Os Caldeira de Vila do Conde - "X.n. genéticos"

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Genética | Brasil

Os Caldeira de Vila do Conde - "X.n. genéticos"

#55645 | valadares | 18 jan 2004 11:08

Caros foristas,
Saudações ! Este é o estema da varonia “Caldeira”, originária de Vila do Conde e que vive no Brasil.

I – Manuel António c.c. Maria Gomes. São os pais de :
II – João António, m. em Vila do Conde (09-11-1732) c.c. Antonia Manuel, fª de Manuel André e Teresa Manuel. São os pais de :
III – Manuel António, batizado em Cimo de Vila do Conde (08-08-1761 – 07-12-1806) c.c. Maria Luisa Francisca, bat. em Vila do Conde e m. em Cimo de Vila de Conde ( ? - 11-01-1812), fª de Luís Francisco e Angela Fernandes. São os pais de :
IV – Domingos António, n. em Cimo de Vila do Conde (26-05-1763 - ? ) c.c. Ana Teresa de Jesus, fª de Manuel João (Pega, Vila do Conde, 04-12-1763 - ? ) e Antonia Francisca (Vila do Conde), n.p. de João Manuel e Maria Manuel, n.m. de António Gomes Caldeira e Rufina Francisca. São os pais de :
V – José António Caldeira, n. em Vila do Conde e m.em S. Francisco do Sul, Brasil (02-09-1802 - ? ). Este é o primeiro da varonia a chamar-se “Caldeira” (nome do avô materno de sua mãe). Ele passou ao Brasil onde inaugurou uma importante linhagem que chegou até os nossos dias. Um descendente contemporâneo por varonia fez com um geneticista, com vários trabalhos publicados, o estudo de marcadores de DNA do cromossomo Y, que identifica a origem étnica. O resultado foi que esta varonia pertence ao Haplogrupo 9 (judeus sefarditas e asquenases). Segundo o pesquisador Prof. Dr. Sérgio Danilo Pena (Universidade de Minas Gerais) este haplogrupo está presente em 6,5 % da população portuguesa e 8% da brasileira. Estamos procurando mais informações ou conexões genealógicas desta família.

Muito obrigado,

Paulo Valadares
Cx. postal nº 1025
Campinas, SP, Brasil
13001-970

Resposta

Link directo:

RE: Os Caldeira de Vila do Conde - "X.n. genéticos"

#55690 | Ricardo de Oliveira | 19 jan 2004 12:19 | Em resposta a: #55645

Caro Paulo Valadares

Mais uma vez obrigado pelas interessantes informações. O José Antonio Caldeira casou a primeira vez com Francisca Clara de Jesus, minha tia, filha do último Capitão-Mor de São Francisco do Sul e meu 5° avô, Antonio Carvalho Bueno, descendente do "aclamado" Bueno e com uma das mais representativas genealogias dos fundadores de São Paulo e de Curitiba no ciclo do bandeirantismo meridional. Mais uma vez seria a fusão entre bandeirantes e cristãos novos ! A grande descendência dos Caldeira em SFS está sendo pesquisada pelo meu primo Antonio Roberto Nascimento, o patriarca da genealogia francisquense e de quem eu sou um discípúlo e continuador nas pesquisas. Estamos avançando bastante em vários ramos.
Como é que eu faço para comprar o seu Dicionário Sefaradi Brasileiro ? Por favor, escreva para o meu endereço.

Um abraço
Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 21:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen