Almadas-Avranches

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Património | Títulos

Almadas-Avranches

#54843 | Pedro França | 06 jan 2004 19:18

Caros confrades:

Gostaria de obter uma melhor opinião acerca da origem dos Abranches da Beira (nos senhores, morgados de Torrozelo)apresentados aqui na GP. Custa-me muito aceitar que seja a partir de uma D. Brites Fernandes de Abranches, filha bastarda de D. Fernando de Almada, 2º conde de Avranches, que, por sinal, não aparece em nenhum dos nobiliários conhecidos o que torna movediça a ligação genealógica daquela senhora com o dito conde.
Por sinal descendo de D. Beatriz de Abranches e de Belchior Francisco Marques, mas não tenho esta D. Beatriz de Abranches por descendente daquela senhora.
Agradeço todo o contributo prestado em favor deste tópico.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Almadas-Avranches

#54846 | jpcmt | 06 jan 2004 20:11 | Em resposta a: #54843

Caro Pedro França:

Permito-me transcrever para aqui aquilo que o nosso muito distinto Confrade Prof. Eduardo Osório deixou num tópico que não consigo agora localizar mas que, na altura, copiei.

----------
1. Ana Francisca de Abranches, b. Bobadela a 26.10.1595, aí c. a 20.09.1619 c. Francisco
Pinto, sr. da Casa do Mato em Sinde. Um seu filho, António de Abranches Pinto, foi FSO por
carta de 27.07.1674 (ver ANTT).
2. Licº Belchior Francisco Marques, b. Bobadela a 13.01.1565, «dos principais da Bobadela,
pessoa nobre e da governança», c. em Sameice a 02.02.1587 c.
3. Beatriz de Abranches, n. Sameice, prima de seu marido
4. Gaspar Francisco Nunes, n. Bobadela, aí f. a 21.06.1602. «No ano de 1602 se lhe fez
inventário de 6.000 cruzados, e acham-se nele 15 colheres, jarro, bacia, saleiro, copos
e taça, tudo em prata».
5. Maria Marques Mascarenhas, n. Folhadosa, f. Bobadela a 31.05.1613
6. Pedro Afonso de Gouveia «o Novo», n. Sameice, aí f. a 06.03.1602, c. c.
7. Maria Marques de Abranches, n. Contenças, f. Sameice a 06.11.1623
8. Francisco Gonçalves, f. Bobadela 23.04.1566
9. Catarina Nunes
10. Marcos Garcia Mascarenhas, n. Valezim
11. Beatriz Marques, n. Folhadosa
12. Pedro Afonso de Gouveia «o Velho», n. Torrozelo, «sr. de Figueiredo em Tourais, f.
em Sameice a 04.04.1602, c. em Sameice a 15.01.1542 c.
13. Domingas Rodrigues de Macedo, f. em Sameice a 15.11.1583, 1ª mulher de seu marido.
A filiação que segue (26 e 27 é apenas provável).
14. Domingos Marques (Mascarenhas?), n. S. Romão, FCR, Juiz em Azurara da Beira, c. c.
15. Beatriz de Abranches, n. Contenças.
20. Marcos Garcia Mascarenhas, o 1º desta linha de que trata António de Vasconcelos.
24. João Afonso de Gouveia
25. Isabel de Sequeira
26. Aparício Rodrigues de Macedo, f. Sameice a 13.09.1561
27. Inês Afonso, f. Sameice a 02.10.1554
30. Fernando Lourenço de Abranches, Fidº da Casa de D. João III, que depois de viúvo
foi cónego na Sé de Viseu.
31. Isabel ou Joana Mendes, «dos Mendes da Serra da Estrela».
52. Simão Rodrigues «o Velho»
53. Beatriz Anes Ferrão Castelo Branco
54. Afonso Gonçalves «o Marinheiro»
55. Inês Afonso
-----

Acrescentarei que, segundo outros autores, o Lic. Fernando Lourenço de Abranches, descende de Leonor Telles de Menezes, filha de João Afonso Telles Menezes + 1381 e de Guiomar Roiz de Villalobos.

Um abraço,

João de C.M. Trovisqueira

Resposta

Link directo:

Condes de Avranches?

#54849 | DiogoA | 06 jan 2004 22:15 | Em resposta a: #54843

No seguimento deste tópico pergunto se ainda é (ou alguma vez foi, após o 2º conde) reconhecido o título de conde de Avranches?

Os Almadas sempre se intitularam condes de Avranches mas na base de dados do Genea só é considerado até ao 2º conde.

Foi um título concedido pelo Rei de Inglaterra na qualidade de (pretendente a) Rei de França. Continuou a ser reconhecido na Inglaterra o título?

Acho complicado uma vez que foi oferecido como um título de um reino diferente. Ainda por cima o título "comte" é aparentemente considerado diferente do de "earl" inglês...

Diogo Alenquer

Resposta

Link directo:

RE: Almadas-Avranches

#54854 | Pedro França | 07 jan 2004 00:02 | Em resposta a: #54846

Caríssimo João Trovisqª

Muito obrigado pelo seu contributo. Pena é não se poder fazer a ligação aos Meneses que refere, com o que não é claro o aparecimento do apelido Abranches.
De toda a maneira, estou-lhe grato.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Almadas-Avranches

#54861 | jpcmt | 07 jan 2004 10:10 | Em resposta a: #54854

Meu Caro Pedro França:

Todos os autores que tenho consultado dizem que Fernando Lourenço de Abranches foi o primeiro desta estirpe que usou o apelido Abranches. Sei também que o nosso Confrade Manuel Abranches de Soveral -- que, infelizmente para todos nós, já não participa neste Forum -- está a preparar um livro sobre os Abranches da Beira e que nele encontraremos, muito provavelmente, a resposta à sua pergunta. Até lá, veremos se consigo saber mais alguma coisa.

Novo abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Almadas-Avranches

#54869 | Pedro França | 07 jan 2004 11:26 | Em resposta a: #54861

Caro João:

Mais uma vez agradeço a sua intervenção e contributo prestados. Não sabia que o confrade Manuel Abranches de Soveral havia deixado de aparecer por estas bandas...,pensei que seria mais por causa da responsabilidade de publicações eminentes.
Tudo bem, irei aguardando por mais notícias relativas a este tópico.
Um abraço e tudo de bom.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 04:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen