assentos de baptismo da freguesia de S. Estevão de Lisboa por acaso deparei com o sobrenome "Penha de França" só que não deu para perceber os nomes próprios porque os registos estão em muito mau estado, sei que o registo de baptizado era do principio de 1800, não sei se estará interessado em saber porque reparo que já vai em datas mais recuadas.


Cumprimentos


FS

Resposta

Link directo:

RE: Maria Vicência da Penha de França

#84444 | BARATA DE LIMA | 16 fev 2005 14:40 | Em resposta a: #54654

Caro Amigo e Confrade:
Após ler a sua mensagem verifiquei que ficou pendurado nesta sua antepassada,pode ser que com um pequeno dado que lhe vou dar o ajude a sair desse impasse. A lógica de ela adoptar o sobrenome Penha de França é ela ser natural de Penha de França uma localidade de Figueira Castelo Rodrigo.
Talvez o tenha ajudado nalguma coisa.
Diga alguma coisa se por acaso houver desenvolvimentos.
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Maria Vicência da Penha de França

#84835 | jliberato | 21 fev 2005 00:38 | Em resposta a: #84413

Caro FS,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Interesso-me por tudo quanto respeita o apelido Penha de França, embora se trate mais de um nome prório de origem religiosa, segundo creio.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Maria Vicência da Penha de França

#84877 | jliberato | 21 fev 2005 19:34 | Em resposta a: #84444

Caro António
Muito obrigado pela sua mensagem e sugestão. Mas ela não se revela verídica. Eu tenho o baptizado dela em São Sebastião da Pedreira em Lisboa, como pode ver na mensagem inicial.
Como deve saber também existe Penha de França em Lisboa. Aparentemente esta Penha de França vem de uma Nossa Senhora da Penha de França, venerada perto de Salamanca em Espanha.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Maria Vicência da Penha de França

#84881 | Conceicao | 21 fev 2005 20:36 | Em resposta a: #54654

Caro J. Liberato, acontece ter eu ouvido dizer que na area do cadaval, existe uma capela da Nossa Senhora da Penha, e ouvi mais, que a santa tinha ido para Lisboa, para a igreja de Penha de Franca? Sera possivel? Ha alguma igreja da Penha de Franca em Lisboa? Conceicao

Resposta

Link directo:

Santuário de N. Sra da Penha de França

#84882 | Torres de Belver | 21 fev 2005 20:41 | Em resposta a: #84877

Caro confrade J. Liberato,

Das poucas coisas que me lembro acerca deste tema, posso dizer-lhe que a origem do santuário de Lisboa provém efectivamente dos arredores Sul-Oeste de Salamanca, zona que foi revitalizada por gente oriunda da Provença depois da reconquista. O mosteiro (dominicano ?) da Peña de Francia é um esplendor que se pode visitar (fora do inverno) e onde se pode comer o famoso "pote" dos frades. Os homens também podem lá pernoitar.
O tal mosteiro é bem conhecido dos castelhanos e estremadurenses.

Enquanto ao Santuário de Nossa Senhora da Penha de França (em Lisboa) sua história é injustamente desconhecida de demasiada gente. Tem-de lá dado uma das romarias mais famosas do país e numerosas paróquias "filhas" foram criadas pelo mundo fora.
Salvo erro, parece-me que a cofradia foi fundada e mantida por marinheiros (da "Carreira da India" ?) e protegida pela ilustre Família dos Menezes que tinha sua residência de campo (como muitas das mais ilustres Famílias dos séc. XVII e XVIII) perto do santuário.

Mais umas palavras para recomendar a visita à linda igreja que remata a mais alta entre as colinas de Lisboa. Vale a pena.
Quero também aqui deixar uma homenagem ao Rev. Padre de Brito a quem devo uma das mais agradáveis e apaixonantes visitas que jamais tive a oportunidade de fazer a um templo cristão.

Com os melhores cumprimentos,

Philippe Martins
Nice / França

Resposta

Link directo:

RE: Maria Vicência da Penha de França

#84883 | Conceicao | 21 fev 2005 20:41 | Em resposta a: #54654

Esqueci me de perguntar, porque razao essa sua antepassada nao usava nenhum nome de familia? A Mae diz ter sido Espanhola, talvez seja realistico pensar que seria uma maneira de dizer as raizes da familia? Ou seria mesmo devocao a santa?
Eu ja vi na TT nos registos das freguesias junto ao Cadavel, uma Vicencia Penha. Posso procurar nas minhas notas e enviar-lhe a informacao ou ate primeiro ver se as datas coincidem. Eu tambem sou Penha, e ando a procura de onde o nome Penha originou. Foi comecado a ser usado em 1851 na regiao do Cadaval, sem mais nem pra que, que eu possa identificar ou ate tomar em consideracao. Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Maria Vicência da Penha de França

#84892 | Conceicao | 21 fev 2005 21:07 | Em resposta a: #54654

Caro J. Liberato, segundo as minhas notas uma Sra de nome Vivencia Penha teve um filho chamado Jose a 7 Julho 1819. O marido era Jose Franco, isto nos assentos de batismo TT 1811-1819 Livro 3B Caixa 2 Cadaval, Peral.
talvez lhe interesse. As pessoas vao d eum lado para o outro, e embora sejam anos diferentes, muitas vezes davam aos filhos o seu nome. Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Maria Vicência da Penha de França

#84894 | Conceicao | 21 fev 2005 21:09 | Em resposta a: #54654

Devo dizer tambem, que nos anos de 1700's, houve muita migracao das Beiras e Espanha para esta zona do Cadaval. Porque teria sido? Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Maria Vicência da Penha de França

#84908 | jliberato | 21 fev 2005 22:40 | Em resposta a: #84881

Cara Conceição,
Poderá ver a mensagem do nosso confrade Torres de Belver neste tópico que dá bastantes elementos sobre a igreja da Torre de França em Lisboa.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Maria Vicência da Penha de França

#84915 | António Forjó | 22 fev 2005 00:13 | Em resposta a: #54654

Caro Colega

Um breve achega a este seu tema.
Além do sítio da Penha de França, como ainda hoje é designado embora no sec. XVIII fosse também conhecido como Monte Agudo, havia em Lisboa a rua da Penha de França na freguesia de Santa Isabel; foi integrada na das Mercês com a remodelação de 1770 tendo depois "passado" à de S. Mamede.
Mantinha o nome em 1857 como se vê na carta topográfica de Lisboa feita por Filipe Folque e creio ser a actual Calçada engº Miguel Pais.
Ajudei ou acrescentei "ruído" ?
Cumprimentos

António Forjó

Resposta

Link directo:

RE: Maria Vicência da Penha de França

#84965 | Torres de Belver | 22 fev 2005 16:56 | Em resposta a: #84915

Caro António Forjó,

Ajudou sim, ensinando-me algo que ignorava totalmente. Muito obrigado !

melhores cumprimentos,
Philippe Martins

Resposta

Link directo:

RE: Santuário de N. Sra da Penha de França

#84976 | jliberato | 22 fev 2005 17:50 | Em resposta a: #84882

Caro Philippe Martins,
Muito obrigado pela seu esclarecido depoimento.
Efectivamente houve um culto muito significativo da Nossa Senhora da Penha de França, que conduziu à utilização do nome. Um pouco como hoje se utiliza os nomes Fátima ou Conceição.
Mas é sempre bom saber mais.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Santuário de N. Sra da Penha de França

#84991 | Torres de Belver | 22 fev 2005 19:27 | Em resposta a: #84976

Caro confrade J. Liberato,

Agradeço-lhe pela sua simpática resposta. Confesso estar apaixonado por tudo o que está relacionado com a palavra "penha" (designando em Português antigo um rochedo alto) entre as quais N.a Sra da Penha de França, um Santuário riquíssimo de História e um pouco esquecido. Além disso, seja em Espanhol (a "peña flamenca"...) como em Português (Penha de França, Penha Longa, etc.) tudo o que está em redor disto tudo, só evoca coisas boas.
Já reparou também no número de paróquiais com orago similar espalhadas pelo mundo fora ? É mesmo impressionante.

"Plus sérieusement", gostaria muito de encontrar obras tratando da História "in extenso" do dito Santuário. Gostaria também de saber quais eram os fidalgos (Menezes julgo eu = vice-Reis da India ?) que deram origem à actual irmandade e construção da igreja. Há uma placa dedicatória no adro da igreja, mas esqueci-me do que alí estava inscrito.

Com cumprimentos agradecidos,
Philippe
Philippe

Resposta

Link directo:

RE: Santuário de N. Sra da Penha de França

#84998 | jliberato | 22 fev 2005 19:53 | Em resposta a: #84991

Caro Philippe,
As suas mensagens aguçaram-me a curiosidade.
Na origem da Igreja da Penha de França está um tal António Simões, escultor lisboeta, e uma promessa que ele fez em Alcácer Quibir.
Mandou erigir a igreja num terreno que foi doado para este efeito por Afonso Torres de Magalhães e sua mulher Constança de Aguilar em 1595.
O monte chamava-se então Cabeça do Alperche. A primeira pedra foi lançada aos 25-03-1597 e a ermida era em honra da Anunciação da Santissima Virgem.
Na primeira pedra foi gravado "Jesus, Maria, Avante". Foi inaugurada aos 10-05-1598.
Mas em Outubro de 1598 declarou-se um gravissimo surto de peste. A tropa castelhana, recolhida no Castelo de São Jorge, recordando-se do santuário de Nossa Senhora da Penha de França, organizou uma procissão de penitência. O povo passou a concentrar-se no local durante vários meses e a considerar a ermida como de Nossa Senhora da Penha de França. Fez-se a promessa de edificar uma igreja de outras dimensões, o que foi feito. A nova inauguração teve lugar em 1625.
A igreja foi destruída no terramoto, mas salvou-se a imagem. Foi reconstruída rapidamente, sendo de novo inaugurada em 1758. Para tal contribuíu largamente Pedro de Menezes, segundo marquês de Marialva.
Os painéis da igreja são do grande pintor Pedro Alexandrino.
O papa Clemente VIII deu à igreja um privilégio singular: que não se pudesse construír de novo nenhuma outra ermida distando menos de três milhas.
Grande parte destes elementos constam do "Portugal antigo e moderno" do Pinho Leal.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Maria Vicência da Penha de França

#85011 | texmel | 22 fev 2005 23:07 | Em resposta a: #54654

Caro J. Liberato
Tenho aqui visto muitas referencias a Penha de França,não como mome de pessoa,mas dado a lugares,igrejas etc.Agóra indico o nome de uma senhora-
D. Maria da Penha de França Lobo de Gouveia e Avila,que foi casada com José Vicente Teiceira Coelho,moço fidalgo.Esta senhora foi baptizada na freguesia de Santa Maria dos Olivaisa 17/9/1776,filha de Francisco José de Avila e de S.M.D,Joaquina Bernarda Lôbo de Gouveia.Penso que Penha de França é nome próprio,como hoje Fatima,Maria do Sameiro,etc
Tenho a genealogia desta familia.
Cumprimentos e espero que tenha ajudado
Texmel--.

Resposta

Link directo:

RE: Maria Vicência da Penha de França

#85069 | vitamina | 23 fev 2005 20:53 | Em resposta a: #84915

Caro António Forjó

Só para lhe dizer que a rua da Penha de França ainda existe, com a sua Igreja de Nossa Senhora da Penha de França e seu miradouro. Muito perto existe o miradouro do Monte Agudo. Vivi nesta zona mais de 15 anos, e quase todas as semanas lá vou visitar a minha mãe. Se precisar de alguma coisa, diga.
Cumprimentos
Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: Maria Vicência da Penha de França

#85070 | jliberato | 23 fev 2005 20:56 | Em resposta a: #84883

Cara Conceição,
Não, não usava apelido como acontecia frequentemente no século XVIII.
Penso que, dadas as origens da Nossa Senhora da Penha de França, que a utilização do nome pode dever-se à origem espanhola.
Esta senhora nasceu na primeira metade do século XVIII. É curioso esse nome de Vicência Penha. Conhece os ascendentes? Poderia ser uma descendente embora fosse uma coincidência.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Maria Vicência da Penha de França

#85085 | António Forjó | 23 fev 2005 23:06 | Em resposta a: #84965

Caro Philippe

A seguir indico alguma bibliografia sobre a Penha de França lisboeta:

"Notícia Histórica da Veneranda Imagem de N. Sª da Penha de França" Araújo, Fernando J., Lisboa, 1903
"Igreja de Nª Sª da Penha de França: apontamentos para uma monografia", Neves, Eduardo; Lisboa, 1938

Cumprimentos

António Forjó
"Monumentos Sacros de lisboa em 1833" Pereira, Luís Gonzaga; Lisboa, 1927

Resposta

Link directo:

RE: Maria Vicência da Penha de França

#85086 | António Forjó | 23 fev 2005 23:12 | Em resposta a: #85069

Cara Alexandra

Não me referia à rua da Penha de França atual, que então se chamava estrada direita à Penha de França, mas a uma outra rua da Penha de França que hoje e desde 1948 se chama calçada engº Miguel Pais, localizada na zona da Politécnica.
Cumprimentos

António Forjó

Resposta

Link directo:

RE: Maria Vicência da Penha de França

#85088 | António Forjó | 23 fev 2005 23:18 | Em resposta a: #85069

Cara Alexandra

A rua da Penha de França actual chamava-se então estrada direita à Penha de França.
Aquela a que me referia tem actualmente e desde 1948 o nome de calçada engº Miguel Pais e localiza-se na zona da Politécnica.
Cumprimentos

António Forjó

Resposta

Link directo:

RE: Maria Vicência da Penha de França

#85095 | Torres de Belver | 24 fev 2005 05:27 | Em resposta a: #85085

Caro António Forjó,

Queira aceitar os meus sinceros agradecimentos pelas informações dispensadas. Muito obrigado pela simpatia.

melhores cumprimentos,

Philippe Martins

Resposta

Link directo:

RE: Santuário de N. Sra da Penha de França

#85096 | Torres de Belver | 24 fev 2005 05:30 | Em resposta a: #84998

Caro J. Liberato,

Muito lhe agradeço pelos esclarecimentos. Obrigado do fundo do coração ! Tentarei não esquecer-me do que foi à origem do santuário.

melhores cumprimentos,
Philippe Martins

Resposta

Link directo:

RE: Maria Vicência da Penha de França

#85102 | vitamina | 24 fev 2005 11:09 | Em resposta a: #85088

Caro António Forjó

Sempre a aprender, não fazia ideia que tinha havido outra Penha de França.
Cumprimentos
Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: Maria Vicência da Penha de França

#85157 | jliberato | 24 fev 2005 21:29 | Em resposta a: #84892

Cara Conceição,
Interessante esse elemento àcerca da Vicência Penha.
Embora deva tratar-se de mera coincidência. Porque no caso da minha Maria Vicência o apelido (se se pode chamar assim) não foi passado à descendência.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Maria Vicência da Penha de França

#85194 | Conceicao | 25 fev 2005 13:40 | Em resposta a: #85157

Concordo, mas nunca ha certezas ate se desvendar a meada. Os meus Penha por exemplo, so existiram a partir de 1851. Ate essa altura so usavam da Costa. Esse o meu problema, ainda nao consegui desvendar o porque, esse nome comecou a ser usado. Naos ei se essa Vicencia que falei e da minha familia ou nao, porque nao a segui. Mas, sendo da mesma freguesia, etc, deve estar relaionada com a minha familia. Bem Haja Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Maria Vicência da Penha de França

#85239 | jliberato | 26 fev 2005 10:01 | Em resposta a: #84894

Cara Conceição,
O que eu sei é que na primeira metade do século XVIII há o fenómeno Convento de Mafra aonde trabalharam dezenas de milhares de pessoas durante anos a fio.
Estou convencido que essa obra teve impacto em concelhos como Sintra, Mafra e Torres Vedras, que tenho estudado. O Cadaval nunca me interessou, pelo que não sei dizer.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Maria Vicência da Penha de França

#85304 | jliberato | 27 fev 2005 13:32 | Em resposta a: #84915

Caro António Forjó,
Muito obrigado pela sua achega.
Não conhecia essa rua. E toda a contribuição é interessante.
Mas parece provável que a origem comum seja o santuário ao pé de Salamanca, cuja memória foi trazida por espanhóis no período filipino.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Maria Vicência da Penha de França

#85378 | jliberato | 28 fev 2005 21:22 | Em resposta a: #85011

Caro texmel,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Tomo a liberdade de chamar a sua atenção para o meu tópico sobre famílias dos Olivais nos séculos XVII e XVIII:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=61914

Quanto ao nome Penha de França concordo consigo.
A minha Maria Vicência da Penha de França nasceu em 1734. Conforme se pode ver em algumas mensagens deste tópico aquele nome deve provir de Espanha, de perto de Salamanca, e deve ter sido divulgado em Portugal no período filipino.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 08:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen