Família Barbosa de Almeida e Albuquerque

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões | Heráldica

Família Barbosa de Almeida e Albuquerque

#55991 | texmel | 23 jan 2004 22:02

José João Teixeira (Doutor) nasceu em Monção, foi cavaleiro da Ordem de Cristo, ouvidor de Vila Rica, Desembargador no Porto no ano 1778. Casou em Lisboa com D. Maria Marcelina Barbosa de Almeida e Albuquerque filha de João Felix de Almeida e Albuquerque e de sua mulher D. Ignácia Maria Quitéria da Silva Duque. Tiveram 2 filhos, José e D. Maria, que nasceu em 1781.
A José João Teixeira foi concedido Brasão de armas a 19 de Maio de 1770, registado no Cartório da Nobreza no livro 1 a folhas 126.

Alguém me poderá dar indicações sobre a família Barbosa de Almeida e Albuquerque acima referida?
Peço desculpa pela insistência.

José Luís T. C. Melo

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de Monção

#56002 | JMSA | 23 jan 2004 23:43 | Em resposta a: #55991

Caro Confrade
Nada sei da família Barbosa de Almeida e Albuquerque. No entanto o Dr.José João Teixeira, de Monção, chamou-me à atenção pelo seguinte:
Descendo por varonia de Jerónimo Nunes Teixeira, n.11.5.1687 em Melçaço, casado com D.Isabel de Araújo, filho do Capitão Jerónimo Nunes Teixeira Coelho de Novais (de Melgaço) e de D.Maria Rodrigues. Neto paterno de Jerónimo Nunes Teixeira (de Monção)e de D.Francisca Coelho de Novaes.
Todos estes vêm tratados no livro "O meu livro das gerações Melgasenses" de Augusto César Esteves.
Sabe, por acaso, se existe algum parentesco entre estes e aquele que referiu?
Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de Monção

#56110 | texmel | 26 jan 2004 20:01 | Em resposta a: #56002

Caro Confrade
Só hoje me é possível responder à questão que refere.O Dr. José João Teixeira,embora tenha nascido em Monção,era oriundo da família Teixeira Coelho, da Casa da Felperra,em Santa Cristina de Longos,Guimarães.Estes Teixeiras eram descendentes dos Teixeiras de Vila Real,Morgados de S.Braz,que mais tarde por casamento deram os Teixeira Coelho (Martim Teixeira c.c.D.Joana Coelho de Mello)de quem eu descendo. O seu antepassado Jerónimo Nunes Teixeira Coelho de Novais,por certo também tinha a mesma ascendencia.É certo? Agradeço me confirme esta minha suposição.
Cumprimentos de
José Luiz Teixeira Coelho de Melo

(Ver F.Gaio Vol IV PAG.190,& 30 E 31 E VOL.Xl,PAG. 355 e 356 & 208 V.º

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de Monção

#56123 | JMSA | 27 jan 2004 00:13 | Em resposta a: #56110

Caro Confrade
Quem me dera saber! Nada sei para trás de Jerónimo Nunes Teixeira casado com D.Francisca Coelho de Novaes. Vou em breve abrir um tópico sobre estes Teixeiras com tudo o que tenho. Nessa altura agradeço que me diga se sabe mais alguma coisa. Infelizmente não tenho o Felgueiras Gaio e quem sabe se não vem lá alguma coisa. Como lhe disse, descendo destes Teixeira por varonia, embora a minha família tivesse deixado "caír" este apelido há mais de 200 anos!!!
Melhores cumprimentos e até breve, espero.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de Monção

#56173 | JMSA | 27 jan 2004 19:56 | Em resposta a: #56110

Caro Confrade
Abri hoje o tópico sobre os meus Nunes Teixeira. Agradeço a sua ajuda se souber mais alguma coisa sobre esta família. Não tenho a certeza se o primeiro Jerónimo Nunes Teixeira é de Melgaço ou Monção porque a cópia do assento que tenho está praticamente ilegível.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de Monção

#56185 | texmel | 27 jan 2004 22:58 | Em resposta a: #56173

Caro Confrade
Cá recebi a sua menssagem de hoje,e irei fazer todo possível para encontrar o que deseja.Parece-me que para principiar deveria no Arqivo Distrital onde se encontra o assento de baptismo do prineiro Jerónimo Nunes Teixeira saber ao certo a sua naturalidade e a partir daí é mais facil iniciar a pesquisa; com sorte até no próprio assento pode haver alguma indicação com interesse.
Cumprimentos e desejo de boa sorte
José Luiz T.C. Melo

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de Monção

#56189 | texmel | 27 jan 2004 23:51 | Em resposta a: #56185

Caro Confrade
Só agóra reparei no seu tópico, que coném uma data com muito interesse,ou seja,a data do casamento do segundo Jerónimo - 30/10/1680 -Se lhe dermos 20 anos quando casou ,pocuremos de 1660 para traz e com sorte econtraremos o assento de baptismo,onde deve constar o nome e tavez naturalidade dos pais.Não desvemos esquecer que poderá ter casado mais velho e por isso devemos dar uma margem maior à pesquisa,ou seja um pouco mais de 1660 para cá.Só com sorte haverá livros para estas datas. Cumprimemtos do

José Luiz T.C. Melo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 22:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen