Castro - Tesouro de Família- livro

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Brasil

Castro - Tesouro de Família- livro

#55157 | Samuel de Castro | 11 jan 2004 12:39

Atendendo a inúmeros pedidos, principalmente de coletas portugueses (alguns já adquiriram), e procurando não infringir as regras do Fórum, informo os dados sobre minha obra CASTRO – TESOURO DE FAMÍLIA.
A mesma retrata 1584 anos de história e genealogia, iniciando no ano 418 e finalizando em 2002, com 48 gerações da família Castro, sendo: 9 visigodas; 18 espanholas (Castrojeris - Espanha): Fernandes de C., Alvares de C., Rodrigues de C; 12 portuguesas, Lago, Caldas, Gomes e Pereira de Castro (de Merufe, Monção e região), meu pentavô português Joaquim Pereira de Castro está na 39a. geração e, 9 brasileiras, da 40a. a 48a. (de Livramento - Bahia, com descendentes em todo o Brasil e exterior). Menciono outras antigas e extensas linhagens Pereira de Castro, também da Bahia, que não consegui encaixar na grande árvore. É citada, também, a linhagem Silva Castro, que descende o poeta CASTRO ALVES, cujos ancestrais tiveram 3 ligações matrimoniais com os Pereira de Castro de minha grande árvore.
Trata-se de uma árvore genealógica com mais de 12.500 pessoas, onde constatei 224 casos de casamentos entre primos (existem muitos outros casos) e tem um pequeno resumo de 113 processos de inventários e testamentos antigos.
A obra foi publicada no formato grande 21 x 28 centímetros, contendo 512 páginas, sendo 38 delas, com os tópicos que desejava escrever sobre o tema. A genealogia em si, está distribuída em 422 páginas. E constam, ainda, 52 páginas com 210 fotografias antigas de diversos ramos da família.
Como estou aguardando informações mais detalhadas da Livraria do Guarda Mor e, para não infringir as regras, os colegas interessados poderão contatar-me pelo e-mail: castro . genealogia @ bol . com . br (sem espaços).

Samuel Cândido de Oliveira Castro – Olímpia – SP - BRASIL

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#55250 | Samuel de Castro | 12 jan 2004 17:11 | Em resposta a: #55157

Complementando algumas informações: A obra foi lançada em 4.1.2003, portanto, completou 1 ano de lançamento. Dos 975 volumes publicados, já foram vendidos 600 exemplares para os familiares, amigos e colegas do Fórum, abrangendo Brasil, Dinamarca, Estados Unidos, Espanha e Portugal. Diversas pessoas, que não descendem de nenhum tronco da família Castro, mas, por serem cultas, estudiosas e apreciadoras da genealogia, também têm adquirido a obra.

Antes da publicação, tive um “GRANDE INCENTIVO” de um colega de uma Associação ... Disse-me que eu venderia apenas aos familiares mais próximos e olha lá. Isto fez com que eu tivesse grande dificuldade em decidir a quantidade a publicar, pois a oportunidade seria única e não poderia faltar e nem sobrar muitos volumes. Além de que, na venda da obra, não cogitei nenhuma margem de lucro. Creio que optei pela quantidade certa. Ainda não vendi todos exemplares e não recuperei o que gastei, talvez pelas dificuldades financeiras e falta de cultura de pessoas de certos ramos da família, mas tenho muito campo para colocar os demais que estão sobrando.
Mas o colega da Associação desconhecia a informação de que a família Castro é muito unida, bastante ligada à genealogia, têm fortes laços de sangue e muito amor para com seus familiares. Como, também, ele desconhecia que, na fase de pesquisas, senti em todas as 1.200 (aproximadamente) pessoas da família contatadas, que elas se sensibilizaram com o trabalho, a grande maioria mulheres, geralmente mais ligadas às coisas de família e muito contribuíram na elaboração e conclusão da obra. Cadastrei todas as pessoas contatadas, o que me tem facilitado a venda pós publicação.

Deixo aqui minha PALAVRA DE INCENTIVO àqueles que estão na empreitada de publicarem suas pesquisas. Não desanimem, organizem-se e vão à luta. Para o resgate histórico / genealógico, não devemos pensar apenas no ontem e no hoje, mas também no amanhã, em nossos futuros descendentes, que terão a coisa feita e a facilidade em pesquisar. Esteja ciente de que, as gerações de nossos atuais familiares, só terão a oportunidade de conhecerem suas origens, se publicarmos nossas pesquisas e, isto tudo, graças à nossa garra, disposição e vontade de fazer.

Fica aqui, portanto, relatado minha experiência na publicação da obra constante do tópico. Gostaria de saber sobre experiência correlata dos demais colegas.
Bom trabalho para todos. Fico a disposição. Um abraço a todos.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#55308 | ítalo | 13 jan 2004 15:54 | Em resposta a: #55250

Caro Sr. Samuel de Castro,
A família materna de minha noiva, Castro ou Ferreira de Castro, é originária da Zona da Mata mineira, mais especificamente de uma pequena cidade chamada Guaraciaba. Sei que na região (mas não especificamente da mesma cidade) vivem descendentes de uma família Ferreira de Castro, misturada com os Monteiro de Barros, descendentes de um Antônio Álvares de Castro, estabelecido em Ouro Preto no séc. XVIII, mas aina não consegui entroncar a família, embora saiba que o bisavô de minha noiva chamava-se Marcos Antônio Ferreira de Castro. Haverá alguma coisa em seu livro sobre esta gente? Agradeço qualquer informação.
Cordialmente, Ítalo Moraes Rocha Guedes.
Viçosa, MG, Brasil.

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#55309 | artur41 | 13 jan 2004 16:07 | Em resposta a: #55308

Caro Samuel,


Como lhe transmiti, por e-mail, dentro de dias seguem os dados relativos aos "Castros" referenciados no livro de família do meu cunhado, João Erse de Goyri O'Neill.


Renovado abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#55314 | Samuel de Castro | 13 jan 2004 16:29 | Em resposta a: #55309

Estimado Artur,

Estarei aguardando os dados. Meus antecipados agradecimentos. Retribuo o abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#55358 | Samuel de Castro | 14 jan 2004 11:15 | Em resposta a: #55308

Estimado Ítalo,

Os ramos mais antigos de minha pesquisa retratam os Castros do sudoeste da Bahia, que migraram para diversos estados brasileiros, mas nenhum deles envolve o tronco Álvares ou Ferreira de Castro. Fico a disposição. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#55377 | ítalo | 14 jan 2004 14:12 | Em resposta a: #55358

Caro Samuel, agradeço-lhe todavia e lhe fico obrigado.
Cordialmente, Ítalo Moraes Rocha Guedes.

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#55515 | ATM | 16 jan 2004 07:37 | Em resposta a: #55157

Caro Samuel Castro
Nao desejando de maneira nenhuma impor no senhor, mas como resido presentemente na Australia, nao tenho possibilidades de consultar o seu livro.
Procuro alguma informacao sobre uns Castros da quinta da Amieira, Chao de Couce, Ansiao, Portugal, no sec. XVII e XVIII, nomeadamente, Miguel Teixeira de Castro cc Maria Bela da Maia, de Vila Verde, que tiveram como filho Miguel Teixeira de Castro * 1699, na ref. quinta, cc Maria Josefa das Neves.
Agradecendo qualquer informacao
Cumprimentos
Antonio Teixeira Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#55642 | ATM | 18 jan 2004 08:41 | Em resposta a: #55515

Renovo o pedido
Cumprimentos
Antonio Teixeira Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#55643 | Samuel de Castro | 18 jan 2004 10:30 | Em resposta a: #55515

Estimado Antônio,

Nas gerações portuguesas sitadas em meu livro não abrange o ramo Teixeira de Castro. Caso, futuramente, deparar-me com o sitado Miguel Teixeira de Castro, lhe informo.
Fico a disposição. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#55644 | ATM | 18 jan 2004 10:36 | Em resposta a: #55643

Caro Samuel Castro

Obrigado pela sua resposta e oferta.
Cumprimentos

Antonio Teixeira Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#55829 | quintadoloureiro | 21 jan 2004 17:58 | Em resposta a: #55643

Caro Samuel de Castro

Tentei várias vezes contactá-lo directamente para o seu mail para confirmar o envio do Vale de Correio em 13.1.04 com o nº 0150106VC mas todos os mails que lhe envio têm sido devolvidos. Confirmo-lhe pois que subscrevi o livro pelo valor que me indicou.

Cumprimentos,
José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#55833 | aburma | 21 jan 2004 18:33 | Em resposta a: #55643

Caro Samuel de Castro,

Aproveito este tópico para o felicitar pelo seu livro, exaustivo na sua abrangência, com ampla referência às fontes, e com interessantes enquadramentos históricos.

Imagino o imenso trabalho que deve ter tido!

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#55871 | Samuel de Castro | 22 jan 2004 11:36 | Em resposta a: #55829

Estimado José,

Tenho recebido e respondido diversos e-mails diariamente sem problemas. Não recebi os seus. Reinformo meu correio: castro.genealogia@bol.com.br. Ainda não recebi o aviso do correio, assim que receber lhe comunico e lhe envio o livro. Peço informar para meu e-mail seu endereço completo para remessa. Fico no aguardo. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#55980 | Samuel de Castro | 23 jan 2004 19:39 | Em resposta a: #55833

Estimado Alexandre Burmester,

Seus elogios sobre a amplitude de minha obra, como também, os louvores que recebi de outros adquirentes, colegas e amigos portugueses, por serem de além-mar e isentos de qualquer parentesco, é o reconhecimento maior que poderia receber como resultado de 7 anos de exaustivas pesquisas.
Muitíssimo obrigado a todos pelo apoio e incentivo.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#56113 | Samuel de Castro | 26 jan 2004 21:53 | Em resposta a: #55829

Estimado José Carlos Canelas,

Recebi hoje o vale postal. Seu livro mandei na modalidade Documento normal, com registro RE 061446882BR, cujo número poderás rastrear no site dos correios do Brasil. Assim que receber, peço a gentileza de confirmar. Muito obrigado. Um abraço.

Samuel de Csstro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#56141 | quintadoloureiro | 27 jan 2004 11:42 | Em resposta a: #56113

Caro Samuel de Castro

Agradeço a sua mensagem e fico a aguardar, com grande expectativa, o seu livro.

Obrigado,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#56305 | Samuel de Castro | 29 jan 2004 14:18 | Em resposta a: #55515

Estimado Antonio Teixeira Mendes,

Achei no Gayo, título Castro $ 18, N-21 – Antônio de Castro Azevedo, casado com Isabel Soares Teixeira, com o filho (22) Antônio de Castro, casado com Maria de Araújo, que segue nos Araújos $ 325, N-24 (que não tenho). Será que tem a ver com seus Teixeira de Castro? Boa sorte. Um abraço.
Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#56320 | JCA | 29 jan 2004 17:03 | Em resposta a: #56305

Caro Senhor Samuel de Castro

Tenho uma ascendente Castro, proveniente da Galiza (Região de Maceda-Orense)que nasceu cerca de 1700.
Não terá qualquer registo ligado a este ramo Galego?

Cumprimentos,

José Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#56381 | Samuel de Castro | 30 jan 2004 10:33 | Em resposta a: #56320

Estimado José Manuel,

Os ramos espanhóis, que tenho no livro, sao anteriores a 1300. A partir desse ano, aproximadamente, começa as geraçoes portuguesas, portanto, nao consta nenhum ramo Galegro. Fico a disposiçao. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

PARCERO e não Pracero

#56409 | sapeca | 30 jan 2004 16:40 | Em resposta a: #56305

Caro Samuel de Castro:
O António de Castro Azevedo referido em Gaio, Castros, $ 18, N-21, é o abade António de Castro, clérigo de ordens menores em 23.04.1523, data em que o arcebispo D. Diogo de Sousa lhe confirmou as igrejas de Santa Maria do Campo e anexou-lhe somente em sua vida as de Santa Maria da Porta, S. Fagundo e a metade sem cura de S. Lourenço de Prado, tudo no concelho de Melgaço, bem assim como a de Lamas de Mouro, no de Valadares (ADB, Registo Geral, Livro 316, fls. 43 vº e 44), o qual trazia em 13.09.1540 igualmente a igreja de Santa Maria de Rouças, no termo de Melgaço, conforme se constata pelo tombo das propriedades, limites e demarcações desta igreja (idem, ibidem, Çivro 313, fls. 72 vº e seguintes); o qual de uma sua manceba teve (entre outros, sendo o primogénito Lopo de Castro, que foi senhor, por herança do pai, a quintã do Fecho, em Rouças, Melgaço, e da casa-torre dos Castros, na mesma vila, junto à igreja de Santa Maria da Porta) a outro António de Castro, fidalgo, senhor da quintã do Peso, em Paderne (que comprou ao conde de Altamira, casado com Maria de Araújo e Sousa, herdeira do senhorio da vila de S. Tomé de Parderrubias, no bispado de Tui, com sua jurisdição de vassalos e 2 morgadios).
Este António de Castro e sua mulher (que era filha de António Fernandes de Araújo, senhor de Parderrubias e do morgadio de Casal Soeiro, nos Arcos, e de Leoneza de Sousa de Menezes (filha bastarda do alcaide e senhor de Lindoso, FCR, Comendador da OX, Diogo de Sousa), instituiu em 20.02.1585, nas notas do tabelião de Melgaço, Gonçalo de Figueiredo, a capela de Nª Sª do Rosário, sita na sua quintã do Peso (que seu filho herdeiro transformará em morgadio), dotando-a para o efeito com o campo do Vale, que renderia anualmente 1500 reis (ADB, Registo Geral, fregª de Salvador de Paderne).
O 1º António de Castro era filho de Lopo de Castro, que em 31.07.1489, na vila de Valença, recebeu das mãos do bispo D. Justo Baldino a igreja de S. João de Lamas de Mouro, sem cura, por apresentação da mesa pontifical, a qual ficara vaga por óbito do anterior abade, Álavro Gonçalves (ADB, Registo Geral, Livro 313, fl. 176 vº).
Em 09.09.1514, o arcebispo de Braga, D. Diogo de Sousa, anexou a igreja de Santiago de Nogueira à de Santa Maria da Porta, da vila de Melgaço, enquanto fosse desta abade Lopo de Castro; o consentimento para esta anexação fora dado pelo Duque de Bragança, a quem pertencia a apresentação, como padroeiro que era da igreja de Santiago de Nogueira (idem, ibidem, Livro 315, fl.1).
A 13.12.1522, nos paços do mesmo arcebispo, na cidade de Braga, e na presença deste, apareceu Troilos de Araújo, FCR, em nome e como procurador de Lopo de Castro, abade de Santa Maria da Porta, Santa Maria do Campo e S. Fagundo, na vila de Melgaço, e de Lamas do Mouro, no concelho de Valadares, apresentando um instrumento poelo qual o dito abade renunciava em mãos do arcebispo as ditas igrejas (com o intuito certo de que nelas fosse provido seu filho António de Castro) (idem, ibidem, Livro 316, fl. 38 vº).
Finalmente, a 05.02.1523, na mesma cidade de Braga, foi do mesmo modo apresentada a renuncia da metade sem cura da igreja de S. Lourenço do Prado, no termo de Melgaço, feita por Lopo de Castro através de seu procurador Lopo Dias, cavaleiro, morador em Braga (idem, ibidem, fls. 40 e 40 vº).
Este Lopo de Castro –contrariamente ao afirmado pela totalidade dos linhagistas – era filho de Álvaro de Castro e de Mécia Vaz, mulher solteira, da fregª de Santa Maria da Porta, da vila de Melgaço, conforme se constapela matrícula dele para receber ordens sacras (Menores) em 19.09.1483, na cidade de Braga (ADB, Matriculas de Ordens Sacras, Livro IV, cad. 23, fls. 16).
É, porém, muito provável que este Álvaro de Castro se possa identificar com o Álvaro Martins de Castro, filho de Martim de Csatro, cavaleiro da Casa do Duque de Bragança, e de sua mulher Leonor Gomes Pinheiro, moradores em S. Julião de Serafão (Fafe), que juntamente com seus irmãos Gil Martins de Castro e Pedro Martins de Castro, rececem ordens em 1450 (ADB, Matriculas, Livro 1).
São estes os antepassados em varonia dos Castros, senhores donatários da vila de S. Tomé de Parderrubias, na Galiza, da honra de Remoães e morgados do Peso, em Melgaço, futuros viscondes do Peso de Melgaço, bem como dos senhores da casa de Cavalhõesinhos, em Vila Boa do Bispo de Canaveses.
(“Castros e Sousas-senhores de Parderrubias, da honra de Remoães e morgados do Peso”, Guimarães, separata do “Boletim de Trabalhos Históricos” do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, vol. XXXIX, 1988)
Aceite os meus cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#56411 | JCA | 30 jan 2004 17:00 | Em resposta a: #56381

Caro Senhor Samuel de Castro

A minha antepassada, Manuela de Castro, faleceu em 1735 em Bustavalle-Maceda e os seus ascendentes também eram naturais do mesmo local.
Gostaria de saber se haverá alguma ligação, no entanto e uma vez que as data são tão distantes talvez seja difícil saber.
Será que os Castro são de tronco comum?

Agradeço a sua atenção, cumprimentos,

José Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#56415 | psalmeida | 30 jan 2004 17:56 | Em resposta a: #55250

O meu nome é Pedro de Almeida e sou casado com Cristina Sobral Cid de Castro Caldas (que pode ver no Genea em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=132743 ), ligada à Casa da Andorinha em Arcos de Valdevez e gostaria de lhe perguntar se a sua obra faz referência a este ramo da família.
Agradeço toda a atenção dispensada e não posso deixar de lhe enviar as maiores felicitações pelo seu trabalho que, apesar de ainda não conhecer, já li sobre ele os melhores elogios.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro d'Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#56423 | Samuel de Castro | 30 jan 2004 19:34 | Em resposta a: #56415

Estimado Pedro de Almeida,

Os ancestrais de sua esposa e os meus, são coincidentes aos que estão no GENEA, desde D. Vasco Fernandes de Castro, até o casal Bartholomeu Pereira de Castro e Antônia Pereira de Castro. Sendo que sua esposa descende do filho desse casal João Gomes Pereira de Castro, enquanto minha linhagem descende do irmão dele, que é o Félix Pereira de Castro, Reitor de Merufe, que o GENEA não expande. Mas breve pretendo possibilitar esse aditamento. Os ancestrais CALDAS, de sua esposa, também é retratado no livro.
Em minha obra, D. Vasco dá início às gerações portuguesas e está na 27ª e o Bartholomeu está na 33ª e seus descendentes atuais, mais novos, estão na 48ª Geração. As primeiras gerações iniciam nos Reis Visigodos, passa pelas espanholas, portuguesas e chega nas brasileiras. Os ancestrais de D. Vasco, que estão no Gayo, o autor diz “escrevemo-la como achamos em hua memória antiga q vimos the haver certeza”.
Quanto a forma de aquisição, passei as instruções para seu e-mail. Fico a disposição. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#56472 | Samuel de Castro | 31 jan 2004 16:56 | Em resposta a: #56411

Estimado José Manuel,

Para que eu tenha melhores condições de lhe responder, peço o favor de informar se Bustavalle-Maceda localiza-se em Portugal ou na Espanha? Se souber, gentileza informar os ancestrais dela, pois me facilitaria.
Uma grande maioria dos Castros são de um tronco comum. Mas creio que existem outros troncos, em que as famílias assumiram o sobrenome Castro, em função de serem originários de um "Castro", característica geográfica de um local elevado (morro), ou de uma localidade que já tinha o nome Castro seguido de outra denominação.
Fico no aguardo. Um abraço. Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: PARCERO e não Pracero

#56516 | Samuel de Castro | 01 fev 2004 10:26 | Em resposta a: #56409

Estimado Fernando,

Muitíssimo obrigado pelos belos e ricos dados históricos / genealógicos. Os Martins de Castro que sitas no final, alertei, por e-mail, o colega Joaquim Pinto Machado, que havia me questionado sobre esse ramo, quem sabe poderá lhe ser útil. Estou arquivando com muito carinho os dados desse interessante ramo da família. Um forte abraço.
Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#56526 | ATM | 01 fev 2004 11:57 | Em resposta a: #56305

Caro Samuel de Castro

Obrigado pela informacao. Terei que verificar.

Cumprimentos

Antonio Teixeira Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#56932 | quintadoloureiro | 05 fev 2004 09:39 | Em resposta a: #56113

Caro Samuel de Castro

Recebi hoje o seu livro. Ainda não tive tempo para o ver profundamente mas parece-me uma obra exaustiva, muito completa e abrangente. Muitos parabéns por este estudo sobre os Castro que irá ajudar, estou certo, muitos investigadores.
Obrigado e cumprimentos deste seu "primo"

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#56943 | JMCM | 05 fev 2004 11:29 | Em resposta a: #56526

Caro Samuel de Castro

Parabens pelo livro e parabens pelo Aniversário

Cumprimentos
José Maria de Carvalho e melo

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#56954 | Samuel de Castro | 05 fev 2004 15:35 | Em resposta a: #56932

Estimado primo José,

Muito obrigado pela confirmação de recebimento e pelos elogios sobre meu livro. O objetivo da publicação, realmente é dar esta oportunidade aos atuais e futuros descendentes, de localizarem suas origens e estabelecerem suas ligações com outros troncos familiares. No seu caso específico, a partir de qual ramo tem origem seu tronco familiar? Um forte abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#56973 | JCA | 05 fev 2004 17:10 | Em resposta a: #56472

Caro Samuel de Castro

Maceda é uma vila e concelho do distrito(?) de Ourense (Galiza);
Quanto aos ancestrais ainda não lhje sei dizer porque só tenho informação até essa data, mas concerteza descende de Castro, porque os registos espanhois são muito rigorosos na composição do nome.

Agradeço a sua atenção e envio cumprimentos,

José Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#56996 | Samuel de Castro | 05 fev 2004 20:04 | Em resposta a: #56973

Estimado José Manuel,

Como já informei anteriormente, os ramos espanhóis, que tenho no livro, sao anteriores a 1300. A partir desse ano, aproximadamente, inicia as geraçoes portuguesas, portanto, nao consta o ramo que vai até a espanhola Manuela de Castro. Os ancestrais dela, provavelmente, são originários nos ramos que constam em minha obra. Fico a disposiçao. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#57057 | Samuel de Castro | 06 fev 2004 12:31 | Em resposta a: #56943

Estimado José Maria de Carvalho e Melo,

Muitíssimo agradecido por ambos os parabens. Ontém apaguei mais uma velinha da vida. Com a Graçã de Deus, com saúde e disposição. Deus seja louvado. Um forte abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#57391 | quintadoloureiro | 09 fev 2004 22:12 | Em resposta a: #56954

Caro Samuel de Castro

Só há pouco comecei a investigar o meu ramo dos Castro, que tem origem em Marco de Canavezes, pelo que não lhe sei dar ainda uma informação correcta. Quando chegar a uma conclusão mais concreta terei muito gosto em o informar.
Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#57528 | Samuel de Castro | 10 fev 2004 21:35 | Em resposta a: #57391

Estimado José de Castro Canelas,

Igualmente, terei muito gosto de saber se tens ligação com meus ancestrais Castro. Ficarei no aguardo. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#57894 | JMBM | 13 fev 2004 19:09 | Em resposta a: #55157

Caro Samuel de Castro

parabéns pelo seu livro . Excelente trabalho de pesquisa . Vou começar a apreciá-lo devagar .
um abraço .
José Manuel Bela Morais .

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#58118 | Samuel de Castro | 16 fev 2004 18:26 | Em resposta a: #57894

Estimado José Manuel Bela Morais,

Muito agradecido pelos elogios sobre minha obra. Terei muito gosto de saber se tens ligação com meus ancestrais Castro. Após lê-lo completamente, peço o favor de dar-me notícias.
Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#64079 | Samuel de Castro | 03 mai 2004 23:07 | Em resposta a: #55250

Para os colegas terem uma melhor noção sobre minha obra, anexo o índice da mesma.
Fico a disposição. Um abraço. Samuel de Castro

Í N D I C E

Dedicatória..............................................................................................................................05
História, estórias, genealogia e Gene.......................................................................................08
Significado da capa.................................................................................................................10
Apresentação - Professora Helena Lima Santos.....................................................................11
Agradecimentos......................................................................................................................12
Explicações necessárias..........................................................................................................14
Coleta de dados.......................................................................................................................19
Demonstrativo da abrangência da Pesquisa............................................................................20
Viagem ao passado.................................................................................................................22
As Alegrias do Descobrimento...............................................................................................25
Costumes baianos....................................................................................................................26
Patronímico.............................................................................................................................27
Castro na íntegra.....................................................................................................................28
A Grande Árvore Genealógica da Família Castro - 1584 anos de história e genealogia.......32
Quadro demonstrativo do formato da grande árvore genealógica.........................................33
Ancestrais Visigodos e Espanhóis - Genealogia das gerações antecessoras aos Castros......36
Roteiro de Migrações da Família...........................................................................................37
Cidade e Castelo de Castrojeriz - Espanha - “Berço de nosso sobrenome”....................43 / 45
Ancestrais Espanhóis - Gerações de “Castros”......................................................................46
Ancestrais Portugueses - “Pereira de Castro”........................................................................52
Formação de Portugal e seus reis ..........................................................................................53
Ancestrais Brasileiros - Livramento-BA - “Berço dos Castros”............................................64
Alvará de Procuração do Conde da Ponte e Registro de óbito de Joaquim Per. de Castro... 66
Auto de Inventário de Joaquim Pereira de Castro - pentavô.................................................70
A Grande Família - Filhos naturais e descendentes de Joaquim Pereira de Castro ............77
Filhos legítimos e descendentes de Joaquim Pereira de Castro.............91
Ancestrais da pentavó Francisca Joaquina de Jesus..............................................................92
Heitor Soares de Castro............................................................................................94
Manoel Joaquim Pereira de Castro (velho)............................................................107
Maria Carlota de Castro..........................................................................................121
Manoela Sophia de Castro......................................................................................139
Rodrigo Antônio Pereira de Castro - tetravô.........................................................256
Francisco Pereira de Castro.......................................................................260
Manoel Joaquim Pereira de Castro (novo)................................................275
Leônidas Pereira de Castro.......................................................................328
Turíbio Pereira de Castro - trisavô...........................................................361
Maria Eliza de Oliveira Castro - bisavó...................................397
Estórias / Anedotas de Turíbio Pereira de Castro.................................................................420
Poema “Olímpia de Outrora” de Genésio Cândido de Castro - pai.....................................424
Outras Linhagens “Pereira de Castro”..................................................................................426
Linhagem “Silva Castro” (do poeta “Castro Alves”)...........................................................440
O rapto de Pórcia .................................................................................................................446
Biografia, vida e obra do poeta “Castro Alves”...................................................................448
Reportagens da TV Progresso (Globo), de Rio Preto e TVI Interior (SBT), de Araçatuba.456
Epílogo.................................................................................................................................457
Bibliografia..........................................................................................................................458
Registros fotográficos...................................................................................................460-512

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#67147 | aeiou2 | 10 jun 2004 15:15 | Em resposta a: #55157

Caro amigo,
Não tenho tido muito tempo,mas aqui fica o meu testemunho sobre o seu livro.Gostei mas esperava encontrar a parte mais antiga,mais desenvovida.Achei engraçado encontrar a Casa da Andorinha pois conheci alguns dos Castro Caldas.
Também esperava encontrar alguma ligação aos Oliveira e Castro de Ponte de Lima e aos Silva Carvalho e Castro,de Britelo,mas infelismente não estão ligados a estes que desenvolveu.
Um grande abraço e muitos parabéns pela coragem de publicar a sua obra e pô-la ao nosso dispor
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#67187 | Samuel de Castro | 10 jun 2004 22:11 | Em resposta a: #67147

Estimada Maria,

Muito obrigado pelo seu testemunho e pelos parabéns. A obra só foi publicada, por eu acreditar na beleza e na grandiosidade da pesquisa conseguida e por eu achar que não poderia frustrar milhares de pessoas que contribuiram com informações. Repito meu muito obrigado. Um forte abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#89354 | Samuel C O Castro | 23 abr 2005 19:23 | Em resposta a: #67187

Apenas testando meu novo username (samuel c o castro) e novo e-mail, para ver se restabeleceu meu acesso a este Fantástico Fórum.

Samuel C O Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#89355 | aeiou2 | 23 abr 2005 19:43 | Em resposta a: #89354

Parabéns!!!! Já está novamente no ar!

Um abraço
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#89424 | ajctc | 25 abr 2005 11:32 | Em resposta a: #55157

Prezado Samuel de Castro

Tenho interesse na descendencia de Joâo Tavares de Castro, radicado na Paraiba.
Era filho de Marcos de Castro Rocha de quem trata Borges da Fonseca na Nobiliarchia Pernambucana. Gostaria de saber se este ramo consta na sua base de dados.

Atenciosamente
Alberto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#89460 | Samuel C O Castro | 26 abr 2005 02:18 | Em resposta a: #89424

Estimado Alberto Tavares,

Em minha base não consta este ramo dos Castros. Não possuo a Nobiliarchia Pernambucana.
Caso souber os ascendentes do Marcos de Castro Rocha e as cidades de origem deles em Portugal ou outro país, peço o favor de me informar, talvez com esses dados possa ter mais chance de localizar na base. A informação de datas também auxilia na busca.
Além do ramo Pereira de Castro de meu pentavô, que veio para a Bahia por volta de 1765, diversos outros ramos de Castros vieram para o país, nas mais variadas datas, aportando em diversas cidades do litoral norte, nordeste, sudeste e sul. Quando se sabe os ascendentes desses Castros, lá em Portugal, facilita encaixar na base. Mas, do contrário, dificulta muitíssimo fazer essa ligação. A não ser que sejam descendentes de troncos que na base já estejam expandidos nas gerações brasileiras. Na medida do possível, tenho interesse em entroncar todos esses ramos na base. Se tiver interesse, posso lhe transmitir uma sinópse de minha obra, bastando contatar-me pelo meu e-mail, solicitando-o no link "Contactos", acima.
Fico a disposição. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#89476 | ajctc | 26 abr 2005 11:39 | Em resposta a: #89460

Caro Samuel

Na Nobiliarchia Pernambucana consta a ascendência, inclusive com o local de origem em Portugal, de Marcos de Castro Rocha, filho de Roque de Castro Rocha.
Também não tenho a Nobiliarchia mas, felizmente, ela pode ser consultada on-line na pagina da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (bn.br). Basta entrar na página principal e depois em Tesouros da Biblioteca, instalar um plug-in e será possivel pesquisar por palavra-chave no acervo digital que inclui, entre outras fontes de interesse genealógico, a NP de Borges da Fonseca. Este excelente recurso da Biblioteca Nacional me parece pouco difundido aqui no Genea.
Agradeço a sua pronta resposta mas o que estou procurando é o ramo descendente.
Abraço
Alberto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#97377 | Samuel C O Castro | 04 ago 2005 14:11 | Em resposta a: #55309

Artur, Artur

Continuo a aguardar sua remessa, que, com certeza, vai enriquecer e embelezar minha Grande base unificada sobre os Castros.
Um forte abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#97464 | artur41 | 05 ago 2005 15:23 | Em resposta a: #97377

Caro Samuel de Castro,


Está, de facto, a demorar mais do que devia. Acontece que só esta semana consegui, por motivos próprios (erros na pesquisa) e outros que me ultrapassaram (teimosias, relutâncias, omissões...), obter vários registos concernentes aos asecendentes (paternos e maternos) do meu cunhado: nomeadamente a ascendência Goyri, que é de Burgos!

Agradeço-lhe que me envie um e-mail para se ver a melhor maneira dos documentos chegarem ao seu poder, e também para lhe dar a entender os motivos de tão grande atraso. Quero, até ao fim do mês, lhe transmitir o maior número de dados possível, para além dos dados constantes do "Livro".


Forte abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

Errata:

#97466 | artur41 | 05 ago 2005 15:26 | Em resposta a: #97464

Onde se lê asecendentes, deve-se ler ascendentes

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#101892 | Samuel C O Castro | 01 out 2005 13:47 | Em resposta a: #56415

Estimado primo Pedro,

Das linhagens dos Castros, que constam entre as páginas 39 a 63 de minha obra, estou ampliando e montando uma Grande base unificada, constituída de uma única árvore sobre os Castros espanhóis, portugueses, das ilhas, da Índia, da África, de alguns países sulamericanos e brasileiros. A mesma é constituída de dezenas de gerações, com milhares de pessoas, envolvendo os Castros originários de Reis de Portugal, Vice-Reis da Índia, Vice-Reis do Brasil, antigos governadores de diversos Estados brasileiros e centenas de religiosos como bispos, arcebispos, padres e freiras. A pesquisa já está com 295 páginas, no formato 21 x 28 centímetros, letra 10, bem compactato, em formatação provisória. Mostra a presença e a influência da família Castro, no transcorrer de muitos séculos, nos mais variados meios sociais dos países acima citados.
Existe alguma obra publicada sobre o ramo ascendente de sua esposa ?
Alguém do ramo dela, tem alguma pesquisa genealógica efetuada, mesmo manuscrita ?
Meu interesse é expandir, na base, o ramo ascendente dela.
Antecipo agradecimentos. Um abraço a todos da família.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#102902 | Matilde Souto Pires | 13 out 2005 18:26 | Em resposta a: #89460

Senhor Samuel de Castro

Tambem eu tive uma Avó em 6º de apelido Castro, Jerónima de Castro. Natural da freguesia de Santa Eulália de Fafe.Casou com Manuel Gonçalves da mesma freguesia .Ela deve ter nascido por volta de 1680 ,visto que teve uma filha nascida em 1708, tendo tido mais 4 filhos.Dos 5 filhos ,só duas filhas conservaram o apelido castro .Eu sou descendente do filho Jerónimo Gonçalves ,nascido em 1723 que casou com Maria Novais de Oliveira em 1749 Este apelido Castro acabou na minha Familia. Devem existir milhares? de descendentes desta Senhora,é natural que alguns ainda conservem este apelido.Desconheço os seus ascendentes eseu historial .
Desculpe-me se sou atrevida,pois esta informação não lhe deve servir de utilidade...
Cumprimentos e sinceros parabens pelo seu excelente e grande trabalho sobre os Castros
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#103043 | Samuel C O Castro | 15 out 2005 14:37 | Em resposta a: #102902

Estimada Matilde Souto Pires,

Em uma Grande base que estou montando exclusiva sobre os Castros, tenho diversas pessoas com o nome Jerônima de Castro, nenhuma de Fafe. Algumas delas casadas e outras das quais não localizei a descendência, no entanto, não me consta nenhuma casada com Manuel Gonçalves. Aliás, tenho recebido diversas dicas de Castros, do ramo de Fafe, que não consegui entroncar com os demais. Caso algum dia vier a entroncar o ramo daquela localidade, com certeza também se entroncará a sua 6.ª avó, cujos dados estarei guardando com especial carinho para futuramente voltar a pesquisar.
Peço-lhe, se possível, aqui expor os nomes, datas e locais de N-C-F, dos 5 filhos do casal Jerônima e Manuel. Já, das filhas que assinaram Castro, os respectivos esposos e descendência que souber.
Ao invés de atrevida, considere-se por mim como uma pessoa observadora, atenciosa, expontânea e prestativa, cujos dados fornecidos poderão sim servirem-me e serem de extrema utilidade.
Muitíssimo obrigado pelos novos elementos e pelos elogios do trabalho que venho desenvolvendo sobre nossos avoengos Castros.
Em qual localidade resides? Eu moro na cidade de Olímpia, região norte do Estado de São Paulo, Brasil. Fico a disposição. Um forte abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#103078 | Matilde Souto Pires | 15 out 2005 20:36 | Em resposta a: #103043

Caro Senhor
Muito obrigada pela sua resposta,e parabens por se dedicar só a um ramo de família
O meu trabalho é muito ligeiro e incompleto pois pesquiso tudo que me aparece do lado paterno,do lado materno e muitas vezes do lado dos outros , só por curiosidade .Assim tenho fichas ás centenas ...que procuro organizar com os meus fracos conhecimentos ,mas que me distraem imenso
Como fui ter á minha antepassada Jerónima de Castro?
Foi 3ª avó de uma 3ª avó minha,D. Maria Amália de Novais que nasceu no Porto em 1796, aí casou em1826,com um Senhor de uma freguesia de vila Nova de ,Famalicão, José Ludovice de Araújo Leão, com residencia no Porto e em Lisboa tendo ambos retornado a Famalicão depois de 1834,quando D. miguel foi para o exílio.Esta D. Amália era filha de António Alves Braga ( do Porto) e de Luisa Josefa de Novais ( da freguesia de Santa Eulália do Monte Longo , antiga freguesia de Fafe),nascida em1753,filha de Jerónimo Gonçalves e Maria de Novais de Oliveira
Jerónimo Gonçalves,nasceu em 1723 em Santa Eulália de Fafe ,sendo filho de Manuel Gonçalves e Jerónima de Castro.Mais nada sei sobre os antecedentes deste casal. Só sei que tiveram 5 filhos:
Maria de Oliveira, nascida em1711
O meu Jerónimo Gonçalves nascido em 1723 e casado em 1749 com Maria Novais de Oliveira ,tambem de Fafe
Luisa de Castro ,nascida em 1708 e casada com José Costa que tiveram Manuel em 1748 e João em 1748
Quitéria Castro que casou com Manuel Costa em 1747
manuel Gonçalves ,talvez Castro e talvez nascido em 1714
O meu Jerónimo Gonçalves e a minha Maria Novais de Oliveira ,tiveram :
Joaquina,nascida em 1754
Luisa Josefa de Novais (minha antepassada) nascida em 1753
Francisca , nascida em 1750
Todas de Santa Eulália de fafe.
Algumas destas informações poderá verificar na Genealogia -Nep- Santa eulália de Fafe .Há aí muitos Castros que lhe poderão interessar mais , mas naturalmente já pesquisou esta fonte da Internet.
Lamento não poder ajudar mais , pois merece ...
Tenho mandado informações a confrades ,sem saber se foram úteis ou não,com 70 anos não tenho paciencia.
Vivo em Santarem ,tenciono ir brevemente á apresentação do Livro «As ordenanças e as Milicias em Portugal»Se precisar de alguem que tivesse sido oficial das Ordenanças,diga, ou do Arquivo Distrital de Santarem
De vez em quando vou á Torre do Tombo ,mas tenho muito pouco tempo para mim,sou sincera,no entanto se for qualquer assento fácil peço ao meu marido ...
Cumprimentos
Matilde Souto Pires



, nascida e

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#103079 | Matilde Souto Pires | 15 out 2005 20:43 | Em resposta a: #103043

Onde digo NEP é NEPS=Núcleo de ESTUDOS DE População e Sociedade


Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#103168 | jliberato | 17 out 2005 07:14 | Em resposta a: #103078

Cara Matilde Souto Pires,
Como mencionou o Arquivo Distrital de Santarém tomo a liberdade de lhe escrever.
A minha questão prende-se apenas com o paradeiro de uns livros paroquiais. Trata-se da paróquia de Abrã, concelho de Santarém. Os baptismos iniciam-se apenas em 1811. O meu antepassado casou-se em Sintra em 1786 e era natural de Abrã.
Alguém no Arquivo será capaz de dar uma explicação?
Será que não estão num canto do Arquivo? Será que a paróquia não existia. Será que existe uma razão histórica, como os nossos amigos franceses?
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#103173 | crisdsc | 17 out 2005 10:48 | Em resposta a: #103043

Sou descendente de Frederico Justiniano de Sousa e Castro, da Quinta da Torre, em Melgaço, que casou a 7 de Setembro de 1843 com Mariana Carolina de Abreu Cunha Araujo, da Casa do rio do Porto. Agradeceria qualquer informaçao ou dado que me ajudasse nas minhas pesquisas.

Cristina de Sousa e Castro.

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#103201 | Matilde Souto Pires | 17 out 2005 16:08 | Em resposta a: #103168

Caro Senhor

Diga-me o nome do seu antepassado, e se possível a data aproximada do seu nascimento e filiação .Esta semana não posso ir ao Arquivo Distrital de Santarem,mas vou para Lisboa amanhã,de manhã , tencionando ir á Torre do Tombo, posso fazer uma primeira tentativa aí,e posteriormente procurar em Santarem .
Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#103215 | Samuel C O Castro | 17 out 2005 17:18 | Em resposta a: #103078

Estimada Matilde,

Eu particularmente gosto de pesquisar só o Castro, por ser meu último apelido. Na medida que sai desse, eu teria que pesquisar os Dias de Oliveira, Miranda, Carvalho, Silva, Sousa, Alves de Oliveira, Nobre, Pereira e outros, todos de origem portuguesa, que a princípio estão registradas no interior da Bahia, cerca de 1.500 quilômetros de minha cidade, o que tornaria muito difícil, pois, para pesquisar apenas 4 horas em microfilmes, teria que viajar 120 quilômetros (ida e volta).
Estarei mantendo em arquivo seus novos dados informados, quem sabe um dia poderão entroncar com os demais.
Preciso achar tempo para voltar a pesquisar no site da NEPS e ver com carinho os Castros de Fafe, que tenho grande interesse em entroncá-los com os demais.
Pela consulta que fiz aqui no tópico do Fórum do Genea, no livro “As ordenanças e as Milícias em Portugal” não consta os Castros brasileiros que atuaram naquelas ordens militares, onde meu pentavô atuou no interior da Bahia e que teria grande interesse em saber detalhes.
Quanto à sua disponibilidade nos Arquivos de Santarém e TT, sabedor que neles se encontram milhares de informações sobre os Castros em geral, no momento não tenho nada específico para lhe pedir, quem sabe futuramente, o que muito lhe agradeço.
Parabéns pela jovialidade e disposição em continuar pesquisando, pois isto é muito bom para manter a mente em atividade. Muitíssimo obrigado por tudo. Fico a disposição. Um forte abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#103220 | Samuel C O Castro | 17 out 2005 17:47 | Em resposta a: #103173

Estimada Cristina,

Não encontrei em minha base o Frederico Justiniano.
Pesquisando por “Rio do Porto”, localizei alguma coisa que poderá ter ligação, que aqui exponho para sua verificação:

Diogo de Castro e Menezes. Sr. da Quinta do Galvão (ou Diogo de Castro Sousa e Menezes Sarmento Puga, ou Diogo Manuel de Castro Sousa Meneses) - N-5.2.1770 - F-29.9.1852
Esposa: D. Maria Bibiana de Abreu da Cunha Araújo (ou Maria Bibiana dos Reis Araújo e Cunha). Da casa do RIO DO PORTO - N-19.8.1812 - C-18.3.1825 (ou 12.7.1828) - Fhs:
A) D. Ludovina Rosa de Castro Sousa e Menezes - Primos – vide pg. 68h68h - UGEM, v. II, p. 209 e C-96, p. 442, L-1 - Esposo: Francisco Pereira de Castro - Sr. da Casa do Eirado, em Valença e, da C. do Paço, em S. Miguel da Fontoura. Fhs:
1) Matias Pereira de Castro – N-Março-1851 – F-moço
2) ........... – F-moço
3) Inácia Antônia – Esp: João Manuel Pereira de Azevedo de Araújo e Gama – c. g.
Ele da Torre da Passagem, em Ponte de Lima – Ver UGEM, C. 113, n. 3, pg. 56, L-2
B) Ana Margarida de Castro Sousa e Menezes Sarmento Puga – sucessora - N-18.4.1830 - B-23.4.1830 - F-1874
Esposo: Gaspar Pereira de Castro. Morador na Casa do Eirado, Valença - C-28.2.1853, na Freguesia do Cerdal, em Valença. F-11.9.1889. - UGEM, C-161 e C-96, pg. 443, do L-1 - Primos – vide pg. 64j64j – Fhs:
1) Gaspar Pereira de Castro – N-26.11.1855 – F-novo, solteiro
2) D. Margarida Pereira – F-solteira
3) D. Maria Pia Pereira de Castro. Herd. da Casa do Galvão. Ele de Arcos de Valdevez.
Esposo: Francisco Pereira de Sousa - Contador do Juizo de Melgaço.
4) Lopo Pereira de Castro – N-5.9.1859. Representou o avô Diogo na Quinta do Galvão.
5) Caetano José Pereira de Castro – N-1.4.1861
6) Gabriel Pereira de Castro – N-1.7.1866 – F-no Brasil – s. g. legítima.
7) Alberto Magno Pereira de Castro – Herdeiro da Casa do Galvão.
Esposa: D. Maria José de Vasconcelos Mourão Passos – F-11.9.1929 – Fhs:
a) D. Maria Alberta Pereira de Castro
b) Gaspar Magno Pereira de Castro

Caso você vier a descobrir os ascendentes dele, peço a gentileza de me informar, para que eu volte a verificar na minha Grande base sobre os Castros se os ascendentes entroncam com os demais.

É o que tinha para lhe informar. Fico a disposição. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#103221 | jliberato | 17 out 2005 17:58 | Em resposta a: #103201

Cara Matilde Souto Pires,
A minha mensagem era sobre o paradeiro dos livros paroquiais, mas se conseguir encontrar o assento era oiro sobre azul!
O que procuro é o baptismo de José Soares, natural de Amiais de Cima, freguesia de Abrã, concelho de Santarém. Casou em São Pedro de Sintra em 1786 com Luísa Maria de 32 anos de idade.
Muito grato pela sua oferta.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#103240 | Matilde Souto Pires | 17 out 2005 20:48 | Em resposta a: #103168

Caro Senhor

Se o seu antepassado se casou em 1786,poderá ter nascido em 1760+ ou -
Se esses livros paroquiais existirem ainda ,deverão estar na Torre do Tombo,onde se encontram os assentos mais antigos .O mesmo não acontece no Arquivo distrital de Braga e no do Porto ,que conservaram todos os paroquiais.
Se encontrar o que procura darei notícias na 6ª feira ou Sabado .
Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#103259 | jliberato | 17 out 2005 23:33 | Em resposta a: #103240

Cara Matilde Souto Pires,
Agradecia que verificasse, mas não deve haver. Daí a minha mensagem inicial sobre o paradeiro desses livros.
Cumprimentos e obrigado pelo seu interesse.
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#103280 | crisdsc | 18 out 2005 10:02 | Em resposta a: #103220

Estimado Sr Samuel de Castro,

Muita obrigada pela resposta. O Frederico Justiniano era o meu 4° avô, da familia Sousa e Castro de Remoaes. Ja foi referido no forum ("sousa e castro de Remoaes - Melgaço", em Agosto de 2002) pelo senhor Anibal Teixeira, que diz ser 3° neto. De qualquer maneira, terei imenso gosto em lhe transmitir todos os meus dados quando constituir totalmente a minha arvore genealogica.

Atenciosamente,

Cristina de Sousa e Castro.

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#103375 | Samuel C O Castro | 19 out 2005 12:44 | Em resposta a: #103280

Estimada Maria Cristina,

Revendo o tópico “Sousa e Castro da freguesia de Remoães – Melgaço”, com os dados ali expostos, consegui entroncar o Frederico Justiniano em minha base, portanto, venho lhe pedir o especial favor de contatar-me pelo meu e-mail, para isso estou solicitanto seu contato através do Genea.
Um forte abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#103379 | Cordeiro | 19 out 2005 14:33 | Em resposta a: #55157

Ola senhor: tem tantos castros por esse Porutgal fora eu conheço algums que sâo meus parentes de Tras : Os. Montes que nâo entram no seu grande livro da familia Castro. Ainda mais que voce pesquiz dai do Brasil .

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#103384 | Samuel C O Castro | 19 out 2005 14:57 | Em resposta a: #103379

Estimado Cordeiro,

Em meu livro, já publicado, tenho a ascendência e descendência de uns Pereira de Castro da região de Monção, Melgaço, Merufe e de Arcos de ValdeVez.
Já, numa Grande base que estou montando sobre os Castros, atualmente com 303 páginas, tenho fantásticos dados dos Castros de quase todas as regiões de Portugal, das Ilhas, da Índia, África, alguns países sulamericanos e do Brasil.
Os seus parentes Castros, de Trás os Montes, estão descritos em algum livro ? Algum deles possuem um estudo genealógico sobre o ramo ascendentes deles ? Como tenho interesse em entroncar na base, o maior número possível dos troncos dessa família, peço sua gentileza de pedir para eles contatarem-me por e-mail, que deixo de aqui expô-lo por medidas de segurança, podendo obtê-lo através do link "Contactos", acima.
Muito lhe agradeço seus comentários e ajuda. Fico a disposição. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#103498 | Matilde Souto Pires | 20 out 2005 16:36 | Em resposta a: #103259

Senhor Liberato
Estive ontem na Torre do Tombo,aí procurei o assento de nascimento do seu antepassado José Soares, mas tal como o Senhor previa só existem os livros paroquiais dessa freguesia a partir de 1811 .Tinha razão e desculpe-me ter-lhe dado falsas esperanças.
Só há uma leve hipotese de estarem no Arquivo de Santarem, um dia procurarei
Este José Soares nunca teve Habilitação de Genere ou outro processo em que conste o seu assento de baptismo?
Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#103777 | Samuel C O Castro | 25 out 2005 17:32 | Em resposta a: #103280

Estimada Cristina,

Lhe enviei 2 e-mail, com 2 anexos diferentes. Como não recebi resposta, peço a gentileza de confirmar se recebeu.
Peço sua gentileza de me enviar dados de seus Castros, para eu poder incluir na minha base sobre os mesmos.
Antecipo agradecimentos. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#104011 | jliberato | 28 out 2005 02:18 | Em resposta a: #103498

Cara Matilde Souto Pires,
Muito obrigado pelo seu interesse. Não me parece que exista outro processo àcerca desta pessoa.
A única pista é ver se os arquivos paroquiais de Abrã não estarão noutro sítio para além da Torre do tombo ou o Arquivo Distrital. Talvez alguém no Arquivo Distrital saiba dar uma opinião. Na própria igreja? Já encontrei casos em que isso aconteceu.
Era esse o sentido da minha pergunta inicial.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#135201 | Samuel C O Castro | 23 nov 2006 17:35 | Em resposta a: #56415

Estimado primo Pedro,

Se você tiver dados que eu possa acrescentar em minha Grande base dos Castros, peço enviar para meu e-mail. Veja o tópico aqui em: http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=89419 .

Antecipo agradecimentos. Fraterno abraço à todos da família.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#151709 | Castro Martins | 08 abr 2007 11:30 | Em resposta a: #57391

Meu caro José de Castro Canelas,

Gostava de saber a localização exacta da Quinta da Matosa, na freguesia de Ancede, município de Baião, que pertencia no século XVI aos meus décimos avós Gaspar Ribeiro e Antónia Vaz de Castro. Como tem ascendentes Castros oriundos do vizinho Marco, ocorre-me perguntar-lhe se nas suas pesquisas já se deparou com aquele topónimo e/ou com o referido casal Ribeiro/Vaz de Castro.
Até aqui tudo o que descobri dos meus antepassados foi exclusivamente produto do meu trabalho investigatório. Se me der alguma pista relevante, citarei sempre a autoria desse contributo, conforme é minha obrigação.
Cordiais cumprimentos

Castro Martins

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#151787 | loureiro | 09 abr 2007 09:45 | Em resposta a: #151709

Caro Castro Martins

Infelizmente não tenho informações sobre o que pretende.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#151789 | Castro Martins | 09 abr 2007 11:14 | Em resposta a: #151787

Caro José de Castro Canelas,

Agradeço a sua resposta: apesar de não me poder valer, respondeu-me sem demora, o que justifica este agradecimento.

Cumprimentos.

Castro Martins

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#152381 | restrela | 14 abr 2007 18:20 | Em resposta a: #56423

Prezado Pedro de Almeida,
Gostaria de entrar em contato, temos um ascendente antigo comum, que foi G.or do Maranhão, Rui Vaz de Siqueira. Ainda passas por este genea?
Abraço,
Rodrigo.

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#152402 | Samuel C O Castro | 14 abr 2007 23:24 | Em resposta a: #152381

Estimado Rodrigo,

Ao escrever para o Pedro de Almeida, você não entrou na mensagem dele e no respectivo link respectivo "responder para o fórum". Com isso, ele não
receberá a comunicação do Genea e não saberá que você escreveu para ele. Você deve ter entrado em um link "responder para o fórum" numa mensagem minha, pois recebi a comunicação da mesma com data de 14.4.2007 e nessa data a única aqui é a sua.
Se deseja tentar contatar o Pedro de Almeida, entre numa mensagem dele, aqui neste tópico e clik no link "responder para o fórum" da respectiva mensagem. Aí sim ele receberá a comunicação do Genea Portugal.
Poderás também entrar no link "Contactos" acima e depois de colocar seu "username e password" e clicar, na tela seguinte entre com "Pedro de Almeida" e solicite o contato dele. O Genea comunicará o Pedro, que entrará em contato com seu e-mail.
Sobre o Rui Vaz de Siqueira, ele também tem ascendência Castro e consta de minha base. Peço sua gentileza de disponibilizar para meu e-mail os dados que possuis sobre o ramo dele. Também poderei disponibilizar-lhe o que possuo via e-mail. Aguardo seu contato. Antecipo agradecimentos. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#155842 | Ant.º Vaz de Castro | 11 mai 2007 20:23 | Em resposta a: #151709

Caro Castro Martins,
Como pode verificar pelo meu nome de família eu sou um dos poucos Vaz de Castro existentes.....o meu conhecimento da família Vaz de Castro não vai tão longe como seu, pois décimos avós é muito tempo....
O máximo que consigo "recordar" através de memórias de família, resume-se aos finais do século XIX... Penso que a família Vaz de Castro se localizava de facto nas áreas que refere, com ligações a Trás -os-Montes, com um Bispo à mistura, e um casal de professores (Barbosa/Vaz de Castro) que acabaram os seus dias em Duas Igrejas-Penafiel (os meus bisavós)
Se assim o entender poderemos continuar esta amena cavaqueira...
Cumprimentos António Vaz de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#155916 | Samuel C O Castro | 12 mai 2007 17:53 | Em resposta a: #155842

Estimado Antônio,

Para que eu possa verificar se sua ancestralidade entronca junto aos demais de minha Grande base dos Castro, peço sua gentileza informar apenas o nome do casal mais antigo que sabes dessa família e dados sobre eles (datas e locais de N-C-F, títulos, cargos, etc).
Não localizei em minhas pesquisas o casal referido pelo colega Castro Martins.
De ambas as linhagens, tenho grande interesse no entroncamento junto aos demais da referida base. Antecipo agradecimentos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#156202 | Castro Martins | 15 mai 2007 14:12 | Em resposta a: #155842

Caro Antº Vaz de Castro,
Agradeço a sua mensagem. Gostaria de lhe ser útil na busca de mais antepassados. Sugiro que troquemos informações por correio electrónico: forneci o meu endereço aos moderadores e deixo aqui declaração autorizando que lha comuniquem.
Já avancei um pouco na busca da localização da Quinta da Matosa e de mais familiares (inclusive pais) da m/ décima avó Antª Vaz de Castro (cujos pais foram décimos quartos avós dos sobrinhos-bisnetos que já tenho).
Cumprimentos do Castro Martins

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#156207 | Samuel C O Castro | 15 mai 2007 15:55 | Em resposta a: #156202

Estimado Castro Martins,

Para que eu possa verificar se sua ancestralidade entronca junto aos demais de minha Grande base dos Castro, peço sua gentileza informar apenas o nome do casal mais antigo que sabes dessa família e dados sobre eles (datas e locais de N-C-F, títulos, cargos, etc). Tenho grande interesse no entroncamento junto aos demais da referida base.
Ao solicitar seu contato, estou disponibilizando meu e-mail, para que, caso preferir, nos comuniquemos por essa via. Antecipo agradecimentos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#156223 | Ant.º Vaz de Castro | 15 mai 2007 19:00 | Em resposta a: #156202

Caro Castro Martins,
Fico a aguardar o seu E-mail.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#156262 | Castro Martins | 16 mai 2007 10:32 | Em resposta a: #156223

Caro Ant.º Vaz de Castro,
Como nunca o tinha feito antes, pensava ser suficiente a autorização que escrevi na mensagem que lhe enviei.
Em face desta sua nova mensagem, escrevi directamente ao Moderador por via electrónica autorizando-o a comunicar-lhe o meu endereço. Espero que desta vez tenha escolhido o caminho certo.
Cumprimentos do
Castro Matins

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#158630 | suevia46 | 06 jun 2007 16:55 | Em resposta a: #103375

bisabuelo...Damian de Castro
abuelo...Domingo de Castro Ferreira 1890 ( Fanceves-Portugal)
madre...de Castro Estevez ( Galicia-España)
yo...(Galicia- España)

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#158636 | jsarmento | 06 jun 2007 17:22 | Em resposta a: #55157

Caro Samuel de Castro

Espero que tudo esteja bem consigo e com os seus. Tenho andado longe deste forum há já bastante. Só agora tomei conhecimento que a sua obra está disponível. Tenho muito gosto em adquiri-la. Peço-lhe o favor de me informar como proceder.

Com os meus melhores cumprimentos

José Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#158638 | jsarmento | 06 jun 2007 17:30 | Em resposta a: #151709

Exmo Sr Castro Martins

O meu bisavô materno, António Pinto da Silva de Saavedra casou pela 1ª vez com uma senhora D.Inês de Castro, da qual não teve descendência. Segundo tradição familiar (embora não segura) esta senhora e este meu bisavô teriam vivido na Quinta das Alcarias em Baião, creio que freguesia de Gestaçô, que seria propriedade desta senhora D.Inês de Castro.

Por acaso disporá de alguma informação desta senhora?

Antecipadamente grato pela atenção que possa dispensar

Com os meus melhores cumprimentos

José Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#158674 | Samuel C O Castro | 06 jun 2007 21:42 | Em resposta a: #158636

Estimado José Sarmento,

Para lhe enviar por e-mail uma sinopse da obra, contendo o custo e forma de aquisição, estou solicitando seu contato. Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#158677 | Samuel C O Castro | 06 jun 2007 21:52 | Em resposta a: #158630

Colega Suevia,

Não encontrei em minha base os nomes informados. Caso souber, ou vier a descobrir a ascendência do Damian de Castro, peço sua gentileza de aqui expor os dados, pois gostaria de entroncar este ramo junto aos demais. Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#158682 | suevia46 | 06 jun 2007 22:03 | Em resposta a: #158677

Gracias,es muy amable...cuando tenga mas datos le informaré.

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#158742 | Castro Martins | 07 jun 2007 11:07 | Em resposta a: #156223

Caro Ant.º Vaz de Castro,

Em 15.5.2007 dizia estar aguardando o meu e-mail. Não posso escrever-lhe directamente porque não sei o seu endereço electrónico. No entanto, após duas tentativas frustadas por ter escolhido caminhos errados, creio ter feito correctamente tudo o que era necessário para que o meu lhe fosse comunicado através do moderador. Se porventura esta última tentativa também se tiver gorado, agradeço-lhe mo faça saber para eu tomar outras providências.
Cumprimentos do Castro Martins.

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#158743 | Castro Martins | 07 jun 2007 11:29 | Em resposta a: #158638

Exmo. Sr. José Sarmento,

Infelizmente não tenho a mínima pista quer sobre a Quinta das Alcarias quer sobre o casal que refere.
Tenho vindo a investigar dados históricos relativos a lugares e pessoas de Baião e do vizinho ex-concelho de Bemviver, mas apenas, para já, à volta séculos XVI e XVII. De qualquer modo não deixarei de entrar em contacto consigo se vier a descobrir algo que lhe possa interessar.
Cumprimentos do Castro Martins

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#158745 | jsarmento | 07 jun 2007 11:49 | Em resposta a: #158743

Exmo Sr Castro Martins

Agradeço a sua amabilidade e atenção.

Com os meus melhores cumprimentos

Jose Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#161501 | Nuno Castro | 01 jul 2007 20:49 | Em resposta a: #155842

Não é verdade a familia continua caro familiar pois sem o saber-mos devemos de certeza pertencer a mesma familia pois os meus bisavos bem como os meus avos eram de penafiel onde tinham um grande solar com capela privativa de acordo com as informações dadas pela minha tia Berta Castro que ainda é viva com quase 87 anos.
É dificil o seguimento da familia pois o meu avo tirou ao nome do meu pai o Vaz e por sua vez o meu pai tirou o Barbosa Vaz.
Hoje essa situação esta reposta pois tanto o meu filho Bernardo Esteves Barbosa Vaz de Castro e a minha filha Beatriz Neves Barbosa Vaz de Castro têm de novo o nome completo da familia.
No que diz respeito ao Antonio penso ( quase tenho a certeza ) que deve ser da familia do irmão do meu avo do qual nada sabemos desde que a familia se separou quando o meu avo foi viver para Ovar.
Caso queira continuar esta conversa o meu mail é nmm.castro@gmail.com
Fico a aguardar noticias suas
Cumprimentos
Nuno Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#171573 | beltina | 02 nov 2007 20:19 | Em resposta a: #161501

Olá Samuel, Há muito que procuro algúm parente de meu avô materno.
Nascidos em Quixeramubim CE.

Meu bisavô - Tenete Antônio Augusto de Oliveira Castro na História de Canudos
Avô - Tenente Antônio Augusto de Castro 1989/1959
Avó - Maria Raimunda Pinheiro de Castro
Tia Avó - Maria Augusta Pinheiro de Castro
Mamãe - Maria Augusta de Castro 1929/2007
Titia _ Maria Amparo de Castro, solteira 1926/2006
Nasceu em Campo Grande MT pois ele servia lá nos idos de 1920 na frontreira de Mato Grosso com Peraguai, participou da revolução de 1930.
Sou a única neta dele.
Lembro de mamãe falar que tinha primos dele em Fortaleza e outras cidades do Ceará, de um José Augusto Pinheiro de Castro, também tinha vículos com os Jucás, mas nunca conheci ninguém pela distância pois moro em Volta Redonda RJ
Por favor se conhecerem alguém que conheça um familiar
Me avisem .............................................
Antecipadamente grata
Izabel Christina de Castro Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#180332 | beta2008 | 14 jan 2008 01:21 | Em resposta a: #158674

Ola Senhor Samuel de Castro,

Eu gostaria de saber mais imformacao sobre a familia do meu visa-avo Joao de Castro, ele nasceu no Sao Joao da Ponte Guimaraes em 28/12/1899, casou-se com Marcelina Rodrigues Ribeiro em 09/15/1928 ela por sua vez foi nascida em Soutinhaes/ Caminha. O pai do meu visa-avo chamava-se Manuel de Castro e a sua mae Ana da Silva, infelizmente nao tenho datas de nascimentos nem locais de nascimento de ambos. Sera poderia me ajudar a encontrar esta informacao? Sera que tambem ele pertencia a sua familia?
Eu vivo nos EUA e nao me e possivel obter mais informacao dos meus antepassados neste momento, eu apreciaria muito a sua ajuda.

Muito obrigado pelo seu precioso tempo.

Elisabete Machado.

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#180350 | Samuel C O Castro | 14 jan 2008 10:00 | Em resposta a: #180332

Estimada Elisabete Machado,

Procurando em uma Grande base que estou a montar sobre os Castros, não localizei os nomes informados. Pelas localidades que informaste, não deverão ser de um ramo próximo ao meu, que lá em Portugal é Pereira de Castro, de Monção ou de S. Pedro Fins de Parada, em Coura.

Daí mesmo nos EUA poderás pesquisar em microfilmes dos livros de registros paroquiais das cidades donde nasceram / casaram / faleceram seus ascendentes, em algum CHF (Centro de História da Família) da igreja dos Mórmons.

Deves iniciar pelas certidões de seus pais, ali deverá constar donde eram naturais seus avós. Nos microfilmes das localidades donde nasceram seus avós, deverás achar as certidões deles, onde deverá constar a naturalidade de seus bisavós. E, assim, sucessivamente, vais pesquisando as respectivas localidades e retroagindo na sua ancestralidade que deseja localizar.

Quem sabe você descubra algum colega que resida em Guimarães ou Caminha, em algum tópico sobre essas localidades, que possa lhe ajudar junto às Conservatórias (Cartórios aqui no Brasil) ou junto ao Arquivos Distritais respectivos.

Desejo-lhe boa sorte nas buscas. Caso você conseguir retroagir na ancestralidade que procuras, peço me informar o nome completo dos casais e dados sobre eles, pois gostaria de ver se consigo entroncar junto aos demais da referida base.

Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#180353 | beta2008 | 14 jan 2008 10:55 | Em resposta a: #180350

Senhor Samuel,
Muito obrigado de me responder tao rapidamente, nao realizei que o senhor vive no Brasil se eu nao me engano do lado da mesma familia temos familiares no brasil creio que em Sao Paulo, eu estou muito curiosa de saber como eles estao, vou informar- me com o meu avo que vive em Portugal se ele se lembra de alguns dados pessoias visto eles terem-se comunicado por alguns anos, mas depois perderam contacto uns dos outros.
Mais uma vez muito obrigado. O meu Bisavo Castro foi-me muito querido ele ainda tomou conta de mim quando eu era pequena, eu acho que devo-lhe este favor em descobir quem eram os seus antepassados e falar deles a minha filha e as geracoes seguintes.

Um grande abraco para o senhor Samuel

Elisabete Carvalho Machado

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#180483 | ruifaria2 | 15 jan 2008 10:29 | Em resposta a: #180353

Cara Elisabete, creio que desculpará a intromissão, dado a pergunta não me ser dirigida, contudo suponho que a posso ajudar.
A base toponímica do apelido Castro parece incontornável. O topónimo mantém na tradição oral o que a erosão do tempo apagou da materialidade visível de espaços onde outrora se fixaram povoações pré-romanas.
Neste caso em particular, um importante foco de Castros na freguesia de Ponte São João, provém do casal Gonçalo Rodrigues, Senhor do Casal de Courelas de Baixo e de sua mulher Ângela de Castro, cuja génese encontramos no Monte de Nossa Senhora do Castro em Santo Adrião de Vizela, concelho de Felgueiras. A sua história poderá ser analisada com especial agrado ao folhear os excelentes artigos de MORAES, Maria Adelaide Pereira de Titulo: Velhas Casas: freguesia de S. João de Ponte, Casal da Ribeira de Cima. Revista: Vol. XXIV, 1964, p.2-33 na Revista “Beletim de Trabalhos Históricos”
http://www.csarmento.uminho.pt/amap_51.asp?filtro_ano=1964 e Desceram do monte, atravessaram o mar (Castros de Guimarães e seu termo). Revista: Vol. XXXVIII, 1987, p. 61-103.
http://www.csarmento.uminho.pt/amap_51.asp?filtro_ano=1987. Esta última fala-nos do Casal supra.
Supomos ser seu ascendente o 9º filho deste casal, baptizado 15-05-1690 com o nome de pia Bento, e que em adulto é nomeado Bento de Castro. Casou com Ângela da Silva e fixou residência em Castelães, avós maternos de João de Castro Salgado. Apesar de faltar a certeza documental, que apenas um estudo exaustivo confirmará, encontramos alguns indícios que ligam Bento a Courelas, insufidiêntes contudo para, sem quaisquer dúvidas, fazer a correspondência.
Na génese destes Castros estiveram indivíduos que tomaram o apelido Castro do local de nascimento. Podemos encontrar outros focos de difusão do apelido, como são os casos do lugar de Castro, em Serzedelo (Santa Cristina) e Aldeia de Castro em Fafe (Santa Eulália a Antiga). Milhares de indivíduos descendem destas famílias, muitos das quais, creio, estudados pelo prezado confrade Samuel Castro, cujas intervenções neste fórum tenho acompanhado com interesse.
Segue uma sequência genealógica, que apesar de incompleta, fornece pistas bastantes para iniciar as suas pesquisas e conhecer os percursos de vida dos seus ascendentes.



I ANTÓNIA DE CASTRO
= com António Dias
Tiveram:
(II) Rodrigo de Castro


II RODRIGO DE CASTRO
casou com Domingas Álvares. ∆ Fonte Cova, Ponte (São João), Guimarães, 17-09-1682. Filha de Pedro Fernandes e de sua mulher Senhorinha Álvares.
Tiverem:
(III) José de Castro


III JOSÉ DE CASTRO
º Ponte (São João), Guimarães, 19-03-1718.
= com Rosa Ferreira da Silva. º Castelães, Ponte (São João), 17-Nov-1725. Filha de Bento de Castro e de sua mulher Ângela da Silva. Neta paterna de Gonçalo Rodrigues, Senhor do casal de Courelas e de sua mulher Ângela de Castro (?).
Tiveram:
(IV) João de Castro Salgado


IV JOÃO DE CASTRO SALGADO
º Ponte (São João), Guimarães, 17-Out-1755.
= Fermentões (Santa Eulália), Guimarães, 24-10-1784 com Joana Cardoso. º Idem, 29-Fez-1759. Filha de Manuel Cardoso e de sua mulher Susana de Oliveira.
Tiveram:
1(V) Joana Maria de Castro



V JOANA MARIA DE CASTRO
Teve, solteira de pai incógnito.
1(VI) José de Castro


VI JOSÉ DE CASTRO
º Fermentões (Santa Eulália), Guimarães, 01-Jan-1838.
= Ponte (São João) 04-06-1863 com Ana da Silva. º Idem, 13-Abr-1842. Filha de Manuel Martins e de sua mulher Inês Maria.
Tiveram:
(VII) Manuel de Castro, q.s.


VII MANUEL DE CASTRO
Foi tecelão de cetim
º Corvite (Santa Maria), Guimarães.
= com Ana de Oliveira, tecedeira. º Brito (São João) Guimarães. Filha natural de Maria de Oliveira.
Tiveram:
(VIII) José de Castro


VIII JOSÉ DE CASTRO
º Ponte (São João), Guimarães, 28-Dez-1899.

Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#180537 | Samuel C O Castro | 15 jan 2008 17:30 | Em resposta a: #180483

Estimado Rui Faria,

Fico-lhe muitíssimo grato pela exposição dos dados desses Castros que, com certeza, me serão extremamente úteis, inclusive a dica do 1º site sobre o BTH (o 2º eu já havia acessado), que procurarei ver com grande interesse.

Os seus dados informados, consegui entroncar em minha grande base, que abaixo exponho e, creio poderá ser muito útil para a colega Elisabete. Diz ela que o seu bisavô seria João de Castro e, o que você informou foi José de Castro, com a mesma data de nascimento, creio tratar-se da mesma pessoa.

Caso tiveres dados complementares aos que ora informo, peço sua gentileza de me informar, o que fico-lhe muitíssimo agradecido.

Ratifico meus agradecimentos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro



(Na ascendência do Frutuoso abaixo, há controvérsias entre diversos autores, que não a confirmam, estando pendente em minha base).
a) Frutuoso de Castro Guimarães (Frutuoso Mendes de Castro) – Capitão de Cavalos - FCR – Capitão de Infantaria - BTH, pg 62 e 93
Esposa: D. Isabel Pires Pacheco (ou Maria Pires) - C-Santo Adrião de Vizela, Felgueiras - NFP, vol VI, Guimarães, $24, N5
1) João de Castro (o Ligeiro) – Alfaiate e comerciante de vinho na Cruz da Pedra, em Creixomil – F-6.8.1622, na Cruz da Pedra
Esposa: Maria Mendes – N-Freguesia de S Pedro de Polvoreira, lugar dos Carvalhos - C-19.6.1605, Creixomil – F-23.9.1629, Cruz da Pedra, Creixomil. Res. na Freg. de Enfias - BTH, pg 62
a) Domingas de Castro (Ligeira) - B-16.2.1608, Creixomil - F-6.5.1675, Creixomil
Esposo: Antônio Francisco Guimarães - N-Pena de Galo, Freg. de São Miguel das Caldas – Carpinteiro de carros. C-20.4.1620 - Deixou Testamento datado de 3.3.1666 - F-5.3.1676, na casa da filha Maria. Residiram na Rua da Cruz de Pedra, em Creixomil - BTH, pg 63.
1) Ângela de Castro - B-9.5.1649, Ponte - F-1694, Ponte
Esposo: Gonçalo Rodrigues - C-19.5.1669, Casal das Courelas de Baixo, Freguesia de São João de Ponte - Sr. da Casa das Tábuas Vermelhas, onde residiram - BTH, pg 64, 68 e 104, árv 4
a) Bento de Castro – B-15.5.1690 – Residiram na Sub-Deveza, São João da Ponte, Castelões
Esposa: Angola da Silva (ou Ângela da Silva) – BTH, pg 104, árv 4 - Fhs:
1) Miguel – N-1723 – 2) João de Castro – N-1724 – 3) José
4) Rosa Ferreira (Rosa Ferreira da Silva) – N-1725
Esposo: José de Castro – Primos ? - Viveram na Sub-Deveza, S. João da Ponte – BTH, pg 104, árv 4 - (Filho de Domingas Alves e de Rodrigo de Castro, C-17.9.1682, Fonte Cova, Ponte (S. João), Guimarães, neto paterno de Antônio Dias e Antônia de Castro) – Fhs:
a) João de Castro Salgado – N-17.10.1755, São João da Ponte, Guimarães
Esposa: Joana Cardoso – N-29.12.1759, São João da Ponte, Guimarães - C-24.10.1784, Fermentões, S. Eulália, Guimarães - Fhs:
1) Joana Maria de Castro – Teve de solteira (pai incógnito): Fhs:
a) José de Castro – N-1.1.1838, Fermentões, Santa Eulália, Guimarães
Esposa: Ana da Silva – N-13.4.1842, Fermentões, S. Eulália, Guimarães - C-4.6.1863, São João da Ponte, Guimarães - Fhs:
1) Manuel de Castro – N-Corvite, S. Maria, Guimarães – Tecelão de cetim
Esposa: Ana de Oliveira – N-Brito (S. João), Guimaraães – Tecedeira - Fhs:
a) José de Castro (ou João de Castro) - N-28.12.1899, S. João da Ponte, Guimarães
Esposa: Marcelina Rodrigues Ribeiro – N-Soutinhães, Caminha - C-15.9.1928

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#180538 | Samuel C O Castro | 15 jan 2008 17:35 | Em resposta a: #180353

Estimada Elisabete,

Peço sua gentileza de ler a mensagem que enviei ao colega Rui Faria, que creio poderá ser-lhe muito útil. Caso se confirme a ascendência que ali apresento para os dados que procuras, peço sua gentileza de informar toda a descendência do último casal ali informado (seu possível bisavô ?) e demais dados de interesse histórico / genealógico sobre eles, que pretendo incluir na base a que me referi.

Sobre pessoas residentes no Brasil, de gerações atuais, que tenham linha telefônica, poderá localizá-las pelo site www.telelistas.net/ , ali informando, além do telefone, o endereço completo.

Antecipo agradecimentos. Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#180566 | ruifaria2 | 15 jan 2008 21:56 | Em resposta a: #180537

Caro Samuel o erro foi meu, tratamos de João de Castro nascido em 1899 e não de José.
Devo confessar-lhe a minha admiração pelo esforço hercúleo que tem empreendido para unir os Castros. Espero ter ajudado de alguma forma.
Cumprimentos
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#180619 | beta2008 | 16 jan 2008 02:42 | Em resposta a: #180566

Sr. Faria,

Muitissimo obrigado pela grande ajuda, a minha curiosidade e como conseguiu toda esta rica informacao? Estou sem palavras como agradece-lo. Desculpe minha curiosidade, mas o Sr. tambem tem antepassados com nome De Castro?
Bem haja para si e restante familia.

Elisabete Camarao

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#180624 | beta2008 | 16 jan 2008 03:04 | Em resposta a: #180538

Sr. Samuel de Castro,
Mais uma vez muito obrigado pela preciosa dedicacao a familia de Castro.
Eu li a mensagem que mandou ao colega Rui Faria, a unica diferenca e que na certidao de casamento do meu bisavo Joao de Castro sua mae e chamada Ana da Silva, esse nome nao condiz com o nome Ana de Oliveira casada com Manuel de Castro da lista que o senhor sampaio tem na sua base. Sera que estamos a falar de uma familia diferente?
Espero que o senhor tenha uma boa noite, e boa sorte com o seu precioso projecto e mais uma vez fico-lhe muito grata pela sua grande ajuda.

Elisabete Machado

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#180637 | pachancho | 16 jan 2008 07:09 | Em resposta a: #180538

Caro Samuel,


1832-11-23 — Nasceu na Oliveirinha do Vouga – então povoação da freguesia e concelho de Eixo – o Conselheiro Francisco de Castro Matoso da Silva Corte-Real que, formado em Direito, seguiu a magistratura judicial; militou no Partido Progressista, foi deputado por Aveiro e par do Reino. Era irmão do estadista José Luciano de Castro e, pela sua dignidade e distinção, bonomia e magnanimidade, desfrutou do respeito e simpatia dos seus patrícios (Arquivo Distrital de Aveiro, Livro de Baptismos da freguesia de Eixo, fl. 35; Arquivo, XXXIV, pg. 30 e XL, pg. 82) – J.


cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#180638 | pachancho | 16 jan 2008 07:19 | Em resposta a: #180637

Caro Samuel,

o nome anterior que lhe enviei já consta da base de dados do geneall. Fica aqui outro:

1836-03-11 — Nasceu em Lisboa D. Maria Inês Champalimaud Duff, filha de Roberto Aleixo Duff e de sua esposa D. Ana Umbelina Champalimaud de Sousa Lixa e Castro, que, tendo professado na Congregação das Irmãs Terceiras Dominicanas de Santa Catarina de Sena, viria a ser a directora do Colégio de Santa Joana Princesa, em Aveiro, desde 1884 até 1909 (Domingos Maurício Gomes dos Santos, O Mosteiro de Jesus de Aveiro, I, pg. 485) – J.

cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#180641 | ruifaria2 | 16 jan 2008 09:20 | Em resposta a: #180619

Cara Elisabete, até agora ainda não encontrei Castros na minha ascendência, mas não me admirava se tal viesse a acontecer. Sou apenas um "viciado" em genealogias como grande maioria dos confrades que participam neste fórum.
Cumprimentos,
Rui Faria.

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#180646 | beta2008 | 16 jan 2008 11:03 | Em resposta a: #180641

Bom dia Sr. Faria,
Eu gostaria de lhe perguntar com eu poderia conseguir informacao de minha bisavo Maria dos Reis de Freitas, ela era de guimaraes de uma familia bastante abastada, neste momento e a unica informacao que tenho sobre ela, foi casada com Rafael daGraca Pinto Carvalho, de Vila do Conde freguesia da Zorara. Neste momento nao tenho datas de nascimento ou mais informacoes, sera que o senhor podia-me dar umas luzes sobre estes familiares?

Muito obrigado pelo sua grata ajuda.
Sua colega
Elisabete Machado

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#180657 | ruifaria2 | 16 jan 2008 12:18 | Em resposta a: #180646

Cara Elisabete oblitere o Sr., deixemo-lo no céu a olhar por nós, trate-me por Rui.
Infelizmente as informações que dá são demasiado vagas, sem uma referência mais específica, como a freguesia, é tarefa quase impossível descobrir mais informações.
Pode ser que para algum confrade tais nomes sejam familiares.
Cumprimentos,
Rui Faria.

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#180661 | Samuel C O Castro | 16 jan 2008 12:31 | Em resposta a: #180566

Estimado Rui Faria,

Grato pela correção confirmando como sendo o João de Castro. Isto com certeza tranquilizará a colega Elisabete.

Da mesma forma que a Elisabete lhe questionou sobre a fonte em que baseaste para os dados disponibilizados, pergunto-lhe se foi o BTH constante do 1º link a que informaste?

O grande esforço que estou a realizar só está sendo possível com a ajuda de abnegadas pessoas, que têm um coração e uma mente aberta, caridosas, humanitárias, benevolentes e diversos outros adjetivos, dentre eles você. Sem a ajuda de todos seria impossível a empreitada. Sou muito grato a todos.

Em forma de retribuição, nem sempre para as mesmas pessoas que informam, tenho colaborado com todos que me procuram e procuro atendê-los da melhor forma possível, tentando entroncar os dados que informam e disponibilizando-lhe a ascendência mais direta deles que tenho na base, que é um dos objetivos da base. Isto tem sido muito gratificante.

A maior dificuldade está no tempo, pois são muitas informações para serem lidas e transcritas na base, com as devidas referências bibliográficas. Tenho recebido vastíssimo material e alguns que já vi, terei que repassar novamente. Muitos não tive ainda tempo de ver.

Já senti que tenho mais um "tesouro" em mãos (o outro já publiquei), talvez um segundo volume, não em termos financeiros, pois não é esse o objetivo e nem necessito disso, mas sim histórico / genealógico, pois a unificação de todos que se entroncam numa grandiosíssima árvore, considero que terá um resultado a nível mundial, dos mais significativos para a vastíssima família Castro espalhados no globo terreste e para os que dela descendem.

Realmente ajudaste e muito, pois foi mais um "galho" que descobriste para mim e para a colega Elisabete.

Muitíssimo grato. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#180664 | Samuel C O Castro | 16 jan 2008 12:43 | Em resposta a: #180624

Estimada Elisabete,

Agradeço os elogios e os extendo aos primos / colegas que têm contribuído na expansão da base.

Na mensagem de 15.1, das 21:56 hs, o colega Rui retificou o nome para JOÃO DE CASTRO, com a mesma data de nascimento que você informou, presumindo-se tratar da mesma pessoa.

Quanto a divergência de Maria da Silva, para Maria de Oliveira, só as pesquisas poderão esclarecer. Podendo até, o pároco ter constado errado, ou por ter perguntado uma coisa e os pais terem respondido outra (ao invés do nome da mãe, responderam com o nome da avó).

Igualmente desejo-lhe boa sorte em suas pesquisas e fico a disposição. Qualquer novidade que localizares, por favor, não deixe de informar. Muitíssimo grato. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#180666 | Samuel C O Castro | 16 jan 2008 13:01 | Em resposta a: #180638

Estimada Paula,

Quanto ao 1º Castro de sua 1ª mensagem, apesar da ascendência estar aqui no Genea, não conseguir entroncá-los na base.

Já para a Maria Inês da 2ª mensagem, não há tinha na base, não sabendo se trata de irmã gêmea, pois para a mesma data N-11.3.1836, tenho uma filha, do mesmo casal, com o nome de Maria Josefina Champalimaud Duff. Podendo até tratar-se da mesma pessoa, como sendo Maria Inês Josefina Champalimaud Duff, coisa a se confirmar.

Ratifico meus agradecimentos às suas inúmeras e importantes contribuições. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#180676 | ruifaria2 | 16 jan 2008 14:16 | Em resposta a: #180661

Caro César a maioria da informação provém dos registos paroquiais, neste caso de São João de Ponte e Fermentões.
Para saber a cota dos livros e o número da folha apenas junto do Arquivo Alfredo Pimenta, pois os dados que me são possíveis consultar omitem tal informação, todavia garanto-lhe fiabilidade.
Só a descendência de Gonçalo Rodrigues e Ângela de Castro é verdadeiramente assombrosa, originando, por si só, um vastíssimo trabalho.
Cumprimentos,
Rui Faria.

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#180709 | Samuel C O Castro | 16 jan 2008 20:36 | Em resposta a: #180676

Estimado Rui,

Ficou-me uma dúvida, se puder esclarecer, muito lhe agradeço. Os dados dos registros paroquiais de São João de Ponte e Fermentões são possíveis de pesquisar pela NET no site do Arquivo Alfredo Pimenta ?

Muito obrigado por tudo. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#180753 | ruifaria2 | 17 jan 2008 09:35 | Em resposta a: #180709

Caro Samuel, sabemos que uma grande percentagem dos registos paroquiais do concelho está já levantado, infelizmente muitos destes dados não se encontram disponíveis ao grande público. Sou um dos "privilegiados" a quem é permitido o acesso a tal informação.
Cumprimentos,
Rui Faria.

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#180775 | Samuel C O Castro | 17 jan 2008 12:59 | Em resposta a: #180624

Estimada Elisabete,

Se puder fazer a gentileza de disponibilizar-me os dados da descendência de seu ancestral João de Castro, ficarei muitíssimo agradecido, podendo enviar para meu e-mail castro.genealogiaarrobabol.com.br.

Antecipo agradecimentos. Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#180785 | beta2008 | 17 jan 2008 14:37 | Em resposta a: #180775

Bom dia caro samuel, o senhor precisa informacao dele, esposa e filha e nome dos pais?

Elisabete M. Camarao

Meu email e: esoisy2007@comcast.net

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#180922 | Samuel C O Castro | 18 jan 2008 10:30 | Em resposta a: #180785

Estiamda Elisabete,

Particularmente de seu ancestral João de Castro, tenho interesse em toda a descendência dele até os dias atuais, seguindo os critérios que enviei para seu e-mail. Antecipo agradecimentos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#185612 | LCNunes | 21 fev 2008 18:13 | Em resposta a: #180666

Caro Samuel de Castro,

Começo, como não podia deixar de ser, por lhe dar os meus sinceros parabéns pela excepcional pesquisa que levou a cabo e trabalho desenvolvido.

Quanto à família 'Pereira de Castro', gostava de lhe perguntar se tem no seu trabalho, bem como na sua base de dados, informações sobre:

- Camila (ou Senhorinha) Pereira de Castro casada com Pedro Soares Tangil, filho de António Afonso Perestrelo e Branca Soares Pereira, que tiveram, entre vários filhos, Francisco Pereira, abade da Castanheira (Paredes de Coura).

Este casal já consta da base de dados do Geneall mas de forma incompleta: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=260776

Antecipadamente grato.

Os meus melhores cumprimentos,
Luís Carneiro Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#185656 | Samuel C O Castro | 21 fev 2008 22:32 | Em resposta a: #185612

Estimado Luís Carneiro Nunes,

Agradeço suas palavras de incentivo pela pesquisa que estou a realizar sobre os Castros em geral.

O casal a que você se refere, tenho em minha base como pendência para ver se futuramente consigamos a ancesdência da Camila / Senhorinha para poder entroncá-la na base, conforme abaixo exponho:

"Antônia de Araújo Moscoso (ou Antônia Micaela Lira de Castro Sottomayor) - N-6.3.1706, na “Casa da Fraga”, freguesia de Mozelos - B-15.3.1706, na igreja paroquial de S. Paio de Mozelos. (os bisavós dela são da linha dos Castros)
Esposo: José Luís de Melo de Barbosa (José Luís de Melo e Lima Menezes) – Sr. da Casa de Figueiredo - Monteiro mor do Concelho de Coura - Primos ? - NFP, vol II, Araújo, $373, N26 e, vol IX, Soares Tangil, $82, N13-14.
(Filho de Leonor de Melo e Frutuoso Barbosa de Lima, NFP, vol II, Barbosa, $149, N25-26 e, vol IX, Soares Tangil, $82, N13, neto de Frutuoso Barbosa de Lima e de Ângela Pereira de Castro, NFP, vol IX, Soares Tangil, $41, N11, esta filha de Cristóvão da Penha Ozores e de D. Ana Pereira de Castro e esta, filha de Pedro Soares Tangil e de D. Camila Pereira de Castro (ou Senhorinha Pereira de Castro), da Casa do Supegal - NFP, Soares Tangil, $41, N11)".

O casal a que se refere, tendo tido:

a) O Francisco Pereira, Abade da Castanheira, Paredes de Coura.

b) Os CLÉRIGOS: Gonçalo da Rocha e Manuel Pereira, ambos filhos da Ana (irmã do Abade da Castanheira) e Cristóvão da Penha Ozores.

Será que eles não teriam deixado algum Processo de Inquirição de Genere, que pudesse esclarecer a ascendência da mãe? Se tiveres condições de verificar, fico-lhe muito grato.

Também tendo imenso interesse em descobrir a ascendência dela, caso vieres a descobrir, peço sua gentileza de aqui expor, o que muito lhe agradeceria.

Muitíssimo obrigado pelo contato. Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#185687 | jacques | 22 fev 2008 01:28 | Em resposta a: #185656

Caro Samuel de Castro
Tenho acompanhado com bastante interesse este tópico que lançou já há bastante tempo e dou-lhe os meus parabéns pelo, creio, extenso trabalho que tem vindo a realizar ao longo destes anos.
Realmente organizar uma base de dados sobre os Castro e sua descendência é mesmo "Obra" com costumamos dizer aqui em Portugal.
Tenho antepassados Castro desde o séc. XIV, nomeadamente nos descendentes de D. João, filho de D. Inês de Castro e de D. Pedro I, e de Maria de Castro, filha de Pedro de Castro alcaide-mor de Melgaço, cc Aires Coelho, sr de Felgueiras e Vieira, entre outros. Está (quase) tudo registado aqui na BD. Espero que nos possa adicionar também à sua Grande Base de Dados.
Melhores cumprimentos
Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#186475 | Samuel C O Castro | 27 fev 2008 22:48 | Em resposta a: #185687

Estimado Júlio,

Agradeço-lhe os parabéns pela pesquisa que venho a realizar sobre os nossos antepassados Castro. Realmente está sendo um trabalho de "Hercúles", mas com a ajuda que tenho recebido de inúmeras pessoas, tem tornado fácil e ao mesmo tempo muito gratificante, por isso extendo os elogios à todos eles.

Como todo trabalho deve ter uma regra, no meu também estabeleci uma, que julgo extremamente necessária.

Que é, ir até os filhos de Castros, mesmo que esses filhos não assinem o apelido, mas, parando neles.

A NÃO SER QUE, na descendência desses últimos, algum elemento voltou a assinar Castro, ou casou com uma prima Castro, caracterizando um casamento entre primos, mesmo que em distante gráu de linhagem.

Fugindo a esta regra, em alguns casos, houve a necesssidade de extender a descendência algumas gerações adiante, para que fosse possível estabelecer outras interessantes ligações de parentesco.

Para que eu possa analisar o ramo Castro, cuja descendência chega até sua linhagem atual, peço sua gentileza informar o último link que aparece o Castro e o que aparece vosso ramo.

Conto com sua compreensão. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#195075 | jacques | 03 mai 2008 00:19 | Em resposta a: #186475

Caro Samuel de Castro

Saudações Cordiais
Castro é apelido muito antigo na minha família por vários ramos, mas por entrar sempre por via feminina nunca se fixou como apelido da família Peixoto Pinto Coelho Pereira da Silva, Senhores de Felgueiras e Vieira, de Fermedo e Vila de Cabeçais, de Pendilhe, dos Morgados de Calvilhe, de Touça, da Taipa, dos Cedros, etc e chefes dos Coelhos, de que sou o actual representante.
Aqui vão os meus antepassados Castro que conheço:
Inés de Castro, http://www.geneall.net/H/per_page.php?id=777 cc D. Pedro I de Portugal, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=763 ;
Maria de Castro, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=57397 cc Aires Coelho, 5º senhor de Felgueiras, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=59916 ;
Pedro Fernandes de Castro, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=8718 cc Maria Martins Dade, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=256718
Entendo perfeitamente que seria impossível colocar todos os descendentes de Castros que não têm o apelido, provàvelmente seriam centenas de milhar.
Abs.

Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#195121 | Samuel C O Castro | 03 mai 2008 15:38 | Em resposta a: #195075

Estimado Júlio Pereyra,

As pessoas constantes dos ramos, de todos os links que informaste, fazem parte da Grande base.

Agradeço sua compreensão. Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#197385 | JRXAVIER | 21 mai 2008 12:37 | Em resposta a: #103220

Francisco Xavier de Castro [Pais] nasceu em 01/julho/1809 em Castro, PR, Brasil. Ele faleceu em 15/outubro/1908 em Passo Fundo, RS, Brasil. Francisco Xavier de Castro casou-se com Anna Joaquina Ferreira.

Outros Casamentos:

Alves, Anna Maria

Anna Joaquina Ferreira [Pais] nasceu em 1820. Ela faleceu em 26/abril/1871. Anna Joaquina Ferreira casou-se com Francisco Xavier de Castro.

Eles tiveram os seguintes filhos

M i Francisco Marques Xavier nasceu em 1837 e faleceu em 18/junho/1892.
F ii Felicidade Maria Xavier.
F iii Ambrosina Xavier.
F iv Maria Philomena Xavier nasceu em 1845 e faleceu em 12/junho/1903.
M v Fortunato Xavier de Castro nasceu em 1852.
M vi Florencio Xavier de Castro nasceu em 07/novembro/1857.
F vii Idalina da Conceição Xavier nasceu em 25/outubro/1860.
M viii Cesário Xavier de Castro.


CESARIO XAVIER DE CASTRO CASOU COM CRISTINA BATISTA XAVIER E MARIA MARCHISIO DE CASTRO. FILHOS = GALEÃO XAVIER DE CASTRO E OCTACIANO BATISTA XAVIER ( OU OCTACIANO XAVIER DE CASTRO)
GOSTARIA DE CONFIRMAR OS DADOS.

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#197390 | Samuel C O Castro | 21 mai 2008 13:16 | Em resposta a: #197385

Estimado J R Xavier,

Como em minha base não tenho entroncados os nomes informados, não tenho como confirmar os dados, conforme pedes.

Quanto aos filhos que citaste no final, peço o favor de esclarecer se são filhos do Cesário com a Cristina ou com a Maria ?

Caso vieres a descobrir a ascendência do Francisco Xavier de Castro, peço sua gentileza de aqui expor, para que eu volte a consultar a base para ver um possível entroncamento junto aos demais.

Se tiveres acesso no orkut, poderá entrar na maior comunidade Castro, onde lá me disponho a enviar por e-mail uma sinopse de meu livro com o mesmo nome deste tópico.

Muito obrigado pela intervenção. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#197424 | JRXAVIER | 21 mai 2008 16:37 | Em resposta a: #197390

Manoel Francisco Xavier casou-se com Anna Maria de Barros.


Eles tiveram os seguintes filhos

Francisco Xavier de Castro

Francisco Xavier de Castro nasceu em 01/julho/1809 em Castro, PR, Brasil. Ele faleceu em 15/outubro/1908 em Passo Fundo, RS, Brasil. Francisco Xavier de Castro casou-se com Anna Joaquina Ferreira.



Anna Joaquina Ferreira nasceu em 1820. Ela faleceu em 26/abril/1871. Anna Joaquina Ferreira casou-se com Francisco Xavier de Castro.

Eles tiveram os seguintes filhos

M i Francisco Marques Xavier nasceu em 1837 e faleceu em 18/junho/1892.
F ii Felicidade Maria Xavier.
F iii Ambrosina Xavier.
F iv Maria Philomena Xavier nasceu em 1845 e faleceu em 12/junho/1903.
M v Fortunato Xavier de Castro nasceu em 1852.
M vi Florencio Xavier de Castro nasceu em 07/novembro/1857.
F vii Idalina da Conceição Xavier nasceu em 25/outubro/1860.
M viii Cesário Xavier de Castro.

Outro Casamento:

Anna Maria Alves nasceu em 1844. Ela faleceu em 15/janeiro/1939 em Passo Fundo, RS, Brasil. Anna Maria Alves casou-se com Francisco Xavier de Castro.

Eles tiveram os seguintes filhos

F i Amália Xavier de Castro nasceu em 1877.
F ii Amélia Xavier de Castro.
F iii Anália Xavier de Castro nasceu em 05/março/1879.
F iv Julia Xavier de Castro nasceu em 1879.
M v Francisco Alves Xavier nasceu em 1882 e faleceu em 1951.
F vi Conceição Xavier de Castro nasceu em 1855. Ela faleceu em 26/julho/1953 em Passo Fundo, RS, Brasil.
M vii Honório Alves Xavier.
M viii Crespin Alves Xavier nasceu em 1889.

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#197443 | Samuel C O Castro | 21 mai 2008 18:49 | Em resposta a: #197424

Estimado J R Xavier,

Agradeço o complemento de informações. Ainda não foi possível entroncar o Manuel Francisco Xavier. Se descobrir a ascendência dele, peço a gentileza de informar.

Quanto aos filhos do Cesário, que citaste na sua mensagem inicial, peço o favor de esclarecer se são filhos dele com a Cristina, ou com a Maria ?

Ratifico meus agradecimentos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#197495 | JRXAVIER | 22 mai 2008 02:27 | Em resposta a: #197443

Cesário Xavier de Castro, casado primeiro com Cristiana Batista Xavier e depois com Maria Marchisio de Castro.

Existe um filho de Cesário em Porto Alegre, o dr. Galeão Xavier de Castro. É casado e tem filhos. Galeão é filho de Maria Marchisio de Castro.

Octaciano Batista (Baptista) Xavier é filho de Cristiana Batista Xavier. Residiu em Cambará - Paraná até 1928. Foi tabelião ( tenho até um documento)
Ele ¨mudou¨ o nome para Octaciano Xavier de Castro. Foi 3 vezes prefeito de Tremembé -SP.

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#197555 | Samuel C O Castro | 22 mai 2008 18:32 | Em resposta a: #197495

Estimado JRXavier,

Muito obrigado pelo complemento de informações.

Achei alguns dados dese ramo no site "meachei" e na "genealogiacorrea".

Não tenho certeza, mas acho que alguns dos filhos do casal Manuel Francisco Xavier e Anna Maria de Barros, assinaram Castro, por terem nascido na cidade do mesmo nome.

Ratifico meus agradecimentos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#237156 | anapcastro | 23 ago 2009 05:26 | Em resposta a: #185656

Engraçado Senhor Samuel,

Os meus trisavos ou como se chama eram dessa zona. Aliás o meu Bisavó chamava se António de Castro. Agora lendo isto torna se bastante engraçado saber da minha linhagem.

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#237167 | Samuel C O Castro | 23 ago 2009 13:01 | Em resposta a: #237156

Prezada Ana,

É com prazer que recebo seu contato, o que muito lhe agradeço.

Caso seus antepassados estiverem aqui no Geneall, peço que me faça o favor de marcar, copiar e colar o LINK de Entrada em sua resposta, para que eu possa verificar se estão entroncados em minha base. Caso não estiverem aqui no Geneall e puder me informar dados mais completos (nomes, locais de moradia, quintas, cargos e profissões) do casal mais antigo de sua ascendência, também será com prazer que verificarei na referida base.

Antecipo agradecimentos. Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#237178 | vaocc | 23 ago 2009 15:55 | Em resposta a: #237167

Olá Samuel, sou descendente dos Castro, de Bangu RJ, voçê fala dobr alguma coisa dos Castro no Rio de Janeiro?
um Abraço!
Valéria Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#237206 | Samuel C O Castro | 23 ago 2009 22:38 | Em resposta a: #237178

Prezada Valéria,

Verificando na sinopse de meu livro publicado, ali constatei que tem alguns ramos de Castros que residiram em Cantagalo, Rio de Janeiro e Vassouras. Se desejar recebê-la, peço escrever para o meu e-mail que consta em uma minha mensagem aqui de 22.01.2004.

A partir da pesquisa realizada, estou ampliando as linhagens publicadas, expandindo a partir das gerações espanholas e portuguesas, sendo que ali também tem ramos que radicaram no Rio de Janeiro, mas uma possível publicação desta nova pesquisa, seja para médio ou longo prazo.

Caso você tiver algum estudo sobre seus ancestrais Castro, gostaria de conhecer pelo menos os dados do casal mais retroativo. Para isso, peço sua gentileza informar dados sobre eles (nomes, datas e locais de N-C-F e de moradia, possíveis títulos e cargos, etc).

Pelo meu nome completo também poderás me achar no Orkut.

Muito obrigado pelo contato. Continuo a disposição. Fraterno abraço a todos da família.

Samuel Cândido de Oliveira Castro - Olímpia - SP

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#237235 | vaocc | 24 ago 2009 12:22 | Em resposta a: #237206

Olá Samuel, vou pedir minha tia, aos dados do meu avô...obrigada!!

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#237345 | Samuel C O Castro | 25 ago 2009 14:27 | Em resposta a: #237235

Prezada valéria,

Tudo bem, assim que conseguires os dados de seus ancestrais, se puder aqui expor, fico-lhe muito grato.

Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#237352 | vaocc | 25 ago 2009 15:06 | Em resposta a: #237345

podeixar Samuel...umm abraço!!!!!

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#245109 | facs | 28 nov 2009 13:30 | Em resposta a: #64079

Caro Samuel

Muito embora ande de um lado para o outro a fazer pesquisas, uma duvida presiste, Um Familiar meu publicou um livro sobre a minha Familia, "Tres Familias Saloias', no entanto casais há que tiveram filhos e no livro nao consta, por outro lado existem casais que tiveram 9 ou mais filhos e que ainda sao familia longinqua e que por isso ja nao consta no livro, será correcto isso? penso eu que nao é o correcto, Será que me pode elucidar sobre este tema ? Consegui finalmente ver uma luz ao fundo do tunel, a minha familia vai parar a Dom Afonso Henriques, e varias vezes se cruza com a da minha mae

Gostei de saber que o seu livro esta publicado e gosataria de felicita lo por isso. Mesmo nao nos conhecendo pessoalmente fica aqui um grande abraço de amizade com votos de um bom fim de semana e felicidades


Francisco Cannas Simoes

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#245142 | Samuel C O Castro | 29 nov 2009 10:10 | Em resposta a: #245109

Prezado Francisco Cannas Simões,

Quanto aos "casais que tiveram filhos e não constam no livro", bem provável que o autor não conseguiu destrinchar as respectivas descendências.

Peço desculpas, mas não estou conseguindo entender o que queres dizer dos "casais que tiveram 9 ou mais filhos e que ainda são família longinqua e que por isso já nao consta no livro", se puder fazer a gentileza de reformular a pergunta, estou a disposição e será com prazer que responderei.

Agradeço seu contato. Ótimo domingo e semana vindoura. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#245201 | facs | 29 nov 2009 23:20 | Em resposta a: #245142

Caro Amigo Samuel

Embrulhei a pregunta toda, o que eu queria saber éra a seguinte: Vou nomear as pessoas para ficar mais facil, o meu primo nao conseguiu encontrar um ramo de José Florencio Roque casado com Ana Maria Canas, este casal teve cinco filhos, que meu primo nao encontrou, mas um amigo da Familia Roque foi á torre do tombo e encontrou os nove netos casal supra citado,a minha pregunta é: muito embora agente considere os pais, filhos teremos de adicionar os cunhados e concunhados? ou seja irmaos ou irmas do casal ?

Fraterno abraço

Francisco Cannas Simoes

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#245225 | Samuel C O Castro | 30 nov 2009 15:58 | Em resposta a: #245201

Prezado Francisco,

Exemplicando pelo meu nome: Samuel Cândido de Oliveira Castro.

Em minhas pesquisas, meu interesse é exclusivo para unificar todos os ramos que se ligam entre si pelo apelido Castro (de meu pai).

Poderia-se ampliar também os ligados à família Oliveira (de minha mãe), e, mais ainda na Cândido (também de meu pai) .

Numa amplitude maior, poderia expandir para o de meu avô Cândido da Silva, e de meu bisavô Sousa.

Muitos usam fazer em forma de "Costados", ou seja, pais, 4 avós, 8 bisavós e assim sucessivamente.

Os exemplos acima, é para demonstrar o interesse que o pesquisador deseja conseguir.

No caso que citas, acho aconselhável descrever os filhos do casal que mencionaste, com seus respectivos cônjugues, e a filiação de cada um deles, também com respectivos cônjugues e, assim sucessivamente até as gerações atuais. Portanto, não vejo necessidade de expandir para os irmãos/irmãs daqueles que casaram com os familiares que têm os apelidos Roque e Canas, a não ser que seja de interesse de vocês expandir essas linhas colaterais.

Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#245241 | facs | 30 nov 2009 20:56 | Em resposta a: #245225

Amigo Samuel

Agradeço a sua pronta resposta e que meu amigo me mostrou o quanto eu estava certo, e era esse o caminho que eu estava a seguir neste 1º caso temos como conclusao a descendencia ao nosso 1º rei de Portugal coisa que para mim era uma novidade, Como no Genea ha apelidos ligados ás tres familias Saloias, e depois os descendentes já nao vem nas fontes de onde eles pertencem acabo ter essa duvida, mas por aquela sugestao que meu amigo me deu, ja me sinto bastante elucidado.

Espero que consiga ter exito com o seu livro e por aquilo que eu li, aqui no site é uma maravilha, estou pensar em adquiri-lo, será que ja esta anunciado aqui no genea ?
Fraterno abraço e Obrigado e uma boa semana

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#245242 | facs | 30 nov 2009 21:08 | Em resposta a: #245225

Amigo Samuel

Agradeço a sua pronta resposta e que meu amigo me mostrou o quanto eu estava certo, e era esse o caminho que eu estava a seguir neste 1º caso temos como conclusao a descendencia ao nosso 1º rei de Portugal coisa que para mim era uma novidade, Como no Genea ha apelidos ligados ás tres familias Saloias, e depois os descendentes já nao vem nas fontes de onde eles pertencem acabo ter essa duvida, mas por aquela sugestao que meu amigo me deu, ja me sinto bastante elucidado.

Espero que consiga ter exito com o seu livro e por aquilo que eu li, aqui no site é uma maravilha, estou pensar em adquiri-lo, será que ja esta anunciado aqui no genea ?
Fraterno abraço e Obrigado e uma boa semana

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#245265 | Samuel C O Castro | 01 dez 2009 10:30 | Em resposta a: #245242

Prezado Francisco,

Fico feliz por ter conseguido dar uma solução à sua dúvida. Agradeço as palavras de incentivo para meu livro.

Estou solicitando seu contato para poder lhe enviar uma sinopse da obra, ali contendo custo e forma de aquisição de minha obra.

Boa sorte nas pesquisas. Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#245273 | facs | 01 dez 2009 13:02 | Em resposta a: #245265

Amigo Samuel

Conforme resposta ao email, junto lhe enviei meu contacto, caso nao receba o email é franciscocann1@hotmail.com
caso queira falar comigo atraves do msn o email é o mesmo

Com Fraterno Abraço

Francisco CAnnas Simoes

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#245360 | Samuel C O Castro | 02 dez 2009 09:22 | Em resposta a: #245273

Prezado Francisco,

Enviei para seu e-mail a sinopse do livro. Não uso o MSN.

Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#245697 | facs | 07 dez 2009 00:10 | Em resposta a: #158636

Caro Jose Sarmento

Boas tardes, venho por este meio solicitar informaçoes de uma familia Morais Sarmento,ligado a um henrique de Barros

será que me poderá ajudar ?


com os melhores cumprimentos

Facs

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro - trisavo Januario Xavier de Castro do Rio de Janeiro

#285211 | gigimw | 20 ago 2011 22:25 | Em resposta a: #245697

Meu trisavo era Januario Xavier de Castro e vivia no Rio de Janeiro. So tenho a data de nascimento da esposa dele, Joanna Margarida da Silva, que foi a primeira professora do sexo feminino do Rio de Janeiro. Ela nasceu, com certeza, em 1849, segundo documento oficial.

Januario trabalhava para a Cia. Central do Brasil como telegrafista de primeira classe e chegou a se aposentar. Em 1916, ja era falecido. Desconheco a data exata.

Gostaria de trocar informacoes e de descobrir como eles se encaixariam no resto da familia. Tenho foto do meu trisavo em perfeito estado de conservacao. Parece que foi tirada ontem!

Nao tenho noticia de nenhum familiar no Estado do Parana, mas acho muito interessante esses Xavier de Castro no Parana.

Umas pessoas me disseram que os Castro poderiam ter ascendencia judaica sefaradi e tambem estou curiosa.

Pelo que sei, meus Castro vem de Portugal.

Giselle

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#287891 | Celina2011 | 24 set 2011 16:43 | Em resposta a: #55157

Caro Samuel
Adquiri seu livro recentemente,pórem já me informou que não consta o nome do meu avô nas sua descrições,mas vou expo-las aqui caso consiga algum entrocamento,ou assim que souber mais dados,informo.
Carolina Armanda de Castro (minha mãe),nascida em 28.02.1925 Bragança,e veio para o Brasil em 01.07.1927 porto de Santos; filha de Adriano Augusto de Castro e Aurora das Neves ferreira;
O que sei é, que meu avô instalou a 1º empresa de onibus no Rio de Janeiro, e que no dia da inauguração ( acredito que na década de 30, acredito que no ano de 1936,contas minhas) ao manobrar um dos onibus minha avó teve sua cabeça esmagada,meu avô ficou fora do seu juizo normal e foi levado de volta para Portugal por uma das empregadas da casa.Minha mãe e minha tia Aida Maria de Castro foram sendo criadas pela lavadeira da casa,até +- por volta de 1944,onde minha mãe fugiu de casa e veio para São Paulo, casando-se em 1946.
Não tenho conseguido ir a frente nas pesquisas,já que não tenho dados dos meus bisávos,mas estou solicitando certidão no banco de dados aqui do estado de São Paulo.Se tiver qualquer informação, ficaria muito grata ao me informar.
Agradeço antecipadamente
Celina Macedo

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#287976 | Samuel C O Castro | 26 set 2011 13:14 | Em resposta a: #287891

Prezada Celina,

Estarei lhe enviando hoje o livro e no final da tarde lhe informo por e-mail os dados da remessa.

Foi muito bom você ter aqui exposto dados de sua ancestralidade Castro, pois outros poderão ler e se tiverem alguma ligação com seu ramo, poderão lhe contatar.

Para retroagires em suas pesquisas, o aconselhável é sempre pelas certidões de B-C-O, tanto da Igreja, quanto dos Cartórios (Conservatória, em Portugal). Outra excelente fonte de consulta são processos de Inventário e de Testamento.

Caso descobrir a ascendência mais retroativa desse seu ramo, por favor, me informe e, eu da mesma forma, lhe informarei.

Muito obrigado. Ótima semana. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#301830 | gigimw | 04 abr 2012 04:16 | Em resposta a: #287976

Prezado Samuel de Castro,

Meu trisavo chamava-se Januario Xavier de Castro, nascido no Rio por volta de 1848. Disso eu ja sabia ha muito tempo e inclusive ja lhe enviei mensagem a respeito.

Finalmente descobri o nome dos pais dele, que eram outro Januario Xavier de Castro e Carlota Augusta de Mello (filha de um oficial da Marinha portugues de nome Fernando Jose de Mello).

Esse meu tetravo Januario (pai do outro Januario), na realidade, nasceu na Bahia, Freguesia de Sao Pedro, e veio para o Rio de Janeiro (possivelmente transferido pela Marinha). Era filho natural de Justina Xaver de Castro. Ou seja, o sobrenome ele herdou da mae, nao do pai.

Voce tem alguma noticia de pessoas dessa familia Xavier de Castro na Bahia?

Uma vez, pesquisando uns livros de casamento da Candelaria, encontrei um casamento de um outro Xavier de Casro vindo de Minas Gerais. Acho que guardei o registro, caso seja de interesse seu. Nao descobri nenhum vinculo meu com esses de Minas Gerais, no entanto.

Gostaria muito de receber noticias suas.

GMW

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#301858 | Samuel C O Castro | 04 abr 2012 14:31 | Em resposta a: #301830

Prezada Gisele,

Muito obrigado pelas novas informações de seus ancestrais.

Ainda não está sendo possível entroncar esse seu ramo Castro junto aos demais de minha base.

Como forma de retroagir, ainda mais, na sua ancestralidade, sugiro que tente localizar o nascimento da Justina Xavier de Castro junto a Freguesia de São Pedro, BA e, se conseguir, por favor, me avise.

Desconheço ramos Xavier de Castro, da BA. Algumas linhagens de Castros no território brasileiro, é muito difícil conseguir levantar a ancestralidade e, mais difícil ainda, é ligá-los aos ramos portugueses, pois muitos registros da país, só diz que são naturais do Reino de Portugal, não especificando a exata freguesia e Concelho em Portugal.

Se localizar o registro do outro Xavier de Castro, de MG, por favor, descreva os dados por aqui, sempre é bom ter esses elementos em mãos, o que muito lhe agradeço.

Continuo a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#301866 | gigimw | 04 abr 2012 15:44 | Em resposta a: #301858

Samuel,

O registro que encontrei na Candelaria foi um casamento na data de 18 de maio de 1872 de um certo Juvencio Xavier de Castro, filho de Francisco Xavier de Castro e de Gertrudes Maria de Castro, esses vindos de Minas Gerais. Nao cheguei a fazer a transcricao do registro, mas esta facil de ler. Nao consegui entroncar esses com meu pessoal da Bahia. Os meus da Bahia sao mais antigos que estes de Minas.

Se tiver alguma novidade, avise-me, por favor. Nao sei se os livros dessa Freguesia de Sao Pedro ja estao na Internet. Nem sei onde fica essa freguesia de Sao Pedro, infelizmente. Estou perdida de novo.

Muito obrigada.
Giselle

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#301869 | Samuel C O Castro | 04 abr 2012 16:04 | Em resposta a: #301866

Prezada Giselle,

Muito obrigado pelo registro informado.

A Freguesia São Pedro, deve ser a que é aqui http://www.paroquiadesaopedro.org/anexos/historia.pdf mencionada e fica em Salvador, BA e, que está on-line aqui em https://www.familysearch.org/search/image/index#uri=https%3A%2F%2Fapi.familysearch.org%2Frecords%2Fwaypoint%2F11570188%3Fcc%3D1719212 ou, mais especificamente aqui em https://www.familysearch.org/search/image/index#uri=https%3A%2F%2Fapi.familysearch.org%2Frecords%2Fwaypoint%2F11571967%3Fcc%3D1719212 .

Boa sorte nas buscas. Abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#301876 | gigimw | 04 abr 2012 17:11 | Em resposta a: #301869

Muito obrigada, Samuel.

Acho que isso vai ser um projeto grande, pois ainda nao tenho datas. So o local. Mas esta na minha lista, com certeza. Muito obrigada! Quando descobrir mais alguma coisa, eu lhe aviso!

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#303712 | mvas9653 | 22 abr 2012 03:31 | Em resposta a: #64079

É possivel adquirir o seu livro?
Mário de Vasconcelos
matvasconcelos arroba mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#303733 | Samuel C O Castro | 22 abr 2012 13:18 | Em resposta a: #303712

Prezado Mário Vasconcelos,

Infelizmente já não possuo mais exemplares do livro para venda e, não pretendo republicar este volume.

Para futuro, se tiver condições, talvez publique a expanção das gerações espanholas, portuguesas, das ilhas e de outros países, inclusive alguns ramos do Brasil, cuja pesquisa há anos venho realizando da família Castro, conforme relatado aqui em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=284608&fview=e .

Se você tiver dados de algum ramo Castro e puder fazer a gentileza de me disponibilizar, ficar-lhe-ei muito agradecido e será com prazer que verificarei se entroncam junto aos demais da grande base que estou a montar.

Fico a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#303737 | mvas9653 | 22 abr 2012 14:04 | Em resposta a: #303733

Obrigado pela sua resposta. Sobre os Castro não tenho mais informação para além da que já lhe enviei em tempos.
Sobre a sua publicação pergunto se tem alguma versão em formato digital em PDF (por exemplo a maquete que entregou ao editor), Se tiver e me poder enviar uma cópia eu faço aqui uma impressão. Naturalmente que pagarei o valor que me custaria o livro.

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#303773 | Samuel C O Castro | 22 abr 2012 22:09 | Em resposta a: #303737

Descartada essa possibilidade. Abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#315245 | Samuel C O Castro | 12 out 2012 20:52 | Em resposta a: #185612

Prezado Luís Carneiro Nunes,

Por acaso descobriste a ascendência da Camila (ou Senhorinha) Pereira de Castro a que referiste em sua mensagem de 21-02-2008?

Um bisneto dela, teve um Processo de IG, que se encontra arquivado no ADB, a qual descrevo abaixo. Talvez possa ser-lhe útil, ou mesmo para algum colega.

Continuo a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

x

Francisco Pereira Castro

Número do processo Pasta Data de realização
3843 179 1692-05-03
Naturalidade do inquirido
Freguesia Concelho Distrito
CRISTELO, SÃO MIGUEL PAREDES COURA VIANA CASTELO
Filiação e outras informações
Pai Mãe
Francisco Pereira Castro Maria Páscoa

Outras observações relevantes
Em Anexo: Inquirição feita em 1694/10/08
Miguel Pereira Castro – Irmão - Processo 8645.

Nome: Francisco Pereira de Castro, nascido em S. Miguel de Cristelo, Paredes de Coura
Filiação: Dr. Francisco Pereira de Castro, natural da freg.ª de S. Miguel de Cristelo e Maria de Páscoa, solteira, lavradeira, natural e moradora na freg.ª de S. Miguel de Cristelo (1)
Avós paternos: Francisco Soares Pereira, abade que foi de S. Pedro de Castanheira, natural de S. Miguel de Cristelo, e Catarina Rodrigues, solteira, natural e moradora na freg.ª de S. Miguel de Cristelo
Avós maternos: Gregório Alves Capão e Luiza Rodrigues, lavradores, moradores na freg.ª de S. Miguel de Cristelo

Nome: Miguel Pereira de Castro (irmão inteiro de Francisco Pereira de Castro), filho natural do Dr. Francisco Pereira de Castro e Maria de Páscoa
Naturalidade: S. Miguel de Cristelo
Baptizado aos 02/09/1672 na freg.ª de S. Miguel de Cristelo; madrinha: Ana de Castro, filha de Belchior da Cunha Pereira e Ana Pimenta, da freg.ª de S. Miguel de Cristelo.
No requerimento da IG, em 01/06/1707, afirma que é amparo da mãe e sete irmãs

n.º 9 - Francisco Pereira Castro (cont)
(1) O Dr. Francisco Pereira de Castro e Maria de Páscoa casaram aos 24/12/1700, na freg.ª de S. Miguel de Cristelo; entre as testemunhas são nomeados Francisco Pereira de Castro e Miguel Pereira de Castro, filhos dos nubentes, que foram legitimados por este acto.

x

Francisco Pereira (Soares) * c. 1575
Pais
Pai: Pedro Soares Tangil * c. 1540
Mãe: Camila ou Senhorinha Pereira de Castro
Filhos
Filhos de Maria Gonçalves, a Canianta
• Maria Gonçalves, a Canianta * 18.02.1625
• Maria Pereira de Castro António de Sousa
Filhos de Catarina Rodrigues
• Sabina Pereira de Castro António Vaz de Sousa
• Francisco Pereira de Castro
• Francisco Pereira de Castro
Cargos e Profissões
• Abades de Castanheira

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#334775 | rpalma78 | 04 set 2013 18:20 | Em resposta a: #301869

Prezado Samuel,

Primeiro gostaria de parabenizá-lo pelo fantástico trabalho em torno da genealogia da família Castro. Peço a sua ajuda na minha procura sobre informações dos ascendetes de José Pereira de Castro, casado com Adelina de Souza Spínola, sei que viveram alguma parte de sua vida em Palmas do Monte Alto, onde tiveram meu trisavó Candido Spinola de Castro.

Também gostaria de saber se existe algum exemplar do seu livro em alguma biblioteca de São Paulo ou próximidades para consulta.

Muito obrigado

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#334785 | Samuel C O Castro | 04 set 2013 23:03 | Em resposta a: #334775

Prezado Ricardo,

Agradeço os parabéns pela publicação de meu livro sobre a genealogia dos Castros.

Infelizmente não consegui retroagir na ascendência do seu ancestral José Pereira de Castro.

Daquela região sudoeste da Bahia, existiram o seu José Pereira de Castro, um Bento Pereira de Castro e um Antônio Pereira de Castro que, apesar de terem vivido na mesma época e região, não consegui estabelecer ligação entre eles e, deles só consegui destrinchar a descendência. Como também não consegui entroncá-los junto aos demais de minha pesquisa realizada de meu tronco familiar do Ten. Cel. Joaquim Pereira de Castro.

Para São Paulo, SP, não enviei nenhum exemplar do livro para Bibliotecas. Para o Rio de Janeiro, como foi feito o registro do ISBN, foi enviado um exemplar para a Biblioteca Nacional.

Já não possuo mais exemplares da obra para venda e nem pretendo republicá-lo. Como estou ampliando a pesquisa das linhagens que se ligam aos ancestrais pesquisados e publicados, se futuramente eu tiver condições e meios para tal, quem sabe volte a republicar e considerá-lo como volume I e os demais II, III e quem sabe o IV, com umas 500 páginas cada.

Se algum dia conseguires descobrir a ascendência de seu José P. de C., peço-lhe a gentileza de me informar.

Continuo a disposição. Forte abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro - Tesouro de Família- livro

#334788 | HRC1947 | 05 set 2013 00:10 | Em resposta a: #334785

-
retroagir -
v. intr.
1. Ter efeito sobre o passado.
2. Modificar o que está estabelecido.
3. Retrair a sua acção ao passado.
--
HRC

Resposta

Link directo:

Castro - Tesouro de Família- livro

#365024 | Samuel C O Castro | 11 jan 2016 18:53 | Em resposta a: #180785

Estimada Elisabete,

Como não consigo contatar o seu e-mail informado, repito minha mensagem de 18 Jan 2008 10:30.

Particularmente de seu ancestral João de Castro, tenho interesse em toda a descendência dele até os dias atuais, seguindo os critérios que enviei para seu e-mail. Antecipo agradecimentos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Castro - Tesouro de Família- livro

#375209 | Samuel C O Castro | 14 nov 2016 14:35 | Em resposta a: #180785

Prezada Elisabete Machado Camarao,

Reitero meu pedido feito em 11 Jan 2016.

Antecipo agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Castro - Tesouro de Família- livro

#389513 | gabrielpierre | 23 fev 2018 11:02 | Em resposta a: #55157

Samuel,

Traçei minha genealogia até 1830, quando nasceu Basílio Monteiro de Castro que foi tenente e viveu na região de Lorena. Casou-se com Maria Domiciana Vieira da Silva. Faleceu em 21 de maio de 1893 em Lorena, São Paulo, Brasil.
Teve 6 filhos, sendo eles Auzelino de Castro 1864-1938, Francisco Vieira de Castro 1867, Mariana Domiciana de Castro 1869, Antonio Manoel Vieira de Castro 1870, Maria Domiciana de Castro 1872-1950 e Francisco Monteiro Vieira de Castro 1874.
Contudo, não consigo encontrar mais registros dele porque aparentemente alguns registros de Lorena se perderam com o passar do tempo.
Por acaso você teria algum desses registros em sua árvore?
Obrigado.

Resposta

Link directo:

Castro - Tesouro de Família- livro

#389520 | Samuel C O Castro | 23 fev 2018 15:16 | Em resposta a: #389513

Prezado Gabriel Pierre,

Em minha base ainda não consta o Basílio Monteiro de Castro.

Pesquisando na NET sobre ele, me parece que na Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, de 1938, deve constar a ascendência dele, pois na busca no Google, neste link https://www.google.com.br/search?q=%22Bas%C3%ADlio+Monteiro+de+Castro%22&source=lnms&tbm=bks&sa=X&ved=0ahUKEwifhpHapLzZAhXCfZAKHUQ7DygQ_AUIECgB&biw=1366&bih=662 , aparece este trecho "Com quatro filhos: Basilio Monteiro de Castro, Mariana, Maria e Fernando". Infelizmente, na abertura do link respectivo não se permite a visualização da página completa e não mostra os dados que citei do trecho acima. Portanto, só a busca na própria revista encontrarás a ascendência dele.

Se por acaso descobrires a ascendência dele, e puder fazer a gentileza de me informar, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido.

Sempre ao dispor. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Castro - Tesouro de Família- livro

#389521 | gabrielpierre | 23 fev 2018 15:58 | Em resposta a: #389520

Prezado Samuel,

eu identifiquei o mesmo em minhas pesquisas. Porém, o IHGSP ainda não tem esta edição disponível. Liguei para eles e fui muito bem atendido. Ficaram de me dar um retorno sobre este trecho que também me chamou a atenção.

Assim que tiver uma resposta eu adiciono aqui.
Muito Obrigado

Resposta

Link directo:

Castro - Tesouro de Família- livro

#406432 | Samuel C O Castro | 15 ago 2018 14:51 | Em resposta a: #389521

Prezado Gabriel Pierre,

Alguma novidade do IHGSP sobre a ascendência do Basílio Monteiro de Castro?

Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Castro - Tesouro de Família- livro

#428535 | edsoncastro1997 | 31 out 2020 13:53 | Em resposta a: #55157

Bom dia

Quanto à família 'Pereira de Castro', gostava de lhe perguntar se tem no seu trabalho, bem como na sua base de dados, informações sobre:

Sfronio Pereira de Castro

Resposta

Link directo:

Castro - Tesouro de Família- livro

#428536 | edsoncastro1997 | 31 out 2020 13:54 | Em resposta a: #428535

Bom dia

Quanto à família 'Pereira de Castro', gostava de lhe perguntar se tem no seu trabalho, bem como na sua base de dados, informações sobre:

Sifronio Pereira de Castro

Resposta

Link directo:

Castro - Tesouro de Família- livro

#428537 | edsoncastro1997 | 31 out 2020 13:54 | Em resposta a: #428535

Bom dia

Quanto à família 'Pereira de Castro', gostava de lhe perguntar se tem no seu trabalho, bem como na sua base de dados, informações sobre:

Sifronio Pereira de Castro

Resposta

Link directo:

Castro - Tesouro de Família- livro

#428542 | Samuel C O Castro | 31 out 2020 16:27 | Em resposta a: #428537

Prezado Edson Castro,

Agradeço seu contato.

Pesquisei em minhas base e não localizei o nome informado.

Peço sua gentileza de me informar TODOS os dados que tens sobre ele, datas, locais nascimento, casamento, falecimento, moradia, profissão, cargos, nome de propriedades que possuiu, etc, inclusive forma de escrita diferente que ele possa ter tido (Sifronio, Sinfrônio, simprhônio,...).

Fico a disposição. Abraço.

Samuel C O Castro

Resposta

Link directo:

Castro - Tesouro de Família- livro

#428659 | Jorge Resende | 04 nov 2020 14:53 | Em resposta a: #55157

https://digitarq.adctb.arquivos.pt/viewer?id=1067762 tif 12 mais Castros!
Um abraço
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Castro - Tesouro de Família- livro

#428661 | Samuel C O Castro | 04 nov 2020 15:40 | Em resposta a: #428659

Prezado Jorge Resende,

Muito obrigado pela dica.

Abraço fraterno.

Samuel C O Castro

Resposta

Link directo:

Castro - Tesouro de Família- livro

#430403 | Vanessabtorres | 15 jan 2021 00:08 | Em resposta a: #55157

Meu tataravô Antônio de Castro ,casado com Carolina Maria de Jesus, tiveram minha bisavó em 1902 capítolina Simões de castro , vieram ao Brasil em meados de 1912. Eles vieram da freguesia de aguada de cima


Estou tirando minha cidadania pelo meu pai que nada tem a ver com esses dados acima , pois a família é Botelho,porém não tenho mtos dados.
Gostaria de encontrar alguém da família
Meu e mail
pvanessa-santana@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Castro - Tesouro de Família- livro

#430446 | Samuel C O Castro | 16 jan 2021 16:28 | Em resposta a: #430403

Boa tarde Vanessa,

Em minhas bases de pesquisa exclusiva da família Castro, não encontrei os nomes que informaste.

Se por acaso descobrires a ascendência do Antônio de Castro, peço sua gentileza de informar-me, pois estarei a disposição para rever meus Arquivos.

Ótimo fim de semana. Abraço.

Samuel C O Castro

Resposta

Link directo:

Castro - Tesouro de Família- livro

#430474 | Vasco Briteiros | 16 jan 2021 23:23 | Em resposta a: #428542

Olá Samuel de Castro.
Tudo bem consigo ? Eu só apareço poucas vezes pois a idade vai pesando !
Um abraço,
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

Castro - Tesouro de Família- livro

#430484 | Samuel C O Castro | 17 jan 2021 15:23 | Em resposta a: #430474

Boa tarde Vasco,

Com a Graça de Deus tudo bem. Espero que o mesmo esteja contigo e com seus familiares.

Continuo aqui pesquisando a imensa família CASTRO.

Ótimo domingo. Abraço fraterno.

Samuel C O Castro

Resposta

Link directo:

Castro - Tesouro de Família- livro

#430523 | beta2008 | 18 jan 2021 21:27 | Em resposta a: #55157

Um feliz Ano Novo amigo Samuel.

Elisabete Camarão

Resposta

Link directo:

Castro - Tesouro de Família- livro

#430536 | kageiesgates | 19 jan 2021 02:39 | Em resposta a: #55157

Correo electrónico: Danny@doctor.com
Nembutal Pentobarbital sódico líquido, pastillas, polvo para la venta

Nembutal de pentobarbital sódico para la muerte pacífica de seres humanos y animales a la venta WhatsApp: 0019546418238

-------- Enlace abierto --------
https://sites.google.com/view/nembutal-pentobarbital-sodiums

--------
Ofrecemos un 99,8% de pureza Nembutal de alta calidad y garantizamos una entrega eficaz y discreta. Hemos construido nuestra excelente reputación ofreciendo a nuestros clientes Nembutal de excelente calidad / alta pureza con una entrega discreta y una atención al cliente amigable.
Para uso tanto humano como veterinario.
- Nembutal bebible mezclado con edulcorantes para evitar el amargor del líquido,
- Nembutal Sodium (Solución estéril) 6,5 gramos / 100 ml,
- Nembutal sódico (solución oral) 10 gramos / 100 ml,
- Cápsulas de nembutal sódico (50 mg y 100 mg),
- Nembutal (sal de sodio)

Beneficios: Nembutal (pentobarbital sódico) se usa a corto plazo para tratar el insomnio. También se utiliza como tratamiento de emergencia para las convulsiones y para dormir a los pacientes durante la cirugía. Nembutal pertenece a la clase de barbitúricos y actúa como depresor o sedante. Este medicamento también está disponible en forma genérica.

Contacte para más detalles. Brindamos excelente pureza, pago seguro, entrega internacional muy discreta, rápida y 100% efectiva. Solo asegúrese de contactarnos nuevamente con los productos que le interesan y envíenos un correo electrónico. contacta la aplicación,

¿Dónde puede comprar diazepam, Xanax, metadona, Vicodin, oxicodona, Adderall, morfina, éxtasis u otros opioides o estimulantes de calidad en línea sin receta? En línea. ¿Sufres de dolor? Ahora puede obtener analgésicos desde la comodidad de su hogar u oficina, vendemos los mejores analgésicos médicos para aliviar el dolor y muchas otras enfermedades como; Xanax, oxycontin, oxicodona, metadona (dolofina, metano), diazepam, Ritalin, Percocet, tramadol, Adderall, morfina, dimeticona, mefedrona, metilona, ​​bulyton, oxicodona, hidrocodona, codeína, metadona, propoxifeno% tienen tratamiento farmacológico crónico% dolor de espalda, tos, ansiedad, trastorno de pánico, depresión, disfunción eréctil, disfunción sexual, narcolepsia, obesidad, depresión, fatiga, suplemento para bajar de peso y más en línea. (No requiere receta médica). Vendemos medicamentos de alta calidad en línea a precios asequibles y con descuento. Entrega rápida y segura. También ofrecemos descuentos a compradores a granel .----
https://sites.google.com/view/nembutal-pentobarbital-sodiums

---- Dónde comprar oxicodona, codeína y otras píldoras de calidad sin receta Adderall para la venta sin receta en línea, Ordene Adderall en línea, Adderall para la venta, Adderall Recipe, Adderall 10 mg, Adderall Pills para la venta en línea, Cómo obtener receta en Adderall Cómo obtener Adderall, morfina 15 mg, dosis de morfina, morfina 60 mg a la venta, morfina Road Value 15 mg, tabletas de morfina a la venta, venta con receta de morfina, tabletas de sulfato de morfina a la venta,
----- Whatsapp: 00195.464.18238
-------- Enlace abierto --------
https://sites.google.com/view/nembutal-pentobarbital-sodiums
-------- Correo electrónico: Danny @ doctor. com
Whatsapp: 00195.464.18238

Comprar barras Xanax,
Jarabe magro,
Oxicodona,
Adderall,
Percocet,
Metadona,
Éxtasis,
LSD y ácido,
Jarabe para la tos Actavis Promethazine,
Viagra,
Vyvanse,
Klonopin,
Fentanilo,
Rohypnol, techados,
Ketamina
Hidrocodona,
Cristal de MDMA y forma de pastilla,
Crack cocaína
Heroína blanca, marrón y alquitranada,


Hierba,
Marijuana,
Comprar cannabis en Suiza,
Alemania,
España,
Italia,
Fresa,
Diésel agrio,
Jack Herer,
Veneno de Durban,
Calina,
Piña rápida,
Sueño azul
Neblina púrpura
AK-47,
Pomelo,
Ventana blanca,
OG Kush,
Purple Kush,
Hierba negra
Aceite de CBD,
Aceite de cáñamo
Moonrock en venta en Suiza,
Alemania,
España,
Italia,
Francia,
Alemania,
Suiza,
Rumania,
Dinamarca,
Finlandia,
Países Bajos,
Escocia,
Irlanda,
Escocia, bing,
Reino Unido, yahoo,
Irlanda,
Londres Reino Unido, youtube,
Alemania,
Italia, Facebook,
Google,
España,
Francia,
Zurich,
Australia, Google
Estados Unidos, Google
Los Angeles,
Las Vegas,
Texas,

Correo electrónico: danny @ doctor. com
-------- Nembutal Pentobarbital Sodium a la venta en línea
WhatsApp: WhatsApp: +19546418238
-------- https://sites.google.com/view/nembutal-pentobarbital-sodiums
-------- Correo electrónico: danny@doctor.com

Resposta

Link directo:

Castro - Tesouro de Família- livro

#432715 | gabrielpierre | 12 abr 2021 00:39 | Em resposta a: #406432

Ainda sem resposta infelizmente.

Resposta

Link directo:

Castro - Tesouro de Família- livro

#432719 | gabrielpierre | 12 abr 2021 03:20 | Em resposta a: #406432

Ola Samuel,
finalmente encontrei o documento que trata dos nomes relacionados a Basilio Monteiro de Castro.
No próprio IHGSP no volume 30 (XXX), página 102 do documento (106 do pdf).
Em 4 - 1 Faz-se menção a Mariano de Almeida Machado que foi Vereador em Lorena e casou-se duas vezes. Em seguda são listados os filhos Basilio Monteiro de Castro, Mariana, Maria e Fernando.

Achei estranho o nome do Mariano, visto que seu pai se chamava Antonio da Silva bravo.

Utilizo a ferramenta do Family Search para construir minha genealogia e nesta ferramenta encontrei o registro de Mariano da Silva Bravo cujos pais tem o mesmo nome dos documentos do IHGSP.

Acho que as semelhanças são muito grandes para ser uma mera coincidência. O que você acha?

Resposta

Link directo:

Castro - Tesouro de Família- livro

#432778 | Samuel C O Castro | 13 abr 2021 19:53 | Em resposta a: #432719

Prezado Gabriel Pierre,

Agradeço seu contato e pelas informações.

Como você não citou as DUAS esposas do Mariano, deduzo que no volume e página que você mencionou do IHGSP, não faz menção a elas.

Observando no FamilySearch, lá também elas não são citadas.

Quanto ao nome do MARIANO, nota-se no FamilySearch que alguns irmãos dele, também assinaram "Almeida Machado", deduzindo que trata-se da mesma pessoa, que em documentos poderá aparecer de "Almeida Machado", ou "Silva Bravo".

Já o sobrenome Castro, do BASÍLIO, só poderá ter vindo da mãe dele, que, pelo visto, ainda não se sabe o nome completo dela. Quanto ao sobrenome Monteiro (do Basílio), vem da avó dele. Resta-lhe pesquisar os paroquiais de batismo e de casamento dele, para ver se lá consta a mãe dele.

Para eu ver em minha base dos Castros, um possível entroncamento, dependerei de sabermos o nome da mãe do Basílio Monteiro de Castro, portanto, se acaso descobrires, peço sua gentileza de me informar, pois estarei a disposição para rever minha base.

Fico a disposição. Abraço fraterno.

Samuel C O Castro

Resposta

Link directo:

Castro - Tesouro de Família- livro

#437011 | liviafabri | 13 out 2021 02:35 | Em resposta a: #430536

Venda criminosa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Resposta

Link directo:

Castro - Tesouro de Família- livro

#449871 | wfsgeneall | 08 set 2023 11:55 | Em resposta a: #55157

Ola Primos,
Alguem tem conhecimento da família de ANTONIO GONCALVES DE CASTRO que casou ISABEL PIMENTA LEITE, ele era de Monte Longo(FAFE).
Nasceu por volta 1520-1540.

Resposta

Link directo:

Castro - Tesouro de Família- livro

#449920 | Samuel C O Castro | 10 set 2023 19:57 | Em resposta a: #449871

Boa tarde Wfs,

Só tenho os dados a seguir =

"Francisco Vaz Pimenta – Esposa: Isabel Leite – NFP, vol VIII, pg 268, Pimentas
Fhs: a) Isabel Pimenta Leite – N-1540, Faia, Cabeceira de Basto
Sra. da Quinta do Paço, Arco de Baúlhe, Celorico de Basto
Esposo: Antônio Gonçalves de Castro – N-Montelongo, Fafe - C-Santiago da Faia, Cabeceira de Basto - Primos ?
Fhs: 1) Antônio Leite Pimenta – Padre - Matriculou-se a 3.11.1575 e 5.1.1576, em Braga. Vigário da Freguesia do Salvador de Fervença (1590-1637). F-antes de 1639.
2) Antônia Pimenta – Herdeira da Quinta do Paço - Esposo: Fernão Delgado
3) Isabel Pimenta – Esposo: Luís Álvares Subágua – Da Casa do Telhado".

Nada tenho da ascendência do Antônio Gonçalves de Castro. Caso, futuramente, você descobrir a ascendência, dele, peço sua gentileza de AQUI expor.

Abraço.

Samuel Cândido de Oliveira Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 21:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen