Quem é Manuel da Costa?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

Quem é Manuel da Costa?

#56039 | jose gaspar | 24 jan 2004 21:19

Na freguesia de Vale de Figueira, concelho de Santarém existe um marco com uma cruz com a seguinte inscrição:
«AQUI MATARAM E ROUBARAM A MANUEL DA COSTA NATURAL DA VILA DE ALVALADE ALEIVOSAMENTE E POR TUDO RECONHECIDO EM 25 DE ABRIL DE 1730 PEÇO PELO AMOR DE DEUS UM PADRE NOSSO E AVÉ MARIA POR SUA ALMA»
Será que Manuel era uma pessoa importante?
Será que Manuel pertencia á família de D. Gil Eanes da Costa?
Será que é possível alguém me ajudar nesta busca?

Muito obrigado.
José Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Quem é Manuel da Costa?

#56040 | rgc | 24 jan 2004 21:40 | Em resposta a: #56039

Caro confrade
A propósito,recordo-me que na minha região havia e há ainda os chamados "calvários" são geralmente de pedra em forma piramidal truncada, não muito altos encimados por uma cruz e em memória de pessoas que nesse local morreram, algumas vezes por queda de um raio, assalto, suicídio e outras circunstâncias. Dos casos que eu conheço e alguns destes "marcos" hoje desaparecidos ou em ruina completa causavam arrepios de medo às pessoas que a altas horas da noite, por lá passavam. E a imaginação e superstição contribuiam para isso. E até comigo, algumas se passou tal respeito por ter de regressar tarde do campo para casa, quando passava as férias no Alentejo ou aí vivia.
E tais "monumentos" funerários tinham de facto algumas inscrições e a data do sucedido.
Cumprimentos
RC

Resposta

Link directo:

RE: Quem é Manuel da Costa?

#56042 | jose gaspar | 24 jan 2004 23:38 | Em resposta a: #56040

Caro confrade
De facto onde se encontra este calvário, chama-se “Cruz da Légua”. Lugar onde se dizia que só se podia passar de sol a sol pois de noite verias os seres mais estranhos.
E “Cruz da Légua” também por se encontrar a uma légua de Santarém e a igual distancia da ponte do rio Alviela, estrada Real que consta dos velhos roteiros, pois era um sítio de passagem e paragem numa estalagem perto da zona.
Era infestada por perigosos salteadores, por isso mataram e roubaram Manuel da Costa e em sua memória colocaram este calvário e como o amigo diz, este também se encontra em ruína, já sem a cruz. Por este motivo leva-me a pesquisar sobre esta pessoa que seria importante na sua época mas que não consigo identificar.
Dados importantes para poder dar inicio a um projecto de reaqualificação do local.

Cumprimentos de um amigo
José Gaspar

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 jun 2024, 02:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen