Tenho tentado, mas não há meio !

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Arquivos

Tenho tentado, mas não há meio !

#55269 | rgc | 13 jan 2004 00:22

Caras/os Confrades

Não consigo descobrir quem foram os AVÓS E BISAVÓS(que é o principal,para o que pretendo) de CAETANO MESTRE c.c Maria Reveza, em Almodôvar 31.7.1746.

Igualmente acerca de MARTINHO de AZEVEDO CABRITA,que teria nasc. em (?!)São Martinho das Amoreiras-Odemira, entre 1710/20,também para saber o nome dos AVÓS e BISAVÓS dele,que não encontro.Casou em Alte aos 11.9.1742 com Maria Andreza. Tenho o nome dos pais deles, mas interesso-me sobretudo saber da ascendência dEle, porque dela é provável ainda vir a encontrar nos parq. de Alte.
Se algum dos/as confrades, que trabalhe nos paroquiais alentejanos e algarvios destas freguesias e épocas respectivas, encontrar alguma notícia que julgue ser-me prestável, agradecer-lhe-ia muito tal informação.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Tenho tentado, mas não há meio !

#55325 | rgc | 13 jan 2004 17:39 | Em resposta a: #55269

Completando a pergunta.
CAETANO MESTRE casou em Almodôvar com MARIA REVEZA aos 31.7.1746 .Ele filho de Manuel Revez e de Constança Fernandes,de Santa Bárbara de Padrões e ela filha de Manuel Revez e de Maria Estevens,mor. em Almodôvar. CONSTANÇA FERNANDES filha de CAETANO MESTRE e de MARIA COLASSA casados em 31.5.1705, na ermida de São Pedro das Cabeças, de Castro Verde e ela filha de MANUEL ROIZ COLASSO e de CATARINA FRS LAMPREIA, filha do cap.ão-mor de Mértola MANUEL VAZ BOTELHO e de CATARINA MESTRE LAMPREIA.
Mas enquanto não tiver a informação pedida ou que não me reste a mais pequena dúvida ,hesitarei ainda enviar estes dados, para o GENEA,acerca destes antepassados da Mãe de meus filhos.
Por isso gostava que alguém tivesse dados sobre esta gente e me pudesse dar mais alguma informação complementar sobre tais famílias.
Também os meus filhos pela mãe tem outros antepassados com os mesmos apelidos -JOSÉ FERNANDES cc JOSEPHA COLASSA,esta nasc. aos 4.5.1760, da freguesia de Santa Bárbara de Padrões e filha de JOÃO MARTINS XAVEIRO,do M.te Velho-São Miguel do Pinheiro,termo de Mértola e de FRANCISCA MARIA COLASSA, da herdade do Rolão, Castro Verde.
Como curiosidade: em Castro Verde e com casas nesta localidade aparece - JOÃO CHAVEIRO , nas Inquirições dos Bens Régios em 1375/1376. Apelido bem antigo desta região pois já vem referenciado na 1.ª Dinastia.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Tenho tentado, mas não há meio !

#55347 | rgc | 14 jan 2004 01:01 | Em resposta a: #55269

Sobre MARTINHO de AZEVEDO CABRITA cc MARIA ANDREZA,já falei,há tempo,e agora reformulo este assunto, porque preciso,de momento,muito confirmá-lo e não posso ir,brevemente,à TT.

Ele será filho de ANTONIO de AZEVEDO e de HYACINTA(JACINTA) CABRITA cas. aos 6.2.1749,em Alte(?),inclino-me para São Bartolomeu de Messines, por ela ser daqui e porque teve uma irmã Isabel Cabrita cc Manuel Lourenço Varella,aos 26.8.1754,em São Bartolomeu de Messines,mais outra razão a reforçar o que disse.
MARTINHO de AZEVEDO CABRITA é neto pat.º de MANUEL RODRIGUES PAULOS e de MARGARIDA de AZEVEDO e neto mat.º de MANUEL RODRIGUES QUELFES( mas poderá ser "de"(não vi tal prep.)Quelfes,referido à naturalidade; porém,o apelido QUELFES foi usado por algarvios,nomeadamente em Albufeira).
Todos(?) naturais da freg. de São Bartolomeu de Messines.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Tenho tentado, mas não há meio !

#55423 | jflfl | 14 jan 2004 23:07 | Em resposta a: #55347

Meu caro amigo Rafael
No tópico "Para Genealogistas do Baixo Alentejo" iniciado por GML em 10/6/2003 poderá ver alguma informação sobre o que procura. Aqui deixo o acesso:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=43179

Mas, por sinal, as informações que aqui deixou não parecem coincidir totalmente com aquelas que GML reproduziu nesse tópico. A não ser que exista um outro casamento do tal Caetano Mestre. Um, como refere, em 1746 com Maria reveza; e um outro em 1749 com Agueda Reveza... Os ascendentes também não são os mesmos!
Em todo o caso, estou interessadissimo neste tópico uma vez que Barbara Mestre Reveza está na minha ascendência e por isso, os pais, avós, bisavós dests interessam-me. Até aqui tinha como pais de Barbara Mestre Reveza o casal Caetano Mestre e Agueda Reveza como refere GML no referido tópico!
Não sei se ajudei, se compliquei, mas desde já me disponibilizo para o que precisa da TT. Conto lá ir amanhã, pelo que se quiser envie-me por mail os dados que precisa sejam investigados e fá-lo-ei com todo o gosto.
Um abraço
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Tenho tentado, mas não há meio !

#55425 | rgc | 15 jan 2004 00:08 | Em resposta a: #55423

Meu caro amigo Joaquim

Ainda bem que desisti do outro computador,e vim consultar o Fórum noutro, porque desde esta tarde não tenho netcabo. Mas vou enviar-lhe,daqui a minutos, um mail com este endereço
bdogusmaoarrobatelepacponto.pt
Mas adianto-lhe já que foi uma grande satisfação receber a sua mensagem, como deve calcular. E quando nos encontrarmos,novamente,aqui em Setúbal emprestar-lhe-ei dois vol.s fotocopiados sobre CASTRO VERDE,também com muita e valiosa inf. genealógica, da autoria do Dr.João José Alves da Costa e outro sobre a Confraria de São Miguel,da mesma localidade,mas de outro autor,cujo nome não me lembro,neste momento.
Também o informo que na TT,de Almodôvar do séc.XIX apenas existe o liv.parq.de baptismos de 1820-1850, que ainda não consultei e bem assim o de casamentos 1789-1822, e de óbitos, que também não consultei de 1802-1821 e de 1837-1841.
Um abraço.
Rafael Carvalho
Vou enviar-lhe o mail

Resposta

Link directo:

RE: Tenho tentado, mas não há meio !

#55427 | jflfl | 15 jan 2004 00:29 | Em resposta a: #55425

Fico então a aguardar o mail
Um abraço
JFL

Resposta

Link directo:

RE: Tenho tentado, mas não há meio !

#55454 | jliberato | 15 jan 2004 14:03 | Em resposta a: #55325

Meu caro Rafael Carvalho,
O prof. António Sousa Lara nas suas "Linhagens de Portugal" tem, e resumo, na pág. 92 mais ou menos o seguinte:
1. Domingos Lampreia cc Isabel Mestra e teve:

2. Cap. Estêvão Rodrigues Lampreia
2. Catarina Mestra, que segue
2. Isabel Mestre
2. Maria Mestre

2. Catarina Mestre cc Capitão Manuel Vaz Botelho, fº Vicente Dias e Isabel Afonso. E teve:
3. Padre Manuel Vaz Lampreia
3. Ana Fernandes

Não menciona nenhuma Catarina como filha de Catarina Mestre.

Mas a Ana Fernandes mencionada casou com Luís Afonso Botelho etiveram uma filha chamada Bárbara Mestre casada com Joaõ Rodrigues Colaço filho de Manuel Rodrigues Colaço e Catarina Fernandes.

Conclusão: não tem o que pretende mas não anda longe. De qualquer maneira nunca estudei estas famílias porque me tenho especialmente interessado pelas minhas (ver tópico "Famílias de Santa Bárbara dos Padrões").

Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Tenho tentado, mas não há meio !

#55456 | rgc | 15 jan 2004 14:14 | Em resposta a: #55454

Meu Caro JLiberato

"Nunca as mãos lhe doam pelo bem que faz"( O meu Pai dizia isto).É evidente que é uma notícia muito importante, que merece ser investigada, porque se a ascendência materna de meus filhos for confirmada, pelo que expus neste tópico, e pelo que tenho em meu poder, poderei avançar mais. Se assim acontecer, comunicar-lhe-ei também.

Com os meus agradecimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Tenho tentado, mas não há meio !

#92198 | mfcr | 30 mai 2005 23:07 | Em resposta a: #55325

Exmo. Senhor Rafael Carvalho

Com os meus melhores cumprimentos gostaria de dizer antes de mais que é com muita satisfação que me dirijo a V.Exa.. Isto porquê ? já algum tempo que faço a história da família ( minha ) e da minha Senhora que é Natural da Freguesia de Entradas e chama-se Maria de Nazaré Coelho Carvalho. Naturalmente os seus ascendentes vão desde Entradas, C. Verde, Almodovar, Serpa, Mértola e só param em Tavira até ver. Os apelidos também se confundem muito com os seus principalmente do lado da mãe de seus filhos mas até hoje não consegui entroncar nenhum dai o facto de nunca ter trocado informações com V.Exa.

Recebi recentemente fotocópias do Arquivo de Beja que estou a arrumar e detectei numa fotocópia de baptismo de um avô, um registo referente a Xaveiros que talvez lhe interesse e que passo a trasladar:

Lv. 8 Cx1 - B F. 83 - Freg. S. M. da Ataboeira ( Arq. Dist. Beja )

A margem Matildes

Aos dezassete dias do mês de Julho de Mil oitocentos e Doze, baptizei solenemente, e puz os Santos óleos a Matildes filha legitima de Luiz Martins natural de Freg. de Santa Barbara termo de Padrões e de Barbara Josefa natural da Freg. de Entradas. Neta paterna de José Martins Xaveiro e Brigida Fernandes naturais da Freg. de Santa Barbara e Materna de José Affonço Machado Nat. da Freg. de Entradas e Vitoria Gomes Nat. desta Aldea. Forão P. P. o Capitam Venâncio José e o Rev. Padre António Guerreiro que tocou na coroa de N. Srª. do Rosário, ambos desta Aldea, q fiz este termo q assigno. O Padre José Joaquim Rego.


PS - A minha Senhora tem uma avó chamada Micaela também de Santa Barbara, que tem como Padrinhos de Baptismo Manuel Pereira, filho de José Pereira Colaço e Barbara Camacha, filha de Francisco Nunes Botelho, serão seus ?.

Renovando os meus melhores cumprimentos

Atentamente

Manuel Fernando Castanheira Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Tenho tentado, mas não há meio !

#92221 | rafael | 31 mai 2005 02:10 | Em resposta a: #92198

Caro Confrade Manuel Fernando Castanheira Rufino

Antes de tudo peço-lhe para não me tratar tão cerimoniosamente. Aqui, no Fórum costumamos ser informais, embora com a delicadeza, respeito, que não é prejudicado com algum à-vontade e até, por vezes, um certo tom de brincadeira amigável e espirituoso consoante o grau de amizade, parentesco ou conhecimento e consideração que tenho com as/os nossos confrades do Fórum.
Amanhã tenho de sair cedo e já devo regressar tarde, mas irei reler melhor a sua msg. que me despertou muito interesse e dir-lhe-ei alguma coisa.
Com os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho
.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 19:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen