Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

Este tópico está classificado nas salas: Património | Pessoas

Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#55682 | LCM | 19 jan 2004 09:28

Caros amigos,

Em 1920, António Cabreira, matemático e astrónomo, fundou a "Ordem de Santa Maria do Castelo" com sede na Igreja do mesmo nome em Tavira, Algarve.
Tinha como objectivo a conservação do património desta Igreja e do concelho de Tavira em geral, segundo os estatutos publicados nesse mesmo ano.
São quarenta fundadores, com António Cabreira, de que destaco alguns nomes: Marquês de Lavradio, Rui e José Cordovil, Álvaro Zuzarte de Mendonça, Padre José Manuel Pereira dos Reis, Dr. Tomaz de Mello Breyner, Visconde de S. Bartolomeu de Messines, António Judice de Magalães Barros, António Portugal de Faria, José do Amaral Frazão de Vasconcelos, Dr. Alberto Pinheiro Torres, entre outros.
Depois destes quarenta foram admitidos muitos mais Cavaleiros de que gostaria de saber nomes, datas de cerimónias, recortes de imprensa, etc. Sei também que a dada altura a Ordem começou a causar polémica pois apareciam pessoas usando as insignias em cerimónias oficiais juntamente com as Ordens do Estado.

Todas as informações e pistas serão bem vindas.
Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#55691 | MCN | 19 jan 2004 12:20 | Em resposta a: #55682

Caro Lourenço,
Seria possível colocares aqui o nome de todos os fundadores?
1 abraço,
Miguel Centeno Neves

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#55694 | LCM | 19 jan 2004 13:22 | Em resposta a: #55691

Caro Miguel,

Aqui vai a lista:

Dr. António Cabreira
Marquês de Lavradio
Eduardo Pavia de Magalhães
Victorino José de Magalhães
Dr. José Francisco Teixeira de Azevedo
Rui Cordovil
Cap. Mar e Guerra Augusto Ramos da Costa
Cap. Artur do Nascimento Nunes
Francisco Simões Ratola
João Eduardo da Mata Junior
Alvaro Alfredo da Silva Zuzarte de Mendonça
José Cordovil
Padre João Adelino Monteiro Vacondeus
Padre Dr. José Manuel Pereira dos Reis
Ten.Cor. João António Correia dos Santos
Alberto Bigotte de Carvalho
Cor. Artur José da Silva Pereira
Oscar de Pratt
Luiz Pinto
Alferes José Victorino de Magalhães
Dr. D. Thomaz de Melo Breyner
José Bataglia Ramos, Visconde de S. Bartolomeu de Messines
Pedro Maria do Guadalupe da Fonseca Lapa
Anibal de Mendonça Neves
Máximo José Barradas
Jaime de Pádua Franco
António Judice de Magalhães Barros
João Braz de Campos
Artur Trindade de Ataide
D. António Portugal de Faria
Gen. António Augusto Ferreira de Aboim
João Franco Monteiro
José do Amaral Frazão de Vasconcelos
Padre Evaristo do Rosário Guerreiro
Dr. Joaquim Rodrigues Davim
Dr. José Aboim de Ascenção Contreiras
Luiz Maria de Melo e Sabo
Dr. Alberto Pinheiro Torres
Fernando Evangelino Gomes Guimarães
Major João Reis Gomes

A grande maioria dos fundadores pertencia à Academia das Ciências de Portugal criada pelo mesmo António Cabreira após desentendimentos com a histórica Academia das Ciências de Lisboa.

Se conheceres outros Cavaleiros, referências à Ordem em publicaçôes algarvias, etc, agradeço-te.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#55696 | magalp | 19 jan 2004 13:35 | Em resposta a: #55682

Sábio Lourenço

Já tinha lido q.q. coisa sobre este teu herói. Procurei e achei no nosso único "Who's Who" de 1947 uma extensa biografia de Cabreira, Antº Tomaz da Guarda, *30.10.1868, em Tavira; representante da família Cabreira, Conde de Lagos, Visconde de Vale da Mata, Alcaide-mor de Tavira, senhor do Morgado do Patarinho.
Autodidacta notável, atingiu os mais altos expoentes dos diversos ramos do saber...
Publicou cerca de duzentas obras originais, algumas insertas nos "Comptes Rendus" da Academia das Ciências de Paris, sobre C. Matemáticas e Astronómicas, Matemático-físicas, de Construção, Sociais e Militares, História e Filosofia.
Notícia interessante pois não era q.q. um que pudesse ser aceite como colaborador na tão importante Revista da Ciência...
Termina o extenso artigo com indicação das moradas do Sábio A. Cabreira: Rua João da Guarda Cabreira, em Castro Marim e Rua das Taipas, 40, 1º, Lisboa (telef. 23752...).

Sobre a Ordem de Sta. Maria do Castelo nada diz. A lista que dás é na verdade um conjunto de íntimos amigos e correligionários do Dr. Alberto Pinheiro Torres; talvez sejam de incluir, o Conde de Sabugosa, Affonso de Dornellas, J.M. Cordeiro de Sousa, Jacinto de Andrade Albuquerque de Bettencourt, Luiz Xavier da Costa e, muito possivelmente, Artur Lamas, J.M. Teixeira de Carvalho e Armando Lassancy.
Creio que os nossos confrades JAF e Jacinto Bettencourt poderão colaborar contigo.
Todavia volto a lembrar que o belo e profuso espólio documental (inclui interessantes cartas particulares da Rainha D. Amélia e do Rei Dom Manoel...)do Dr. Alberto Pinheiro Torres, está na posse do seu neto Dr. Carlos Mª Pinheiro Torres, que poderás contactar directamente, ou ainda pelo GVS, MAG ou ROdO, que têm boas relações com os filhos.

O teu último parágrafo traz à ideia patuscas polémicas semelhantes, mas muito actuais!

Abraço
Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#55697 | magalp | 19 jan 2004 13:37 | Em resposta a: #55694

Enquanto fazia o meu "exercício" de cópia botaste a lista que já inclui os que indiquei...
MM

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#55706 | JCC | 19 jan 2004 14:57 | Em resposta a: #55682

Caro Lourenço

Como já tive ocasião de te dizer pessoalmente entre os cavaleiros fundadores encontram-se o meu avô Rui Cordovil e o seu irmão (que teria sido o Morgado, se ainda existisse o morgadio) José Cordovil.

Falei agora mesmo com o meu tio Francisco José e ele nunca ouviu falar da Ordem. COnheceu o António Cabreira, o Mons. Pereira dos Reis e alguns outros dos fundadores mas, que se recorde, nunca ouviu nem viu qualquer papel relativo a esta Ordem. Disse-me mesmo que pensa que o meu avô nunca terá ido ao Algarve. Aventou a hipótese de, para além da fundação, não se ter avançado mais.

Já experimentaste falar com a Igreja de Santa Maria, em Tavira? Ou com o Capitão Arnica, um dos estudiosos daquela cidade? (Eu consegui falar com ele há tempos telefonando para a Câmara).

Ainda me resta mais uma esperança que são as minhas primas Margarida (que, como sabes, também se interessa muito por estas nossas caturrices) e Carmo, que é fiel depositária do acervo de documentação do seu ramo familiar. São ambas descendentes do tio José.

Finalmente, como o meu primo António Cordovil (pai da Carmo) entregou ao Arq. Distrital de Évora o acervo da Casa Cordovil (com algumas excepções, ao que sei) e eu tenho o inventário, vou dar uma vista de olhos a ver se descubro mais qq coisa.

Enfim esperemos que tenhas mais sorte com outros intervenientes.

Um abraço

João CC

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#55711 | LCM | 19 jan 2004 15:37 | Em resposta a: #55696

Caro Manuel Maria,

Muito obrigado pela sua mensagem. O António Cabreira, "heroi" desta e de outras histórias, é de facto uma personagem curiosa! O nosso amigo Tó Bivar, ilustre matemático, disse-me que as suas teses nessa área do saber eram bastante criticadas, por absurdas e desprovidas de sustentação.
Era, como se pode ler nos seus escritos, um homem vaidoso. Usou o título de Conde de Lagos, hipoteticamente concedido a seu avô paterno, oficial Miguelista, por autorização da Infanta D. Aldegundes enquanto regente na menoridade de D. Duarte Nuno. Quando estava a escrever a comunicação ao IPH sobre os títulos concedidos pelos Príncipes proscritos, que apresentei em Dezembro, reencontrei esta Ordem de que tinha ouvido falar em tempos, começando a reunir informações sobre ela.

Esta Ordem seria só mais uma vaidade de António Cabreira, na qual conseguiu "meter" um grande do Reino, Marquês de Lavradio e uma figura respeitadissima da época, Tomaz de Melo Breyner.
Dos nomes que indica não encontro mais nenhum na lista que já aqui coloquei. Ou aderiram posteriormente ou, o que considero mais provável, acharam sempre esta "Ordem" uma completa fantasia, sem qualquer razão de ser.
Quanto ao Dr. Alberto Pinheiro Torres vou tentar saber alguma coisa pelo Rodrigo ou pelo Gonçalo. Gostava de encontrar um diploma da Ordem, pois penso já ter localizado uma insignia.

É natural que em 1947 não se refira a Ordem pois, segundo ouvi dizer - não me lembro a quem - o Estado teria acabado com esta divagação fantástica do Dr. António Cabreira, proibindo a Ordem ou pelo menos o seu uso oficial, o que para o efeito tanto dava, pois a intenção de criar uma "Ordem" não era certamente apenas a preservação da Igreja de St.ª M.ª do Castelo e do património de Tavira...

Um grande abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#55712 | LCM | 19 jan 2004 15:48 | Em resposta a: #55706

Caro João,

Muito obrigado pela tua mensagem. Como já te disse, penso que a ligação da Ordem a Tavira era teórica, ou seja, puramente estatutária. António Cabreira tinha de dar um nome à Ordem e lembrou-se de da Ig. de St.ª M.ª do Castelo de Tavira, cidade de que se considerava representante dos Alcaides Mores. Acresecente-se a isto outro detalhe: tinham estatuto especial na Ordem - Cavaleiros de Honra - os descendentes de D. Paio Peres Correia, ou seja, ele próprio e o Marquês de Lavradio.

Quanto ao teu Avô e ao teu Tio-avô José deveriam ser amigos de António Cabreira, pois eram ambos membros da referida Academia das Ciências de Portugal, sendo o 1º Correspondente e o 2º Vogal (provavelmente da Direcção). Seria óptimo se aparecesse alguma coisa: um diploma, correspondência, insignias, capa... Agradeço-te se conseguires descobrir mais informações na família Cordovil.

O Capitão Arnica contactá-lo-ei brevemente, mas queria primeiro arranjar mais dados. A Igreja de Santa Maria do Castelo ficará também para essa altura.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#55717 | zamot | 19 jan 2004 17:47 | Em resposta a: #55712

Caro Lourenço

Como sabes pelo meu lado Materno tenho um costado Cabreira, e tenho em casa da minha Mãe uns livros sobre o Conde de Lagos, que não deixou descendencia, e a certa altura propôs ao meu Avô adoptar um dos meus Tios para fazer dele seu herdeiro. Claro está que o meu Avô não aceitou. Vou ver que livros são pois pde ser que te ajude.


Um abraço


Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#55720 | LCM | 19 jan 2004 18:33 | Em resposta a: #55717

Caro Zé Tomaz,

Reparaste que o teu Avô Tomaz era fundador da Ordem?
Quanto aos Cabreiras agradeço-te. Interessa-me particularmente referências à Ordem e à Academia das Ciências de Portugal, e fotografias de António Cabreira com as insignias.
Tens de me dar os dados da tua Avó Cabreira para investigar este costado.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#55730 | MCN | 19 jan 2004 22:21 | Em resposta a: #55694

Antes de mais, obrigado.
Nunca tinha ouvido falar nesta Ordem. Parece-me que quase não há tavirenses (pelo menos os da governança não constam) neste "clube dos amigos de Santa Maria do Castelo", o que é curioso. Mas eu também não conheço toda a gente da terra...
Se encontrar alguma coisa, coloco aqui.
1 abraço,
MCN

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#55737 | rmfrp | 20 jan 2004 00:20 | Em resposta a: #55730

Caro Miguel Centeno Neves:

Para além do próprio Dr. António Cabreira, há pelo menos mais um tavirense na lista (Dr. José Aboim de Ascenção Contreiras) e outra pessoa da mesma família que, se não nasceu em Tavira, aí tinha certamente ascendência próxima (Gen. António Augusto Ferreira de Aboim).

A respeito do segundo não tenho certezas, pois o único "António Augusto Ferreira Aboim" que conheço era tavirense mas faleceu em 1922, pelo que não se trata da mesma pessoa. Aproveito para manifestar o meu interesse em qualquer informação que possa ajudar a situar este homónimo mais recente.

Há mais alguns nomes que suspeito possam estar ligados a Tavira. Mesmo assim parece pouco, tendo em conta a especificidade territorial definida pela Ordem.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#55738 | rmfrp | 20 jan 2004 00:28 | Em resposta a: #55737

Correcção: se a Ordem foi fundada em 1920, António Augusto Ferreira de Aboim pode ser de facto a mesma pessoa (que nasceu em 1834).

As minhas desculpas pelo lapso.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#55750 | JCALD | 20 jan 2004 11:41 | Em resposta a: #55682

Caro Lourenço Correia de Matos:

No livro de António Cabreira «A Voz do Sangue, correcção ao livro 'A Invasão dos Judeus'», publicado em Lisboa, 1925, vem um retrato autografado do autor com várias condecorações, 3 colares e 4 medalhas, pelo menos. Parecem-me todas conhecidas. Apenas uma medalha se distingue mal.
No entanto, na longa lista de cargos honoríficos e condecorações que tem junto do nome, não consta a tal Ordem de Santa Maria do Castelo de Tavira.
O livro está à sua disposição.
Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#55752 | LCM | 20 jan 2004 11:58 | Em resposta a: #55750

Caro José Caldeira,

Muito obrigado pela sua mensagem. Terá tido existência tão efemera? Vou continuar a juntar "peças".

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#55798 | abivar | 21 jan 2004 00:13 | Em resposta a: #55752

Caro Lourenço:

Acho que num dos opúsculos matemáticos que tenho desse meu quase-tio (era primo direito do meu bisavô Bivar pelo lado das respectivas Mães) vem a fotografia de corpo inteiro com as condecorações todas; infelizmente o opúsculo era a famigerada demonstração (obviamente errada) da quadratura do círculo. Também tem um acerca da "cubicatura da esfera"! Tenho de fazer uma busca para encontrar os documentos que tenho sobre ele (foram-me dados pelo João Cabreira Cabral que tem "tudo" sobre ele).

Um abraço,

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#55802 | zamot | 21 jan 2004 09:03 | Em resposta a: #55798

Caro Tó

Será que descobri aqui um parentesco contigo?

Também a minha avó materna é Cabreira.


Um abraço


Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#55839 | abivar | 21 jan 2004 19:22 | Em resposta a: #55802

Caro Zé Tomás:

A minha ligação com os Cabreiras é através dos “Hicklings de Medeiros Pereiras da Silva”; a minha trisavó por varonia, que era filha de Mateus António Pereira da Silva (com costados do concelho de Castelo de Paiva e vizinhanças e da Catalunha) e D. Ana Hickling de Medeiros (ascendência da Ilha de S. Miguel, Inglaterra e Colónias e, mais para trás, pelo menos concelhos de Vila Pouca de Aguiar e Olivença), teve uma irmã (D. Francisca Emília) casada com o General Tomaz António da Guarda Cabreira, de quem teve dois filhos, Tomaz António (parece que este teve um filho natural legitimado da Duquesa de Armstrong, que não tenho notícia de ter deixado geração) e António Tomaz da Guarda Cabreira de Faria e Alvelos Drago da Ponte, de quem se fala neste tópico e que não deixou geração, que se saiba. Sendo assim, ainda que sejamos os parentes mais próximos que sobram destes dois irmãos Cabreiras, não temos sangue Cabreira; como deves saber, o Anuário de 1985 (2º Volume), no título de Cabreiras, trás uma notícia bastante desenvolvida desta família, cujo representante é o João Cabreira Cabral que, como eu escrevia ao Lourenço, a tem estudado com grande profundidade.

Tens mais dados da tua ascendência materna? É bem possível que tenhamos ascendência comum no Algarve; apesar de o meu bisavô por varonia não ter pinga de sangue propriamente algarvio (sendo já a terceira geração a nascer em Faro!), daí para cá os casamentos incorporaram sempre sangue “genuinamente algarvio”: a minha bisavó era meia italiana, meia algarvia, a minha avó paterna meia beirã, meia algarvia (aqui com algum sangue alentejano e remotamente estremenho, madeirense, espanhol e italiano à mistura) e a minha Mãe um quarto Transmontana, um quarto Minhota (varonias do Pai e da Mãe) e os restantes dois quartos algarvia (com algum sangue de Setúbal e Espanha). Tem piada como o Algarve parece ser mesmo uma terra “de atracção” com imensa gente a confluir de tudo quanto é sítio e a lá casar, muitas vezes com gente também de fora (na minha varonia foram precisas quatro gerações para haver um casamento com alguém com ascendência algarvia!).

Um abraço,

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#55841 | abivar | 21 jan 2004 19:30 | Em resposta a: #55752

Caro Lourenço:

Nas minhas buscas descobri dois cartões de visitas do António Cabreira e um do Tomaz, que me deu o João Cabral. Os do António são engraçados; para além de referirem os diversos atributos, um deles tem um elmo (sem mais) no canto superior esquerdo e o outro tem armas com coroa de Conde (esquartelado de Farias, Alvelos, Dragos e Cabreiras). Quando quiseres posso dar-te cópias. Logo que descubra mais alguma coisa digo-te; sei que tenho os tais trabalhos de matemática (com fotografia) e uma fotografia do meu tetravô Mateus António Pereira da Silva, que era avô materno dos irmãos Cabreira.

Um abraço,

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#55846 | LCM | 21 jan 2004 20:07 | Em resposta a: #55841

Caro Tó,

Adorava ter uma fotocópia do cartão com coroa de Conde. Refere o título ou tem só o nome? Gostava de um cartão com o título para ilustrar os títulos Miguelistas.
Quanto ás fotografias, interessava-me alguma em que pudesse identificar a Ordem. Se não te importares pedia-te o favor de me levares isso no nosso próximo almoço para dar uma olhadela.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#55861 | GUC | 22 jan 2004 09:45 | Em resposta a: #55846

Caro Lourenço

Tanto quanto sei foi a Sociedade de Geografia que herdou a Biblioteca e o arquivo deste Conde de Lagos, para além do referido prédio da Rua das Taipas. Talvez lá encontres alguma coisa.

Um abraço

Gonçalo da Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#55864 | lgameiro | 22 jan 2004 10:22 | Em resposta a: #55861

Caros confrades
Desculpem a intromissão, mas permitam-me dar dois dados que me parecem relevantes para este fórum: O filho legitimado de Tomás Cabreira e a Duquesa de Armstrong, chamava-se igualmente Tomás Cabreira, do qual não sei nada a não ser o facto de passar temporadas em Tavira e ter escrito uma peça com Mário de Sá Carneiro.
Quanto à biblioteca do António Cabreira, permitam-me referir que fez grande doação de livros ao município de Tavira, bem como a designada "Casa Cabreira" onde funciona a biblioteca dessa cidade.
Cumprimentos,
Luís Gameiro

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#55874 | magalp | 22 jan 2004 12:29 | Em resposta a: #55711

Caro Lourenço

Já procurei as informações que pretendias.
No espólio do Dr. Alberto Pinheiro Torres, não foi encontrada nenhuma insígnia, diploma ou q.q. documento que se refira à dita Ordem de Stª Mª do Castelo.
Em toda a sua longa vida recebeu duas únicas comendas, perfeitamente documentadas - Comendador na O. Pontifícia de S. Gregório Magno e Grã-cruz da O. Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, tendo sido nesta o seu Chanceler em Portugal. Teve também o seu nome dado a uma rua na cidade, retirado q. foi após a "revolução dos cravos", bem apesar de nunca ter sido um homem do Estado Novo...

Confirma-se que a grande maioria dos nomes citados faziam parte do seu círculo de amizades e conhecimentos pelas simpáticas e extensas dedicatórias (então muito costume), em livros e opúsculos publicados pelos mesmos, incluído António Cabreira.
Há ainda a muita correspondência particular que citei, mas ainda não perfeitamente estudada e catalogada. Infelizmente dispersa, pois o Dr. Carlos P.T. não foi o único neto herdeiro…

Mostrou abertura e a melhor disposição para te receber, com combinação prévia, pois “toca muitos instrumentos” e os dias para ele “só” tem 24 horas!
Abraço.
MM

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#55925 | LCM | 23 jan 2004 02:04 | Em resposta a: #55874

Caro Manel Maria,

Muito obrigado pelas informações. Terá aceite fazer o "frete" de ser fundador da OSMC por ser amigo de antónio Cabreira mas não lhe deverá ter dado muita importância.

Um grande abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#55927 | LCM | 23 jan 2004 02:08 | Em resposta a: #55861

Caro Gonçalo,

Muito obrigado pela mensagem. Já me tinham dito que a Sociedade de Geografia tinha sido a herdeira de António Cabreira. Andou toda a vida a fundar isntituições - a Ordem, a Acad. das Ciências de Portugal, entre outras - que não vingaram, acabando por deixar a herança a uma instituição tradicional.
Vou tentar saber se há espólio documental e se está ou não consultável... o que infelizmente é pouco provável.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#62861 | Frº Paccetti Correia | 19 abr 2004 00:49 | Em resposta a: #55694

Caro Lourenço,

Dados que tenho sobre alguns dos fundadores da Ordem:

-Eduardo Pavia de Magalhães, de nome completo: Eduardo Henriques Pavia de Magalhães, nasceu em Tavira e foi baptizado na Igreja de Santa Maria do Castelo. Foi violinista, compositor e maestro (ver Enciclopédia Luso Brasileira). Viveu em Lisboa, onde foi professor no Conservatório Nacional; existe em Tavira um Largo com o seu nome. Filho de:

-Victorino José de Magalhães, de nome completo Victorino José de Sousa Teles Xavier de Magalhães, baptizado na mesma igreja, em Tavira;

-Cor. Artur José da Silva Pereira, foi testemunha no casamento da filha do Maestro Pavia de Magalhães, em Lisboa-1926, em cujo registo aparece como "viúvo, Coronel d'Estado Maior d'Infanteria"

-Alferes José Victorino de Magalhães, que veio a ser major de infantaria, de nome José Victorino Pavia de Magalhães, sócio da extinta Academia de Ciências, irmão do referido Maestro Pavia de Magalhães

Cumprimentos

Francisco Paccetti Correia

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#266225 | britesfreire | 02 dez 2010 23:07 | Em resposta a: #55841

Caro abivar
Estou a tentar fazer a minha árvore genealógica e sendo meu trisavô Mateus António Pereira da Silva, gostaria de ter a sua fotografia bem como todos os dados que tenha a seu respeito. Desde já agradeço a sua colaboração. Brites Freire

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#266233 | abivar | 03 dez 2010 10:12 | Em resposta a: #266225

Cara Brites Freire,

Teho muito gosto em partilhar consigo os dados que tenho acerca desse nosso antepassado comum; em parte os dados genealógicos já estão aqui na base de dados do Geneall, mas tenho mais alguns que entretanto consegui obter no Arquivo distrital do Porto, nos assentos que entretanto ficaram on-line. Também me parece que tenho uma fotografia mas ainda terei de a encontrar... tive um "desastre informático" há umas semanas e ainda não recuperei completamente; logo que seja possível procurarei fazer uma resenha dos dados que tenho, para além dos que já estão on-line. O meu mail é abivar arroba sapo ponto pt; teria muito gosto em saber como é a sua ligação a esse meu tetravô; imagino que seja descendente da filha Francisca Emília?

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#266246 | britesfreire | 03 dez 2010 15:21 | Em resposta a: #266233

Caro António Bivar

Fiquei contentíssima com a sua rápida resposta porque só me inscrevi no forum ontem à noite e baseei-me num mail seu de 2004... Tenho um filho que é engenheiro informático e foi ele que me tratou do assunto pois sei muito pouco de computadores.
Quanto ao nosso antepassado comum, a minha bisavó paterna era Thereza Emigdia Pereira da Silva, filha do 2º casamento de Mateus António Pereira da Silva com D. Anna da Paz Pimentel. Estive há pouco tempo em Tavira e conheci a casa dessa bisavó que casou com José Júlio de Oliveira Baptista que foi juiz em Tavira. Quem me deu essas indicações foi uma prima que também é sua descendente, a Lourdinhas Falcão de Berredo Simões de Carvalho.
Fico a aguardar a tal fotografia e todos os elementos que me possa enviar e desde já estou muito agradecida e muito contente.
O meu nome é: Brites Vidal de Oliveira Baptista , de casada Geraldes Freire. E o meu mail é: bjfreire arrobanetcabo. pt
Com os meus melhores cumprimentos e agradecimentos

Brites Freire

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#266248 | abivar | 03 dez 2010 15:54 | Em resposta a: #266246

Cara Brites:

Sempre ouvi falar nos primos Oliveira Baptista; a minha Mãe (tem 92 anos), se não me engano era amiga de uma delas, apesar de o parentesco ser pelo lado do meu Pai. Gostaria muito de saber mais acerca desse ramo; fazendo uma rápida consulta na base de dados do Geneall acabo de verificar que a prima que refere é mãe de uma amiga minha, a Patrícia (Patuxa) Salvação Barreto. Já em tempos tinha ficado com a ideia de que tínhamos esse parentesco pelo que me tinha dito o João Cabral (parente dos nossos primos Cabreiras) e porque a minha Mãe o tinha confirmado, mas acabei por nunca conversar acerca disso com a Patuxa, que por acaso reencontrei há pouco tempo depois de alguns anos (num colóquio de Arquivos de família organizado pela Universidade Nova). Infelizmente não me lembrei de falar nisso porque nunca tinha ficado com ideias claras sobre os pormenores do parentesco... Logo que possível enviar-lhe-ei um mail com o que conseguir reunir de informações.

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#273661 | britesfreire | 31 mar 2011 00:34 | Em resposta a: #266248

Caro António Bivar

Só hoje me lembrei de entrar no forum para ver se havia notícias suas. Muito obrigada pelo seu mail e continuo a aguardar que me envie a fotografia do meu trisavô Mateus António Pereira da Silva.
Em Novembro do ano passado fui uns dias a Tavira onde viveram e casaram os meus avós paternos e visitei a casa da bisavó Thereza Emigdia Pereira da Silva que casou com o Dr.José Júlio d`Oliveira Baptista. Não tinha elementos nenhuns sobre esta bisavó, apenas sabia que tinha falecido no dia 1 de Dezembro ( que me foi dito pela prima Maria Luisa, avó materna da Patuxa ) e tinha obtido a certidão de casamento no Arquivo Distrital de Faro. Tive a sorte de ir ao Registo Civil de Tavira e uma senhora de lá ter procurado a certidão de óbito e a ter encontrado. Fui ao cemitério e encontrei a gaveta e fiquei a saber a data de nascimento; porque o registo de baptismo na Sé de Faro desapareceu julgo que num incêndio. A bisavó Thereza nasceu a 22-3-1841, casou a 1-6-1872 e faleceu a 1-12-1925. A casa dela fica do outro lado do rio Gilão em frente ao jardim e no átrio de entrada tem um brasão.Quanto ao bisavô Oliveira Baptista era natural de Arcozelo, paroquia de Lagarinhos, concelho de Gouveia, bispado da Guarda e sobre esse ramo da família tenho muitos elementos dados por um primo afastado que faz genealogia. Diga-me o que quer saber e tentarei responder.
Peço desculpa de ter estado tanto tempo sem aceder ao forum mas há sempre muito que fazer...
Um abraço da
Brites

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#273710 | abivar | 31 mar 2011 19:40 | Em resposta a: #273661

Cara Brites,

Infelizmente ainda não consegui encontrar a fotografia; tenho a certeza de que está algures no meio dos meus papéis, mas não a encontro nos sítios mais óbvios...

Tenho uma fotografia (esta localizada...) de uma pequena pedra de armas sobre a porta de entrada de uma casa em Tavira, partida de Silvas (um leão) e Pereiras (uma cruz) com timbre de Pereira; a porta tem o número 19. De acordo com um artigo de Arnaldo Casimiro Anica publicado no Jornal do Algarve a 5/5/1989 (tenho fotocópia) esta casa e uma outra que também tem uma pedra de armas idêntica ("no átrio interior"), mas com timbre de Silvas, terão pertencido à família do nosso antepassado Mateus António Pereira da Silva. A casa da sua bisavó será esta segunda? Fica-se na dúvida de que lado viriam as armas pois se não me engano a sua bisavó, por coincidência, também era Pereira da Silva pelo lado da mãe, mas esta família de ascendentes seus nada parece ter que ver com a nossa comum e já estava no Algarve há mais gerações.

Pelo referido artigo a casa que tem a pedra de armas na porta teria pertencido no século XVIII a uns Vaz Velho, depois teria sido vendida ao nosso Agostinho Pereira da Silva cuja viúva a terá vendido a um João Pires da Maia de quem terá passado para um João José Vito Pereira da Silva que foi presidente da Câmara de Tavira e não tinha nenhuma relação de parentesco com Agostinho; a dita viúva e o filho Mateus teriam depois ido viver para a segunda casa acima referida e que talvez seja a que depois foi da sua bisavó.

Seria este João José Vito ascendente da sua trisavó, segunda mulher do nosso antepassado comum Mateus António? O autor do artigo acima citado acha que as pedras de armas teriam sido colocadas pelo nosso Mateus António e pelo pai, mas se a primeira casa foi também de outros Pereiras da Silva e se Mateus António foi viver para a segunda e depois casou com uma descendente dos outros Pereiras da Silva, a dúvida persiste...

Um abraço do

António

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#273712 | LCM | 31 mar 2011 19:56 | Em resposta a: #273710

Caro Tó

A casa pertenceu a http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1055476 e é hoje dos herdeiros de seu filho http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1080734, irmão do sogro do João Cordovil Cardoso - que sabe coisas desta gente - e de uma tia bisavó minha (que já não conheci). No meu trabalhos dos Mendonças de Quelfes há uma nota de rodapé sobre esta gente.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#273739 | britesfreire | 31 mar 2011 23:38 | Em resposta a: #273710

Caro António Bivar

Obrigada pela sua super-rápida resposta.
A 2ª casa que refere é que deve ter sido da minha bisavó. Não reparei no nº da porta... mas tem uma entrada com o chão em pedrinhas pretas e brancas, tipo calçada portuguesa, um arco em pedra que dá acesso aos 5 primeiros degraus da escada e é no topo desse pequeno patamar que está na parede o brasão em pedra tal como diz.É uma casa de dois pisos que tem por baixo a farmácia Sousa. Tenho fotos da casa e do brasão.
Quanto à 2ª mulher de Mateus António era Ana da Paz Pimentel e imagino que tenham vivido em Faro porque a bisavó Thereza foi baptizada na Sé de Faro... mas na certidão de casamento diz que a D. Ana é desta cidade ( Tavira ).Ainda não tentei saber nada desta trisavó.
Um abraço da
Brites

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#273742 | JCC | 01 abr 2011 00:35 | Em resposta a: #273710

CAro Tó

O João José Vito Pereira da Silva é antepassado da Filu, minha mulher, como penso que sabes. Recebi há dias, do noss confrade José Cabecinha, mais alguma informação dos seus antepassados e não lhes encontro nem Pereiras nem Silvas...

Estou muito curioso em saber onde foi buscar os apelidos.

braço

João CC

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#273755 | abivar | 01 abr 2011 10:28 | Em resposta a: #273739

Cara Brites,

Vou digitalizar a fotografia que tenho da tal porta com a primeira pedra de armas e enviá-la para o seu mail; quanto à ascendência destes nossos antepassados, curiosamente aparece "Silva" em duas linhas mas em ambas o apelido desaparece nas gerações mais antigas até onde consegui apurar, encontrando-se apenas o "Pereira", linha que ainda poderá ser continuada consultando paroquiais a que ainda não tive acesso (talvez esteja aí a explicação de um dos "Silvas" - na outra linha já recuei algumas gerações e o apelido não voltou a aparecer). Li algures que a sua trisavó Ana da Paz seria descendente do João José Vito Pereira da Silva, mas não encontro a referência.

Um abraço,

António

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#273756 | abivar | 01 abr 2011 10:44 | Em resposta a: #273742

Caro João,

Acho que já tínhamos falado nisso, mas já não me lembrava! A situação é realmente curiosa; de acordo com as informações do artigo do Capitão Anica a tal casa teria sido do meu quinto avô Agostinho Pereira da Silva e mais tarde teria sido de João José Vito Pereira da Silva. A primeira questão é saber quem terá lá posto as armas; uma vez que armas idênticas aparecem na outra casa para onde terão ido viver a viúva e filho de Agostinho, parece lógico que teria sido Agostinho a colocar também as primeiras na porta da casa. No entanto essas, pela fotografia, parecem um acrescento do século XIX, o que não é completamente incompatível com esta teoria já que Agostinho morreu em 1813, mas não consigo apreciar se é ou não plausível só pelo aspecto da pedra... Será que João José Vito terá ido buscar os apelidos aos "meus" Pereiras da Silva por algum motivo misterioso?? Terá alguma coisa que ver com a casa onde viveu?

Abraço,

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#273771 | JCC | 01 abr 2011 12:42 | Em resposta a: #273756

Caro Tó

Deixo-te aqui o (pouco) que tenho sobre este ramo


1-João José Vito Pereira da Silva

2-João Vito da Trindade (casou em Sta Maria a 18.2.1806)
3 -Maria da Conceição

4-Francisco José Sacramento
5-Mariana Inácia
6-António Martins Figueira
7-Teresa de Jesus

8-Francisco José do Rosário
9-Antónia Maria
10-João Pereira
11-Teresa de Jesus
12-Manuel Figueira (casou em Sta Maria 15.5.1744)
13-Catarina do Sacramento de Jesus
14-Francisco de Oliveira
15- Maria das Mercês

16-
17-
18-
19-
20-
21-
22-
23-
24-Manuel Figueira (casou em Sta Maria 4.8.1704)
25-Joana Baptista
26-André Peres (o Velho) (casou em Sta Maria 27.6.1706)
27-Isabel Madeira
28
29-
30
31-

48-Sebastião da Costa
49- Isabel Pires
50-Manuel da Cruz
51-Inês Gonçalves
52-Bernardino Martins
53-Maria dos Reis
54-Francisco Maldonado (+ Sta Maria 15.10.1732)
55-Catarina da Costa (+ 26.12.1715)
~

As últimas gerações foram-me recentemente oferecidas pelo Óscar Caeiro Pinto.
Como vês...nada de Periera da Silva. Apenas encontro um João Pereira

Abraço

João

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#273793 | abivar | 01 abr 2011 16:47 | Em resposta a: #273771

Meu caro João,

O João Pereira já explica o Pereira e não me admirava que algum dos desconhecidos 16 a 23 ou 28 a 31 tivesse o Silva. Digo-te isto porque tenho um caso parecido nos meus Pereira de Mattos de Faro; o Mattos andou escondido muitos anos mas descobri-o no pai da avó materna do primeiro que usa Pereira de Mattos. Aliás o pai desse primeiro Pereira de Mattos usava, curiosamente, Pereira da Silva e o Silva não foi usado para trás durante duas gerações aparecendo apenas na mãe do avô paterno desse que o usou; já o Pereira vinha da respectiva avó paterna. Assim, como vês, no Algarve dos séculos XVIII/XIX encontra-se esse fenómeno de a certa altura resolverem usar um apelido duplo que vão compor com apelidos de antepassados de diferentes linhas de ascendência, indo buscá-los às vezes mais de duas gerações atrás. Não deixa de ser curioso que o João José Vito Pereira da Silva tenha comprado uma casa que já tinha sido de um Pereira da Silva (de origem completamente diferente, já que a família era originária da região do Douro) e onde possivelmente já existia uma pedra de armas de Silvas e Pereiras, a menos que tenha sido o próprio João José Vito a mandá-la fazer... Mas, pelas informações disponíveis, presume-se que a pedra de armas da outra casa que temos vindo a referir tenha sido posta pelo Mateus António Pereira da Silva, subsistindo a dúvida que resulta de ter sido casado segunda vez com uma senhora que eu tenho a idei que era da família do João José Vito! Ou seja ainda se poderia pensar que poderia ter posto a pedra em homenagem à mulher, embora pareça bastante menos provável.

Abraço,

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#273794 | abivar | 01 abr 2011 16:53 | Em resposta a: #273712

Caro Lourenço,

Obrigado pelas informações. Não sabes onde estará a indicação de que D. Ana da Paz Pimentel, segunda mulher do meu tetravô Mateus António Pereira da Silva seria também Pereira da Silva da família do João José Vito? Tenho ideia de que havia esta ligação mas não me lembro onde li...

Abraço,

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#273797 | LCM | 01 abr 2011 17:14 | Em resposta a: #273794

Caro Tó

Infelizmente não te sei ajudar. Tudo o que tenho da genealogia desta gente é o que o João te deu e que em tempos me tinha dado a mim. Os paroquiais de Tavira (St.ª Maria e Santiago) estão na Torre de c. 1850 para trás, mas tenho ideia de que as freguesias são grande.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#273801 | JCC | 01 abr 2011 17:26 | Em resposta a: #273797

Caros Lourenço e Tó

Não são grandes, são enormes... Foi uma das minhas grandes surpresa foi constatar que nos Sec XVIII e XIX, pelo memso, Tavira era enorm. Os Livros são muito amiores que os de Évora, para dar um exemplo.

É por isso que eu tenho tudo tão atrasado.

Abraço

João

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#273818 | abivar | 01 abr 2011 20:19 | Em resposta a: #273797

Caros Lourenço e João,

Pois é, mas felizmente isto da genealogia é como as cerejas e quando estava a navegar no Geneall encalhei num Jorge Arrais de Mendonça que sei ser descendente por varonia do "meu" Afonso de Bivar mas não vem entroncado no Geneall e resolvi escrever uma nota para pedir para fazerem o entroncamento; como me lembrava de ter visto um artigo nas Armas e Troféus acerca de uma carta de armas destes Arraes e Mendonça (do próprio Jorge ou do pai ou do avô, já não me lembro) fui à procura da cópia de uma carta que escrevi a propósito disso ao nosso caro Mestre Bénard Guedes explicando que a diferença estava muito bem atribuída, pois, embora não se dissesse na carta de armas, a ascendência Arraes e Mendonça vinha por avó; não a encontrei, está claro (ainda!), mas, totalmente a despropósito, ainda que muito convenientemente agora, encontrei a fotografia do meu quarto avô Mateus António Pereira da Silva de que tinha perdido o rasto há anos!! Assim talvez venha a encontrar a tal referência à ascendência de D. Ana da Paz se me puser a procurar outra coisa qualquer; com sorte talvez também encontre a tal carta ao José Bénard...

Abraços,

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#273819 | abivar | 01 abr 2011 20:23 | Em resposta a: #273739

Cara Brites,

Tenho uma boa notícia: como explico ao Lourenço Correia de Matos numa mensagem acima, encontrei por um acaso extraordinário e quando estava à procura de outra coisa, a fotografia do nosso antepassaado Mateus António Pereira da Silva, que vou digitalizar juntamente com a tal porta armoriada e enviar para o seu mail.

Um abraço,

António

Resposta

Link directo:

Silva Maldonado/Pereira da Silva

#273828 | 291O | 01 abr 2011 22:39 | Em resposta a: #273819

Apresento a explicação para os outros Pereira da Silva.

Segundo o conhecido genealogista Rui Pereira, que investigou também este ramo, o nº 6-António Martins Figueira, também assinava António Martins Pereira. Ora a mãe deste, Catarina do Sacramento (ou de Jesus) era irmã inteira do António Martins da Silva Maldonado, bapt. em Santa Maria de Tavira, a 20/11/1730. Este foi meirinho das correições da Provedoria do Reino do Algarve em 1756, “(…)Pela Ordem junta foi V. Mag.de servido mandarme tirar as inquirições de Antonio Martins da Sylva Maldonado, q. pretende habilitarse p.ª se encartar no oficio de Meirinho desta Provedoria. Pelo summario destes L.os tirei nesta Cidade lugar de origem e domicilio do habilitando consta ser este filho legitimo de Andre Peres e de Izabel Mad.ra neto p.la p.te paterna de Bernardo Martins e de sua m.er Maria dos Reys e p.la materna de Fran.co Maldonado e de Catherina da Costa todos naturais e moradores nesta cidade.” http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=998019
e no mesmo ano em que consegue este ofício adquire umas casas nobres na Rua do Poço da Cadeia, pelo preço de 150.000 réis. Viveu em Tavira, numas casas nobres adquiridas a frei Vicente do Rosário, religioso da Ordem dos Eremitas de São Paulo, pelo preço de 150.000 réis, compostas de altos e baixos, quintal com estrebaria e palheiro, sitas na Rua do Poço da Cadeia, desta cidade, defronte da Rua Nova Grande. Casou com Luísa Maria Clara do Espírito Santo.

O referido Francisco Maldonado, devia ser parente de um Fernão da Silva Maldonado que foi vereador da Câmara de Tavira em 1684.

Já a pedra de armas partida de Silva e Pereira, que está na casa dos Ferreira Coelho, julgo que é bem recente, anos oitenta (séc.XX)…

Atentamente,

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Silva Maldonado/Pereira da Silva

#273873 | abivar | 02 abr 2011 20:00 | Em resposta a: #273828

Caro Óscar Caeiro Pinto,

Muito obrigado pelos esclarecimentos. Curiosamente, pelos vistos o uso do Pereira também pode ter vindo pelo António Martins Figueira/Pereira, embora também não se saiba ainda por onde lhe veio o Pereira. Tal como no caso que eu referia, neste caso tanto o Pereira como o Silva parecem ter sido "ressuscitados" depois de diversas gerações.

Quanto à pedra de armas parece de facto claramente um acrescento muito posterior à origem da casa, mas nunca imaginei que pudesse ser tão recente! Espanta-me que o autor do artigo que eu referia, escrito em 1989, não tenha conseguido esclarecer essa origem e que a atribuisse a uma data anterior de pelo menos mais de um século e meio... Com efeito, no artigo em questão, parece muito bem informado acerca dos diversos possuidores da casa, desde os Vaz Velhos no século XVIII até aos Ferreira Coelho no século XX, passando pelas duas famílias Pereira da Silva e por outros pelo meio (os Ferreira Coelho descenderiam da segunda família Pereira da Silva que possuiu a casa, da maneira que Arnaldo Casimiro Anica explica no artigo), e no entanto ocupa alguns parágrafos a conjecturar quem teria lá colocado a pedra de armas, defendendo a teoria de que teria sido Agostinho Pereira da Silva! Sendo a pedra do século XX, aparentemente seria uma homenagem à ascendência dos Ferreira Coelho em João José Vito Pereira da Silva. Nesse caso a outra pedra de armas de Silvas e Pereiras (esta com timbre de Silva) no átrio da outra casa referida no mesmo artigo e de que temos tratado teria afinal origem aparentemente diversa e possivelmente referir-se-ia aos outros Pereiras da Silva, já que para lá teriam ido viver depois da venda da outra casa. No entanto continua de pé a hipótese de resultar da união das duas famílias no casamento de Mateus António Pereira da Silva com D. Ana da Paz se se confirmar ser esta também descendente de João José Vito.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#273882 | britesfreire | 02 abr 2011 22:02 | Em resposta a: #273793

Caro Tó Bivar

Ontem falei pelo telefone com a minha prima Lourdinhas ( mãe da Patuxa ) e ela ía hoje para Tavira tratar entre outras coisas de assuntos com a casa da bisavó Thereza. E contou-me que a pedra de armas que lá se encontra colocada no patamar da escada, estava na quinta da Baleeira e até servia para partir a amendoa em cima dela. E foi ela que com autorização da mãe ( a prima Maria Luisa de Oliveira Baptista Falcão de Berredo Simões de Carvalho que era prima direita do meu pai ) a mandou colocar na parede do patamar da escada. Acabo de ler os vários mails sobre a origem das pedras de armas e por isso achei curiosa esta história!!! A prima Maria Luisa era neta da Thereza Pereira da Silva.
E sei que foi ela que herdou a casa de que temos falado. Tenho fotos da casa e da pedra de armas que vou tentar enviar-lhe por mail.
Um abraço
Brites

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#273920 | abivar | 03 abr 2011 13:53 | Em resposta a: #273882

Cara Brites,

Muito obrigado pelas excelentes fotografias que me mandou! A pedra de armas ficou lá tão bem que parece que sempre lá esteve... Sabe de que lado teria vindo essa Quinta da Baleeira? Será que a pedra foi retirada de algum outro sítio para a Quinta ou terá sido mesmo feita para lá? Pelos vistos no tal artigo de 1989 o autor não estava mesmo bem informado acerca das pedras de armas pois supôs que esta teria sido posta directamente na casa pelo nosso antepassado Mateus António Pereira da Silva quando pelos vistos, em 1989 deveria lá estar haveria muito pouco tempo; o mesmo parece ter acontecido com a outra. Sabendo a origem da quinta talvez se fique com ideia de quem poderá ter mandado fazer a pedra de armas. Parece mais antiga que a da outra casa, mas pode ser só por causa do tipo de pedra...

Um abraço,

Resposta

Link directo:

Pereiras da Silva de Lagos e Tavira

#278642 | abivar | 15 jun 2011 12:26 | Em resposta a: #273771

Caro João,

Para complicar um bocado as coisas, aqui vai finalmente o assento de casamento do meu tetravô Mateus António Pereira da Silva com a sua segunda Mulher que sempre era Pereira da Silva de solteira:

“[à margem: O Dr. Matheos António Pereira da Silva com D. Anna da Paz Pimentel Pereira da Silva] Aos vinte sete dias do mês de Maio de mil oitocentos e quarenta tendo precedido Mandado confiança e Banhos, assignado pelo Rdo. Senhor Dr. António Luis de Macedo, Vigario Capitular Interino, e Governador Temporal deste Bispado, e Conego Prebendado da Sta. Sé de Faro, e Sellado como sello das Armas do D.mo Cabido, e com licença […?] dada – Inscriptos – se receberão na presença do Rdo. Paroco da Freguezia da Conceição, concelho desta cidade de Faro, como ordena o Concilio Tridentino – o D.or Matheos Antonio Pereira da Silva , meu Parochiano, viúvo da Ill.ma Snrª Dª Anna Hickling Pereira da Silva – com a Ill.ma Snrª Dª Anna da Paz Pimentel Pireira [sic] da Silva, natural da Cidade de Tavira, filha do Ill.mo Coronel Rodrigo Vito Pereira da Silva, natural da cidade de Lagos, e da Ill.ma Snrª Dª Thereza Pimentel da Silva Mascarenhas, neta paternas do Ill.mo Rodrigo Pereira da Silva, Secretario do Governo do Algarve, e da Ill.ma Snra. Dª Gertrudes Rosa Barbara Monterroyos, o qual he de Lagos, e esta de Tavira; materna do Ill.mo Antonio Pinella de Gusmão e da Ill.ma Snrª Dª Brites Marianna Pimentel Mascarenhas, naturaes de Tavira, forão testemunhas, que assignaraõ – Francisco Vito Pereira da Silva, e o Capitão João Vellozo Pessanha Cabral, de que fiz este Termo, que assignei, die ut Supra [Assinado: O Conego Reitor Joachim José Cavaco] – Livro D-5-26, fl. 153 (julgo que de Tavira – não ficou indicado na fotocópia que, se não me engano, me mandou o João Cabral…).

Onde se encaixarão estes dois Rodrigos Pereiras da Silva?? O avô da noiva certamente não poderia ser de uma geração mais recente que o João Vito da Trindade e ainda por cima é dito de Lagos! O casal Penella de Gusmão - Pimentel Mascarenhas assenta bem para pais de uma D. Maria Joana Penela Mascarenhas cujo neto Rodrigo José de Sá e Aboim terá casado com uma filha do "teu" João José Vito Pereira da Silva, D. Maria Victoria Xavier da Silva, segundo o Capitão Anica.

Será que estes "Vitos Pereira da Silva" de Lagos têm ainda uma outra origem? qual será a relação com os do João Vito da Trindade?

Um abraço,

Resposta

Link directo:

RE: Silva Maldonado/Pereira da Silva

#278644 | abivar | 15 jun 2011 12:32 | Em resposta a: #273828

Caro Óscar Caeiro Pinto,

Chamo a sua atenção para as informações que acabo de dar ao João Cordovil Cardoso, pois talvez consiga deslindar esta questão:

"Caro João,

Para complicar um bocado as coisas, aqui vai finalmente o assento de casamento do meu tetravô Mateus António Pereira da Silva com a sua segunda Mulher que sempre era Pereira da Silva de solteira:

“[à margem: O Dr. Matheos António Pereira da Silva com D. Anna da Paz Pimentel Pereira da Silva] Aos vinte sete dias do mês de Maio de mil oitocentos e quarenta tendo precedido Mandado confiança e Banhos, assignado pelo Rdo. Senhor Dr. António Luis de Macedo, Vigario Capitular Interino, e Governador Temporal deste Bispado, e Conego Prebendado da Sta. Sé de Faro, e Sellado como sello das Armas do D.mo Cabido, e com licença […?] dada – Inscriptos – se receberão na presença do Rdo. Paroco da Freguezia da Conceição, concelho desta cidade de Faro, como ordena o Concilio Tridentino – o D.or Matheos Antonio Pereira da Silva , meu Parochiano, viúvo da Ill.ma Snrª Dª Anna Hickling Pereira da Silva – com a Ill.ma Snrª Dª Anna da Paz Pimentel Pireira [sic] da Silva, natural da Cidade de Tavira, filha do Ill.mo Coronel Rodrigo Vito Pereira da Silva, natural da cidade de Lagos, e da Ill.ma Snrª Dª Thereza Pimentel da Silva Mascarenhas, neta paternas do Ill.mo Rodrigo Pereira da Silva, Secretario do Governo do Algarve, e da Ill.ma Snra. Dª Gertrudes Rosa Barbara Monterroyos, o qual he de Lagos, e esta de Tavira; materna do Ill.mo Antonio Pinella de Gusmão e da Ill.ma Snrª Dª Brites Marianna Pimentel Mascarenhas, naturaes de Tavira, forão testemunhas, que assignaraõ – Francisco Vito Pereira da Silva, e o Capitão João Vellozo Pessanha Cabral, de que fiz este Termo, que assignei, die ut Supra [Assinado: O Conego Reitor Joachim José Cavaco] – Livro D-5-26, fl. 153 (julgo que de Tavira – não ficou indicado na fotocópia que, se não me engano, me mandou o João Cabral…).

Onde se encaixarão estes dois Rodrigos Pereiras da Silva?? O avô da noiva certamente não poderia ser de uma geração mais recente que o João Vito da Trindade e ainda por cima é dito de Lagos! O casal Penella de Gusmão - Pimentel Mascarenhas assenta bem para pais de uma D. Maria Joana Penela Mascarenhas cujo neto Rodrigo José de Sá e Aboim terá casado com uma filha do "teu" João José Vito Pereira da Silva, D. Maria Victoria Xavier da Silva, segundo o Capitão Anica.

Será que estes "Vitos Pereira da Silva" de Lagos têm ainda uma outra origem? qual será a relação com os do João Vito da Trindade?"

Terá algumas informações que permitam esclarecer esta questão?

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Pereiras da Silva de Lagos e Tavira

#278702 | JCC | 15 jun 2011 20:12 | Em resposta a: #278642

Caro Tó

Obrigado +pr mais estes dados, que vamos ter de investigar com mais cuidado. Estou fora de Lisboa ma assim que regressar irei consultar as minhas notas para ver se encontro alguma ligação a Lagos.

ABraço

João

Resposta

Link directo:

RE: Pereiras da Silva de Lagos e Tavira

#279611 | abivar | 27 jun 2011 17:45 | Em resposta a: #278702

Meu caro João,

Afinal o Rodrigo Vito Pereira da Silva parece nada ter que ver com o João Vito da Trindade que deu outros Pereiras da Silva! Com efeito, a Brites Freire descobriu o casamento de um irmão do Rodrigo Vito, a 25/2/1839, em Tavira, que dá o seguinte:

1. Pedro Alexandrino Pereira da Silva, irmão de Rodrigo Vito Pereira da Silva

2. Rodrigo Pereira da Silva, b. em Lagos
3. Dona Gertrudes Ritta Barbara Mascarenhas, b. na matriz de Tavira

4. Francisco Nunes da Silva, de Estremoz
5. Donna Maria Antonia Augustim Arbayo, capital do Reino de Valência
6. Capitão Eugenio de Barros Montaroio Reimão, de Tavira
7. Dona Ignez de Villar Tavares, de Moncarpacho

(Uma pequena observação: na última mensagem tinha transcrito mal o nome da mãe de Rodrigo Vito (nº 3) que é Gertrudes Rita e não Gertrudes Rosa como erradamente eu tinha escrito - no assento estava bem.)

São testemunhas dedste casamento o meu Mateus António Pereira da Silva, ainda por casar com D. Ana da Paz, sobrinha deste noivo, e um Francisco Euzébio Pereira da Silva que não sei quem é.

Portanto temos agora três famílias Pereira da Silva com ligações a Tavira e com ligações mútuas sem que aparentemente tenham nada que ver umas com as outras, na respectiva origem! O que me parece curioso é o uso de "Vito" em duas delas e a adopção do Pereira da Silva na descendência de João Vito da Trindade, com uma explicação genealógica algo remota e totalmente diferente desta; começo a pensar que terá havido alguma influência destes na adopção do nome pelos outros. Seria agora interessante seguir a ascendência deles em Estremoz...

Um abraço,

Resposta

Link directo:

RE: Pereiras da Silva de Lagos e Tavira

#279618 | LCM | 27 jun 2011 19:05 | Em resposta a: #279611

Caro Tó

O Francsco Nunes da Silva é este http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=482005 , antepassado, entre muitas outras pessoas, do Miguel Corte-Real http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=482005. Julgo que esta gente vem nos "Fidalgos de Cota de Armas" ou nos "Titulares do Algarve" numa nota às árvores.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Pereiras da Silva de Lagos e Tavira

#279641 | abivar | 27 jun 2011 23:41 | Em resposta a: #279618

Caro Lourenço,

Quem diria! Então afinal o Rodrigo Pereira da Silva era tio do padrasto do meu tetravô por varonia (o "Silva" de um dos quartéis da carta de armas desse padrasto é este), para além de avô da madrasta da minha trisavó também por varonia... Continua-se sem perceber de onde vem o "Pereira" e por que razão os outros Pereira da Silva de Tavira também usavam o "Vito"...

Abraço,

Resposta

Link directo:

RE: Pereiras da Silva de Lagos e Tavira

#279677 | LCM | 28 jun 2011 14:46 | Em resposta a: #279611

Caro Tó

Como aditamento, e já fora dos Pereira da Silva, uma nota sobre a mulher de Rodrigo, D. Gertrudes Rita Bárbara Mascarenhas, que é tia (prima co-irmã de antepassada) do Tó Mattos e Silva. Vem num trabalho que publicou nas "Armas e Troféus" 1982-1983, p. 321.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Pereiras da Silva de Lagos e Tavira

#279721 | abivar | 28 jun 2011 22:18 | Em resposta a: #279677

Caro Lourenço,

Muito obrigado por todas as informações! Acabo de ler o que o Tó escreveu acerca destes antepassados da madrasta da minha trisavó. Não se percebe é de onde vem o "Montarroyo" e o "Mascarenhas" e se se ligarão ao genealogista José Freire de Monterroio Mascarenhas (este: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=321879 ). É estranho porque o genealogista viveu entre os séculos XVII e XVIII e o Mascarenhas e Monterroio vinham respectivamente do pai e da mãe; parece tardio de mais para se tratar da mesma ligação Monterroio/Mascarenhas.

Abraço,

Resposta

Link directo:

RE: Pereiras da Silva de Lagos e Tavira

#279722 | abivar | 28 jun 2011 22:19 | Em resposta a: #279677

demais e não "de mais"...

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#288454 | Rui Salvé - Rainha | 03 out 2011 19:31 | Em resposta a: #55682

Como estou a escrever algo relacionado co esta Ordem de Santa Maria, gostaria que alguem me respondesse a algumas questões:
- Quando acabou esta Ordem?
- Qual o motivo porque acabou?
- Onde se encontra o quadro de D. paio Peres Correia, inaugurado no dia de investidura dos Cavaleiros?
Os meus agradecimentos.
Rui Salvé - Rainha

Resposta

Link directo:

RE: Ordem de Santa Maria do Castelo (Tavira)

#338894 | CarolinaFreitas | 02 dez 2013 04:15 | Em resposta a: #273661

Boa noite:
Procuro informações acerca da familia Oliveira Baptista de Gouveia.
Descendo de Maria da Conceição da Cunha Saraiva d'Oliveira Baptista, nascida em Gouveia. Era filha de Maria Ricardina d'Oliveira Baptista, nascida em S.Pedro, Gouveia e casada com António da Cunha Saraiva, nascido em 1827 e falecido em 1888.
Consegue encontrar estes Oliveira Baptista nos seus dados?
Desde já o meu muito obrigada

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 02:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen