Famílias de Serpa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Famílias de Serpa

#55187 | rgc | 11 jan 2004 19:05

Caros Confrades

A pedido de um amigo e ex-colega, que muito considero, foi-me pedido há muitíssimo tempo (só agora, por motivos imprevistos, me dei conta) se poderia informá-lo da ascendência de D.Teresa F. Pallos Mira Guerreiro, nat. de Mértola, mas de família em Serpa e em Vila Nova de São Bento. A referida Senhora irmã de Bento Pereira Guerreiro.O apontamento foi tomado um pouco à pressa,por circunstâncias fortuitas,há anos em Beja; todavia suponho estarem correctos. E também relacionado com a mesma família-João Lopes Baptista .

Para eventuais interessados acrescento, a propósito de famílias de Serpa.
Consultei algumas Diligências (Incompletas ) do Tribunal do S.to Ofício -Maço 6- Doc.86( 1725) cx. 9, encontrei o proc.o de Francisco Paullos ( será Pallos (?), que existem em Serpa e Vila Nova de São Bento, ou mesmo Paullos;e calha bem referir que tenho um avô para investigar,algarvio, também de apelido Paullos,aqui fica um já uma "deixa",para alguém que se interesse).
Mas como ia dizendo: Francisco Paullos Abril , nat. da vila de Serpa e pintor, teve um irmão Bento Manuel que não conseguiu ordenar-se em virtude do matrimónio que fez a sua bisavó paterna M.ª de Flores, mas "foi por ódio e equivocação", segundo se disse.
Ele era filho de João Bauptista , natural da freg. de Santa Ana de Cambas, Mértola e de Maria da Conceição Abreu Abril, natural de Serpa. .Neto pat. de João Frs ,da freg. de Santta Ana de Cambas e de Luzia Roiz , da mesma Freguesia e neto mat.º Franc.º Frs Fragoso , da vila de Moura e de Maria Jorge Abril,da Vila de Serpa.Refere também s/a pureza de sangue de Pedro Bauptista filho de M.el Roiz Cabral e de Luiza Pallos, irmã do suplicante, que se ordenara de ordens menores.
O suplicante declara que é casado com Josefa Bautista do Espírito Santo. Luzia Rodrigues tem fama de judaísmo " por pagar o seu pai a Bolsa da Armada e a mesma padeceu os Mourões de que ela precede e os que precedem de Manuel Álvares irmão do João Frs de mulatia e são ferreiros de ofício e cá ficaram".
Cumprimentos.
RC

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa - Palos Abril

#55194 | rmfrp | 11 jan 2004 21:29 | Em resposta a: #55187

Caro Rafael Carvalho:

No decurso das minhas pesquisas encontrei uma habilitação do Santo Ofício ligada à família Palos Abril.

Mariana Gertrudes, solteira, baptizada em Serpa (Santa Maria) a 25.04.1732 com o nome de Apolónia (mudou de nome no crisma).

Tinha um irmão religioso mercenário descalço, Leitor de Teologia no seu Convento de Sevilha "e de presente está no de Ayamonte", o qual pretendeu ser qualificador do Santo Ofício.

Era filha de Sesinando Valente Gorjão, bap. 02.06.1683 em Serpa (Santa Maria) e de Ana Rebelo de Abreu, bap. 04.10.1697 em Moura, casados em Serpa (Salvador) a 15.10.1725. Neta paterna de Rodrigo Valente (filho de Sesinando Pombeiro e Mariana Valente), bap. a 31.01.1651 na freguesia de Nossa Senhora das Neves, termo de Beja, e de Maria Soares, natural de Beja. Neta materna de Manuel Rodrigues Cabral, natural de Albufeira, e de Luzia Palos Abril, natural de Serpa, casados em Serpa (Salvador) a 30.04.1696.

Mariana Gertrudes estava em 1766 acertada para casar com o Cap. Henrique Joaquim de Melo Pereira e Carvalho, FSO, n. 24.02.1720 em Castro Marim, filho do Coronel Lourenço Pereira de Carvalho, n. Oeiras (que foi Governador de Castro Marim) e de D. Maria Teresa de Almeida e Melo, n. Castro Marim.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa - Palos Abril

#55198 | rgc | 12 jan 2004 00:15 | Em resposta a: #55194

Caro Rui Pereira

Muito boa noite e muito obrigado pela suculenta informação.
Mas curiosamente e com muito interesse meu também, ao reparar no nome de Manuel Rodrigues CABRAL, de ALBUFEIRA que aqui menciona,veio-me à lembrança o tópico - capitão João Afonso Grade - e da referência que o Roberto Lopes faz acerca de Manuel Gradio filho de Diogo Gradio e de CONSTANÇA CABRAL,também de Albufeira. Coincidências que despertam,logo, vasta curiosidade. Possuo um livro "Subsídios para uma biografia de Pedro álvares Cabral", que devido a mudança de livros não encontrei( está à venda na Livraria do Guarda-Mor),que me parece refere alguns Cabrais, no Alentejo, no Algarve e Ilhas; cito um Luís Cabral( não sei se é deste livro, se de uma Revista da Univ. de Coimbra, que foi juíz das sisas de Silves e que aqui devia ter casado, pois deixou descendência em Silves.
Esta advertência e outras informações devo-as a uma Confrade que, salvo erro, é da família Cabral,mas dos de Belmonte.
Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa - Palos Abril

#55237 | Conde | 12 jan 2004 13:29 | Em resposta a: #55198

Caros Confrades:
Pelos vistos não conhecem o magnífico estudo sobre a família Rodrigues Abril publicado pelo Dr.António Assis. Tem muita coisa do que procuram e mais ainda.Há vários Familiares Pallos de Serpa.É tudo a mesma gente.Outras linhas têm sangue de xxnn.Típico da zona.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa

#55244 | luis262 | 12 jan 2004 16:03 | Em resposta a: #55187

Caro Rafael Carvalho:
De há bastante tempo para cá, que tento encontrar informação sobre alguns ascendentes meus ,de Serpa e Moura,mas mesmo depois de várias idas à T.T. e cartas enviadas ao Arquivo de Beja, ainda não as consegui. No que diz respeito a Moura, há muitas falhas em diversas freguesias nos sécs. XVIII e XIX, e quanto a Serpa ,implica uma deslocação a Beja ,que não me tem sido possível efectuar, visto, na Torre me terem informado que os registos relativos à época que procuro se encontram lá, e não disponho de elementos suficientes(freguesias, datas) que permitam um pedido de buscas pelo correio, eficaz.
Posto isto, deparo com apelidos de famílias de Serpa, neste seu tópico,que podem ter a ver com as minhas buscas .Por isso tomei a liberdade de repetir aqui alguns dos elementos que já referi noutros tópicos e muito agradecia que, se por acaso tivesse alguma coisa, me pudesse informar.Assim:
José da Costa de Aguilar,n. em Serpa c. de 1740 c.c. Elena Gertrudes,n. em Moura.Tiveram:
José da Costa de Aguilar, n.em Moura c.1770, c.c. Margarida da Conceição Guerreiro Valente,n. em Moura, Santo Aleixo,( filha de Bento Valente e Benta Leonarda Guerreiro, ambos naturais de Serpa, onde n.cerca de 1740/50).Tiveram:
José da Costa de Aguilar, proprietário,n. em Moura Stº Agostinho a 9.8.1800 ,c.c. Maria José Fortes, n. de Moura Santo Amador.
E por aqui fico, pois o resto da descendência não adianta para o caso.
Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa - Palos Abril

#55261 | rgc | 12 jan 2004 21:47 | Em resposta a: #55237

Caro Confrade
Desconhecia o estudo da família "Rodrigues Abril" publicado pelo Dr.António de Assis.
Gostaria de adquirir tal obra,tanto mais que desconheço tal família.Vou ver se consigo através da "m"/livraria habitual.
Reconhecido pela informação.
Cumprimentos.
RC

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa

#55268 | rgc | 12 jan 2004 23:33 | Em resposta a: #55244

Caro Luís Piçarra

Gostaria de informá-lo,mas não tenho nada no que se refere às pessoas mencionadas.E bem gostaria!
Vou ver se consigo adquirir o trabalho do Dr.António de Assis,citado pelo confrade Conde, porque a recomendação que faz da obra também estou de acordo pelo que conheço do trabalho de tão ilustre genealogista.
Mas, para não vir aqui de mãos vazias deixo-lhe uma pequena informação, que se não lhe for directamente útil, não se perderá certamente e é sobre alguém de Serpa.

Capitão Baltazar Martins Palma, nat.da vila de Serpa, capitão da Ordenança e pessoa da governança da vila. Filho de Marcos Martins Palma, morador na Corte Gafo, termo de Mértola e de Margarida Annes, de Serpa. Neto pat.º de Manuel Gomes Palma, do Monte Pias,freg. de Mértola e de Isabel Martins , da Corte Gafo e neto materno de Estêvão Martins Pequeno ,de Serpa e de Inez Affonso, da aldeia de Brinches,filha do cap.ão Affonso Dias, de Brinches e de Maria da Graça, de Beja.
Uma testemunha disse ser esta descendente de mouros, "mas não se apurou ser verdade"
O cap. Affonso Dias,de uma freguesia da comarca de Ourique, mas não dizem qual.
O pai do habilitando Marcos Martins Palma foi tenente de granadeiros, e depois sargento-mort dos Auxiliares de Beja. E todas as testemunhas o dizem ser muito rico e pessoa importante e natural de uma freguesia da Comarca de Ourique (muito gostaria eu de saber de que freg. é, porque sou também nat.de uma freg.deste concelho), mas não sabem qual. Senhor de muitas herdades na zona de Serpa.
Hab./ Santo Ofício Baltazar M-7- Doc.117
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa - Palos Abril

#55342 | rmfrp | 13 jan 2004 23:09 | Em resposta a: #55237

Caro Conde:

Não tinha de facto conhecimento da existência do estudo sobre a família Rodrigues Abril, e estou bastante interessado em consultá-lo. Poderá indicar-me onde foi publicado?

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Martins Palma - Comarca de Ourique

#55343 | rmfrp | 13 jan 2004 23:10 | Em resposta a: #55268

Caro Rafael Carvalho:

Tenho conhecimento de uma pessoa de apelidos "Martins Palma" que era natural da região que indica. Não faço sei qual poderá ser o parentesco com as pessoas que indica, já que a sua mensagem não dá qualquer referência temporal.

Manuel Martins Palma, mercador, escrivão das sisas em Castro Marim e procurador do Concelho da mesma vila, nasceu cerca de 1753 em Espírito Santo (Mértola). Era filho de Manuel Martins, natural de Santana de Cambas, e de Maria Martins, natural de São Miguel do Pinheiro. Casou pelo menos duas vezes: a primeira com Rosa Teresa de Jesus, e a segunda em Castro Marim a 31.05.1792 com D. Maria Isabel Nogueira Mimoso, nascida na mesma vila a 22.09.1777, filha do Sargento-Mor Manuel Nogueira Mimoso e de D. Luísa Teresa Mascarenhas de Figueiredo.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Martins Palma - Comarca de Ourique

#55346 | rgc | 13 jan 2004 23:53 | Em resposta a: #55343

Caro Rui Pereira

É deveras interessante e entusiasmante a sua informação.
A que eu enviei ao confrade Luís Piçarra é de um apontamento de muitos que tenho, e ainda alguns por ordenar,transcritos por desfastio, algumas vezes,quando nos vêm parar à mão ocasionalmente, e que interessam, por um ou outro pormenor. Como vi lá a referência a uma freguesia do concelho de Ourique,e como também tenho antepassados da freg. de Santa Ana de Cambas: Rodrigues,Martins,Palmas,Pêgas,etc. recolhidos nos prc.os do Santo Ofício do alf.(depois cap.ão)e meu avô Manuel Martins Coelho e no do not.º e confessor do Cardeal Cunha- o meu primo- padre Bartolomeu Guerreiro Palma, daí o interesse de tirar o ref.º apont.ºmas houve o esquecimento importante da data, talvez já estivesse à pressa para regressar a casa.Pois estou muitas condicionado e sujeito a horários de transportes. Vá lá que,felizmente, para estes assuntos,ainda vou tendo memória razoável e a propósito de famílias de Serpa,lembrei-me de pôr tal notícia oportuna. E ainda bem. Não sei a data e agora só consultando o resp.º Proc.º St. Ofício, na TT. O pior é se o proc. é das Caixas das Habilitações Incompletas, que dificultará a pesquisa !?!
Se encontrar alguma coisa sobre estes assuntos conto consigo e agradeço-lhe desde já.
Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa - Palos Abril

#55366 | Conde | 14 jan 2004 12:38 | Em resposta a: #55342

Caro confrade:
Foi publicado na Revista Hidalguia,salvo erro em 2002.Saiu separeata deste artigo.
Cordiais cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa - Palos Abril

#55417 | rmfrp | 14 jan 2004 21:49 | Em resposta a: #55366

Caro Conde:

Muito obrigado pela sua informação.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa

#60298 | Luiz Paulo | 12 mar 2004 16:48 | Em resposta a: #55187

Olá RC
Eu sou do Brasil e minha bisavó se chamava Maria Catarina Serpa Brandão. Seria este Serpa indicando que são descendentes deste local aí em Portugal (Serpa)?. Pois sei que meus bisávos eram de descendência Portuguesa.

Saudações
Luiz Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa

#69498 | luis262 | 13 jul 2004 15:42 | Em resposta a: #55268

Caro Rafael Carvalho:

Desculpe tornar a incomodar , mas será que sempre arranjou o tal trabalho do Dr. António de Assis? Caso assim seja e este contenha dados ligados as pessoas que referi na minha mensagem anterior, ficaria muito agradecido se me disponibilizasse esses eventuais elementos.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa

#70141 | luis262 | 23 jul 2004 15:46 | Em resposta a: #69498

Renovação de pedido.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa

#70198 | Paulo Vieira dAreia | 24 jul 2004 19:10 | Em resposta a: #60298

Oi! Luiz Paulo
Por simples curiosidade, e para passar tempo, vim aqui dar uma olhada, neste tópico. Agora deparo com esta sua questão, e como também me chamo SERPA, meus antepassados, por esse ramo materno, oriundos da Ilha das Flores, sem dúvida, a mais bonita do Arquipélago dos Açores, fiquei com um certo interesse, para saber acerca dos seus SERPA. Assim ficaria muito grato se conseguisse dar-me mais alguns elementos, que o Confrade, pudesse saber através dos registos de nascimento, baptismo, casamento, óbito, etc. de seus maiores. Seria isso possível? Olhe que, por aquilo que sei, o apelido Serpa, embora alguns sejam, por de Serpa serem oriundos, a grande maioria é, como referi, dos Açores.
Cumprimentos,
Paulo Vieira d'Areia

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa

#70285 | ML | 26 jul 2004 02:21 | Em resposta a: #55244

Caros Senhores

Sou novata nestas andanças mas penso que seria oportuno questionar sobre a família Castela aqui, uma vez que o meu bisavó morava em serpa e era de certa forma o médico do povo... se porventura surgir alguma informação de um utilizador interessado neste mesmo tópico agradeço desde já a disponibilidade!

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa

#71613 | Luiz Paulo | 23 ago 2004 04:01 | Em resposta a: #70198

Caro Paulo
Não tenho ainda grandes informações sobre a família Serpa, sei apenas que no Brasil estavam em Recife nos anos de 1790^~ 1800 até nossos dias. Quando obtiver mais informações lhe informo.

Att
Luiz Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa

#71654 | rafael | 23 ago 2004 16:56 | Em resposta a: #69498

Caro Luís Piçarra

Desculpe só agora responder, porque não gosto de deixar ninguém na expectativa.
Embora, nem sempre a contento do interessado, o que lamento sempre muito.
Portanto, não foi falta de consideração por si, apenas devido a circunstâncias que me têm afastado do Fórum.
Sobre o trabalhs referido do Dr. António de Assis, tenho outros oferecidos pelo autor que admiro e sou amigo, mas nunca dou apontamentos do que sei ou me foi oferecido, sem autorização dos autores, a não ser que jé sejam do domínio público.
Porém, ficarei ao seu dispor no que puder ser-lhe prestável e nunca me incomodará, pelo contrário.

Com os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa

#71868 | luis262 | 28 ago 2004 00:21 | Em resposta a: #71654

Caro Rafael Carvalho:

Tenho estado fora e só retomei o contacto com o fórum. Compreendo e acho, como não poderia deixar de ser, correctíssima a sua atitude. Quando lhes pedi esses elementos, pensei que eles fariam parte de um livro do Dr. António de Assis que ia tentar adquirir. Houve assim uma interpretação errada, pela minha parte da sua anterior mensagem de 12 de Janeiro .

Com os meus melhores cumprimentos.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa

#72701 | rmfrp | 08 set 2004 23:49 | Em resposta a: #71868

Caro Luís Piçarra:

O trabalho do Dr. António de Assis que foi referido neste tópico está publicado, de acordo com a mensagem do confrade Conde datada de 14-01-2004, na revista Hidalguía (uma publicação espanhola).

Já tentei por diversas vias obter cópia do trabalho em questão, que acredito poder conter dados do meu interesse. Infelizmente não tive sucesso até agora, nem mesmo quando aproveitando uma deslocação a Madrid fui à Biblioteca Nacional de Espanha: tinham muitos volumes da revista Hidalguía, mas de anos mais antigos.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Revista Hidalguia

#72895 | luis262 | 11 set 2004 14:19 | Em resposta a: #72701

Caros Participantes do Forum:

Será que alguém possui um exemplar da revista espanhola "Hidalguia", datado de 14.01.2004, no qual foi publicado um trabalho do Dr. António de Assis, que contém elementos importantes sobre geneologia alentejana, e que segundo o nosso correspondente Rui Pereira , é muito difícil de encontrar, mesmo em Madrid?
Estou certo que , atendendo ao autor, será de grande interesse para quem estude famílias do Alentejo e não só.
Por isso, e porque também é o meu caso pessoal, ficaria agradecido que alguém nessas condições ,tivesse a gentileza de disponibilizar informações, ou ajudar a "descobrir " a referida publicação.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Revista Hidalguia

#72931 | rmfrp | 12 set 2004 12:28 | Em resposta a: #72895

Caro Luís Piçarra:

Peço desculpa por não ter sido claro na minha mensagem anterior. A data de 14-01-2004 refere-se à mensagem em que o confrade Conde faz referência ao artigo do Dr. António de Assis.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Revista Hidalguia

#72934 | luis262 | 12 set 2004 15:07 | Em resposta a: #72931

Caro Rui Pereira

Agradeço o seu esclarecimento, e aproveito para, em função dele, referir que o
referido artigo do Dr. António de Assis, foi publicado provavelmente em 2002, e dele foi editada uma separata, na dita revista.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa - Vila Nova de Sao Bento

#73997 | ATM | 26 set 2004 01:59 | Em resposta a: #55187

Caros Confrades

Procuro informacoes sobre os apelidos Pires Ribeiro, Mestre Sao Bento e Coelheiras da freguesia de Vila Nova de Sao Bento, conselho de Serpa, por volta de 1880-1900.

Cumprimentos
Antonio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa - Vila Nova de Sao Bento

#74909 | ATM | 13 out 2004 03:11 | Em resposta a: #73997

Renovacao do pedido
Cumprimentos
Antonio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa - Vila Nova de Sao Bento

#74910 | AMAssis | 13 out 2004 05:21 | Em resposta a: #74909

Caro António

Tenho o maior dos gostos em colocar-me à sua disposição para o que lhe poder ser util.

Tenho os paroquiais de Serpa e de Aldeia Nova de S. Bento (que é a minha terra, aliás) relativamente bem estudados.

Diga-me exactamente o que procura.

Abraço

António

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigues Abril - Hidalguia

#74911 | AMAssis | 13 out 2004 05:26 | Em resposta a: #55187

Meu caro amigo

Por desleixo, não tenho sido frequentador deste forum com a assiduidade que desejaria.

Só agora reparei neste tópico - e na procura de um pequeno artigo que, em co-autoria com o Sr. Doutor António de Sousa Lara, foi publicado na revista Hidalguia. De separatas já não tenho nenhuma - mas tenho todo o empenho em enviar-lhe por email o que tenho sobre estes RODRIGUES ABRIL.

O meu email é antonio.assis@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa - Vila Nova de Sao Bento

#74914 | ATM | 13 out 2004 10:49 | Em resposta a: #74910

Caro Antonio

Obrigado pela sua resposta.
Procuro ascendencia e qualquer informacao possivel, sobre Manuel Pires Mestre nascido em 1887, filho de Manuel Pires Ribeiro e de Maria Mestre Sao Bento e de sua mulher Maria Ines Rosa Coelheiras nascida em 1893, filha de Antonio Coelheiras e Maria do Rosario. Este casal faleceu novo, aparentemente devido a uma epedemia, nao sei se nesta localidade.
Se me pudesse dizer se existem alguns livros sobre esta localidade, como por exemplo, monografias ou sobre familias locais, tambem agradecia.

Cumprimentos
Antonio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa - Vila Nova de Sao Bento

#75451 | ATM | 21 out 2004 00:56 | Em resposta a: #74914

Renovacao de contacto
Cumprimentos
Antonio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa - Vila Nova de Sao Bento

#78169 | ATM | 27 nov 2004 08:58 | Em resposta a: #74910

Renovacao de contacto
Cumprimentos
Antonio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa - Vila Nova de Sao Bento

#82107 | palmajac | 18 jan 2005 12:14 | Em resposta a: #74910

Caro António

A minha mãe nasceu na Aldeia Nova de S.Bento e eu tenho todo o interesse em enriquecer o ramo materno da minha árvore e como tal gostaria de saber se dispõe de alguma informação sobre os apelidos:

Morgado
Martins
Peres Gomes
Palma

Obrigado

Jacinto Palma

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa - Palos Abril

#82579 | luizsillos | 24 jan 2005 05:21 | Em resposta a: #55194

Caros confrades,

Minha trisavó materna chamava-se Brasília Augusta Bayão e nasceu em Porto Feliz, Estado de São Paulo, Brasil em 30 de agosto de 1878. Era filha dos portugueses Manuel do Carmo Bayão e Placidina (ou Francelina) Maria. Consta no registro de óbito de Manuel (falecido em 25 de julho de 1921) que ele era natural da vila de Serpa, Portugal, onde teria nascido por volta de 1840 e, infelizmente, os nomes de seus pais não foram declarados.

Gostaria de saber, entre aqueles que pesquisam as famílias da vila de Serpa, se encontraram alguma família CARMO BAYÃO? Manuel e Placidina devem ter casado nesta freguesia entre os anos de 1858 a 1864, imigrando para o Brasil em fins de 1877 e início de 1878. Outros filhos do casal: Manuel da Conceição (n. 1862) e Isabel Francisca da Saúde (n. 1870).

Grato por qualquer informação,
Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa - Baião

#83018 | rmfrp | 29 jan 2005 19:57 | Em resposta a: #82579

Caro Luiz Gustavo de Sillos:

Não tenho informação concreta sobre os seus antepassados, mas posso confirmar a existência do apelido Baião em Serpa já no século XVII.

A actual cidade de Serpa tem duas freguesias: Santa Maria e Salvador. Há registos de baptismo e casamento para ambas as freguesias na época que lhe interessa, conforme vi na página dos microfilmes da Igreja Mórmon.

Sabe se os filhos Manuel da Conceição e Isabel Francisca da Saúde nasceram em Serpa?

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa - Baião

#83020 | luizsillos | 29 jan 2005 20:08 | Em resposta a: #83018

Caro Rui Pereira,

Não saberia te dizer! Nos registros brasileiros que eu encontrei deles, só dizia que eram naturais do Reino de Portugal - cheguei a encontrar que o filho Manoel da Conceição seria do Porto, mas em contato com o Arquivo Distrital do Porto, nada foi encontrado. Assim, minha única esperança é Serpa, por ser Manuel (o pai) desta.

Grato,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa - Vila Nova de Sao Bento

#92069 | ATM | 29 mai 2005 08:09 | Em resposta a: #74914

Caros foristas


Procuro ascendencia e qualquer informacao possivel, sobre Manuel Pires Mestre nascido em 1887, filho de Manuel Pires Ribeiro e de Maria Mestre Sao Bento e de sua mulher Maria Ines Rosa Coelheiras nascida em 1893, filha de Antonio Coelheiras e Maria do Rosario. Este casal faleceu novo, aparentemente devido a uma epedemia, nao sei se nesta localidade.
Se me pudesse informar sobre a existencia de alguns livros sobre esta localidade, como por exemplo, monografias ou sobre familias locais, tambem agradecia.

Cumprimentos
Antonio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa - Palos Abril

#94229 | rmfrp | 24 jun 2005 00:08 | Em resposta a: #55187

Caros colegas:

Acrescento agora mais uma informação que descobri relativamente à família Palos Abril.

Existe no Arquivo Distrital de Évora o processo da sua habilitação para Ordens Menores, datado de 1738, de José Pimenta Cabral, natural de Lagos. Filho de Manuel Rodrigues Cabral, de Albufeira, e Luzia Palos Abril, de Serpa. Neto paterno de António Rodrigues Cabral, de Albufeira, e Guiomar Gil, de Loulé. Neto materno de João Baptista, de Espírito Santo (Mértola) e Maria da Conceição, de Serpa.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa

#96636 | correa | 26 jul 2005 17:57 | Em resposta a: #55187

Caros confrades
Um amigo espanhol pediu-me colaboração para obter informação sobre o seguinte:
-Casamento de Pedro Alves com Paula da Conceição,cerca de 1725,pais de Francisco Gonçalves
-Casamento de Manuel Guerreiro com Maria Varela,em Serpa ou Almodovar,cerca de 1725,pais de Mariana Varela
-Casamento de Franciso Vaz da Costa casado com Maria da Conceição,cerca de 1745
-Casamento de António Martins casado com Maria do Ó,em Pias,cerca de 1745
-Casamento de Bernardo Fernandes,de Serpa, casado com Francisca Josefa,cerca
de 1735.
Cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Aguilares de Serpa

#97295 | luis262 | 03 ago 2005 14:52 | Em resposta a: #55244

Boa tarde!

Renovo o pedido, estando particularmente interessado em Aguilares de Serpa,
nomeadamente osascendentes de José da Costa de Aguilar n. em Serpa c.1790 casado com Elena Gertrudes.
A eles e aoutros, faço referência na mensagem que coloquei neste tópico em 12- 1-2004 às 16:03.

Agadeço qualquer colaboração, pois so com dificuldade poderei ir a Beja , ao Arquivo ,nos tempos mais proximos.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa

#97296 | luis262 | 03 ago 2005 14:55 | Em resposta a: #55244

Corrijo: 12.01.2004 às 16:03
L.P.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa

#107034 | mfcr | 08 dez 2005 01:22 | Em resposta a: #55187

Caros Confrades

Algum confrade me poderá ajudar a esclarecer as minhas dúvidas sobre a liagação ou não destas familias:

A BG, diz que Manuel Pires, Natural de Serpa, casado com Maria do Monte, Natural de Brinches, tiveram do I casamento Ines Afonso. Fontes ALMNEG-pg. 203.

A minha Senhora tem uma 6ª. avó, Maria Mendes Faleiro, Natural de Santo Estevão, Serpa, que diz ser filha de Manuel Pires, Natural de Brinches, Serpa e Maria do Monte, Natural de Brinches, filha também do I matrimónio.

Será a Maria Mendes Faleiro, irmã da Inês Afonso ? se assim é porque não aparece naquela Fonte ?

Mais confuso fico, quando verifico a coincidência de Nomes e naturalidades.

Desde já grato por qualquer ajuda.

Melhores cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa

#107047 | luis262 | 08 dez 2005 11:07 | Em resposta a: #55244

Caros(as) Participantes do Fórum,

Renovo o pedido de elementos, relativos aos Aguilares que referi na mensagem de 12.01.2004, às 16:03, neste tópico

Cordialmente
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa

#107295 | ATM | 13 dez 2005 06:44 | Em resposta a: #107034

Caros confrades

Nova tentativa

Vila Nova de Sao Bento- Serpa

Procuro ascendencia e qualquer informacao possivel, sobre Manuel Pires Mestre nascido em 1887, filho de Manuel Pires Ribeiro e de Maria Mestre Sao Bento e sobre sua mulher Maria Ines Rosa Coelheiras nascida em 1893, filha de Antonio Coelheiras e Maria do Rosario. Este casal faleceu novo, aparentemente devido a uma epedemia, nao sei se nesta localidade.

Cumprimentos

Antonio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa

#107323 | luis262 | 13 dez 2005 15:58 | Em resposta a: #107047

Renovação de pedido.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa

#107525 | ATM | 17 dez 2005 12:58 | Em resposta a: #107295

Caros confrades

Nova tentativa

Vila Nova de Sao Bento- Serpa

Procuro ascendencia e qualquer informacao possivel, sobre Manuel Pires Mestre nascido em 1887, filho de Manuel Pires Ribeiro e de Maria Mestre Sao Bento e sobre sua mulher Maria Ines Rosa Coelheiras nascida em 1893, filha de Antonio Coelheiras e Maria do Rosario. Este casal faleceu novo, aparentemente devido a uma epedemia, nao sei se nesta localidade.

Cumprimentos

Antonio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa

#109601 | jliberato | 14 jan 2006 23:34 | Em resposta a: #107295

Caro António Mendes,
Menciona Mestres.
Chamo a sua atenção e convido-o a intervir se o desejar no tópico
"Família Mestre de Castro Verde"
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=48037
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa - Vila Nova de Sao Bento

#114808 | romeiroc | 23 mar 2006 13:57 | Em resposta a: #74910

Caro António,
Sem querer estar a abusar da sua disponibilidade, seria possível dizer-me se alguma vez "tropeçou" nalgum destes individuos?
Assento de Baptismo do meu Bisavô:
Nasceu a 26 de Junho de 1880
MANOEL LOURENÇO ROMEIRO (n. Aldeia Nova de São Bento ), Filho Legitimo, primeiro de nome, de JOÃO LOURENÇO ROMEIRO, trabalhador, e de MARIA DA CONÇEIÇÃO, naturais desta freguesia (Aldeia Nova de São Bento), recebidos nesta e paroquianos desta, moradores no Monte do Poço desta freguesia; Neto Paterno de JOÃO LOURENÇO ROMEIRO e ISABEL DA CONCEIÇÃO, naturais desta freguesia; materno de BENTO MARIA ALGARVE e DOMINGAS MARIA, naturais desta freguesia.

A minha família do lado materno é toda de Aldeia Nova e eu adoraria fazer a minha árvore genealógica alentejana (como já fiz a da minha parte paterna), mas tem estado a revelar-se impossivel. Não tenho disponibilidade para ir a Beja ou à Torre do Tombo e o ADBeja não está a responder ao pedidos por falta de pessoal...
Será que me consegue ajudar?

Muito Obrigada.
Com os melhores cumprimentos,

Sílvia Romeiro

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigues Abril - Hidalguia

#234816 | luizsillos | 23 jul 2009 17:11 | Em resposta a: #74911

Ex.mo Senhor António de Assis,


Desculpe contactá-lo por meio do Fórum de Genealogia, mas, tempos atrás, o senhor enviou-me um e-mail em particular, referente aos Rodrigues Galamba, dos quais, ficou-me de esclarecer algumas dúvidas quanto aos ascendentes.

Como não estou certo se o e-mail que tenho do senhor está correto, achei melhor tentar por meio do Geneall.

Voltando, aos Rodrigues Galamba, da freguesia de Aldeia Nova de S. Bento. Infelizmente, não consegui avançar muito além dos registos paroquiais.
Assim, gostaria de saber se o senhor poderia ajudar-me junto a estes ancestrais.

Os dados que tenho:
1- Sesinando Fernandes, casado primeiro com Antonia Estaça, e, segunda vez, em 15-IV-1597 em S. Salvador Serpa com Ana da Costa. No ADB não conseguiram encontrar o primeiro casamento de Sesinando Fernandes.
2- Manuel Rodrigues Ramos, casado com Catarina Rodrigues, ambos de Aldeia Nova?
3- Maria Gonçalves Margalha casada com Manuel Afonso;
4- Bento Gonçalves casado com Maria Pallos
Minha maior curiosidade é em tentar ligar os Gonçalves Margalhos com os Lourenço Asso. Precisaria muito de sua experiência para compreender melhor esse parentesco.

Muitos cumprimentos,
Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa

#241570 | MELAO | 09 out 2009 23:38 | Em resposta a: #107323

A minha avó ANA GERTRUDES PIRES tinha ligações à familia Piçarra... não sei é quais...
Nasceu em 1905 e viveu toda a vida na Ermida de Santana em Serpa.
Trabalhei com um Piçarra de Serpa em Corroios que chamava a minha avó Tia Ana...
Abraço - Antonio Melao

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa

#241935 | luis262 | 14 out 2009 10:50 | Em resposta a: #241570

Caro António Melão,
Obrigado pelos dados denviados.
Vou tentar saber alguma coisa sobre a possibilidade desse parentesco e, se assim fôr, não deixarei de lhe comunicar.
Um abraço,
Luis Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Serpa

#241937 | MELAO | 14 out 2009 11:20 | Em resposta a: #241935

Olá!
Obrigado...
A minha avó ANA GERTRUDES PIRES ficou orfã de mãe muito nova e o meu bisavô voltou a casar... pode ser aí
Tenho parentes PIRES, PIÇARRA e MOIRINHA...
Abraço - CM

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 04:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen