Famílias Velez Caroço e /ou Velez Castanho

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Famílias Velez Caroço e /ou Velez Castanho

#54732 | dpa | 04 jan 2004 22:11

Estou a tentar ver claro nestes dois ramos da família Velez. Na GP, no apelido Velez, referem-se os Velez Castanho como ramo identificado mas não mais.
Agradecia qualquer ajuda.

Diogo Pacheco de Amorim

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Velez Caroço e /ou Velez Castanho

#64623 | sgrilo | 10 mai 2004 03:01 | Em resposta a: #54732

A familia Velez Caroço é de Portalegre, da qual sou descendente. O meu trisavô era Jorge Frederico Velez Caroço, Nasceu em Portalegre em 8 de Setembro de 1870 e era filho de José Velez Caroço Júnior e de Carolina Regalo. Oficial do Exército (infantaria), ascendeu ao posto de coronel. Em Fevereiro de 1902 foi colocado como comandante da secção de Portalegre da Guarda Fiscal. Participou depois em diversas campanhas no sul de Angola e em Moçambique. Foi deputado à Assembleia Nacional Constituinte por Portalegre em 1911 e em 1913-1914 ocupou o cargo de governador civil de Portalegre. Fez parte do Senado da República nas legislaturas de 1919, 1921 e 1922 por Portalegre, sempre nas listas do Partido Democrático. Exerceu funções de governador da Guiné entre 1921 e 1923 e 1924-1926. Por ter participado nas lutas contra a Ditadura de 1926, foi deportado durante algum tempo. Pertenceu à Maçonaria, sendo iniciado em 1910 no triângulo de Portalegre com o nome simbólico de Camilo Desmoulins. Morreu em Portalegre em 22 e Março de 1966.~
Esta é a informação de que disponho, será que poderá facultar-me as informações de que dispõe?

Com os melhores cumprimentos
sgrilo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Velez Caroço e /ou Velez Castanho

#69623 | dpa | 15 jul 2004 06:09 | Em resposta a: #64623

Caro sgrilo:

Creio que o seu trisavô pertenceu á geração do meu trisavô José Velez Mouta, natural da freg. de S. Lourenço, em Portalegre, pois nasceu mais ou menos pela mesma altura. A única coisa que lhe posso fornecer é a sua ascendência até ao primeiro Velez Caroço.

1- Ana Rita Velez (mãe de José Velez Mouta) * 2.08.1821 S. Lourenço

------------------------
2- José Velez Caroço * 26.05.1780 S. Lourenço
3- Antónia Rita

------------------------
4- José Velez Caroço * 30.08.1744 S. Lourenço
5- Francisca Josefa das Chagas

6- Carlos Fernandes Laranjo (de Castelo de Vide)
7- Rosa Maria

------------------------
8- Manuel Fernandes Caroço, casou a 09.01.1737 com:
9- Catarina Velez * 29.11.1711 S. Lourenço

10- Manuel Velez Castanho (Freguesia da Sé, Portalegre)
11- Mariana da Rosa (?) F. da Sé


Estas informações baseiam-se numa esboçada árvore de costados do meu bisavô Henrique que encontrei cá em casa - razão pela qual não lhe posso confirmar todos os dados. É um ramo da minha família pouco estudado e sobre o qual o meu pai (criador deste tópico) lhe possa fornecer mais informações.

Com os melhores cumprimentos!

Lopo PA

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Velez Caroço e /ou Velez Castanho

#69666 | sgrilo | 15 jul 2004 19:34 | Em resposta a: #69623

Fico-lhe grata pela informação. Penso que agora terei melhores condições para construir a minha árvore geanológica.


Com os melhores cumprimentos

Sgrilo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Velez Caroço e /ou Velez Castanho

#69809 | dpa | 18 jul 2004 06:34 | Em resposta a: #69666

Se descobrir mais alguma a respeito dos Velezes Caroço de Portalegre, agradeço que me informe.

Os melhores cumprimentos do seu remoto parente:

Lopo Pacheco de Amorim

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Velez Caroço e /ou Velez Castanho

#86588 | Joman | 21 mar 2005 09:51 | Em resposta a: #69623

Caro Diogo Amorim

Por acaso tem algo sobre Joaquim Felizardo Velez Caroço c/c. Eduarda Monteiro de Macedo? Terá vivido na Guiné também na primeira metade do século XX, talvez na altura em que o seu parente foi governador.

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Velez Caroço e /ou Velez Castanho

#86817 | mocas | 24 mar 2005 02:37 | Em resposta a: #86588

Sr. João Nobre de Oliveira

Eu sou neta de Joaquim e Eduarda Velez Caroço.
Joaquim era sobrinho do Coronel Jorge Frederico, filho do seu irmão Coronel José Velez Caroço e de Maria Gertrudes Pinheiro Taborda.

Mónica Velez Caroço

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Velez Caroço e /ou Velez Castanho

#86819 | Joman | 24 mar 2005 03:51 | Em resposta a: #86817

Cara Mónica Velez Caroço

Muito me alegra saber isso, pois, estou a investigar a família Monteiro de Macedo cuja árvore ando a "construir" e, claro, gostaria de incluir no meu trabalho a descendência da sua avó Eduarda (e dos irmãos dela também). Vou estar fora este fim de semana mas na segunda contatarei novamente.

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Velez Caroço e /ou Velez Castanho

#87058 | Joman | 28 mar 2005 10:40 | Em resposta a: #86817

Cara Mónica Velez Caroço

Espero que tenha tido uma boa Páscoa. Voltando ao tema Velez Caroço, ligado à família Monteiro de Macedo tenho um José Manuel Morais Caroço, nat. de Serpa, que casou a 15 de Julho de 1967 na cidade da Praia com Leonilde Luzia Henriques de Macedo, filha de Joaquim Monteiro de Macedo. Será ele também da familia Velez Caroço?

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Velez Caroço e /ou Velez Castanho

#87396 | mocas | 01 abr 2005 16:03 | Em resposta a: #87058

Sr. João Nobre de Oliveira

Desculpe não lhe ter dado noticias antes mas não me foi possível.
Em relação ao casal, a quem se refere na segunda mensagem que me enviou, não tenho qualquer conhecimento.
Gostaria de lhe dizer que já existe uma árvore genealógica da família Monteiro de Macedo, à qual já tive acesso, mas de momento desconheço o seu paradeiro.
Participei também em dois jantares da família Monteiro de Macedo, há alguns anos atrás com cerca de duzentas pessoas.
Quanto aos irmãos da minha avó sei só que o mais velho era Eduardo Monteiro de Macedo e o mais novo Zeferino José Monteiro de Macedo.
Espero que estas informações lhe dêem alguma ajuda.
Com os meus cumprimentos,

Mónica Velez Caroço

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Velez Caroço e /ou Velez Castanho

#87421 | Joman | 01 abr 2005 19:08 | Em resposta a: #87396

Cara Mónica Velez Caroço

Não tem que desculpar-se. Sei de um livro que trata de uns ramos da família Monteiro de Macedo e que talvez seja o que refere (Medinas da ilha da Madeira). Mas, de imediato interessava-me mais saber da descendência dos seus avós. Se lhe der mais jeito pode utilizar o meu mail joliveiarrobamacau.ctm.net

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

Isabel Martins Caroço

#126270 | gmg | 28 ago 2006 22:54 | Em resposta a: #64623

Procuro informações sobre esta Família Portalegrense, nomeadamente sobre a Ascendência de:

ISABEL MARTINS CAROÇO, nat. de Portalegre e da freg.ª de S. Tiago, f.ª de Matias Teixeira e de Margarida Gonçalves Caroço, que casou no dia 3 de Agosto de 1684 em Portalegre, freg.ª de S. Tiago com MANUEL FERNANDES, f.º de Manuel Álvares Pinto e de Úrsula Lopes. C.g.

Resposta

Link directo:

ISABEL MARTINS CAROÇO, de Portalegre

#127291 | gmg | 03 set 2006 13:16 | Em resposta a: #64623

Procuro informações sobre esta Família Portalegrense, nomeadamente sobre a Ascendência de:

ISABEL MARTINS CAROÇO, nat. de Portalegre e da freg.ª de S. Tiago, f.ª de Matias Teixeira e de Margarida Gonçalves Caroço, que casou no dia 3 de Agosto de 1684 em Portalegre, freg.ª de S. Tiago com MANUEL FERNANDES, f.º de Manuel Álvares Pinto e de Úrsula Lopes. C.g.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Velez Caroço e /ou Velez Castanho

#127293 | gmg | 03 set 2006 13:23 | Em resposta a: #64623

Procuro informações sobre esta Família Portalegrense, nomeadamente sobre a Ascendência de:

ISABEL MARTINS CAROÇO, nat. de Portalegre e da freg.ª de S. Tiago, f.ª de Matias Teixeira e de Margarida Gonçalves Caroço, que casou no dia 3 de Agosto de 1684 em Portalegre, freg.ª de S. Tiago com MANUEL FERNANDES, f.º de Manuel Álvares Pinto e de Úrsula Lopes. C.g.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Velez Caroço e /ou Velez Castanho

#128461 | Joman | 14 set 2006 11:17 | Em resposta a: #87396

Cara Mónica Velez Caroço

Encontrei o nome de Júlio de Macedo Velez Caroço, militar, nascido em 09 de Fevereiro de 1937. Sera filho de Joaquim?

João Nobre de Oliveira.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Velez Caroço e /ou Velez Castanho

#143172 | falco | 06 fev 2007 17:04 | Em resposta a: #128461

Caros investigadores

Procurem no Arquivo Distrital de Portalegre pois existem lá imensos Caroços e Vilezes num notável nucleo chamado "Instituições de Capelas"desde Elvas a Portalegre cuja cronologia remonta ao seculo de Quinhentos...
Caso queiram mais "nata" então o Arquivo do Cabido da Sé (que já consultei) é quase virgem e de grande riqueza documental.
Mais ?

Boa sorte

Paulo Falcão Tavares

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 06:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen