IG no Arquivo de Braga

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões | Pessoas | Famílias

IG no Arquivo de Braga

#54710 | Vasco Jácome | 04 jan 2004 12:47

Gostava de saber os dados genealógicos de duas inquirições de génere do Arquivo de Braga:

Processo: 27532
Pasta: 1207
Nome: Gabriel Rodrigues Campelo
Pai: Manuel Rodrigues Campelo
Mãe: Rosa Micaela Teresa
Data: 1720-05-31
Freguesia: VIANA CASTELO-MONSERRATE,NOSSA SENHORA

Processo: 20667
Pasta: 912
Nome: Jose Luis Antonio Pereira Campelo Maciel
Pai: Antonio Pereira Campelo
Mãe: Maria Rosa Maciel
Data: 1732-09-07
Freguesia: VIANA CASTELO-SANTA MARIA MAIOR

Agradecia então que alguém com disponibilidade para ir ao ADB me desse uma vista de olhos nestes dois processos.

Com os antecipados agradecimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: IG no Arquivo de Braga

#54740 | mbp | 04 jan 2004 23:48 | Em resposta a: #54710

Caro Vasco
Um destes dias vou ao ADB.Eu vejo-lhe isso.

Um abraço

Miguel Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: IG no Arquivo de Braga

#54754 | Ricardo de Oliveira | 05 jan 2004 13:34 | Em resposta a: #54740

Caro Miguel Pimenta

Por favor, estou muito longe do ADB e com o Mar Oceano no meio do caminho. Em uma das suas visitas ao ADB também seria possível dar uma olhada no seguinte processo de um antepassado :

Processo: 9728
Pasta: 443
Nome: Torcato Andrade Almada
Pai: Jeronimo Andrade Vale
Mãe: Maria Chaves
Data: 1692-01-17
Freguesia: BARCELOS-SANTA MARIA MAIOR
Concelho: BARCELOS
Distrito: BRAGA
Observações: Manuel Andrade Almada,Irmao. Joao Andrade Almada,Irmao.

No que agradeço a gentileza.

Ricardo Costa de Oliveira
Curitiba
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: IG no Arquivo de Braga

#54793 | Jurema | 06 jan 2004 10:33 | Em resposta a: #54754

Olá Ricardo....

Moro em S.Paulo.... é bom ver pessoas do Brasil, a participar deste grande Fórum.
Fique tranquilo, já precisei, por duas vezes, dos favores do Sr. Miguel Pimenta, na pesquisa de IGs, e ele sempre pronto a nos ajudar. É uma pessoa generosa, de grande boa vontade.
Aqui é assim; um aprendiz ajudando o outro.
Tá cheio de gente boa.

Um abraço desde São Paulo
Jurema

Resposta

Link directo:

RE: IG no Arquivo de Braga

#54797 | Ricardo de Oliveira | 06 jan 2004 11:06 | Em resposta a: #54793

Salve Jurema

Sempre contamos com a ajuda dos colegas para aprofundarmos as nossas pesquisas ! Também gosto do Fórum, apesar de algumas dificuldades nos horários.

Um abraço
Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: IG no Arquivo de Braga

#54983 | mbp | 08 jan 2004 17:04 | Em resposta a: #54710

Caro Vasco Jácome

Gabriel Roiz Campello n. da Vila de Viana do Castelo (4.12.1700), era filho de Manuel Roiz Campello e de Roza Michaela Theresa, moradores na rua de S. Sebastião com avós paternos:João Roiz e Maria Domingues naturais da mesma vila e maternos Semeam Lourenço Gomes e Maria da Cruz da mesma vila.
Esta IG não tem quaisquer registos de casamento ou baptismo.

José Luis António Pereira Campello Maciel era filho do capitão da guarnição do "Castello de Viana" António Pereira Campello e de D. Maria Roza Maciel da freguesia de Nª S.ª da Assunção de Valença, moradores á Porta da Ribeira. Tinha como avós paternos João Campello da vila de Amarante e de Maria Pereira da freg. de Couto de S. Bento de Pedraido(?), lugar de Via cova mas assistente na freguesia de S. Vicente de Passos termo de Guimarães.Tinha como avós maternos João Fernandes Nogueira, oficial de ourives morador na rua da Praça Velha e de Maria da Cruz Maciel da vila de Viana.João Fernandes Nogueira era oriundo da freguesia de S. João da Nogueira.
A IG não tinha cópias de registo.
Merece uma leitura mais demorada.

Um abraço

Miguel Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: IG no Arquivo de Braga

#55097 | Vasco Jácome | 10 jan 2004 11:33 | Em resposta a: #54983

Caro Miguel Pimenta

Com algum atraso, agradeço o seu esforço.
O primeiro está no Gayo no ttº de Campelos §14 N13 e a sua mensagem confirma o que lá é dito.
O segundo, embora não mencionado por Gayo, mas dado os nomes serem bastante próximos e estarem ligados a Viana, palpitava-me ser um sobrinho neto do primeiro. Mas afinal parece que não.
Um dia que tenha tempo de ir ao Arquivo vou ver se consulto com mais pormenor.

Um Abraço,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: IG no Arquivo de Braga

#78637 | mbp | 03 dez 2004 11:42 | Em resposta a: #54754

Caro Ricardo Oliveira

Esqueci completamente o seu pedido! Ainda tem interesse nos dados?

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: IG no Arquivo de Braga

#78667 | luizsillos | 03 dez 2004 18:25 | Em resposta a: #78637

Caro Sr. Miguel Brandão Pimenta,

Peço desculpas por ter tomado a liberdade de "entrar" na mensagem que o senhor postou ao sr. Ricardo Oliveira. Moro no Brasil e alguns meses atrás comecei a pesquisar meus antepassados portugueses.
Eles eram moradores no lugar de Pergoim, freguesia de Chamoim, concelho de Terras de Bouro, Braga - cheguei a solicitar junto aos Mórmons o microfilme dessa localidade, o que permitiu-me consideráveis avanços em minhas pesquisas.
O único problema é que em determinados registros paroquiais, principalmente, os de casamento, dependendo do período, não constam os nomes dos pais dos noivos - acabando por "brecar" os avanços nas pesquisas.
Assim, gostaria de saber se o sr. poderia estender a gentileza a minha pessoa, e se existe alguma possibilidade do sr. atender meu pedido? Caso possível, poderia verificar o processo de Inquirição de Genere de um irmão de minha 8.a avó? Seguem os dados que disponho:

Processo: 33666
Pasta: 1497
Nome: Domingos Dias
Pai: João Dias
Mãe: Senhorinha Dias
Data: 1731-07-28
Freguesia:CHAMOIM,SAO TIAGO
Concelho: TERRAS BOURO
Distrito: BRAGA

Grato
Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: IG no Arquivo de Braga

#78693 | Ricardo de Oliveira | 04 dez 2004 00:39 | Em resposta a: #78637

Caro Colega Miguel Pimenta

Em outro tópico o prestimoso amigo já nos ajudou nessa inquirição.
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=54923
No que muito agradeço.

Se por acaso o colega conseguir dar uma espiadinha nos dois processos abaixo em mais uma das suas visitas ao ADB (sem tomar-lhe muito tempo), novamente agradeceria !

Processo: 3584
Pasta: 167
Nome: Manuel Leite
Pai: Francisco Gil
Mãe: Maria Leite
Data: 1684-07-28
Freguesia: FAO,SAO PAIO
Concelho: ESPOSENDE
Distrito: BRAGA

Processo: 28041
Pasta: 1230
Nome: Francisco Leite
Pai: Antonio Leite
Mãe: Maria Antonia
Data: 1682-07-17
Freguesia: FAO,SAO PAIO
Concelho: ESPOSENDE
Distrito: BRAGA
Observações: Manuel Leite,Irmao Paterno. Proc. 28089

Melhores Cumprimentos

Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: IG no Arquivo de Braga

#78694 | mbp | 04 dez 2004 00:39 | Em resposta a: #78667

Caro Luiz Gustavo

Conheço Chamoim em Terras de Bouro, fica a pouco mais de vinte quilómetros do local onde vivo,Braga. Enviar-lhe-ei os dados logo que possa.
Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: IG no Arquivo de Braga

#78695 | mbp | 04 dez 2004 00:46 | Em resposta a: #78693

Caro Ricardo Costa Oliveira

Pode contar com os dados.

Cumprimentos

Miguel Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: IG no Arquivo de Braga

#78701 | Ricardo de Oliveira | 04 dez 2004 02:18 | Em resposta a: #78695

Caro Miguel Pimenta

Em função da sua mensagem resolvi revisitar a página do ADB, cada vez melhor. Encontrei uma outra inquirição de genere bastante interessante para as minhas pesquisas e até pediria que o colega a espiasse primeiro (e se não tiver tempo ou condições que deixasse as outras duas para outra oportunidade). Não quero incomodar o colega na sua boa vontade com muitos pedidos. Apenas pediria que na falta de tempo olhasse a seguinte inquirição :

Salvador Goncalves Costa
Número de processo - 10161
Pasta (onde se encontra) - 460
Data de realização - 1691-06-20

Naturalidade do inquirido
Freguesia - PADERNE,SAO SALVADOR
Concelho - MELGACO
Distrito - VIANA CASTELO

Filiação e outras informações
Pai - Pedro Goncalves
Mãe - Maria Domingues

Outras observações relevantes
Em Anexo: Inquiricao feita em 1700/06/30.

Cordialmente e com meu obrigado antecipado.

Um abraço
Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: IG no Arquivo de Braga

#78727 | luizsillos | 04 dez 2004 17:02 | Em resposta a: #78694

Caro Miguel Brandão Pimenta

Meus antepassados eram moradores em Chamoim, mas alguns deles vieram do lugar de Gilbarbedo (Cibões) e do lugar de Paredes (Carvalheira). No início, tive um pouco de dificuldade nas pesquisas, devido ao grande número de homônimos. Existem muitos Dias, Pires, Gonçalves, Afonsos, etc. Minha sorte é que os meus Pires assinavam Pires Palhão - sabe se Palhão é alcunha?
Aproveito para agradecer-lhe o grande favor que está me fazendo ao pesquisar esta inquirição de genere - tenho certeza que proporcionará uma identificação mais precisa no meu grupo familiar - devido a tantas pessoas com mesmo nome. Sem querer abusar, além das informações genealógicas que podem constar, dados das testemunhas me serão bastante úteis.

Bastante grato,
Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: IG no Arquivo de Braga

#78746 | Abreu Coutinho | 04 dez 2004 23:59 | Em resposta a: #55097

Caro Vasco

Interessa-me saber também esta ascendência da minha 4ª avó da Casa de Torrados em Viana do Castelo.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=133032

Se no futuro tiveres mais dados destes "Campelos e Macieis", não te esqueças deste teu parente,
Um abraço do
João

Resposta

Link directo:

RE: IG no Arquivo de Braga

#78751 | milly | 05 dez 2004 10:33 | Em resposta a: #78746

Também estou longe de Braga e gostaria de saber os dados genealógicos de uma inquirição de génere do Arquivo de Braga:

Processo: 34262
Pasta: 1527
Nome: Domingos Fernandes Lobo
Pai: Francisco Fernandes Monteiro
Mãe: Teresa Antunes
Data: 1785-01-31
Freguesia: GONDOMAR-SANTO ANDRE
Concelho : VILA VERDE
Distrito : BRAGA

Agradeço desde ja a gentileza de quem me poder ajudar.

Cumprimentos.

Mariline
Romainville
França

Resposta

Link directo:

RE: IG no Arquivo de Braga

#82912 | mbp | 28 jan 2005 00:49 | Em resposta a: #78727

Caro Luiz Gustavo

Aí vão os dados que me pediu
Domingos Dias nasceu a 14 de Setembro de 1709 e foi baptizado a 22 do mesmo mês.(Padrinho:Domingos Martins)
Era filho de João Dias e de Senhorinha Dias do lugar de Pergoim freguesia de S. Tiago de Chamoim, Terras de Bouro. Neto paterno de António Dias do lugar de Freitas, freguesia de Santa Marinha de Covide, Terras de Bouro e de Catarina João do lugar de Paredes, freguesia de São Paio da Carvalheira, Terras de Bouro e materno de António Dias do lugar de Pergoim e de Catarina Gonçalves do lugar de Sequeiros, ambos da fregusia de Chamoim. Eram "lavradores que viviam de suas fazendas sem qualquer outro officio".

Um abraço

Miguel brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: IG no Arquivo de Braga

#82913 | luizsillos | 28 jan 2005 01:07 | Em resposta a: #82912

Caro Miguel,

Muitíssimo obrigado por sua ajuda! Não sabia de qual freguesia era o pai de meu antepassado João Dias, agora sei - e fiquei muito feliz.

Todos os dados conferem, havendo apenas uma divergência: No assento de casamento de João Dias com Senhorinha Dias, a mãe dele aparece como Margarida Fernandes e não Catarina João.

Forte abraço,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: IG no Arquivo de Braga

#82914 | mbp | 28 jan 2005 01:08 | Em resposta a: #78701

Caro Ricardo Costa de Oliveira

Aí vai o seu pedido mais urgente.

Salvador Gonçalves Costa, filho de Pedro Gonçalves e de Maria Domingues, da aldeia de Longarinha, Paderne, era neto paterno de Gregório Gonçalves (Longarinha) e de Maria Esteves da aldeia de Felgueiras ?(não se percebe muito bem)), freguesia de Paderne. Era neto materno de Pedro Domingues e de Ana Gonçalves. Eram todos "lavradores honrados e ricos e dos principais deste concelho", de Melgaço. No inicio da IG aparece uma nota curiosa que refere que Salvador Gonçalves Costa, natural da Longarinha, estudou na Universidade de Salamanca de "onde hia e vinha todos os annos" para a Longarinha onde ficou a viver com os pais. De resto nada mais se tira de palpitante. A IG não refere nenhuma cópia de registo de casamento ou baptismo. Não esqueci os outros dois pedidos

Um abraço

Miguel Brandão Pimenta


O pai de Gregório Gonçalves, de acordo com a IG chamava-se Gaspar Gonçalves.

Resposta

Link directo:

RE: IG no Arquivo de Braga

#82915 | mbp | 28 jan 2005 01:16 | Em resposta a: #82913

Caro Luiz Gustavo

Logo que possa, voltarei a verificar a IG, para ver se houve engano, mas parece-me que não.

Um abraço

Miguel Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: IG no Arquivo de Braga

#82917 | luizsillos | 28 jan 2005 04:14 | Em resposta a: #82915

Caro Miguel Pimenta,

Tenho certeza absoluta que não ouve qualquer engano por parte do confrade! É que o João Dias, pai do pe. Domingos Dias (o inquerido em questão), já era falecido para mais de doze anos e, talvez, as partes envolvidas não tinham certeza quanto ao nome da avó paterna e atribuíram-na como Catarina João, nome de uma das esposas do avô paterno. Os demais dados estão todos corretíssimos - até mesmo os lugares de naturalidades dos avós: Antônio Dias (de Pergoim), Catarina Gonçalves (de Sequeiros), etc.

Se for possível, poderia pedir-lhe mais 1 favor? Prometo que é só mais este. Trata-se da IG do inquerido:

1. Manuel José Dias, f.o de João Dias Palhão e Ana Rodrigues; cujo processo é o n.º 10770, pasta 491, datado de 19 de agosto de 1785, cuja localidade é a freg. de São Tiago de Chamoim, concelho de Terras de Bouro. Um irmão deste Manuel veio p/ o Brasil, onde deixou vasta descendência.

Muito obrigado,
Luiz Gustavo Sillos

Resposta

Link directo:

RE: IG no Arquivo de Braga

#82918 | luizsillos | 28 jan 2005 04:16 | Em resposta a: #82915

Caro Miguel Pimenta,

Tenho certeza absoluta que não ouve qualquer engano por parte do confrade! É que o João Dias, pai do pe. Domingos Dias (o inquerido em questão), já era falecido para mais de doze anos e, talvez, as partes envolvidas não tinham certeza quanto ao nome da avó paterna e atribuíram-na como Catarina João, nome de uma das esposas do avô paterno. Os demais dados estão todos corretíssimos - até mesmo os lugares de naturalidades dos avós: Antônio Dias (de Pergoim), Catarina Gonçalves (de Sequeiros), etc.

Se for possível, poderia pedir-lhe mais 1 favor? Prometo que é só mais este. Trata-se da IG do inquerido:

1. Manuel José Dias, f.o de João Dias Palhão e Ana Rodrigues; cujo processo é o n.º 10770, pasta 491, datado de 19 de agosto de 1785, cuja localidade é a freg. de São Tiago de Chamoim, concelho de Terras de Bouro. Um irmão deste Manuel veio p/ o Brasil, onde deixou vasta descendência.

Muito obrigado,
Luiz Gustavo Sillos

Resposta

Link directo:

RE: IG no Arquivo de Braga

#82926 | Ricardo de Oliveira | 28 jan 2005 10:07 | Em resposta a: #82914

Caro Miguel Brandão Pimenta

Muito obrigado pela sua ajuda e gentileza. As informações serão bastante úteis. Se precisar de algo ao nosso alcance é só falar.

Abraços
Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 03:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen