Marcão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Marcão

#54978 | AnaM | 08 jan 2004 16:54

Olá...

Estou a contruir a minha árvore genealógica de há uns meses para cá e, embora tenha feito alguns progressos, estou a esgotar os meus recursos :)
Já conseguir reconstruir os descendentes de Portalegre (também graças a este site) e alguns de Reguengos de Monsaraz (através de várias fontes)...
Tenho vários grupos, mas ainda não os consegui ligar uns aos outros...
Se alguém me conseguir facultar mais informação, agradecia muito.

O moderador do Fórum tem o meu contacto

Até Breve
Muito Obrigada
Ana Marcão

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#55009 | Fmarcão | 08 jan 2004 20:02 | Em resposta a: #54978

Que prazer em ver, finalmente no fórum alguém com interesse no estudo desta família! Pertenço, por casamento, ao ramo de Reguengos de Monsaraz.Já, há uns tempos, entrei no fórum a pedir ajuda mas não tive muitos resultados.
Pode ser que tenha mais sorte.
estou ao seu dispôr para o que puder ajudar.
Fico à espera
Fmarcão

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#55014 | FAmaral | 08 jan 2004 21:46 | Em resposta a: #54978

Cara correspondente

A sua ascendência Marcão está relacionada com a dos Chichorro Marcão do Oeste, tratados na obra de Perry Vidal, 1940, "O Beato S. João de Brito"?

Muitos cumprimentos
Augusto Ferreira do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#55031 | AnaM | 09 jan 2004 10:58 | Em resposta a: #55009

Bom dia!
Toda a minha família paterna é de Reguengos de Monsaraz. Consegui identificar todos os membros da família até à 4ª geração (pelo lado do meu avô).
Creio que cheguei ao ponto em que a Família Marcão saiu de Reguengos... um irmão do meu tetravô terá ido para Portalegre e um outro terá ido para Abrantes... (lá para meados de 1800...)
Devido a um documento que consegui sobre o S. João de Brito e através deste site, reconstrui a Família Marcão que está em Portalegre e os seus ascendentes (já sem ligação à família Marcão).
Através de um site americano consegui construir um grupo "Fialho Marcão" (entre 1751 e até 1952) que creio ainda não estar completo e que ainda não consegui "ligar à minha" árvore...
O ponto da situação é este...

(Depois de ler a sua mensagem para o Fórum também eu tentei contactar o Dr. Duarte Nuno mas não consegui)
Até breve e obrigada pelo contacto
AnaM

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#55035 | AnaM | 09 jan 2004 11:21 | Em resposta a: #55014

Muito Bom Dia!

Creio que estamos relacionados uma vez que a minha pesquisa me levou ao ponto em que a Família Marcão saiu de Reguengos... um irmão do meu tetravô terá ido para Portalegre e outro para Abrantes. Suspeito que se chamaria António Jacinto Marcão e casou com Sílvia Maria de Sousa d'Alte Chichorro (não sei a data do casamento mas a esposa nasceu em 1866).
Consegui quase toda a informação sobre o ramo da Família Marcão de Portalegre através de um documento a que acedi sobre o S. João de Brito. Contudo, duvido que estaremos a falar da mesma obra... creio que o documento que tenho é da autoria do Dr. Duarte Nuno de Sousa Chichorro Marcão (irei confirmar...).
Estou a ir no caminho certo?
Tem alguma informação adicional?
Espero não ter erros na informação que fui compilando :)
Até breve
AnaM

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#55084 | FAmaral | 09 jan 2004 19:03 | Em resposta a: #55035

Cara correspondente

Segundo Perry Vidal (obra citada na minha anterior mensagem, p. 43):

Tomás Marcão
Casou com D. Ana Joaquina da Silva
Filho:
Dr. António Jacinto Marcão, bacharel formado em filosofia e medicina, médico municipal do concelho de Monforte, onde casou, em 1884-08-20 com D. Sílvia Maria de Sousa de Alte Chichorro.
Filhos, casados e com geração:
André Avelino Chichorro Marcão
D. Ana Filomena Chichorro Marcão
Dr. António Jacinto Chichorro Marcão
Dr. Francisco António CHichorro Marcão

Cumprimentos
Augusto Ferreira do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#55093 | Fmarcão | 09 jan 2004 23:27 | Em resposta a: #55035

Cara AnaM
Pelas suas respostas julgo que será prima,possivelmente afastada, do meu marido.Também na nossa casa se contava a história dum primo que tinha ido viver para Monforte, facto que pude confirmar através da arvore dos Chichorro Marcão que consta aqui no Genea.
Há uns tempos tentei fazer o estudo da família de Reguengos.Na igreja informaram-me que não têm
registos antigos porque a paróquia só existe em Reguengos a partir de 1900. Antes disso era na igreja da Caridade.
Soube depois aqui no Forum, através da Alentejo, que a documentação da Igreja da Caridade (1584 - 1900) se encontra no Arquivo Distrital de Évora.
Infelizmente não prossegui as pesqizas porque não disponho de tempo para me deslocar a Èvora.
De qualquer modo, talvez possa ajudá-la a colmatar algumas falhas nos seus dados mais recentes.
Pode dizer-me onde posso encontrar esse documento sobre S. João de Brito e que tipo de informação contem que nos possa ser útil?
Fico à espera. Até breve
Fmarcão

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#55094 | Fmarcão | 09 jan 2004 23:36 | Em resposta a: #54978

Cara Ana M

Esqueci-me de uma coisa importante.
Pode dar-me o endereço do site americano que consultou?
Muito obrigado
Fmarcão

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#55281 | AnaM | 13 jan 2004 11:56 | Em resposta a: #55084

Muito obrigada pela amável resposta.
Embora tenhamos consultado documentos diferentes, a informação que me enviou coincide na totalidade com a que eu já tinha...
Creio que a chave do enigma reside agora na ascendência de Tomás Lopes Marcão. É aqui, quase de certeza, que se faz a ligação com os meus ascendentes.
Mais uma vez muito obrigada pela atenção!
Com os meus melhores cumprimentos
Ana Marcão

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#55282 | AnaM | 13 jan 2004 12:01 | Em resposta a: #55094

http://www.familysearch.org/Eng/Search/frameset_search.asp

Já construi a árvore destes elementos.
Estão todos ligados...
Espero que ajude!
Boa Sorte
AnaM

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#55348 | Fmarcão | 14 jan 2004 01:35 | Em resposta a: #55282

Olá ANA M!

Peço-lhe mais um favor.
Impota-se de me dizer onde posso encontrar esse livro que refere sobre S. João de Brito?
Ficar-lhe-ia muito agradecida.
Até breve
Fmarcão

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#55896 | AnaM | 22 jan 2004 18:36 | Em resposta a: #55093

Cara Fernanda,

Gostava de saber até que ponto somos "aparentadas" :) e com isso completar a minha árvore!

Talvez isto lhe sirva de ajuda para me localizar:
- Os meus avós paternos eram Olímpia Garcia (nome de solteira) e António Tomás Marcão e residiam na Rua do Covalinho.
- A minha tia-avó, irmã do meu avô António Tomás, chama-se Ana Luisa Marcão Tareja e vive actualmente na Rua de Mourão.

Creio que estas são talvez as melhores indicações que lhe posso dar.
Que dados é que me poderá facultar para eu tentar chegar até à sua família?

Até breve
Ana Marcão

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#55923 | Fmarcão | 23 jan 2004 01:24 | Em resposta a: #54978

Boa Noite Ana!
O meu marido conhece o seu avô paterno assim como a sua tia-avó. Não sabe é ligar os dois ramos.
Amanhã,porque agora não nos é possível, vamos pôr aqui as nomes da família de que temos informação para ver se se consegue construir alguma ligação.
Mais, se nos der o seu e-mail enviar-lhe-emos uma fotografia onde,segundo o meu marido, está o pai do seu avô Tomaz Marcão.
Até breve.
Fmarcão

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#55924 | Fmarcão | 23 jan 2004 01:32 | Em resposta a: #55896

Desculpe,a fotografia a que me refiro é do pai de António Tomaz Marcão.
A propósito, como é que chegou à conclusão que me chamo Fernanda?
Fmarcão

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#55932 | AnaM | 23 jan 2004 09:41 | Em resposta a: #55923

Bom Dia!

Foi fácil chegar ao seu nome Fernanda, uma vez que, na sua primeira mensagem para o tópico "Família Marcão", que data de 25/11/2000, o autor é "fernanda M" :)

Ainda bem que já me conseguiu "apanhar o rasto"... agora falta encontrar o ponto de ligação. Fico então à espera que me enviem os nomes do "vosso lado" para ver se eu consigo construir mais um bocadinho do puzzle!

O meu email é: ana.marcao@netcabo.pt

Adorava que me enviassem a foto... e vamos ver se eu consigo confirmar se se trata do meu bisavô António Marcão.

Sempre conseguiu consultar o tal site que lhe enviei? Ajudou em alguma coisa?

Até logo
Ana Marcão

Resposta

Link directo:

Obra de Perry Vidal

#56085 | AnaM | 26 jan 2004 11:45 | Em resposta a: #55084

Caro Augusto Ferreira do Amaral,

De facto, após "trabalho de fim-de-semana" posso confirmar-lhe que o documento do qual possuo fotocópia se baseia na Obra de Perry Vidal e nos contributos do Dr. Duarte Nuno Chichorro Marcão (que tenho tentado, em vão, contactar telefonicamente).

Mais uma vez, muito obrigada pela atenção dispensada
Ana Marcão

Resposta

Link directo:

RE: Obra de Perry Vidal

#56119 | FAmaral | 26 jan 2004 23:43 | Em resposta a: #56085

Cara Ana Marcão

Eu também teria muito interesse em localizar o Dr. Duarte Nuno Marcão, pois estou a trabalhar de novo na descendência de Gil Vicente e verifiquei que todos aqueles Chichorros Marcões são também descendentes do Plauto Português. Mais. Provavelmente o representante genealógico deste é justamente o chefe daquela família, acumulando tal condição com a de representante genealógico de S. João de Brito.
Muitos cumprimentos
Augusto Ferreira do Amaral

Resposta

Link directo:

À procura do Dr. Duarte Nuno Marcão

#56616 | AnaM | 02 fev 2004 13:58 | Em resposta a: #56119

Caro Augusto Ferreira do Amaral,

Estimo que vou ter um tempinho extra para "vasculhar" nas minhas raízes, e sendo passo quase limitante na minha pesquisa conseguir contactar o Dr. Duarte Nuno Marcão, prometo que o avisarei se lograr qualquer coisinha :)

Se, por outro lado, o conseguir "apanhar" primeiro, pedia-lhe o favor de me avisar, pode ser?

Muito Obrigada
Com os meus melhores cumprimentos
Ana Marcão

Resposta

Link directo:

RE: À procura do Dr. Duarte Nuno Marcão

#56676 | FAmaral | 02 fev 2004 22:05 | Em resposta a: #56616

De acordo
Muitos cumprimentos
Augusto Ferreira do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#69618 | palmajac | 15 jul 2004 00:49 | Em resposta a: #54978

Olá Ana Marcão

Gostaria de saber se os seguintes nomes constam da sua árvore genealógica:

Manuel Pinheiro Marcão (casado com Justina Monteiro Vogado)
Maria Joana Vogado Marcão (filha de Manuel Pinheiro Marcão)
Manuel Marcão (casado com Ignez Correia)
Maria Alice Marcão Romeirão Simões Palma (minha Tia)
Josefa Lopes Natário Marcão (N: 13-2-1911)
Manuel Fialho Marcão (Pai da Josefa L. N. Marcão e casado com Ana Lopes Natário)
Carlos Marcão (Pai de Manuel Fialho Marcão)

A maior parte dos nomes referidos são de Reguengos de Monsaraz.

Obrigado e até uma próxima oportunidade.

Jacinto Palma

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#69627 | AnaM | 15 jul 2004 09:51 | Em resposta a: #69618

Olá, Bom Dia!

Bem... tenho boas notícias :-)
Com efeito tenho algumas destas pessoas identificadas nos meus documentos... Farei essa confirmação em breve, prometo.
Todos os elementos da Família Marcão que já identifiquei até à data, apesar da sua dispersão geográfica actual, têm as suas origens em Reguengos de Monsaraz, onde o meu pai (Mário Gonçalves Marcão) nasceu e onde tenho ainda muita família.

Espero poder ajudá-lo de alguma forma :-)

Até breve

Ana Marcão

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#69630 | AnaM | 15 jul 2004 10:25 | Em resposta a: #69627

Já dei uma olhadela de soslaio nas raízes ;-) , e só não encontrei:
- Manuel Pinheiro Marcão
- Maria Joana Vogado Marcão
Consegue dizer-me mais alguma coisa sobre eles? Gostava de os "encaixar" na árvore genealógica que construí.

Relativamente a Manuel Marcão... eu tenho imensos, pelo que me é algo difícil saber a qual se refere.

Como sobrinhos de Maria Alice só encontro os 3 filhos de sua irmã Maria Angélica:
- António José, que é veterinário em Évora e que conheço;
- Maria Ivone;
- Francisco Arnaldo, que faleceu aos 19 anos num trágico acidente de mota.

Pelo seu apelido, creio que o Jacinto é sobrinho de Maria Alice, mas pelo lado de um irmão ou irmã de Fernando Palma. Acertei?

Obrigada pela dica: Ana Lopes Marcão. Ainda não tinha esta informação!

Até breve...

Ana Marcão

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#69631 | Benquerença | 15 jul 2004 10:51 | Em resposta a: #69630

Ana Marcão,
esta mensagem não tem a ver com o tópico sobre a sua família, é apenas um pedido de informação. Refere na mensagem de 09-01-2004 que conseguiu reconstituir a sua familia num determinado período através de um site americano. Poderia dizer-me qual era? Estou a iniciar-me agora nestes meios e, todos os elementos poderão ajudar-me? Agradeço desde já a sua atenção, muito obrigado Carlos Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#69638 | palmajac | 15 jul 2004 12:12 | Em resposta a: #69630

Olá Ana

Quase que acertou na minha ascendência. Na verdade, Maria Alice é casada com o meu tio Orlando Palma e este, por sua vez, irmão de Fernando Palma (já falecido) e irmão do meu pai Rolando Palma. Tenho dois irmãos: Rolando Palma e Maria de Jesus Palma. Talvez conheça algum deles.

Em relação aos nomes que indica (Maria Angélica e filhos) conheço bem todos eles, apesar de já não os ver há muito tempo. O Francisco Arnaldo infelizmente já faleceu, mas, segundo sei, foi de acidente de automóvel e não de mota.

Ainda hoje irei fazer um pesquisa mais detalhada sobre os nomes que não encontrou.

Obrigado e até logo.

Jacinto Palma

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#69677 | palmajac | 15 jul 2004 22:55 | Em resposta a: #69630

Olá Ana Marcão

Após pesquisar a minha árvore genealógica sobre Manuel Marcão, constato que este foi meu 5.º Avô:

Casou com Ignez Correia. Deste casamento tiveram pelo menos uma filha, de seu nome Maria Correia (provavelmente Maria Marcão Correia ou Maria Correia Marcão).

Neste momento a minha grande dúvida: Deixei de ter referências ao nome Marcão!

Esta por sua vez casou com Domingos Fialho e deste casamento resultaram dois filhos: Mariana Thereza Correia Fialho e o António Correia Fialho.

Se o nome Marcão tivesse predominado seria natural ter referências aos nomes Marcão Fialho ou mesmo Fialho Marcão (nomes que devem constar da sua árvore suponho eu!) ?

Continuando... do casamento entre Mariana Thereza Correia Fialho e António Joaquim Cunha tenho conhecimento de 8 filhos, um deles a minha bisavó Ignez Maria Fialho Cunha que casou com Manuel Fernandes Palma. Tiveram um filho, o meu avô paterno Jacinto Fernandes Palma.

Já agora aproveito a oportunidade para lhe perguntar se tem referências, na sua árvore, aos nomes Fialho Cunha ?

Obrigado

Jacinto Palma

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#69681 | Pedro França | 15 jul 2004 23:18 | Em resposta a: #54978

Caros confrades:

Também tenho um Manuel Duarte c.c. uma Beatriz Marcoa, pais de um Manuel Marcão (Marcam) que casou a 01.07.1692 com uma Maria de Morais, filha de Bartolomeu Dias e de Ângela de Morais, todos da vila do Gavião/distº de Portalegre; são meus antepassados pela parte materna. Haverá aí alguém desta linha?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#69701 | AnaM | 16 jul 2004 10:44 | Em resposta a: #69681

Bom dia!

A referência mais antiga que tenho sobre o apelido "Marcão" reporta-se a 1751, ano em que terá nascido, em Reguengos de Monsaraz, Manoel Fialho Marcão. Também tenho a sua descendência.

De que forma estará relacionado (se é que está) com o "seu" Manuel Marcão? E será Marcão ou Marcam? Há dúvida no apelido? Evoluiu ou modificou-se? Não percebi... :-(

Este seria também do Gavião, ou é só a família da esposa é que é oriunda do Gavião?

Até Breve e obrigada pelas dicas!

Ana Marcão

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#69702 | AnaM | 16 jul 2004 11:28 | Em resposta a: #69677

Olá de novo!

Bem... que confusão que eu estava a fazer com a vossa família (ainda do seu email anterior)! Desde já peço desculpa :-)

O primeiro critério que tenho seguido na construção da árvore genealógica tem sido o de "andar no encalço" de toda a ascendência e descendência do apelido "Marcão", mesmo que actualmente já não "transportem" o nome...
Um segundo critério, relacionado com o primeiro, é o de não averiguar a família dos conjuges dos "Marcão", senão não havia energia, tempo, paciência que me chegassem :-)

Quando o Jacinto me disse que a sua tia Maria Alice era casada com outro tio eu alterei simplesmente o nome e pensei que ficava por aí...

Com o seu último email fiquei agradavelmente surpreendida porque "apanhei" mais peças do meu puzzle!!!!!!!! Encontrei mais um Marcão, que... para estar de acordo com o que tenho constatado nas tendências da família, é mais um MANUEL!

Será que me pode dar mais informações sobre os familiares que mencionou? Para mim, são novos! Se me conseguir dar datas, ou o que tiver, eu talvez consiga fazer alguma ponte de ligação...

Eu tenho vários grupos Marcão, muitos deles numerosos, mas ainda não os consegui juntar todos! É esse o meu objectivo e quando tenho dados novos a esperança aumenta!

Até logo e obrigada

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#69703 | AnaM | 16 jul 2004 11:32 | Em resposta a: #69631

Olá!

Com todo o gosto! Por normas da casa não posso dar simplesmente a morada, por isso cá vai: (...)
Ficou perceptível? Espero que sim...

Boa Sorte ;-)

Ana Marcão

Resposta

Link directo:

Para a Ana Marcão

#69795 | Pedro França | 17 jul 2004 22:36 | Em resposta a: #69701

Cara Ana:

Deduzo que este ramo tivesse a sua implantação no Gavião de há mais tempo, dentro do séc. XVII que é para mim a era mais recuada que tenho para esta linha de ascendentes. Escrevi "Marcam" porque era a grafia antiga; depois evoluiu na forma ditongal que ainda hoje se conserva, de "Marcão", sendo a flexão em género, antigamente, Marcão/Marcoa.
E isto é o que sei a respeito, tudo para o Gavião.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para a Ana Marcão

#132424 | dudu | 28 out 2006 01:41 | Em resposta a: #69795

ola que prazer em ter encontrado tais dados...
sou o Duarte seabra calado meu pai era vitor manuel dos santos calado marcao e é filho de catarina marcao de reguengos de monsaraz...

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#132494 | PMVMAC | 29 out 2006 14:25 | Em resposta a: #54978

Cara Ana,

Estudo famílias do Alentejo e tenho a ideia que a família Marcão de Reguengos [a que pertencem os Chichorro Marcão, Fialho Marcão, etc] descendem e um Marcos Rosado, de Montoito, cuja descendência ficou conhecida por "Marcão". Vou tentar apurar alguma coisa.

Cumprimentos,

Pedro Amaral.

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#132591 | dudu | 30 out 2006 19:55 | Em resposta a: #132494

obrigadissimo porque nao percebo muito destas coisas ainda.

obrigado

duarte seabra calado

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#132626 | PMVMAC | 30 out 2006 23:03 | Em resposta a: #132591

Caro Duarte,

Se souber o nome dos pais dessa sua avó que refere talvez eu o possa ajudar a andar mais para trás com esse ramo de Reguengos.
Cumprimentos,

Pedro Amaral.

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#132641 | dudu | 31 out 2006 00:20 | Em resposta a: #132626

vou tentar mas infelizmente o meu pai faleceu e a comunicaçao com reguengos tornou-se dificil...
mas vou tentar

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#132693 | pbpn | 31 out 2006 16:33 | Em resposta a: #132641

Caras(os) Forenses

Desculpem a intormissão. Li as mensagens dedicadas ao tema "Marcão" um pouco na diagonal, e receio estar a repetir alguma coisa que eventualmente haja já sido escrita, mas hà um "Marcão", que ainda por cima é genealogista (já foi inc. algumas vezes à televisão porque é uma figura algo sui-generis), que morava (ou mora) em Algés (eventualmente no Dafundo). Talvez consultando a lista telefónica consigam o seu contacto...

Resposta

Link directo:

Perdoem-me pela ausência :)

#132696 | Ana M | 31 out 2006 17:55 | Em resposta a: #69795

Caro Pedro,

Peço imensa desculpa pela demora da resposta, mas tenho deixado a minha pesquisa, com muita pena minha, em banho-maria... situação esta que tenciono corrigir brevemente :)

Foi com uma surpresa do tamanho do mundo, ou talvez coincidência, que hoje acedi ao Fórum e o 1º tópico da lista era o que lancei há quase 3 anos: "Marcão"!!! Já nem me lembrava da password e tive que me registar outra vez!
Lá está... é um sinal para regressar à luta :)

Bem... justificações prestadas, a informação mais remota que tenho é mais recente que essa, pelo que terei que ver onde fiquei...

Porém, sei que o ascendente mais afastado que encontrei era natural de Santo António, em Reguengos de Monsaraz... e todos os que entratanto tinha encontrado em Portalegre, e espalhados um pouco por aqui e por ali derivavam também dali.

Muito obrigada!

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#132697 | Ana M | 31 out 2006 18:03 | Em resposta a: #132626

Eu também vou ajudar!

Deixei um post há pouco... vou recuperar as minhas coisas e depois dou notícias.

Até breve!

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#132734 | dudu | 01 nov 2006 00:50 | Em resposta a: #132693

obrigadissimo tentarei entrar em contacto com ele.

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#132735 | dudu | 01 nov 2006 00:50 | Em resposta a: #132697

obrigado gostaria imenso...

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#133273 | Ana M | 06 nov 2006 15:00 | Em resposta a: #132494

Caro Pedro,

Tenho vários grupos "Marcão" mas ainda não os consegui ligar entre si... vou deixar aqui algumas pistas a ver se por ventura me conseguirá ajudar:

- Eduardo Marcão - meu trisavô. Casou com Ana Rala. Não tenho datas, mas o meu bisavô, António Marcão, nasceu em 1897. Deste casamento tenho todos os indivíduos identificados, até prova em contrário. Como tios de Eduardo tenho a indicação que um seria Juíz e teria ido para Abrantes e o outro teria ido para Portalegre e teria sido Reitor do Liceu de Portalegre.

- António Jacinto Marcão - A sua descendência foi bastante estudada por um seu descendente (e encontra-se aqui no Genea) fruto do seu casamento com Sílvia Maria de Sousa d'Alte Chichorro. Contudo não tenho muitas informações sobre António Jacinto Marcão. Só sei que os seus pais foram Tomás Lopes Marcão e Ana Joaquina. Creio que António Jacinto Marcão, ou o seu pai, possa ter sido o tio do meu trisavô que foi para Portalegre.

- Manuel Fialho Marcão (b. 1751) - Casou com Micaella Maria Vieira (b. 1752). A sua descendência também está bem identificada, mas apenas durante 3 ou 4 gerações...

Ainda há uns grupos mais pequenos, mas ainda não estão bem estruturados...

Já vê que a minha pesquisa está longe de terminar :)

Será que me pode dar alguma luz neste campo? Preciso de começar a juntar as várias peças deste puzzle, não só as que tenho, mas todas aquelas que ainda não encontrei!

Desde já agradeço a atenção dispensada,

Com os meus melhores cumprimentos

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Para a Ana Marcão

#133278 | Ana M | 06 nov 2006 15:09 | Em resposta a: #132424

Caro Dudu,

Só encontrei nos meus apontamentos uma Catarina Marcão... no fundo é uma Catharina :) Porém, nasceu em 1851...

Eu não sei a idade do Dudu, mas talvez a Senhora não seja da geração da sua avó...

Até breve!

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#133802 | 1938 | 12 nov 2006 01:09 | Em resposta a: #133273

Cara Ana Marcão
Tenho pesquisado estes Marcão.
Manoel Fialho Marcão e Micaella, foram pais de Romão Francisco Vieira que nasceu em 1 de Março de 1777 - antepassados de Maria , minha neta, que conta agora 8 anos.
E é assim:
- Romão Francisco Vieira X Efigenia Maria -> Theresa de Jesus
- Theresa de Jesus X Jose Gonçalves Casco -> Manoel Lopes Casco

- Manoel Lopes Casco , dito Junior X Filipa Godinho -> João Ratinho
- João Ratinho, foi pai de Manoel Ratinho; este último casou em Campo, em
28/7/1929 e foi bisavô da Maria.
Resta dizer-lhe que a Maria vive actualmente na Índia com os seus pais. Esperemos que não venham a nescer Marcões semi-indianos...

Os meus cumprimentos

Resposta

Link directo:

Romão Francisco Vieira

#133914 | Ana M | 13 nov 2006 10:09 | Em resposta a: #133802

Caro 1938,

Do casamento entre Romão Francisco Vieira e Efigenia Maria tenho a indicação de 3 filhos, mas nenhuma Theresa de Jesus... São eles:
- Micaela (b 19/06/1805)
- Francisco (b 23/11/1807)
- Maria Efigénia, que casou com Baltazar da Cruz (b 3/12/1800). Tenho alguma informação sobre esta descendência.

Terei que acrescentar Theresa de Jesus? Qual a sua data de nascimento? E naturalidade? Será também de Reguengos de Monsaraz? (Estas informações consegui pela Base de Dados dos Mórmons... pelos vistos está incompleta)

Pelo receio do "1938" em ter bisnetos Marcões semi-indianos, presumo que a Maria, sua neta, ainda conserve o apelido Marcão... esperemos que regresse brevemente, então! No entanto, se ainda o conserva, passou do pai de por Romão Francisco Vieira (Manoel Fialho Marcão) para a filha Theresa de Jesus, não?

Consegue dar-me mais informações sobre outros "Marcão" que tenha (e sobre estes também, está claro)? estou a tentar levantar toda a informação possível para ver se consigo "ligar" todos os meus ascendentes e os respectivos descendentes...

Muito Obrigada!

Com os meus melhores cumprimentos,

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#133915 | Pedro França | 13 nov 2006 10:44 | Em resposta a: #133273

Cara Ana:

O que eu tenho de Marcões já lhe respondi em:

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=69681#lista

Não tenho mais dados de momento para lhe transmitir, lamento. Também estou à espera que alguém me ajude nesta linha que vem do Gavião//Portalegre.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

TT on-line - Cristóvão Marcão - 1482

#134193 | Ana M | 15 nov 2006 18:03 | Em resposta a: #54978

Caros Confrades,

Consultei pela 1ª vez a BD "TT on-line" e encontrei algumas referências mais antigas que referem o apelido "Marcão":

1. D. Diogo de Marcão 07/10/1554

2. Cristóvão Marcão 13/02/1482

3. Catarina Marcão 22/11/1718

4. Leonardo Correia de Marção 15/05/1750

5. Leonardo Correia de Marção 20/05/1750

6. Josefa Marcão 22/11/1718

7. Josefa Margarida 02/03/1742

8. Bartolomeu da Costa Marcão de Aiala 18/03/1765

9. Francisco da Costa Marcão de Aiala 18/03/1765

10. Francisco José Xavier Cardoso de Marcão 07/10/1772

11. Ana da Costa Marcão Ajuda 13/03/1799

12. Gonçalo Pinto Pereira Cunha Peixoto 15/10/1778

13. (D.) Leonarda Marção 16/01/1790

14. (D.) Henrique Carlos de Meneses Marcão 25/08/1896


Há alguns "Marção" também mencionados, mas não me admirava que o autor tivesse emprestado a cedilha ao "Marcão"... situação muito frequente ainda nos dias de hoje :)

Alguma destas referências lhes é familiar?

Muito obrigada!

Ana Marcão

Resposta

Link directo:

RE: TT on-line - Cristóvão Marcão - 1482

#134404 | 1938 | 16 nov 2006 23:11 | Em resposta a: #134193

Espero que consiga entender o texto.
Na árvore que construi, a minha neta Maria situa-se na Geração 15.
Então: o nome Marcão só aparece mesmo no G7 - Manoel Fialho Marcão ; o pai de Thereza tomou o apelido Vieira , pela sua linha materna. O nome Marcão não voltou aqui a aparecer. Todavia talvez ajude a esclarecer o que pretende.

(G7) Manoel Fialho Marcão X Micaella Maria Vieira
(G8) - Romão
- Francisco - 21 /4/ 1778 - Reguengos
- Joze - 12 /1/ 1780 - Reguengos
- Marcos - 14 /3/ 1782 - Reguengos - casou com Jacinta Godinha , de Monte do Trigo, onde nasceram vários filhos.
- Domingos - 6 /7/ 1785 - Reguengos
- Manoel Fialho Marcão - 9 /7/ 1788 - Reguengos - casou com Margarida Thereza Ramalha e deu:
(G9) – Manoel – 24/4/ 1814
- Estevão - 8 /2/ 1818 - Reguengos -
- Micaella – 4/2/1821

Manoel Fialho Marcão casou 2ª vez com Ignez Maria e deu (com os mesmos avós paternos)
(G8) - Joaquim - 10 /10/ 1798 - Reguengos
- Marianna - 19 /6/ 1809 - Reguengos


(G8) Romão Francisco Vieira X Efigenia Maria
(G9) - Francisco - 29 /11/ 1807 - Reguengos - - Padrinho Francisco Correa Velho Parocho de Monte do Trigo. Tocou com a prenda Domingos Correa
Velho e Ignez Mª mulher do avô do baptizado, moradores nesta freg.
- Josepha - 3 /12/ 1810 - Reguengos - Padrinho Padre Domingos Correa Velho presbitero do habito de S.Pedro Tio paterno da baptizada, morador nesta freg.
- Thereza - 5 /4/ 1812 - Reguengos - Padrinho Marcos Fialho Marcão, tio paterno e diz morador em Monte do Trigo.
- Maria - 12 /11/ 1815 - Reguengos -Padrinhos Tios paternos Manoel Fialho Marcão e MªFialha.
- Joze - 21 /1/ 1818 - Reguengos - Padrinho era ferrador ; o pai da madrinha vive do seu negocio.

.PARECE QUE está DE ACORDO COM OS SEUS REGISTOS:
- Micaela (b 19/06/1805)
- Francisco (b 23/11/1807)
- Maria Efigénia, que casou com Baltazar da Cruz (b 3/12/1800).


(G9) Joze Gonçalves Casco X Thereza de Jesus
(G10) - Marianna - 10 /11/ 1846 - Reguengos
- João Lopes Casco , da Vila Reguengos, deu
(G11) - Luis - 17 /5/ 1868 - Reguengos - - Manoel - 28 /2/ 1850 - Reguengos

ASCENDENTES:
Manoel Fialho Marcão tem assento de baptismo em Caridade – 13/ Out/ 1751; casou em Reguengos de Monsaraz – 19/5/1776 – dispensa de 4º grau de consanguinidade. Foram seus pais , Marcos Fialho e Josepha Maria da Silva, ambos de Caridade.

(G6) Marcos Fialho X Josepha Maria da Silva
(G7) - Francisca – 20 / 6 / 1745 – Caridade
- Francisca – 28 / 5 / 1747– Caridade
- Catarina – 7 / 1/ 1749 – Caridade
- Joze – 26/7/ 1750 –Caridade
- Manoel Fialho Marcão – 13 / 10 / 1751 – Caridade - diz pais moradores no Reguengo de Baixo
- Marcos Fialho - casou com Marianna Thereza do Carmo e deu:
(G8) - Joaquim - 10 /10/ 1798 - Reguengos
- Antonia - 28 /2/ 1799 - Reguengos
- Francisca - 24 /4/ 1809 - Reguengos
- Domingos Lopes - casou com Anna Maria e deu:
(G8) - Francisco - 4 /8/ 1785 - Reguengos
- Joanna - 14 /8/ 1793 - Reguengos
- Anna - 25 /9/ 1763 - Reguengos
- Joze - 25 /7/ 1765 - Reguengos
- Maria - 12 /1/ 1766 - Reguengos
- Antonio - 8 /1/ 1770 - Reguengos


Marcos Fialho era filho de Domingos Lopes, de Caridade e de Catherina Fialha de S.Braz da Granja, Mourão.
Josepha Maria da Silva era filha de Antonio Simões, de Caridade e de Anna Maria, de Corval.
Portanto o nome Marcão não parece herdado .

Em meu entender no Marcos Fialho Marcão o apelido seria Fialho e, neste caso, Marcão seria alcunha que aparece em relação com ao nome Marcos do pai. Será ?

É o que tenho – gostaria de saber se é de facto familiar da Maria e se conseguiu outros elementos.

Os meus cumprimentos , DMA

Resposta

Link directo:

Manoel Fialho Marcão x Micaella Maria Vieira

#134434 | Ana M | 17 nov 2006 11:12 | Em resposta a: #134404

Caro DMA,

Aqui vão algumas considerações resultantes do cruzamento da sua informação com a minha...

- Manoel Fialho Marcão x Margarida Thereza Ramalho (eu tenho RamalhA):
. Quando refere que casou com Ignez Maria, não terá sido este o 1º casamento? Digo isto pelas datas de nascimento dos filhos...
Filhos do 1º casamento: Manoel (24/4/1814); Estêvão (8/2/1818 - eu tenho 1820); Micaella (4/2/1821)
Filhos do 2º casamento: Joaquim (10/10/1798); Marianna (19/6/1809)
. A data de nascimento que tenho para Manoel Fialho Marcão é 1775 em vez de 1788... a julgar pela data de nascimento do 1º filho, dá-me ideia que 1775 será mais plausível (senão o pai teria 10 anos! Se for 1775 o pai tem 23...)

Já adicionei ao meu ficheiro os elementos novos que me forneceu mas estes que se seguem não consegui interpretar... não sei onde ligam aos que enviou...

(G10) - Marianna - 10 /11/ 1846 - Reguengos
- João Lopes Casco , da Vila Reguengos, deu
(G11) - Luis - 17 /5/ 1868 - Reguengos - - Manoel - 28 /2/ 1850 - Reguengos

G9) - Francisco - 29 /11/ 1807 - Reguengos - - Padrinho Francisco Correa Velho Parocho de Monte do Trigo. Tocou com a prenda Domingos Correa
Velho e Ignez Mª mulher do avô do baptizado, moradores nesta freg.
- Josepha - 3 /12/ 1810 - Reguengos - Padrinho Padre Domingos Correa Velho presbitero do habito de S.Pedro Tio paterno da baptizada, morador nesta freg.
- Thereza - 5 /4/ 1812 - Reguengos - Padrinho Marcos Fialho Marcão, tio paterno e diz morador em Monte do Trigo.
- Maria - 12 /11/ 1815 - Reguengos -Padrinhos Tios paternos Manoel Fialho Marcão e MªFialha.
- Joze - 21 /1/ 1818 - Reguengos - Padrinho era ferrador ; o pai da madrinha vive do seu negocio.


Sobre se sou familiar de sua neta Maria, ainda não sei, uma vez que ainda não consegui ligar este grupo de "Marcões" aos meus ascendentes directos. Os mais antigos que tenho até agora são:

- Eduardo Marcão - meu trisavô. Casou com Ana Rala. Não tenho datas, mas o meu bisavô, António Marcão, nasceu em 1897. Deste casamento tenho todos os indivíduos identificados, até prova em contrário. Como tios de Eduardo tenho a indicação que um seria Juíz e teria ido para Abrantes e o outro teria ido para Portalegre e teria sido Reitor do Liceu de Portalegre.


Se me fornecer os nomes dos pais e avós de Maria talvez consiga alguma informação em Reguengos sobre a nossa possível ligação familiar... tenho lá muita família paterna e amigos.

Até breve!

Com os meus melhores cumprimentos,

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Fialho Marcão x Micaella Maria Vieira

#134476 | 1938 | 17 nov 2006 16:20 | Em resposta a: #134434

Cara Ana Marcão
A dificuldade de leitura resultou da diferença na configuração do texto para a mensagem que enviei. Mas veja.

Aparecem 2 Manoel Fialho Marcão, pai e filho. Um pertence à geração 7 , o filho é da 8ª geração, contei as gerações a partir de trás.
O pai, G7, casou com a Micaella e mais tarde com a Ignez Maria. É antepassado da minha Maria no 1º casamento.
Do 1º casamento houve : Romão, Francisco, Joze, Marcos, Domingos, Manoel… que eu saiba.
Do 2º casamento houve : Joaquim e Marianna.

O filhoManoel , G8, que casou com a Margarida Thereza Ramalha (sim, também eu uso ali Ramalha), é filho do 1º casamento do pai com a Micaella.

A Maria descende do Romão, irmão deste Manoel G8.

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Fialho Marcão x Micaella Maria Vieira

#134477 | 1938 | 17 nov 2006 16:26 | Em resposta a: #134434

Cara Ana Marcão
Lamento mas a mensagem com esclarecimentos que enviei era muito maior mas saiu cortada . Porquê ?

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Fialho Marcão x Micaella Maria Vieira

#134478 | Ana M | 17 nov 2006 16:33 | Em resposta a: #134477

Caro DMA,

Às vezes acontece... tente outra vez, sff. Entretanto vou "digerindo" o bocadinho que seguiu :)

Até já!

Resposta

Link directo:

Romão Francisco Vieira x Ephigénia Maria

#134485 | Ana M | 17 nov 2006 17:02 | Em resposta a: #134476

Ok... já percebi o excerto que me enviou :)

Do casamento entre Romão Francisco Vieira e Ephigénia Maria, "tenho" 4 filhos, mas nem todos coincidem com os "seus":

1. Micaela (b. 19/06/1805)
2. Francisco (b. 23/11/1807)
3. Maria Ephigénia (que casou com Balthazar da Cruz e tiveram 6 filhos)
4. Thereza de Jesus (ascendente da sua neta Maria)

O que me diz disto?

Aguardo comentários/críticas/correcções... :)

Até já!

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Fialho Marcão x Micaella Maria Vieira

#134795 | 1938 | 20 nov 2006 11:27 | Em resposta a: #134478

VOU REPETIR O TEXTO QUE NÃO RECEBEU EM 2 MENSAGENS

As datas e local que indico são as do baptismo .

Vou tentar melhorar a leitura do que enviei, caso a caso:
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&66
PAIS(G7) Manoel Fialho Marcão X Micaella Maria Vieira

FILHOS DESTES (G8)
- Romão
- Francisco - 21 /4/ 1778 - Reguengos
- Joze - 12 /1/ 1780 - Reguengos
- Marcos - 14 /3/ 1782 - Reguengos - casou com Jacinta Godinha , de Monte do
Trigo, onde nasceram vários filhos.
- Domingos - 6 /7/ 1785 - Reguengos
- Manoel Fialho Marcão - 9 /7/ 1788 - Reguengos - casou com Margarida Thereza
Ramalha e tenho como filhos:
(G9) – Manoel – 24/4/ 1814
- Estevão - 8 /2/ 1818 - Reguengos
- Micaella – 4/2/1821

Manoel Fialho Marcão, G7, casou 2ª vez com Ignez Maria e nasceram(com os mesmos avós paternos)
(G8) - Joaquim - 10 /10/ 1798 - Reguengos
- Marianna - 19 /6/ 1809 - Reguengos
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

PAIS (G8) Romão Francisco Vieira X Efigenia Maria

FILHOS DESTES (G9)
- Francisco - 29 /11/ 1807 - Reguengos - FOI Padrinho Francisco Correa Velho
Parocho de Montedo Trigo. Tocou com a prenda
Domingos Correa Velho e Ignez Mª mulher do avô
do baptizado, moradores nesta freg.
- Josepha - 3 /12/ 1810 - Reguengos - Padrinho Padre Domingos Correa Velho
presbitero do habito de S.Pedro Tio paterno da
baptizada, morador nesta freg.
- Thereza - 5 /4/ 1812 - Reguengos - Padrinho Marcos Fialho Marcão, tio paterno e
diz morador em Monte do Trigo.
- Maria - 12 /11/ 1815 - Reguengos -Padrinhos Tios paternos Manoel Fialho Marcão
e MªFialha.
- Joze - 21 /1/ 1818 - Reguengos - Padrinho era ferrador ; o pai da madrinha vive
do seu negocio.

.PARECE QUE está DE ACORDO COM OS SEUS REGISTOS que citavam:
- Micaela (b 19/06/1805)
- Francisco (b 23/11/1807)
- Maria Efigénia, que casou com Baltazar da Cruz (b 3/12/1800).

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

PAIS (G9) Thereza de Jesus X casou com Joze Gonçalves Casco

Tenho 3 FILHOS DESTES (G10)
- Marianna - 10 /11/ 1846 - Reguengos
- João Lopes Casco , da Vila de Reguengos . Foi seu filho
(G11) - Luis - 17 /5/ 1868 – Reguengos .
- Manoel - 28 /2/ 1850 - Reguengos
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&6

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Fialho Marcão x Micaella Maria Vieira

#134798 | 1938 | 20 nov 2006 11:44 | Em resposta a: #134476

REPETIDA -Finalmente, com ajuda dos pontinhos, deve sair tudo nos lugares e vai perceber quen são os filhos de cada um.!!!!!

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&
PAIS(G7) Manoel Fialho Marcão X Micaella Maria Vieira

FILHOS DESTES (G8)
- Romão
- Francisco - 21 /4/ 1778 - Reguengos
- Joze - 12 /1/ 1780 - Reguengos
- Marcos - 14 /3/ 1782 - Reguengos - casou com Jacinta Godinha , de Monte do
....................................................Trigo, onde nasceram vários filhos, que não
....................................................registo aqui.
- Domingos - 6 /7/ 1785 - Reguengos
- Manoel Fialho Marcão - 9 /7/ 1788 - Reguengos - casou com Margarida Thereza
.....................................................Ramalha e tenho como filhos:
...........................................................(G9) – Manoel – 24/4/ 1814
...................................................................- Estevão - 8 /2/ 1818 - Reguengos
...................................................................- Micaella – 4/2/1821

Manoel Fialho Marcão, G7, casou 2ª vez com Ignez Maria e nasceram (com os mesmos avós paternos)
.....................................(G8) - Joaquim - 10 /10/ 1798 - Reguengos
.............................................- Marianna - 19 /6/ 1809 - Reguengos
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

PAIS (G8) Romão Francisco Vieira X Efigenia Maria

FILHOS DESTES (G9)
- Francisco - 29 /11/ 1807 - Reguengos - foi Padrinho Francisco Correa Velho
......................................................Parocho de Monte do Trigo. Tocou com a
......................................................prenda Domingos Correa Velho e Ignez Mª
......................................................mulher do avô do
......................................................baptizado, moradores nesta freg.
- Josepha - 3 /12/ 1810 - Reguengos - Padrinho Padre Domingos Correa Velho
......................................................presbitero do habito de S.Pedro Tio paterno
......................................................da baptizada, morador nesta freg.
- Thereza - 5 /4/ 1812 - Reguengos - Padrinho Marcos Fialho Marcão, tio paterno e
..................................................... diz morador em Monte do Trigo.
- Maria - 12 /11/ 1815 - Reguengos -Padrinhos Tios paternos Manoel Fialho Marcão
...................................................... e MªFialha.
- Joze - 21 /1/ 1818 - Reguengos - Padrinho era ferrador ; o pai da madrinha vive
......................................................do seu negocio.

.PARECE QUE está DE ACORDO COM OS SEUS REGISTOS que citavam:
- Micaela (b 19/06/1805)
- Francisco (b 23/11/1807)
- Maria Efigénia, que casou com Baltazar da Cruz (b 3/12/1800).

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&
PAIS (G9) Thereza de Jesus X casou com Joze Gonçalves Casco

Tenho 3 FILHOS DESTES (G10)
- Marianna - 10 /11/ 1846 - Reguengos
- João Lopes Casco , da Vila de Reguengos . Foi seu filho
............................................................(G11) - Luis - 17 /5/ 1868 –Reguengos .
- Manoel - 28 /2/ 1850 - Reguengos
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

Resposta

Link directo:

Re: Manoel Fialho Marcão X Micaella Maria Vieira

#134810 | Ana M | 20 nov 2006 15:37 | Em resposta a: #134798

Caro 1938,

Recebi em boas condições o que julgo ser a mensagem completa e já "afinei" agulhas com a minha informação...

Surgem-me ainda umas dúvidas que não sei se me consegue responder...

1. Dos filhos dos 2 casamentos de Manoel Fialho Marcão (na sua refª G7) apenas o Manoel Fialho Marcão (na sua refª G8) herdou o apelido "Marcão"?

2. Tem a descendência dos outros irmãos de Manoel Fialho Marcão e Romão Francisco Vieira (ambos refª G7)?

Relativamente ao facto de poder vir a ser "aparentada" de Maria (sua neta) ainda não consegui fazer avanços em Reguengos... Talvez agora pelo Natal (devo lá ir com toda a certeza) consiga alguma coisa... como se chamam os outros avós naturais de lá??

Até breve!

Obrigada :)

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Outra vez, Repetida emendada

#134933 | 1938 | 21 nov 2006 18:12 | Em resposta a: #134478

PAIS(G7) Manoel Fialho Marcão X Micaella Maria Vieira

FILHOS DESTES (G8)
- Romão
- Francisco - 21 /4/ 1778 - Reguengos
- Joze - 12 /1/ 1780 - Reguengos
- Marcos - 14 /3/ 1782 - Reguengos - casou com Jacinta Godinha , de Monte do
................................................... Trigo, onde nasceram vários filhos.
- Domingos - 6 /7/ 1785 - Reguengos
- Manoel Fialho Marcão - 9 /7/ 1788 - Reguengos - casou com Margarida Thereza
.....................................................Ramalha e tenho como filhos:
............................................................(G9) – Manoel – 24/4/ 1814
....................................................................- Estevão - 8 /2/ 1818 - Reguengos
....................................................................- Micaella – 4/2/1821


Manoel Fialho Marcão, G7, casou 2ª vez com Ignez Maria e nasceram(com os mesmos avós paternos):
.................................................(G8) - Joaquim - 10 /10/ 1798 - Reguengos
.........................................................- Marianna - 19 /6/ 1809 - Reguengos
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

PAIS (G8) Romão Francisco Vieira X Efigenia Maria

FILHOS DESTES (G9)
- Francisco - 29 /11/ 1807 - Reguengos - FOI Padrinho Francisco Correa Velho
............................................Parocho de Montedo Trigo. Tocou com a prenda
.............................................Domingos Correa Velho e Ignez Mª mulher do avô
.............................................do baptizado, moradores nesta freg.
- Josepha - 3 /12/ 1810 - Reguengos - Padrinho Padre Domingos Correa Velho
............................................presbitero do habito de S.Pedro Tio paterno da
............................................baptizada, morador nesta freg.
- Thereza - 5 /4/ 1812 - Reguengos - Padrinho Marcos Fialho Marcão, tio paterno e
............................................diz ser morador em Monte do Trigo.
- Maria - 12 /11/ 1815 - Reguengos -Padrinhos Tios paternos Manoel Fialho Marcão
............................................e MªFialha.
- Joze - 21 /1/ 1818 - Reguengos - Padrinho era ferrador ; o pai da madrinha vive
............................................do seu negocio.

.PARECE QUE está DE ACORDO COM OS SEUS REGISTOS que citavam:
- Micaela (b 19/06/1805)
- Francisco (b 23/11/1807)
- Maria Efigénia, que casou com Baltazar da Cruz (b 3/12/1800).

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

PAIS (G9) Thereza de Jesus X casou com Joze Gonçalves Casco

Tenho 3 FILHOS DESTES (G10)
- Marianna - 10 /11/ 1846 - Reguengos
- João Lopes Casco , da Vila de Reguengos . Foi seu filho
.........................................................(G11) - Luis - 17 /5/ 1868 – Reguengos .
- Manoel - 28 /2/ 1850 - Reguengos
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

Resposta

Link directo:

RE: Fim da mensagem repetida e emendada

#134935 | 1938 | 21 nov 2006 18:25 | Em resposta a: #134478

Agora os ASCENDENTES de que disponho :
Manoel Fialho Marcão (G7), tem assento de baptismo em Caridade – 13/ Out/ 1751; casou em Reguengos de Monsaraz – 19/5/1776 – com dispensa de 4º grau de consanguinidade. Foram seus pais , Marcos Fialho e Josepha Maria da Silva, ambos de Caridade.

Então:
PAIS (G6) Marcos Fialho X Josepha Maria da Silva

Filhos (G7)
- Francisca – 20 / 6 / 1745 – Caridade
- Francisca – 28 / 5 / 1747– Caridade
- Catarina – 7 / 1/ 1749 – Caridade
- Joze – 26/7/ 1750 –Caridade
- Manoel Fialho Marcão – 13 / 10 / 1751 – Caridade - diz pais moradores no
............................................................Reguengo de Baixo
- Marcos Fialho - casou com Marianna Thereza do Carmo e tiveram:
....................................................(G8) - Joaquim - 10 /10/ 1798 - Reguengos
............................................................- Antonia - 28 /2/ 1799 - Reguengos
............................................................- Francisca - 24 /4/ 1809 - Reguengos
- Domingos Lopes - casou com Anna Maria e deu:
....................................................(G8) - Francisco - 4 /8/ 1785 - Reguengos
............................................................- Joanna - 14 /8/ 1793 - Reguengos
- Anna - 25 /9/ 1763 - Reguengos
- Joze - 25 /7/ 1765 - Reguengos
- Maria - 12 /1/ 1766 - Reguengos
- Antonio - 8 /1/ 1770 - Reguengos

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&
Marcos Fialho(G6) era filho de Domingos Lopes, de Caridade e de Catherina Fialha, de S.Braz da Granja, Mourão.
e
Josepha Maria da Silva (G6), era filha de Antonio Simões, de Caridade e de Anna Maria, de Corval.

Resposta

Link directo:

pedido

#134951 | dudu | 21 nov 2006 20:44 | Em resposta a: #134935

gostaria imenso de fazer a minha arvore, sou novato nestas coisas...
obrigado
dudu

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Fialho Marcão x Micaella Maria Vieira

#135013 | palmajac | 22 nov 2006 09:30 | Em resposta a: #134478

Cara Ana Marcão e 1938

Desde a minha última intervenção neste tópico do forúm, já passaram dois anos e desde essa altura que tenho recolhido informações no Arquivo Distrtal de Évora.

Tenho lido com atenção as vossas intervenções neste tópico e gostaria de partilhar com ambos as informações de que disponho sobre o meu ramo Marcão.

Manoel Fialho Marcão foi meu 5.º avô. Passo a explicar:

Do casamento entre este e a Ignez Maria Correia tenho referenciados 4 filhos. Um deles a Maria do Carmo Correia. Esta casou com Domingos Lopes Fialho e tiveram 3 filhos. Um deste filhos chamava-se Mariana Thereza Correia Fialho e casou com António Joaquim Cunha. Este casal teve 8 filhos sendo um deles Ignez Maria Fialho Cunha, minha Bisavó.

Quanto à dúvida da Ana sobre qual terá sido o primeiro casamento de Manoel Fialho Marcão, não tenho dúvidas que tenha sido com a Margarida Thereza Ramalho(a) e só depois com a Ignez Maria Correia. Baseio-me no facto de por exemplo, no assento de óbito de Manoel Fialho Marcão, datado de 29-12-1828, conste como esposa a Ignez Maria Correia.

Não sei se já conhecem os ascendentes de Ignez Maria Coreia?

Pai: Manoel da Costa Teixeira
Mãe: Maria do Carmo Correia

A Ignez Maria Correia tinha dois irmãos:

1 - José Correia que casou em 5/06/1791 com Antónia Maria Palma.
2 - Joaquim da Costa Teixeira casou a 13/05/1798 com Francisca Rita.

Facto curioso, a Antónia M.Palma e a Francisca Rita são irmãs, filhas do casamento de Pedro José Palma com Maria Fernandes.

Não sei se também conhecem a ascendência de Margarida Thereza Ramalho(a)? Acho que fica para a mensagem seguinte que esta já vai longa.

Uma última questão, para a Ana Marcão. Desculpe a pergunta, mas a Ana Marcão é filha do Dr. Mário Gonçalves Marcão não é?

Cumprimentos

Jacinto Palma

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Fialho Marcão x Micaella Maria Vieira

#135023 | Ana M | 22 nov 2006 12:14 | Em resposta a: #135013

Caro Jacinto Palma,

Obrigada pelas informações... vou lê-las com cuidado.

De facto acertou na minha ascendência... fiquei curiosa sobre qual o "caminho" que tomou para lá chegar :)

Também eu tenho que passar pelo Arquivo Distrital de Évora um dia destes... quem sabe se agora na época natalícia... espero que sim. Quero encontrar a ligação entre o meu trisavô (Eduardo Marcão) e esta árvore "gigante" que com a ajuda de "1938" estou a deslindar...

Relativamente ao post que deixei em "TT on-line - Cristóvão Marcão - 1482" encontrou alguma coisa na sua pesquisa? Qual é o "Marcão" mais antigo que referenciou?

Muito Obrigada!

Até Breve!

Resposta

Link directo:

RE: Ainda Pai e Filho

#135075 | 1938 | 22 nov 2006 19:00 | Em resposta a: #135013

Consultei já há anos os assentos sobre os meus Marcão e neste momento só disponho dos meus apontamentos. Talvez haja por aqui GATO.
Mas, ao que me parece , e como referenciei ontem, houve 2 Manoel Fialho Marcão:

PAI, nasceu em 1751:
- 1º casou com Micaella Maria Viera, e entre os vários filhos, tiveram em 1788 um filho Manoel.
- casou 2ª vez com Ignez Maria e referenciei filhos em 1798 e 1809.

FILHO , nasceu em 1788:
- casou com Margarida Thereza Ramalha e referenciei filhos de 1814 em diante.

O ÓBITO que palmajac indica, sendo do pai, teria cerca de 77 anos e condiz com os meus dados. Sendo do filho, em 1828, teria cerca de 40 anos .
Fico aguardando a vossa ajuda.
Cumprimentos a ambos.

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Fialho Marcão x Micaella Maria Vieira

#135144 | palmajac | 23 nov 2006 12:22 | Em resposta a: #134478

Peço imensas desculpas mas por lapso meu referi como esposa do 1.º casamento a Margarida Thereza Ramalho(a). Trata-se sim da Micaella Maria Vieira que casou com Manoel Fialho Marcão em Reguengos a 19-05-1776. No respectivo assento de casamento refere explicitamente que ambos são solteiros.

Peço desculpa pelo engano ao transcrever os dados para o fórum.

Jacinto Palma

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Fialho Marcão x Micaella Maria Vieira

#135149 | palmajac | 23 nov 2006 12:53 | Em resposta a: #135023

Cara Ana Marcão

Após ter questionado o meu pai sobre a família Marcão, fiquei a saber que ele (Rolando Palma) foi professor do seu pai no liceu de Évora. Por outro lado (o mundo é mesmo pequeno!) conheço muito bem a sua prima direita, Filomena Tareja ("Fialho" da parte do marido que também é parente da família) da qual sou colega na Secundária de Reguengos de Monsaraz. Na brincadeira até lhe chamo "madrinha" porque o marido foi meu Padrinho de Crisma.

Como vê foi relativamente fácil chegar lá.

Quanto ao Marcão mais antigo de que tenho referências, estou em dúvidas, pois tal como 1938 refere, o nome Marcão suge apenas com o Manoel Fialho Marcão (13-10-1751) e os seus pais e avós não têm o nome Marcão. Por outro lado estou na expectativa de ligar dois ramos, o Vogado e o Marcão, e assim subir mais umas gerações.

Espero em breve fazer mais uma visita ao Arquivo Distrital e assim ter mais informações sobre o ramo Marcão.

Para que eu possa situar melhor o seu "Eduardo Marcão" será que me pode informar de possíveis irmãos do seu bisavô António Marcão, assim como, do nome da esposa dele?

Jacinto Palma

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Fialho Marcão x Micaella Maria Vieira

#135207 | Ana M | 23 nov 2006 18:05 | Em resposta a: #135149

Caro Jacinto Palma,

Como vê, mais grau, menos grau... somos todos primos uns dos outros! :)

Continuando na senda do "meu" Eduardo Marcão, aqui ficam as informações que me pediu:

O meu bisavô António Marcão (b. 13/02/1897; d. 02/01/1956) tinha 1 irmão e 1 irmã:
- Irmão: Manuel Marcão. Casou com Filipa Morais e tiveram 1 filho (Francisco Morais Marcão b. 1920 e que já faleceu).
- Irmã: Maria Joana Marcão. Casou com Augusto Marques da Silva. Não tiveram filhos.

Também eu estou em dúvidas sobre o "Marcão" mais antigo... se não fossem as referências da TT on-line...
Talvez consiga lá ir um dia destes! Haja tempo :)

Até breve!

Obrigada pela ajuda

Ana

Resposta

Link directo:

Eduardo Marcão

#135209 | Ana M | 23 nov 2006 18:07 | Em resposta a: #135149

Ups... esqueci-me de referir que Eduardo Marcão casou com Ana Rala.
Deste casamento não sei mesmo mais nada...

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Eduardo Marcão

#135218 | palmajac | 23 nov 2006 19:20 | Em resposta a: #135209

Cara Ana Marcão

Suspeito ter boas novidades para si.

Eu tenho referenciado um Eduardo Lopes Marcão que casou (com 25 anos) com Anna Joaquina Mestre em 21-02-1891. Pala data que me deu para o baptizo de António Marcão poderá bem ser este o Eduardo que procura, no entanto, o nome da esposa não é Ana Rala. Será que a Ana Joaquina Mestre é a mesma Anna Rala? ou será que o Eduardo casou mais do que uma vez? Se foi este o caso foi logo a seguir e como tal será fácil de detectar.

Os pais do Eduardo Lopes Marcão foram Thomaz Lopes Marcão (2.º casamento deste) e Anna Joaquina (1.º casamento desta) e os pais da Anna Joaquina Mestre foram António Martins e Margarida Ritta.

O pai do Thomaz Lopes Marcão foi o já referido, por muitas vezes, Manoel Fialho Marcão e a mãe Margarida Fernandes Ramalho.

Cumprimentos

Jacinto Palma

Resposta

Link directo:

RE: Eduardo Marcão

#135291 | Ana M | 24 nov 2006 11:00 | Em resposta a: #135218

Caro Jacinto Palma,

Agradeço-lhe desde já o trabalho que está a ter em busca do "meu" Eduardo Marcão. Porém tenho umas dúvidas:

"Os pais do Eduardo Lopes Marcão foram Thomaz Lopes Marcão (2.º casamento deste) e Anna Joaquina (1.º casamento desta)"
- O Thomaz Lopes Marcão que fala (tendo em conta os pais) eu tenho como Thomaz Lopes Vogado Marcão, nascido em 1816. É o mesmo Thomaz, não é?
- Com quem casou na 1ª vez? Houve filhos?

Não me admiraria que Ana Joaquina Mestre fosse a Anna Rala... mas não é desde já conclusivo...

"ou será que o Eduardo casou mais do que uma vez? Se foi este o caso foi logo a seguir e como tal será fácil de detectar."
- Peço desculpa... mas não entendi :) Se Eduardo casou em 1981 e o meu bisavô António nasceu em 1897, ainda há uns anos de diferença entre as duas datas!

"O pai do Thomaz Lopes Marcão foi o já referido, por muitas vezes, Manoel Fialho Marcão e a mãe Margarida Fernandes Ramalho."
- A mãe não é "Margarida Thereza Ramalha"? Tem o apelido Fernandes também?

Estive agora a ver a árvore que tenho dos "Chichorro Marcão" que ainda não tinha conseguido ligar à minha e nem à dos "Manueis Fialhos Marcão" e descobri uma coisa curiosa...
1. Tenho um Thomaz Lopes Marcão a casar com uma Ana Joaquina da Silva
2. Estes tiverem um filho chamado António Jacinto Marcão, bacharel formado em filosofia e medicina, médico municipal do concelho de Monforte
3. António Jacinto Marcão casou em 20/08/1884 com Sílvia Maria de Sousa d'Alte Chichorro

Acho que este António Jacinto é irmão do Eduardo!

De momento, até que o jacinto me consiga dizer alguma coisa, não quero ligar nada com medo de me precipitar e dar o tiro ao lado (mas estou completamente em êxtase).

Se assim for consegui ligar as 3 árvores!!!! A minha... a dos "Manuéis Fialhos" e a dos Chichorro Marcão!!! Ou seja, o Jacinto Palma também e a Maria do 1938, etc...

Bem... vou esperar pacientemente que as peças vão encaixando...

Até logo! E OBRIGADA!

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Eduardo Marcão

#135386 | palmajac | 25 nov 2006 10:37 | Em resposta a: #135291

Cara Ana Marcão

O Thomaz Lopes Marcão que refiro surge com este nome no assento de casamento, datado de 1-09-1862, com Anna Joaquina da Silva e refere que éra o 2.º casamento deste por ser viúvo e o 1.º dela. Em relação a este registo ainda refere que os pais são:

Pais do Thomaz Lopes Marcão:
... Manoel Fialho Marcão
... Margarida Fernandes

Pais da Anna Joaquina:
... José da Silva
... Marianna de S.José

Eu sei que isto levanta algumas dúvidas. Por exemplo, se a Margarida Fernandes é a mesma da Mararida Ramalho(a?) e se o Thomaz Lopes Marcão também surge como Thomaz Lopes Vogado Marcão ???

Para tentar deslindar estas dúvidas recorro a:

1.º) assento do 1.º casamento de Thomaz Lopes Vogado: casou em 26-04-1846, com Antonia Lopes, esta viúva de Francisco Ramalho. Neste assento refere como pais do Thomaz, Manoel Fialho Marcão e Margarida Ramalho (já agora, digo Ramalho porque por inúmeras vezes os assentos da altura referem as esposas com o apelido no feminino, ou seja, havia uma espécie de concordância do apelido com o sexo da pessoa).

2.º) no assento anterior vem referido como Vogado, mas creio ser o mesmo pelo assento de baptizo:
"Thomaz" nasceu no dia 20-09-1822 e foi baptizado no dia 3-10-1822, em Reguengos...

e os pais foram:
... Manoel Fialho Marcão
... Margarida Ramalho

e os avós:
... Manoel Fialho Marcão e Micaella Maria Vieira
... Thomaz Lopes Vogado e Catharina Rita (por outras fontes acrescentei "Fernandes")

Continuo em breve ....

Jacinto Palma

Resposta

Link directo:

RE: Eduardo Marcão

#135387 | palmajac | 25 nov 2006 10:59 | Em resposta a: #135291

continuando ...

Os descendentes do casamento de Thomaz Lopes Marcão e Anna Joaquina da Silva foram três:

... Eduardo Lopes Marcão (Reg.) casou a 21-02-1891 com Anna Joaquina Mestre
... Antonia Lopes Marcão casou com João Ouriço e tiveram 1 filho de nome Thomaz (N: 26-11-1895)
... António Jacinto Marcão (Reg. N: 13-09-1867) casou a 23-07-1894 com Silvia Maria de Sousa d'Alte Chichorro (julgo já conhecer este ramo!)

Os descendentes do casamento de Thomas Lopes Vogado Marcão (deve ser a designação correcta??) foram também três:

... José Palma Marcão (Reg. N: 14-11-1853) casou a 23-08-1881 com Catharina Rosado Rusga
... Manoel Pinheiro Marcão (Reg. N: 20-12-1846) casou a 5-10-1880 com Justina do Carmo Monteiro Vogado
... Joaquina Pinheiro Marcão (N: 1858??) casou a 23-01-1886 com António Fialho Caldeira (2.º casamento deste).

Já agora tenho umas pequenas árvores (ou folhas) "soltas" que gostaria de saber se tem conhecimento delas:

1.ª) António Fialho Marcão casou com Antonia Jacinta Alonso Janes e tiveram dois filhos:
... Maria (Reg. N: 29-12-1858)
... Francisco Alonso Marcão que casou com Maria Gertrudes D'Oliveira e tiveram uma filha: Iria (Reg. N: 22-04-1895)

2.ª) (?) Maria Fialho Marcão casou com Mariana Sonna e teve um filho de nome António Fialho Marcão. Este casou com Antónia Joaquina. Deste casamento resultaram dois filhos:

... Manoel Fialho Farófia. Casou pela 1ª vez com Maria Ignacia e um 2ª vez, a 7-12-1865, com Antónia Delphina Mendes Sona.
... Maria (Reg. N: 21-07-1839)

3ª) Domingos dos Santos Marcão casou com Francisca Ignacia Lourinho e tiveram um filho: Francisco Marcão. Este casou com Antónia Maria a 9-12-1886.

Cumprimentos

Jacinto Palma

Resposta

Link directo:

RE: Eduardo Marcão

#135574 | Ana M | 27 nov 2006 10:52 | Em resposta a: #135387

Caro Jacinto,

Isto é um mundo! :)

Relativamente às suas "folhas soltas":
1º) creio ter em Évora alguns documentos sobre os Janes que fala... (também lá tenho uns Natários) o nome não me é estranho... quando os tiver na minha posse digo-lhe alguma coisa.
2º) "Maria Fialho Marcão casou com Mariana Sonna"... bem... ainda hoje este feito não é possível em Portugal :)

Quando fala em:
"Os descendentes do casamento de Thomas Lopes Vogado Marcão (deve ser a designação correcta??) foram também três"
eu já não sei bem que Tomaz é este... eu estava a pensar que "Thomaz Lopes Marcão" e "Thomas Lopes Vogado Marcão" eram a mesma pessoa... Com quem casou este segundo?
Ou seja, quem é a mãe de "José Palma Marcão (Reg. N: 14-11-1853)", "Manoel Pinheiro Marcão (Reg. N: 20-12-1846)" e "Joaquina Pinheiro Marcão (N: 1858??)"?

Onde é que o seu Manuel Marcão, casado com Ignez Correia entronca na árvore? Não consigo ligá-lo ainda...

Até breve!

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Eduardo Marcão

#155173 | palmajac | 06 mai 2007 17:09 | Em resposta a: #135574

Cara Ana Marcão

Encontrei no ADE muito recentemente o assento de casamento entre Manoel Fialho (viúvo de Micaella Maria Vieira) e Ignez Maria, datado de 19/02/1797. Ele natural da Freguesia da Nª Srª da Caridade e ela de Stº António de Reguengos.

O Manoel Fialho, filho de Marcos Fialho e de Josepha Maria, ambos da Freguesia da Caridade.

A Ignez Maria, filha de Manoel da Costa Teixeira e de Maria do Carmo Correa, também ambos naturais da Freguesia da Caridade.

Penso que isto esclarece em definitivo a questão sobre os dois casamentos de Manoel Fialho.

Encontrei também os assentos de casamento de:

1- Marcos Fialho (filho de Marcos Fialho e de Josepha Maria da Silva) com Marianna Thereza do Carmo, viúva de José António Caeiro.
Datado de 8-9-1794.

2- Romão Francisco Vieira (filho de Manoel Fialho Marcão e de Micaella Maria Vieira) com Efigenia Maria da Conceição.
Datado de 26-7-1801.

e o assento de baptismo de:

3- Francisco (B: 21-4-1778 - Stº António de Reguengos), filho de Manoel Fialho e de Micaela Maria Vieira.


Aproveito a oportunidade para lhe perguntar se já dispõe de alguma informação sobre os Janes que referiu em Novembro?

Cumprimentos

Jacinto Palma

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#160976 | cabecao1 | 26 jun 2007 16:36 | Em resposta a: #69681

Caro Senhor

Pedro França

Descobri hoje este topico, e vi a sua mensagem, entre os meus antepassados tenho uma " Beatriz Marcão " natural ? do Gavião,que tera casado por volta dos anos de 1650/55, com Diogo Vaz, na vila do Gavião, e que foi mae pelo menos de outro Diogo Vaz, que casou no Gavião a 7.1.1681( fs.202-lv1) , com Maria Martins ,estara ligada a sua " Beatriz " a minha Beatriz
Posso informar, que devido ao estado dos livros paroquiais do Gavião na altura , não foi permitido a consulta neste livro +- a partir da fs 190, para tras , e do livro nº1.
Ficava agradecido, se soube-se algo, que premiti-se fazer a ligação.

Cumprimentos

ANTONIO MANUEL PRATES CANELAS

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#161209 | Pedro França | 28 jun 2007 23:44 | Em resposta a: #160976

Caro António:

O que eu tenho de Marcões é isto, para o Gavião:

Beatriz Marcoa c.c. Manuel Duarte, tiveram:
- Manuel Marcão c.c. (01.07.1692) Maria de Morais (viúva de Francisco Lourenço, de Mação), tiveram:
- - Maria Marcoa c.c. João Rodrigues Churro, tiveram:
- - - Manuel Lopes de Morais, baptº a 18.09.1730/c.c. (01.09.1760) Maria Teresa Marques/Chambel(a), c.g. que vem dar a mim.

Não tenho mais dados de momento. A sua Beatriz entronca nestes aqui?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#161230 | cabecao1 | 29 jun 2007 08:15 | Em resposta a: #161209

Caro Pedro França

Vi atentamente a sua mensagem, e é possivel que a sua Beatriz Marcoa e a minha sejam a mesma, o Gavião, não e uma terra muito grande, e 2 " Beatriz" com o mesmo nome ,e na mesma altura, será ??.
Pode ter casado com o seu Manuel Duarte e com o meu Diogo Vaz, talvez primeiro com o Diogo Vaz.
Na proxima semana vou a Portalegre e , se os livros já estiverem acessiveis ou microfilmados, vou procurar.

O que eu tenho dos meus :

Beatriz Marcão c.c. Diogo Vaz, tiveram:
- Diogo Vaz c.c ( 7.1.1681) Maria Martins , do Gavião , filha de Manuel Francisco
Louro e de Maria Martins , do Gavião , tiveram :
-- Manuel Vaz Duram, baptº em 1693 c.c. Antonia Gomes , do Gavião , tiveram :
--- Perpetua Rita Candida, baptº a 10.8.1748 / c.c. (1780) Mancio Jose Caeiro de
Matos, de Cabeção , F.S.O , e Capitão Mor de Cabeção, c.g. que vem dar a
mim

Como ve , para mim é possivel que a Beatriz seja a mesma as datas são as mesmas , vou procurar.

Cumprimentos

Antonio Manuel Prates Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Marcão

#161252 | Pedro França | 29 jun 2007 13:28 | Em resposta a: #161230

Caro António:

Tudo bem, agradeço essa confirmação já que eu na altura, junto do ADPortalegre (já lá vão uns anitos), dada a escassez de tempo, não pude ir mais atrás na Beatriz Marcoa, daí que não tenha o seu assento de casamento com o Manuel Duarte.
Tudo o que conseguir neste sentido e na verificação de um 1º/2º casamento da Beatriz Marcoa eu reitero os meus agradecimentos.
Fico à espera.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ainda Pai e Filho

#197992 | palmajac | 26 mai 2008 10:45 | Em resposta a: #135075

Caro DMA

Estou a tentar ligar os ramos Casco e Marcão.

Será que dispõe dos nomes dos pais de José Gonçalves Casco, casado com Thereza de Jesus(Bp: 5-4-1812), antepassados da sua neta?

Cumprimentos

Jacinto Palma

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Fialho Marcão

#198085 | du8520 | 26 mai 2008 22:13 | Em resposta a: #135023

Tenho andando as voltas e nada, nao consigo encontrar os nada sobre Rodrigo Lopes Marcão que se casou com Justina Fialho Caldeira, o mais interessante sao os apelidos estao repartidos Lopes e Marcão...

Se fosse possivel uma ajudinha era optimo

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Fialho Marcão

#198087 | du8520 | 26 mai 2008 22:14 | Em resposta a: #198085

desculpem...

Naturalidade/ Reguengos de Monsaraz

obrigado

Duarte SC

Resposta

Link directo:

RE: Ainda Pai e Filho

#198115 | DAlmeida | 27 mai 2008 00:10 | Em resposta a: #197992

Caro Jacinto Palma
Por esta via vai ser difícil essa ligação, ao que me parece.

(G9) - José Gonçalves Casco (1 /Fev./ 1810)…X Thereza de Jesus (5 /Abr./ 1812)

De facto fiz essa pesquisa e encontrei :
…………………………………………………………………………………………………….......................
(G8) - Pai dele : ………………………João Lopes Casco……………… filho de :
(G7) …… João Lopes Casco…X(1769-Reguengos Monsaraz)……Josepha Maria Gapeta
……………………....... .! ……………………………………………….................! …………………….
(G6) Amaro Lopes X Suzana Gonçalves…e… Francisco Garcia X Francisca
....................................................................................................Xavier
…………………………………………………………………………………………………….
(G8) - Mãe dele:……………… Maria do Rosario……………………filha de :
(G7) ………… Romão Joze……X(1787-Reguengos Monsaraz)…… …Maria Antunes
…………………...........! ……………………………………………………........................!
(G6) Alvaro Joze X Maria do Carmo…e… Antonio Gomes Feizão X Margarida
...................................................................................................Gonçalves
………………………………………………………………………………………..............................................

Para a Maria do Rosario encontrei as gerações G5 e G4, mas nenhum dos nomes inclui Marcão.
Josepha Maria Gapeta era espanhola.
Agradeço colaboração em elementos comuns. Os meus cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Casco, Marcão e Cunha

#198136 | palmajac | 27 mai 2008 09:40 | Em resposta a: #198115

Caro DAlmeida

Efectivamente, os seus dados vieram confirmar a ligação que esperava. O João Lopes Casco casado com Thereza de Jesus é o mesmo que tenho referenciado no meu ramo Cunha, isto é, já conhecia o casal João Lopes Casco cc com Maria do Rosário e tinha conhecimento de, entre outros, um filho chamado José Gonçalves Casco.

Este José Gonçalves Casco. teve mais dois irmãos e uma irmã:

- Manuel Lopes Casco (N:14-07-1817) casou em Reguengos (28-07-1839) com Maria José Bica (N:18-04-1818);

- Romão (N:2-09-1813);

- Margarida do Rosário Casco casou com Joaquim António Cunha (N: 01-01-1823).

Este Joaquim António Cunha, éra irmão de António Joaquim Cunha (N: 28-06-1824) meu trisavô.

Como constata, o ramo Casco não me é directamente familiar, no entanto gosto de analisar os "ramos laterais" dos meus familiares. Por outro lado, vou ajudando outro confrade (Casco) deste fórum.

Referi o ramo Marcão, pois o já referido José Gonçalves Casco, faz parte do meu estudo sobre o ramo Marcão. Este ramo já está mais aprofundado e disponho de muitos dados sobre eles. Seria muito interessante verificarmos os nossos elementos comuns.

Com os melhores cumprimentos

Jacinto Palma

Resposta

Link directo:

RE: Casco, Marcão e Cunha

#198259 | DAlmeida | 27 mai 2008 23:35 | Em resposta a: #198136

Sobre Cunha, não tenho quaisquer elementos.
De facto ainda encontrei os irmãos seguintes do Joze Gonçalves Casco - faltava o Manuel:

(G9) - Zeferino - 27 /4/ 1808 - Reguengos - Bapt.Folha 7
- Joze - 1 /2/ 1810 - Reguengos - Bapt.Folha 29 v.-madrinha Maria Roza, tia materna,solteira
- Alvaro - 4 /11/ 1811 - Reguengos - Bapt.Folha 50 v.
- Romão - 2 /9/ 1813 - Reguengos - Bapt.Folha 73
- Genoveva - 21 /1/ 1816 - Reguengos - Bapt.Fol
- Margarida - 25 /2/ 1819 - Reguengos - Bapt.Folha 149 v. - Padrinhos Joze Fialho Caeiro, Tenente de Milicias e sua irmã Dona Genoveva Roza Coelha
solteira fª de Estevão Mendes Lavrador e moradores no Monte do Esporão freg. das Vidigueiras deste termo.
- Antonino - 24 /12/ 1820 - Reguengos - Bapt.Folha 176 v. - Padrinho Joze Pedro dos Santos Nogado, Capitão de Ordenanças e sua irmã Antonia Iria mulher do boticário.
- Ignacio - 4 /11/ 1822 - Reguengos - Bapt.Folha 12 - Padrinho era ferrador, O pai da madrinha vive do seu negocio de fazenda.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Marcão

#198360 | palmajac | 28 mai 2008 17:40 | Em resposta a: #198259

Caro DAlmeida

Em relação ao ramo Marcão indico a seguir alguns dados para assim podermos confirmar/expandir o conhecimento sobre esta família. Estes dados foram obtidos através da consulta dos assentos respectivos e recorrendo a este fórum:

Os antepassados mais antigos de que disponho são:

1. Domingos Lopes (Caridade) casou com Catharina Fialha (S.Braz da Granja – Mourão)

Filhos:
1.1. Domingos (Caridade), bp:12-09-1714 (Lv.7 Car. – pg 15)
1.2. Francisco Fialho (Caridade)
1.3. Marcos Fialho (Caridade), bp:17-02-1720 (Lv.7 Car. – pg 59v.)
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Francisco Fialho (1.2.) casou com (?) Estevens (S.P.Corval)

Filhos:
1.2.1. Romão (Reguengos), bp:18-08-1760 (Lv.2 – pg 59/59v.)
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Marcos Fialho (1.3.) casou na Caridade em 28-07-1740 (Lv.17Car.-pg.54v./55) com Josepha Maria da Silva (Caridade) sendo esta filha de António Simões (Caridade) e Anna Maria (S.P.Corval)

Filhos:
1.3.1. Francisca (Caridade), bp:20-06-1745
1.3.2. Francisca (Caridade), bp:28-05-1747
1.3.3. Catherina (Reguengos), bp:10-06-1753 (Lv.1-pg.18/18v.)
1.3.4. Catarina (Caridade), bp:07-01-1749
1.3.5. José (Caridade), bp:26-07-1750
1.3.6. Marcos Fialho (Reguengos), bp:04-05-1761 (Lv.2-pg.81v.)
1.3.7. Domingos Lopes Marcão (Reguengos)
1.3.8.Anna (Reguengos), bp:01-07-1759 (Lv.2-pg.33v./34)
1.3.9. Anna (Reguengos), bp:25-09-1763 (Lv.2-pg.130v./131)
1.3.10. José (Reguengos), bp:25-07-1765
1.3.11. Maria (Reguengos), bp:12-01-1766
1.3.12. António (Reguengos), bp:08-01-1770 (Lv.3-pg.99)
1.3.13. Manoel Fialho Marcão (Caridade), bp:13-10-1751 (Lv.10Car.-pg.85/85v.), óbit:29-12-1828 (Lv.139-pg.21)

Até aqui, os dados estão de acordo com os seus registos?
(Se a abordagem for faseada será mais fácil a confirmação)

Cumprimentos

Jacinto Palma

Resposta

Link directo:

RE: Familia Marcão

#198405 | DAlmeida | 28 mai 2008 22:42 | Em resposta a: #198360

Caro Jacinto Palma

Concordo.
1. Domingos Lopes casou com Catarina Fialha em Caridade - 14/7/1709
Dos filhos só anotei o Marcos Fialho - é dele a nossa descendência.

Concordo com o resto da informação, como se segue a que tinha:

......(G6)........................Marcos Fialho X Josepha Maria da Silva
......(G7) - Francisca – 20 / 6 / 1745 – Caridade - Bapt – Folha 79
.............- Francisca – 28 / 5 / 1747– Caridade - Bapt – Folha 120 v.
.............- Catarina – 7 / 1/ 1749 – Caridade - Bapt – Folha 9 v.
.............- Joze – 26/7/ 1750 –Caridade- Bapt - Folha 46 v.
.............- Manoel Fialho Marcão – 13 / 10 / 1751 – Caridade - Bapt – Folha 85 –
diz pais morado-res no Reguengo de Baixo
.............- Marcos Fialho - casou com Marianna Thereza do Carmo em 8/9/ 1794
.................................... e deu:
...............................(G8) - Joaquim - 10 /10/ 1798 - Reguengos - Bapt.Folha 32 v.
......................................- Antonia - 28 /2/ 1799 - Reguengos - Bapt.Folha 38
......................................- Francisca - 24 /4/ 1809 - Reguengos - Bapt.Folha 16 v.
.............- Domingos Lopes - casou com Anna Maria e deu:
...............................(G8) - Francisco - 4 /8/ 1785 - Reguengos - Bapt.Folha 16 v.
......................................- Joanna - 14 /8/ 1793 - Reguengos - Bapt.Folha 106
.............- Anna - 25 /9/ 1763 - Reguengos - Bapt.Folha ?135.
.............- Joze - 25 /7/ 1765 - Reguengos - Bapt.Folha 23.
.............- Maria - 12 /1/ 1766 - Reguengos - Bapt.Folha 51.
.............- Antonio - 8 /1/ 1770 - Reguengos - Bapt.Folha 99.

Cumprimentos
DAlmeida

Resposta

Link directo:

RE: Familia Marcão

#198513 | palmajac | 29 mai 2008 18:26 | Em resposta a: #198405

Caro DAlmeida

Parece que os nossos dados estão a “encaixar” o que é bom sinal! Aqui vão mais:

Marcos Fialho (1.3.6.), foi baptizado em Reguengos a 04-05-1761 (Lv.2-pg.81v.) e casou em Reguengos a 8-09-1794 (Lv.135-pg.30v.) com Marianna Thereza do Carmo (Reguengos), esta viúva de José António Caeiro.
Filhos:
1.3.6.1. Joaquim (Reguengos), bp:10-10-1798
1.3.6.2. Genovéva (Reguengos), bp:17-09-1797 (Lv.6-pg.19)
1.3.6.3. Antónia (Reguengos), bp:28-02-1799
1.3.6.4. Francisca (Reguengos), bp:24-04-1809
--------------------------------------------------------------------------------------------

Domingos Lopes Marcão (1.3.7.) casou em Reguengos a 14-07-1782 (Lv.10-pg.27) com Anna Maria (Reguengos). Esta Anna Maria, veio a falecer a 26-11-1831(Lv.139-pg.42v.).
Filhos:
1.3.7.1. Francisco (Reguengos), bp:04-08-1785
1.3.7.2. Joanna (Reguengos), bp:14-08-1793
1.3.7.3. Maria (Reguengos), bp:22-01-1797 (Lv.6-pg.13)
--------------------------------------------------------------------------------------------

Manoel Fialho Marcão (1.3.13.), bp:13-10-1751 (Lv.10Car.-pg.85/85v.), óbit:29-12-1828 (Lv.139-pg.21) casou duas vezes:

… 1.º casamento: em Reguengos a 19-05-1776(Lv.10-pg.10) com Micaella Maria Vieira (Caridade-24-06-1752) filha de Francisco Correa (ou Coelho?) da Caridade e de Catharina de Almeida (Caridade).
Filhos:
1.3.13.1. Romão Francisco Vieira (Caridade), bp:01-03-1777(Lv.4-pg.48), óbit:31-01-1841 (Lv.139-pg.107)
1.3.13.2. Rev. Francisco Correia Velho (Reguengos), bp:21-04-1778(Lv.4-pg.62)
1.3.13.3. José (Reguengos), bp:12-01-1780 (Lv.4-pg.86)
1.3.13.4. Marcos Fialho Marcão (Reguengos), bp:14-03-1782 (Lv.4-pg.109)
1.3.13.5. Domingos (Reguengos), bp:06-07-1785 (Lv.5-pg.12)
1.3.13.6. Manoel Fialho Marcão (Reguengos), bp:09-07-1788

… 2.º casamento: em Reguengos a 19-02-1797(Lv.135-pg.39) com Ignez Maria Correia (Reguengos),bp:20-02-1771(Lv.3-pg.117/117v.) e falecida a 26-05-1844(Lv.139-pg.126v./127). A Ignez era filha de Manoel da Costa Teixeira e Maria do Carmo Correia, ambos de Reguengos.
Filhos:
1.3.13.7. Joaquim José Correia Marcão, bp:10-10-1798
1.3.13.8. Marianna Rosa Correia (Reguengos), n:15-06-1809(Lv.7-pg.17v./18)
1.3.13.9. Maria do Carmo Correia (Reguengos), n:22-02-1802 (Lv.6-pg.75v.), óbit:07-10-1833 (Lv.139-pg.57v.)
1.3.13.10. José Egidio Marcão (Reguengos), óbit:25-07-1836 (Lv.139-pg.76)

Em relação à Marianna Thereza do Carmo, esposa do Marcos Fialho (1.3.6.) tem conhecimento da sua ascendência? É que tenho conhecimento de um casamento de Marcos Fialho Marcão (ob:23-08-1833) com Marianna do Carmo Falardo (ob:16-02-1834). Tiveram 2 filhas: Maria Fialho e Marianna de Jesus. Serão os mesmos?

Cumprimentos
Jacinto Palma

Resposta

Link directo:

RE: Familia Marcão

#198574 | DAlmeida | 29 mai 2008 23:52 | Em resposta a: #198513

De facto foi uma boa pesquisa , mas lamento não poder ajudar agora.

Não procurei mais elementos sobre a Marianna Thereza do Carmo - casada com o Marcos Fialho (1.3.6.), baptizado em Reguengos a 04-05-1761, porque a nossa linha passa pelo irmão – (1.3.13) Manoel Fialho Marcão , casado com Micaella - terei sobre este mais alguns elementos.

No entanto tenho Fialho e Falardo de S.Pedro do Corval – Poderá esse casamento que refere ser de conjuges diferentes , desta localidade ?

Cumprimentos
DAlmeida

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Fialho Marcão x Micaella Maria Vieira

#199329 | PMVMAC | 05 jun 2008 12:14 | Em resposta a: #134798

Caro/a Confrade,

Cruzei-me recentemente nas minhas investigações, com a família Marcão de Monte do Trigo, descendente de Marcos Fialho Marcão e de Jacinta Godinho.
Sabe alguma coisa da sua descendência?
Cumprimentos,
Pedro A.

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Fialho Marcão x Micaella Maria Vieira

#199340 | DAlmeida | 05 jun 2008 14:24 | Em resposta a: #199329

Caro Confrade
por não me interessar esse ramo Marcos Fialho Marcão e Jacinta Godinho não estudei a descendência mas efectivamente tenho uma nota em que diz haver vários filhos deles , em Monte de Trigo - no entanto não copiei nomes nem datas .

Cumprimentos
DAlmeida

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Fialho Marcão x Micaella Maria Vieira

#199495 | PMVMAC | 06 jun 2008 13:02 | Em resposta a: #199340

Caro DAlmeida,

Encontrei de facto os registo de baptismo de muitos filhos do casal e caamentos de alguns netos. Alguma da descendência presumi tenha continuado a usar Fialho Marcão. Vamos ver se consigo descobrir mais alguma coisa.
O padrinho destes baptismos é sempre o padre Correia Velho que presumo ser talvez tio das crianças. Sabe de quem se trata?
Agradeço a ajuda!
Cumprimentos,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Fialho Marcão x Micaella Maria Vieira

#199505 | palmajac | 06 jun 2008 14:38 | Em resposta a: #199495

Caro Pedro

O Rev. Francisco Correia Velho (bp. 21-04-1778 em Reguengos) éra irmão de Marcos Fialho Marcão (bp. 14-03-1782 em Reguengos), sendo este casado com Jacinta Godinha.

Cumprimentos

Jacinto Palma

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Fialho Marcão x Micaella Maria Vieira

#199535 | PMVMAC | 06 jun 2008 19:30 | Em resposta a: #199505

Caro Jacinto Palma,

Abradeço o exclarecimento!
Cumprimentos,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Fialho Marcão x Micaella Maria Vieira

#199554 | DAlmeida | 06 jun 2008 23:19 | Em resposta a: #199495

Caro Confrade

A minha intervenção no Forum em 2006 iniciou-se com o nome de autor : 1938 ; por dificuldades de comunicação, e em novo registo alterei para DAlmeida, que espero agora se mantenha.
E assim, em 20 / Jan/ 2006, como pode ver na minha intervenção no Forum , informei elementos de que disponho sobre Marcão.
Não me tem sido possível pesquisar mais este ramo familiar, para dar atenção a outros e por dispôr de pouco tempo.

De facto encontrei em relação ao irmão Romão, que está na nossa linha familiar , a indicação de que o Padre Francisco Correia Velho era tio paterno da baptizada. Peço-lhe que leia todo o texto.

Aqui vai a cópia de parte dos meus apontamentos, em que cita esse Padre:

Romão Francisco Vieira X Efigenia Maria
Filhos
- Francisco - 29 /11/ 1807 - Reguengos - Bapt.Folha ..?.. - Padrinho Francisco
........................................Correa Velho Parocho de Monte do Trigo. Tocou
........................................com a prenda Domingos Correa Velho e Ignez Mª
......................................mulher do avô do baptizado, moradores nesta freg.

- Josepha - 3 /12/ 1810 - Reguengos - Bapt.Folha 40 - Padrinho Padre Domingos
Correa Velho presbitero do habito de S.Pedro ,Tio paterno
.....................................da baptizada, morador nesta freg.
- Thereza - 5 /4/ 1812 - Reguengos - Bapt.Folha 57 - Padrinho Marcos Fialho
.....................................Marcão, tio paterno e diz morador em Monte do Trigo.
- Maria - 12 /11/ 1815 - Reguengos - Bapt.Folha 102. -Padrinhos Tios paternos
.....................................Manoel Fialho Marcão e MªFialha.
- Joze - 21 /1/ 1818 - Reguengos - Bapt.Folha 142 - Padrinho era ferrador ; o pai
.................................... da madrinha vive do seu negocio.

Todavia no caso da filha Josepha, aparece o nome Padre Domingos - como não tenho os livros, não posso agora verificar se houve lapso da minha parte neste nome mas parece-me que o irmão Domingos também o era - portanto dois filhos padres.

O nome Correa, vem do avô materno de Romão - Francisco Correa Velho - sendo este , filho de Gonsalo Correa , que casou em 24/10/1700, em Caridade, com Maria Lopes.

Aqui parei as minhas pesquisas.
Se alguém souber os antepassados deste casal, muito agradeço a informação.
Cumprimentos
DAlmeida

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Fialho Marcão x Micaella Maria Vieira

#341462 | Patricia 81 | 24 jan 2014 00:54 | Em resposta a: #135144

Olá a todos,a minha família vem da zona do Pego ( Abrantes ). Tem alguma informação sobre nós?

Obrigada!

Resposta

Link directo:

Marcão

#360816 | tcmrico | 27 ago 2015 15:49 | Em resposta a: #54978

O meu ramo familiar também vai desembocar no Manuel Fialho Marcão casado com Micaella Maria Vieira. É o meu sétimo avô. O meu ramo é o de Monte do Trigo.

Resposta

Link directo:

Marcão

#360881 | DAlmeida | 29 ago 2015 19:49 | Em resposta a: #199329

Caro Confrade
Tinha uma mensagem sua de Junho/ 2008, mas de facto não me tenho ocupado com estes meus alentejanos.
Mas tinha anotados elementos que talvez ainda ajudem :
. Manuel Fialho Marcão e Micaella Maria Vieira , foram pais de
.
Marcos Fialho Marcão (n.Reguengos de Monsaraz) este, casou X
Jacinta Godinha (n. Monte de Trigo) - - - - filha de Bernardo José da Vinha (n.Monte do Trigo) e
de Maria Joaquina, (n.fregª SãoJordão,termo de Évora).

FILHOS: Batismos na Paróquia de Monte do Trigo – de filhos de :

- Francisco – Folha 13 v. – 27/2/1812.
- Micaela – F. 21 – 30/11/ 1813.
- Caterina – F. 32 – 10/ 1/ 1816.
- Margarida – F.51 v.-15/9/ 1819.
- João – F. 65 v. – 26/11/ 1821 .
- Bernardo – F.78 – 8/12/ 1823.
- Joaquim – F??? – 19/6/ 1825.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Ainda:
O assento de casamento dos 7ºs Avós - Manuel Fialho Marcão X Micaella Maria Vieira , diz
Que houve dispensa de 4º grau de consanguinidade. Observei alguns antepassados destes e
ocorre repetido o apelido Lopes , de Caridade … será destes a dispensa ?
Estará esta situação esclarecida desde 2008 ?
Os meus cumprimentos
Dina Almeida

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 12:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen