casa de Ronfe em menedo perto de penafiel

Este tópico está classificado nas salas: Património | Famílias | Regiões

casa de Ronfe em menedo perto de penafiel

#55319 | AO | 13 jan 2004 16:58

Alguem sabe de quem era a casa de ronfe antes da familia Rosa ser proprietários?toda a ajuda é bem vinda!

mto agradecido

André

Resposta

Link directo:

RE: casa de Ronfe em menedo perto de penafiel

#55329 | jpcmt | 13 jan 2004 18:11 | Em resposta a: #55319

Caro André:
Veja, por ex.,"Fonsecas Coutinhos de Fonte Arcada", pg.123 e seg. Neste ramo da família, a última proprietária da Casa de Ronfe foi D. Maria Augusta Barreto Archer, n. em 1889, que a vendeu a estranhos.
A localidade chama-se Meinedo, e não Menedo, em Lousada.
Cumprimentos,
JPCMT

Resposta

Link directo:

PARCERO e não Pracero

#55339 | sapeca | 13 jan 2004 22:22 | Em resposta a: #55319

Caro André:
A Casa de Ronfe, em Meinedo, concelho de Lousada, era pertença da família Borges Barreto, desde pelo menos o século de quinhentos (derivam de Martim Borges, escrivão do público,casado com uma senhora dos Vieiras de Riba Douro, progenitor de todos os Borges Barretos, dos quais são descendentes, entre outros os Moreiras de Sá, da Casa de Sá, em Vizela (Santa Eulália de Barrosas), os Borges Barreto Archer (que venderam a casa), os Vaz Guedes de Sousa Bacelar, e outros mais.
Um neto deste Martim Borges, Heitor Borges Barreto, teve Carta de brasão de armas de Borges, Barretos, Marinhos e Vieiras, ainda no século XVI, que vem publicada pelo Visconde de Sanches de Baena).
Esta família foi estudada pelo saudoso amigo Dr. Eugénio da Cunha e Freitas, ainda que infelizmente tal estudo tenha ficado por publicar entre o seu valiosíssimo espólio.
Por sua cedência amiga, pude há muitos anos consultar o manuscrito, onde toda a família Borges Barreto ali vem referenciada e desenvolvida.
A Casa foi vendida como se disse por uma Senhora Barreto Archer aos actuais proprietários, os quais são os descendentes de um conhecido e distinto industrial de pratas do Porto(José Rosas).
Em forma telegráfica é isto que lhe posso dizer, pois que mais elementos me obrigariam a pesquisa que neste momento não posso efectuar nos meus papéis, bem como entre a família Rosas Leitão que bem conheço.
Cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 19:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen