Família Gondim

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Gondim

#5510 | mlpgc | 04 jun 2001 02:30

Pesquiso a família Gondim que parece ter sua origem em Cerdal(Santa Eulália),Valença,Viana do Castelo.Muitos desta família entraram para a Ordem de Cristo.Alguns desse apelido vieram para o Brasil e deixaram descendentes pelos estados do nordeste,notadamente Pernambuco,Ceará,Paraíba e Bahia.Marcos Velho Gondim e Antonio Velho Gondim recebem sesmarias na Capitania do Siará Grande(atual Ceará) em 1685.
Gostaria de trocar informações com alguém que tenha pesquisado essa gente.
Com meus respeitosos cumprimentos,
Marcos Levy Pina Gouvêa Crespo.

Resposta

Link directo:

RE: Família Gondim

#134807 | Chiko | 20 nov 2006 14:22 | Em resposta a: #5510

Sou descendente da familia Gondim, de Francisco de Brito Gondim foi casado com Custódia Maria do Sacramento, ele faleceu em 1773 Na Fazenda Alegre - cabeceiras do Rio São João - Rio Pardo - Minas, seu filho Também com o mesmo nome, Francisco de Brito Gondim casou-se com Ana Angélica de Jesus e residiram e faleceram em Caetité-Bahia, tornaram os maiores proprietários de terras do Alto Sertão da Bahia! estou procurando mais sobre a sua ascendência.

Francisco de Paula Aguiar de Carvalho
Caculé_Bahia
proam@cacule.net

Resposta

Link directo:

RE: Família Gondim

#134809 | mtt | 20 nov 2006 14:50 | Em resposta a: #5510

Caro Marcos Levy
Sabe, por acaso, se o psicanalista brasileiro Gondin (a ortografia é mesmo esta) da Fonseca, pertencia a esta família, ou Gondin é apenas um apelido semelhante, provavelmente de origem francesa?
Atenciosamente,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Família Gondim

#134849 | LIDADOR | 20 nov 2006 23:17 | Em resposta a: #134809

Estimados confrades,
Apenas, e só, como informação Gondim é nome de uma freguesia portuguesa do concelho da Maia

Resposta

Link directo:

RE: Família Gondim

#167639 | Vimpério | 18 set 2007 01:50 | Em resposta a: #134809

Caro Manuel
Acredito que o Gondim da Fonseca ao qual vc se refere é da mesma família Gondim que pesquiso. Houve, se não me engano, um jornalista também com esse sobrenome. Resta investigar se esses Gondins do nordeste são todos da mesma origem. Por enquanto não cheguei a essa conclusão. Apenas pude constatar que os Oliveira Gondim têm raiz nos Velho Gondim.
Cordiais saudações,
Marcos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Gondim

#167640 | Vimpério | 18 set 2007 01:57 | Em resposta a: #134849

Sim, e há também uma família desse apelido na freg. de Santa Eulália de Cerdal que fica, salvo engano, no Concelho de Valença. Nesse caso o apelido também pode ter origem em topónimo pois há lá uma aldeia de nome Gondim.

Resposta

Link directo:

RE: Família Gondim

#167645 | mtt | 18 set 2007 03:53 | Em resposta a: #167639

Caro Marcos
O Gondin da Fonseca de quem eu gostaria de conhecer pelo menos as datas de nascimento e morte, é esse autor que aparece aqui listado:
http://www.estantevirtual.com.br/buscaporautor/Gondin%20da%20Fonseca
Se conseguir descobrir alguma informação sobre ele muito gostaria de a conhecer.
Cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Família Gondim

#167817 | pmcoimbra | 19 set 2007 18:26 | Em resposta a: #5510

Caros amigos,

Alguém sabe de alguma ligação dessas vossas famílias Gondim do Brasil com uma família Gondim da zona do Porto, mais precisamente da freguesia de Avintes, concelho de Vila Nova de Gaia? Possuo dados desta família sendo que o mais antigo é:

- Fernando António Lopes Gondim, nascido no Porto, freguesia da Sé, em 19.6.1736, falecido em V. N. de Gaia, fregiesia de Avintes, em 1798, professor, filho de Manuel Teixeira Dias e de Antónia Maria Lopes Gondim. Não conheço a origem dos pais deste Fernando António e tenho apenas a sua descendência até aos dias de hoje.

Se alguém puder e souber satisfazer a minha curiosidade ficaria muito agradecido.
Com os melhores cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Família Gondim

#192033 | Maria M Luz | 10 abr 2008 20:20 | Em resposta a: #167817

Desculpe minha intromissão. Mas quando olhei este fórum lembrei-me já ter escrito este sobrenome como padrinho de algum evento sobre meus familiares. E não é que é verdade. Ei-lo: João Lopes Gondim e Maria Francisca da Silva foram padrinhos de batismo de Francisca de Jesus, filha de de Francisco Pacheco e Maria Carolina de Gouveia, nascida em 21/07/1845 e batizada na Matriz da Cidade de Desterro, SC, Brasil em 21/10/1845. Penso que este era militar. Se puder comfirmar o farei numa outra oportunidade.
Quanto a família Gondin ele ainda existe na cidade de Florianópolis, SC. Sempre lia nos principais jornais de minha cidade sobre um cidadão com este sobrenome que ffoi presidente da Associação dos Ex-Combatentes da 2ª. Guerra Mundial. Sim um ex-pracinha brasileiro que lutou na FEB. Conheci também um advogado de nome Túlio Gondun, já falecido. Espero ter ajudade em algum tópico. Um abraço. Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Gondim

#264584 | cassio.gondim | 30 out 2010 18:21 | Em resposta a: #192033

sou descendente da família Gondim, minha avó ( Gertrudes Alves Gondim de Oliveira) ainda viva, nasceu 1926 em pernambuco, Serrita, cidade essa que é praticamente toda de Gondins, minha avó me contou que seu avô era coronel, Corenel Zuza Gondim, isso por volta de 1800 e uns tantos e ele era um membro muito forte da classe no estado, ele foi morto pelos seus próprios escravos depois da lei Áurea.....!
Tem um livro escrito por um membro da família, que se não me engano vive em santa catariana, ele visitou vários lugares da Europa e mapeou lindamente toda a arvore genealógica dos Gondins, descobriu que nosso nome originou-se na Noruega, sendo o original "Gondereuntto", uma história fascinante, pois eramos uma família viking logo após desbravar os mares os membros da família fixaram-se na província que até hoje existe em Portugal adaptando o sobrenome para uma melhor adesão no pais, ficando até hoje como Gondim, logo após todos membros da família vieram para o Brasil principalmente para o nordeste e com o passar do tempo foram espalhando-se pelo pais.
Isso foi um resumo que uma amiga me fez do livro, pois não possuo e não consigo encontra-lo.
chama-se Trhule: a Saga de uma Família Viking.

Isso é o que sei sobre a fascinante história da minha família!
Grato

Cassio Gondim.

Resposta

Link directo:

RE: Família Gondim

#264615 | ngipedroso | 31 out 2010 13:38 | Em resposta a: #264584

Caro Cassio,

Se no livro que refere se diz que todos os membros da família Gondim, que se fixou em Portugal em tempos medievais,
se passaram para o Brasil, estamos perante o "extermínio" abusivo dos muitos que ainda aqui sobrevivem , tal como eu.

Confesso no entanto que já vivi sete anos no Rio de Janeiro, alguns dos melhores que Deus me permitiu
ter e que recordo com muita saudade.

Melhores cumprimentos,
Norberto Gondim Infante Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Família Gondim

#280445 | j5156a | 03 jul 2011 00:26 | Em resposta a: #264615

Boa noite,

Eu também sou descendente da família Gondim. Sempre tive muita curiosidade em conhecer melhor a genealogia da minha família. Eu moro em Caetité, no alto sertão da Bahia. Temos registros que meus ancestrais estão aqui a quase 200 anos. Caetité foi emanciada em 1810 e teve participação ativa na luta pela expulsão dos portugueses na Bahia. As informações colocadas aqui dão conta de que originamos na Noruega, depois fomos para Portugal para, finalmente, chegar ao Nordeste Brasileiro. Tenho informações que a nossa família teve que se refugiar em fazendas em virtude de um movimento chamado "mata-maroto", assim apelidados os portugueses daquela época por necessitarem atravessar o mar para chegar ao Brasil. Maroto quer dizer marinheiro. O importante é que resistimos e a nossa família se uniu aos "Brito" e aos "Cotrim" aqui de Caetité. Se alguem souber mais, por favor, publiquem!

Atenciosamente,

Jorge Adilson Gondm Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Gondim

#302059 | 230752.mama | 07 abr 2012 00:07 | Em resposta a: #264584

Prezado Cassio Gondim,

Apesar de fazer muito tempo que postou essas informações sobre a familia Gondim, mas para mim que estou iniciando minha pesquisa sobre a genealogia desta familia, elas traz detalhes importantes para o avanço no sentido de encontrar detalhes e dados sobre a origem do nosso povo. O que para muitos, isso não tem a menor importancia, para mim, conhecer a origem do meu povo, fará com que eu me sinta bem mais confortavel em relação a familia. Se tiver mais alguma informação, favor envial-la para mim.

Saudações familiares,


Euripedes Francisco da Silva

Resposta

Link directo:

Família Gondim

#358876 | alexandrefelix | 25 jun 2015 13:50 | Em resposta a: #167639

Prezado Marcos!

Pesquiso os Oliveira Gondin aqui em Santa Catarina, sendo que o primeiro da família a se ter notícia em Florianópolis é José Bernardino de Oliveira Gondin (casado com Adalgícia Cândida Aguiar).

Ainda não consegui a data de chegada aqui, porém, remete à última metade do século XIX (muito provável, no último quartil do século), sendo originário do Ceará.

Se tiver dados sobre o José Bernardino de Oliveira Gondin, gostaria de contar com sua gentileza em me enviar (e-mail: afelix.geo@gmail.com).

Desde já, agradeço.

Alexandre Felix

Resposta

Link directo:

Família Gondim

#358877 | alexandrefelix | 25 jun 2015 13:57 | Em resposta a: #192033

Prezada Maria,

Pesquiso os Oliveira Gondin aqui em Santa Catarina, sendo que o pracinha a que te referes é o Sr. Nilson Vasco Gondin, autor do livro "Liberdade escrita com sangue: um manezinho na Segunda Guerra Mundial".

Não tinha conhecimento do João Lopes Gondin. Então, se puderes me informar alguns possíveis dados a mais, te agradeço imensamente. Segue meu e-mail: afelix.geo@gmail.com.

Att.

Alexandre Felix

Resposta

Link directo:

Família Gondim

#358879 | alexandrefelix | 25 jun 2015 14:09 | Em resposta a: #264584

Prezado Cassio,

Pesquiso os Oliveira Gondin aqui em Santa Catarina.

O livro a que te referes tem o seguinte título: "DESDE A ÚLTIMA THULE... : A SAGA DE UMA FAMÍLIA VIKING, DESDE OS "FYORDS" DA ESCANDINÁVIA AO NORDESTE BRASILEIRO DO SÉCULO X AO XXI D.C.".

Ele foi escrito por Arlindo de Oliveira Gondin, filho de Vasco de Oliveira Gondin e Edith Inocência Silveira de Souza Gondin, tendo como avôs paternos José Bernardino de Oliveira Gondin e Adalgícia Cândida de Aguiar. Ao que tudo indica, o José Bernardino era filho de Francisco de Oliveira Gondin (este o primeiro Gondin que aportou em Florianópolis, vindo do Ceará).

Hoje em dia os descendentes do Vasco de Oliveira Gondin vivos, apenas, constam da terceira geração (netos). Neste sentido, o Arlindo (autor do livro e filho do Vasco) teve 3 filhos (Frederick, Julio César e Luciana), dos quais eu conheço o Frederick. Também conheço o Murilo (primo de Frederick e filho do Nilson de Oliveira Gondin - pracinha da Segunda Guerra Mundial e irmão do Arlindo).

Espero ter ajudado e, se tiveres quaisquer outros dados, favor me contactar pelo e-mail: afelix.geo@gmail.com.

att.,

Alexandre Felix

Resposta

Link directo:

Família Gondim

#358888 | Maria M Luz | 25 jun 2015 18:36 | Em resposta a: #358877

Nos primeiros livros de batismos e casamentos do Arquivo Eclesiástico de Santa catarina há informações, isto é , documentos onde aparece esse sobrenome Gondim, mas como estou pesquisando família bem antigas também encontrei nos livros da cidade do porto e também em São João del Rei, Minas Gerais. Esses portugueses da Região do Minho primeiro se fixaram nas Minas Gerais e depois vieram para Desterro.

Resposta

Link directo:

Família Gondim

#405294 | AlexLouzadaGondin | 12 jul 2018 12:28 | Em resposta a: #358879

Prezado Alexandre Félix

Bom dia, sou também da família Gondin, não consegui encontrar esse livro: "DESDE A ÚLTIMA THULE... : A SAGA DE UMA FAMÍLIA VIKING, DESDE OS "FYORDS" DA ESCANDINÁVIA AO NORDESTE BRASILEIRO DO SÉCULO X AO XXI D.C.".

Poderia me enviar as fontes de onde o encontrou. ?? Segue meu e-mail: alexag.telecom@gmail.com

Att.

Alexandre Gondin

Resposta

Link directo:

Família Gondim

#405650 | teleri2era | 22 jul 2018 14:12 | Em resposta a: #358876

Olá

Sou da família Gondim aqui no Ceará, minha familia é originária da cidade de Tabuleiro do Norte, onde há uma localidade chamada sítio Juazeiro em que praticamente todos os habitantes são Gondins.

Resposta

Link directo:

Família Gondim

#408428 | Geovanna C. | 08 out 2018 16:17 | Em resposta a: #5510

Estou impressionada com tudo isso, não sabia fazer parte de uma família que tinha sido Viking's. Meu nome é Geovanna e moro em Goiânia, sou estudante de história e estou me formando em 2019 e tenho muito interresse em fazer um estudo sobre a genealogia da família Gondim.

Att: Geovanna C. Gondim.

Resposta

Link directo:

Família Gondim

#408456 | AntonioGonçalves | 09 out 2018 22:20 | Em resposta a: #408428

O meu contributo para a pegada dos GONDIM'S:


Em Braga:



- Mariana, b. 20.2.1642, filha de Maria da Silva, solteira, moradora na rua da porta principal desta igreja, P. Padre Francisco Barreira, abade de Crespos e Maria de Faria, mulher de João de Aguiar, alfaiate, rua do souto, Padre Pedro Lopes Falcão, abade
2) Antonio, b. 16.5.1643, filho de Maria da Silva, solteira, moradora rua da porta da igreja de Santiago, deu como pay a conego Antonio Velho Gondim, P. Padre Manoel Veloso, tercenário da Se e Margarida Fernandes, solteira, moradora na mesma rua, celebrou o Padre Gaspar João dos Reis, morador na Cividade, de minha licença
3) Mariana, b. 24.6.1644, filha de Maria da Silva, solteira, ora moradora junto igreja de Santiago, P. Geraldo da Fonseca, campo de santa ana e Isabel, solteira, celebrou o Padre Gaspar João dos Reis, morador Cividade, de minha licença
[Nicolau Pacheco, filho de Fabião Pacheco de Amorim, queijada, S. João e Catherina Fernandes, eido, S. Salvador de Pedregais, Penela (casou em 30.9.1666, com Mariana Gondim, filha de Antonio Velho Gondim ‘conego’ e Maria da Silva, Santiago da Se, T. Antonio de Gouveia, alfaiate, praça do pão, Padre Jeronimo Fernandes da sera, Se, Francisco Teixeira, sapateiro, celebrou o Padre Pedro Alvares Carvalho)]

- Maria, b. 20.5.1629, filha de Gaspar Nunes, notario e Francisca Antonia, rua D. Gualdim, P. - Antonio Velho Gondim, conego eleito nesta Santa Se, natural de Viana e Angelica Paiva, mulher de Antonio Vieira Cabral, cidadão, rua D. Gualdim, Padre Pedro Lopes Falcão, abade

- Conego Antonio Velho Gondim, arrabalde de S. Miguel – falecido em 26.8.1650

- Mariana de Gondim, viuva de Braz Pacheco, sapateiro, rua verde – falecida em 15.12.1706

- Lourenço Fernandes Gondim, soldado do Minho e preso no castelo desta cidade (casou em 20.9.1645, com Francisca Pinto da Veiga, filha de Fernão Lopes da Costa e Joana Pinto da Veiga, Porto, T. carcereiro Pedro Fernandes, Gabriel de Sepulveda, Bento de Azevedo, em 26.9.1645, Padre Simão Freire de Sousa, cura Maximinos – em Maximinos)
- Lourenço Fernandes Gondim, preso no castelo desta cidade, natural da vila de Santarem (casou em 19.9.1645, com Francisca Pinto da Veiga, natural Porto, ora na cruz de pedra, Maximinos, T. Gaspar de Crasto, meirinho das decimas nesta cidade, Gaspar Leitão, Geraldo Rodrigues, rua cruz da pedra, Maximinos, celebrou o Padre João de Barros de Araujo, coadjutor, por comissão do Padre Simão Freire de Sousa, cura de Maximinos – S. João de Souto)



Boa noite e boas pesquisas

Resposta

Link directo:

Família Gondim

#432284 | gondim911 | 26 mar 2021 15:05 | Em resposta a: #5510

om dia!
Sou Fernando José Gondim Peixoto de Araguari.
Sou neto de Misael Ferreira Gondim e bisneto de Antônio Gondim.
Meu bisavô era Conhecido por Antônio MISTROCA.
Tens conhecimento de meus parentes, todos descendentes e conhecidos como MISTROCAS de Corumbaíba, GO?
O que o seu avô, José Gondim, era de Antônio Gondim, o meu BIS?
Tenho um livro que descreve a origem Viking Portuguesa dos GONDIM?
Desde a Última Thule, de Arlindo Gondim.
Meu contato gondim911@gmail.com

Resposta

Link directo:

Família Gondim

#433792 | danielgondim | 16 mai 2021 23:51 | Em resposta a: #5510

Boa noite a todos!

Sou Daniel Gondim de Castro Rocha e estou encantando por encontrar tantos Gondim reunidos em um só lugar. Amo o sobrenome e sempre quis descobrir mais sobre a origem da família, mas sei apenas o nome do meu avô, João Gondim Neto, e de seus pais, João Monteiro Gondim e Maria Pimenta Gondim.

Se alguém tiver informações sobre eles, ficaria muito agradecido por esse compartilhamento. A única pista que possuo, além dos nomes, é que o meu avô nasceu em Corumbaíba, Goiás, no ano de 1907.

Desde já, agradeço a atenção. Abraços a todos!

Resposta

Link directo:

Família Gondim

#436230 | hobeart | 12 set 2021 22:04 | Em resposta a: #134807

minha avó é descendente do pessoal da Bahia e possui britto gondim também!!! eu herdei o gondim

Resposta

Link directo:

Família Gondim

#436232 | hobeart | 12 set 2021 22:16 | Em resposta a: #264584

boa noite, onde posso achar o livro?

Resposta

Link directo:

Família Gondim

#439038 | Ilsegondimbork | 04 fev 2022 00:58 | Em resposta a: #5510

Meu avô era do Ceará e foi para o RJ, no início do século XX, Francisco Prado Gondim.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 02:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen