Marquês de Louriçal - Palácio

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Património | Heráldica

Marquês de Louriçal - Palácio

#54942 | pbm | 08 jan 2004 10:30

Caros confrades,
Gostaria de saber se alguem me possa dizer alguma coisa sobre um palácio que se diz ter pertencido a um Marquês do Louriçal, situada ao 117 Rua Saraiva de Carvalho em Lisboa. A casa jà não existe infelizmente, mas o brazão em pedra sobre a porta de entrada foi retirada antes da demolição do palácio e diz-se que está num museu mas não sei qual nem aonde parou.
Obrigado por qualquer pista.
PBM

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Louriçal - Palácio

#55486 | António Forjó | 15 jan 2004 18:45 | Em resposta a: #54942

Caro Colega

A informação que consegui reunir sobre o palácio dos Marqueses do Louriçal em Campo de Ourique é escassa e dispersa.
Em 1755 o palácio Louriçal situava-se no Largo da Anunciada tendo ficado destruído.
O palácio em Campo de Ourique foi mandado fazer pelo Marquês, Mendonça e Menezes, Estribeiro-Mor de D. José; terá sido porque o da Anunciada foi destruído? Contudo, em 1770, os Marqueses do Louriçal não constavam do rol de Confessados da freguesia de Santa Isabel, indiciando que aí não eram residentes.
No espólio documental de Luís Pastor de Macedo, existente no Gabinete de Estudos Olisiponenses, há uma carta a ele dirigida por aquele que terá sido o último morador no palácio, Bastos Gonçalves.
Esta carta, não datada, é-lhe dirigida na qualidade de Vice-Presidente da CML e tem como propósito pedir a classificação do edifício evitando assim a sua demolição.
Como Pastor de Macedo exerceu aquele cargo entre 1947 e 1959, a carta é datável deste período; a demolição não foi evitada e ocorreu em data não sabida. O edifício que actualmente tem o nº117 da Rua Saraiva de Carvalho tem um estilo arquitectónico que me parece dos anos 70/80.
Diz também Bastos Gonçalves que é morador há 25 ou 30 anos e que o palácio estava degradado quando foi para lá viver.
Refere também o portal, dizendo que a Revista "Portais de Arte" o considera como um dos mais belos de Lisboa.
Norberto de Araújo, nas "Peregrinações em Lisboa", não lhe faz qualquer referência quando percorre Campo de Ourique e a Saraiva de Carvalho, admirando-me que o portal, pelo menos, não seja mencionado.
Como nota final, em 1787, por extinção do ramo directo dos Louriçais, o seu património passou à Casa Lumiares.
É tudo o que consegui apurar.
Cumprimentos

António Forjó


PS-Se o portal foi para um museu, o mais provável é o Museu da Cidade, no Campo Grande.
A Hemeroteca, em S. Roque, talvez tenha a revista Portais de Arte e nela conste alguma fotografia do palácio.

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Louriçal - Palácio

#55492 | MSG | 15 jan 2004 19:57 | Em resposta a: #54942

Caríssimo:
Uma breve nota sobre a pré-história do palácio Louriçal está em Oliveira Mouta, "Dos Barros e Vasconcelos", que refere a data em que o morgado das Barras (salvo erro, António de Barros e Vasconcelos)aforou o terreno ao marquês de Louriçal para a construção do Palácio. Não tenho comigo agora o texto, mas deve ter sido por 1770. Posso verificar se dá mais alguma indicação (penso que refere que "uma parte" do Palácio ainda era visível, citando um autor dos anos 30 - a obra a que me refiro foi escrita cerca de 1950).
Melhores cumprimentos,
Marcos Sousa Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Louriçal - Palácio

#55527 | pbm | 16 jan 2004 09:50 | Em resposta a: #55486

Caro Colega,
Obrigadíssimo por estas informações. Efectivamente o Dr Guilherme Bastos Gonçalves viveu lá muitos anos (nunca comprou, mais sim alugava o palácio), e o palácio (ou pelo menos a parte que restava, e onde o Bastos Gonçalves vivia, porque acho que uma parte já tinha sido demolido quando foi lá viver) foi demolido penso eu entre 1970 e 1973. Durante a segunda guerra mundial, a família BG saiu de lá (o Dr BG foi com o exército para os Açores, e o resto da família foi viver para o seu concultório médico na Calçada da Estrela) e o palácio foi utilisado como a Embaixada ou consulado da Italia.
Parece que o Embaixador deixou a embaixada ser utilisada também como lugar de transição para muitos judeus que vinham da Húngria, porque o Embaixador de Portugal na Húngria facilitava a entrega de vistos para Portugal.
Tenho algumas fotos do portão, mas era sòmente visível se o portão que dava à rua estava aberto, e por essa razão talvez não consta nas "Perigrinações em Lisboa" do Norberto de Araújo.
Cumprimentos
PBM

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Louriçal - Palácio

#237576 | F. D. H. M. | 27 ago 2009 11:00 | Em resposta a: #55492

Exmo. Senhor PBM e António Forjó,

Os documentos originais das escrituras do Palácio que existia em Campo de Ourique encontram-se expostos na mostra patrocinada pela Câmara Municipal de Pombal, no Arquivo Municipal da mesma Câmara, na zona respeitante ao 2º Marquês, D. Francisco Xavier de Menezes.

Com os melhores cumprimentos,

Maria do Carmo d´Orey

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Louriçal - Palácio

#289023 | Jorge Lima | 12 out 2011 17:35 | Em resposta a: #54942

Viva, a minha família mora no nº 111 desde o tempo dos meus bisavós.
A minha avó foi amiga pessoal da família Bastos Gonçalves durante muitos anos.
Cresceu com os filhos do Doutor, da mesma idade que ela e os seus irmãos, e também andou com eles no Liceu Pedro Nunes.
Acabou de me discursar alongadamente sobre essa família e sobre o aspecto geral do palácio, do qual também há fotos no site do arquivo municipal, onde vou frequentemente.
De memória posso-vos dizer que há uma foto vista do cruzamento, mas não identifica o palácio por isso vai ser difícil de pesquisar. Também há uma foto da porta, com o brasão.
Há perguntas concretas que possa transmitir à minha avó?

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Louriçal - Palácio

#289087 | coviantiga | 13 out 2011 14:26 | Em resposta a: #289023

Caros Confrades
Ao referirem a este Marquês do Louriçal, alguém me sabe dizer . a que Louriçal se referem? é que pelo que averiguei, há vários Louriçais .
Se alguém me souber dizer, agradeço
M.Campos

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Louriçal - Palácio

#289095 | JFMenéndez | 13 out 2011 15:07 | Em resposta a: #289087

Caro (ou Cara) M Campos

Trata-se do:

"Louriçal é uma freguesia portuguesa do concelho de Pombal e paróquia da Diocese de Coimbra, com 48,04 km² de área e 5 095 habitantes (2001). Densidade: 106,1 hab/km².

Foi vila e sede de concelho até 1855. Era constituído pelas freguesias da vila e Mata Mourisca. Tinha 212 km² e 5 526 habitantes em 1801 e 5 654 habitantes em 1849."

Referência esta (a mesma tem mais desenvolvimento) que retirei na net, da Wikipédia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Louriçal

Cumprimentos,

Filipe Menéndez

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Louriçal - Palácio

#289345 | coviantiga | 16 out 2011 17:15 | Em resposta a: #289095

Caro Filipe
Obrigada pela sua informação.Depois de vários confrades acrescentarem várias dicas ,vi que não era o Louriçal que me interessava saber, visto que o a que me refiro´é ao pé de Castelo Branco.,e eu sabia por conhecimentos gerais que havia vários "Louriçais".Estranhava que naquela aldeia houvesse 1 Marquês, ...mas!
Obrigada no entanto pela sua gentileza
Cumprimentos
M.Campos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 02:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen