Familia Bandeira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Bandeira

#54828 | APCB | 06 jan 2004 16:49

Caros Confrades,
Abro aqui um novo tópico, no sentido de localizar a existência de diversas "comunidades concelhias" da Familia Bandeira, existentes em Portugal.
Pelo que solicito que contactem este tópico informando o nome do concelho, o número estimado de membros e, caso saibam, as origens do "ramo concelhio".
Fico esperando que este tópico seja o "Ponto de Encontro" de todos os Bandeiras.

Abílio Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Familia BANDEIRA

#54833 | magalp | 06 jan 2004 17:33 | Em resposta a: #54828

Caro Abílio Cardoso Bandeira

"Casou em Oliveira de Azeméis a 14 de Junho de 1851, com Henriqueta Augusta Bandeira que nasceu em Coimbra a 4 de Março de 1823 e faleceu em Villa Nova de Gaya a 30 de Janeiro de 1922, sendo sepultada no cemitério da Lapa da cidade do Porto, filha do Doutor Manoel Martins Bandeira, do Conselho de Sua Majestade, Comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Villa Viçoza. Moço Fidalgo da Casa Real. Bacharel formado em Filosofia, pela Universidade de Coimbra. Lente de Prima e Director da mesma Faculdade e vogal ordinário do Conselho Superior de Instrução Publica e de sua mulher Joaquina Emília Correia Bandeira."

Este é um extrato dos "Borges da Castro da Casa da Giesteira" da autoria do T.Coronel Fernando Castro Silva Canedo, inédito, na TT em secção de genealogias manuscritas. Tal como, "Ascendência e descendência do Dr. Manoel Martins Bandeira" do mesmo autor, investigando a sua própria família.

Dos Bandeiras de Viseu (de Gonçalo Pires Bandeira), onde estes de Coimbra não entroncarão, poderá "abrir o livro" o nosso erudito confrade Engº Gonçalo Bandeira Calheiros, genealogista já com volumosa obra publicada.
Cumprimentos
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Familia BANDEIRA

#54896 | APCB | 07 jan 2004 15:22 | Em resposta a: #54833

Caro Manuel Maria Magalhães,
muito obrigado pela sua colaboração.
Aproveito no entanto para informar que o Fernando Canedo era ainda meu parente, o nosso 8º avô, pelo lado Bandeira, era a mesma pessoa.
E os Bandeiras que ele refere no manuscrito(de que aliás tenho cópia)sobre a "descendência e ascendência do Conselheiro Dr.Manoel Martins Bandeira" são também os "meus" Bandeiras.
Não são "Bandeiras de Coimbra", mas sim de Góis(Goes).
Relativamente ao que diz, de esses "Bandeiras" não entroncarem nos de "Viseu", muito me admira essa informação, uma vez que os "Bandeiras" de "Goes" são descendentes de um dos filhos de Anna Bandeira(Filha de Gonçalo Pirez Bandeira, o 1º do nome)e de Diogo Alvares Fidalgo, designadamente Ignácio Bandeira Cabral, que era sobrinho de D.Inês de Goes, Senhora da Louzã e mulher de Pedro Machado, Senhor de Entre Homem e Cávado.
Quanto aos "Bandeiras" de "Tondela" conheço a sua existência, apesar de não ter uma estimativa do seu número.
De qualquer forma, muito obrigado pela sua amável colaboração.

Abílio Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Familia BANDEIRA

#54901 | rgc | 07 jan 2004 16:07 | Em resposta a: #54896

Caro Confrade

Apenas uma curiosidade. Abuso desta expressão, quando não posso adiantar mais nada á informação enviada.Porém achando-a de utilidade.
Em Setúbal, no caminho para Palmela, existia um belo solar (fora, pois já o conheci abandonado)com uma soberba pedra-de-armas de uma família- BANDEIRA. A estrada hoje passa ao lado e não sei se teria sido já demolido ou restaurado.
Cumprimentos.
Rafael Guerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia BANDEIRA

#54903 | APCB | 07 jan 2004 16:23 | Em resposta a: #54901

Caro Rafael Guerreiro
Muito obrigado pela sua participação, é destas pequenas intervenções, e das grandes também, que se faz a grandeza do GENEA.
Até porque desconhecia a existência de tal solar, apesar de conhecer relativamente bem a região de Palmela.
Por acaso não me sabe precisar mais ou menos a localização?

Abílio Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Familia BANDEIRA

#54904 | rgc | 07 jan 2004 16:40 | Em resposta a: #54903

Arredores de Setúbal,hoje, está já integrado na zona habitacional ,Brejos do Assa,próximo de Algeruz. É logo à saida de Setúbal,para Palmela. Havia ( não sei se ainda existirá) ao pé uma estação de agronomia.
Ña chamada baixa de Palmela, como sabe,havia e ainda existem boas quintas, embora algumas já não estejam na mão das famílias a que pertenciam.
Rafael Guerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia BANDEIRA

#54905 | JCA | 07 jan 2004 17:18 | Em resposta a: #54904

Caro Senhor Abílio Cardoso Bandeira

Posso informa-lo que existe uma antiga residência da família Bandeira no lugar de Ladário (Satão), conhecido por "Paço dos Bandeiras", neste momento já não pertencente á família. O edifício é armoriado com brasão do Séc. XVII.Também existem os Bandeira Calheiros e outros ramos de Bandeira em Viseu.

Cumprimentos,

José Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Familia BANDEIRA

#54915 | gonçalo calheiros | 07 jan 2004 18:56 | Em resposta a: #54828

Caro Abílo Bandeira:
Respondo desde já(embora á pressa ) ao repto do meu caro amigo Manel Magalhães:
De facto tenho muitos elementos sobre a família Bandeira,embora ela tenha sido estudada a fundo por meu irmão Luis(já aqui no Genea).Numa resposta muito sint´tica,que depois desenvolverei:
Do filho varão de Gonçalo Pires descende uma primeira linha,primogénita,que leva aos senhores da casa do Ladário,referida por um co-forense.Essa Linha,Galvão Bandeira extinguiu-se.Segue a linha dos Senhores do Paço de Fráguas,tido por solar dos Bandeira,em Mosteiro de Fráguas,Tondela.Foi seu último sr. meu pai,falecido em Novembro passado,de quem sou o filho mais velho de quatro irmãos todos casados(última geração,filhos e sobrinhos-8).meu pai teve dois irmãos-MªLuisa e Pedro,cg..
meu avô,gonçalo Pires da Bandeira Calheiros(no Genea)teve uma irmã,com 3 filhos.
Meu bisavô teve 2 irmãos,cg-Calheiros Noronha,Calheiros Azevedo,Calheiros Madeira(Abreu Madeira).
Na geração anterior não há descendentes,mas de
de um irmão de minha tetravó houve geração legitimada-Bandeira Pessanha.
na geração de meu 6º avõ também existe numerosa geração-Bandeiras de Pinho-como pode ver num outro tópico.
Há ainda,paralém dos de Gois-que efectivamente são dos mesmos-os Freires Bandeira-com casa atrás da sé,no Porto.Os Mergulhões Bandeira,de Moimenta da Beira,os Vasconcelos Bandeira,de Senancelhe,os de Barcelos,etc.Ainda um a família Pinho Bandeira,de S.Pedro do Sul(que não tem nada a ver com a anterior)que segue até...ao Carvalhas!Quando o Manuel se referia aos de Coimbra,provávelmente quereria referir-se aos de Ançã,que efectivamente não sei entroncar,mas dos quais existem casa brasonadas nessa vila,em Coimbra e junto a Montemor.(vai dar aos Viscondes de Treixedo,de Rio Torto e Barões de Paranho)
Teremos muito que trocar informação...
Um abraço
Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Familia BANDEIRA

#55386 | APCB | 14 jan 2004 16:24 | Em resposta a: #54904

Caro Rafael Guerreiro
Muito obrigado pela informação, em Julho talvez possa ir conhecer.
Desculpe a demora no agradecimento.

Abílio Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Familia BANDEIRA

#55387 | APCB | 14 jan 2004 16:35 | Em resposta a: #54905

Caro José Manuel
Muito obrigado pela informação.
Mas já conheço o "Paço dos Bandeiras" do Ladário há muitos anos.
infelizmente é hoje uma ruína quáse total e encontra-se isolado por uma rede de arame.
A capela já ruiu por completo, e já nada tem de capela. Uma tristeza!
A adega, enorme, está irreconhecível.
A quinta chegou a produzir vinhos com 16º!
No entanto a grandiosa pedra de armas, pleno de Bandeiras, ainda lá estava, magnifica!
Percorrer aquelas paredes em ruínas,faz-nos pensar no estado a que chegou o património deste Portugal.
Penso que é actualmente propriedade de uma família holandesa que se limitou a retirar tudo o que era antigo e com algum "valor".
Por isso até me doi a alma quando oiço falar no Paço do Ladário.
De qualquer forma, muito obrigado pela sua colaboração.

Abílio Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Familia BANDEIRA

#55388 | APCB | 14 jan 2004 16:37 | Em resposta a: #54915

Caro Gonçalo Calheiros
Muito em breve lhe irei responder.

Abilio Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

Familia Freire Bandeira, do Porto

#55390 | MSPAGraça | 14 jan 2004 16:47 | Em resposta a: #54915

Caros Confrades

Citando Rafael Carvalho, aqui fica mais uma achega.

Os Freire de Andrade Coutinho Bandeira, da Casa da Rua de Trás da Sé (actual Rua de Dom Hugo), estão representados pelos Barões de Pombeiro de Riba Vizela, pelo casamento de Dona Maria Henriqueta Freire de Andrade Coutinho Bandeira [http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=64497] com Paulo de Melo Sampaio Freitas do Amaral, 1.º barão de Pombeiro de Riba Vizela [http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=55374].

Já no século XX, a Casa foi adquirida pela Câmara Municipal do Porto, que nela fez grandes obras, para a adaptar a novas funções. Hoje, serve de sede à Fundação Maria Isabel Guerra Junqueiro e Luís Pinto de Mesquita Carvalho, de que é directora a Dr.ª Inês Diogo, até à bem pouco tempo com o Dr. Emílio Peres (qDt, conhecido médico do Porto). No seu espólio guarda-se, para além de uma das melhores colecções de loiças do Porto, um quadro que está atribuído a Jerónimo Bosch (ou à sua Escola).

A Família e a Casa foram alvo de um estudo do Conde de Campo Bello (D. Henrique), intitulado «Os franceses no Porto em 1809», publicado no «Boletim Cultural da Câmara Municipal do Porto», em 1945.

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Familia Freire Bandeira, do Porto

#55979 | APCB | 23 jan 2004 19:37 | Em resposta a: #55390

Caro Manuel Azevedo Graça
Muito obrigado pela sua colaboração.

Abílio Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Freire Bandeira, do Porto

#55983 | APCB | 23 jan 2004 19:50 | Em resposta a: #55979

Caro Gonçalo Bandeira Calheiros
Queira desculpar a demora, mas só agora com esta magnifíca alteração do GENEA lhe posso agradecer com mais tempo.

Sobre os Bandeiras de Ançã, também desconheço a sua origem.
Sei no entanto que um ramo dos "Bandeiras de Góis" se deslocou para a zona de Coimbra...
"Quinta de S.Silvestre, termo de Coimbra..."
Manuel de Castanheda Cabral de Moura e Horta, Sargento mor da cidade de Coimbra, Fidalgo de solar conhecido, F.S.O. e cavaleiro professo na Ordem de Cristo, o seu 4º avô era Inácio Bandeira, filho de Ana Bandeira, e neto de Gonçalo Pires Bandeira(o 1º do nome)e as suas origens eram de Góis, usou no entanto armas de..."Cabraes, Mouras e Hortas..." e, ao que eu saiba, nunca de Bandeiras.
Será por aqui? Confesso que desconheço.

Irei perguntar ao meu parente Ernesto Ferreira Jordão(Ernesto Alexandre Pires Soares Bandeira de Mello Ferreira Jordão) que está para dar á estampa uma obra sobre os "Bandeiras", e se tiver novidades lhe direi.

Se por acaso tiver alguma informação sobre a descendência da filha de Gonçalo Pires Bandeira, Ana Bandeira, agradecia-lhe qualquer informação.

Até breve.
Abílio Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bandeira,

#56031 | gonçalo calheiros | 24 jan 2004 19:29 | Em resposta a: #55983

caro Abílio Bandeira:
Ácerca dos Bandeiras de Ançã,sei que descendem dum senhora nascida em Viana do Castelo,de quem ainda não descobri os pais.Quanto á sua Anna Bandeira:-
Anna Bandrª,fa. de Gçº Pires Bandrª,casou com Diogo Fidalgo,q vivia em os annos de1530,comq comprou a sua sogra Violante Nunes huma vinha.teve
3-G.ar Alvres Bandrª
3-G.ar Alvres Bandrªfº desta Anna Bandrª e de seu marido Diogo Fidalgo casou com.....
teve
4-João Alvres Bandrª
4-João Alvres Bandrª fª de G.ar Alvres Bandrª viveo na Vª de Vianna
teve
5-G.ar Alvres Bandrª
5-G.ar Alvres Bandrª,fº de João Alvres Bandrª
teve
6-João Alvres Bandrª
6-João Alvres Bandrª fº deste G.ar Alvres Bandrª casou em Vianna, onde vivia com
teve
7-Estevão Alvres Bandrª
7-José Alvres Bandrª
7-Estevão Alvres Bandrª fº1 de João Alvres Bandrª,foi homem de negº em Lxª.Tirou Brasão com as Armas dos Bandrªs em 12 de Janrª de 1704.
Casou com.................fª de............ Cavalrº da Ordem de Christo,e familiar do Stº Offº

isto num manuscrito do sec XVIII,que possuo.
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bandeira,

#56032 | gonçalo calheiros | 24 jan 2004 19:50 | Em resposta a: #56031

Ainda:
Bandrªs mais
1-Ignácio Bandrª fºde.......
viveo na Louzam.com Joanna Cabral fª de.....
teve
2-B.ar Cabral,que vivia no anno de 1591
2-Cnª Cabral m.er de D.º Bello,natural do Landroal com g. no ttº de Bellos(que não tenho)

Óbviamente que isto é o que está no manuscrito.Noutras fontes há muito mais informação.
Tambem no referido ms:
#
7-José Alvres Vianna(e não Bandrª,como puz naoutra mensagem),fº 2º de João Alvres Bandrª foi pª a Bahia ,onde era coronel pelos annos de 1736.Lá casou com.....
Cumprimentos
G.Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bandeira,

#56069 | RAAL | 25 jan 2004 23:34 | Em resposta a: #56032

Caro Gonçalo
É capaz de me indicar os nomes dos filhos de D. Casimira Augusta Mascarenhas Bandeira da Gama e António Calheiros Pita de Noronha?
Só tenho a D. Maria Casimira Calheiros Mascarenhas Pita de Noronha.
Um abraço
RAAL

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bandeira,

#56111 | gonçalo calheiros | 26 jan 2004 20:25 | Em resposta a: #56069

Caro Amigo
Sem dúvida:
O mais velho,meu tio-bisavô António Calheiros Pitta Mascarenhas Bandeira de Noronha,com dois filhos.
Meu bisavô,Gonçalo Pires da bandira Calheiros Mascarenhas de Noronha,pai de meu Avô Gonçalo e de minha tia-avó Margarida
Cumprimentos do
Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bandeira,

#56114 | RAAL | 26 jan 2004 23:17 | Em resposta a: #56111

Caro Gonçalo
Obrigado pela resposta pronta.
Existe alguma obra que tenha a vossa genealogia e a da Casa de Vilar?
Um abraço
RAAL

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bandeira,

#56161 | gonçalo calheiros | 27 jan 2004 17:47 | Em resposta a: #56114

Meu caro Amigo
A nossa genealogia,a partir de minha trisavó Casimira, vem no 8º vol d'"Os Carvalhos de Basto".Tambem já está parcialmente no Genea.E tambem parcialmente no ANP.(Bandeira Calheiros)
Cumprimentos
Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Familia BANDEIRA

#57014 | AO | 05 fev 2004 22:30 | Em resposta a: #54828

Caro Abilio Cardoso Bandeira,

venho dar razão ao ex.mo senhor gonçalo calheiros, que afirma haver mtos cruzamentos na familia Bandeira e um deles é aos Mergulhões e aos freire.
Sou trisneto de Ismael freire Bandeira cabral Mergulhão, bisneto de Manuel Carlos Mergulhão e neto de Ismael Freire Mergulhão.As armas da familia são por esta ordem, Mergulhão, freire, bandeira e cabral. se isto pode ajudar...

cumprimentos

André Mergulhão O

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bandeira,

#57229 | joseantonioreis | 08 fev 2004 11:40 | Em resposta a: #56032

Caro Gonçalo Calheiros,

Por acaso, nos seus estudos, deparou com um Thiago António José Pereira Bandeira, nascido em Miragaia, Porto, cerca de 1755, filho de João vicente Pereira e Clara Maria Rosa de Athayde?
Caosu com D. Ana Juliana Joaquina de Sequeira da Gama Miranda Henriques, da Vila de Setúbal, filha do Doutor Nuno Gomes Ferreira de Miranda Henriques e de D. Isabel Teresa Margarida de Sequeira da Gama.
Cumprimentos
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Familia BANDEIRA

#57787 | Gil Campilho | 12 fev 2004 19:33 | Em resposta a: #57014

Exmo Senhor Abílio Bandeira

Relativamente à família Bandeira, descendente de Gonçalo Pires Bandeira, venho dar-lhe conhecimento de mais um ramo, ao qual pertenço.

Assim, vou transcrever pequeno resumo dessa linha que espero não seja fastidiosa.

Bandeira

1) Gonçalo Pires da Bandeira, (1450-1527) Escudeiro Fidalgo da casa de D. João II, Cavaleiro da casa de D. Manuel I, Juiz dos Órfãos de Besteiros, (1487), e das suas sisas (1503), recuperou, ao serviço de D.Afonso V, a bandeira do rei de Portugal na batalha de Toro em 1 de Março 1476, recebeu carta de armas e o apelido de Bandeira em 4 de Julho 1483, c. com D. Violante Nunes Cardoso, senhora do Paço de Fráguas, que passou a solar dos Bandeiras, filha de Fernão Nunes Cardoso, senhor do dito Paço, Fidalgo Cavaleiro da C. R., e mulher D. Bartholesa de Figueiredo, da honra de Figueiredo,

2) Filipe Bandeira da Costa, Juiz dos Orfäos de Besteiros, senhor do Paço de Fraguas, c. com D. Mécia da Costa filha de Nicolau Vaz de Macedo, Capitão-Mór das Armadas e D. Mécia da Costa

3) D.Isabel Bandeira, c. com Diogo Borges de Figueiredo, filho de Luís Alvares, Escriväo dos Orfäos muito rico e honrado e mulher D. Vitória de Figueiredo, neto pat. de Nuno Borges, dos Outeiros (filho de Fernão Vaz Meireles, morgado dos Outeiros e senhor de Molelhos, e mulher D. Isabel de Figueiredo, filha esta de Pedro de Figueiredo, que viveu em Carvalhidos, onde tinha uma Quinta, e depois em Vila Chã do Monte e era muito rico e de sua mulher D.Maria de Barros)

4) Maria de Figueiredo Borges Bandeira, c. com Lopo Vaz Almeida Castelo Branco Vasconcelos, filho de Nicolau de Almeida Castelo Branco e mulher D. Joana de Figueiredo, neto pat. de Pedro Lourenço de Almeida (filho de Lopo Vaz de Almeida, da casa de D.João II, serviu em Africa e Alcácer à sua custa com armas e cavalos, viveu na sua Quinta de Roris, e de sua mulher D. Inês da Costa Tavares, sobrinha do Cardeal D. Jorge da Costa) e mulher D. Brites Rabela, e mat. de Jorge Mendes de Vasconcelos (filho de António Correia de Vasconcelos, Fidalgo da Casa Real) e mulher D. Melícia Cardoso,

5) D. Isabel Bandeira de Vasconcelos, c. com Manuel Rebelo de Seixas Castelo Branco, a quem a "Pedatura Lusitana", denomina de "Manuel Rebello de Vizeu", nos apontamentos fornecidos em 25/8/1986 a Eduardo Honório Pinto da Costa por Gonçalo Calheiros, baseado no manuscrito inédito "Bosque Silvestre"(cópia José Coelho), aparece como "Manuel Rebelo Seixas", nos apontamentos de Joaquim Cabral comunicados por seu neto José Cabral está registado como Manuel Rebelo de Seixas Castelo Branco, filho de Manuel Antunes de Seixas e mulher D. Maria de Almeida Castelo Branco,

6) Jorge de Vasconcelos Bandeira, Padre, Assistente do Correio Mor do Reino em Viseu entre 1676 e 1685 (Beira Alta,1960,v.XIX,nº 1,p.49), viveu na sua Quinta de Marco António com Antónia Soares, mandou construir em 1684 uma Capela na sua Quinta à Fonte de Marco António, concelho de Ranhados,"Beira Alta",ano XXVI, nº3,1967, p.367(Tab.Viseu, nº112,fls.120-120v), esta casa é hoje turismo de habitação (in"Guia Expresso das Cidades.."24,p.36 in Expresso 1/11/96), teve de Antónia Soares a:

7) Urbano António de Vasconcelos Bandeira, legitimado por carta de D. Joäo V, (Beira Alta, vol.XIX, nº 1,1960,p.49-52) c. a 28 de Abril de 1710 na Capela de Santa Cristina, altar de Santo Amaro, em Viseu com D. Joana de Campos Rebelo, filha (natural?) de João Rebelo de Campos, licenciado em Direito, que advogou em Viseu durante 50 anos, foi administrador geral das minas de estanho desta região, promotor das justiças eclesiásticas e procurador da Mitra no tempo do bispo D. Jerónimo Soares, era também entendido em arquitectura, escreveu "De Jure regali Jugationis et ejus exemptione" e "Antinomiarum juris dissolutiones".(Maximiano de Aragao,"Viseu Letras e Letrados Viseenses",p.75) e de Francisca João.

8) Alexandre Filipe de Vasconcelos Bandeira de Almeida, licenciado, toma posse em 1743 como mamposteiro dos cativos (Aragao,"Viseu",vol.3ð,p.169), casou ("Beira Alta", ano XXVIII, nº2, p.226) com D. Maria Josefa Pinto Pereira Silveira de Almeida, filha de António Pinto Pereira e Almeida, Capitão Mor da Vila de Botão, e mulher D. Maria da Silveira, neta pat. de Manuel Roiz Pereira, também Capitão Mor da Vila de Botão e mulher D. Maria Pinto de Almeida;

9) António José da Silveira e Vasconcelos, licenciado, afilhado do Bispo de Viseu D. Júlio Francisco de Oliveira, c. com D. Marcelina Tomásia Joaquina Correia Bulhões, filha de António de Bulhões (será filho ou parente de Luís Correia de Bulhões, referido in "Memorias de Viseu" de José Coelho.p.314 ?) e mulher D. Eugénia Maria;

10) Urbano António Silveira Bulhões e Vasconcelos, (nascimento em Arq. Distr. Viseu., Povolide, bapt.1758-1782, 10º, maço-20, nº15, tendo como padrinhos a Jerónimo Leitao de Abreu e mulher D. Jerónima de Souza de Alvellos; casamento em A.D.V., tendo como testemunhas ao Doutor José da Fonseca e Aragão, e José Lopes Piloto, à data do casamento é soldado da 7ª Companhia do Regimento da Guarnição da Praça de Castelo de Vide livro nº 76, fl.165, fal.em A.D.V.,Óbitos, livro 97,fl.20) casou em 1781 com D. Antónia Ludovina Rita Fonseca de Aragão, filha de José da Fonseca Aragão e 3ª mulher D. Rita Bernarda de Almeida Fragoso, neta pat. de outro José da Fonseca Aragão e mulher D. Maria Josefa do Loureiro, e mat. de João de Almeida Fragoso, Cónego da Sé de Viseu;

11) D. Maria Augusta Pinto da Silveira, c. com José Cardoso da Slva Burgos, filho de António Rodrigues da Silva Burgos e mulher D. Maria Vitória de Jesus, neto pat. de José da Silva, e de sua mulher Rosa Margarida Burga, neto mat de Manuel José, e mulher Antónia Maria

12) Miguel Augusto Cardoso, n. a 17 de Fevereiro de 1832 na Rua Direita, em Vizeu, teve como padrinhos a Luís de Albuquerque do Amaral Cardoso e D.Rita de Bourbon Silva e Albuquerque, filhos de António de Albuquerque do Amaral Cardoso, f. a 3 de Maio de 1889, no Porto c. a 23 de Junho de 1858 na Igreja Paroquial de S. Nicolau, no Porto, com D. Delfina Claudina de Bessa Leite, filha de António de Bessa Leite, sócio da fábrica de curtumes do Bessa, n. a 12 de Janeiro de 1799, fal. a 9 de Outubro de 1873, c. a 8 de Junho de 1834, na Igreja de Cedofeita, (tendo como padrinho a Manuel de Clamouse Browne) com sua prima D. Delfina Claudina Leite de Moraes, neto pat. de Francisco Ferreira Bessa, foi sócio da referida Fábrica de Curtumes (que teve diferentes denominações) n. a 22 de Março de 1771, fal. a 28 de Dezembro de 1838, e de sua mulher com quem c. a 17 de Setembro de 1794, D. Maria Joaquina de Santa Rita da Costa Lima, neta mat. de Rodrigo António Leite de Moraes, que em 1814 era Capitão de Infantaria do 1º regimento do Porto, em 1858 no casamento da neta já era Major, n. em 1780, f. em Trancoso a 28 de Outubro de 1832, e de sua mulher e prima direita, com quem c. a 9 de Outubro de 1814, em Lordelo do Ouro, D. Maria Claudina Leite de Moraes;
Filhas:
12.1) D. Laura Albertina Bessa Cardoso, que segue,
12.2) D. Elisa Adelaide Bessa Cardoso, c. com Eduardo Honório de Lima, com geração nas famílias Amorim Pinto e Pinto da Costa.

13) D. Laura Albertina Bessa Cardoso, c. com António Abreu da Cunha Soares, n. em 1856 em Varziela, Felgueiras, f. em 15 de Novembro de 1915, senhor da quinta das Figueiras, em Varziela, Felgueiras, c. em 1883, no Porto, filho de José Eduardo da Cunha Soares, sr. da referida quinta e mulher D. Carolina Alves de Abreu, neto pat. de José Fernando Dias Soares, natural de Rendufe, Amares, e mulher D. Joaquina Roza da Cunha, de Varziela, Felgueiras, e neto mat. de Manuel Alves de Sá e Sousa, cavaleiro da Ordem de Cristo, natural de Vila Nova de Gaia, e mulher D. Francisca Leocádia;
Filhas:
13.1) D. Albertina Laura Bessa Cardoso da Cunha Soares, que segue,
13.2) D. Maria Carolina Bessa Cardoso da Cunha Soares, c. com o Juiz Dr. Pedro Vicente de Moraes Sarmento Campilho, senhora da casa da Corujeira, com geração na família Sousa Holstein Campilho.

14) D. Albertina Laura Bessa Cardoso da Cunha Soares, n. em 1885 no Porto, fal. em 21 de Maio de 1968, no Porto, c. com José Tasso de Sousa Lima, senhor da casa da Ponte e da quinta do Faial, em Prado, da quinta do Sol, em Barbudo, todas no conc. de Vila Verde, vice-provedor da O. do Carmo, no Porto, secretário-geral do Consulado do Brasil, n. em 1885 no Rio de Janeiro, f. em 12 de Outubro de 1955, no Porto, filho de José Sales de Sousa Lima e mulher e prima D. Maria Amélia Tasso de Sousa, neto pat. de António José de Sousa Lima, comendador da O. de Cristo, grande benemérito da Vila de Prado, Director do Banco do Minho, no Brasil, etc, e mulher D. Teresa Maria da Rocha, e mat. de José António Ferreira de Sousa e mulher D. Amélia Tasso;

15) D. Maria Lysia Soares de Sousa Lima, n. no Porto, baptizada no oratório particular da casa de seus pais, à Rua Tenente Valadim nº 197, no Porto, senhora do usufruto da casa da Ponte, em Prado, e da quinta do Sol, em Barbudo, todas no Concelho de Vila Verde, c. com o Juíz Desembargador dr. Pedro Vicente de Moraes Campilho, Licenciado em Direito (U.C.), Delegado do Instituto Nacional do Trabalho em Vila Real, Governador Civil de Bragança (41-44), Juiz do Tribunal Militar do Porto (66-67), Presidente do Tribunal Plenário (68-74) e Juiz Desembargador da Relação do Porto, Presidente da Comissão Distrital da União Nacional do distrito de Vila Real e Presidente da Acção Católica do mesmo distrito, sócio da Sociedade Histórica da Independência de Portugal e da Sociedade de Geografia de Lisboa, Comendador da Ordem de Cristo e da Ordem de Mérito Civil de Espanha, proprietário em Vidago, n. em Montalegre, a 22.2.1904 e f. no Porto, a 4.10.1988, filho do dr Alfredo Anibal Montalvão de Morais Campilho, licenciado em direito (U.C.), Juíz Desembargador da Relação de Lisboa, chefe das famílias Campilho, Montalvão e Alvares Ferreira, Representante do morgadio de Vila Frade, em Chaves, n. em Vidago, a 23.04.1864 e f. em Lisboa, a 8.4.194, e mulher e prima D. Olinda da Glória de Morais Sarmento Campilho, n. em Vinhais, a 4.11.1966 e f. em Lisboa, a 5.5.1954,; neto paterno de Augusto César da Silva Barreto de Moraes Sarmento Campilho, Presidente da Câmara Municipal de Chaves, grande impulsionador da exploração das famosas águas de Vidago, e de sua mulher e prima D. Ana-Augusta de Moraes Campilho Montalvão, senhora da casa Campilho, em Vidago; e mat.de António Aníbal da Silva Barreto de Moraes Sarmento Campilho n. em Sobreiró de Cima, Vinhais, a 24.2.1824, senhor da casa da Corujeira, em Vinhais, representante das famílias Silva Barreto de Moraes Sarmento, da casa da Corujeira, em Vinhais, do Paço de St Estevão, em Chaves, e de vários morgadios em Trás-os-montes, e de sua mulher e prima D. Maria da Glória de Figueiredo Sarmento, nª a 22.10.1836, em Vinhais

16) Nuno Maria Lima de Moraes Campilho, Licenciado em Filosofia (U.P.), Administrador de Empresas, antigo Professor do Ensino Secundário, Senhor da quinta do Sol, em Barbudo, co-senhor da casa da Ponte, em Prado, ambas no Concelho de Vila Verde, n. freg. de Ramalde, no Porto, na casa de seus pais, à Avenida da Boavista nº 868, a 21.8.1941; c. no Mosteiro de Ferreira, Paços de Ferreira, em 27.8.1973, com a c. com a drª D. Dina Zita Gomes Teles de Meneses, Licenciada em História (U.P.), Administradora de Empresas, antiga Professora do Ensino Secundário, n. em Freamunde, Paços de Ferreira, a 30.8.1947, filha de Luís Teles de Menezes, da casa do Bairro, em Casais, Lousada, e mulher D. Albertina Pinto Ribeiro Gomes, que tem 3 filhos entre os quais o autor desta intervenção.


Com os melhores cumprimentos

Gil Campilho

Resposta

Link directo:

RE: Bandeiras e Cabrais

#69379 | AQF | 11 jul 2004 21:30 | Em resposta a: #54896

Caro Abílio Cardoso Bandeira,

Quando procurava por uns parentes Bandeira de Barcelos neste tópico, deparei-me com esta sua intervenção relativa aos Bandeiras de Góis e onde aparece 'designadamente Ignácio Bandeira Cabral, que era sobrinho de D.Inês de Goes, Senhora da Louzã', nomes estes que me são familiares do estudo dos Figueiredos de Góis.

Com efeito, no livro 'Genealogia dos Figueiredos da Lavra de Goes e Todos os Ramos do Tronco Figueiredo e Queiroz da Quinta de S. Caetano da Boiça' publicado por meu pai em 1949 é referido na pág. 44 o casamento de Ignez de Figueiredo Barreto PERDIGÃO (1650-1711) com o Cap. Manoel Simão Leal Carneiro Cabral de SELAVISA e sobre este é dito o seguinte: 'Foi Juiz dos Orfãos em Goes, filho de Paullo Leal Cabral Carneiro, Fidalgo da Casa Real, Cavaleiro da Ordem de Cristo e de sua mulher D. Jerónima Carneiro Barbuda (filha de D. Anna Correia de Mendonça e de Pedro Rodrigues Barbudo); neto paterno de Jerónimo Leal Carneiro Cabral, bisneto de Baltazar Cabral e terceiro neto de Diogo da Silva, Fidalgo da Casa Real, e de sua mulher D. Maria de Goes, filha de Pedro de Goes, Senhor da Louzão, Villarinho e Pedrogal'.

Parece portanto haver nos dois casos uma relação do apelido Cabral com os Senhores da Louzã, daí perguntar-lhe se tem mais informação que possa ligar estes dois casos e no caso afirmativo se tem informação dos ascendentes desses 'Cabrais' e/ou dos Senhores da Louzã.

Se necessitar de mais informação das pessoas que referi ou familiares próximos poderá consultar o sítio onde reproduzi o livro do meu pai em:
sapp.telepac.pt/figueiredo-queiroz/pafg02.htm#14

Desde já agradecido por qualquer informação envio os meus cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia BANDEIRA

#69381 | AQF | 11 jul 2004 21:49 | Em resposta a: #57787

Caro Gil Campilho,

No seguimento da minha intervenção http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=69379 neste tópico e da constatação da ligação dos 'seus' 'Bandeiras' a diversos 'Figueiredos', vinha perguntar-lhe se tem algum levantamento dos seus Figueiredos que os possa ligar aos primeiros Figueiredos de Figueiredo das Donas (distrito de Viseu) ou descendentes em Góis que são meus ascendentes.

Se necessitar de mais informação dos 'meus' Figueiredos poderá consultar o sítio sapp.telepac.pt/figueiredo-queiroz .

Desde já agradecido pelo tempo roubado, envio os meus cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia BANDEIRA

#69859 | AQF | 19 jul 2004 04:56 | Em resposta a: #54915

Caros Gonçalo Calheiros e Abílio Cardoso Bandeira

Tendo "apanhado" este tópico numa pesquisa no GP e vendo aqui uma referência aos Bandeiras de Barcelos, vinha pedir a vossa ajuda para o tópico que hoje abri em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=69853 , sobre Família Lima Bandeira de Barcelos.

Certo de que o vosso conhecimento sobre os Bandeira não deixará de me dar uma pista, desde já aqui ficam os meus agradecimentos.

Com os melhores cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia BANDEIRA

#75335 | Gil Campilho | 19 out 2004 13:50 | Em resposta a: #69381

Caro Angelo Fonseca,

Com efeito os "meus Figueiredos" são os de Figueiredo das Donas, dos quais descendo por várias linhas em consequência de alguns casamentos entre primos.

Assim, passo a expor os elementos que possuo, e que são os que me foram transmitidos pelo meu falecido primo Eduardo Honório de Lima Pinto da Costa:

1) Soeiro Martins de Figueiredo, o primeiro que tomou este apelido por ser Senhor da casa de Figueiredo das Donas pelos anos de 1260, foi Vassalo dos Reis D.Afonso II e III, ainda vivia no tempo do Rei D.Sancho II, (ver José Coelho,"Memorias de Viseu",p. 208 e "Acerca de uma Família ilustre de antigos Magistrados",p.34,"Arvore 8") casou com D. Urraca do Amaral Cardoso:

2) Estevão Soares de Figueiredo

3) Vasco Esteves de Figueiredo, Alcaide do Castelo da Feira, casou com D. Urraca Peres de Matos:

4) Rui Vasques de Figueiredo, sucedeu na casa de seu pai, no Senhorio da Torre e no Julgado de Figueiredo das Donas, Vassalo de D.Afonso IV.("Acerca de uma família ...",p.33) casou com D. Toda Fernandes (Descendente de D.Sancho Fernandes, filho de D. Fernando, Rei de Leão):

5) Fernão Ruiz de Figueiredo, legitimado, Senhor das Terras e Casas de seu pai, vassalo de D. Afonso IV, que lhe fez mercê da Torre de Figueiredo e seu julgado.("Acerca de uma família..."p.33) casou com D. Leonor Roiz de Figueiredo, filha de Mem Rodrigues de Vasconcelos, Senhor da Torre de Vasconcelos e Meirinho-Mor ("Acerca de uma família...",p.33) e mulher D. Constança Afonso de Brito:

6) Gonçalo Garcia de Figueiredo (Pedatura Lusitana ,I, 2º, pág.s 330,338,342 e Gayo, XIV, pág.s 100,107,108), Alcaide-Mor do Castelo da Feira e Senhor do Julgado do Bouga, por mercê de El-Rei D. Fernando de 3-III-1367("Acerca de uma família...",p.33.) casou com D. Constanca Ruiz de Pereira:

7) D. Gonçalo de Figueiredo ("Acerca de uma família ilustre de antigos magistrados""Arvore 6"p.32;PL, I, 2º, pág.s 330,338,342; Maximiano de Aragäo,"Viseu",II,p.87 e ss.; Gayo, XIV,pág.s 100,107,108) foi Comendador na Ordem de Cristo e depois de viúvo foi Bispo de Viseu ("Acerca de...",p.32), o"Bispo padre" o "Anchinho", gordo, atarracado, muito pequeno de corpo e jactancioso (José Coelho,"Memorias de Viseu",p.209-216) casou com D. Sancha Goncalves de Leiria, filha de Álvaro de Leiria, Fidalgo da Casa Real (Gayo, XIV,100,107,108) e Teresa Rodrigues de Paiva:

8) Inês Goncalves de Figueiredo casou com Martim Eanes Durao da Mata (Gayo, XIV, 108,111,130 e Pedatura Lusitana, I, 2º, 338,342,343; "Acerca de uma família ilustre de antigos magistrados",p.32.árvore 6, Senhor do Paço da Tonda no Concelho de Besteiros filho de João Durão da Mata:

8.1) D. Leonor, que segue
8.2) D. Tareja Martins de Figueiredo, casou com João de Ornelas, sendo pais de D. Maria de Ornelas que casou com Martim Lourenço de Almeida, que era Tio paterno do Decepado, porque irmao do Pai dele, Pedro Lourenço de Almeida, (Beira Alta, III, nº2, p.138; PL, I, 2º, 383 e ss) Anadel dos Espingardeiros, viveu nos Coutos junto a Viseu onde foi muito rico, e teve grande casa. De D. Maria de Ornelas e Martim Lourenço de Almeida foi filho Lopo Vaz de Almeida CF. INFRA

9) D. Leonor Martins de Figueiredo casou com Estevão Pires (Pedatura Lusitana, I, 2º, 342, 343)

10) Gonçalo de Figueiredo Durão (Gayo, XIV, 108, 111, 130; PL, I, 2º, 342, 343, 345, 348) (em Gayo, XIV, 111, traz Gonçalo de Figueiredo não como neto mas sim como filho de Martim Eanes Durão da Mata e de Inês Gonçalves de Figueiredo, a "Pedatura Lusitana",I, 2º, 342-343, traz Gonç.Figueiredo como neto) casou com D. Maria Fernandes de Sequeira, moradora em Vila Nova junto do Couto:

10.1) Luís de Figueiredo, que segue:
10.2.) Pedro de Figueiredo, viveu em Carvalhidos, onde tinha uma Quinta, e depois em Vila Chã do Monte, foi muito rico (PL, I, 2º, 343, 345, 348) casou com D. Maria de Barros, com geração CF. INFRA.

11) Luís de Figueiredo (Gayo, XIV, 108, 111, 130) casou com D. Inês Fernandes de Lyra :

12) D. Antónia de Figueiredo casou com António Correia de Vasconcelos, Fidalgo da Casa Real (Gayo, XIV, 130, 131, 111) filho de Jorge Mendes de Vasconcelos, Fidalgo da Casa Real e mulher D. Isabel Correia:

13) Jorge Mendes de Vasconcelos casou com D. Melicia Cardosa, filha de Gonçalo Rebelo e D. Joana Dias Cardoso

14) Joana de Figueiredo casou com seu primo Nicolau de Almeida Castelo Branco (PL, I, 2º, 385, 386, 388 e Gayo, XIV, 130, 131) filho de Pedro Lourenço de Almeida, que viveu em Nesperedo, concelho de Povolide (filho de Lopo Vaz de Almeida – CF SUPRA- da casa de D.João II, serviu em Africa e Alcácer à sua custa com armas e cavalos, viveu na sua Quinta de Roris, e de sua mulher D. Inês da Costa Tavares, sobrinha do Cardeal D. Jorge da Costa) e mulher D. Brites Rebela;

15) Lopo Vaz de Almeida Castelo Branco de Vasconcelos (Gayo, XIV, 130, 131; "Pedatura Lusitana",I, 2º, 389; "Beira Alta",ano XXVIII, 1969, nº1, p.149) casou a 26 de Janeiro de1615 ou 16 em Frágoas, concelho de Besteiros com sua prima D. Maria de Figueiredo Borges Bandeira filha de Diogo Borges de Figueiredo (Pedatura Lusitana, tomo I, vol.2º "Figueiredos", p.348,349,350,389 e "Bandeiras", p.643) e mulher D. Isabel Bandeira; neta paterna de Luís Alvares, Escrivão dos Órfãos muito rico e honrado, e mulher D. Vitória de Figueiredo; neta materna de Filipe Bandeira da Costa, Juiz dos Órfãos de Besteiros, senhor do Paço de Fráguas (filho de Gonçalo Pires da Bandeira, (1450-1527) herói da Batalha de Toro e mulher D. Violante Nunes Cardoso, senhora do Paço de Fráguas) e mulher D. Mécia da Costa (filha de Nicolau Vaz de Macedo, Capitão-Mór das Armadas e D. Mécia da Costa)
D. Vitória de Figueiredo, avó paterna de D. Maria de Figueiredo Borges Bandeira, pertencia a estes mesmos Figueiredos, pois era filha de Nuno Borges dos Outeiros (filho de Fernão Vaz Meireles, Morgado dos Outeiros e Senhor de Molelhos) e mulher D. Isabel de Figueiredo (filha de Pedro de Figueiredo, CF. SUPRA):

16) D. Isabel Bandeira de Vasconcelos, c. com Manuel Rebelo de Seixas Castelo Branco, a quem a "Pedatura Lusitana", denomina de "Manuel Rebello de Vizeu", nos apontamentos fornecidos em 25/8/1986 a Eduardo Honório Pinto da Costa por Gonçalo Calheiros, baseado no manuscrito inédito "Bosque Silvestre"(cópia José Coelho), aparece como "Manuel Rebelo Seixas", nos apontamentos de Joaquim Cabral comunicados por seu neto José Cabral está registado como Manuel Rebelo de Seixas Castelo Branco, filho de Manuel Antunes de Seixas e mulher D. Maria de Almeida Castelo Branco (será alguma coisa aos Almeida Castelo Branco acima referidos?)

17)) Jorge de Vasconcelos Bandeira, Padre, Assistente do Correio Mor do Reino em Viseu entre 1676 e 1685 (Beira Alta,1960,v.XIX,nº 1,p.49), viveu na sua Quinta de Marco António com Antónia Soares, mandou construir em 1684 uma Capela na sua Quinta à Fonte de Marco António, concelho de Ranhados,"Beira Alta",ano XXVI, nº3,1967, p.367(Tab.Viseu, nº112,fls.120-120v), esta casa é hoje turismo de habitação (in"Guia Expresso das Cidades.."24,p.36 in Expresso 1/11/96), teve de Antónia Soares a:

18) Urbano António de Vasconcelos Bandeira, legitimado por carta de D. Joäo V, (Beira Alta, vol.XIX, nº 1,1960,p.49-52) c. a 28 de Abril de 1710 na Capela de Santa Cristina, altar de Santo Amaro, em Viseu com D. Joana de Campos Rebelo, filha (natural?) de João Rebelo de Campos, licenciado em Direito, que advogou em Viseu durante 50 anos, foi administrador geral das minas de estanho desta região, promotor das justiças eclesiásticas e procurador da Mitra no tempo do bispo D. Jerónimo Soares, era também entendido em arquitectura, escreveu "De Jure regali Jugationis et ejus exemptione" e "Antinomiarum juris dissolutiones".(Maximiano de Aragao,"Viseu Letras e Letrados Viseenses",p.75) e de Francisca João.

19) Alexandre Filipe de Vasconcelos Bandeira de Almeida, licenciado, toma posse em 1743 como mamposteiro dos cativos (Aragao,"Viseu",vol.3ð,p.169), casou ("Beira Alta", ano XXVIII, nº2, p.226) com D. Maria Josefa Pinto Pereira Silveira de Almeida, filha de António Pinto Pereira e Almeida, Capitão Mor da Vila de Botão, e mulher D. Maria da Silveira, neta pat. de Manuel Roiz Pereira, também Capitão Mor da Vila de Botão e mulher D. Maria Pinto de Almeida;

20) António José da Silveira e Vasconcelos, licenciado, afilhado do Bispo de Viseu D. Júlio Francisco de Oliveira, c. com D. Marcelina Tomásia Joaquina Correia Bulhões, filha de António de Bulhões e mulher D. Eugénia Maria;

21) Urbano António Silveira Bulhões e Vasconcelos, (nascimento em Arq. Distr. Viseu., Povolide, bapt.1758-1782, 10º, maço-20, nº15, tendo como padrinhos a Jerónimo Leitao de Abreu e mulher D. Jerónima de Souza de Alvellos; casamento em A.D.V., tendo como testemunhas ao Doutor José da Fonseca e Aragão, e José Lopes Piloto, à data do casamento é soldado da 7ª Companhia do Regimento da Guarnição da Praça de Castelo de Vide livro nº 76, fl.165, fal.em A.D.V.,Óbitos, livro 97,fl.20) casou em 1781 com D. Antónia Ludovina Rita Fonseca de Aragão, filha de José da Fonseca Aragão e 3ª mulher D. Rita Bernarda de Almeida Fragoso, neta pat. de outro José da Fonseca Aragão e mulher D. Maria Josefa do Loureiro, e mat. de João de Almeida Fragoso, Cónego da Sé de Viseu;

22) D. Maria Augusta Pinto da Silveira, c. com José Cardoso da Silva Burgos, filho de António Rodrigues da Silva Burgos e mulher D. Maria Vitória de Jesus, neto pat. de José da Silva e de sua mulher Rosa Margarida Burga, neto mat de Manuel José e mulher Antónia Maria

23) Miguel Augusto Cardoso, n. a 17 de Fevereiro de 1832 na Rua Direita, em Vizeu, teve como padrinhos a Luís de Albuquerque do Amaral Cardoso e D.Rita de Bourbon Silva e Albuquerque, filhos de António de Albuquerque do Amaral Cardoso, f. a 3 de Maio de 1889, no Porto c. a 23 de Junho de 1858 na Igreja Paroquial de S. Nicolau, no Porto, com D. Delfina Claudina de Bessa Leite, filha de António de Bessa Leite, sócio da fábrica de curtumes do Bessa, n. a 12 de Janeiro de 1799, fal. a 9 de Outubro de 1873, c. a 8 de Junho de 1834, na Igreja de Cedofeita com sua prima D. Delfina Claudina Leite de Moraes, neto pat. de Francisco Ferreira Bessa n. a 22 de Março de 1771, fal. a 28 de Dezembro de 1838, e de sua mulher com quem c. a 17 de Setembro de 1794, D. Maria Joaquina de Santa Rita da Costa Lima, neta mat. de Rodrigo António Leite de Moraes, que em 1814 era Capitão de Infantaria do 1º regimento do Porto, em 1858 no casamento da neta já era Major, n. em 1780, f. em Trancoso a 28 de Outubro de 1832, e de sua mulher e prima direita, com quem c. a 9 de Outubro de 1814, em Lordelo do Ouro, D. Maria Claudina Leite de Moraes.

Quanto à descendência de Miguel Augusto Cardoso e D. Delfina Claudina de Bessa Leite, remeto para a minha última intervenção, supra, aqui no forum.

Peço desculpa por apenas agora ter respondido à sua mensagem mas a verdade é que a mesma não me foi notificada para o meu e-mail, pelo que apenas ontem tive conhecimento da mesma.

Com os melhores cumprimentos

Gil Campilho

Resposta

Link directo:

RE: Familia BANDEIRA

#75394 | AQF | 20 out 2004 00:10 | Em resposta a: #75335

Caro Gil Campilho,

Agradeço a sua extensa e interessante resposta. Fiquei agradavelmente surpreendido por duas razões:
- primeiro porque encontrei aqui no Genea mais outro descendente dos Figueiredos (no meu caso descendo quer do 7) D. Gonçalo de Figueiredo, pelo filho 8) Luiz Annes de Figueiredo, quer do irmão mais velho 7) Aires Gonçalves de Figueiredo, pelo filho 8) João Lourenço de Figueiredo).
- segundo porque a ascendência comum (até ao Bispo de Viseu) é muitíssimo concordante com a que o meu pai escreveu no Livro sobre os Figueiredos de Góis, o que dá alguma solidez aos estudos visto serem fontes diferentes.

Gostaria de retribuir enviando-lhe as páginas do livro relativas à parte comum e dando-lhe uma série de links que penso serem do seu interesse, pelo que lhe pedia que indicasse o seu e-mail, para angelopontofonsecaarrobanetcabopontopt.

Aqui no Genea, se acaso ainda não viu, gostaria de indicar-lhe alguns temas relacionados: http://genealogia.sapo.pt/forum/index.php?search=Figueiredo&tema=0&pesq_por=subject
e
http://genealogia.sapo.pt/forum/index.php?search=Figueiredos&tema=0&pesq_por=subject

de que destaco alguns onde participei.

Famílias Figueiredo e Queiroz (livro do meu pai)
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=61384

Figueiredo das Donas
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=5406

Padre José da Cunha de Figueiredo- em Felg. Gayo
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=36066

Figueiredos em Ascendências Viseenses de M.A.S.
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=75167

Com os meus melhores cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia BANDEIRA

#77550 | rupertti | 18 nov 2004 16:41 | Em resposta a: #57787

Ola! Gostaria de saber se tens algo sobre os Pinto Bandeira, da cidade de Valongo, bispado do Porto.
Meu ascendente Jose Pinto Bandeira, nat de Valongo, Porto, fidalgo em Laguna, Santa Catariana, Brasil. Era filho de Salvador Pinto Bandeira, este descendia dos nobres Bandeiras da cidade do Porto.

Desde ja agradeco a atencao prestada.

Rudinei

rupertti@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Familia Freire Bandeira, do Porto

#77551 | rupertti | 18 nov 2004 16:42 | Em resposta a: #55390

Meu ascendente Jose Pinto Bandeira, nat de Valongo, Porto, fidalgo em Laguna, Santa Catariana, Brasil. Era filho de Salvador Pinto Bandeira, este descendia dos nobres Bandeiras da cidade do Porto.

Desde ja agradeco a atencao prestada.

Rudinei

rupertti@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bandeira

#77989 | AQF | 24 nov 2004 03:50 | Em resposta a: #54828

Caro Abílio Cardoso Bandeira,

Pedia o favor se pode dar alguma ajuda aos meus pedidos feitos neste tópico:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=69379#lista
e
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=69859#lista

Desde já agradecido envio os melhores cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bandeira

#77994 | Abreu Coutinho | 24 nov 2004 09:26 | Em resposta a: #54828

Caro Abílio Cardoso Bandeira

Gostaria de saber se o meu confrade terá alguns elementos deste ramo de "Bandeira de Santa Marinha, V.N.Gaia"?

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=62727

Desde já grato pela sua resposta.

Cumprimentos,

João de Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bandeira

#77995 | Abreu Coutinho | 24 nov 2004 09:27 | Em resposta a: #54828

Caro Abílio Cardoso Bandeira

Gostaria de saber se o meu confrade terá alguns elementos deste ramo de "Bandeira de Santa Marinha, V.N.Gaia"?

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=62727

Desde já grato pela sua resposta.

Cumprimentos,

João de Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bandeira

#78194 | ricam | 27 nov 2004 17:38 | Em resposta a: #54828

Aqui vão os meus Bandeiras até onde sei o que é muito pouco:

Antonio Maria Bandeira (natural de Estarreja? embora não tenha a certeza, tenho só inúmeros artigos de jornal referentes ao meu bisavô - filho deste - que o mencionam como descendente de naturais dessa localidade, em contrapartida outros também o mencionam como "gente de Barcelos") cc Corina de Oliveira teve como filho

Filipe José Bandeira, n Porto-Bonfim 13 Abril 1895-1970, conhecido industrial de ourivesaria portuense, Comendador de Ordem de Mérito Industrial e Agrícola cc Maria Júlia Baptista deste nasceu

Maria Lucilia Bandeira, n Porto cerca de 1920-1997?, farmacêutica, cc Antonio do Rosário Pinto, estes tiverm como filhas:

Maria de São José do Rosário Bandeira Pinto n Porto 1954 cc José António Gomes Leite e Maria da Graça Bandeira Pinto n Porto 1956 cc Jose Manuel Valga Camarinha (sendo estes dois ultimos meus pais)

Espero ter contribuido de alguma maneira

Melhores cumprimentos
Ricardo Camarinha

Resposta

Link directo:

RE: Familia BANDEIRA

#89322 | AQF | 23 abr 2005 12:29 | Em resposta a: #69859

Caro Confrades,

A quem interessar pode ver em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=89321 o que foi possível encontrar sobre este assunto.


Cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bandeira

#97151 | patban1970 | 02 ago 2005 01:13 | Em resposta a: #78194

Caro Ricardo,

Eu sou uma Bandeira, natural de Salreu/Estarreja, o meu pai, Jorge Bandeira, nasceu em Lisboa, mas a minha avo, Elisa de Almeida Bandeira, divorciou-se e voltou para Salreu onde moravam as irmas(uma em Salreu outra em Estarreja). Sei que tinham familia no Porto (onde o meu pai estudou) e para os lados de S.Pedro do Sul (Viseu).

Gostava de saber mais sobre esta familia de Bandeiras e poder identificar os meu ancestrais em mais geracoes.

Cumprimentos,
Patricia Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bandeira

#97168 | jliberato | 02 ago 2005 08:34 | Em resposta a: #97151

Cara Patrícia,
Terá de identificar o nascimento ou casamento mais antigo que conhece de Bandeiras, em que sejam identificados a data e o local.
Aconselho-a a pôr aqui essa data e local, para que possa ser ajudada na sua pesquisa. Sugiro-lhe o meu tópico sobre Salreu que poderá encontrar em
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=77844
e aonde poderá intervir se o desejar.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

SOS Gonçalo Calheiros

#97790 | saboia | 11 ago 2005 12:29 | Em resposta a: #54915

Caro primo, minhas saudaçoes. Li acima msg do confrade APCB, q se refere a uma filha de nosso comum N avô Gonçalo Pires Bandeira (Jusarte), de nome Ana Bandeira. Estou organizando minha resenha genealogica e de meus apontamentos soh constam como filhos de Gonçalo: Felipe Bandeira, Felipa,Bertoleza,Isabel, e Genebra (será mesmo este nome?) Bandeira .Peço fineza esclarecer. Igualmente, constando vc publicou livros, gostaria saber quais sao e possibilidade adquiri-los.Grato. Joao Pedro de Saboia Bandeira de Mello Filho (Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Familia BANDEIRA

#99954 | mm81 | 09 set 2005 17:56 | Em resposta a: #54915

Caro Gonçalo Calheiros,

Por acaso não tem nenhuns bandeiras da zona de Aveiro, Estarreja, Avanca ou Espinho.

Melhores Cumprimentos
Manuel Rombert Marques

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bandeira

#100421 | saboia | 14 set 2005 04:16 | Em resposta a: #97151

Cara Patricia
Se sua familia Bandeira for a mesma q a minha (de Gonçalo Pires Bandeira, ex-Jusarte)posso lhe informar alguma coisa . Favor dar endereço de PVT para desaboia@bol.com.br.(sobre os ascendentes de Gonçalo)
SDS

Joao Pedro de Saboia Bandeira de Mello Filho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bandeira

#104436 | Lemauz | 03 nov 2005 19:08 | Em resposta a: #54828

Caro Abílio Cardoso Bandeira

Na minha família existe também descendência dos Bandeira.
António Luís Inácio Quintella Emauz, meu 6.º avô, nascido a 30 de Março de 1766, casou com Maria Brízida Bandeira (filha de Manuel Joaquim Bandeira e Caetana Joaquina do Santo Alberto de Andrada).

Saudações e até breve,

Luís Q. Emauz

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bandeira

#104459 | Lemauz | 03 nov 2005 23:35 | Em resposta a: #54828

Caro Abílio Cardoso Bandeira

Em tempos, foi recebida em herança uma ilustração de um brasão bi-partido com as armas de Emauz e Bandeira, da qual nunca se encontrou documentação.
Tem conhecimento de alguma referência a este brasão de armas?

Grato pela sua atenção,

Luís Q. Emauz

Resposta

Link directo:

RE: Familia BANDEIRA

#104642 | ACB | 06 nov 2005 08:42 | Em resposta a: #54903

Caro confrade Abilio Cardoso Bandeira,

Existem ainda hoje, em Setúbal, pessoas descendentes de uma família Bandeira. Ao que julgo saber descendentes de António de Sousa Brito Maldonado Bandeira, representante do Morgado dos Bandeiras, elevado à categoria de Visconde de Montalvo por Decreto de 15 de Novembro de 1888, publicado no Diário do Governo de 19 seguinte.

António de Sousa Brito Maldonado Bandeira nasceu, em Évora, a 23 de Junho de 1841, filho do Dr. António de Sousa Maldonado Bandeira e de Genoveva Máxima da Conceição Maldonado Bandeira.

Estudou em Coimbra mas não chegou a licenciar-se, em virtude de seu pai ter decidido entregar a administração dos eus bens, indo residir para a herdade de Montalvo, próximo de Alcácer do Sal.

Casou com Ana Margarida de Mello, em 1864, senhora, também, de grande fortuna. Enviuvou quatro anos depois.

Foi 2º Visconde de Montalvo, Fernando Alberto Ricca Bandeira Ferreira (sobrinho do 1º, suponho eu) http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=54425
,falecido em 2 de Agosto de 2002.

Existe em Setúbal, na Praça do Bocage, um edifício que foi residência dos Bandeira, que ostenta, ao nível do 1º andar, uma pedra de armas que se diz ser a daquela família. Como já outro confrade informou, existe uma casa de quinta na Estrada de Setúbal para Palmela que actualmente se encontra quase completamente arruinada e que pertenceu à família. Queria prestar um pequeno esclarecimento: o confrade anterior localizou a quinta em Algeruz, ou Brejos do Assa, mas na realidade a sua localização é na Estrada dos Ciprestes (Estrada de Setúbal para Palmela).

Existem ainda hoje em Setúbal vários edifícios com indicação de que foram propriedade do Visconde de Montalvo.

A única bibliografia que posso indicar é: “Álbum de Contemporâneos Illustres / Visconde de Montalvo”, Fascículo nº 15, Lisboa, sd.

Aqui fica este apontamento que só agora trago ao forum, porque não sendo um frequentador assiduo e não tinha ainda reparadado no tópico.

Cumprimentos
António Cunha Bento

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bandeira

#119825 | cristiano | 01 jun 2006 12:02 | Em resposta a: #54828

Caro Confrade,

Em Lousada esteve em tempos instalada uma família Bandeira. Nas Memórias Paroquiais de 1758 o pároco da Freguesia de Silvares refere-se a eles, designadamente a um Capitão Manuel Nunes Bandeira. Este era o proprietário da Quinta do Pinheiro, na mesma freguesia de Silvares. E foi também este capitão que em 1725 mandou reedificar a Capela de Santo António, nas proximidades da quinta.
Existe igualmente um edificio na vila de Lousada com a seguinte inscrição: Bandª 1722. Creio que se estará a referir à mesma família.

Também gostaria de reunir mais informações sobre esta família, especialmente sobre o ramo que se instalou em Lousada.

Obrigado.

Cumprimentos,

Cristiano Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bandeira

#119838 | mm81 | 01 jun 2006 14:31 | Em resposta a: #78194

Caro Ricardo,

Acho que trocou a sua bisavó com a sua trisavó, e tenho mais algums dados sobre os seus Bandeiras que passo a escrever:

1-Manuel José Bandeira n. de Salreu c. 25.7.1842 com Maria Monteiro n. de Estarreja filha de Francisco Moreira e de Joaquina Monteiro.

2-Filipe José Bandeira n. 25.7.1843 Beduído, Estarreja c.20.4.1860 com Maria de Jesus n. 1840 Estarreja, filah de Bartolomeu Fernandes da Costa n. Murtosa e de Maria Joaquina da Silva n. Estarreja.

3- Antonio Maria Bandeira n. 9.11.1869, Beduído, Estarreja c.25.4.1894, Esposende com Maria Júlia da Conceição (Baptista), filha de Joaquim da Silva Guimarães n. 1825 Barcelinhos e de Maria do Rosário Silva n.22.7.1836 Esposende, neta paterna de António José Baptista Guimarães n. Barcelinhos e de Maria Teresa da Natividade.

4- Filipe José Bandeira, n.13.4.1895 Bonfim cc Corina Cândida de Oliveira, n.1.5.1895 Massarelos, filha de Anacleto de Oliveira n.1873 Vilar Maior, S. Pedro do Sul e de Margarida Rosa da Silva n.7.3.1874, Massarelos, neta materna de António da Silva n.12.5.1844 Cedofeita, Porto e de Rosa Delfina n.15.2.1840 São Veríssimo, Amarante. Casou segunda vez com Maria Cândida Alves da Silva n. Lordelo do Ouro

O resto penso que já conhece. Tenho mais algumas informações sobre a ascendência de sua bisavó Corina que terei muito gosto em lhe enviar.

Melhores Cumprimentos.
Manuel Marques

Resposta

Link directo:

Família BANDEIRA

#126962 | gmg | 01 set 2006 13:59 | Em resposta a: #54915

Caríssimo Sr. Eng. Gonçalo Calheiros,

Conhecemo-nos, no dia 31 de Agosto deste ano, no Arquivo Distrital de Viseu.
Descobri um ramo BANDEIRA. Uma D. Tomásia Bandeira.

Assim que tiver as coisas mais organizadas, envio os dados ou pelo seu e-mail ou então por aqui.

Cumprimentos,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

Família BANDEIRA, do concelho de Tondela

#127079 | gmg | 01 set 2006 22:06 | Em resposta a: #54915

Caro Sr. Eng. Gonçalo Calheiros,

Deparei-me com uma linha BANDEIRA, da freguesia de Castelões, concelho de Tondela.


I- ANTÓNIO LUÍS BANDEIRA, nat. da freg.ª de Castelões, era f.º de José Freire de Andrade e de D. Tomásia Bandeira. De ISABEL, mulher solteira, nat. do lugar de Vila do Rei, freg.ª de Castelões e f.ª de Manuel Fernandes e de Maria Antónia, do lugar do Outeiro, teve pelo menos um filho:
II- MANUEL LUÍS BANDEIRA, que segue:


II- MANUEL LUÍS BANDEIRA, nat. do lugar da Ladeira, freg.ª de Castelões onde foi bapt. 3 de Abril de 1721, casou no lugar de Ribeiro, freg.ª de Campo de Besteiros, concelho de Tondela, no dia 25 de Julho de 1743 com MARIA DE FIGUEIREDO, nat. de Ribeiro (Campo de Besteiros) e f.ª natural de Filipe de Saldanha, nat. de Castelões e de Mariana de Figueiredo, nat. de Castelões. Neta pat. de João de Saldanha e de Isabel Henriques e neta mat. de Manuel Antunes Anjo e de Teodósia de Figueiredo, do lugar de Fermentelos, freg.ª de Campo de Besteiros.


Acontece que no GENEA, surge uma Tomásia Maria Bandeira, casada com um João Freire de Andrade (pode ver em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=188512) e se fizermos as contas, contando com a sua ascendência, ela teria nascido por volta de 1660 - 1670.

A minha dúvida está precisamente no nome do marido desta Tomásia. Será João ou José? Também eu, por falta de tempo e por não ser de Viseu, tive pouco tempo para ver tudo o que queria e quando saí do Arquivo vinha a pensar nesta D. Tomásia e no nome do seu marido..... E fiquei na dúvida se será João ou José.

Acho que vou lá para a semana.

Mas, mesmo que seja José Freire de Andrade casado com D. Tomásia Bandeira, o Sr. Eng. tem informações sobre estas pessoas?

Cumprimentos,

Luís G. Murta Gomes

Resposta

Link directo:

BANDEIRA

#127200 | gmg | 02 set 2006 20:29 | Em resposta a: #56161

Caro Confrade,

Fico a aguardar notícias suas.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bandeira,

#127219 | saboia | 02 set 2006 22:13 | Em resposta a: #56161

Prezado Confrade

Supondo também descendas de Gonçalo Pires, sabes por acaso da ascendência deste acima do Conde Elli Jusarte ?

Atenciosamente

JPS Bandeira de Mello

Resposta

Link directo:

RE: Família BANDEIRA, do concelho de Tondela

#127271 | bandeira | 03 set 2006 12:19 | Em resposta a: #127079

Caro Amigo
Só uma linha,porque estou de partida para uma semana de férias. Nos documentos que possuo o sr. chama-se JOSÉ.
Quando voltar lhe responderei com mais pormenor.
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bandeira,

#127272 | bandeira | 03 set 2006 12:26 | Em resposta a: #127219

Nunca vi nada sobre a ascendência do Conde Elli Juzarte.
Mas:
1-As armas têm elementos raros na armaria portuguesa mas vulgares na inglesa e escocesas-as fivelas e elementos da bordadura
2-O conde Elli é dado com tendo vindo na comitiva de D.Filipa de Lencastre.
3-Fonéticamente Elli Juzarte é algo similar a Earl Stuart...
4-Um ramo stuart tem nas suas armas....três fivelas
Poderá ser uma pista...
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Família BANDEIRA, do concelho de Tondela

#127280 | gmg | 03 set 2006 12:51 | Em resposta a: #127271

Caríssimo,

Muito obrigado pela sua amável resposta. Também me parece que o Sr. se chama JOSÉ Freire de Andrade casado com a D. Tomásia Bandeira.

Agradecia-lhe imenso que me pudesse facultar todos os dados referentes à ascendência deste JOSÉ FREIRE DE ANDRADE e D. TOMÁSIA BANDEIRA.


Desejo-lhe umas óptimas férias!

Grande abraço,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

Família SALDANHA

#127287 | gmg | 03 set 2006 13:05 | Em resposta a: #127271

Caríssimo,

Acerca de João de Saldanha e de sua mulher Isabel Henriques tem alguma informação?

Cumprimentos e obrigado mais uma vez.

Luís MurtaGomes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bandeira,

#127319 | saboia | 03 set 2006 15:52 | Em resposta a: #127272

Caro confrade:

Agradeço . Sempre me causou estranheza este brasão e o fato de no alvará de fidalguia o rei dizer que tirava Gonçalo "do conto dos plebeus, fazendo-o nobre da cota d'armas" . Tivese brasão, não seria "plebeu" . Mas se o brasão não fosse português e sim inglês, estaria explicado...

Atenciosamente,

JP Saboia Bandeira de Mello

Resposta

Link directo:

Dona Tomásia Maria Bandeira Pereira

#127703 | gmg | 07 set 2006 20:15 | Em resposta a: #127271

Caro Confrade,


Tenho novidades sobre a Família BANDEIRA, nomeadamente sobre a Dona TOMÁSIA MARIA BANDEIRA PEREIRA e seu marido José Freire de Andrade. Eram de Leomil, Bispado de Lamego.

Encontrei o Registo de Casamento do f.º António Luís Bandeira Pereira com D. Jerónima José Henriques de Timeres no dia 26 de Abril de 1756, em Campo de Besteiros, concelho de Tondela.

Nesse mesmo casamento consta que o nubente é filho de José Freire de Andrade e de Dona Tomásia Maria Bandeira Pereira, de Leomil e neto paterno de Agostinho de Andrade Freire e de Dona Feliciana Coutinho e neto materno de António Bandeira Pereira e de Dona Ana Maria da Rocha, naturais da cidade do Porto.

Assim que tiver oportunidade, gostaria de poder contar com a sua preciosa ajuda para desvendar os ascendentes destes José Freire de Andrade e de D. Tomásia.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

BANDEIRAS, Felgueiras Gayo

#127704 | gmg | 07 set 2006 20:26 | Em resposta a: #127271

Caro Confrade Sr. Engenheiro,

Pelo que vi, descendo da Tomásia Maria Bandeira Pereira http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=188512, só que em TODOS os registos aparece que é casada com JOÃO Freire de Andrade e não com o JOSÉ Freire de Andrade, com quem efectivamente casou!

Terá sido erro do Genea, na inscrição dos nomes, aquando da transcrição dos mesmos para aqui, a partir do Felgueiras Gayo?

Ainda não tive oportunidade de consultar o Felgueiras Gayo e ver se consta como José Freire de Andrade ou como João Freire de Andrade!

Cumprimentos e mais uma vez obrigado pela sua prestabilidade em me poder ajudar.

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

BANDEIRAS, Felgueiras Gayo

#127706 | gmg | 07 set 2006 21:14 | Em resposta a: #127271

Peço desculpa pelo erro...
Aqui, nesta base de dados consta que, a D. Tomásia, é casada com João Freire de Andrade, embora nos registos paroquiais ela conste que é casada com JOSÉ FREIRE DE ANDRADE.

Cumprimentos e peço desculpa pelo erro,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

Filhos de D. Tomásia Maria Bandeira Pereira

#127895 | gmg | 09 set 2006 21:03 | Em resposta a: #127271

Prezado Amigo,

Se reparar, aqui no GENEA, apenas constam 3 filhos desta D. Tomásia. Um deles Henrique Carlos de Andrade Freire, recebeu em 16/02/1717 um Alvará de Fidalgo Cavaleiro com pensão em dinheiro e cevada. Filiação: JOSÉ FREIRE DE ANDRADE. (Registo Geral de Mercês, D.João V, liv.11, fl.363)

O meu antepassado, que se chama ANTÓNIO LUÍS BANDEIRA PEREIRA, que não consta desta base de dados, também recebeu em 16/02/1717 um Alvará de Fidalgo Cavaleiro com pensão em dinheiro e cevada. Filiação: JOSÉ FREIRE DE ANDRADE. (Registo Geral de Mercês, D.João V, liv.11, fl.363v).


Como se vê, o Pai não era JOÃO mas sim JOSÉ FREIRE DE ANDRADE.

Pode consultar isto na página do IANTT na TT Online.

Grande abraço e desculpe a maçada de tantas mensagens.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Casamento que não se encontra....

#127898 | gmg | 09 set 2006 21:34 | Em resposta a: #127271

Caríssimo,

Nas minhas buscas deparei-me com a seguinte dificuldade: Uma antepassada minha, ROSA DA ALEGRIA, nasceu em Portalegre em 1821. Ela era f.ª de João Luís natural do lugar da Ribeira, Bispado de Viseu e de Maria Josefa natural do lugar de Molelos do mesmo Bispado. Neta paterna de António Luís e de Maria Correia e materna de José Marques Coimbra e de Maria Marques

Acontece que hoje em dia, Molelos já não é um lugar, mas sim uma freguesia e consegui encontrar o assento de Baptismo de Maria Josefa.

Quanto ao lugar de Ribeira, ele pertence à freguesia de Campo de Besteiros, Tondela e encontrei o assento de baptismo do João Luís e de alguns irmãos deste. É curioso verificar a variante onomástica atribuída à mãe deste João Luís. Nuns assentos surge como Maria Correia, noutros Maria Gomes e noutro ainda como Maria Gomes de Figueiredo (era f.ª de Manuel José Correia de Maria Gomes).

Procurei o Registo de Casamento de JOÃO LUÍS (que era da Família Bandeira) com MARIA JOSEFA em Molelos e em Campo de Besteiros e não os consegui localizar. Ele nasceu em 1788 e ela em 1783, pelo que devem ter casado entre 1806 - 1820.

Procurei o mesmo registo em todas a freguesias do concelho de Tondela e nada.

Procurei o mesmo registo na freguesia da Sé Ocidental (Viseu) e nada.

Não faço a mínima ideia onde terão casado.....

Cheguei a procurar registos de Baptismo de filhos deste casal em Molelos e em Campo de Besteiros e não encontrei nenhum.

Acho estranho ela ter ido sozinha para Portalegre viver e ele também (embora, para ele, não me pareça tão estranho) e depois terem casado em Portalegre! Mas..... terá sido isso que aconteceu?

Nunca procurei Registos de Casamento em Portalegre para aquelas datas....

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

O significado de "lugar"

#127901 | rmfrp | 09 set 2006 21:53 | Em resposta a: #127898

Caro Luís GMG:

Permita-me uma observação quanto ao uso da designação "lugar". Embora o uso actual desta expressão esteja geralmente limitado a localidades que não são sede de freguesia, no passado ela foi utilizada correntemente como equivalente do actual "aldeia", ou seja, qualquer localidade que não é vila nem cidade.

Assim, ver Molelos designado como lugar não signfica que não fosse sede de freguesia. Aliás já o era pelo menos desde 1621, data de início dos registos paroquiais constantes da base de dados de microfilmes FamilySearch.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: O significado de "lugar"

#127909 | gmg | 09 set 2006 23:22 | Em resposta a: #127901

Caro Rui Pereira,

Obrigado pela sua resposta. Sim eu sei o significado de lugar. E que muitas vezes era usado, tal como o descreve. Acontece que o pároco que escreveu lugar de Molelos e lugar de Ribeira (este sim e pertencente à freguesia de Campo de Besteiros), ambos pertencentes ao Bispado de Viseu, era de Portalegre e como tal não estaria familiarizado com as vilas, lugares e freguesias do referido Bispado. Foi, uma forma mais rápida para o padre de designar a localidade de procedência das pessoas, sem mais delongas.... Tempos!

De todo o modo, agradeço a sua cordial resposta!

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Bandeira e Freire de Andrade

#129437 | gmg | 25 set 2006 15:15 | Em resposta a: #56161

Caríssimo,

Sabe onde se encontra sepultada D. TOMÁSIA MARIA BANDEIRA (PEREIRA), casada com JOSÉ FREIRE DE ANDRADE que foram moradores em Leomil. Devem ter sido enterrados em alguma das Igrejas de Leomil. Existe ainda a sepultura desta gente? Ou de algum FREIRE DE ANDRADE ou BANDEIRA?

Tem recebido as minhas outras mensagens?

Cumprimentos e obrigado,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

João Luís e Maria Josefa

#130050 | gmg | 03 out 2006 21:54 | Em resposta a: #127271

Caríssimo,

Nos seus apontamentos consta algum Registo de Casamento de JOÃO LUÍS, f.º de António Luís e de Maria Correia, com MARIA JOSEFA, f.ª de de José Marques de Coimbra e de Maria da Esperança Marques (ou de Figueiredo) entre 1805 - 1820?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bandeira,

#130051 | gmg | 03 out 2006 21:55 | Em resposta a: #56161

Caríssimo,

Nos seus apontamentos consta algum Registo de Casamento de JOÃO LUÍS, f.º de António Luís e de Maria Correia, com MARIA JOSEFA, f.ª de de José Marques de Coimbra e de Maria da Esperança Marques (ou de Figueiredo) entre 1805 - 1820?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Filhos de D. Tomásia Maria Bandeira Pereira

#131611 | bandeira | 19 out 2006 12:41 | Em resposta a: #127895

Caros Amigos:
Só hoje pude,enfim, responder ás vossas questões.Assim:
1-António Bandeira de Figueiredo Pereira, filho de Luis de Figueiredo Bandeira Pereira e de sua mulher D.Ana de Madureira, FCR, Sr. do Morgado de Caselhos e da Qtª de Vilar de Paraíso, de Torre de Moncorvo, casou no Porto com D.Ana Mª da Rocha, filha de Francisco da Rocha Leão e sua mulher Isabel de Araújo e Costa.
Tiveram:
1.1-Francisco Bandeira Pereira, + jovem, sg
1.2-Gonçalo Pires Bandeira Pereira,FCR,Brigadeiro,5º Sr Morg. Caselhos,etc,s.sg
1.3-D. Maria Margarida Bandeira,recolhida no Lorvão
1.4-D.Helena Bandeira,religiosa no mesmo mosteiro
1.5-D.Tomásia Bandeira,que segue
1.6-D.Joana Teresa de Figueiredo, m.m

1.5-D.Tomásia Bandeira, casou em Leomil com José Freire de Andrade,FCR,filho de Agostinho de Andrade Freire,general de Artilharia, Cav F C R,e de sua mulher D.Feliciana Isabel Coutinho,neto paterno de Baltazar de Andrade Freire,Capitão-Mor de Almeida e de sua mulher,neto materno de António Garcês, Cap. de Cavalos, morto no choque de Vale da Mula,e de Ursula Ozores.
Tiveram :
1.5.1-Agostinho José Freire de Andrade
1.5.2-João Crisóstemo Freire de Andrade,ermitão
1.5.3-António Luis Bandeira Pereira
1.5.4-Henrique Carlos,smn
1.5.5-D.Feliciana Mª Bandeira Pereira,casda em Riodades com o Dr.Francisco Rebelo Leitão.Tiveram
1.5.5.1-António Eugénio Rebelo da Fonseca Bandeira,+ moço
1.5.5.2-José Rebelo Freire de Andrade

Cumprimentos
Gonçalo

Resposta

Link directo:

Filhos de D. Tomásia Maria Bandeira Pereira

#131663 | gmg | 19 out 2006 23:34 | Em resposta a: #131611

Caro Confrade Gonçalo,

Realmente o Nobiliário das Famílias de Portugal não referem todos estes filhos! Não sei o que teria o seu autor contra eles, ou contra os Pais deles! Tudo especulações.......

Sabe onde se encontram sepultados D. Tomásia Maria Bandeira Pereira e seu marido, José Freire de Andrade?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

JOÃO LUÍS e MARIA JOSEFA

#131666 | gmg | 19 out 2006 23:41 | Em resposta a: #131611

Caros Confrades,

Procuro o Registo de Casamento de JOÃO LUÍS, natural do lugar de Ribeira, Bispado de Viseu e de MARIA JOSEFA, natural de Molelos, do mesmo Bispado. Ele era filho de António Luís e de Maria Correia e ela era filha de José Marques de Coimbra e de Maria da Esperança Marques (ou de Figueiredo).

Consultando um Dicionário Corográfico, pude constatar que existem muitos lugares de Ribeira. Contudo um lugar de Ribeira (próximo da freguesia de Molelos), fica em Campo de Besteiros, ambas freguesias do concelho de Tondela.

E além de Campo de Besteiros, consultei várias freguesias pertencentes a diversos concelhos do distrito de Viseu, que tenham lugares de Ribeira para encontrar o Registo de Baptismo de João Luís e apenas em Campo de Besteiros, surge um João (natural de Ribeira) e mais irmãos deste João, filhos de António Luís Bandeira (ou António Luís) e de Maria Correia (ou Maria Gomes, ou Maria Gomes Correia, ou ainda Maria Gomes de Figueiredo).

O curioso da situação é que além de ter procurado o Registo de Casamento em Molelos e em Campo de Besteiros, não o tendo localizado, procurei o mesmo Registo de Casamento em todas as freguesias do concelho de Tondela e inclusivé na freguesia da Sé Ocidental de Viseu e............... nada!!! Absolutamente nada!

Interpelo a quem possa descender deste casal ou que saiba onde se encontra lavrado o respectivo registo de casamento o favor de me contactarem.

Sabe-se que tiveram duas filhas em Portalegre: uma nascida em 1821 e outra em 1824.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

João Luís e Maria Josefa

#137866 | gmg | 21 dez 2006 14:37 | Em resposta a: #131611

Caro Confrade,

Procuro o Registo de Casamento de JOÃO LUÍS, natural do lugar de Ribeira, Bispado de Viseu e de MARIA JOSEFA, natural de Molelos, do mesmo Bispado. Ele era filho de António Luís e de Maria Correia e ela era filha de José Marques de Coimbra e de Maria da Esperança Marques (ou de Figueiredo).

Consultando um Dicionário Corográfico, pude constatar que existem muitos lugares de Ribeira. Contudo um lugar de Ribeira (próximo da freguesia de Molelos), fica em Campo de Besteiros, ambas freguesias do concelho de Tondela.

E além de Campo de Besteiros, consultei várias freguesias pertencentes a diversos concelhos do distrito de Viseu, que tenham lugares de Ribeira para encontrar o Registo de Baptismo de João Luís e apenas em Campo de Besteiros, surge um João (natural de Ribeira) e mais irmãos deste João, filhos de António Luís Bandeira (ou António Luís) e de Maria Correia (ou Maria Gomes, ou Maria Gomes Correia, ou ainda Maria Gomes de Figueiredo).

O curioso da situação é que além de ter procurado o Registo de Casamento em Molelos e em Campo de Besteiros, não o tendo localizado, procurei o mesmo Registo de Casamento em todas as freguesias do concelho de Tondela e inclusivé na freguesia da Sé Ocidental de Viseu e............... nada!!! Absolutamente nada!

Interpelo a quem possa descender deste casal ou que saiba onde se encontra lavrado o respectivo registo de casamento o favor de me contactarem.

Sabe-se que tiveram duas filhas em Portalegre: uma nascida em 1821 e outra em 1824.


Desejo-lhe Boas Festas!

Cumprimentos,


Luís GMG

Resposta

Link directo:

Família BANDEIRA!

#142008 | gmg | 28 jan 2007 00:53 | Em resposta a: #131611

Caro Sr. Eng. Gonçalo Calheiros,

Sendo um especialista na Família Bandeira venho perguntar-lhe se me pode ajudar com o seguinte:


Nas minhas buscas deparei-me com a seguinte dificuldade: Uma antepassada minha, ROSA DA ALEGRIA, nasceu em Portalegre em 1821 (freg.ª de S. Lourenço). Ela era f.ª de João Luís natural do lugar da Ribeira, Bispado de Viseu e de Maria Josefa natural do lugar de Molelos do mesmo Bispado. Neta paterna de António Luís e de Maria Correia e materna de José Marques Coimbra e de Maria Marques.

Consultando um Dicionário Corográfico, pude constatar que existem muitos lugares de Ribeira. Contudo um lugar de Ribeira (próximo da freguesia de Molelos), fica em Campo de Besteiros, ambas freguesias do concelho de Tondela. Acontece que hoje em dia, Molelos já não é um lugar, mas sim uma freguesia e consegui encontrar o assento de Baptismo de Maria Josefa (nascida em Molelos em 1783).

Procurei o Registo de Casamento de JOÃO LUÍS com MARIA JOSEFA em Molelos e em Campo de Besteiros e não os consegui localizar. Devem ter casado entre 1806 - 1820.

Procurei o mesmo registo em todas a freguesias do concelho de Tondela e nada.

Procurei o mesmo registo na freguesia da Sé Ocidental (Viseu) e nada.

Procurei o Registo de Casamento nas freguesias urbanas de Portalegre, e também não o encontrei...

Cheguei a procurar registos de Baptismo de filhos deste casal em Molelos e em Campo de Besteiros e não encontrei nenhum!

E além de Campo de Besteiros, consultei várias freguesias pertencentes a diversos concelhos do distrito de Viseu, que têm lugares de Ribeira para encontrar o Registo de Baptismo de João Luís e apenas em Campo de Besteiros, surge um João (natural de Ribeira) e mais irmãos deste João, filhos de António Luís Bandeira (ou António Luís) e de Maria Correia (ou Maria Gomes, ou Maria Gomes Correia, ou ainda Maria Gomes de Figueiredo).

Cheguei a consultar outras freguesias, com lugares de Ribeira, pertencentes ao Bispado de Viseu (distrito de Viseu) e Bispado de Viseu (Distrito da Guarda) e nada. Apenas em Campo de Besteiros se encontra o Registo de Baptismo de João Luís (nascido em 1788), pelo que - e devido à proximidade geográfica com Molelos, e ausência de Registos de Baptismos de um João (f.º dos supracitados António Luís e Maria Correia) - considero como sendo o meu antepassado o João nascido em Campo de Besteiros, bem como legítima toda a minha linha ascendente, por este meu antepassado.

Este João Luís pertencia à Família BANDEIRA e aos FREIRE DE ANDRADE, gente nobre e principal da Beira.

Interpelo a quem possa descender deste casal ou que saiba onde se encontra lavrado o respectivo registo de casamento o favor de me contactarem.

Sabe-se que tiveram duas filhas em Portalegre: uma nascida em 1821 e outra em 1824.

Localizei o óbito de Maria Correia (ou Gomes, ou Gomes Correia, ou ainda Gomes de Figueiredo) casada com António Luiz Bandeira. Neste Registo de Óbito, ela consta com o Maria Correia e o marido como António Luiz, nomes que constam do registo de Baptismo de sua neta Rosa d'Alegria, em Portalegre.


Procuro, também, saber se na Igreja Matriz de Campo de Besteiros, se encontra alguma sepultura de D. TOMÁSIA MARIA BANDEIRA PEREIRA e de seu marido.

Tem alguma informação? As revistas que possui revelam esta descendência e ascendância? A "Gente Nobre de Besteiros"? De referir que no Nobiliário de Felgueiras Gayo, não consta toda a descendência de D. Tomásia Maria Bandeira Pereira, casada que foi com José Freire de Andrade.

Aguardo uma resposta.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Família BANDEIRA!

#142009 | gmg | 28 jan 2007 00:54 | Em resposta a: #56111

Nas minhas buscas deparei-me com a seguinte dificuldade: Uma antepassada minha, ROSA DA ALEGRIA, nasceu em Portalegre em 1821 (freg.ª de S. Lourenço). Ela era f.ª de João Luís natural do lugar da Ribeira, Bispado de Viseu e de Maria Josefa natural do lugar de Molelos do mesmo Bispado. Neta paterna de António Luís e de Maria Correia e materna de José Marques Coimbra e de Maria Marques.

Consultando um Dicionário Corográfico, pude constatar que existem muitos lugares de Ribeira. Contudo um lugar de Ribeira (próximo da freguesia de Molelos), fica em Campo de Besteiros, ambas freguesias do concelho de Tondela. Acontece que hoje em dia, Molelos já não é um lugar, mas sim uma freguesia e consegui encontrar o assento de Baptismo de Maria Josefa (nascida em Molelos em 1783).

Procurei o Registo de Casamento de JOÃO LUÍS com MARIA JOSEFA em Molelos e em Campo de Besteiros e não os consegui localizar. Devem ter casado entre 1806 - 1820.

Procurei o mesmo registo em todas a freguesias do concelho de Tondela e nada.

Procurei o mesmo registo na freguesia da Sé Ocidental (Viseu) e nada.

Procurei o Registo de Casamento nas freguesias urbanas de Portalegre, e também não o encontrei...

Cheguei a procurar registos de Baptismo de filhos deste casal em Molelos e em Campo de Besteiros e não encontrei nenhum!

E além de Campo de Besteiros, consultei várias freguesias pertencentes a diversos concelhos do distrito de Viseu, que têm lugares de Ribeira para encontrar o Registo de Baptismo de João Luís e apenas em Campo de Besteiros, surge um João (natural de Ribeira) e mais irmãos deste João, filhos de António Luís Bandeira (ou António Luís) e de Maria Correia (ou Maria Gomes, ou Maria Gomes Correia, ou ainda Maria Gomes de Figueiredo).

Cheguei a consultar outras freguesias, com lugares de Ribeira, pertencentes ao Bispado de Viseu (distrito de Viseu) e Bispado de Viseu (Distrito da Guarda) e nada. Apenas em Campo de Besteiros se encontra o Registo de Baptismo de João Luís (nascido em 1788), pelo que - e devido à proximidade geográfica com Molelos, e ausência de Registos de Baptismos de um João (f.º dos supracitados António Luís e Maria Correia) - considero como sendo o meu antepassado o João nascido em Campo de Besteiros, bem como legítima toda a minha linha ascendente, por este meu antepassado.

Este João Luís pertencia à Família BANDEIRA e aos FREIRE DE ANDRADE, gente nobre e principal da Beira.

Interpelo a quem possa descender deste casal ou que saiba onde se encontra lavrado o respectivo registo de casamento o favor de me contactarem.

Sabe-se que tiveram duas filhas em Portalegre: uma nascida em 1821 e outra em 1824.

Localizei o óbito de Maria Correia (ou Gomes, ou Gomes Correia, ou ainda Gomes de Figueiredo) casada com António Luiz Bandeira. Neste Registo de Óbito, ela consta com o Maria Correia e o marido como António Luiz, nomes que constam do registo de Baptismo de sua neta Rosa d'Alegria, em Portalegre.


Procuro, também, saber se na Igreja Matriz de Campo de Besteiros, se encontra alguma sepultura de D. TOMÁSIA MARIA BANDEIRA PEREIRA e de seu marido.

Tem alguma informação? As revistas que possui revelam esta descendência e ascendância? A "Gente Nobre de Besteiros"? De referir que no Nobiliário de Felgueiras Gayo, não consta toda a descendência de D. Tomásia Maria Bandeira Pereira, casada que foi com José Freire de Andrade.

Aguardo uma resposta.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

AGUARDO RESPOSTA!

#142056 | gmg | 28 jan 2007 13:03 | Em resposta a: #127271

Fico a aguardar uma resposta sua.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Há Novidades!?

#142746 | gmg | 02 fev 2007 17:59 | Em resposta a: #131611

Renovo o pedido Caro Confrade.

Peço-lhe que analise o que lhe tenho enviado...

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família BANDEIRA!

#142788 | bandeira | 02 fev 2007 21:52 | Em resposta a: #142008

Caro Amigo
Desconheço totalmente onde estarão sepultados.Creio, no entanto, e como uma possibilidade, que poderão estar sepultados em Leomil, Moimenta da Beira.
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Fam�lia BANDEIRA!

#143002 | gmg | 05 fev 2007 10:04 | Em resposta a: #142788

Caríssimo,

E sobre o casamento do descendente desta D. Tomásia Bandeira, o João Luís com a Maria Josefa? Tem alguma pista?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família BANDEIRA, do concelho de Tondela

#143615 | gmg | 11 fev 2007 01:21 | Em resposta a: #127271

Caríssimo,

Tem alguma pista que possa desvendar onde se encontre lavrado o casamento de JOÃO LUÍS - MARIA JOSEFA?

Cumprimentos,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

João Luís [Bandeira] - Maria Josefa [Coimbra]

#150877 | gmg | 01 abr 2007 13:20 | Em resposta a: #56161

Caro Gonçalo Calheiros,

Como é um especialista da família BANDEIRA, peço-lhe a sua ajuda no seguinte:

Nas minhas buscas deparei-me com a seguinte dificuldade: Uma antepassada minha, ROSA DA ALEGRIA, nasceu em Portalegre em 1821 (freg.ª de S. Lourenço). Ela era f.ª de João Luís natural do lugar da Ribeira, Bispado de Viseu e de Maria Josefa natural do lugar de Molelos do mesmo Bispado. Neta paterna de António Luís e de Maria Correia e materna de José Marques Coimbra e de Maria Marques.

Consultando um Dicionário Corográfico, pude constatar que existem muitos lugares de Ribeira. Contudo um l ugar de Ribeira (próximo da freguesia de Molelos), fica em Campo de Besteiros, ambas freguesias do concelho de Tondela. Acontece que hoje em dia, Molelos já não é um lugar, mas sim uma freguesia e consegui encontrar o assento de Baptismo de Maria Josefa (nascida em Molelos em 1783).

* Procurei o Registo de Casamento de JOÃO LUÍS com MARIA JOSEFA em Molelos e em Campo de Besteiros e não os consegui localizar. Devem ter casado entre 1806 - 1820.


* Procurei o mesmo registo em todas a freguesias do concelho de Tondela e nada.


* Procurei o mesmo registo na freguesia da Sé Ocidental (Viseu) e nada.


* Procurei o Registo de Casamento nas freguesias urbanas de Portalegre, e também não o encontrei...


* Cheguei a procurar registos de Baptismo de filhos deste casal em Molelos e em Campo de Besteiros e não encontrei nenhum!


E além de Campo de Besteiros, consultei várias freguesias pertencentes a diversos concelhos do distrito de Viseu, que têm lugares de Ribeira para encontrar o Registo de Baptismo de João Luís e apenas em Campo de Besteiros, surge um JOÃO (natural de Ribeira) e mais irmãos deste, filhos de António Luís Bandeira (ou António Luís) e de Maria Correia (ou Maria Gomes, ou Maria Gomes Correia).


Cheguei a consultar outras freguesias, com lugares de Ribeira, pertencentes ao Bispado de Viseu (distrito de Viseu) e Bispado de Viseu (Distrito da Guarda) e nada. Apenas em Campo de Besteiros se encontra o Registo de Baptismo de João Luís (nascido em 1788), pelo que - e devido à proximidade geográfica com Molelos, e ausência de Registos de Baptismos de um João (f.º dos supracitados António Luís e Maria Correia) - considero como sendo o meu antepassado o João nascido em Campo de Besteiros, bem como legítima toda a minha linha ascendente, por este meu antepassado.

Este João Luís pertencia à Família BANDEIRA e aos FREIRE DE ANDRADE, gente nobre e principal da Beira.


Encontrei o Registo de óbito da Maria Correia [ou Gomes, ou Gomes Correia - avó paterna da Rosa d'Alegria], no qual consta como Maria Correia e viúva de António Luís (sem o apelido Bandeira). Mais uma prova que o João Luís nascido em 1788 em Campo de Besteiros é de facto o meu antepassado.


Sabe-se que tiveram duas filhas em Portalegre: uma nascida em 1821 e outra em 1824.


Tem alguma pista sobre onde poderei encontrar o Registo de Casamento de JOÃO LUÍS - MARIA JOSEFA? O que acha do esquema de dedução genealógico apresentado? Gostaria de obter uma apreciação sua.


Com os melhores cumprimentos,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

João Luís [Bandeira] - Maria Josefa [Coimbra]

#150878 | gmg | 01 abr 2007 13:21 | Em resposta a: #131611

Caro Gonçalo Calheiros,

Como é um especialista na Família BANDEIRA, peço-lhe que verifique esta minha dedução genealógica e que me dê o seu parecer:


Nas minhas buscas deparei-me com a seguinte dificuldade: Uma antepassada minha, ROSA DA ALEGRIA, nasceu em Portalegre em 1821 (freg.ª de S. Lourenço). Ela era f.ª de João Luís natural do lugar da Ribeira, Bispado de Viseu e de Maria Josefa natural do lugar de Molelos do mesmo Bispado. Neta paterna de António Luís e de Maria Correia e materna de José Marques Coimbra e de Maria Marques.

Consultando um Dicionário Corográfico, pude constatar que existem muitos lugares de Ribeira. Contudo um l ugar de Ribeira (próximo da freguesia de Molelos), fica em Campo de Besteiros, ambas freguesias do concelho de Tondela. Acontece que hoje em dia, Molelos já não é um lugar, mas sim uma freguesia e consegui encontrar o assento de Baptismo de Maria Josefa (nascida em Molelos em 1783).

* Procurei o Registo de Casamento de JOÃO LUÍS com MARIA JOSEFA em Molelos e em Campo de Besteiros e não os consegui localizar. Devem ter casado entre 1806 - 1820.


* Procurei o mesmo registo em todas a freguesias do concelho de Tondela e nada.


* Procurei o mesmo registo na freguesia da Sé Ocidental (Viseu) e nada.


* Procurei o Registo de Casamento nas freguesias urbanas de Portalegre, e também não o encontrei...


* Cheguei a procurar registos de Baptismo de filhos deste casal em Molelos e em Campo de Besteiros e não encontrei nenhum!


E além de Campo de Besteiros, consultei várias freguesias pertencentes a diversos concelhos do distrito de Viseu, que têm lugares de Ribeira para encontrar o Registo de Baptismo de João Luís e apenas em Campo de Besteiros, surge um JOÃO (natural de Ribeira) e mais irmãos deste, filhos de António Luís Bandeira (ou António Luís) e de Maria Correia (ou Maria Gomes, ou Maria Gomes Correia).


Cheguei a consultar outras freguesias, com lugares de Ribeira, pertencentes ao Bispado de Viseu (distrito de Viseu) e Bispado de Viseu (Distrito da Guarda) e nada. Apenas em Campo de Besteiros se encontra o Registo de Baptismo de João Luís (nascido em 1788), pelo que - e devido à proximidade geográfica com Molelos, e ausência de Registos de Baptismos de um João (f.º dos supracitados António Luís e Maria Correia) - considero como sendo o meu antepassado o João nascido em Campo de Besteiros, bem como legítima toda a minha linha ascendente, por este meu antepassado.

Este João Luís pertencia à Família BANDEIRA e aos FREIRE DE ANDRADE, gente nobre e principal da Beira.


Encontrei o Registo de óbito da Maria Correia [ou Gomes, ou Gomes Correia - avó paterna da Rosa d'Alegria], no qual consta como Maria Correia e viúva de António Luís (sem o apelido Bandeira). Mais uma prova que o João Luís nascido em 1788 em Campo de Besteiros é de facto o meu antepassado.


Sabe-se que tiveram duas filhas em Portalegre: uma nascida em 1821 e outra em 1824.


Tem alguma pista sobre onde poderei encontrar o Registo de Casamento de JOÃO LUÍS - MARIA JOSEFA? O que acha do esquema de dedução genealógico apresentado? Gostaria de obter uma apreciação sua.


Com os melhores cumprimentos,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

João Luís [Bandeira] - Maria Josefa [Coimbra]

#151529 | gmg | 06 abr 2007 13:13 | Em resposta a: #142788

Caríssimo,

Foi com gosto que o pude rever no A. D. Vila Real.

Fico a aguardar que me diga, quais os números da Revista Beira Alta que tratam daascendência da "Gente Nobre de Besteiros".l

Quanto ao casal João Luís [Bandeira] - Maria Josefa [Coimbra] tem algumas pistas? Novidades?


Cumprimentos,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

Revista BEIRA ALTA

#152140 | gmg | 12 abr 2007 16:04 | Em resposta a: #142788

Caríssimo,

Como tem passado? Aproveito para me indicar quais os números da Revista BEIRA ALTA que tratam da Geente Nobre de Besteiros,

Cordiais cumprimentos,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: João Luís [Bandeira] - Maria Josefa [Coimbra]

#152327 | bandeira | 13 abr 2007 23:30 | Em resposta a: #150877

Meu Caro:
A separata"Gente Nobre de Besteiros", não indica o nº das revistas "Beira Alta" donde foi extraída. No entanto a data é 1971 e julgo, porque o prefácio é datado de 1968, que terá sido editado entre estas datas...
Apenas para lhe aguçar o apetite:pag 161.-12/Set/1795-Casamento deJosé Luis Bandeira,natural do lugar do Ribeiro,frguesia de Stª Eulália,filho de Manuel Luis Bandeira e s.m. Maria Luisa,com Mª Ferreira,etc....
5/Jan/1791, Bap. de António,filho dos anteriores...
Vou ver se consigo mais dados que epois enviarei
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: João Luís [Bandeira] - Maria Josefa [Coimbra]

#152528 | gmg | 16 abr 2007 11:43 | Em resposta a: #152327

Caríssimo,

A REVISTA BEIRA ALTA está toda na B. M. Porto?

O meu João Luís [Bandeira] era filho de António Luís Bandeira e de Maria Correia (ou Gomes Correia, ou ainda Gomes de Figueiredo) e nasceu em 1788. A mulher dele Maria Josefa [de Coimbra], nasceu em 1783.

Estes que reporta são sem dúvida familiares, mas..... não é o meu casal ascendente! Onde se terá lavrado o Registo? Cá para mim o pároco esqueceu-se ou então foi lavrado anos mais tarde.....

Cumprimentos,
Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

José Luís Bandeira

#152544 | gmg | 16 abr 2007 14:59 | Em resposta a: #152327

Caríssimo,

Esse José Luís Bandeira deve ser irmão do meu António Luís Bandeira. Não tenho aqui os apontamentos mas julgo que a mulher do Manuel Luís Bandeira se chamava Maria Luísa ...... "qualquer coisa".

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: João Luís - Maria Josefa (parte II)

#152573 | gmg | 16 abr 2007 16:26 | Em resposta a: #152327

Se conseguisse localizar o casamento do João Luís - Maria Josefa entre 1800 - 1820 era o ideal!

Vou aguardar as suas notícias!

Cumprimentos,
Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: João Luís [Bandeira] - Maria Josefa [Coimbra]

#152711 | gmg | 17 abr 2007 16:59 | Em resposta a: #152327

Caríssimo Sr. Eng.,

Daquilo que eu lhe transmiti, por aqui no Fórum, o que acha da minha dedução genealógica sobre o casal JOÃO LUÍS [BANDEIRA] - MARIA JOSEFA [DE COIMBRA]?

Em princípio tudo indicará que o "lugar de Ribeira, Bispado de Viseu" será o de Campo de Besteiros (Santa Eulália), uma vez que só nessa paróquia/ freguesia é que eu encontrei um Registo de Baptismo de um João, f.º de António Luís Bandeira e de Maria Gomes (Gomes por linha feminina e também surge - nomedamente no seu registo de óbito como Correia - nome da linha varonil).

Melhores cumprimentos,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

GENTE NOBRE DE BESTEIROS - Castelões

#152991 | gmg | 19 abr 2007 19:07 | Em resposta a: #152327

Estive a consultar, na B. P. M. Porto a Revista "BEIRA ALTA" e os artigos do Sr. Fernando de Gouveia e Sousa. Pelo que pude ver ele trata apenas da Gente Nobre de Castelões, fazendo um levantamento de Registos de Baptismo Casamento e òbito e algumas remissões com dados biográficos.

Terei visto tudo? Ele não tem mais coisas publicadas sobre Gente Nobre de Besteiros [Campo de Besteiros, Santiago de Besteiros, Molelos, Tondela]?


O que acha da dedução genealógica que lhe apresentei! Julgo que está genealogicamente correcta, uma vez vistas e esgotadas as fontes. Talvez o pároco não tenha registado o casamento ou................... nos seus apontamentos talvez consiga localizar o casal em causa! Esperemos....

Com os melhores cumprimentos,

L. GMG

Resposta

Link directo:

Quando puder, dê notícias!!!

#153463 | gmg | 23 abr 2007 20:19 | Em resposta a: #152327

Caríssimo,

Assim que puder, dê notícias e diga-ma o que acha do esquema de dedução genealógica. E sobre a Gente Nobre de Besteiros? Era apenas Castelões que o autor aborda?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: João Luís [Bandeira] - Maria Josefa [Coimbra]

#154674 | gmg | 02 mai 2007 13:22 | Em resposta a: #152327

Caríssimo,

Desculpe estar a incomodá-lo, mas renovo o tópico que lhe deixei sobre o referido casal.

Cumprimentos,

L. GMG.

Resposta

Link directo:

RE: Familia BANDEIRA

#158314 | MPaz | 04 jun 2007 15:33 | Em resposta a: #104642

Vou pela pimeira vêz intervir neste forum pois a penas tive conhecimento do mesmo há poucos dias.
Quanto à família Bandeira de Setubal, da qual eu descendo em linha directa, uma parte da família ainda reside em Setúbal e outra em Lisboa. António de Souza Brito Maldonado Bandeira (1841-1910), meu trisavô, teve dois filhos António de Souza Bandeira e Maria da Conceição Paz de Souza Bandeira. António de Souza Bandeira (1868-1924), meu bisavô, teve apenas um filho Gonçalo Guerrero de Souza Bandeira (1906-1957), meu avô paterno, que por sua vêz teve dois filhos, Luís Filipe dos Santos de Sousa Bandeira (1927-1988), meu pai, e Maria da Conceição dos Santos de Sousa Bandeira (1929-2002).
Os meus avós nasceram em Setúbal, e moraram na Quinta da Alegria na estrada dos Ciprestes, freguesia de S.Julião, mudaram-se para Lisboa com os filhos no início dos anos 40.
Meu pai teve três filhas, Maria da Paz, Maria Paulina e Isabel Maria.
Actualmente somos oito descentes deste ramo que veio para Lisboa, ou seja, eu própria, Maria da Paz, meus dois filhos Gonçalo e Luís, minha irmã Mª Paulina, seus dois filhos António e Pedro, minha irmã Isabel Mª e minha prima direita Mª da Conceição.
Em Setubal apenas possuímos com o Jazigo da Família e a Herdade de Montalvo em Alcácer do Sal.
Espero que tenha interesse para este forum esta informação.
Cumprimentos
Maria da Paz de Sousa Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bandeira,

#159515 | gmg | 15 jun 2007 16:27 | Em resposta a: #56161

Caríssimo Sr. Eng.,

Daquilo que eu lhe transmiti, por aqui no Fórum, o que acha da minha dedução genealógica sobre o casal JOÃO LUÍS [BANDEIRA] - MARIA JOSEFA [DE COIMBRA]?

Em princípio tudo indicará que o "lugar de Ribeira, Bispado de Viseu" será o de Campo de Besteiros (Santa Eulália), uma vez que só nessa paróquia/ freguesia é que eu encontrei um Registo de Baptismo de um João, f.º de António Luís Bandeira e de Maria Gomes (Gomes por linha feminina e também surge - nomedamente no seu registo de óbito como Correia - nome da linha varonil).

Melhores cumprimentos,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Filhos de D. Tomásia Maria Bandeira Pereira

#159516 | gmg | 15 jun 2007 16:27 | Em resposta a: #131611

Caríssimo Sr. Eng.,

Daquilo que eu lhe transmiti, por aqui no Fórum, o que acha da minha dedução genealógica sobre o casal JOÃO LUÍS [BANDEIRA] - MARIA JOSEFA [DE COIMBRA]?

Em princípio tudo indicará que o "lugar de Ribeira, Bispado de Viseu" será o de Campo de Besteiros (Santa Eulália), uma vez que só nessa paróquia/ freguesia é que eu encontrei um Registo de Baptismo de um João, f.º de António Luís Bandeira e de Maria Gomes (Gomes por linha feminina e também surge - nomedamente no seu registo de óbito como Correia - nome da linha varonil).

Melhores cumprimentos,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Filhos de D. Tomásia Maria Bandeira Pereira

#159517 | gmg | 15 jun 2007 16:27 | Em resposta a: #131611

Caríssimo Sr. Eng.,

Daquilo que eu lhe transmiti, por aqui no Fórum, o que acha da minha dedução genealógica sobre o casal JOÃO LUÍS [BANDEIRA] - MARIA JOSEFA [DE COIMBRA]?

Em princípio tudo indicará que o "lugar de Ribeira, Bispado de Viseu" será o de Campo de Besteiros (Santa Eulália), uma vez que só nessa paróquia/ freguesia é que eu encontrei um Registo de Baptismo de um João, f.º de António Luís Bandeira e de Maria Gomes (Gomes por linha feminina e também surge - nomedamente no seu registo de óbito como Correia - nome da linha varonil).

Melhores cumprimentos,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Filhos de D. Tomásia Maria Bandeira Pereira

#165913 | gmg | 28 ago 2007 01:39 | Em resposta a: #131611

Acrescente-se que a ANTÓNIO LUÍS BANDEIRA PEREIRA foi concedido um alvará de Fidalgo Cavaleiro em 16 de Fevereiro de 1717, tal como se pode ver na TT ONLINE, com a seguinte referência: PT-TT-RGM/04/381203.

A Henrique Carlos de Andrade Freire, que consta no NFP, também foi passado um alvará de Fidalgo Cavaleiro na mesma data. Referência: PT-TT-RGM/04/42866.


Porque razão terá F. Gayo omitido o ANTÓNIO LUÍS e seus irmãos?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Tereza d"oliveira Bandeira

#202177 | carlosband | 03 jul 2008 09:31 | Em resposta a: #165913

Gostaria de saber se tem alguns dados ou linhagens de Tereza d"oliveira Bandeira nascida em Porto casada com Cypriano José Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Tereza d"oliveira Bandeira

#202213 | gmg | 03 jul 2008 18:09 | Em resposta a: #202177

Nada tenho sobre esses senhores.

Cumprimentos,
GMG

Resposta

Link directo:

RE: Familia BANDEIRA

#218322 | AAF | 13 jan 2009 16:51 | Em resposta a: #57787

Caro Gil Campilho,

No ponto 10) faz referência a três "José da Fonseca Aragão".

Refere-se, de facto, a dois ou três indivíduos com o mesmo nome?

Tem outros elementos para além dos que aí refere? Da minha parte confirmei a existência de, pelo menos, três descendentes de José Fonseca Aragão e Maria Josefa Loureiro.

Antecipadamente grato,

António Franco

Resposta

Link directo:

P.e GASPAR DE FIGUEIREDO

#218978 | gmg | 20 jan 2009 00:27 | Em resposta a: #131611

Caro Gonçalo,

Como está?

Chegou-se a alguma conslusão sobre o P.e GASPAR DE FIGUEIREDO e a sua suposta descendência... e ascendência?

A Maria de Figueiredo sempre descende do P.e GASPAR DE FIGUEIREDO?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

P.e GASPAR DE FIGUEIREDO

#218981 | gmg | 20 jan 2009 00:29 | Em resposta a: #127319

Procuro informações sobre o P.e GASPAR DE FIGUEIREDO, nomeadamente se alguém sabe onde se encontra sepultado, bem como se existe (ainda) alguma lápide do referido padre.

Este P.e GASPAR DE FIGUEIREDO foi Bacharel em Cânones em Coimbra em 17.3.1638 e, ao que parece, foi Sacerdote do Hábito de S. Pedro, na Igreja de S. Miguel do Outeiro, concelho de Tondela, distrito de Viseu. Era filho de Manuel de Figueiredo.


Este Padre teve em Isabel Simões, pelo menos um filho: Gaspar de Figueiredo. Deste GASPAR DE FIGUEIREDO e de sua mulher MARIA HELENA ESTEVES nasceram filhos, de entre os quais:
- Maria de Figueiredo. c. g.


Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

P.e GASPAR DE FIGUEIREDO,

#218982 | gmg | 20 jan 2009 00:30 | Em resposta a: #56161

Procuro informações sobre o P.e GASPAR DE FIGUEIREDO, nomeadamente se alguém sabe onde se encontra sepultado, bem como se existe (ainda) alguma lápide do referido padre.

Este P.e GASPAR DE FIGUEIREDO foi Bacharel em Cânones em Coimbra em 17.3.1638 e, ao que parece, foi Sacerdote do Hábito de S. Pedro, na Igreja de S. Miguel do Outeiro, concelho de Tondela, distrito de Viseu. Era filho de Manuel de Figueiredo.


Este Padre teve em Isabel Simões, pelo menos um filho: Gaspar de Figueiredo. Deste GASPAR DE FIGUEIREDO e de sua mulher MARIA HELENA ESTEVES nasceram filhos, de entre os quais:
- Maria de Figueiredo. c. g.

Resposta

Link directo:

RE: GENTE NOBRE DE BESTEIROS - Castelões

#221031 | bastet | 12 fev 2009 12:11 | Em resposta a: #152991

Olá, tenho ultimamente dado uma olhada neste forum pois estou a procura de meu primo. Minha busca não é por antepassados remotos, mad devido aos poucos dados q possua qd encontro um tópico referente à região natal de meu pai resolvo postar na esperança de conseguir alguma informação. Meu pai era de castelões, nascido em 18/07/1918, filho de maria victoria da silva, tinha um irmã, mãe desse meu primo, que se chama crispim pereira. Meu pai veio para o brasil, por volta das décads de 30/40, morreu em 27/12/75 e pelo q me recordo, a fampilia se mudou para besteiros, ou à época besteiros e castelões eram a msm província(anos 70). Como sei q á uma procura difícil, desde já agradeço por qq orientação.

Resposta

Link directo:

RE: Familia BANDEIRA

#233668 | PBL | 08 jul 2009 22:13 | Em resposta a: #54915

Caro Senhor Eng. Gonçalo Calheiros,
Luís GMG disse-me que me poderia identificar a família de:
Manuel de Figueiredo de Loureiro, natural de Tondela, filho de Diogo de Loureiro e de Maria de Figueiredo.
Este Manuel casou em Vila Franca de Xira em 1717 c Maria da Conceição, natural da Azambuja.
Caso o identifique muito agradecia a informação.
Cumprimentos,
Pedro Borges de Lemos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia BANDEIRA

#248654 | AAF | 28 jan 2010 10:27 | Em resposta a: #75335

Caro Gil Campilho,

Na alínea 21) da sua mensagem faz referência ao casamento de Urbano Vasconcelos com Antónia Ludovina Fonseca Aragão, filha do 3º casamento de José da Fonseca Aragão com Rita Bernardo Almeida Fragoso. Tenho conhecimento de dois desses casamentos: o que refere e um anterior, em 1764, com Maria do Carmo. Sabe dizer-me onde ocorreu o outro e com quem?

Faz também referência na sua mensagem a um livro: "Aragão, Viseu, vol. III". O autor da obra é Maximiano Pereira da Fonseca Aragão?

Antecipadamente grato,

António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Familia BANDEIRA

#254666 | espariz | 13 mai 2010 23:33 | Em resposta a: #54896

EU TAMBEM FAÇO PARTE DESTA FAMILIA TÃO VASTA QUE SÃO OS BANDEIRAS DE GOÍS. O MEU AVÔ ERA FILHO DA TERRA, CHAMAVA-SE DANIEL BANDEIRA. DEPOIS DE SAIR DE GOÍS NUNCA MAIS VOLTOU, DEVIDO HÁ PROBLEMAS DE FAMILIA. GOSTAVA DE SABER MAIS COISAS DOS PAIS DO MEU AVÔ E DOS RESTANTES FAMILIARES. OBRIGADA

Resposta

Link directo:

RE: Familia BANDEIRA

#254783 | siog | 16 mai 2010 19:21 | Em resposta a: #254666

Tenho uma base de dados extensa da família Bandeira pertencente a Góis.
Nesta tenho apenas um Daniel, não sei se poderá ser o seu avô.
Caso esteja interessado poderá entrar em contacto comigo para fpmd1@sapo.pt

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Familia BANDEIRA

#263686 | ACB | 10 out 2010 09:57 | Em resposta a: #158314

Confrade Maria da Paz,

Procuro elementos sobre a família Bandeira, ramo de Setúbal, vejo que faz parte dos descendentes desse ramo. Seria possível fornecer-me elementos sobre o seu bisavô. Gostaria de saber onde nasceu e onde faleceu.

Já agora o mesmo em relação a seu avô.

Obrigado
Cunha Bento

Resposta

Link directo:

RE: Familia BANDEIRA

#263688 | MPaz | 10 out 2010 12:43 | Em resposta a: #263686

Caro Confrade Cunha Bento,
António de Sousa Bandeira, meu bisavô, nasceu no ano de 1867 na Praça do Bocage, freguesia de S. Julião, Setubal e faleceu no ano de 1924 na Quinta da Alegria, estrada dos Ciprestes, freguesia de Bocage, Setubal.
Gonçalo Guerrero de Sousa Bandeira, meu avô, nasceu no ano de 1906 na Praça do Bocage, freguesia de S. Julião, Setubal e faleceu no ano de 1957 na freguesia de S. Sebastião da Pedreira, Lisboa.
Não hesite em me contactar caso necessite de mais elementos, terei muito gosto em lhos facultar.
Cumprimentos,
Maria da Paz

Resposta

Link directo:

RE: Familia BANDEIRA

#263689 | ACB | 10 out 2010 13:39 | Em resposta a: #263688

Cara Confrade Maria da Paz,

Imensamente agradecido pela pronta resposta.
Cumprimentos,
Cunha Bento

Resposta

Link directo:

RE: Familia BANDEIRA

#264230 | ACB | 22 out 2010 17:05 | Em resposta a: #263688

Confrade Maria da Paz,

Como disse na minha mensagem anterior, procuro elementos sobre a família Bandeira, ramo de Setúbal, e já fez o favor de me fornecer elementos preciosos para proseguir a pesquisa. Contudo gostaria de obter outros elementos sem interesse para o forum e aproveitando a sua disponibilidade, sem querer abusar dela, deixaria aqui o meu contacto cunhabentoarrobagmailpontocom para futuro contacto, se concordar.
Cumprimentos
Cunha Bento

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bandeira

#338998 | TMA | 04 dez 2013 12:08 | Em resposta a: #104459

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1715689

Resposta

Link directo:

Familia Bandeira

#351062 | pedroferreira | 10 out 2014 16:29 | Em resposta a: #54828

Boa tarde,

Peço desculpa pela intromissão neste debate, mas tal facto resulta duma pesquisa feita na net com vista a obter informações sobre o Visconde de Montalvo e sua família, pois em tempos foi-me encomendado o respectivo brasão de armas, que agora, para outros projectos no âmbito da heráldica me seriam úteis, nomeadamente aferindo da possibilidade de estabelecer contacto com algum descendente, pois perdi o contacto de quem me fez essa mesma encomenda.
Os meus cumprimentos,

NOTA: O referido brasão pode ser visto em: ( https://www.facebook.com/pedroferreiraartbook/photos/a.222631271982.164193.221590196982/10152806749191983/?type=3&theater )

Pedro Ferreira
Tm: 966 070 914
Email: contactopf@sapo.pt
Blog: http://pedroferreiraarte.blogspot.com


Resposta

Link directo:

Familia Bandeira

#351075 | Cristina Oliveira | 10 out 2014 22:46 | Em resposta a: #54828

Boa noite,

alguém tem informação sobre um ramo da família Bandeira (Alagoa, Góis). Procuro ancestrais de Maria Bandeira (nasc 1763, Alagoa) filha de Ângela Bandeira.
Obrigada
Cristina Oliveira

Resposta

Link directo:

Familia Bandeira

#369206 | angelaloura | 10 mai 2016 14:32 | Em resposta a: #54828

Boa tarde,

Procuro informação sobre a ascedência de um dos meus ramos, Bandeira (Estarreja), no qual estou a ter algumas dificuldades em encontrar registos:

Alexandre José Bandeira
filho de Francisco José Bandeira e de Maria Monteiro

casado com Margarida Valente
filha de Capitão Domingos M da Silva e de Maria do Rosário d'Oliveira

Obrigada!

Ângela dos Santos Loura

Resposta

Link directo:

Familia Bandeira

#369216 | patban1970 | 10 mai 2016 21:01 | Em resposta a: #369206

Viva Ângela,
O Manuel da Bandeira de Salreu pode ajudar-te, procura-o no facebook: https://www.facebook.com/casamattos.restaurante
Um Abraço,
Patrícia Bandeira

Resposta

Link directo:

Familia Bandeira

#369262 | angelaloura | 12 mai 2016 01:30 | Em resposta a: #369216

Obrigada!

Resposta

Link directo:

Familia Bandeira

#428264 | cristina.avatar@gmai | 24 out 2020 18:04 | Em resposta a: #78194

Olá,
Minha avó era Emília do Rosário Bandeira (nasceu no Esporão-Góis-Coimbra, em 24.11.1895) e casou-se com Aníbal dos Santos Guimarães(nascido em 06.09.1897) e moravam em Ponte do Sotam, freguesia de Góis, conforme certidão de casamento de minha mãe que era a filha mais velha deles: Gracinda Bandeira Guimarães.
Até o momento só sei que minha bisavó se chamava Maria do Rosário Bandeira e meu bisavô José Antunes Bandeira e pensei se haveria alguma ligação com sua família.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 01:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen