Intendente-geral da policia

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos

Intendente-geral da policia

#55536 | BARATA DE LIMA | 16 jan 2004 11:31

Caros confrades:
Em 5 de Maio 1828 El-Rei D.Miguel reuniu os "Tres Estados" estando presente tambem o meu familiar José Barata Freire de Lima intendente-geral da policia substituindo Rodrigues de Bastos destituido das suas funções por D.Miguel.
Pouco ou quase nada sei sobre este meu antepassado,através de informações dispersas descobri que era Fidalgo da Casa Real .
Espero que através desta pequena informação alguem me pudesse ajudar.
Até breve
Antonio Barata de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Intendente-geral da policia

#55541 | neena | 16 jan 2004 12:06 | Em resposta a: #55536

Bom dia,

Por acaso não sabe de onde provinha o seu familiar? Tenho em pelo menos dois assentos de nascimento de antepassados meus dois senhores de apelido Baratta Lima. Nascimentos esses ocorridos na freg. de Alvares, Conc. Gois.

Cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Intendente-geral da policia

#55546 | neena | 16 jan 2004 12:19 | Em resposta a: #55541

Esqueci-me de mencionar que os ditos srs. não são meus antepassados e sim padrinhos/testemunhas.

Resposta

Link directo:

RE: Intendente-geral da policia

#55552 | BARATA DE LIMA | 16 jan 2004 14:08 | Em resposta a: #55546

Caro(a)Neena:
Todos os meus familiares Barata Freire de Lima,são quase todos do Distrito da Guarda -Celorico da Beira,Figueira de Castelo Rodrigo-excepto Manuel Barata Freire de Lima que era de Lisboa.Se por acaso algum destes fôr quem lhe interesse diga qualquer coisa.Já agora pode-me informar quem é que tem nos assentos de baptismo?
Até breve
Antonio Barata

Resposta

Link directo:

RE: Intendente-geral da policia

#55689 | neena | 19 jan 2004 12:06 | Em resposta a: #55552

Caro António Barata,

Desculpe só agora lhe responder mas só agora vi a sua mensagem. Realmente aparece-me um Sr. Manoel Baratta Lima e também um Severino, de mesmo apelido, como padrinhos/testemunhas de baptismo e casamento de antepassados meus. Recordo-me que um deles era alfaiate e o outro comerciante. Poucos mais dados tenho mas se forem do seu interesse diga qualquer coisa.

Os meus cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Intendente-geral da policia

#55705 | BARATA DE LIMA | 19 jan 2004 14:41 | Em resposta a: #55689

Amiga Claudia:
Segundo o que me diz, o meu Manoel Barata Freire de Lima não será o mesmo Manoel Barata Lima dos assentos de baptismo que dispõe.Além de lhe faltar o Freire o meu Manoel era Fidalgo da Casa Real de El-Rei D.miguel.
Sem outro assunto de momento disponha sempre
Antonio Barata

Resposta

Link directo:

RE: Intendente-geral da policia

#55749 | neena | 20 jan 2004 11:33 | Em resposta a: #55705

Caro António

Não, realmente não será o mesmo. Encontrei os assentos e, para além do cargo exercido pelo seu M.B.F.L., as datas não se posicionam nas que procura. O Sr. M.B.L. que encontro nos meus assentos foi padrinho um meu bisavô à data de 1890 e era "negociante". O outro (Severino B.L.), que penso ser da mesma familia que o anterior, era alfaiate e consta como padrinho num assento de casamento, também de familiares meus, e em 1865...

Estes são os dados que possuo. Apesar de não serem aqueles que procura, se quizer nomes e locais, poderei dar as poucas informações que possuo.

Melhores Cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Intendente-geral da policia

#55754 | amtf | 20 jan 2004 13:19 | Em resposta a: #55749

Cara Cláudia

Do recentemente editado livro de João Afonso Machado, “Caldeiras de Queiroz, de Borba” dou-lhe notícia de uns Baratas de Lima originários da vila de Álvaro e que se vieram a fixar em Borba, no Alentejo:

Simão BARATA nasceu em Nossa Senhora do Carmo, termo da vila de Álvaro, Tomar, cc Luísa Maria n. Lugar de Padrões, Nossa Senhora do Carmo, termo da vila de Álvaro, Tomar. tiveram:

José Barata de LIMA nasceu no Lugar de Madeirã, Nossa Senhora do Bom Sucesso, termo da vila de Álvaro, Tomar,cc
Maria da Encarnação (filha de João Rodrigues de Andrade e SERPAe Maria da Conceição) n. Matriz, Borba. Tiveram:

D. Antónia Bárbara das Dores BARATA n. S. Bartolomeu, Borba, cc João José de MATOS n. Lardosa,S.Martinho,Bispado de Castelo Branco. Tiveram:

José Manuel de Matos Barata e Lima n. S. Bartolomeu, Borba 14-06-1800, cc D. Mariana José do Carmo Mendes da COSTA, n. S. Bartolomeu, Borba 9-11-1796, tiveram:

D. Joana Cândida de Matos Barata e LIMA, n. S. Bartolomeu, Borba 22-06-1824, cc José Aniceto de Queiroz, n. Nossa Senhora do Sobral, Matriz de Borba 17-04-1818, com geração.

O autor acima mencionado defende que Simão Barata seria irmão de um Domingos Barata nascido no Lugar de Padrões da vila de Álvaro, casado com Maria Álvares, da mesma vila, “ambos gente limpa” que vivia “de suas fazendas honradamente”. Estes seriam os pais de Luís Barata de Lima, que na Corte foi do “conselho geral do Santo Ofício e secretário do estado do sereníssimo Infantado no serviço do fidelíssimo senhor rei D. Pedro III”, tal como vem referido no “Arquivo Heráldico-Genealógico” do Visconde de Sanches de Baena na carta de armas atribuída em 1787 a seu sobrinho Manuel José da Fonseca Barata, FCR, professo na OXtº, morador na quinta de Nossa Senhora da Memória de Padrões, no termo da vila de Álvaro.

Se porventura tiver alguns dados destas gentes, em Álvaro, ficarei muito grato se mos quiser disponibilizar.
Melhores cumprimentos,

António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Intendente-geral da policia

#55760 | neena | 20 jan 2004 14:27 | Em resposta a: #55754

Caro António M. Fevereiro,

Os Baratta Lima dos quais falam não me parecem ser os mesmos dos quais me fala. De qualquer modo achei curioso mencionar a vila de Alvaro (Tomar). Aqueles a que me refiro e dos quais apenas tenho os seus nomes e profissão exercida parecem-me ser de Alvares (Gois) pois aparecem-me nos assentos já a.m. como padrinhos/testemunhas. Poder-lhe-ei indicar os numeros de assentos e respectivos anos, mas penso não adiantar muito. De qualquer maneira aqui vão: Ass. Casam. n.º 10 de 03-08-1865, e Ass. Baptismo n.º 13 de 15-02-1890, ambos no AUC. Relembro que eles constam apenas como padrinhos, não constando qualquer informação adicional além da já mencionada acima.

Melhores Cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Baratas de Lima, de Álvaro - Tomar

#55763 | amtf | 20 jan 2004 14:56 | Em resposta a: #55760

Cara Cláudia,

Agradeço a sua pronta resposta e peço desculpa pela confusão entre Álvares, de Góis e Álvaro, de Tomar, fruto de leitura apressada de sua mensagem. Provavelmente não haverá relação entre uns e outros.
De todo o modo fica assinalado o tópico pois pode ser que surgam outros interessados.

Melhores cumprimentos
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Baratas de Lima, de Álvaro - Tomar

#55765 | BARATA DE LIMA | 20 jan 2004 15:29 | Em resposta a: #55763

Amigo Antonio:
É deveras interessante ter referido Tomar onde se encontram alguns Barata de Lima ´,é que na carta de mercê concedida por D.Miguel,refere-se a Manoel Barata Freire de Lima como "...Moço Fidalgo da Minha Real Casa de Tomar...".Será que tem alguns dados?
Atenciosamente
Antonio Barata

Resposta

Link directo:

RE: Baratas de Lima, de Álvaro - Tomar

#55787 | amtf | 20 jan 2004 20:12 | Em resposta a: #55765

Caro Homónimo,

Já esgotei tudo o que tinha sobre esta gente em mensagem anterior e a minha linha terá abandonado o concelho de Tomar em meados do séc. XVIII.
Lamento não poder ser de maior utilidade.
Melhores cumprimentos

António

Resposta

Link directo:

RE: Intendente-geral da policia

#61143 | BARATA DE LIMA | 25 mar 2004 17:37 | Em resposta a: #55536

Renovação de pedido
Antonio Barata

Resposta

Link directo:

RE: Intendente-geral da policia

#80677 | FIGUEIRA | 03 jan 2005 15:01 | Em resposta a: #55536

Mais um tópico interessante que adormeceu!!

Um membro da fam´lia Barata,

Nuno Figueira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 22:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen