Visconde de São Jorge

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos

Visconde de São Jorge

#54816 | quintadoloureiro | 06 jan 2004 14:48

Caros confrades

Procuro dados sobre Adriano Augusto Campos de Oliveira, nascido em 1849, Visconde de São Jorge.
Agradeço a quem me possa dar quaisquer informações.
José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#55830 | quintadoloureiro | 21 jan 2004 18:05 | Em resposta a: #54816

Caros confrades

Repito de novo o meu pedido. Obrigado.

J C Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#59400 | quintadoloureiro | 03 mar 2004 00:22 | Em resposta a: #55830

Caros confrades

De novo peço informações sobre o Visconde de São Jorge.
A sua primeira mulher foi Francisca de Vilallonga e Cardenas, que faleceu cerca de 24 horas depois do casamento. Era filha de Narciso de Vilallonga, natural de La Selva, Barcelona e de sua mulher Encarnacion de Cardenas, natural de Sevilha.
Não sei se tornou a casar.
Obrigado,
J C Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#65510 | almiro63 | 20 mai 2004 23:48 | Em resposta a: #59400

Caro José Canelas


O Visconde de São Jorge faleceu (de cancro no peito) em Paris onde tinha residencia permanente a 04-01-1906.
Era sócio da Sociedade de Geografia, comendador da O. de N. Srª. da Conceição de Vila Vicosa e, devido a um trabalho literário alusivo ao descobrimento da América, foi agraciado pelo governo espanhol com a comenda de Isabel a Católica.
Cordialmente
J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#65527 | quintadoloureiro | 21 mai 2004 13:09 | Em resposta a: #65510

Caro J. Almiro

Agradeço as informações que dá sobre o Visconde de São Jorge que considero muito úteis.
Sabe, por acaso, elementos referentes à sua data e locais de nascimento e falecimento?
Sua 1ª mulher, Francisca Vilallonga era minha tia Bisavó. Sabe se casou segunda vez?
Cumprimentos,

J C Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#116222 | pgirao | 09 abr 2006 19:55 | Em resposta a: #54816

Caros frequentadores do Fórum:

"Ressuscito" este tópico por 2 motivos intimamente relacionados.

Em primeiro lugar, relembro que foi recentemente publicado um livro (aliás à venda na Livraria do Guarda-Mor), intitulado "Souza Girão e Valle na descendência de D. Pedro e D. Inês de Castro", da autoria do meu parente Guilherme Manuel de Sousa Girão, ex-diplomata. Esse livro contém várias imprecisões genealógicas, aparentemente propositadas, o que é lamentável. Faço esta grave afirmação porque eu próprio estudei algumas das linhas publicadas, tendo trocado muitas vezes informações e impressões com o autor. Chamo portanto a vossa atenção para o facto de serem necessárias redobradas cautelas com o que se copia de alguns livros que não citam as suas fontes, pela sua absoluta falta de credibilidade. Desta situação é infelizmente esse livro um exemplo paradigmático, observando-se a coabitação de dados incontroversos com outros absolutamente inverosímeis, de tal forma que se torna muito difícil distinguir o que é verdadeiro do que é pura invenção.

Segundo assunto (aliás, um dos tais "difíceis de distinguir"...): no mesmo livro, o autor reclama para si o título de 4º Visconde de S. Jorge, por sucessão. Tal mercê teria sido dada ao pai do autor "por Carta de S. M. o Rei D. Manuel II, datada de Twickenham, de 30 de Janeiro de 1923". Essa (eventual) atribuição justificar-se-ia pela presunção de que o 1º visconde de S. Jorge, Adriano Augusto Campos de Oliveira (que segundo a Base de Dados do Genea nasceu a 5.4.1849 em Lisboa, filho de seu pai homónimo e de Olímpia de Jesus Maria), seria exactamente a mesma pessoa que um Adriano Augusto de Oliveira, nascido a 12.7.1842 em Bragança, filho de Augusto César de Oliveira e de Maria Angelina Pinto. Este segundo (ou o mesmo?...) Adriano foi, comprovadamente, tio da avó paterna do autor do referido livro, o que justificaria a sucessão no título.

Alguém me sabe dizer mais alguma coisa sobre este delicado assunto? Muito obrigado.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#116231 | LCM | 10 abr 2006 00:16 | Em resposta a: #116222

Caro Pedro Girão,

Estudei os títulos cujo uso foi autorizado por D. Manuel II no exílio e não encontrei qualquer referência ao Visconde de S. Jorge. Tenho o maior interesse em conhecer a carta concedendo essa autorização que, a existir, deverá estar na mão do seu referido parente.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#116324 | loureiro | 11 abr 2006 13:09 | Em resposta a: #116222

Caro Pedro Girão

Como referi, Adriano Augusto de Oliveira, 1º Visconde de São Jorge, foi casado com Francisca Vilallonga e Cardeñas, irmã de minha bisavó Maria do Patrocínio Vilallonga y Cardeñas. Essa minha tia morreu no dia seguinte ao casamento.
Penso que ele não se casou segunda vez mas não tenho a certeza. Não tenho informações se teria irmãos.
Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#116370 | pgirao | 11 abr 2006 19:40 | Em resposta a: #116324

Caro José de Castro Canelas,

Seria para mim muito interessante descobrir a verdade sobre este assunto... Julgo-o suficientemente importante para que não fiquem a pairar dúvidas, não lhe parece? Por isso lhe pergunto: sabe o nome dos pais, a data e local exacto do nascimento do Visconde? Ou, em alternativa, pode indicar as datas e freguesias de baptismo e casamento dessa sua bisavó? Só dessa forma poderíamos assegurar com toda a certeza quee existem duas pessoas com o nome Adriano Augusto de Oliveira... ou se estamos a falar da mesma pessoa.

Agradeço antecipadamente a sua ajuda! Com os melhores cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#116371 | jmacieira | 11 abr 2006 20:12 | Em resposta a: #116231

Caro Lourenço

Um abraço.

Ao ser também mentira os ARY'S já não andam tão sózinhos!

João Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#116372 | Mavasc | 11 abr 2006 20:23 | Em resposta a: #116370

Caro Pedro Girão

É, efectivamente, um assunto a apurar. E creio que o velho Dr. Girão (médico que bem conheci , em Aveiro, bem como sua mulher e filhos, e cunhado do Dr Guilherme de Oliveira, igualmente médico, em Coimbra) ficaria tão estupefacto como eu com o desenrolar dos factos! Fantástico! Ou não será tão inesperado como isso? Julgo do maior interesse apurar toda a verdade sobre o assunto até porque a reincidência é grave!

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#116402 | nuno vilallonga | 11 abr 2006 23:48 | Em resposta a: #54816

Este Senhor era casado com Encarnacion Cardenas Filha de Narciso Vilallonga meu trizavo que ao vir para portugal casou segunda vez e teve mais três filhos um dos quais Enrique Vilallonga meu bizavô pai de Narciso Vilallonga meu avô pai do meu pai.Encarnacion Cardenas era então irmã germana de meu Bizavô Enrique Vilallonga pelo que José de castro canelas tem o mesmo trisavô que eu tenho Narciso Vilallonga natural de Cassa de la selva e que gostaria de conhecer pessoalmente.Quando instrui o meu processo como Cavaleiro da ordem soberana e militar de malta tive de fazer a arvore geneológica e descobri coisas interesantes

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#116403 | pgirao | 11 abr 2006 23:50 | Em resposta a: #116371

Caro João Macieira,

Aproveito para lhe agradecer publicamente a simpatia com que respondeu ao meu contacto de há alguns meses atrás, bem como a sugestão que então me deu acerca da família Mariz: consultar o livro "Histórias de Inácios", de Gonçalo Monjardino Nemésio - uma obra verdadeiramente monumental, de cuja leitura muito aproveitei.

Acerca do assunto em discussão neste tópico, devo confessar-lhe que vou de surpresa em surpresa, e que cada vez mais surpreendido constato que tudo encaixa na perfeição - cada pormenor que vou sabendo justifica e esclarece detalhes a que não tinha dado qualquer importância no passado. É o caso da sua intervenção, que lança uma nova luz sobre um facto que eu sabia desde há muito: a grande amizade que havia entre o autor do livro em questão e a pessoa que agora refere.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#116409 | pgirao | 12 abr 2006 00:15 | Em resposta a: #116371

Faço uma alteração ao último parágrafo da intervenção anterior, para evitar algum mal-entendido.

Deve ler-se: "... a grande amizade que havia entre o autor do livro "Souza Girão e Valle" e a pessoa que agora refere."

Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#116415 | loureiro | 12 abr 2006 00:44 | Em resposta a: #116402

Caro confrade Nuno Vilallonga

Fico extremamente surpreendido com a sua mensagem pois desconhecia por completo o seu ramo da família.
O meu (nosso) trisavô Narciso Vilallonga era casado em primeiras núpcias com Encarnacion Cardenas e seus três filhos, já nascidos em Portugal, foram minha bisavó Maria do Patrocínio Vilallonga y Cardeñas, Francisca Vilallonga y Cardeñas (e não Encarnacion Cardeñas) que casou com o Visconde de São Jorge e José Narciso Vilallonga y Cardeñas.
O segundo casamento terá sido portanto depois de ficar viuvo de minha trisavó, já em Portugal.
Tenho imenso interesse em trocar informações consigo e terei muito gosto em conhecê-lo.
Em casa de meus pais existe o retrato de Narciso Vilallonga.
Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#116416 | loureiro | 12 abr 2006 00:52 | Em resposta a: #116370

Caro Pedro Girão

Vou ver o que consigo encontrar sobre a minha bisavó, pois tenho muito mal documentado este ramo da família. Sobre a sua irmã Francisca Vilallonga penso que só tenho a data de falecimento. Assim que tiver mais informações contacto-o.
Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#116422 | nuno vilallonga | 12 abr 2006 09:17 | Em resposta a: #116415

O mundo é pequeno efectivamente.tenho em meu poder a cópia da certidão de obito (,na época creio que 1898 registo paroquial )de Narciso Vilallonga (trisavô)que obtive na torre do tombo em Lisboa. Quando faleceu o meu bisavô Enrique vilallonga tinha oito anos.Sei que está sepultado em jasigo de familia no cemitério ocidental de Lisboa actual Alto de S.Joâo.Com um Afectuoso abraço Nuno de Vilallonga

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#116424 | nuno vilallonga | 12 abr 2006 09:40 | Em resposta a: #116415

Em Paço de Arcos existe a travessa de Vilallonga que eu gostava de saber quem foi e qual o grau de parentesco porque dá-se a coincidência de na rua paralela ser a do Comandante Ruben Auber Tavares de Mello meu bisavô por parte da minha mãe.Com um abraço Nuno Vilallonga

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#116426 | bbarahona | 12 abr 2006 10:46 | Em resposta a: #116424

Caro Nuno,
que surpresa encontrá-lo por estas paragens, o que eu não imaginava. Como tem passado? E a Conceição e a Maria Isabel? Continua no Conservatório? Às vezes vou sabendo notícias vossas pelo nosso amigo AA. Têm tido actuações? Um abraço
Bernardo

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#116428 | nuno vilallonga | 12 abr 2006 11:03 | Em resposta a: #116426

Caro Bernardo gosto em saber noticias suas.Vou têr uma cavalaria Rusticana em versão concerto no dia 9 de Maio no palácio Marquês da Fronteira;no dia 10 Os três Baritonos no salão nobre do Conservatório.Se quiser ir será um prazer.Desejo boa páscoa e até breve Nuno Vilallonga

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#116433 | bbarahona | 12 abr 2006 12:48 | Em resposta a: #116428

Caro Nuno,
muito gostaria de estar presente na Cavalleria Rusticana. A que horas? O papel de Alfio é decerto aconselhável para a sua voz. Quem são o Turiddu e a Santuzza (sop. ou mezzo?)
Quanto ao dia 10 quem serão os outros 2 barítonos?

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#116435 | nuno vilallonga | 12 abr 2006 13:04 | Em resposta a: #116433

O Turridu ´é o tenor Gillermo Orosco e a Santuza o meio soprano Larissa savchenco .Em relação aos baritonos será o Oliveira Lopes e o Wagner Dinis. Um Abraço Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#116438 | jmacieira | 12 abr 2006 13:44 | Em resposta a: #116435

Caro Nuno

Lá estarei para o ouvir.

Antes disso temos que almoçar!

Santa Páscoa e um garnde abraço do seu amigo, confrade e "colega" (!!!)

João Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#116440 | jmacieira | 12 abr 2006 13:50 | Em resposta a: #116409

Caro Pedro Girão

Não tem que agradecer as minhas informações. É sempre com o maior gosto que, do muito pouco que sei, passo informações no Fórum. Do mesmo modo espero que me ilucidem quando tenho dúvidas.

Muito me conta sobre essa amizade! É evidente que os aldrabões sentem-se bem entre eles. As pessoas normais, quando lhes estendem a mão, fazem-no por cortesia e boa educação e, acredite, esses não andam cá sózinhos!

Santa Páscoa, um abraço

João Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#116467 | loureiro | 12 abr 2006 22:03 | Em resposta a: #116422

Caro Primo Nuno
O mundo é realmente pequeno; o Avô Narciso Vilallonga está sepultado num jazigo da minha família de que eu sou também dono. Gostaria imenso de ter uma cópia dessa certidão de óbito e de falar directamente consigo. Se quizer pedir ao moderador o meu mail ou se der licença que eu peça o seu poderiamos contactar directamente.
Pelas outras mensagens vejo que tem uma veia artistica; será a dos Vilallonga?
Um abraço,

J C Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#116468 | nuno vilallonga | 12 abr 2006 22:25 | Em resposta a: #116467

Caro primo para alem do mais apresento-me sou cantor lirico profissional e professor de canto do Conservatório nacional de Lisboa.Vivi dez anos em madrid pois fiz o cursso da escola superior de canto assim como minha mulher que é soprano.tenho uma filha de quatroanos a maria Isabel e vivo em Cascais.Pode pedir o meu contacto ao moderador mas se quiser podemos combinar conhecermo-nos no Conservatório Nacional de Musica quando as aulas começarem na próxima terça feira.Tenho um Irmão que se encontra a fazer o doutoramento em direito penal em Coimbra.bom desejo boa páscoa a toda a familia com um abraço Nuno Vilallonga

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#116480 | loureiro | 13 abr 2006 10:11 | Em resposta a: #116468

Caro Nuno

Terei muito gosto em conhecê-lo. Vou pedir o seu contacto ao moderador. Vivo na Golegã, a 120 km de Lisboa, pelo que não é muito fácil para mim ir durante a semana ao Conservatório.
Eu estou aqui no genea em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=226183
O nosso trisavô também aqui está em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=245231
Já indiquei a ligação à minha bisavó mas ainda não está aqui registada.

Uma óptima Páscoa e um abraço,

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#116481 | nuno vilallonga | 13 abr 2006 10:25 | Em resposta a: #116480

Caro primo José vive numa terra que muito aprecio especialmente quando vou as feiras equestres.A minha filha tambem nasceu em 2001.Peça o meu contacto ao moderador para contactarmos directamente.Vivemos em Cascais e gostaria de os receber quando quiserem.Terei muito prazer de lhe dar uma cópia da certidão de óbito do nosso trizavô.Com um grande abraço e renovando votos de Páscoa feliz Nuno V.

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#116493 | loureiro | 13 abr 2006 12:43 | Em resposta a: #116481

Caro Nuno

Muito obrigado. Já pedi o contacto ao moderador. Terei também muito gosto que venham cá e será também uma oportunidade para conhecerem o quadro do nosso antepassado comum.

Um abraço,

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#116977 | loureiro | 20 abr 2006 15:10 | Em resposta a: #116370

Caro Pedro Girão

Não descobri os dados que me pediu mas tenho a data de nascimento (14.4.1860) e da morte (21.5.1882) de Francisca Vilallonga (Oliveira) que se encontram inscritas no Jazigo onde foi sepultada, no cemitério do Alto de São João. Como informei, casou-se com o Visconde de São Jorge tendo morrido no dia seguinte.
No mesmo jazigo está sepultado Eduardo Campos Oliveira, poderá, pelo nome, ser um irmão de Adriano Augusto Campos Oliveira?

Como vivo longe de Lisboa tenho alguma dificuldade para ir à Torre do Tombo investigar.

A sua irmã, Maria do Patrocínio Vilallonga, mais velha, nasceu na freguesia de São Bartolomeu do Beato; poderá acontecer que tenham nascido na mesma freguesia.

Caso entretanto consiga mais elementos comunicarei.
Cumprimentos,
J C Canels

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#116994 | LCM | 20 abr 2006 19:10 | Em resposta a: #116977

Caro José Canelas,

Se me permite uma sugestão, o melhor será procurar as notícias dos óbitos nos jornais para descobrir onde morrem e depois ir ver as certidões. Como em datas não será dificil e confirmará, mesmo através dos anúncios e notícias, se o tal Eduardo é irmão do Visconde.
O próprio casamento de Francisca Villalonga pode ser motivo de notícia na secção "High life". Para esta época aconselho o "Diário Illustrado" ou o "Diário de Notícias".

Um abraço
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#117023 | loureiro | 21 abr 2006 09:09 | Em resposta a: #116994

Caro Lourenço Correia de Matos

Muito obrigado pela sugestão que me dá. Sabe onde poderei consultar os jornais qe referiu?

Um abraço,

J C Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#117024 | LCM | 21 abr 2006 09:14 | Em resposta a: #117023

Caro José Canelas,

Na Biblioteca Nacional de Lisboa. Estão ambos microfilmados.

Um abraço
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#118730 | 29 de junho | 17 mai 2006 01:39 | Em resposta a: #116422

Tens razão Nuno, o mundo é pequeno!... Sem querer aqui vim parar e estou à 3 dias a pensar se digo algo. Prezo em saber que te encontras bem, assim como a tua mulher e filha! Fico feliz por estares bem com a tua vida actual e dou graças a Deus por isso! gostei de saber noticias tuas e com um sorriso me despeço :)
até sempre. *

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Săo Jorge

#118731 | 29 de junho | 17 mai 2006 02:04 | Em resposta a: #118730

Como é evidente, houve algum erro na introdução de dados e ao invés de enviar uma mensagem, solicitei por lapso, algo que não me é devido. Assim, peço desculpa pelo sucedido, não sendo de minha vontade receber quaisquer dados pessoais. Um abraço e até sempre*

Resposta

Link directo:

Os pais do Visconde

#155962 | pgirao | 13 mai 2007 04:25 | Em resposta a: #54816

Caros amigos,

"Ressuscito" este tópico pela segunda vez, devido ao aparecimento do assento de casamento dos pais do 1º Visconde de São Jorge, Adriano Augusto de Oliveira, documento precioso para esclarecer o assunto. Foi encontrado pelo Luís Amaral, que imediatamente colocou os dados disponíveis na Base do Genea, e que gentilmente me informou da descoberta.

Resumo do assento de casamento (Lisboa, Santa Engrácia, 14.5.1848):
Ele: Adriano Augusto de Campos Oliveira, natural de São Julião (Lisboa), filho de Cândido José de Oliveira e de Gertrudes Magna do Coração de Jesus (que por sua vez casaram na freguesia lisboeta do Socorro em 21.1.1815).
Ela: Olímpia de Jesus Maria, natural de Santa Engrácia (Lisboa), filha de Teotónio José da Silva e de Maria do Carmo.

Para poderem comparar e tirar as conclusões adequadas, transcrevo agora a ascendência do 1º Visconde tal como é apresentada no livro "Souza Girão e Valle", e que serve para o autor, Guilherme Manuel de Souza Girão, reclamar para si o referido título:

"Adriano Augusto de Oliveira, natural de Bragança, onde nasceu em 12 de Julho de 1842, (...), filho de Manuel Paulino de Oliveira (natural de Azinhoso, Mogadouro) e de D. Maria Angelina Pinto Ferreira, de Bragança."

Conclusão intermédia (que já se esperava): estamos a falar de 2 Adriano Augusto de Oliveira diferentes, com pais diferentes e naturalidades diferentes.

Chegados a este ponto, acresce um "pequeno" detalhe: pesquisando em Bragança, de Manuel Paulino de Oliveira e sua esposa (pessoas reais, e realmente antepassadas do autor do dito livro), existem apenas 2 filhos, em 1835 e 1839. O nascimento de um Adriano em 12 de Julho de 1842 revelou-se algo do domínio do surreal.

Conclusão final (e quase inesperada): estamos a falar de um Adriano Augusto de Oliveira real (o 1º Visconde de São Jorge) e de um Adriano Augusto de Oliveira surreal (hipotético tio-bisavô do autor do tal livro).

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Girão

P.S. - Falta ainda referir que no tal livro existe uma profusão de quadros a óleo de diversos antepassados do autor, todos com brasões a condizer, indo tão longe como 1695, e incluindo pessoas de cuja existência o autor mal suspeitava até há pouco tempo atrás... Por outro lado, quase todos os quadros têm um estilo marcadamente inglês - excepto os brasões, claro está, acrescentados por um artista algures para os lados de S. João da Madeira... De certeza que a Livraria do Guarda-Mor quer manter isto à venda?

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#225708 | loureiro | 06 abr 2009 18:25 | Em resposta a: #116977

Caros Confrades

Tive agora algumas informações que contradizem o que aqui ficou dito em posts anteriores.

Francisca Vilallonga y Cardenas não foi casada com Adriano Augusto Campos de Oliveira, Visconde de São Jorge mas sim com Eduardo Campos d'Oliveira, seu irmão.

Tenho comigo cópias do Diário de Notícias em que é participada a morte de Francisca Vilallonga, pelo seu pai e pelo seu marido e a participação do Falecimento de Eduardo Campos d'Oliveira, feito por sua mãe.

Estas informações foram-me fornecidas por José Filipe Oliveira de Carvalho Marques

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=455879

bisneto do Visconde de São Jorge.

Deu-me ainda a informação que o Visconde de São Jorge foi casado com uma senhora belga, de quem teve um filho que morreu novo, sem descendência. Teve ainda de uma senhora francesa um filho que foi legitimado, Nil Oliveira, que está aqui no genea mas que não está ainda identificado como sendo filho do visconde:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=233417

Peço desculpa pela informação errada que vinculei aqui anteriormente no forum, sobre o casamento de Francisca Vilallonga e também de Adriano Augusto Campos de Oliveira e peço ao genea que a corrija assim que possível na base de dados.

Aguardo mais informações, que assim que as tiver colocarei aqui no forum.

J C Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#226136 | pval | 11 abr 2009 15:43 | Em resposta a: #116424

Ex.mo Senhor
Nascido e criado em Paço de Arcos, resido presentemente na Rua Comandante Ruben Auber Tavares de Mello, n.º 4.
Ao fazer uma pesquisa na Internet para tentar saber quem foi o Comandante Ruben Tavares de Mello, vi esta sua mensagem.
Assim, ficaria muito grato se me pudesse informar as razões que levaram a atribuir o nome do seu bisavô a esta rua de Paço de Arcos.
Com os melhores cumprimentos,
Pedro Guerreiro Valente

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#226340 | nubno vilallonga | 14 abr 2009 11:11 | Em resposta a: #226136

O meu bisavô fundou os socorros anaufragos com a Rainha D.Amélia,salvou 178 pessoas de naufrágios possuia as mais altas condecorações atribuidas pela rainha na sociedade de geografia e por causa da républica teve que se reformar compulsivamente em 1915.Como se depreende era oficial da Real Marinha portuguesa.Todo o seu historial encontra-se no museu arquivo da marinha.Inventou tambem o primeiro cinto de salvação no mar.È pena que na lápide que se encontra nos socorros anaufragos só figure o nome do patrão Lopes figura importante tambem mas isso pensso dever-se ao facto de ser républicano.O barco Mineiro ofrecido por El Rei D.Manuel I ao meu bisavô e que por ele era comandado o patrão Lopes fazia parte da tripulação.Isto vem tudo descrito numa entrevista ao jornal o Século que o meu bisavô concedeu antes de falecer.Com os melhores cumprimentos espero têr respondido ainda que de forma sumária a sua pergunta Nuno de Vilallonga.A titulo de curiosidade a travessa de Vilallonga rua paralela a do meu bisavô onde vive tambem era meu bisavô mas pelo lado de meu pai coincidências interesantes.

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#226777 | pval | 18 abr 2009 16:54 | Em resposta a: #226340

Obrigado pela resposta, que esclarece as minhas interrogações.
Os melhores cumprimentos.
Pedro Valente

Resposta

Link directo:

RE: Os pais do Visconde

#253233 | Mavasc | 16 abr 2010 20:17 | Em resposta a: #155962

Caro confrade Pedro Girão

Acabo de solicitar o seu mail aos Administradores do Genea pois gostaria de apurar alguns dados sobre a descendência do Visconde de S Jorge, Adriano Augusto de Oliveira, que continua a não me aparecer no Genea mas que, efectivamente existe!
Com os meus melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Os pais do Visconde

#253248 | loureiro | 17 abr 2010 09:00 | Em resposta a: #253233

Cara Maria Benedita

Tenho comigo informações sobre a descendência do Visconde de São Jorge. Já fiz várias tentativas para corrigir na base de dados a informação errada que dei sobre o seu casamento, quer através deste forum quer através do contacto com o administrador do site mas ainda não foi possivel.

Se pretender posso dar aqui as informações que me foram transmitidas por um seu bisneto.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Os pais do Visconde

#253253 | Mavasc | 17 abr 2010 10:56 | Em resposta a: #253248

Caro confrade José de Castro Canelas

José Filipe de Oliveira Carvalho Marques, bisneto do Visconde de S. Jorge, entrou em contacto comigo, pelo que sei que o caro confrade tem a informação correcta sobre a descendência do Visconde. Efectivamente, se lhe é possível, pedia-lhe que a postasse aqui, já que até a Wikipédia está a fornecer informação errada, dando como pretendente a esse título Gulherme Manuel de Oliveira Sousa Girão, como pode constatar.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Adriano_Augusto_de_Campos_Oliveira
http://en.wikipedia.org/wiki/Visconde_de_S%C3%A3o_Jorge

E o delírio já chegou a este ponto
http://arpadpeprzemslydeesouzagiraoevalle.blogspot.com/

Parece-me que toda esta desinformação deve ter o seu ponto final, e devemos envidar esforços no sentido de a corrigir, pelo que é benvindo o seu auxílio, tão prontamente oferecido.

Com os meus melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Os pais do Visconde

#253278 | loureiro | 17 abr 2010 23:02 | Em resposta a: #253253

Cara Maria Benedita

As informações que tenho foram-me dadas por José Filipe de Oliveira Carvalho Marques. Não as coloquei ainda aqui, como disse, por não ter sido ainda corrigido na base de dados o casamento de minha tia Bisavó Francisca Vilallonga que se casou não com o Visconde de São Jorge (Adriano Augusto Campos de Oliveira) mas com o seu irmão, Eduardo Campos de Oliveira. Este engano deveu-se a ter utilizado informações familiares de uma pessoa de muita idade e não ter feito as devidas investigações, pelo que tenho evitado cair outra vez no mesmo erro, que teve inicio neste tópico que lancei.

No entanto como pude ver nos links que aqui deixou o delírio de se querer ter um título por quaisquer meios gerou a fantasia dos falsos pretendentes a este título.

Não tenho os elementos agora comigo mas, muito brevemente, dar-lhe-ei as informações que tenho, que ainda não coloquei aqui porque gostava de as ter mais documentadas. No entanto, penso que com a dimensão de tão grande delírio, como tão bem adjectiva este caso, é necessário rápidamente tentar esclarecer este assunto.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Os pais do Visconde

#253396 | loureiro | 19 abr 2010 23:01 | Em resposta a: #253253

Cara Maria Benedita

Adriano Augusto Campos d'Oliveira, Visconde de São Jorge teve 2 filhos.

O primeiro de uma senhora francesa, Marie Hortense Eugenie Thivet Normand. O seu nome era Nil Adrien Hugo Colomb Portugal de Oliveira (que está aqui no genea como Nil de Oliveira - não consegui indicar o link) com a sua descendência indicada. Nasceu a 12.10.1888 em Boulogne - Seine e foi reconhecido por seu pai a 14.10.1888 aquando do seu registo na Mairie local, por seu pai. Faleceu a 23.8.1962 em Lisboa. Casou a 19.1.1916 (Igreja de S. Luis, Lisboa) com Juliette Joséphine Marie Rouvier Jamet (Julieta Jamet aqui no Genea), n. 25.9.1889, Paris e faleceu a 17.7.1966.

O 2º filho, de uma senhora belga, N. Pottiée, faleceu novo sem geração.

É representante de Adriano Augusto Campos d'Oliveira o seu bisneto (também identificado aqui no genea) José Filipe de Oliveira de Carvalho Marques, que me deu as informações atrás mencionadas.

Adriano Augusto Campos d'Oliveira teve irmão:

- Eduardo Campos d'Oliveira (f. a 16.3.2009) casou a primeira vez com Francisca Vilallonga, s.g. e creio que uma segunda vez com Olivia Silveira Paz de Oliveira. Pelas informações de José Filipe O C Marques teve 2 filhos Eduardo Fernando, que não sei se teve descendência, e Horácio Eduardo que faleceu menor.

Teve ainda, segundo a mesma fonte, um irmão António Pedro e uma meia-irmã (não sei se consaguinea ou uterina, mas possivelmente uterina pois a mãe do visconde casou-se 2ª vez com um senhor de apelido Fernandes) Helena Adelaide que c.c. N Silva Gramate.

Espero que com estes novos elementos se possa esclarecer a descendência do visconde de São Jorge e desmistificar os falsos pretendentes ao título.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Os pais do Visconde

#253420 | Mavasc | 20 abr 2010 11:41 | Em resposta a: #253396

Caro confrade José de Castro Canelas

Bem haja pela disponibilização desses elementos que vêm provar á saciedade que Guilherme de Oliveira Girão se diz, indevida e fraudulentamente, descendente e representante do título de Visconde de S. Jorge.
Com efeito, Guilherme Manuel de Oliveira Girão é filho do Dr. Manuel Paulino Girão e de sua mulher, D. Sofia de Oliveira, tem como irmã Laura Maria de Oliveira Girão e "Guilherme Manuel de Oliveira Girão, que se diz pretendente a este título como sobrinho bisneto do primeiro titular, tem como ascendentes "Adriano Augusto de Oliveira, natural de Bragança, onde nasceu em 12 de Julho de 1842, (...), filho de Manuel Paulino de Oliveira (natural de Azinhoso, Mogadouro) e de D. Maria Angelina Pinto Ferreira, de Bragança.", como consta do seu livro "Sousa Girão e Vale", como bem informa o nosso confrade Pedro Girão, que poderá fornecer mais elementos sobre a verdadeira família do pseudo representante do título.

E, de acordo com o mesmo confrade Pedro Girão

"Segundo assunto (aliás, um dos tais "difíceis de distinguir"...): no mesmo livro, o autor reclama para si o título de 4º Visconde de S. Jorge, por sucessão. Tal mercê teria sido dada ao pai do autor "por Carta de S. M. o Rei D. Manuel II, datada de Twickenham, de 30 de Janeiro de 1923". Essa (eventual) atribuição justificar-se-ia pela presunção de que o 1º visconde de S. Jorge, Adriano Augusto Campos de Oliveira (que segundo a Base de Dados do Genea nasceu a 5.4.1849 em Lisboa, filho de seu pai homónimo e de Olímpia de Jesus Maria), seria exactamente a mesma pessoa que um Adriano Augusto de Oliveira, nascido a 12.7.1842 em Bragança, filho de Augusto César de Oliveira e de Maria Angelina Pinto. Este segundo (ou o mesmo?...) Adriano foi, comprovadamente, tio da avó paterna do autor do referido livro, o que justificaria a sucessão no título."
"Conclusão intermédia (que já se esperava): estamos a falar de 2 Adriano Augusto de Oliveira diferentes, com pais diferentes e naturalidades diferentes.

Chegados a este ponto, acresce um "pequeno" detalhe: pesquisando em Bragança, de Manuel Paulino de Oliveira e sua esposa (pessoas reais, e realmente antepassadas do autor do dito livro), existem apenas 2 filhos, em 1835 e 1839. O nascimento de um Adriano em 12 de Julho de 1842 revelou-se algo do domínio do surreal.

Conclusão final (e quase inesperada): estamos a falar de um Adriano Augusto de Oliveira real (o 1º Visconde de São Jorge) e de um Adriano Augusto de Oliveira surreal (hipotético tio-bisavô do autor do tal livro). "

Face ao exposto, creio estar fora de questão a existência de qualquer carta do Senhor D. Manuel II a reconhecer como representante do título em questão o Dr Manuel Paulino Girão (que, diga-se em abono da verdade, era excelente pessoa e NUNCA se arrogou semelhante desconchavo pseudo genealógico nem seria pessoa para requerer uma representação de título a que sabia não ter qualquer direito).
Questiono, pois, se o INP deu qualquer aval a esta inusitada "representação genealógica"que, como já frisei, consta da Wiki portuguesa e inglesa, adornada, aliás, por delírios vários, tais como.
"O título de São Jorge está relacionado com a Casa de São Jorge, em Azinhoso, [Trás-os-Montes], de que eram senhores, c. de 1740 , Tomás de Sá Pimentel Moraes Pinto d'Oliveira e Luísa Francisca de Morais e Távora, dos senhores de Mogadouro, condes de São João da Pesqueira e, mais tarde, marqueses de Távora, esta filha de António Osório Pinto d'Oliveira de Morais, fidalgo da Casa Real (alvará de 5 de Novembro de 1701, Livro das Mercês de D. Pedro II, fol. 231).

O Visconde era 4.º neto, por varonia legítima, dos senhores da Casa de São Jorge supracitados.

Brasão
Partido, no primeiro dos Oliveira, que é de vermelho com uma oliveira de verde, perfilada e frutada de ouro, arrancada de prata; no segundo, dos Pinto, que é de prata com cinco crescentes de vermelho, postos em sautor. Por diferença, de azul com farpão de ouro , no canto superior dos Oliveira. Coroa de visconde e timbre dos Oliveira."
http://pt.wikipedia.org/wiki/Adriano_Augusto_de_Campos_Oliveira"

Toda esta parafernália surrealista tem como base, claro está, o livro de Guilherme Girão ""Souza Girão e Valle na descendência de D. Pedro e D. Inês de Castro", Lisboa 2005 e 2007, de C.A.Almeida, Artes Gráficas, 1a e 2 edições ", livro a não perder como exemplo acabado de adulteração e falsificação de dados genealógicos, bem como da maneira de chegar a Visconde inventando um Adriano, que não tem a menor culpa de não ter nascido.

Mantendo o firme desejo de ver reposta toda a verdade sobre a vera representação deste título, indevidamente escamoteada aquem a ela tem direito, José Filipe de Oliveira Carvalho Marques, este, sim, bisneto do Visconde de S. Jorge, envia-lhe os melhores cumprimentos a

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Os pais do Visconde

#253429 | vbriteiros | 20 abr 2010 15:00 | Em resposta a: #253420

Minha Senhora,

Em tempos falei com o Dr Pedro Girão e fiquei espantado com o que me contou sobre este assunto.
Mas então aqueles quadros a óleo todos brasonados , que estão no livro ?
Como fala dos Valles de Tondela , procurei ler o livro e já ponho reservas às informações sobre estes!!
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Os pais do Visconde

#253430 | loureiro | 20 abr 2010 15:46 | Em resposta a: #253420

Cara Maria Benedita

Agadeço-lhe as informações que dá sobre as falsas pretenções ao título do Visconde de São Jorge. Parece-me que se houvesse qualquer aval do INP ou do anterior Conselho de Nobreza estas estariam aqui na base de dados.

Tenho esperança que estes elementos aqui colocados sirvam para desmistificar as pretensões surrealistas que menciona no seu post.

O link de Nil de Oliveira é:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=233417

Era de muito interesse, para a reposição da verdade, que o genea fizesse aqui a ligação a seu pai Adriano Augusto Campos d'Oliveira, visconde de São Jorge e corrigisse o seu casamento, como peço há mais de um ano, para que fosse reposta a verdade e se evitassem futuras confusões.

Com os melhores cumprimentos,

J C

Resposta

Link directo:

RE: Os pais do Visconde

#253440 | Mavasc | 20 abr 2010 19:27 | Em resposta a: #253429

Caro confrade Vasco Briteiros

Subscrevo inteiramente tudo o que o Dr. Pedro Girão lhe possa ter contado sobre a questão.
Quanto aos quadros a óleo, todos brasonados, posso garantir que nunca os vi em casa do Dr. Manuel Paulino Girão, que, repito, era uma excelente pessoa e está fora de questão ter seja o que for a ver com este desagradável assunto, tal como a irmã do Dr. Guilherme Girão.
Creio que, em relação ao que o livro expõe sobre os Valles de Tondela, deverá pôr as maiores reservas, cesteiro que faz um cesto, faz um cento!

Com os meus melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Os pais do Visconde

#253442 | vbriteiros | 20 abr 2010 19:48 | Em resposta a: #253440

Muito obrigado pel sua resposta.Assim farei!
Cumprimentos,
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Os pais do Visconde

#253443 | Mavasc | 20 abr 2010 19:49 | Em resposta a: #253430

Caro confrade José de Castro Canelas

Igualmente tenho esperanças que os dados aqui colocados sirvam para sanar esta questão tão desagradável e que seja brevemente reposta a verdadeira descendência do Visconde de S. Jorge neste site. O nosso confrade Pedro Girão informará da verdadeira ascendência do Dr. Guilherme Girão, que nada tem a ver com a do citado Visconde, e estou a tentar corrigir os dados fornecidos á Wikipédia portuguesa. Também tenho esperanças que o INP não tenha sido enganado, não obstante a desfaçatez com que foram adulterados os dados genealógicos constantes do livro ""Souza Girão e Valle na descendência de D. Pedro e D. Inês de Castro", Lisboa 2005 e 2007, de C.A.Almeida, Artes Gráficas, 1a e 2 edições ". E no que respeita a essa adulteração, presto aqui pública homenagem á probidade e rectidão do nosso confrade Pedro Girão, que, para além de ter sido enganado, na sua boa-fé, pelo Dr. Guilherme Girão, aquem forneceu informação que viu, posteriormente, ser voluntariamente deturpada, teve a hombridade de, imediatamente, chamar a atenção para os intencionais desvios á verdade histórica e genealógica constantes da mencionada obra.

Com os meus melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Os pais do Visconde

#253538 | pgirao | 22 abr 2010 20:36 | Em resposta a: #253443

Caos amigos,

Pedem-me para divulgar "a verdadeira ascendência do dr. Guilherme Girão", o que farei em breve e com muito gosto, até porque se trata de uma ascendência com a qual partilho alguns costados, e que me merece o maior interesse. Não a apresento desde já porque decidi aproveitar esta oportunidade para documentar melhor alguns detalhes, tarefa que espero terminar dentro de poucos dias.

Entretanto, constatei que esse meu parente é o autor de 7 blogs genealógicos recentemente fundados, cuja lista pode ser consultada em:

http://www.blogger.com/profile/15874278521648547087

mas atrevo-me a recomendar especialmente a leitura de um deles:

http://guilhermedesouzagiraoemcastro.blogspot.com

Na verdade, este blog contém a versão inglesa do que poderemos definir como "a suposta ascendência do dr. Guilherme Girão", sendo um bom elemento de consulta para quem não dispõe do livro "Souza Girão e Valle na descendência de D. Pedro e D. Inês de Castro". Nesse blog podemos encontrar múltiplos pormenores do maior interesse, dos quais destaco:

- a substituição de "Gonçalves" por "Junqueiro de Oliveira";
- a adição injustificada de apelidos como "Amaral" e "Furtado";
- a promoção de um "coronel" a "oficial-general";
- a invenção de um tio "Adriano Augusto de Oliveira", com as consequências por demais conhecidas;
- a nomeação de um "Cavaleiro-chefe da Ordem de N. Srª da Conceição de Vila Viçosa";
- a transformação de um "nascido numa casa da Rua do Chafariz" num "Senhor da Casa do Chafariz";
- a nomeação de um "Cavaleiro da Ordem de Cristo";
- a nomeação de um "Cavaleiro da Ordem de Malta";
- a nomeação de uma "Dama da Ordem Real de Santa Isabel";
- a transformação de dois "Capitão de Milícias" em "Capitão do Real Exército";
- a nomeação de um "Cavaleiro da Casa Real".

Estas "imprecisões" encontram-se apenas até aos quintos-avós do visado. Para datas mais recuadas, a única alteração relevante prende-se com a ascendência dita "dos Valles de Tondela", que o autor do referido livro entronca nos Valles minhotos do Felgueiras Gayo através da invenção pura e simples de nomes de indivíduos em duas gerações.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Os pais do Visconde

#253547 | Mavasc | 22 abr 2010 23:24 | Em resposta a: #253538

Caro Pedro Girão

Bem haja pela informação agora prestada já que não comprei o livro do Dr. Guilherme Girão pois o seu aviso, em 2006, neste mesmo tópico, aliado ao conhecimento de certos factos da vida desse autor, me fizeram, de imediato desconfiar da credibilidade da obra.
Continuo, apesar disso, completamente boqueaberta com a incrível desfaçatez com que o Dr. Guilherme Girão disponibiliza na Wikipédia portuguesa e inglesa, informação completamente inventada, tal como faz nos blogs que indica.
Completamente estupefacta, envia-lhe um abraço amigo a

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Os pais do Visconde

#255063 | Mavasc | 21 mai 2010 20:13 | Em resposta a: #253538

Caros Pedro Girão e José de Castro Canelas

Estive ontem com José Filipe de Oliveira de Carvalho Marques, efectivamente bisneto do Visconde de S. Jorge, Adriano Augusto de Oliveira ou Campos de Oliveira, pois vi documentos comprovativos de que se trata da mesma pessoa, nomeadamente o Diário de Notícias, microfilme recolhido na Biblioteca Nacional, período, Janeiro a Março, cotas 2501G, em que sua mãe Olimpia de Jesus Maria, participa o seu falecimento em Paris. E mais vi, como a participação do falecimento de seu padastro, Máximo Júlio Fernandes, in Diário de Notícoias de 9/6/1895, , um cartão em que o Visconde participa seu casamento e põe á disposição sua casa, a Ville Léonie ( nome de sua mulher, da qual se extinguiu a descendência pois seu filho morreu cedo ), fotografias de família em que, por detrás, havia comentários do Visconde, a sua carteira com os cartões de membro da Sociedade de Geografia, e de várias outras associações. Especialmente me tocou, e digo-o sem o menor exagero, o original do artigo que o Visconde fez sobre Cristóvão Colombo, e que lhe valeu uma condecoração da rainha Isabel, a comenda de Isabel a Católica. Tive acesso a jornais franceses da época, em que não só é louvada a obra do Visconde como diplomata, poeta e escritor, como temos acesso á sua imagem. E aqui, perdoe-m o "Lhé", mais conhecido por Guilherme Girão, sempre pdia ter arrranjado para o seu livreco uma carinha mais parecida!!! Enfim, no meio de toda estas trafulhice, na qual o acabei a se insultada sem saber porquê nem poe quem http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Adriano_Augusto_de_Campos_Oliveira&oldid=20240579
Coloco aos meus caros confrades a questão de...o que fazer???

Melholres cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Os pais do Visconde

#255144 | loureiro | 23 mai 2010 22:22 | Em resposta a: #255063

Cara Maria Benedita

Os documentos que teve oportunidade de ver com o José Filipe de Oliveira de Carvalho Marques, de que eu já tinha tido conhecimento de alguns pelo próprio, são mais uma prova da verdade sobre quem foi o Visconde de São Jorge.
Realmente a tentativa de apropriação do título pelos descendentes de um irmão de um homónimo do Visconde de São Jorge com essas informações tornam-se mais flagrantes. Não são conhe

Resposta

Link directo:

RE: Os pais do Visconde

#255145 | loureiro | 23 mai 2010 22:46 | Em resposta a: #255144

Cara Maria Benedita

Peço desculpa pela mensagem anterior que seguiu, por lapso, antes de estar terminada. Assim:

Os documentos que teve oportunidade de ver com o José Filipe de Oliveira de Carvalho Marques, de que eu já tinha tido conhecimento de alguns, pelo próprio, são mais uma prova da verdade sobre quem foi o Visconde de São Jorge.

Realmente, a tentativa de apropriação do título pelos descendentes de um irmão de um homónimo do Visconde de São Jorge, com essas informações tornam-se mais flagrantes. Pelo que se tem comprovado não são conhecidos quaisquer documentos, ao contrário do que é afirmado em posts anteriores, de que o título teria sido revalidado, por D. Manuel II no exílio, nos descendentes do pretenso irmão do Visconde de São Jorge. O verdadeiro irmão do Visconde era Eduardo Campos d'Oliveira, como certamente teve oportunidade de ver documentos contemporâneos que o demonstram.

Quanto ao link, que indica da Wilkipedia, quando o abri apareceu uma mensagem na parte superior em que identifica o autor como xavierreis o mesmo que inaugurou o outro tópico do visconde de São Jorge. Aí se pode ver que ele fez inumeras entradas que foi corrigindo, sendo a do link uma das últimas. Lamentavelmente tenta passar uma informação falsa atacando-a pessoalmente, à falta de melhores argumentos!

Embora sem ligações directas ao Visconde de São Jorge (apenas a seu irmão Eduardo pelo seu malogrado e fugaz casamento com minha tia Francisca Vilallonga) estou à disposição para a ajudar no que necessitar de maneira que a verdade sobre este assunto não seja adulterada.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Os pais do Visconde

#255182 | Mavasc | 24 mai 2010 21:44 | Em resposta a: #255145

Caro José de Castro Canelas

Como já informei, para além de ter visto o espólio do Visconde, que não deixa lugar a dúvidas sobre a sua descendência e de ter falado com sua neta e bisnetos, tenho na minha mão provas irrefutáveis da filiação daquele, pois consta na sua certidão de óbito que é filho de Adriano Augusto de Campos Oliveira e de sua mulher Olímpia de Jesus Maria, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=200283, possuo fotocópia da participação do falecimento de seu padrasto, Máximo Júlio Fernandes, na qual figuram como enteados o Visconde e seu irmão, Eduardo Campos de Oliveira ( á data casado com Olívia da Paz de Oliveira), Diário de Notícias de 9/6/1895, e a participação do falecimento do próprio Visconde, feita por sua mãe, na qual figura como Adriano Augusto Campos de Oliveira, Diário de Notícias de 6 de Janeiro de 1906.

Face ao exposto não me resta a menor das dúvidas de que houve uma tentativa de apropriação do título por alguns descendentes de um irmão de um homónimo do Visconde de São Jorge, e de que o título não foi revalidado por D. Manuel II no exílio, razão, aliás, pela qual tal documento nunca foi apresentado nem nunca o "agraciado", Dr Manuel Paulino Girão a isso se referiu .

Resta-nos, pois, esperar que os dados correctos, já introduzidos , apareçam na Base de Dados, para, posteriormente, aperfeiçoarmos a Wiki portuguesa e esperar que caia do céu um anjo flamejante que reponha a verdade na Wiki inglesa, ainda mais deturpada que a nossa pois casa o Visconde com a filha de um marquês, e só não aparecem a Cinderela e a fada madrinha porque a abóbora era velha e não virou carruagem!

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Os pais do Visconde

#255183 | tmacedo | 24 mai 2010 22:05 | Em resposta a: #255182

Cara Maria Benedita:

Acicatou-me a curiosidade e fui ver a Wiki inglesa. Fiquei de boca aberta...

Como é possível !!!!...

Basta alguém não ter a noção da decência nem do ridículo e dar-se a toda a sorte de elucubrações. Julguei que depois de Anselmo Braamcamp tal não fosse mais possível. Excede toda aquilo que os genealógicos de antanho faziam.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Os pais do Visconde

#255185 | Mavasc | 24 mai 2010 22:46 | Em resposta a: #255183

Caro António Taveira

Pois é, na Wiki inglesa o autor esmerou-se! E nem sequer se deu ao trabalho de a compatibilizar com a versão portuguesa, entretanto alterada por ter visto na Base de Dados do Genea a tia do confrade Castro Canelas como mulher do Visconde. Mas alterar a Wiki inglesa não é para amadores como eu, as regras são muito estritas e exigem provas, não basta remeter para o Fórum do Genea. Acresce que, na Wiki portuguesa contem com o inestimável apoio de um amigo wikipedista e na inglesa...
Bom, talvez caia um anjinho do céu!

Cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Os pais do Visconde

#255219 | loureiro | 25 mai 2010 19:53 | Em resposta a: #255182

Cara Maria Benedita

É realmente extraodinário o delírio que aparece na wikipedia inglesa sobre o Visconde de São Jorge. Se eu ainda tivesse qualquer dúvida sobre um possível mal entendido, agora tenho a certeza que foi uma tentativa de apropriação do título.

Vou ainda tentar ver se realmente existem as Casa das Lages e do "Simo" de Passos em Silgueiros e a quem pertencem, mencionadas na mesma entrada da Wiki, pois por grande coincidência estou bastante ligado a Silgueiros, nomeadamente à Quinta do Loureiro, por pertencer a uma tia minha e ter desenvolvido uma parte da minha vida profissional aí. Embora não vá lá tão frequentemente como ia, assim que tiver oportunidade, vou tentar saber informações. O meu nome de utilizador é loureiro por essa razão, pois a minha primeira intervenção, neste forum, há cerca de 8 ou 9 anos foi relacionado com a Quinta do Loureiro. Resta dizer que nunca ouvi o nome de tais casas (o que não significa que não existam!).

Urge que a base de dados do genea reponha a verdade para ajudar a que este assunto seja clarificado rapidamente.

Com os melhores cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Os pais do Visconde

#255932 | alvaroCastro | 04 jun 2010 01:10 | Em resposta a: #255219

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=255931

Resposta

Link directo:

RE: Os pais do Visconde

#256617 | PFBCO | 16 jun 2010 14:38 | Em resposta a: #255185

Bom dia D. Maria Benedita,

Nos ultimos tempos tomei conhecimento deste assunto no forum já que há sou utilizador do Geneall há uns anos.
Eu sou descendente dos pais do Visconde, e por isso eu não tenho a duvida que Adriano Augusto de Campos Oliveira é o Visconde de S.Jorge e que o seu titulo era vitalicio e ao que me parece intransmissivel! E fiquei curioso em saber da descendencia dele já que sabia da existencia do filho Nil, por esta razão gostaria de contactar com o bisneto, o Sr. José Oliveira Carvalho (é esse o nome não é verdade?).

com os meus cumprimentos,

Campos Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Os pais do Visconde

#256625 | Mavasc | 16 jun 2010 16:29 | Em resposta a: #256617

Caro confrade Campos Oliveira

O meu mail é beneditavasconcelosarrobahotmail.com
Estou á sua disposição para qualquer informação que deseje. O título era por uma vida, efectivamente, e o bisneto chama-se José Filipe de Oliveira Carvalho Marques.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Os pais do Visconde

#256632 | loureiro | 16 jun 2010 19:40 | Em resposta a: #256617

Caro Confrade Campos Oliveira

Estou também à disposição se precisar de alguma informação que lhe possa dar. O meu mail é quintadoloureiro1arrobasapo.pt. É descendente de que irmão de Adriano Augusto Campos Oliveira, Visconde de São Jorge?

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Os pais do Visconde

#262947 | Mavasc | 26 set 2010 21:33 | Em resposta a: #255219

Caro José de Castro Canelas

Acabo de verificar, com a maior das satisfações, que a Base de Dados do Genea fez a ligação do 1º (e único) Visconde de S. Jorge a seu filho, Nil Adrien Colomb Oliveira, avô de José Filipe de Oliveira Carvalho Marques. Continua por repor o seu casamento, mas virá a seu tempo, de certeza.

Com os melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Os pais do Visconde

#262948 | Mavasc | 26 set 2010 21:35 | Em resposta a: #155962

Caro Pedro Girão

Acabo de verificar, com a maior das satisfações, que a Base de Dados do Genea fez a ligação do 1º (e único) Visconde de S. Jorge a seu filho, Nil Adrien Colomb Oliveira, avô de José Filipe de Oliveira Carvalho Marques. Continua por repor o casamento, mas virá a seu tempo, de certeza.

Com os melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Os pais do Visconde

#262952 | JC | 26 set 2010 22:11 | Em resposta a: #262947

Maria Benedita

Muito obrigado pela sua informação. Fico extremamente satisfeito que o Genea tenha feito esta ligação. Eu já tinha feito essa sugestão na base de dados. Estou certo que brevemente será corrigido o casamento que eu "arranjei" erradamente.

Com os melhores cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Os pais do Visconde

#327809 | Mavasc | 22 abr 2013 12:20 | Em resposta a: #262952

Caros confrades

O INP reconheceu a representação e o uso do título de Visconde de S. Jorge a José Filipe de Oliveira Carvalho Marques, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=455879 pelo que a polémica em torno desta questão está solucionada e...a bem da verdade!

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Os pais do Visconde

#327814 | JC | 22 abr 2013 14:07 | Em resposta a: #327809

Maria Benedita

Fico bastante satisfeito que o verdadeiro representante do 1º visconde de são Jorge tenha sido reconhecido pelo INP, em Dezembro passado.

Falta corrigir na base de dados o casamento de Francisca Vilallonga http://www.geneall.net/H/per_page.php?id=250009 , com Adriano Augusto de Campos Oliveira, 1º visconde de São Jorge http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=53801 , que não está correcto, mas que foi casada com o irmão deste, Eduardo Campos de Oliveira http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1225246 , sem geração.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Os pais do Visconde

#333596 | PCO | 08 ago 2013 17:52 | Em resposta a: #327809

Caros confrades,

Aleluia que este assunto está resolvido, e a verdade prevaleceu e que o titulo ficou no ramo certo dos Oliveiras.

atentamente,

Campos Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Os pais do Visconde

#334032 | JoséSandeVasconcelos | 19 ago 2013 03:42 | Em resposta a: #333596

Agora também só falta ir ao cemitério e ao jazigo onde estão os Pais do oficialmente aldrabão Guilherme Girão, para retirar a inscrição que este mandou colocar de 'Viscondes de São Jorge', sem claro, consultar os incomodados restantes membros da família. A onde se pode chegar...

Resposta

Link directo:

RE: Os pais do Visconde

#338383 | JC | 20 nov 2013 23:14 | Em resposta a: #327809

Cara Maria Benedita,

Finalmente foi hoje, aqui na base de dados "desfeito" o casamento de Francisca Vilallonga com o visconde de São Jorge, trocando-o por seu irmão Eduardo Campos de Oliveira.

Esta correcção, que pedia desde 2009, foi resultante de um outro tópico que abri ontem à noite, em que pedia também para corrigir um outro lapso que se encontrava na base de dados. Este tópico já foi retirado.

Muito obrigado aos administradores do Geneall pela reposição dos dados correctos!
Cumprimentos,

JC

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de São Jorge

#341758 | vsuzano | 30 jan 2014 09:49 | Em resposta a: #116426

Talvez lhe interesse esta página do diário de lisboa

http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=06546.084.17931#!14


cumprimentos

vsuzano

Resposta

Link directo:

Visconde de São Jorge

#360034 | martim teixeira de c | 28 jul 2015 20:54 | Em resposta a: #54816

Procuro os descendentes directos dos dois irmãos germanos, Raul Ludgero e Alvaro Albano Casqueiro Sampaio Campos de Oliveira, certamente já falecidos, primos em 3º grau de José Filipe (Campos) de Oliveira de Carvalho Marques (São Jorge), residente em Lisboa.

Agradeço antecipadamente a atenção

M. Teixeira de Castro

Resposta

Link directo:

Visconde de São Jorge

#360037 | JC | 28 jul 2015 22:41 | Em resposta a: #360034

Caro confrade,

Já tentou através de contacto com o sr. José Filipe Oliveira de Carvalho Marques?

Cumprimentos,

JC

Resposta

Link directo:

Visconde de São Jorge

#360051 | martim teixeira de c | 29 jul 2015 12:42 | Em resposta a: #360037

Caro JC

Foi o próprio José Filipe de Oliveira de Carvalho Marques que me solicitou o lançamento deste pedido.

Cumprimentos
M. Teixeira de Castro

Resposta

Link directo:

Visconde de São Jorge

#360147 | PCO | 02 ago 2015 19:04 | Em resposta a: #360051

Confrade M. Teixeira de Castro,

Sou descendente de Álvaro Campos Oliveira e conheço José Filipe de Oliveira Carvalho Marques, e gostaria de revê-lo, por isso transmita-lhe o meu contacto:

campospontooliveiraarrobahotmailpontocom

quanto aos descendentes do outro irmão Raul Ludgero estão todos no Brasil.
Cumprimentos,

Campos Oliveira

Resposta

Link directo:

Visconde de São Jorge

#360186 | martim teixeira de c | 04 ago 2015 18:27 | Em resposta a: #360147

Caro Campos Oliveira

Enviei-lhe hoje email com contacto do José Filipe.

Cumprimentos

M. Teixeira de Castro

Resposta

Link directo:

Visconde de São Jorge

#360203 | PCO | 05 ago 2015 01:20 | Em resposta a: #360186

Caro M. Teixeira de Castro,

muito agradecido e já vi o seu mail!

os meus cumprimentos,

Campos Oliveira

Resposta

Link directo:

Visconde de São Jorge

#403817 | mariasamei | 08 jun 2018 00:32 | Em resposta a: #54816

Prezados Amigos
"Ressuscitei" este tópico por uma simples razão.
Estou a ler as provas gráficas do meu último livro, a sair este ano, sobre a família Navarro, de Lagoaça da qual também descendo por diferentes vias.
Numa das linhas realmente encontro dito Manuel Paulino de Oliveira que, em Bragança teve três filhos, todos documentados e com descendência conhecida. Um dos filhos é Maria Angelina Pinto de Oliveira que vem a casar com um seu primo e cuja filha Laura casará com António de Sousa Girão, natural de Nandufe. Deste casamento documentam-se três filhos, dois dos quais falecidos menores. Ficou apenas o Dr. Manuel Paulino Oliveira de Sousa Girão (1905-1961) que casou com D. Sofia Gonçalves de Oliveira, ao que julgo natural de Pombal. Deste casamento nascerão dois filhos dos quais não tenho quaisquer informações adicionais.
Será que algum dos confrades pode dar-me uma ajuda preciosíssima nesta matéria?
Grato desde já

Resposta

Link directo:

Visconde de São Jorge

#403826 | pgirao | 08 jun 2018 09:14 | Em resposta a: #403817

Bom dia,
Tenho esses dados. Vou procurar e coloco aqui logo que possível.
Cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 16:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen