Família Barbosa de Almeida e Albuquerque

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Cargos | Heráldica | Famílias

Família Barbosa de Almeida e Albuquerque

#55241 | texmel | 12 jan 2004 14:53

José João Teixeira (Doutor) nasceu em Monção, foi cavaleiro da Ordem de Cristo, ouvidor de Vila Rica, Desembargador no Porto no ano 1778. Casou em Lisboa com D. Maria Marcelina Barbosa de Almeida e Albuquerque filha de João Felix de Almeida e Albuquerque e de sua mulher D. Ignácia Maria Quitéria da Silva Duque. Tiveram 2 filhos, José e D. Maria, que nasceu em 1781.
A José João Teixeira foi concedido Brasão de armas a 19 de Maio de 1770, registado no Cartório da Nobreza no livro 1 a folhas 126.

Alguém me poderá dar indicações sobre a família de D. Maria Marcelina Barbosa de Almeida e Albuquerque acima referida, ou sobre a descendência dos seus filhos?
Agradeço resposta para o Forúm.

José Luís T. C. Melo

Resposta

Link directo:

RE: Família Barbosa de Almeida e Albuquerque

#55242 | MSPAGraça | 12 jan 2004 15:28 | Em resposta a: #55241

Caro José Luís T. C. Melo

Poderão estar aparentados com os Barbosa de Albuquerque?

Os Barbosa de Albuquerque foram Senhores da Casa do Chantre, em Matosinhos, e da Casa de Trás-da-Sé, na Rua de Dom Hugo (antiga Rua de Trás da Sé, Porto), edifícios que Robert Smith atribui ao engenho de Niccolò Nasoni, a quem também atribui o risco da Casa de Ramalde (também conhecida por Quinta Queimada, dos Leite Pereira), a Casa da Prelada (dos Noronha e Menezes) e a Casa de Bonjóia (dos Amorim da Gama Lobo), todas no Porto.

Estes Barbosa de Albuquerque conhecem momento áureo na segunda metade do século XVIII, com o Cónego Domingos Barbosa, que manda construir as duas referidas casas. De um seu irmão (cujo nome não tenho aqui) houve descendência, que entroncou nos Pinto de Mesquita, do Porto. A Casa de Trás-da-Sé chegou a pertencer, por herança, a Luís Pinto de Mesquita de Carvalho, casado em primeiras núpcias com uma Senhora Catalá Amaral Osório, e em segunda com Maria Isabel Guerra Junqueiro, filha do poeta.

Segundo informações recebidas, aparentam-se com os Carneiro Giraldes e os Teixeira de Barros, famílias penafidelenses.

O estudo da Casa de Trás-da-Sé está em fase final de apresentação, numa dissertação de mestrado a apresentar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Penso que conterá bastantes informações genealógicas.

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Família Barbosa de Almeida e Albuquerque

#55556 | texmel | 16 jan 2004 14:25 | Em resposta a: #55242

Agradeço a informação que fez o favor de me transmitir,mas lamento informar que em face dos elementos que me forneceu, não consigo entronca-los com a D. Marcelina BArbosa de ALmeida e Albuquerque; assim mesmo muito grato lhe fico.

José Luis T.C. Melo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 00:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen