Cidade de Aveiro e Arquivo Distrital de Aveiro

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões | Famílias

Cidade de Aveiro e Arquivo Distrital de Aveiro

#56147 | miguellabrego | 27 jan 2004 15:21

27 Jan. 2004
Caros meus primos Lusos,
Eu escrevi recentemente (veja abaixo) ao Arquivo Distrital de Aveiro que queria obter um certificado de união entre 1638 e 1646 para a igreja velha, agora extinct do São Miguel na cidade de Aveiro.
Infelizmente, eu recebi uma resposta que indico que o Arquivo não teve aqueles originais.
Que deve ser minha etapa seguinte?
Eu quero continuar mais para trás com meus antepassados Pimenteis de Aveiro mas eu alcancei uma extremidade inoperante.

Todas as sugestões ou ajuda seriam apreciadas extremamente.
(Desculpe por favor meu português pobre.)

Seu primo em genealogia,
Miguel Labrego
mlabrego@pobox.upenn.edu



---------------------------------------------------
>> Exmo Senhor,
Recebemos o seu pedido via fax e agora por e-mail. No entanto não temos
muito boas notícias para lhe dar.
Relativamente aos casamentos nas datas que nos solicitou, nós Arquivo
Distrital, não possuímos essa documentação. Temos um interregno entre os
anos de 1582 e 1667. Quanto aos baptismos, também em S. Miguel, não temos
os assentos os anos de 1594 e 1646. Esta documentação nunca entrou no Arquivo Distrital. Por informções obtidas, pensamos que se encontra ainda em mãos de particulares.
Assim sendo, não nos vai ser possível aajudá-lo.
De qualquer forma, se necessitar de mais alguma informação, não hesite em nos contactar.
Os nossos melhores cumprimentos,

A Directora do Arquivo Distrital de Aveiro

Maria Fernanda Pinto Cancela de Amorim Coelho

--------------------------------------------------------
26 de Agosto de 2003

>>
>> Arquivo Distrital de Aveiro
>> R. Dr. Alberto Souto
>> Bonsucesso
>> Aradas
>> 3800-417 Aveiro
>>
>> Prezado Senhor ou Senhora,
>>
>> Eu gostaria de obter um certificado de união para meus 6 avos grandes, DR. ALEXANDRE DA COSTA (DE OLIVEIRA) e D. MAGDALENA PIMENTEL.
>> Alexandre e Magdalena nacerem entre 1605 e 1615 na cidade de Aveiro, possivelmente na antiga área de São Miguel. O nome do pai de Alexandre era Manuel da Costa, também natural de Aveiro.
>> Alexandre casou-se com D. Magdalena Pimentel, tambem natural da cidade de Aveiro, entre 1638 e 1646 na cidade de Aveiro, mais provavelmente na igreja do São Miguel.
>> Eles viveram no Rua das Beatas (que não mais existem) mas que é agora um travessa entre Rua Filho Cristo e Rua Capitão Sousa Pizarro.
>>
>> Se alguem pudesse olhar nos registros da igreja para o São Miguel para seu certificado de união entre 1638 e 1646, eu seria o mais grato e eu pagaria por uma cópia e pelos serviços através do correio regular com uma ordem de dinheiro internacional.
>>
>> Se você necessitar qualquer coisa mais, deixe-me sabem pelo E-mail ou correiro regular.
>> Eu espero ouvir-se logo de você!
>>
>> Com os Melhores Cumprimentos,
>>
>> Miguel da Rocha Labrego
>> 4315 Pearson Avenue, #1
>> Philadelphia, PA 19114-3716
>> U.S.A.

Resposta

Link directo:

Pimentel, da Costa, de Figueiredo-- Aveiro

#68065 | miguellabrego | 21 jun 2004 21:44 | Em resposta a: #56147

Renovação de pedido.
Miguel Labrego

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel, da Costa, de Figueiredo-- Aveiro

#68131 | Benedita Vasconcelos | 22 jun 2004 15:47 | Em resposta a: #68065

Caro Miguel Labrego

Também tenho tentado encontrar certidões da mesma e de outras épocas no A.D. de Aveiro e em Anadia.Dizem-me,em Anadia, que parte dos docs. estão em Coimbra. Vou tentar aí e aconselho-lhe o mesmo.
Cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Cidade de Aveiro e Arquivo Distrital de Aveiro

#85810 | mene | 08 mar 2005 18:57 | Em resposta a: #56147

Caro Miguel Labrego

A informação do arquivo distrital é exacta, incluindo quando diz que existem mas estão em mãos de particulares. De facto já só existe parte, de meu conhecimento.
Dessa parte tenho cópia e quando tiver oportunidade dar-lhe-ei notícias.

Um abraço
Fernando Gautier Neto

Resposta

Link directo:

RE: Cidade de Aveiro e Arquivo Distrital de Aveiro

#85823 | pinheirov | 08 mar 2005 22:12 | Em resposta a: #85810

Prezado Sr. Fernando Neto

À leitura da vossa resposta a este tópico apercebo-me que terá em sua posse alguma informação relativa a assentos de Oliveira de Azeméis, St. Miguel, período 1580-1600. Procuro desde há tempos informação sobre a filiação de um meu ascendente de nome Pedro Vaz Malafaia (ou Roiz Malafaia) c.c. Anna Jorge, supostamente nascido nessa freguesia cerca de 1850-1890.
No caso de possuir esssa informação, e por eu ter esgotado a informação do ADAveiro, muito grato vos ficaria pela sua disponibilização, se tal vos apraz. Na afirmativa, e caso prefira, poderei comunicar-vos o meu endereço postal ou electrónico.
Agradecendo antecipadamente,

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Cidade de Aveiro e Arquivo Distrital de Aveiro

#85860 | mene | 09 mar 2005 18:22 | Em resposta a: #85823

Caro Victor M. Pinheiro

Tenho de facto informações mas de S. Miguel de Aveiro, não de Oliveira de Azemeis.
De qualquer forma tenho a ideia que no final do séc. XVI, salvo erro num registo de casamento da Vera-Cruz. aparece alguém Malafaia.
Um abraço
Fernando Gautier Neto

Resposta

Link directo:

RE: Cidade de Aveiro e Arquivo Distrital de Aveiro

#85877 | miguellabrego | 09 mar 2005 20:54 | Em resposta a: #85810

Caro Snr. Fernando,

Muito obrigado pelo seu ajuda. Particularmente, como você pode ver de minha entrada precedente, eu estou interessado em meus antepassados 'Pimenteis e 'da Costa (de Oliveira)'s de freguesia de Sao Miguel de Aveiro no 17o século.
O que informação você pode ter nesta freguesia do Sao Miguel de Aveiro seja ajuda grande! Eu espero pelo seu resposta.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Labrego

846 12th Avenue
Prospect Park, PA 19076
U.S.A.

Resposta

Link directo:

RE: Cidade de Aveiro e Arquivo Distrital de Aveiro

#85883 | pinheirov | 09 mar 2005 22:21 | Em resposta a: #85860

Prezado Fernando G.Neto

Agradeço a pronta resposta e mais ouso perguntar de que modo poderei ter accesso a esse registo, sendo ele do final de séc.XVI e Vera-Cruz uma freguesia de Aveiro (segundo a verificação que acabo de fazer). Onde poderei vislumbrar a informação a que refere ?
Grato ficaria pela vossa ajuda caso me possa dar mais algum indício.
Sem abuso, e com um abraço de agradecimento,

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Cidade de Aveiro e Arquivo Distrital de Aveiro

#85915 | mene | 10 mar 2005 13:57 | Em resposta a: #85883

Caro Victor M. Pinheiro

Os arquivos da Vera-Cruz estão no arquivo distrital de Aveiro. Mas antes de tomar alguma iniciativa sugeria-lhe que aguarda-se, até eu falar com um amigo que está bem informado sobre Aveiro, mas não tanto sobre Esgueira. É que eu há muito que terminei a investigação nos paroquiais e pode dar-se o caso de ser Esgueira.
Um abraço
Fernando Gautier Neto

Resposta

Link directo:

RE: Cidade de Aveiro e Arquivo Distrital de Aveiro

#85916 | mene | 10 mar 2005 14:07 | Em resposta a: #85877

Caro Miguel Labrego

Não me esquecerei de si, mas não me vai ser possível nos próximos dias fazer tal busca por falta de tempo. Voltarei a contactar.

Um abraço,

Fernando Gautier Neto

Resposta

Link directo:

RE: Cidade de Aveiro e Arquivo Distrital de Aveiro

#85979 | mene | 11 mar 2005 17:32 | Em resposta a: #85915

Caro Victor Pinheiro

Com a colaboração do amigo que lhe falei aqui vai a informação:
Madre Clara da Silva, professou no mosteiro de Jesus de Aveiro a 8.12.1472, fª de Pedro Gonçalves Malafaia e de D. Isabel da Silva. Afinal não era num paroquial.

Um abraço
Fernando Gautier Neto

Resposta

Link directo:

RE: Cidade de Aveiro e Arquivo Distrital de Aveiro

#85987 | pinheirov | 11 mar 2005 20:05 | Em resposta a: #85979

Prezado Fernando Neto

Estou-lhe imensamente grato por não ter esquecido a sua promessa e mais ainda porque a informação que me envia anda a roda do meu problema. Infelizmente não posso ainda tirar qualquer conclusão ou pista mais segura para além do que figura já no banco da Genea, sob Malafaias. Creio que a Madre (Clara) a que refere será provavelmente Maria da Silva, nascida c.1420, casada duas vezes, e filha de Pedro Gonçalves Malafaia e de D. Isabel Gomes da Silva. Mas não consigo fazer a ligação entre os meus de 1580 e os mais remotos desse apelido pelas razões que já vos expus. Existe porém uma proximidade irritante à volta desses apelidos e dessas regiões que não me deixa ainda vislumbrar uma resposta definitiva. Talvez aquando da minha próxima estadia aí em Abril eu possa visitar pessoalmente esses arquivos e remoer alguns fundos. Entretanto queira dispor, se em algo posso ser útil deste lado do Atlântico.
Reitero os meus agradecimentos, com um abraço,

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Cidade de Aveiro e Arquivo Distrital de Aveiro

#87455 | miguellabrego | 02 abr 2005 00:25 | Em resposta a: #85916

Caro Snr. Fernando,

Muito obrigado pelo seu ajuda. Particularmente, como você pode ver de minha entrada precedente, eu estou interessado em meus antepassados 'Pimenteis e 'da Costa (de Oliveira)'s de freguesia de Sao Miguel de Aveiro no 17o século.
O que informação você pode ter nesta freguesia do Sao Miguel de Aveiro seja ajuda grande! Eu espero pelo seu resposta.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Labrego

846 12th Avenue
Prospect Park, PA 19076
U.S.A.

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel, da Costa, de Figueiredo-- Aveiro

#87471 | joseantonioreis | 02 abr 2005 12:11 | Em resposta a: #68131

Caros companheiros de lista,

Há na Igreja da Apresentação em Aveiro meia dúzia de livros paroquiais, que são os que faltam no ADA, que já consultei e que estão á guarda do senhor pároco.
Creio que falando com ele se poderão consultar!

Cumprimentos
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel, da Costa, de Figueiredo-- Aveiro

#87514 | miguellabrego | 02 abr 2005 21:50 | Em resposta a: #87471

Caro Jose,
Obrigado para sua ajuda!
Como nos contatamos o senhor pároco?
Que são os anos e que é os nomes das igrejas (ou é somente para a igreja da Apresentação em Aveiro) que são alistadas nestes livros?
Com os melhores cumprimentos,
Miguel da Rocha Labrego

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel, da Costa, de Figueiredo-- Aveiro

#87524 | Marco | 02 abr 2005 23:04 | Em resposta a: #87514

São quase todos os primeiros anos que faltam no ADA
Tem que ir pessoalmente falar com o pároco e ver os livros in loco, isto se ele autorizar.
O melhor é pedir a alguém que vá a Aveiro ou que seja de Aveiro e que vá lá!
Cumprimentos

José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Cidade de Aveiro e Arquivo Distrital de Aveiro

#88341 | mene | 11 abr 2005 20:52 | Em resposta a: #85987

Caro Victor Pinheiro

Afinal sempre havia um paroquial. A 16-12-1577 o licenciado Rodrigo Malafaia, cónego em Viseu, foi padrinho de João, filho de Jácome de Barros e de Joana de Escobar, em Arouca. Nada mais sei dele. Conhece-o?

Um abraço

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Cidade de Aveiro e Arquivo Distrital de Aveiro

#88342 | carlos luiz | 11 abr 2005 21:39 | Em resposta a: #88341

Caro Fernando
Tambem tenho ramos em Viseu, mas com outros nomes e em datas mais recentes! Mas a pergunta é esta! O que segnifica,o que quer dizer Licençiado?
Pois que tenho tabem um Licençiado na familia, sem saber o que é!
Obrigado por a informação
cumprimentos
Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Cidade de Aveiro e Arquivo Distrital de Aveiro

#88360 | pinheirov | 12 abr 2005 00:59 | Em resposta a: #88341

Caro Fernando Neto

Fico-lhe muito grato pelo complemento de informação enviado. Pensei por um momento saber de quem se trata, mas uma dúvida surgiu ao confrontar datas. Rodrigo Malafaia, filho do letrado Luiz Gonçalves Malafaia figura nos dados da Genea. Segundo uma informação que me foi concedida por um historiador e amigo, genealogista das gentes de Arouca, o Arq. Fernando Brito, os Malafaias de Arouca derivariam de facto de um Rodrigo Malafaia e de seus ascendentes. Porém a data do baptismo-apadrinhamento que refere na sua mensagem levanta dúvidas sobre o personagem, isto é, saber se se trata do mesmo indivíduo que o referido na Genea pois que constato que existe um diferencial de gerações entre ele e a informação que possuo. Tentarei aprofundar a questão desde que possível. Encontro-me neste momento em Portugal e isso me facilitará a tarefa no intuito de encontrar também a ascendência de Pedro Vaz Malafaia
A informação que me enviou é por conseguinte, preciosa, pelo que uma vez mais a agradeço. Queira dispor, se em algo posso ser útil.
Um abraço.

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Cidade de Aveiro e Arquivo Distrital de Aveiro

#89457 | mene | 26 abr 2005 01:18 | Em resposta a: #88342

Caro Carlos Reis Luís

Desculpe o atraso na resposta, mas tenho tido pouco tempo para dedicar ao Forum.
Licenciado era (e é) um título académico. Também havia (e há) o bacharel e diversas especializações entre eles.
Portanto, esse seu licenciado andou na Universidade. Isso abre um campo de investigação nos arquivos universitário (de Coimbra, Évora ou Lisboa, conforme a época e a vontade do próprio).

Um abraço

Fernando Gautier Neto

Resposta

Link directo:

RE: Cidade de Aveiro e Arquivo Distrital de Aveiro

#89458 | mene | 26 abr 2005 01:39 | Em resposta a: #88360

Caro Victor Pinheiro

Em complemento do que lhe enviei, informo que não há outros Malafaia no livro 1 dos arquivos paroquiais de Arouca depositado no arquivo distrital de Aveiro nem em todo o arquivo paroquial de Arouca que está em Lamego. Portanto, até ao início do séc. XVII.
Quanto ao Jácome de Barros que referi, acomulava todos os cargos de nomeação régea de Arouca possíveis e imagináveis. Se você ou o seu amigo Arq. Fernando Brito tiverem informações sobre ele, muito agradeceria.

Ao seu dispôr

Fernando Gautier Neto

Gautier_Neto@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Cidade de Aveiro e Arquivo Distrital de Aveiro

#89485 | carlos luiz | 26 abr 2005 13:03 | Em resposta a: #89457

Caro Fernando Gautier Neto
Fiquei surpreso, e contente com a resposta!Jà nem me lembrava de este pedido! Este Licenciado Vincente Simão Fernandes, era faleçido em 1660, do Nesperal distrito de Castelo Branco!
Pergunto em que Universidade, deverei fazer buscas??Um grande OBRIGADO
Um abraço
Carlos Reis Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Cidade de Aveiro e Arquivo Distrital de Aveiro

#89541 | pinheirov | 26 abr 2005 23:45 | Em resposta a: #89458

Prezado Fernando Neto

Agradeço a sua atenção e a investigação sobre os Malafaias de Arouca da época referida. Por coincidência encontro-me actualemente em Portugal e encontro amanhã em Arouca o amigo Arq. Fernando Brito a quem transmitirei a sua questão sobre Jácomo de Barros. Aí visitarei em sua companhia a antiga Casa dos Malafaias dessa Vila de quem ele prepara acualmente uma monografia. Como pessoa muito avisada e conhecedora das gerações dessa região, transmitir-lhe-emos concerteza qualquer informação, caso ele a tenha. De todo o modo dar-lhe-ei de novo notícias. Um abraço.

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Cidade de Aveiro e Arquivo Distrital de Aveiro

#89551 | mene | 27 abr 2005 03:04 | Em resposta a: #89541

Caro Victor Pinheiro

Que inveja!

Não deixe de provar os doces de Arouca. Pouco abaixo da pastelaria junto ao mosteiro, onde pode provar os tais doces, aconselho a mercearia/livraria da terra.

E a Serra da Freita... Enfim, etc, etc, que o seu amigo por certo lhe proporcionará.

Contudo, por razões que a razão não explica, deverei estar em Arouca na 6.ª feira em cumprimento de promessa à minha mãe, que já tem alguns meses.

Por isso deixo-lhe o meu telemovél (914.433.765) para o caso de ser possível encontarmo-nos, ou para os efeitos que entenda úteis.

Um abraço,

Fernando Gautier Neto

Resposta

Link directo:

RE: Cidade de Aveiro e Arquivo Distrital de Aveiro

#89555 | JCouceiro | 27 abr 2005 06:13 | Em resposta a: #89551

Fernando,

Já agora, e para acompanhar as morcelas de Arouca, um bom copo de vinho verde branco, pois ainda estamos na Região Demarcada do Vinho Verde...

Uum abraço

ZCC

Resposta

Link directo:

RE: Cidade de Aveiro e Arquivo Distrital de Aveiro

#89681 | mene | 28 abr 2005 20:24 | Em resposta a: #89551

Caro Victor Pinheiro

Reparei agora que me enganei no nº. É 919.433.765

Um abraço

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Cidade de Aveiro e Arquivo Distrital de Aveiro

#89824 | pinheirov | 01 mai 2005 20:43 | Em resposta a: #89681

Prezado Fernando Neto

Compreendi agora porque é que não consegui comunicar para o número que me deixou. De toda a maneira, quando recuperei a sua mensagem na passada sexta-feira, já me encontrava muito a sul de Arouca, em passagem por Vouzela e Viseu, e desse modo não teria tido oportunidade de o encontrar; porém, teria tido prazer nisso e em vistas de uma nova oportunidade deixo-lhe os meus contactos telefónicos em Portugal até fins de Julho: 258.827730 ou 91.464.8836.

Falei em Arouca com o meu amigo Fernando Abrunhosa de Brito, sobre os Escobar e o seu pedido de ajuda. Por coincidência, a vasta e talentosa investigação que tem elaborado sobre as gerações de Arouca de 1500 a 1800, inclui a Casa da Quinta de São Pedro que concerna igualmente os Escobares. Ele conhece Rodrigo Malafaia que referiu, mas não lhe falei especificamente de Jácome Escobar. Disse-me que aceitaria disponibilizar alguma informação que lhe possa ser útil, porém com alguma reserva por estar muito ocupado com a publicação da sua obra. Visto que está a elaborar o estudo de seis das principais famílias e Casas dessa Vila, compreendo a sua ocupação. É uma pessoa extremamente simpática e conhecedora. Autorizou-me a comunicar-lhe o seu endereço electrónico para contacto futuro, o que farei em separado via o seu endereço pessoal.

Quanto aos pasteis de Arouca, a arte da doçaria conventual portuguesa está de facto aí muito bem representada, e por causa; mas os de Vouzela não lhes ficam muito atraz... Certo é também que os «cerveirences» de Vila Nova de Cerveira, da past. São Pedro perto da Pousada S. Denis, deixam uma boa recordação aos que aí passam ! Só que o «tubiba» não aprecia muito que se abuse dessas guloseimas...
Um abraço, e os meus agradecimentos.

Victor Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Cidade de Aveiro e Arquivo Distrital de Aveiro

#98317 | miguellabrego | 22 ago 2005 17:56 | Em resposta a: #85916

Caro Snr. Fernando,

Muito obrigado pelo seu ajuda. Particularmente, como você pode ver de minha entrada precedente, eu estou interessado em meus antepassados 'Pimenteis e 'da Costa (de Oliveira)'s de freguesia de Sao Miguel de Aveiro no 17o século.
O que informação você pode ter nesta freguesia do Sao Miguel de Aveiro seja ajuda grande! Eu espero pelo seu resposta.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Labrego
4722 Osage Avenue
Philadelphia, PA 19143
U.S.A.

Resposta

Link directo:

RE: Cidade de Aveiro e Arquivo Distrital de Aveiro

#99042 | adimitri | 01 set 2005 01:09 | Em resposta a: #98317

Prezados Senhores(as):
Estou iniciando pesquisa de ascendentes meus que segundo tradição oral vieram para o Brasil a partir de 1850 de origem em Portugual, Aveiro.
A pesquisa investigativa sobre eles está bastante difícil já que o Distrito tem 19 Concelhos e só o Concelho de Aveiro tem 14 freguesias.
Apelo, pois, ao conhecimento de V.Sa. no sentido de me fornecer qualquer informação ou direcionamento sobre os seguintes indivíduos:

1) ANTONIO JOAQUIM GOMES MOREIRA, casado no Brasil, Belém, Pará, filho de ANTONIO JOAQUIM DA SILVA e TERESA DE JESUS SILVA.
2) JOAQUIM DOS SANTOS BENTO, casado no Brasil, Belém, Pará, filho de MANUEL DOS SANTOS BENTO e ANNA DE JESUS DOS SANTOS.

Estive em contato com uma pesquisadora profissional, todavia, tento, sem custo, alguma informação perante essa esclarecedora Lista.

Desde já bastante grato.
Cordialmente,
Alexandre Dimitri Moreira Medeiros
Recife, Pernambuco, Brasil.
+55 81 3465 1684

Resposta

Link directo:

RE: Cidade de Aveiro e Arquivo Distrital de Aveiro

#100264 | pinheirov | 12 set 2005 20:48 | Em resposta a: #88341

Prezado Fernando Neto

Tempos vão desde o nosso último contacto, mas encontrei nos meus documentos no regresso a Montreal, uma informação trazida comigo que refere a um António de Escobar (Descobar) que foi padrinho de Baptismo de Belchior Roiz Malafaia em 21.03.1555 (meu 11°Avô) em Arouca, conjuntamente com António Telles, de Roças, e Maria de França mulher de João Godins Malafaia.
É a proximidade de data e de nome com Joana de Escobar, mulher de Jácome de Barros, mencinados na sua mensagem, que me levam a comunicar-lhe esta informação.
Talvez nada seja útil, pois que um padrinho é de pouca relevância, mas nestas coisas, uma vírgula é por vezes importante...e pode servir de traço de união...
Com as melhores saudações,

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel, da Costa, de Figueiredo-- Aveiro

#104483 | Francisca258 | 04 nov 2005 10:36 | Em resposta a: #87471

Caro Sr. José António Reis,


Já estou um pouco farta de pedir ajuda em Aveiro. Tenho tentado entrar em contacto com várias pessoas para me ajudarem em Aveiro, mas tudo sem efeito. Se for da zona de Aveiro ou tiver alguma facilidade em se deslocar lá agradecia que me pudesse dar alguma ajuda. Eu sou de Ponte de Lima e estou a fazer o mestrado em Braga, de maneira que se torna impossível a minha deslocação a Aveiro.
A minha bisavó - Umbelina Alves - era de Nogueira do Cravo. Os seus pais eram Clara da Costa e Domingos Godinho Pinto de Sá. Casou-se com Domingos Soares da Costa de Vila Chã de S. Roque. Sei que este meu lado familiar, em tempos, foi bastante influente na zona centro do nosso país, pois era uma família nobre Vieira. Infelizmente houve alguns problemas familiares e alguns familiares mudaram de nome.
Se precisar de alguma ajuda em Ponte de Lima ou em Braga - mas mais em Braga pois é onde eu passo a maior parte do meu tempo - não hesite em contactar-me. Se por ventura puder ajudar noutros assuntos relacionados com literatura portuguesa não hesite também em contactar-me.
Esqueci-me de mencionar que o meu intuito é saber alguma coisa acerca dos meus trisavós. Penso que os meus bisavós nasceram por volta de 1880 ou 1890. Portanto os meus trisavós devem ter nascido entre 1860 ou 1870. Penso que devem ser todos da zona de Oliveira de Azeméis.
Toda a ajuda que me puder dar é bem-vinda.
Agradeço, desde já, a atenção e a disponibilidade.
Com os meus melhores cumprimentos,
Francisca

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel, da Costa, de Figueiredo-- Aveiro

#104575 | Marco | 05 nov 2005 01:54 | Em resposta a: #104483

Cara Francisca,

Não tenciono deslocar-me a Aveiro, nos próximos tempos.
Também preciso de realizar umas pesquisas em Aveiro e não tenho tempo para ir lá, para já.
De qualquer maneira, tenho resolvido os pequenos problemas, pedindo a investigação ao Arquivo Distrital de Aveiro, solicitando as fotocópias por e-mail.
Não me tenho dado mal e no seu caso fazia isto, claro indicando as datas mais prováveis para facilitar a pesquisa. Não é caro.
O e-mail do Arquivo está no site da Torre do Tombo
Cumprimentos
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel, da Costa, de Figueiredo-- Aveiro

#104592 | Francisca258 | 05 nov 2005 12:20 | Em resposta a: #104575

Caro Sr. José António Reis,
fico grata pela atenção. Se precisar de ajuda no arquivo distrital de Braga é só contactar-me.
Com os meus mais cordiais cumprimentos,
Francisca.

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel, da Costa, de Figueiredo-- Aveiro

#104594 | Francisca258 | 05 nov 2005 12:27 | Em resposta a: #104592

Peço desculpa por incomodá-lo novamente, mas gostaria de lhe perguntar qual é mais ou menos preço o preço que levam pelas pesquisas e qual a forma de pagamento. Agradecia que assim que puder me dissesse alguma coisa.
Com os meus melhores cumprimentos,
Francisca.

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel, da Costa, de Figueiredo-- Aveiro

#104904 | Francisca258 | 09 nov 2005 13:16 | Em resposta a: #87524

Peço desculpa por incomodá-lo novamente, mas gostaria de lhe perguntar qual é mais ou menos preço o preço que levam pelas pesquisas e qual a forma de pagamento. Agradecia que assim que puder me dissesse alguma coisa.
Com os meus melhores cumprimentos,
Francisca.

Resposta

Link directo:

Ajuda em Pesquisa Aveiro - M E P da S Mesquita

#180388 | pbrehm | 14 jan 2008 17:42 | Em resposta a: #87524

Estou a tentar obter informação sobre Maria Emilia Pereira da Silva Mesquita, natural de Aveiro, freguesia de Vera Cruz, nascida a 28.01.1891 .
Da Conservatória informam-me que os registos com mais de cem anos transitaram para o respectivo Arquivo Distrital, pelo que agradeço apoio a quem quer que consulte habitualmente o AD de Aveiro e me possa faezr o favor de verificar se existe alguma referencia à referida senhora.
É filha de Egberto de Magalhaes Mesquita (1862-1931) e Maria Luisa Pereira da Silva (1865-1952). O pai era também natural de Aveiro.
Grato pela ajuda
Cumprimentos,
Paulo B

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em Pesquisa Aveiro - M E P da S Mesquita

#180396 | JCC | 14 jan 2008 18:12 | Em resposta a: #180388

Caro Paulo B

Pode fazer o mesmo pedido que fez à Conservatória mas dirigido ao Arquivo Distrital que é capaz de ser mais rápido. Tem todos os dados que são necessários.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em Pesquisa Aveiro - M E P da S Mesquita

#180397 | pbrehm | 14 jan 2008 18:18 | Em resposta a: #180396

Caro João Cordovil Cardoso,

Antes de mais, muito obrigado pela sua resposta.

Sabe-me dizer se tal é possível por correio electrónico ou se o deverei fazer por carta/fax?

Obrigado/Cumprimentos,
Paulo Brehm

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em Pesquisa Aveiro - M E P da S Mesquita

#180592 | HelenaB | 16 jan 2008 00:36 | Em resposta a: #180397

Caro Paulo Brehm,

Para o ajudar a encontrar esses contactos, visite a página h t t p : \ \ adaveiro.iantt.pt , do Arquivo Distrital de Aveiro.

Creio que costumam responder.

Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em Pesquisa Aveiro - M E P da S Mesquita

#182697 | pbrehm | 30 jan 2008 16:33 | Em resposta a: #180592

Cara Helena B,

Só agora reparei que não tinha respondido a agradecer a dica. Já enviei carta, a ver se respondem.

Cumprimentos,
P. B rehm

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 abr 2024, 20:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen