Dornellas e Vasconcelos Jardim

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Dornellas e Vasconcelos Jardim

#5611 | fjardim | 07 jun 2001 15:31

Familia da Madeira resultante do casamento entre os Dornellas e Vasconcelos e os Gomes Jardim (que por casamento ligaram-se aos bettencourt da camara, crawford do nascimento, gordon, spínola, barão da torre, entre outros).

Agradeço informação.

Fjardim

Resposta

Link directo:

RE: Dornellas e Vasconcelos Jardim

#5747 | bigmoor | 11 jun 2001 20:18 | Em resposta a: #5611

Muito bem, caro Filipe.

Agora tb eu já estou no Fórum.

Um abraço,
Paulo Mourão.

Resposta

Link directo:

RE: Dornellas e Vasconcelos Jardim

#5754 | fadoria2001 | 12 jun 2001 00:18 | Em resposta a: #5611

Tem dois ramos no Brasil:

1) Descendentes de Cristóvão de Ornelas e Vasconcellos, na Bahia - começos do século XVIII.

2) Descendentes de Hierônimo Dornellas de Menezes, (c. 1690-fins do século XVIII) no Rio Grande do Sul. E' o `povoador de Viamão.'

Eram dos Ornelas Gamboas, ambos.

fad

Resposta

Link directo:

RE: Dornellas e Vasconcelos Jardim

#5837 | fjardim | 15 jun 2001 11:47 | Em resposta a: #5754

O barão de São pedro, Daniel de Ornelas e Vasconcelos, também é do ramo dos Ornelas Gamboas?

Resposta

Link directo:

RE: Dornellas e Vasconcelos Jardim

#5840 | fadoria2001 | 15 jun 2001 13:21 | Em resposta a: #5837

Alguns dos Ornelas Gamboas passaram a se chamar Ornellas e Vasconcellos, no Brasil. Mas esse barão é titular português, não?

Desses Ornellas Gamboas na Bahia descende com certeza o recente ex-ministro brasileiro da previdência, e senador da república, Waldeck Ornellas. Tenho essa linha até meados do século XIX, e começos do XX, mas não sei exato como chegar a ele.

fad

Resposta

Link directo:

RE: Dornellas e Vasconcelos Jardim (Gomes Jardim)

#108891 | pperneta | 06 jan 2006 01:28 | Em resposta a: #5611

Descendem provavelmente de Agostinho Gomes Jardim, filho de Antº Roiz Jardim e Felícia Fernandes , casado com Teresa Barbosa de Menezes, filha de Jerónimo de Ornelas Menezes e Vasconcelos e Lucrécia Leme Barbosa (Tº RUAS ou ROAZES), casados em 1758 em Triunfo, Rio Grande do Sul, tendo deste casamento nascido 12 filhos (in Registo Genealogico de Famílias q passaram à madeira, Luís Peter Close, tº Gomes Jardim)

Tenho ambas as genalogias feitas até onde pude, por isso posso talvez ajuda-lo, caso precise.

Felícia Fernandes foi minha antepassada por outro casamento, e tanto quanto sei parece que é do tº Vares (Tavares?), pela linha Fernandes Luís, de Stº António.
Os Gomes Jardim são a minha família paterna, embora posteriormente tenham adoptado o apelido Perneta no lugar do Jardim.
Catarina Gomes Jardim, avó paterna de Agostinho, era irmã das minhas antepassadas Francisca e Maria Gomes Jardim, esta casada com António Afonso, que é o tronco dos Gomes Pernetas da Madeira, e que talvez pertença aos Afonsos de Stº Antº.

António Rodrigues Jardim era irmão de Miguel Gomes Jardim, o primogénito, que testou em 1758 instituindo vínculo na sua fazenda da Torre, em Camara de Lobos, segundo Luis Peter Clode. Segundo o mesmo genealogista, era rico e senhor de muitos escravos.
Tenho por certo que Miguel Gomes Jardim vivia na Rua da Carreira em 1723, quando doou 20 mil reis para a Gafaria dos Leprosos, uma soma avultada e uma das maiores doações entre os munícipes do Funchal na época.

Resposta

Link directo:

RE: Dornellas e Vasconcelos Jardim (Gomes Jardim)

#262489 | almeida07 | 20 set 2010 00:20 | Em resposta a: #108891

Dornellas

Sou Neta de José Gomes Jardim e Maria José de Freitas, ele Filho de José Gomes Jardim com Matilde de Jesus Maria, este filhos de Francisco Gome Jardim com Joaquina Teresa de Jesus. Todos de Funchal Ilha da Madeira.

Conhece alguem deste ramo da familia?
Agradeço o contato
Sei que já postou em 2006.!

Agradeço
Regina

Resposta

Link directo:

RE: Dornellas e Vasconcelos Jardim (Gomes Jardim)

#276416 | almeida07 | 15 mai 2011 15:28 | Em resposta a: #108891

Senhores

Poderiam me ajudar, com informações sobre meus avós, a saber:

Minha Mãe - Maria da Conceição Jardim Ribeiro- Filha de José Gomes Jardim x Maria José de Freitas, ele nascido em 01/09/1892- filho de José Gomes Jardim x Matilde de Jesus Maria - ela Nascida em 25/04/1891 - filha de João Augusto de Fretias e Victorino de Freitas- todos de São Martinho - Funchal Ilha da Madeira, meus avos casaram-se em 23/11/1910

Já José Gomes Jardim nascido em 25/10/1857 - era filho de Francisco Gomes Jardim e Joaquina Theresa de Jesus,
Matilde de Jesus Maria nascida em 1863 - era filha de Francisco João e de Maria Augusta de Jesus

José Gomes Jardim x Matilde de Jesus Maria, casaram-se em 30/07/1880. São Martinho
Francisco Gomes Jardim x Joaquina Theresa de Jesus casaram em 1845 São Martinho

Francisco Gomes Jardim era filho de Domingos Gomes x Maria Julia, casaram-se 1805 - são Martinho
Joaquina Teresa de Jesus era filha de Antonio Ferreira e Ana Joaquina - casaram-se 1809- são Martinho

Domingos Gomes era filho de João Gomes x Josefa da Silva- casaram-se 1752
Maria Julia era filha de Manuel Rodrigues e Agada Maria -

Então , é tudo que tenho até o momento, você conhece esse ramo da familia?
Sabe alguma coisa além, sei que todos eram de funchal, e casaram em São Martinho

Desde já agradeço!

Regina Nobre

Resposta

Link directo:

RE: Dornellas e Vasconcelos Jardim (Gomes Jardim)

#317084 | almeida07 | 12 nov 2012 01:07 | Em resposta a: #108891

Autor: almeida07 [responder para o fórum]
Senhores

Poderiam me ajudar, com informações sobre meus avós, a saber:

Minha Mãe - Maria da Conceição Jardim Ribeiro- Filha de José Gomes Jardim x Maria José de Freitas, ele nascido em 01/09/1892- filho de José Gomes Jardim x Matilde de Jesus Maria - ela Nascida em 25/04/1891 - filha de João Augusto de Fretias e Victorino de Freitas- todos de São Martinho - Funchal Ilha da Madeira, meus avos casaram-se em 23/11/1910

Já José Gomes Jardim nascido em 25/10/1857 - era filho de Francisco Gomes Jardim e Joaquina Theresa de Jesus,
Matilde de Jesus Maria nascida em 1863 - era filha de Francisco João e de Maria Augusta de Jesus

José Gomes Jardim x Matilde de Jesus Maria, casaram-se em 30/07/1880. São Martinho
Francisco Gomes Jardim x Joaquina Theresa de Jesus casaram em 1845 São Martinho

Francisco Gomes Jardim era filho de Domingos Gomes x Maria Julia, casaram-se 1805 - são Martinho
Joaquina Teresa de Jesus era filha de Antonio Ferreira e Ana Joaquina - casaram-se 1809- são Martinho

Domingos Gomes era filho de João Gomes x Josefa da Silva- casaram-se 1752
Maria Julia era filha de Manuel Rodrigues e Agada Maria -

Então , é tudo que tenho até o momento, você conhece esse ramo da familia?
Sabe alguma coisa além, sei que todos eram de funchal, e casaram em São Martinho

Desde já agradeço!

Regina Nobre

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 00:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen