Manso de Lima

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia

Manso de Lima

#55253 | Conde | 12 jan 2004 17:36

Caros Confrades:
Confirma-se que o nosso Amigo Nuno Borrego vai mesmo editar o célebre nobiliário de Manso de Lima.Como é sabido, os raríssimos exemplares em ciclostilo estão cheios de gralhas,incompletos e mesmo assim atingem cifras astronómicas em leilão (cerca de 600 contos de reis...).Conta o editor corrigir a obra toda,actualizar a numeração confusa do autor e reduzir o grande escrito apenas a 10 volumes.É claro que vai custar cerca de 80 contos,segundo me informam,mas valerá a pena.São informações genealógicas, muitas delas, que não aparecem em mais lugar algum.Parabéns ao Nuno Borrego pela iniciativa.Não lhe doam as mãos.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Manso de Lima

#55254 | A.Godinho | 12 jan 2004 17:49 | Em resposta a: #55253

Caro parente e confrade Conde

Não estranhe o tratamento de parente pois conforme já "conversámos" aqui no fórum chegámos à conclusão, apesar de eu não conhecer a sua identidade mas tão só o username Conde, que o somos pelos Cid de Bívar, de Santarém (sugiro que veja a ascendência de meu avô paterno Manuel Godinho Prates (n.1884 em Montargil) e de minha avó paterna Alice Prates de Macedo, na Base de Dados do Genea.
Posta esta "explicação" de parentesco, impõe-se que manifeste a minha satisfação pór tão boa notícia, a publicação do nobiliário de Manso de Lima.
Parabéns ao Nuno Borrego por mais esta iniciativa.
Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

Faltam alguns volumes na obra de Manso de Lima?

#55266 | amrr | 12 jan 2004 23:26 | Em resposta a: #55253

Caros Confrades

A obra "Famílias de Portugal" de Jacinto Leitão Manso de Lima, existente na Biblioteca Nacional, tem 56 volumes, sendo os últimos 4 de índices.

Parece-me que faltarão a esta obra um ou mais volumes, pois alguns apelidos não constam dos volumes existentes.

Por exemplo: no Título dos Padilhas (Letra P - Tomo 1º, COD. 1292, F 5099) aparece:

"40-D. Mariana Paula de Padilha, mulher de Jerónimo Leitão de Meireles (...) fidalgos da Casa del Rei nº 1794§134 em tit. de Leitões".

Ou seja, remete-nos para nº e parágrafo em concreto do título Leitões, mas consultado o 1º Tomo da Letra L (COD 1282 - F 5356), que contém os apelidos de Laborinhos até Lobatos, verificamos que não constam lá os Leitões. O mesmo acomtece com o título de Limas.

Dá a enteder que esta obra teria pelo menos mais um volume que continha os apelidos do autor.

Se algum dos confrades puder trazer mais luz a esta questão agradeço.

Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Manso de Lima

#55270 | alentejo | 13 jan 2004 05:03 | Em resposta a: #55253

Conde Amigo,

Eu Vos Envio Muito Saudar, como Aquele que Muito Estimo e Prezo.
Esta História do Manso de Lima é uma caturreira como tantas outras que Vossa Excelência bem conhece e que,como muito bem sabe, só pode ser levada avante por este seu amigo. O stencil é de 1929 e só vai até à letra M (Mendonça), mas custa 600 contos em leilão. Como o nobiliário de Alentém, ninguém tem o Manso de Lima (só alguns amigos nossos).
Porquê? perguntará quem não conhece o Manso de Lima, ou aqueles que julgam que o conhecem mas não o conhecem, editar este mostro genealógico. Estamos a falar dum Nobiliário com 54 volumes (abstenho-mo de medidas). superior ao Gayo (com famílias do centro e do sul), e por isso para mim vale a pena.
Professor Amigo, a minha intervenção foi singela, como tudo aquilo que faço.
Deixo as grandes Obras para as Associações dos Genealogistas, das quais não faço parte, nem quero fazer.
Disse-me Vosa Ilustrência há uns anos a propósito daquilo que conhecemos e que Eu me abstenho de comentar ... "y nosotros cavalgamos más"
A Apresentação é Sua, correndo o risco de revelar a sua identidade através da mesma.

GRANDE ABRAÇO,

NB

Resposta

Link directo:

RE: Manso de Lima

#55278 | JCC | 13 jan 2004 11:47 | Em resposta a: #55270

Caro Nuno

Estás com insónias? São 5 da matina...

Temos-te marcado falta nos nossos encontros mensais. Será por causa dos pesadelos que oManso de Lima te tem causado :-) ?

Um abraço

João

Resposta

Link directo:

RE: Manso de Lima

#55285 | magalp | 13 jan 2004 12:15 | Em resposta a: #55270

Caríssimo Nuno

Com esta notável (e para mim preocupante...), notícia de apresentação próxima-futura e o teu "Muito Saudar" ao Ilmo. e Exmo. Senhor Conde, refrescas a minha memória; afinal, já almoçámos (e muito bem) debaixo do mesmo tecto na Qta. do Patiño, numa simpática iniciativa do ZTMB, LCM e LSPG!
É claro que aplaudo o teu "Muito Saudar" pela sua simpática e continuada ajuda a todos nós que pretendemos aumentar o conhecimento destas cousas, estendendo o mesmo aplauso a outros confrades que, tal como tu mesmo, estão sempre disponíveis para partilhar o seu conhecimento, não recebendo (tantas vezes...) o menor agradecimento. Não citarei os seus nomes, pois são bem conhecidos e poderia cometer a injustiça de deixar de lembrar algum.

Pois continuando este teu acelerado ritmo de publicações, não tarda terei de montar uma tenda no terraço para dormir, transformando o meu quarto em livraria... mesmo assim, considera-me desde já subscritor da importante obra!
Grande abraço!
MM

Resposta

Link directo:

RE: Manso de Lima

#55286 | magalp | 13 jan 2004 12:23 | Em resposta a: #55278

Hummm... não terá sido o Manso de Lima, mas talvez o biberon da madrugada ao Bernardo!
E vai ter mais faltas por aí!
Agora está perfeitamente rendido aos encantos das Livrarias aqui na "Inbicta"!
MM

Resposta

Link directo:

RE: Manso de Lima

#55298 | MSPAGraça | 13 jan 2004 14:26 | Em resposta a: #55270

Ex.mo Senhor

Boas novas são sempre bem vindas... Finalmente quem se aventura a tão árdua tarefa, mas utilíssimo esforço... Da parte de quem vai fazendo alguma investigação bibliográfica, muito grande favor lhe fico a dever...

Subscrevo, contudo, as palavras do Manuel Maria Magalhães, pois ao ritmo a que V. Ex.ª publica (e ainda bem), também começo a ter de estender o quarto para a varanda... resta o consolo de que estou de mudanças para uma casa um bocadinho maior!!!...

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Faltam alguns volumes na obra de Manso de Lima?

#55299 | Conde | 13 jan 2004 14:48 | Em resposta a: #55266

Caro Confrade:
Segundo me informam, um dos volumes estará na Biblioteca da Universidade de Coimbra.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Manso de Lima

#55300 | JCC | 13 jan 2004 14:52 | Em resposta a: #55286

Caro Manuel Maria

Ainda nãi tive hipótese de averiguar o tal JPCordeiro. À partida não me diz nada mas isso, como vamos aprendendo, pode não querer dizer nada.

Um abraço

João CC

Resposta

Link directo:

E que tal o Gayo?

#55324 | aburma | 13 jan 2004 17:24 | Em resposta a: #55270

Caro Nuno,

Nunca te alembraste de fazer o mesmo com o F. Gayo? Já não digo actualizá-lo, tarefa das mais árduas, convenhamos, mas um olho cirúrgico e uma aturada exegése naqueles tomos seriam mais que bem-vindos!

Decerto que não necessitas das minhas sugestões, mas aqui deixo esta, e como não tenho varanda, terei de acampar no quintal.

Um abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Faltam alguns volumes na obra de Manso de Lima?

#55344 | amrr | 13 jan 2004 23:17 | Em resposta a: #55299

Caro Confrade

Desde já agradeço a sua preciosa informação.

E sabe-me dizer que apelidos abrange esse volume?

Cumprimentos
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Faltam alguns volumes na obra de Manso de Lima?

#55362 | Conde | 14 jan 2004 12:13 | Em resposta a: #55344

Caro Confrade:
Não lhe sei responder.Mas disseram-me que em dimensão é o maior volume.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: E que tal o Gayo?

#55363 | victória | 14 jan 2004 12:22 | Em resposta a: #55324

Já houve uma proposta se actualizar e difitalizar o F.Gayo. Em que ficou isso? Seria um prazer ajudar a digitalizar/actualizar a obra.

Com os melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Manso de Lima

#57049 | FMMMP | 06 fev 2004 10:38 | Em resposta a: #55270

Caro Alentejo

Herdei um Nobiliário de Alentém, ainda por encadernar. O meu irmão dispõe de outro mas incompleto.

Se lhe puder ser útil diga.

Cumprimentos

Francisco de Melo Parente

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 09:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen